A Xbox série X anuncia 1 TB, mas só tem 820 GB livres… Será isto um bom indicador para a PS5? E para a série S?
A Xbox série X já está nas mãos de muitas pessoas, e sabe-se por elas que o disco de 1 TB traz apenas 802 GB livres.
Este valor não é tão estranho como se pode pensar, pois muito provavelmente o seguinte aplica-se:
1000000000000 Byte / 1024 = 976562500 KByte
976562500 Kilobyte/ 1024 = 953674 MByte
953674 Megabyte / 1024 = 931 Gigabyte
Isto quer dizer que depois de formatado o disco deverá conter 931 GB de espaço.
O sistema operativo da Xbox One usava perto de 150 GB, o que quer dizer que num disco de 1 TB, sobravam cerca de 781 GB livres.
Neste caso, ao irmos para os 802, vemos aqui uma aparente redução da dimensão do OS em 21 GB!
Vamos agora ver o que esperar da PS5:
825000000000/1024 = 805 664 062,5 Kbyte
805 664 062,5/1024 = 786 781 Mbyte
786 781/1024 = 768 Gbytes
O sistema operativo da PS4 ocupava 93 GB. Quanto ocupará nesta consola, é uma incógnita. Mas a usar espaço dos 825 GB livres, dificilmente veremos 700 GB livres nesta consola.
E finalmente a série S
500000000000/1024 = 488 281 250 Kbyte
488 281 250/1024 = 476 837 Mbyte
476 837/1024 = 465 Gbytes
Aceitando que tudo é igual à X, retirando os 129 GB (150-21), deveremos ter cerca de 336 GB livres.
Esse Series S é o pior custo x benefício que já se viu. Incrível como a Microsoft se esforça para cometer certas barbaridades.
Como assim?
É o mais barato com performances de nova geração e a entrega inteligente fará com que as versões baixadas ocupem menos espaço, além disso, o console existe, não é uma propaganda de marketing igual o PS5 DE que foi produzido e mandado a conta gotas para as lojas. Isso sem contar todo k beneficio do gamepass.
Para a galerinha do Fifa e fortnite, esse console da e sobra.
Talvez no mundo todo não seja assim, mas aqui no Brasil, o pior custo benefício é o PS5 DE, 4500 reais, sem possibilidade de comprar jogos usados, se vc ja tem um PS4 não pode reaproveitar totalmente o controle, e a Sony aumentou o preço de todos os jogos na PSN.
Pra mim, chega a ser engraçado alguém dizer que o Series S é o pior custo benefício, se quem falar for um brasileiro, passa de engraçado pra ridículo
Performance de nova geração? Depende do que você considera nova geração, né? Eu vejo esses 2k prometidos para o SS despencando ao longo da geração e se transformar em 1080p e abaixo.
E eu sou brasileiro… O pior custo benefício num console é não ter jogos de qualidade e até agora o Xbox SX não tem nada que se possa dizer que é apenas dele. Eu compro consoles para jogar coisa nova e a Sony me dá isso.
A Série S não esgotou as pré reservas, apesar de haverem poucas consolas disponíveis.
Percebe-se o receio que ela seja um barrete. Pode ser, pode não ser… Mas o receio é compreensível.
Por norma os modos performance com RT andam nos 1080p, e isso leva a questionar como é que a S se vai estar.
muita ingenuidade vc achar que o SS vai ser 1440p… essa vai ser a resolução média do PS5 e SX.
SS vai ficar nos 900p.
Conta gotas? Você sabe os números absolutos? Não duvido nada que a versão digital seja mais vendida que o SX e o SS juntos. A questão é que PlayStation vende muito e o Xbox a procura é cada vez menor. Esse é o fato. De resto, é o seu papo furado de sempre. Mas não, meu caro! Nem todo mundo aceita os joguinhos do xbox, mesmo que sejam gratuitos. Eu jogo os games pela sua qualidade e não quantidade.
Esquece. Ele acaba de criticar o Souls por correr com aquele grafismo a 1440p, e dizer que o Halo com texturas 720p, pop Ups, geometria quadrada, luz se qualidade e outros pormenores negativos, estava muito bom.
Daí que nem vale a pena explicar que a PS5 DE era limitada sim, mas muito mais que a XsS. E que as PS5 esgotaram todas, mas a XsS ainda está disponível em muitos locais.
Pois então… Não sei porque discuto ainda… É óbvio que ele vai de SS e vai achar ótimo. O problema é ele querer que todos achem isso ótimo. Eu não tenho tempo para joguinhos meia boca! Quando sento para jogar, é pra ter experiências prazerosas e imersivas, de qualidade altíssima!
Por exemplo, eu não vou ao cinema assistir filmes médios, de baixo orçamento. Valorizo meu dinheiro.
Se o Xbox Series X já está rodando The Medium em 4k 30fps (caso existisse modo performance seria 1440 60fps?), o que você realmente acredita que sobrará para o Series S?
Muitas pessoas estão iludidas com performances de jogos cross-gen como Dirt 5, COD Cold War e Assassin’s Valhalla. Historicamente, jogos cross-gen NUNCA foram parâmetro para se medir a performance de uma consola.
