Zoom 400x – A minha consola é melhor que tua… Ou talvez não

Atualmente quando vemos uma comparação entre consolas, ou mesmo entre consolas e PC, somos obrigados a recorrer a Zooms… E isto porque as coisas não se veem a olho nu. Mas será que se não nos disserem nada, distinguimos a diferença?

Encontrei um video muito, muito interessante. Ele aborda uma realidade que se quer ignorar, mas que existe. E ela é que a partir de um determinado grau de qualidade, os ganhos são cada vez menores e podem mesmo ser impercetíveis.

Daí que há que se colocar a questão se vale a pena um GPU de 1500 ou mais euros para se ter o detalhe em Ultra, em vez de algo que seja capaz de colocar o jogo em Very High. Pois as diferenças vão existir… mas são notórias?

É isso que o video mostra. São convidadas algumas pessoas que vão ser colocadas frente a dois monitores iguais. Um tem o jogo a correr numa 3070, o outro numa 3090, com níveis de detalhe diferentes. E é questionado às pessoas qual é o que tem o GPU mais potente!

Os resultados são surpreendentes.



A realidade é que se falarmos em máquinas capazes de correr jogos em resoluções semelhantes, um PC, dependendo do seu hardware, pode efetivamente oferecer melhores resultados que uma consola. A questão é que um PC que faça isso será forçosamente bastante mais caro. E para que diferença? Será que vale realmente a pensa e que o que vemos de diferente é assim visualmente tão marcante?

É algo a debater nos comentários.

 



52 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Rui
Rui
28 de Outubro de 2022 7:41

Depois vejo o vídeo, mas vi um que a comparação era entre a series X e a series S e ele acertou sempre em qual versão era.

Juca
Juca
Responder a  Rui
28 de Outubro de 2022 10:47

Mas grande diferença de resolução é bem mais fácil perceber, pois tem a ver com nitidez da imagem, clareza de detalhes. Mesmo assim muita gente só vai dar conta das diferenças se usar uma tela 4k, ou se estiverem lado a lado pra notar, ou se fizerem uma troca imediata de imagem.
Por exemplo, eu noto a diferença entre um modo 1440p e um 4k quando os alterno. Mas se me for apresentado um 1440p como 4k eu aceito como se fosse pois não tenho a referência do 4k praquilo.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
28 de Outubro de 2022 21:01

O problema maior do Series S é pra quem tem TV 4k! Ela vai fazer um upscaling pra 4k e deixa a imagem nojenta de feia. Pra quem joga em displays até 1080p fica até tranquilo, mas esse console em TVs tops da até um ruim de ver a imagem.

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
28 de Outubro de 2022 23:26

Perfeito, na minhas plasma (1080p) o PS4 fica muito bom, nas de 4k, nem tanto.

Netto
Netto
Responder a  Rui
29 de Outubro de 2022 1:28

Nesse caso é fácil notar as diferenças pois além da resolução o SS tem efeitos com menor qualidade

Logo se vê as texturas mais borradas, sombras de pior qualidade

Contar pixels a olho nu ainda é impossível

José Galvão
José Galvão
28 de Outubro de 2022 10:12

Não é por acaso que a PC Master Race tem andado pouco faladora, a cada nova geração as consolas têm reduzido o gap para o PC ao ponto de ser necessário zoom…o que é ridículo.

Esse tipo de elitismo está a desaparecer, no entanto está a dar lugar a outro tipo de elitismo, o dos fps, agora qualquer jogo que corra a 30fps, é duramente criticado, isto porque muitos vivem na ilusão de que todos os jogos de consola vão ter a opção de correr a 60fps.

Juca
Juca
Responder a  José Galvão
28 de Outubro de 2022 10:48

Bem por aí, as pessoas sempre a quererem se justificar em seus gastos idiotas! 🤣

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
28 de Outubro de 2022 11:34

No vídeo, a questão pontual aí é mais se vale pagar 3x um mesmo preço pra ir de very high pra extreme/max settings… Eu não acredito que valha (opinião), mas há pessoas pra quem essa diferença de preço é “troco de bala”, e não fazem ponderações sobre custo/benefício, e sim apenas quer ter o “melhor do melhor”.

E é como você diz, com um custo/benefício desses e um valor final de produto caro, se torna algo bem de nicho e elitizado, ficando longe de um produto pra massas.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  José Galvão
28 de Outubro de 2022 11:39

Continuo a acreditar que teremos 60 fps em todos os bons estúdios. Não necessariamente travado, mas compensado por VRR. E sou do grupo que acha 60 obrigatório.

