Mesmo assim, ainda está bastante longe dos valores da X360.
A Xbox séries está a ter uma maior recetividade no Japão do que a geração anterior, tendo já vendido mais de 260 mil unidades, vendendo mais do dobro da Xbox One, que tinha alcançado o valor de 114,831 unidades.
Apesar de estar ainda longe dos 1.6 milhões que a Xbox 360 alcançou neste País, é de assinalar esta boa recuperação face à geração anterior. Assim, até ao momento, as vendas acumuladas no Japão são as seguintes (Nota: apenas modelos ainda à venda):
Switch (OLED): 1,757,190 unidades
Switch (Modelo base): 18,288,180 unidades
Switch Lite: 4,712,930 unidades
Nova Nintendo 2DS LL: 1,185,959 unidades
A seguir temos as consolas da Sony, com as seguintes vendas:
PS5 (Disco): 1,385,128 unidades
PS5 (Digital): 235,710 unidades
PS4: 7,811,548 unidades
E finalmente as Xbox:
Xbox Series S: 105,408 unidades
Xbox Series X: 99,469
Essa fonte é oficial ou VGCHARTZ? Pois se for VGCHARTZ vale o que vale.
Famitsu… Entidade oficial que fornece números de vendas no Japão.
Chutaria que irão passar o xbox 360 por lá, mas ainda é cedo para cravar.
Se isso acontecer, vai ser interessante de observar que mesmo com a lineup do Xbox estando disponível em outros formatos como PC e Streaming via Xcloud, existe uma parcela significativa que prefere o formato do console.
Claro que daqui uns 10 anos as coisas poderão ser bem diferentes, até porque 10 anos em tecnologia corresponde a uma eternidade. Mas a situação de momento mostra que consoles ainda possuem uma participação significativa no mercado de games.
Pra um console que até o momento está tendo um suporte first pífio, pra não dizer outra coisa, até que está vendendo bem, acredito que se a Microsoft conseguir organizar seus lançamentos, tem tudo pra passar o 360
Está principalmente porque desta vez a Microsoft fez o marketing do seu novo console mais voltado para games, novas parcerias, etc.
O marketing inicial do Xbox One foi terrível (TV, TV, TV). Isso inclusive foi contado no documentário do Xbox feito pela própria Microsoft (https://www.youtube.com/watch?v=O1h–43R8Oo)
Fico me perguntando se essas vendas não são mais representativas da população não nativamente japonesa por lá.
Os japoneses sempre me pareceram bem resistentes ao consumo de bens estrangeiros, então, qualquer coisa que venda por lá, penso já estar de bom tamanho.
Não há dúvidas que do ponto de vista pro consumidor, em termos de custo de acesso a jogos, o Gamepass traz boa oferta, mas quem sabe pra ampliar o consumo de seus produtos por lá poderiam fazer parcerias com mais estúdios japoneses além da sega… Já até deram um bom passo com a Tango, mas ainda precisam de mais pra ter boa penetração. Quem sabe um app de Gamepass por Streaming pro Switch!
E o Xbox nem trouxe muito pouco das suas melhores cartadas para o jogo ainda.
Como por exemplo? (E não estou a gozar, estou a questionar quais são para ti essas cartadas).
Tudo que o Xbox Game Studios está desenvolvendo, que a Zenimax está desenvolvendo e que a Actiblizz trará.
Não é pouca coisa e são títulos peso pesado.
Podes citar o que é que está para sair dessas empresas como exclusivo Xbox. Porque eu não estou a ver nenhum título que nos garanta à partida que seja um peso pesado.
Se estás a pensar no Starfield, não sei o que valerá… Fallout 76, o último jogo do gênero da Bethesda teve 52 de média nas reviews e 2.8 dos utilizadores. E Starfield poderá não ser mais do que um novo Fallout num cenário e contexto diferente.