Voltando a 2013, Assassin’s Creed Black Flag rodando razoavelmente bem nas duas gerações. Bastou chegar o ano seguinte com Assassin’s Creed Unity e seus NPCs, já descobrimos como a nova geração PS4/Xone era limitada.
E não se engane, acontecerá o mesmo com PS5/Xbox Series X. A diferença é que agora estamos lidando com fortes upgrades de CPU e i/o, o que deverá inovar os games em diversos aspectos. Mas em GPU o salto é comparado ao salto de PS3/X360 com o PS4/XOne.
Se estou cético quanto a limitações gráficas dos consoles high-end, o que sobra para o XSS? Acho que entendeu.
No mais, custo vs benefício varia muito do que cada um almeja em uma consola. Tenho uma biblioteca bem grande de jogos que recebo da PSN PLUs desde 2011, e sempre que sai um novo lançamento do meu interesse, não deixo de comprar e aproveitar só por causa de jogos “gratuitos”. E diante do meu tempo livre, quero sempre as novidades. Melhorias em jogos do passado são “plus”. Mesmo se me dessem esse remaster do spiderman de graça, provavelmente não iria priorizar platinar o jogo de novo, sendo que tenho uma ampla biblioteca para usufruir.
Sobre os outros pontos abordados como controle, é fácil defender reaproveitamento de controles quando não se tem muitas novidades. Eu não vejo a hora de usar o Dualsense.
Falando em DualSense neste link existe um teardown do joystick.
https://twitter.com/Tidux/status/1310463064383401985
Agora observei que os motores são diferentes
Era mais fácil a Microsoft fazer o marketing do Series S para no máximo 1080p; me admira o 1440p, até porque não há televisores nativas com essa resolução. É console para no médio prazo, atingir resoluções inferiores, vide 900p e por aí vai.
A XsS não tem performance para 1440p se a X for 4K.
Ficará entre os 1080p e os 1440p.
1440p é metade da resolução de 4K
1080p é quatro vezes menos que 4,O
A S tem 1/3 da performance da X.
Faz as contas.
O Xbox One X já entregava 4k e 60 fps em alguns jogos. Considerando que o Series S é superior em todos os aspectos técnicos e tem um grande upgrade em CPU, que é quase o mesmo do Series X. Então não me parece exagero dizer que a resolução padrão será 1440p com 60 fps ou 1080p 120/60 fps com RT ligado, como um modo performance. Se ele não entregar nem isso, não tem razão de ser. Lembro que 1/3 de teraflop não significa necessariamente 1/3 de desempenho.
No PS4 é comum ter games a 1080p e no Xbox One 900p, ou 900p no PS4 e 720p no Xbox One.
De 1080p para 900p tens 44% de diferença em pixels
De 900p para 720p tens 56,25% de diferença em pixels
Em Teraflops, o PS4 tem cerca de 40% a mais que o Xbox One (1,84 vs 1,31)
No Xbox One X é comum ter games a 1800p contra 1440p no PS4 Pro. Pode oscilar, mas vamos considerar assim.
De 1800p para 1440p tens 56,25% de diferença em pixels.
Em Teraflops o Xbox One X tem cerca de 42% a mais que o PS4 (6 vs 4,2)
Se com 40% a mais em Teraflops vemos diferenças de 56% a mais em pixels, é bem razoável de se pensar que com 300% a mais em Teraflops (12 / 4), uma consola poderá trabalhar a 4k nativo e a outra 1080p (400% de diferença).
O problema é quando os jogos ficarem tão pesados ao ponto de que a consola mais forte trabalhará com resoluções inferiores a 4k nativo. Ao sair de 4k nativo para 1800p já perdes 30% dos pixels. De 4k nativo para 1620p perdes 45% dos pixels. De 4k nativo para 1440p perdes 55% dos pixels. Se o jogo exigir que a consola mais forte trabalhe com 55% a menos em pixels, imagina como trabalhará a consola mais fraca que é 3x inferior em Teraflops de GPU.
Sei que entram outras variáveis, como Ray Tracing, FPS, então vão ter que cortar onde der para que todas as consolas recebam o jogo.
Mas eu estou bem tranquilo quanto a resolução. Se me entregarem jogos a 1440p com checkerboard/temporal injection 4k, e um nível gráfico como a tech-demo da UE5, ficarei satisfeito.
Carlos, o engraçado é que eu concordo com você em todo o desenvolvimento do seu argumento, mas discordo da conclusão. Concordo que não se devem usar jogos cross gen e os primeiros da geração como parâmetro, mas porque eles normalmente não conseguem explorar o potencial dos consoles. Eu também concordo com os cálculos apresentados, mas continuo não enxergando uma equivalência necessária entre teraflops e desempenho entre consoles. Para mim, o problema é que vocês estão nivelando por baixo ao dizer coisas do tipo “se o series X/PS5 rodam jogos a 1440p, imagine o Series S”. Dito isso, se o padrão nativo da próxima geração para os consoles topo de linha for de 1440p, nem haveria motivo para se trocar de geração. O mínimo esperado são 4k nativos (2160p) e 60/120 fps, salvo RT, o que autorizaria os jogos 1440p ou 2k.