Rui
Rui
Responder a  Hennan
28 de Outubro de 2022 12:01

Eu também considero 60 fps quase obrigatório.

120 deixo para os PCs, mas 60 deveria ser obrigatório nas consolas, baixem o grafismo etc e mantenham os 60.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
28 de Outubro de 2022 12:06

Eu sou do grupo que prefere grafismo, não me incomodo com 30fps desde que bem executado (framepacing bem compassado), o modo 40 seria a cereja do bolo. Mas pra mim, como consolista e alguém que preza por novas gerações, é grafismo sempre a preferência. Um modo 60 é bem vindo, justamente para agradar quem o prefere e atrair PCzistas, mas, particularmente, prefiro investimento de processamento em gráficos.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Rui
Rui
Responder a  Juca
28 de Outubro de 2022 12:27

Na Eurogamer.pt conhecida por ser um antro de fanáticos da PlayStation tem uma poll sobre isto e os resultados são expressivos.

https://www.eurogamer.pt/sao-importantes-os-60fps-na-playstation-5-e-xbox-series-xs

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Mário Armão Ferreira
28 de Outubro de 2022 16:17

Posso estar enganado, mas acredito que muita gente do PC comprou PS5 e Series X devido aos preços absurdos da GPU. E esse público na maioria do caso jogava em 1080p60fps. Logo muitos vão estranhar a mudança para os 30fps.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
28 de Outubro de 2022 19:17

Isso não é sempre verdade Mário, o povo do xbox “não tem jogo” e nem quer! 🤣

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
28 de Outubro de 2022 23:30

Desculpe, Mário, falei mais pela brincadeira. O Xbox tem seu valor pra quem curte o que ele oferece.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Hennan
28 de Outubro de 2022 20:15

Aquilo que vende um jogo hoje em dia, é acima de tudo os seus visuais, os visuais são a maior ferramenta de marketing de um jogo, nunca os fps, porque os olhos comem, e muito, portanto é apenas normal que à medida que os jogos cross-gen vão desaparecendo, e que os verdadeiros jogos de nova geração vão aparecendo, que a ilusão dos 60fps se desvaneça, na minha opinião, tendo em conta o preço de um PC equivalente a uma consola, acho desonesto exigir isso numa consola.

Por outro lado, os mesmos que proclamam os 60fps, são os mesmo que apontam o dedo aos gráficos, que estes não são assim tão diferentes dos da geração passada, olha o Bayonetta 3, está tudo a malhar no grafismo do jogo, apesar deste ter 60fps como alvo.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  José Galvão
28 de Outubro de 2022 21:22

Sem comentários. Os caras empurram um lixo desses em 2022 e tem gente a defender. O consumidor tem a obrigação de cobrar as empresas. Depois não adianta chorar. Não à toa cada dia que passa lança mais produtos quebrados.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
29 de Outubro de 2022 1:00

Hennan, eu entendo seu ponto, e também adoro jogar com mais fluidez. São poucas exceções onde não me incomodo com 30fps.. jogos mais travados como Detroit Become Human ou The Medium por exemplo.

Mas o José Galvão não está defendendo, mas sim fazendo uma constatação sobre como funciona a indústria de jogos. É uma questão de usar o conhecimento histórico das gerações de consolas para prever um padrão que tende a se repetir.

Independente do quão bem posicionadas as consolas estejam tecnologicamente para esta geração, os produtores de AAA tendem a sugar até a última gota de performance para despejar grafismos cada vez mais imersivos, dentro claro de uma performance minimamente digna (30 ou 40fps).

Eu acredito que nesta geração estamos melhor posicionados para ter mais jogos a 60 e 120fps. Entretanto, deverão vir mais jogos projetados para 30fps e 40fps no PS5/XSX. Dizer isso é o mesmo que olhar as nuvens carregadas e dizer que vai chover. Não é torcida, mas sim uma compreensão sobre o funcionamento da indústria.