Doom Eternal concorreu ao Goty em 2020 e é uma das mais aclamadas franquias de game da história. Vc tem Wolfenstein, tem o Deathloop, tem o Game tango works com a liderança de Mikami, além do Indiana Jones sendo feito pela Machine games. Mário, são coisas promissoras sim, me desculpe!
Desculpa-me tu… Mas estamos a falar de “cartadas” da Microsoft, e assim sendo, eu questionei exclusivos de nome e conhecidos a sair para a consola. E Doom eternal é multi, Wolfenstein é muito, Deathloop ainda é exclusivo PS5. O resto…são nomes. O Indiana Jones, pelo que se conhece, até pode ser um jogo de flippers.
Mário, Doom é multi ou foi Multi? Pq o próximo, não creio que estará no PlayStation ou na Nintendo. Wolfenstein tbm
Nunca li nada oficial vindo da Microsoft sobre isso…
Elder scrools VI, esse creio que sim, que em tempos terei lido algo sobre isso. Mas ainda nem sequer foi apresentado.
Acho que quem gosta dos jogos da Bethesda e também os media em geral têm mais expectativa de Starfield ser um novo Skyrim, ou mesmo Fallout 4, do que um novo Fallout 76, então pode-se dizer que ele é um peso pesado.
O Edson respondeu bem.
E outra questão.
Se você invariavelmente tocar no assunto nota do público posso citar jogo que recebeu 94 e que mal passou dos 5.0 direito.
Mas acho que neste caso não vale deve ser review bombing não porque fizeram uma lambança na história.
Um jogo ser mal recebido pela critica e bem recebido pelos utilizadores, ou um jogo bem recebido pela critica, e mal recebido pelos utilizadores, são dois casos bem diferentes de um jogo mal recebido pela crítica e mal recebido pelos utilizadores. E Fallout foi um destes ultimos casos.
Penso que os japoneses não se interessam muito pelos games ocidentais, no geral, isso talvez explique até certo desinteresse pelo PS se comparado a outros tempos em que a Sony até tinha quase o mesmo sucesso dos portáteis Nintendo por lá, e olha que PS ainda monopoliza lançamentos orientais clássicos como FF.
Acho também que japoneses realmente prezam por portáteis e penso que o maior trunfo da MS por lá seria o Cloud Gaming, mas com o tempo, vamos ver como os Steam Deck se sai por lá pra sabermos se é mesmo uma questão de portabilidade ou apenas de um consumo consciente de mercado com viés protecionista com seu produtos.
“as cartadas”
vcs fãs do xbox sempre com o “master plan”
DOIS anos sem jogos, mas é tudo parte do xadrez 4D da MS, para enganar a Sony e deixar ela se acomodar para pegar ela de surpresa, não é?
lembro em 2013 que o “master plan” ou a cartada final era ativar GPU oculta.
dai virou “espera o xone X true 4k”
quando ele chegou foi “agora o Phill vai se dedicar aos jogos”
dai virou “espera o poder dos 12TF, PS5 pega fogo, over de ultima hora console bomba, RDNA 1.5”
Ai agora virou “espera o fruto das compras”
hoje é “a cartada final”
Não exageres… O Cherokee não só nunca usou o termo final como quando falou em cartada se referia apenas aos melhores títulos.
A grande questão é que não sei quais são esses melhores títulos, e não duvidando que eles venham a existir, não sei quando sairão!
Lendo os comentários, vejo que tem dois pontos centrais nessa discussão que precisam ser abordados.
O primeiro é o “pedigree” de cada estúdio na confecção de jogos.
O segundo é a volatilidade da própria indústria de jogos.
