Xbox series S ensinou os devs de Baldur’s Gate a optimizar o seu motor e a poupar memória.

Infelizmente esta solução só diz respeito a este motor específico, e dado que os ganhos de memória se vão aplicar a todas as plataformas, o problema da S não fica resolvido para o futuro, pois se essa memória for usada nas consolas superiores, voltamos novamente ao mesmo.

A Xbox series S acaba de, pela primeira vez, mostrar alguma utilidade para os criadores de software. Isto porque, após problemas em colocar o modo de ecrã dividido na S, por falta de memória RAM, os programadores otimizarem o motor, e conseguiram ganhar até 34% da memória.

Infelizmente a solução ainda não é definitiva, pois picos criados pelos Buffers ainda roubam essa memória, mas não deixa de ser um passo enorme no sentido de se otimizar este motor, e permitir-se que o modo de ecrã dividido apareça na Series S.

A grande questão aqui, é que, apesar de esta ser uma boa notícia, pois um motor optimizado irá permitir mais e melhores jogos vindos deste produtor, esta é uma situação que diz apenas respeito a este motor, e como tal que se aplicará apenas a jogos criados com ele.



Segundo os programadores, esta situação irá trazer ganhos de memória a todas as plataformas, o que é natural pois não se tratou de uma questão onde a S sofreu cortes, mas sim ganhos devido à optimização do motor. Isso quer dizer que esta questão de falta de memória na S se vai colocar novamente no futuro, pois havendo mais memória para todos os jogos podem implementar mais situações, voltando a colocar a S na posição ingrata de não possuir memória suficiente. Ou seja, a S não deixa de prender a geração!

Mas ao menos fica a consolação de que vimos alguém a otimizar o seu motor devido à S… e isso é algo de assinalar pois mostra que a S não traz apenas coisas más, mas pode trazer mais optimização aos motores!



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Hennan
Hennan
21 de Novembro de 2023 10:42

Off: Resultado da tão amada consolidação da indústria https://x.com/shinobi602/status/1726683863815258268?s=20
Pior que se ninguém adquirir a Embracer, não vai sobrar nada. Consolidação gerando ainda mais consolidação.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
21 de Novembro de 2023 11:04

Minha preocupação (por causa do meu gosto) é só a indústria japonesa mesmo, queria que a Nintendo e a Sony fizessem aquisições por lá, sobretudo da Konami e a Square pois não gostaria de ver clássicas ips sumirem.

Mas não deixa de ser uma pena ips como Tomb Raider e Deux Ex sumindo como foi com Legacy of Kain… Borderlands também vai ficar na lembrança.

Last edited 11 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
21 de Novembro de 2023 11:20

Tinha muito talento nesses estúdios. Uma pena que a ganância destruiu franquias tão boas.

Livio
Livio
Responder a  Hennan
21 de Novembro de 2023 11:08

Crystal Dinamics…. e lá está a ser desenvolvido um jogo para o Xbox…isso se ainda estiver a ser desenvolvido

Juca
Juca
Responder a  Livio
21 de Novembro de 2023 11:13

Acredito que li alguma notícia esses dias de que perfect dark havia sido reiniciado depois dessa… Vou procurar o artigo e depois posto.

Atualizado: Era notícia antiga que ressurgiu pelas demissões, era informação de junho desse ano. De qualquer forma, se estava apenas no início de desenvolvimento, deve ter sido um dos projetos prejudicados com as demissões.

https://www.ign.com/articles/xboxs-perfect-dark-reboot-is-still-years-away

Last edited 11 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Livio
21 de Novembro de 2023 11:24

A última vez que li sobre esse caso é que eles assumiram o desenvolvimento do Perfect Dark. Mas esse jogo já deu tantos problemas que pode nunca sair.

Saber Sword
Saber Sword
21 de Novembro de 2023 13:35

A Microsoft enviou alguns de seus engenheiros a Larian pra resolver este “problema” do Series S. Menciona na matéria.
Parece que agora o jogo vai rodar nele né ?

Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Novembro de 2023 16:52

Primeiro Mário. Lembre-se que você que está abrindo o espaço para este primeiro parágrafo áspero que eu vou fazer. Já
é a segunda vez que ouço isso e você estrapolou. Você não monitora meu trabalho, não trabalha comigo, ou em projetos meus, ou em parceria comigo, para ver meu código, predileção de desenvolvimento, minhas totais opiniões ou para fazer comentários tacanhos das minhas skills como programador.

A primeira foi quando defendi um aspecto da programação de amplitude de hardware usei até o Java como exemplo disso.
Programar visando diversidade de hardware e a performance máxima em algum hardware específico. É uma lâmina de dois gumes. Ambos tem o seu lugar.No PC ou nos consoles.

Compreendo sua visao,do seu comentário, mas..

Mário, porque estamos com a série RTX 4060 uma placa com um chip mais capaz que o Series S com 8 GB e 272GBs de banda ?

Não está muito longe da parte mais ambivalente da memória do Series S que está com 8 GB em 224GBs.

Mas independente disto quem compra essa placa busca o que ? Resposta : Jogar a 1080P.

O Series S está dentro da sua proposta, ao menos em boa parte do mundo onde ele está barato e acessível. E sem altas.

Não roda com toda distinção os jogos mas o faz dignamente no 1080P. Ah mas e se houver uma queda na resolução abaixo disso ? Fez 640P em algum lugar ? Virou matéria na Eurogamer ?

Bem, os melhores consoles e mais capazes não estão caindo abaixo de 1440P ? Chegando até perto dos 1080P de mínima?

Eu já disse. O importante é onde essas resoluções e presets passam a maior parte do tempo.

Você pode achar problemas neste console. Eu posso não achar. Virei negacionista ?

