A situação explica claramente o motivo pelo qual a Microsoft não quer abandonar a S, bem como o motivo pelo qual o mercado Xbox é bastante mais virado para o digital.
Parece incrível, mas um documento interno da Microsoft mostra que muito certamente a Xbox já não existiria se a Microsoft não tivesse apostado na criação de uma consola mais barata como é a série S.
Isto porque, conforme se vê na imagem ilustrativa deste artigo, a atual divisão de mercado mostra que, atualmente, 75% das consolas Xbox vendidas são série S.
A situação mostra claramente que o consumidor Xbox optou por soluções mais baratas, e numa consola 100% digital, e consequentemente mais virada para usar o Gamepass como solução de gaming mais económica.
Infelizmente, como todos sabemos, a qualidade do ofertado pela Xbox series S é sub standard, chegando em alguns casos a roçar padrões verdadeiramente vergonhosos para 2023. Uma situação que certamente não passa despercebida aos seus possuidores, que optaram assim pelo mais barato em detrimento da qualidade.
Mas a real consequência desta revelação é o perceber-se que a Xbox está enterrada num nicho de mercado mais econômico, não se revelando assim ser sequer uma consola que realmente compete com a PlayStation. Diga-se aliás que a Sony tem uma oferta para competir com a Série S, a PS5 all digital, que custa apenas mais 100 euros do que a Séries S, mas que não entrega qualquer compromisso na qualidade face ao outro modelo. Daí que a escolha pela Series S, em detrimento desta consola, está mesmo associada a custos de aquisição e ao igualmente baixo custo do Gamepass.
Lendo o artigo percebi que quem tem o Xbox series S está preso ao digital e não tem outra opção além do gamepass, não sei se o usuário não pagando a assinatura ele continua tem acesso aos jogos que comprou. E pelos vazamentos novas as versões de consoles serão todas digitais e lembrando ainda que em muitos lugares do mundo a mídia física não é vendida. A MS continua o plano de sempre fidelizar e algemar os clientes.
Outra questão é se a MS lançar um novo console Pro ela estará oprimindo a grande maioria dos seus clientes.
Por isso mesmo a Pro é uma jogada de mestre para a Sony.
Terá a consola mais capaz, os seus exclusivos podiam alcançar novos patamares e basicamente afastar-se da Microsoft que apenas poderia responder com streaming.
E o streaming requer spots de processamento para jogar, o que traria insatisfação.
Ou então iniciar uma nova geração antecipando-a, isto se já a tiverem em desenvolvimento, com as consequências inerentes a tal ato.
Se comprou… tem acesso.
Se só usa o Gamepass, sem pagar não tem nada.
Agora tenho pena que hajam tantas pessoas a jogar jogos com resoluções e performances de há 20 anos atrás.
Pena, pena eu não tenho, são escolhas, mesmo que equivocadas. Sobre o SS acho que o maior problema dele, tirando essas questões mais técnicas de porque não consegue “desescalar” um jogo do console mais potente é ter uma unidade de armazenamento pequena e com expansão cara, isso é fatal pra uma plataforma que se diz totalmente digital…
Eu falo a nível tecnológico. Porque é o mesmo que hoje em dia teres TVs 4K e saberes que há muita gente que, porque não quis gastar mais 100 euros, opta por uma TV CRT.
E já nem falo numa TV HD, pois cada vez são mais os relatos de jogos da S a correrem a 480p nativos.
Eu compreendo Mário, e pra pessoas mais informadas e desejosas de melhorias tecnológicas o SS é uma atrocidade, mas pra quem entrou na do marketing, parecia que o SS era o mesmo que o SX só que pra 1080p, ou melhor, 1440p. Mas logicamente que essa foi a mensagem passada pela Microsoft e nisso os clientes foram enganados.
Exato… Não está em causa se as pessoas estão ou não satisfeitas com o que tem. Está em causa que o produto prometeu algo e não cumpriu, revelando-se um atraso tecnológico de todo o tamanho que está a prender toda uma geração. A pena que tenho de quem comprou a consola é no sentido de terem sido enganados com promessas de performances que não foram verdade. A nível tecnológico foi-lhes vendido gato por lebre.
Jogos comprados, mesmo sem assinatura são acessíveis, para fazer checagem do jogo online não precisa ter um serviço pago. Inclusive hoje a Microsoft já permite jogar games f2p sem pagar por serviço algum, como já era feito no PS de longa data.
Os números mostram o que falei, as vendas do Series foram na sua maioria por falta de opção. A pandemia deu uma sobrevida a Xbox. Daqui pra frente vai ter que trabalhar para não ficar ainda mais atrás.