Eu espero é que continuem com o suporte ao VRR, o modo 40fps para 120hz que é bem útil. E gosto dessa abordagem em manter fps e resolução dinâmicos, para que futuras consolas consigam escalar em performance sem precisar de patch.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Hennan
Hennan
Responder a  Carlos Eduardo
29 de Outubro de 2022 8:45

O seu comentário está correto, mas na situação errada. Mais uma vez não estamos a falar de um game que utilizou a capacidade máxima, mas sim que foi lançado sem estar pronto. Daqui 6 meses a defesa dele ao estúdio não fará o mínimo sentido.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  José Galvão
28 de Outubro de 2022 12:37

No geral eu concordo que o gap tem reduzido. O PS4/XOne recebeu versões muito mais decentes nos jogos multiplataforma se comparado com o que PS3/X360 recebeu. Jogos como Cyberpunk e Control foram exemplos onde o PS4/Xone ficaram muito atrás dos PCs. Já no PS3/X360 eu poderia citar dezenas de jogos onde o PC estava muito melhor em todos os aspectos, a começar por Skyrim, Farcry 3, Battlefield 3, e tantos outros.

Mas assim como acontece em toda geração, chegará um momento nesta geração em que o hardware do PS5/XSX estarão “envelhecidos”, passando a rodar jogos multiplataforma em configurações no low ou até abaixo do low no PC.

E quando comparamos ultra com low, aí sim vemos diferenças notórias. Por exemplo, o novo Call of Duty Modern Warfare 2.

comment image

Então na metade final de cada geração é que começamos a ver diferenças mais acentuadas dos multiplataformas no PC. Na metade inicial não fica muito evidente porque o hardware dos novos consoles ainda são bastante atuais.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
28 de Outubro de 2022 16:35

Sim, concordo que neste caso tem mais disparidades, é um cross-gen atendendo diversas especificações diferentes.

Mas na medida em que os specs mínimos vão subir ao longo da geração, estes tendem a ficar mais perto das especificações das consolas, logo estas começarão a rodar os jogos multiplataforma com presets mais aproximados do mínimo no PC.

Neste caso abaixo de RDR2, a diferença em qualidade de imagem entre ultra e low é menor se comparado com o COD MW2, mas a imagem no low é claramente bem mais “blurry” ou “borrada” se comparada com o ultra. Eu notei isso em outros jogos de “meio-final” de geração onde pude jogar em ultra no PC e depois testei no PS4 via serviços (Dirt Rally 2.0, Doom 2016, etc.).

comment image

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Deto
Deto
Responder a  José Galvão
28 de Outubro de 2022 13:23

o maketing da Nvidia no video patrocinado da DF era todo em falar como era importante jogar 120fps em jogo single player.

foi bem ridículo o alex bugaga botando spiderman na metade da velocidade (60fps máximo) para mostrar como 60fps é todo travado e fluído mesmo é 120fps e como faz diferença 120fps em jogo single player…

na RTX 30xx eles inventaram o marketing do “8k na 3090” que flopou

agora na RTX 40xx inventaram o marketing do “120fps fundamental”

tudo isso é tentando justificar o preço alto da RTX3090 frente ao PS5 e agora o astronômico da RTX 4090.

o problema da nvidia que ela não tem preço competitivo com o PS5, precisavam da placa de video deles, MID, custar 400 USD.

se a 4070 custar menos de 800 USD, já vai ser “muito barato” para o padrão que a Nvidia quer empurrar.

Last edited 2 anos atrás by Deto
HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Deto
28 de Outubro de 2022 16:14

Continuo achando que hoje as GPUs acima da 3080 não fazem sentido e que 4K120 é uma completa ilusão. Provavelmente menos de 1% das pessoas tem um monitor ou TV compatível com isso. Mas a Nvidia tem que vender o sonho para justificar 1500 dólares da 4090.

Deto
Deto
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
28 de Outubro de 2022 16:57

bom, isso pela própria propaganda da Nvidia… metade do video da DF, orientado pela Nvidia por ter dado acesso “exclusivo”, foi com spiderman.

veja o nível, placa de video de 2 mil euros e o marketing dela foi usar um remaster de PS4 e falar como 120fps é fundamental.

eu acho bizarro, pq pelo menos a cada 5 anos a Nvidia ou AMD não pagam um “exclusivo” de PC para tirar o máximo das placas de video?

imagine sair um “Crisys” da vida agora? um que a 4090 fizesse 60~90fps em 1440p ultra?

que baita propaganda, e ainda só teriam que pagar exclusividade temporária… liberavam port depois para console.

Bom, também as vezes não tem oportunidade… o jogo mais perto disso é o Cyberpunk, que se a Nvidia tivesse pago nesse esquema que eu citei, seria um baita tiro no pé.