Last edited 11 meses atrás by Saber Sword
Netto
Netto
Responder a  Saber Sword
21 de Novembro de 2023 19:38

Vai sim, mas sem o modo lá pra dois jogadores

Agora pra além de não ter modo performance, não terá modo de jogo

Elton
Elton
21 de Novembro de 2023 14:45

Off

Por isso a epic só tenho os jogos q ela dão de graça, na maioria das vezes os jogos estão sempre mais caros nessa loja

https://www.gamevicio.com/noticias/2023/11/epic-culpa-sony-por-nao-poder-baixar-os-precos-dos-jogos-na-sua-loja/

Juca
Juca
Responder a  Elton
21 de Novembro de 2023 17:27

[Opinião] Cara de pau esse Tim! Lol
Se for verdade o nome disso seria cartel, e duvido muito que isso se refira a jogos não Sony e espero que se esclareça essa situação, porque desses metidos a robin hood hipócrita, que só querem sabotar a concorrência no mercado, eu, pelo menos, já estou de saco cheio.
Esse vagabundo não quer baixar o preço para atrair Devs que acharão suas vendas na Epic mais vantajosas (maior valor recebido por unidade vendida) e também para não perder mais ainda em valores absolutos, já que sua percentagem é menor e se baixasse o preço ganharia menos ainda por unidade vendida.

Last edited 11 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
21 de Novembro de 2023 21:03

Na primeira leitura entendi a matéria de forma equivocada e a mesma é diferente do depoimento do Tim.
https://videogames.si.com/news/epic-games-blames-sony-high-prices

Juca
Juca
Responder a  Hennan
22 de Novembro de 2023 0:05

Ahhhh a conversa aí muda totalmente de figura, estão falando da moeda do fortnite e realmente não faz sentido pra nenhuma plataforma fazer isso, veja, os fabricantes de um produto em suas lojas oficiais não costumam vender o que fabricam mais barato, e porque? Porque precisam de capilaridade comercial, e portanto dos varejistas, se venderem mais barato que esses, perdem a capilaridade.

Last edited 11 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Elton
21 de Novembro de 2023 18:23

Não entendi a notícia, não é novidade. Acredito que o tabelamento seja normal em todas as plataformas. Inclusive já teve muito ruído com estúdios indies no passado.

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Novembro de 2023 20:53

Esse tabelamento de preço em várias lojas online é algo normal. A Sony faz e creio que todos os estúdios também. Não é novidade. Até porque não faz nenhum sentido vender mais barato na epic ou em outra loja e muito menos reduzir o preço de lançamento.
Em relação aos Indies me refiro a uma confusão que ocorreu no passado porque os estúdios estavam reclamando da política da Sony de controlar o preço de seus jogos dentro da psn. Por isso não existia uma política de regionalização.

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Novembro de 2023 21:00

Lendo novamente o artigo, percebi que entendi errado. Deram a entender que a Sony seria culpado pelo preço dos outros jogos. Mas se olhar o depoimento original, não foi isso que o Tim falou. Logo o problema é a matéria.

Juca
Juca
21 de Novembro de 2023 17:47

[OFF] Battaglia sempre com desculpas a justificar um jogo pior no Series X… Lol

“Xbox Series X has an issue, however, and it’s not related to the capabilities of the machine – but rather the developer’s choice to swap out PS5’s triple-buffer v-sync for double-buffer. Instead of maxing out performance, double-buffer sees performance drop from 120fps to 60fps to 30fps in hard ‘jumps’ whenever the system is under load. The judder is egregious and not really acceptable. We know it’s not a hardware problem simply because turning on system-level variable refresh rate solves the problem completely – but hopefully the developers will introduce triple-buffering to Xbox too as right now, the sudden jerkiness just looks wrong. Series S may well be double-buffering too but it’s hard to tell as it does such a good job of adhering to the 60fps target.”

https://www.eurogamer.net/digitalfoundry-2023-teardown-is-a-visual-physical-showcase-on-ps5-and-xbox-series-consoles

Tiohildo
Tiohildo
21 de Novembro de 2023 17:55

Comentário do NX Gamer sobre essa questão desse tópico.

https://twitter.com/N_X_G/status/1723292564009140292?t=6zh5_iMYUOjdX9Hube6Ygg&s=19

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
21 de Novembro de 2023 18:23

Pois é, já imaginou se os Devs pra lançar um jogo pra 4080, fossem obrigados a otimizar o game pra 960… os jogos hoje estariam uma bala… Lol O pessoal finge que não entende que o SS segura a geração, pois é um console bastante limitado. Mas sabe como é, a MS tem muito dinheiro e pode prejudicar qualquer um que diga um A dela nessa indústria… Se fosse igual a Nintendo, simplesmente ignoravam-a como foi no WiiU.

Last edited 11 meses atrás by Juca
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Novembro de 2023 19:16

Sim, com certeza.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Novembro de 2023 0:13

Claro, Mário, é um exagero “poético”. Tanto que comparei uma 40XX com uma 9XX. Mas é que sabemos bem que o consoles inferiores, se for muito dispares dos melhores, sempre atrapalharão uma geração, por limitá-la, tendo ele como base de desenvolvimento a considerar, tendo em conta todas as suas limitações, e sabemos que nem tudo é perfeitamente escalável, como você bem escreveu. É sempre o que acontece com consoles tão diferentes, um fica pra trás, senão nem se anda pra frente na geração. Aí o pessoal finge que não vê… quando o WiiU foi abandonado pelos Devs, ninguém ficou chorando por aí como fica pela MS, que cortou no console onde não devia só pra ter preço, seja na RAM/VRAM seja no SSD. A culpa é só da MS de dificultar pra ter numa plataforma dela os jogos mais recentes.

Last edited 11 meses atrás by Juca
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