Fala sério cara! Não é possível que você acredite nisso! Vender menos do que ela está vendendo é praticamente impossível! Ela está vendendo o que está vendendo por mérito dela! Era óbvio que o Séries S venderia mais! A maioria dos jogadores não se importam com poder pois são casuais!
Impossível vender menos? Rapaz, será que tu não viu que ao longo da história das gerações de consoles a maioria esmagadora vendeu bem nos primeiros anos e os flops verdadeiros só foram sentidos mais adiante, com o decorrer da geração? Pois então, o SS/SX venderam até bem até aqui pelo que oferecem e se não lançar uma avalanche de jogos relevantes, a situação tende a piorar sim!
https://www.vgchartz.com/article/458519/ps5-vs-xbox-series-xs-vs-switch-2023-worldwide-sales-comparison-charts-through-august/
Mas já está vendendo menos. No mesmo período, o Series X/S vendeu menos esse ano que em 2021 e 22. Além disso, a proporção de Series X e S está perto de 50%, contra 75% no passado.
Ou seja, basicamente a queda nas vendas se deve a baixa procura pelo Series S. Durante a pandemia o pessoal comprou o que tinha disponível. Agora que começou a briga de verdade.
Sim! Ela está vendendo menos agora do que antes! Mas eu considero praticamente impossível que do lançamento do Xbox Séries até agora ele vender menos! Pois ele vendeu muito pouco em relação ao que eu esperava! Pra mim mesmo sem o Séries S eu acho que a maioria dos seus compradores iria pro Séries X! Posso estar errado, mas é isso que eu imagino!
Meu ponto é que as vendas do Series S no início da geração foram anormais. E que isso foi decorrente da falta de estoque dos concorrentes. Não a toa, mesmo com promoções, o Series S está vendendo bem menos que antes e a tendência é de queda.
Eu tenho outra explicação. A Série S vende bem porque foi prometida como 1440p, algo mais do que suficiente para qualidade, e a um preço muito acessível.
Vendeu também porque quem tem uma PS5 como consola principal pode obter a S para os jogos Microsoft, ficando a coisa mais sem conta. Daí que com a falha nos fornecimentos devido ao COVID, a S vendeu.
O que certamente não se esperaria era ver o que 2023 revelou. Um boom de jogos onde a S ou tem performances ou grafismo miserável, ou tem de cortar funcionalidades para poder executar o jogo.
E agora que as pessoas sabem como a S está em 2023, com a geração ainda no início, ou a X vende mais ou as vendas das Xbox decaem.
O marketing sem dúvida fez diferença. Mas ainda acredito que muitos dos consumidores teriam optado por outro hardware se existisse ps5 ou GPUs a preço acessível. As pessoas estavam a procura de algum entretenimento, Series S era a única coisa disponível.
Eu sei disso. Tenho conhecidos com Xbox porque não conseguiram a PS5.
Onde viste a proporção de S e X?
Quanto aos dados eles são muito relevantes.
A PS5 em 2011 vendeu 12 919 953 unidades. Em 2022 subiu para 13 912 672. Em 2023, apesar de haver apenas 9 meses e de o Natal e a Black Friday não estarem contabilizados, a PS5 já vai em 11 225 222 unidades. Soa-me a novo Record de vendas.
Já a Xbox X/ vendeu 8 072 946 unidade em 2021, e 8 623 697 unidades em 2022. Em 2023, 9 meses volvidos, vai em 3 530 015. Ou seja, 9 meses volvidos, ainda não chegou sequer a metade das vendas de 2021. A coisa parece negra para esses lados, e não sei se o Natal e a Black Friday chegarão para salvar a cara.
Estranhamente o Twitter original sumiu, mas foi daqui que tirei a mudança nas proporções.
https://x.com/MatPiscatella/status/1705221101075505477?s=20
Isso representa as vendas atuais, não as quotas de mercado.
Se em 19 milhões de consolas vendidas, 75% eram S, vender 50/50 não vai alterar a proporção tão cedo.
Paulo, se eu aprendi uma coisa nessa vida é que não há nada ruim que não possa piorar… Microsoft tem é sorte, pois certamente não tem feito por onde ainda ter mais de 20mi de xbox series vendidos.
[off] Um grupo de ransomware afirma ter violado ‘todos os sistemas Sony’.
Rapaz, se isso for verdade…
https://x.com/VGC_News/status/1706314826027262446?s=20
FUD
Curioso isto acontecer após o enorme leak da Microsoft.
Se é que é verdade.
Mas hoje ao almoço tentei sacar o último firmware da PS5 e demorava 7 horas.
Estava tudo lento.