O primeiro item é apenas um alerta de que não basta apenas ter um anúncio e já achar que vem um triple-A system seller e concorrente ao GOTY. O pedrigree do estúdio é essencial. A Turn 10 possui pedigree com racing games. A Naughty Dog possui pedigree com jogos narrativos. A Rockstar possui pedigree com jogos de mundo aberto. A Bungie possui pedigree com shooters. Então temos uma idéia do que virá de Forza Motorsport “8”, Spiderman 2, GTA 6 e Destiny 3 ou nova IP shooter. Estúdios que ainda não tem esse “pedigree” levam tempo para a maturação, ou seja, erram muito até acertar. Antes da Insomniac explodir com Spiderman, houve um Sunset Overdrive, que apesar de ser um ótimo game, estava claro que o estúdio ainda tinha bastante a evoluir. Poderia dizer o mesmo de Uncharted 2 e Assassins Creed 2 que foram espetaculares, mas esses estúdios cometeram seus “erros” antes nos seus “rascunhos” Uncharted 1 e Assassins Creed 1.
Então na prática quero dizer que existem muitos jogos divulgados, mas eu conteria o hype em situações onde o estúdio não tem “pedrigree” com aquele formato. Fable é um bom exemplo disso, a Playground é excelente em racing games, mas o estilo Fable é um formato diferente de trabalho. Por isso que vazamentos já relataram que o estúdio vai levar mais tempo que o necessário, e talvez errar bastante já que é a primeira experiência nesse estilo de jogo.
Caso queira ler de forma mais detalhada o que eu quero dizer sobre pedigree do estúdio, veja o comentário deste verificado: https://www.resetera.com/threads/realistically-how-is-microsoft-expected-to-compete-with-sony-next-generation-can-they.264459/page-16#post-42049890
Sobre a volatilidade, é sempre importante lembrar que um grande sucesso de uma geração passada não significa necessariamente que continuará relevante na geração seguinte. Cedo ou tarde as fórmulas saturam, e a consequência disso é que um novo nicho surge e ocupa a atenção do público.
Conheci muita gente que comprou PS3 por causa de Metal Gear Solid, já que tanto MGS2 quanto MGS3 foram espetaculares no PS2. Apesar de MGS4 ser excelente, é uma IP que perdeu muita relevância se comparado com o que era nos tempos de PS1 e PS2. O mesmo vale para Final Fantasy que era uma IP System Seller no PS1 e PS2, e hoje se restringe a mais uma alternativa. God of War teve 3 jogos espetaculares e depois a fórmula saturou no GOW Ascension. A Sony precisou refazer essa IP dentro de uma nova fórmula. Poderia citar diversos outras IPs, mas acho que a idéia foi transmitida.
No final das contas quero dizer que apesar de já ter se passado 1 ano e 8 meses de nova geração, ainda não sabemos exatamente o que vai dar certo. Está tudo em aberto. Talvez os GaaS explodirão de vez e o nicho dos jogos single player narrativos será ainda mais restrito. Talvez IPs passadas perderão relevância. Não sei, é esperar para ver.
Que aula!
Você conhece os estúdios que foram adquiridos e seus pedigrees?Qual a diferença dos estúdios citados entre si,fora as Ips.Faltou bastante coisa ai.
Recomendo que você leia o link que postei no comentário anterior para ter um melhor esclarecimento sobre o que é o “pedigree” do estúdio.
Mas vou te dar um exemplo: a Deviation é um novo estúdio que está cheio de pessoas experientes em shooters, trabalharam em COD, e outros.
Com isso, poderíamos dizer que a Deviation possui pedigree com shooters? A resposta é NÃO! E o motivo é simples, porque esse estúdio em específico ainda não entregou nada de excelência nesse estilo, logo AINDA não se pode colocá-lo no mesmo escalão que uma Bungie e seu background de excelência em shooters.
E isso é tão óbvio que você pode exemplificar em diversas outras áreas. A excelência se adquire após um processo iterativo onde erros vão sendo gradativamente corrigidos e a qualidade aperfeiçoada. Produtos com excelência geralmente são precedidos por outros com qualidade inferior, mas já com sinais claros de que estão no caminho certo. Quando vi o Cristiano Ronaldo na Euro de 2004, já percebi que ele era diferenciado e estava no caminho certo. Mas ainda não era o melhor do mundo. É esse o ponto. Existe hype com Wolverine porque conhecemos o background recente da Insomniac. O hype é menor com Silent Hill porque conhecemos o background recente da Bloober Team (caso se confirme).