4k nativos para que? Desperdiçar uma montanha de recursos? 4k nativos é só bom para propaganda mesmo. Quem pesquisa o mínimo, sabe que 4k nativos são superestimados e upscaling hoje está num nível tão bom.quanto o nativo.
Gosto da forma como você argumenta Finn. Tenho apreço por gente educada e inteligente, e vejo oportunidades de eu mesmo aprender mais.
Então, vou embasar um pouco mais como vejo a resolução.
No PS2 os jogos em geral tinham resolução de 480p. No PS3 aumentou no geral para 720p, ou 2,66x mais pixels. No PS4 aumentou no geral para 1080p, ou 2,25x mais pixels. Caso o PS5 cumpra a promessa de 4k, estamos falando de 4x mais pixels que em relação ao PS4. Toda geração apresentou um grande salto de GPU em relação à anterior, logo eu não consigo ser optimista a GPU RDNA 2 a 10.275 Teraflops em oferecer um aumento inédito de 4x mais pixels na tela.
As pessoas podem argumentar que o PS4 Pro e XOneX oferecem resoluções superiores a 1080p. Mas os gráficos destas consolas foram limitados pelas seus respectivas consolas-base de 2013, facilitando o aumento de resolução. Se os jogos fossem projetados especificamente para o Xbox One X, com a quantidade de polígonos que uma GPU de 6 Teraflops suporta, dificilmente veríamos resoluções em 4k nesta consola. Ps5 e Xbox Series X serão uma nova geração, outro patamar gráfico, muito mais polígonos. A GPU do PS5 será o menor denominador comum, ao contrário do Xbox One X, que tem o Xbox One de 2013 como o seu menor denominador comum.
Então posso estar sendo um pouco sonhador nas argumentações, mas eu acredito muito nas evoluções dos gráficos, que uma nova geração alcança gráficos muito mais complexos que a geração anterior, e isso impacta na resolução. O Xbox 360 por exemplo tem alguns poucos jogos em 1080p, enquanto que o Xbox One tem uma boa quantidade de jogos abaixo dos 1080p. Mas são gerações diferentes, níveis de exigência gráfica diferentes, logo não se comparam.
Por fim, para equiparar os 2,66x mais pixels do PS3 para o PS2, ou 2,25x mais pixels do PS4 para o PS3, deixo as apostas abaixo. lol
PS5 – 1440p 1,77x
PS5 – 1620p 2,25x
PS5 – 1800p 2,77x
Enquanto eu não souber 100% o que está na PS5 eu não vou fazer uma afirmação como a que fazes, mas dado que a fazes deixo aqui a nota sobre isso.
Estou plenamente convicto que a nível de GPU a X bate a PS5. Mas não passa de convicção pois a Sony não revelou pormenores sobre as personalizações ao hardware e as que se conhecem são o I/O e o GE, sendo que este último não foi explicado.
Obrigado pela contribuição, Carlos! Aprendi bastante com a discussão, não tinha lido a respeito desse assunto de gráfico vs resolução forma tão aprofundada. Se for isso mesmo, eu entendo o porquê das projeções relativamente pessimistas. Mas ainda creio que daqui a um ou dois anos, os gráficos e as resoluções serão melhores que as apresentadas por agora.
Finn… Como já foi calculado matemáticamente neste website, a nova geração não consegue dar um salto gráfico igual ao que tivemos na passagem da x360 para a One se ficar a 4K. Para isso seriam precisos 24 Tflops.
Com a performance que há os jogos gráficamente apenas podem melhorar marginalmente e para essa evolução gráfica equivalente os jogos teriam de descer para metade da resolução (1440p) e reconstruir.
Seja como for, 4K nativos é um desperdício de recursos inaceitável dado que visualmente 1440p reconstruídos é basicamente igual.
Em arquitecturas idênticas devidamente espremidas só não há a proporção desempenho (resolução) em casos particulares.
– Má concepção do motor, com problemas na paralelização ou no uso de mais velocidade de relógio.
– O jogo não explora o sistema ao máximo.
E refiro apenas estás duas por serem as que me ocorrem mais facilmente.
As consolas são um ambiente muito particular. Porque os jogos irão espremer tudo o que elas tem. E se crias um grafismo onde espremes tudo e dedicas x kflops a cada pixel, especialmente se tens duas consolas com arquitetura exactamente igual, há uma clara proporção entre resolução e performance.
O RT prejudica isso ainda mais, ao ser tremendamente exigente.
E os dados palpáveis que temos são que, por exemplo o Devil May Cry 5 corre a 4K 30 fps com RT, mas que para manter o mesmo nível de qualidade a 60 fps com RT vai descer para 1080p. E isto numa X.
E tu vens-me referir que a S dá 1080p 60 fps com RT porque?