Hennan
Hennan
28 de Outubro de 2022 11:46

Não vi o vídeo ainda, mas uma coisa importante de destacar é que não basta ter o console. Como você joga também faz toda diferença. Seja a qualidade da TV ou monitor, seja a qualidade do fone ou sistema de som. Bem como a distância que joga e a atenção aos detalhes. Já vi várias vezes as pessoas atacarem os outros por críticas a certo detalhes. Mas condições e experiências diferentes, geram percepção diferente.

Eduard08
Eduard08
28 de Outubro de 2022 16:40

Off: Mario ja viste como ao que o absurdo chegou com o novo call of duty? Gastam um blu-ray para apenas conter 72mb de dados, ou seja a chave d activaçao do jogo, que ocupa cerca de 150gb uma vez descarregado
No fim quem compra a versao fisica (se nao for vender) ainda acaba por ser pior que comprar a versao digital pois tera sempre que colocar o cd para jogar e no fim quando eles quiserem retirar o jogo dos servidores nem a campanha podemos jogar pois nao se encontra no cd nem na biblioteda consola

Eduard08
Eduard08
Responder a  Mário Armão Ferreira
28 de Outubro de 2022 17:16

Ta bem, se quiseres apaga, assim evita de continuar o off topic

Juca
Juca
Responder a  Eduard08
28 de Outubro de 2022 18:16

É a metodologia da MS já. Os discos são apenas uma key física, segundo alguém daqui já falou.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
28 de Outubro de 2022 17:41

Enquanto estamos discutindo a 4090, a Nintendo está fazendo rios de dinheiro com isso Bayonetta 3 on Switch – DF Tech Review – A Great Game With Polish & Performance Issues – YouTube
Tentei jogar o Xenoblade 3, mas não conseguir porque achei muito feio. Aguardando os patchs do PC. Mas os caras se superaram dessa vez.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
28 de Outubro de 2022 17:52

Separei alguns trechos do vídeo ditos pelo John Linneman, que a meu ver não são nada bons.

“textures are often in low resolution and muddy appearance, almost resembling an original Xbox game in some ways”

“another performance saving technique I noticed is the use of low resolution Alpha for some of the effects like this fog here this was very common during the PS3 era to save on fill rate and we see it here as well it basically means whenever you see smoke or fog or some other similar effect within the environment it will appear more pixelated than you might expect”

Bayonetta 2 in fact was limited to 720p even on switch. Bayonetta 3 does actually improve this with a slight increase in pixel count to 810p. Portable mode Falls below 720p however unlike the prior games, pixel counts suggest a resolution just below 480p even, so it’s not exactly sharp in this mode either. I can forgive this given the frame rate target but the low pixel count, huge environments and low quality texture filtering aren’t exactly a great pairing either. The environments though that’s the weirdest thing to me the game is often surprisingly drab the entire Tokyo section is slathered in monochromatic textures and non-existent lighting without indirect lighting you’re left with these weird glowing shadowed regions that really never look very nice.comment image

comment image

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Carlos Eduardo
28 de Outubro de 2022 19:41
Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
28 de Outubro de 2022 23:35

Não entendi direito, o trailer está bem melhor e há rumores de que é uma versão PC? É isso?

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Juca
29 de Outubro de 2022 0:40

Isso. Infelizmente houve um downgrade brutal.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Deto
Deto
Responder a  Carlos Eduardo
29 de Outubro de 2022 3:19

imagine se fosse a Sony ou MS com isso de downgrade?

isso é um mal sinal, que “ninguém liga”

toda vez que uma empresa faz essas coisas e não tem barulho é pq ninguém liga.

por isso que tem tanto xilique com a Sony(aumento de preço), menos com a MS (indignação seletiva, ninguém ligou com o Phill falando q vai ter aumento) e quase zero com a Nintendo…

Juca
Juca
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
28 de Outubro de 2022 18:17

É bom ver que a Platinum usou bem o dinheiro do Scalebound! 🤣

Deto
Deto
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
29 de Outubro de 2022 3:14

tá ai talvez um dos motivos do console seguinte da nintendo flopar…

eles perdem muito momento no fim da geração de sucesso deles por causa do hardware fraco.

imagino que o Wii também foi assim, cheio de jogo horroroso todo cagado por causa do hardware de GameCube turbinado.

compara com o final da geração da Sony e Nintendo, é lá que aparecem os jogos com melhores gráficos de sempre, já a nintendo é ao contrário?

Compare jogar Last of us 1 no PS3 e ficar no hype para PS4 com jogar bayo2 no switch, vai ficar no hype pelo “switch 2”?

Last edited 2 anos atrás by Deto
error: Conteúdo protegido