Claro que existem exceções, de repente a Polyphony Digital pode abandonar Gran Turismo, montar uma equipe especializada e logo no seu primeiro jogo entregar um mundo aberto ainda melhor e mais vasto que Red Dead Redemption 2. Mas via de regra não é o que acontece. A Rockstar tem anos de estrada, de maturação, de erros e acertos. Não se chega no nível deles apenas contratando centenas de devs com experiência. Cultura e maturação levam tempo, apesar de que possam existir atalhos, logo o processo iterativo de um novo estúdio possa ser menor do que um antigo, já que pessoas experientes conhecem tais atalhos. De qualquer forma, errar é inevitável.
Quanto à Deviation tenho de concordar e discordar.
Concordo porque o que dizes é uma realidade incontornável, mas discordo pois eles estão a criar um Shooter, e a munir-se de devs com elevada experiência em shooters.
Logo, apesar de não sabermos se isso vai ou não funcionar, a realidade é que a equipa não será inesperiente na área. Basicamente eles tem o know How, pelo que a possibilidade de sair dali algo bom, ou mesmo excelente, existe.
Sim, um novo estúdio feito do zero por pessoas experientes no que se propõe fazer, sem vícios organizacionais de grandes corporações, com liberdade criativa e ao mesmo tempo contando com um investidor de peso. Isso é uma fórmula que tende a dar certo e produzir bons frutos. Resta saber quando isso acontecerá. Tomara que em breve.
O meu ponto é que pedigree presume-se já ter entregue resultados promissores e estar na vanguarda. Por isso que usei a palavra “ainda”, porque também acredito na eficiência da metodologia deles.
Pessoas experientes sim, mas tanto quanto sei nunca trabalharam muito tempo juntas ou seja para serem uma equipa bem oleada precisam de retirar areias da engrenagem e ajustar metodos de trabalho.
Podem e devem fazer um bom trabalho sim, mas não é um dado adquirido que saia bem “á primeira”.
Para o adepto de futebol isso é comum, quantas vezes não temos equipas com excelentes jogadores, mas que na realidade não ganham nada ou “não são equipa”.
É manter sempre o olho gordo como se diz em Portugal.
Sim… Por isso é que não discordo do Carlos. Mas com um bom diretor de jogo, a possibilidade de isso acontecer existe.
Porque sempre tem resposta “tá faltando coisa”, “tá errado” e não colocam os dados que corroboram com a tréplica?
Meus amigos que moram lá no Japão, me disseram que tem até sorteio pra poder entrar na fila de espera por um PS5.
Pelo visto aqui no Brasil o problema não está tão grande assim, ou você paga super caro num atravessador na pronta entrega, ou faz como eu, que meti um “ALL WIN” e comprei o PS5 nas Casas Bahia em 30x sem juros.😂
Meu console demorou apenas 15 dias pra chegar. Super satisfeito até aqui.
O que aconteceu é que a Sony redirecionou boa parte dos consoles ofertados na América do Sul para o Brasil. Por isso, parece tão fácil adquirir ps5 aqui. No resto do mundo, continua a briga.
Isso porque no Brasil um PS5 saí por mais de 500 dólares, a Sony deve estar lucrando por aqui.
Mas reza uma lenda por aqui que nossos preços altos são sempre culpa de impostos, e se isso é verdade, a Sony não tem como estar a lucrar muito! 😃
É por aí mesmo. A média de imposto de importação aqui no Brasil é de 60% sobre o valor do produto.
Um PS5 no preço oficial brasileiro sai por aproximadamente U$ 800,00.
São 2500,00 de imposto que eu paguei no PS5, então se vermos a cotação do dólar a atual, não, a Sony não está ganhando a mais aqui, muito pelo contrário.
É relativamente fácil adquirir ps5 aqui no Brasil por conta do preço, Hennan. Não é fácil para as pessoas em um país como o nosso, desembolsar 3500/4500 em um console.