Mas ela pode dar sim… Se o motor for capaz o suficiente para 4K 60 fps, ela pode dar 1080p 60 fps. Na realidade, em ambos estes dois últimos casos, ela pode ir algo acima dos 1080p. Tem potência para isso.
Agora 1080p 120 fps com RT ligado nem a 2080Ti… Nem a sX, nem a PS5. E tu vens falar da S ter 1080p 120 fps com RT?
Até onde sei, a Capcom e a Ninja Theory não são exemplo de otimização nos jogos. Além disso, o DMC está na primeira leva dos jogos da nova geração, salvo engano nenhuma lançou nenhum jogo com RT ainda. O início da geração não serve de parâmetro pelo motivo que você mesmo mencionou (mas depois se desvirtuou ao fazer comparação com placas de vídeo), os consoles são ambientes muito particulares, como são muito específicos permitem otimizações muito grandes em performance. No início desta geração tiveram vários jogos 900p e 720p, mas no geral a resolução média nativa dos consoles base foi de 1080p. Agora 1440p 60 fps ou 1080p 60 fps e RT é o mínimo esperado para o XSS. Eu mencionei os 120 fps com RT, mas sei bem que serão jogos muito excepcionais, talvez um ou outro da própria MS, assim como os 4k 60 fps no X1X.
Claramente falhou-te Resi 2 e 3 Remake e Devil May Cry 5 feitos unicamente pela Capcom e usando o RE engine, um dos melhores no mercado.
Fora isso uma coisa é DMC outra Devil May Cry 5.
E não… Esses jogos não sofrem de má optimização. Nenhum deles.
Bruno, o DMC que eu me referi foi o 5, mesmo. Ele é o primeiro a chegar na nova geração. Acho que não ficou claro, mas com “a Capcom/Ninja Theory não são exemplos de optimização nos jogos”, eu quis dizer que embora elas não tenham problemas grandes como a Ubisoft, não chegam perto da otimização de uma Rockstar ou CD Projekt Red e menos ainda nas devs first party (como Guerilla, The Coalition e Nintendo), que se destacam bastante nisso.
E eu só te esclareci que DMC 5 nao tem nada a haver com a Ninja Theory. E que relativamente à optimização… estás errado. Resi 2 e Resi 3 remake, conjuntamente com DMC5 sao dos jogos mais impressionantes desta geração.
Claramente não os jogaste, ou nao dirias isso.
Estamos a falar das versões dos consoles. Eu sou fã da franquia e joguei ambos os remakes. Não achei nenhum deles ruim, mas também não acho que sejam um primor de optimização, no PC até pode ser que sim. Ainda não joguei o DMC 5, que de fato não foi resposável pelo 5.
Eu entendi.
Mas o que te estou a dizer é que DMC5 nao foi feito pela Ninja Theory. Só pela Capcom.
E que tanto Resi 2 e 3 Remake como esse titulo foram feitos usando o RE Engine (mesmo de RE7), um dos melhores no mercado. Os jogos sao deleites visuais e têm excelente performance em todas as plataformas.
XSS é superior em todos aspectos técnicos?
Afirmação sua isso, pois ainda não se pode dizer que a GPU de 4TF é superior a do One X de 6TF mesmo com a diferença de família. Na ram o One X da um baile no XSS onde além de ter mais Ram ela é bem mais rápida, e é por este motivo que o XSS não terá jogos em 4K mesmo desta geração.
A Microsoft referiu uma coisa estranha. Que os ganhos de performance da arquitetura são 25%?
Está a falar face a que?
Então, com base nestes 25% a GPU é no máximo equivalente, sendo o mais provável ser mais fraca que a do One X.
Se for 25% é mais fraca que a X.
Mas o RDNA é 60% mais eficaz que o GCN. E a One X é quando muito Polaris. E mesmo face à Polaris 25% soa-me a pouco.
Mas se for isso, a One X era mais capaz do que se julgava e a S mais fraca do que se julga.
Diria 75%… Tens a RDNA1 que 50% mais eficaz que a GCN, para o mesmo consumo, e a RDNA2 que e 50% sobre a RDNA 1, logo mais 25% sobre a GCN. Talvez seja a isto…
Sim, é uma afirmação minha o “melhor em todos os aspectos técnicos”, mas os dados estão aí para qualquer um que souber interpretá-los. Obviamente, fora o armazenamento maior (mas consideravelmente pior, hdd), nos outros aspectos técnicos, o X1X é objetivamente inferior ao XSS. O X1X usa um CPU de 7 anos de idade e os 6 Teraflops de CGN 2.0 são inferiores aos 4 de RDNA2. A Digital foundry diz que os 4 teraflops de RDNA 2 são pelo menos equivalentes aos 6 teraflops de GCN 2.0, podendo chegar aos 8 teraflops. Além disso, 3.6 GHz de frequência na CPU em arquitetura Zen2 é muito melhor que 2.3 GHz em arquitetura x86 do X1X. Na RAM são 12 GB do Gddr5 do X1X contra 10 GB Gddr6 do XSS. A Gddr6 em alguns casos pode ter até o dobro de banda de uma Gddr5 (o que é o caso do XSX), mas o principal fator é que o XSS tem SSD. Essa parte da RAM é até discutível, mas tem fontes dizendo que essa diferença dos 2 GB a mais de RAM do X1X não consegue compensar a falta de SSD e a tendência é que as devs usem tecnologia que diminua a necessidade de ram (sample feedback streaming). Mesmo que fosse um pouco pior não importaria, até porque o XSS não tem pretensão de rodar jogos em 4k nativos. Além disso, o XSS vai ter ray tracing, VRS, mesh shaders, e não vai ter o garvalo de GPU e I/O. Enfim, em todos os aspectos que importam, o XSS é superior ao X1X.