Pois é, ninguém sabe se isso não é Astroturfing com “mas a sony tb”
Isso já serve para “nivelar o jogo” segundo uns dusk golem ahahahah
Mas veremos nos próximos dias, jogada bem suja da MS plantar esse tipo de fake news se for “para nivelar o jogo”
Então, pensei a mesma coisa, mas prefiro nem falar nada xD
Oxe, mas hoje a PS Network não está nos serviços da MS?!?!
Isso ai é para a gente, todo mundo, ver como a própria MS é ignorante sobre a realidade
Ficam tanto com essa obsessão de “poder” enquanto os seus usuários NÃO se importam com poder
E se a MS sabe sobre seu publico real então eles se importam mais com lunático histérico de internet, que defeca “40fps a mais no SX”, que com o mercado real do xbox
As vezes eu acho que tô loco e imaginando coisas, pq é muita incompetência, ignorância da realidade, por parte da MS
Qual o objetivo de ficar fazendo circo de marketing com poder quando no mundo real a imensa maioria do consumidor do xbox não se importa com poder?
TALVEZ a MS fosse realmente ignorante sobre isso e NÃO soubesse que o público real do xbox não se importa com poder?
Por isso os boatos de novo console da MS em 2028, lançado um ano antes do PS6, pq depois de 20 anos eles descobriram que o mercado REAL do xbox não se importa com poder?
Deve ser bom ser playboy, sustentado pelos pais, pode ser um incapaz queimando dinheiro sem saber o que está fazendo, pagar um monte de Astroturfing para arrotar “vitória” e ficar vivendo de aparências e enchendo o saco de quem trabalha de verdade
Isso se chama marketing! Todos sabem que os jogadores causais não se importam com poder e vão sempre no maior custo benefício! Mas se a Sony tivesse o console mais poderoso ela iria sempre espalhar isso aos 4 ventos! Como ela fez com o SSD dela!
Hoje eu me considero casual. Eu e meus amigos não temos mais tempo pra jogar qualquer coisa. Jogamos o que há de melhor apenas. E não, eu não quero um SS nem de graça! Tô feliz com meu Ps5.
Sim! Se você for muito fã de uma marca é normal você continuar com ela! O que estou querendo dizer é que se o seu produto tem uma vantagem, mesmo que maioria das pessoas não liguem pra ela é normal fazer marketing em cima!
Não tenho isso de ser muito fã de marca alguma!!! Se eu tenho PS hoje simplesmente é porque lá que se encontra os melhores jogos e em quantidade significativa. Se for ver fã por fã, sou fã da Nintendo então… Na era PS1 e N64 fui o único dentte meus amigos a ir de N64, pois lá eu via a qualidade que no PS1 tinha lampejos, mas não chegava. Já no Ps2 pra frente eu fui de Playstation e só não peguei um 360 porque era uma época que viajava muito e não tinha tempo. Não existe isso de ser mto fã e comprar cegamente, é uma parcela minúscula que faz isso. Se fosse assim, como você explica a surra que o 360 deu no Ps3 até meio da geração e só perdeu em vendas por culpa da própria Microsoft, que deixou de dar suporte ao console no fim daquela. Ao contrário do PS3, que começou mal e ganhou a geração devido a sabe o que? Jogos de qualidade! Ali a Sony investiu nos studios e tivemos jogos grandes que levaram o Ps3 a ultrapassar o 360. Então não me venha com essa narrativa fantasiosa! Era o segundo Xbox, sem tradição alguma em games e que vendeu bem demais! Também pra ir contra sua narrativa existiu o próprio PS1, que era o primeiro console da Sony, sem tradição alguma e surrou o N64, de uma empresa super tradicional! Paulo, a maioria esmagadora das pessoas compram o que acham o melhor, não por amor a empresa. Só uma parcela minúscula faz isso, os fanboys. Saia da bolha.
Marketing? Não foi você que outro dia disse que a MS não gastava tanto pela “imagem”… estão a enterrar 100mi na mão de um incompetente que tem muitos fãs porque? Esperança, visão de futuro depois de 20 anos no mercado? Paulo, é preciso coerência, fobar pra atingir outros grupos que não ligam pra isso? Era melhor exaltar o produto que acreditavam ser um campeão de vendas, não? Não faz sentido focar no produto que vá vender menos, a menos que se preocupem mais com imagem que com lucro naquilo. Mas pra Imagem eles não gastariam tanto, não?!
hehe, não para levar a sério o que o rapaz escreve xD
Eu não disse que eles não se preocupam pra imagem! Disse exatamente essas palavras: “uma empresa não vive de imagem, ela vive de lucro” o que quis dizer é que se uma divisão não dá resultados a empresa não se preocuparia com a imagem e acabaria com ela! O que era que estava em pauta! Nunca disse que as empresas não se preocupam com imagem!
Não consegues dissociar imagem de lucros.
Quando falas em colas, o que te vem à cabeça? Coca Cola. Kispo é uma marca associada a casacos de chuva impermeáveis, Jeep é uma marca associada a carros todo o terreno. Aqui em PT poucos pedem água com gás, pedem água das pedras, que é uma marca, etc, etc.
A imagem é relevante. Sony e Nintendo possuem uma grande imagem junto do público, e por isso vendem.
A Microsoft não, e por isso vende pior,e tudo o que se tem passado nos últimos tempos só piorou as coisas.
Paulo, que resultado você acredita que a Xbox dá que vale um investimento de 100bi de dólares? O Phil Spencer já disse que o lucro está na casa de 1 dígito e quando a divisão relatou recordes de receita num trimestre, registrou 3,61bi… num ano isso daria menos de 15bi de dólares, 10% disso é 1,5bi de dólares esse é o lucro anual do Xbox por projeção na melhor das hipóteses… veja, só precisam de uns quase 100 anos nesse ritmo pra retornar o investimento sem tirar nada pra depois ter lucro com xbox… e se a melhor das hipóteses, se o “lucro anual” dobrar, depois desse “investimento”, ainda iriam 50 anos… a preocupação obviamente não é com lucro, Paulo, pois não se faz planos pra 50 ou 100 anos em nenhuma gestão empresarial, ainda mais imobilizando tanto dinheiro que poderia servir para investimentos mais oportunos e lucrativos de fato, e essa lógica de investimentos para retornos lucrativos após 50 anos ou mais, isso não é nenhum continuísmo sensato, pois daqui pra tanto tempo esses dirigentes e essas ideias deles até se foram. E pra uma empresa continuar existindo, precisará se reinventar outras tantas vezes… A MS está fazendo esse investimento é simplesmente por imagem, não por lucro, minha opinião, e você não é obrigado a concordar com ela é de que faz isso só pra não ficar por baixo, porque de outra forma não tem como mostrar que é grande coisas no ramo dos games. É investimento apenas por imagem mesmo, por isso está a verter dinheiro fora a tanto tempo com o xbox.
veja.. Nadella já deu o all win lá para o Phill faz quantos anos, DEZ já?
agora imagine que nos últimos três anos eles não comprassem 100 bilhões para o xbox, agora nesse momento sem a Bethesda
Sem isso o xbox teria falido… 3 anos de geração com uns forza lá redfall e halo infinite?
Nem nos sonhos o xbox poderia se sustentar…
Mas quem roda com o xbox derrotado sem a compra da Activision e Zenimax?
Nadella aprovou o All win e Phill que inventou o plano…
Se o Nadella não metesse 100 bi no xbox, nadella e phill perderiam o emprego…
Nokia custou 7bi, faliu tudo e o Ballmer rodou
E se o xbox de 2013 até 2020 deu 7 bi de prejuízo subsidiando consoles e GP?
Se eles fechassem o xbox em 2020 ou hoje, pq não compraram bethesda nem activision, nadella iria para o olho da rua
Esse é o motivo, e como os acionistas recebem a grana deles e não pressionam nada o Nadella por causa disso, fica assim mesmo.
Vou defender a Microsoft nessa. Eles estão completamente perdidos, mas o mercado de games é muito complexo. Não a toa tantos fracassaram.
Não vejo como chamar os outros de “desorientados” é defesa, no máximo é desculpa! Lol
kkkkkkk
Não admira os números, houve uma altura que só havia SS.
Uma coisa que tenho visto é o pessoal a desdenhar o digital. Mas afinal para que serve a copia fisica? Para mostrar aos amigos quando vão lá casa os jogos que tens? Não critico quem prefira copia física, apenas o desdem que têm por quem prefere digital.
Quem tem essa dúvida de para que serve o físico, posso mostrar. Tenho aqui consolas de 1999 e computadores de 1985 como o Amiga e Atari St. Tudo funciona! Desafio os possuidores do digital a fazer o mesmo daqui a 38 anos.
Sim, e os jogos fisicos actuais, vai poder dizer o mesmo daqui a 10 anos, ja não falo em 20 ou 30
Acho que o Mário já respondeu… é poder usar na conveniência da sua vontade aquilo que se comprou, sem depender da boa vontade de qualquer empresa em manter servidores para permitir que se jogue um jogo comprado. O problema da cópia digital são as DRMs. Do contrário você armazenaria fisicamente onde quisesse e usaria sem restrições.
[OFF]
Desse artigo o Deto vai gostar! Lol
https://metro.co.uk/2023/09/23/xbox-leaving-the-games-industry-would-be-better-for-everyone-19545709/