A S tem melhor CPU, um GPU igual ou superior. E fica-se por aí.
A RAM é menos, a largura de banda é menos.
Acima de tudo por estes dois motivos a S não corre jogos da X.
Nos mesmos jogos, nos jogos que correm nas duas a S pode dar mais FPS, mas a X dá mais resolução.
Então, Mário, nos aspectos que importam para o console, o XSS é superior ao X1X. Como mencionei até existe uma discussão sobre se no conjunto da obra (contando o SSD) o Series S seria superior ao One X em RAM e que eu ainda não sei o final, vou esperar as comparações práticas por especialistas. Mas de qualquer modo, mesmo que o X1X ganhe em RAM, pouco importa, porque o foco do S não é rodar jogos na resolução 4k, é na performance (insiders dizem que a CPU consegue entregar 120 fps). As limitações do X1X me parecem bem evidentes, não parece ter sido blefe da MS que ele não rodaria jogos da geração futura. Eu penso que a RAM é o ponto mais fraco do Series S, mas provavelmente isso não será problemático nem causa de gargalo, dado que ele não irá rodar jogos em 4k.
Sobre o artigo do salto gráfico menor que na geração anterior, tens o link onde posso ler mais a respeito?
O XsS é superior ao X1X. Mau seria se não fosse.
Mas basicamente face a ele o salto geracional é caricato. Porque para ele existir tens de garantir que os teus Tflops não são usados em resolução, e vai daí limitam-na a 1440p
Ela será superior em RAM com o SFS em uso. Mas não em RAM física.
Basicamente o caricato disso é que a S terá RAM para fazer coisas que a 1X não consegue fazer, mas não tem RAM para fazer as coisas que a 1X faz.
O seu CPU permite 120 fps, mas o seu GPU tem 1/3 da capacidade do da SX, pelo que para manter a mesma qualidade o processamento efectuado (resoluçãoxfps) será sempre aproximadamente um terço do desta consola.
Eu não tenho embasamento técnico para afirmar com segurança, mas não acho que um pouco a menos de RAM física faça com que seja tecnicamente inviável rodar jogos a 4K, especialmente os que o X1X roda. Mas, com a discussão percebi que nem mesmo os consoles “topo de linha” vão garantidamente se sustentar nessa resolução. Daí que nascendo (propositadamente) com essas limitações técnicas, me parece ter sido acertado o foco desde o início nos 1440p. Agora se entregará isso e se esse console não será um fardo para a geração, acho que teremos de esperar para ver.
Se tentares meter um garrafão de água num copo, consegues? Não, porque é menos! Os jogos estão feitos para usar 9 GB com 320 GB/s de largura de banda, e como tal não cabem em 7.5 GB com 244 GB/s de largura de banda. É tão simples como isso!
Mas eu percebo a tua dúvida… porque bens com os conceitos do PC, onde um tipo com 8 GB de memória mais lenta corre o mesmo jogo que outro com 16 com memória mais rápida. A questão é que mesmo no PC há uma memória mínima… E abaixo da qual o jogo não corre! (por norma a velocidade da memória no PC não é tomada em conta pois dada a diversidade pensa-se sempre na velocidade mínima)
Aqui a memória mínima é a memória existente, pois como todas as consolas são iguais, é para essas especificações que se trabalha!
As novas consolas são mais potente do que parecem, pois olhando só para o ganho do RDNA, digamos que terias de tter uma PS4 a 16 Tflops para se equivaler a uma PS5. E sendo estes sistemas que vão ser optimizados ao máximo isto vai-se notar mais do que no PC. Aliás tu já vez isso actualmente, e o que se consegue em God of War ou Tlou II na PS4 com apenas 2 Tflops. Na altura em que os PCs tinham isso como topo não jogavas jogos sequer minimamente parecidos com isso.
Mas a realidade é que esta geração não deu o salto necessário para ser equivalente ao salto da geração anterior. Nada de anormal, pois o que se tem visto historicamente é que a cada nova geração o salto é menor.
Isto é antigo, mas mostra isso:
http://www.pcmanias.com/a-evolucao-das-consolas-de-secretaria-e-portateis-e-as-previsoes-para-o-futuro-que-dai-advem/
Daí que salto igual com 4K nativos não dá… porque os 4K só por si requerem 4x mais performance… Mas com reconstrução sim… podes ter esse salto. Só que isso coloca a sS numa má posição. E é por não poderem prejudicar essa consola que os devs se queixam que ela vai prender a geração.
Basicamente o que te interessa é isto:
Nota que neste artigo não se toma em conta ganhos de eficiência, mas apenas Tflops brutos. Os ganhos (e eles existem), naturalmente permitem descer os valores. Na altura deste artigo (2018) desconhecia-se quais os ganhos, pelo que se trabalha com valores brutos.
Na altura ignorava-se ainda a reconstrução por IA.
http://www.pcmanias.com/que-performance-para-a-nova-geracao-serao-os-4k-nativos-alcancaveis-com-essa-qualidade-parte-ii/
Bom vc mesmo já mudou de discurso ao dizer que segundo a sua fonte a GPU do XSS se equivale a do One X, e não, não sei de onde vc tirou que o XSS é mais robusto em termos de memória que o One X, são 12GB com 9 disponíveis pra jogos no One X e 10GB com 7,5GB disponiveis pra jogos no XSS, fora a banda que no One X é de 336GB/s pra todos os 12GB, enquanto que o XSS tem 8GB a 224GB/s e 2GB a apenas 56GB/s.
Não mudei o discurso, a GPU do XSS é no mínimo equivalente a do X1X e tem potencial teórico para passar ela. Essa disputa do RDNA 2 e CGN 2.0 ainda não chegou ao fim, porque é muito difícil fazer comparações objetivas entre gerações diferentes só com as especificações, tem-se de esperar as performances práticas. Quanto a memória RAM, eu expliquei acima o porque mesmo com largura de banda maior não significa melhor perfomance, ainda mais num dispositivo que não pretende rodar na resolução 4k e texturas 4k. Para mim, o maior problema no XSS é a RAM, mas não acho que ela seria um gargalo num futuro próximo.
Nao, e achas exagero dizer que a series S nao vai rodar os jogos como a ONE X roda?… Porque se achas deves informar-te melhor… isso ja foi confirmado.
Não acho exagero algum, pois objetivamente em poder bruto, o XSS é no mínimo um pouco melhor que o X1X. E os focos são diferentes, o XSS já nasceu com o objetivo de jogos a 1440p 60 fps.
Pois, mas a Microsoft ja confirmou que a XsS nao ira suportar os jogos da anterior da geracao como a X One X.
https://www.videogameschronicle.com/news/xbox-series-s-likely-wont-be-able-to-run-xbox-one-x-content-its-claimed/#:~:text=Microsoft's%20lower%2Dend%20next,company%20has%20confirmed%20to%20VGC.
Muito simples… porque custa 299$ em 2022-2023 ja nao correra todos os jogos a chegar ao mercado ao passo que tens uma opcao a 399$ que ainda rodara os jogos mais recentes. O disco e reduzido e o sistema esta desenhado a levar pessoas a gastar dinheiro em cartoes de memoria.
Diz-me so isto… por acaso o Series S vai permitir jogos usados… ou livra-se de todos os defeitos da PS5 DE que afirmas, impedem quem tem PS4 de reaproveitar totalmente o console…
Ou ja te esqueceste que esta consola nem os jogos em modo ONE X roda?
Sabes o que para mim e engracado, ter Brasileiro elogiar uma consola que nem consegue entregar o que a ONE X entregou, a custar quase tanto quanto ela ao mesmo tempo que tem a Series X a ser lancada ao preco da PS5…
E pior, nao ver que a Xbox lanca uma consola subpar para o mercado brasileiro, colocando a de nova geracao a um preco igual ao PS5 , enquanto anterioremente tentava dar um preco convidativo com as consolas verdadeiramente de nova geracao… isto sera sinal da Microsoft a deixar-vos de lado?
É o pior custo x benefício sim.
E sabe o motivo?
As memórias.
A Microsoft colocou no console memórias GDDR6 com largura de banda menor que as memórias GDDR5 do One X, além disso elas vieram em quantidade disponível para os jogos menor também.
Levando isso em consideração não dá para afirmar que um console de 4 Tflops tem apenas 3 vezes menos desempenho que um console de 12 Tflops.
Nesse caso você pode até considerar uma expansão de armazenamento no console de 4 Tflops , porém você jamais terá a largura de banda e a quantidade de memória do console de 12 Tflops.
Ou seja o barato sai caro, porque você aparentemente pensa estar pagando um valor mais acessível por algo que seja de uma qualidade um pouco inferior, quando na verdade é muitíssimo inferior.
Vamos ver quando a situação se normalizar com o vírus chinês e o estoque estiver estabelecido, espero eu, até Q2 ou Q3 de 2021. Historicamente a Microsoft têm praticado melhores preços que a Sony, proporcionalmente falando. Se o Series S ficar mais que 1700 reais de diferença para o PS5 all digital (tendendo a 2000 quem sabe), com o gamepass, é sim um excelente custo benefício. Eu gostei muito de saber que a transferência de um SSD externo para o nvme interno do console é razoavelmente rápido. Um ssd simples de 1TB aqui no Brasil, achas por 650/700 reais, isso com o dólar nas alturas. Quem sabe daqui a 1 ano não se estabilize por 450/500 reais, podendo ser uma excelente alternativa não só para o Series S, como também para o Ps5 e Series X.
O SS pode ser metade do preço do Ps5 digital que mesmo assim não é o melhor custo x benefício. É só olhar que o PS5 entrega mais que o dobro em performance. Agora se realmente for uma pessoa que joga por jogar, de vez em quando, blza.
Eu vejo o Series S como isso; para uma pessoa que joga por jogar, ou para alguém que o vê como um console de transição. Mas concordo, para uma nova geração inteira, esse não é o console definitivo, até porque duvido que nos próximos 3 anos teremos tvs full hd no mercado.
Metade do preço? Onde? Só se for aí.
No resto do mundo a XsX custa o equivalente a 299 dólares, a PS5 DE a 399 dólares.
É mais 33% de preço para cerca de 2.5 vezes mais consola.
Não Mario. Eu me referi caso um dia a SS custar metade do valor do PS5 digital, ainda com esse fato ele não compensa. É o pior custo x benefício da geração, mesmo custando metade do preço.
Aqui Mário. Sony no Brasil é muito valorizado, sem contar a preferência (merito total da sony). Boas chances de, ao normalizar os preços, o Series S ser metade do preço do Ps5, e o Series X ser o mesmo preço ou ate mais barato que o Ps5 all digital.
segura a xenofobia ai campeão com esse papo de vírus chinês.
Onde xenofobia? A origem do vírus é chinesa, cara! Ou você não sabe desse fato? Ele não chamou o povo chinês de vírus para ser xenofobia. Eu hein. Haha
E o virus teve origem onde??? na Groenlandia???
Xenofobia seria se eu predicasse o virus ao povo chinês, e nao ao pais de origem, que foi minha intenção. Mas enfim, desculpa se foi ofensivo e nao colocarei mais essa expressão.
Pessoal, até onde se sabe o vírus foi “ativado” na China. Há estudos que relatam a presença do mesmo vírus , hibernado, em amostras de esgotos de alguns países, entre eles Espanha e Brasil, não se sabe onde foi realmente criado.
Aparenta ser um caso similar a gripe Espanhola, o vírus não surgiu lá, mas devido a repercussão a Espanha ficou conhecida como sendo a criadora.
Mário, só uma correção. São 802GB livre, logo o Sistema Operativo ocupa 129GB (931GB – 802GB).
No SeriesS então teríamos cerca de 465GB – 129GB = 336GB
Deixo so a questao que 825 anunciados pela Sony, podem não ser o espaço total do disco… mas já o disponivel, pelo menos contando a fatia necessaria para manter performance.
É o tamanho do SSD como um todo. O quanto o SO ocupa no disco é a dúvida.
E sabes disso de onde?
Se não estou enganado, a Sony já explicou o por que dos 825GB e isso tem a ver com quantidade de canais utilizados para manter as velocidades super altas.
Nao… o que a Sony explicou é que os 12 canais sao para os 825 GB… Mas nunca referiu o armazenamento total.
supondo que seja o espaco livre o S.O ainda ocuparia em torno de 175GB, pq os sistemas de consoles são tão grandes ??
Nao é so o SO. Mas também a fatia que deve ser deixada livre para manter a performance.
Entendi, no caso do xbox, deve ter um espaço tbm alocado para o velocity, onde deixão as texturas descompactadas para acessar somente o necessario…
Exacto.
Ninguém percebeu ainda como o Velocity e essa parte dos 100 GB funciona. E nem viu a funcionar pois as Série X que estão entregues estão proibidas de correr outra coisa que não seja retro.
Pelo menos, é possivel utilizar o disco USB que você ja tem hoje para jogos da atual geração, e cold storage de jogos de nova geração. E o quick resume também funciona com o disco USB. Futuramente, quando os recursos de armazenamento de nova geração começarem a ser utilizados de verdade, o tamanho dos jogos devem reduzir drasticamente por não ter mais necessidade de duplicar dados no disco.
E possivel mas nao certo… porque a necessidade de repeticao de assets diminui… mas a complexidade dos mesmos aumenta, bem como as texturas.
Resta saber se na PS5 são 825GB para SO e jogos ou se este valor já é de espaço útil. Lembrando que um dos rumores que surgiu semanas atrás dizia que o SO do PS5 ocupava 175GB, logo 825+175 daria os 1TB.
Se isso acontecer o resto do disco não tem a mesma velocidade. O que para o efeito é irrelevante.
Por tudo que está se falando do Series X por quem testou o console, muito animador, parece ser uma bela máquina
Segundo o Alexander Battaglia esses 200gb
tem um puco de quick resume.
https://twitter.com/Dachsjaeger/status/1310627116048945152?s=20
Xbox One X tinha 780GB livre sem quick resume.
Battaglia passando um paninho.
Vocês viram que a retro do Xbox Series X está sendo testada jogo a jogo, como é feito atualmente com Xbox 360 e Xbox clássico?
A Jessica Conditt falou hoje sobre 500 jogos retro no lançamento. Muito aquém do que se esperava.
A retro é testada jogo a jogo porque os clocks de CPU/GPU do SeriesX são fixos. Já no caso do PS5, com o clock variável de CPU e GPU, caso o jogo ainda não tenha sido testado, funcionará na retro com o PS5 acionando o modo PS4 Pro Legacy. Ou seja, no caso do PS5, praticamente toda a biblioteca de 4000 jogos funcionará em day one.
https://www.tweaktown.com/news/75224/99-of-ps4-games-will-be-playable-on-playstation-5-at-launch/index.html
Há alguma contradição quanto a isso. Não tomes isso ainda como certo.
Certo Mário.
Interessante que o site atualizou para 1000 jogos. Agora me faz mais sentido, já que juntam-se os 600 jogos de Xbox 360/X disponíveis atualmente com cerca de 400 jogos de Xbox One testados no Series X.
https://www.engadget.com/xbox-series-x-first-look-video-preview-130102895.html
Comparaçao ao ligar entre a xbox one X e a Serie X
https://twitter.com/tomwarren/status/1310625351786090496?s=21
O X1X demora muito para ligar pela primeira vez no dia (sem estar em stand-by). Parece que isso finalmente foi resolvido com o SSD.
20 segundos é uma grande melhoria. Mas a One era muito, muito lenta a arrancar, especialmente se a compararmos com a PlayStation.
Tanta coisa boa pra se falar vamos se apegar a tamanho do disco ?
Já leram o artigo de análise da DF ?
O console é simplesmente sensacional um poder bruto absurdo.
Já a testaram em jogos novos? Não vi. O que tinha lido é que só poderiam correr retro. E sendo possível tirar-se partido da nova performance (podia não se poder), retro claro que é melhor. Tem mais do dobro do GPU, quatro vezes mais CPU e um SSD.
Onde está esse artigo com teste a algo que não seja retro?
E o controle também.
https://twitter.com/JeffGrubb/status/1310581556608552962
Se vou me arrepender ou não, sei lá, mas garanti meu Series X e Cyberpunk 2077, Novembro promete aqui kkkk
Parabéns Fernando, mesmo com todos os questionamentos que levantamos sobre ps5 e SX no fim não tenho a menor dúvida de que são belas máquinas e logo logo veremos jogos incríveis.
PS: resolvi segurar a vontade e jogar cyberpunk quando sair a versão nextgen kkkkkk
Por tudo que vejo de Cyberpunk, não faço idéia como vão fazer os consoles base rodarem esse game
Não tens porque arrepender. Duas boas compras.
Espero me surpreender e ver o armazenamento do ps5 próximo dos 700 GB xD
Oi, eu não sei se foi comentado antes, mas a DF relatou na matéria do XSX que a RDNA 2 tem 25% mais performance que a GCN somente? Desculpe a postagem sem relação, mas foi algo que me deixou desconfiado sobre a arquitetura… e assim como o soc do XSX (Hot Chips), apresentou algo bem parecido com a rdna 1…
Ou rdna 2 é uma mentira, ou é rdna 1 com Ray tracing e pouca coisa a mais, ou Xbox só tem Ray tracing de rdna 2. Vamos aguardar a Sony… Mas se ela desenvolveu RDNA 2 junto a AMD, creio que as personalizações podem ser maiores do lado do PlayStation e os 12 do SX possam significar o mesmo que os 10 do ps5 na prática.
Eu também não percebi. 25% só se for sobre o RDNA 1 porque de resto não estou a ver de onde vem esse número. A não ser (teoria da conspiração) que a One sendo polaris com influências Vega, a série X seja tenha como base a RDNA 1.
Mas estou a ser mauzinho. Isto é um mal entendido qualquer.
Ou embargo dos ganhos de arquitetura RDNA 2, que só será apresentado no final de outubro. Vai saber né.
Jason Ronald falou sobre os 25% RDNA 2 nesse artigo para o The Verge.
“Com o RDNA 2, obtemos basicamente um aumento de desempenho de 25% em relação ao GCN, sem nenhum trabalho dos desenvolvedores”, afirma Ronald. “Há uma quantidade significativa de eficiência que estamos obtendo do RDNA2 em relação ao GCN. Em seguida, olhamos para outras coisas, como usar float 16 ou sombreamento de taxa variável, e estamos vendo benefícios de desempenho da ordem de 10-20 por cento disso também.”
Isso deve significar que o desempenho bruto da GPU no Xbox Series S é semelhante ao do Xbox One X, mas a resolução alvo é 1440p em vez de 4K. É por isso que o Xbox Series S vai rodar jogos projetados e aprimorados para o Xbox Series X, junto com versões do Xbox One S de jogos que não foram ajustados em vez de títulos do Xbox One X aprimorados.”
https://www.theverge.com/2020/9/17/21441174/xbox-series-s-next-gen-gaming-performance-gpu-memory-hardware
Mas se o RDNA 1 já batia o GCN em cerca de 60%, que raio de frase é essa?
Se isso for verdade fico a lembrar daqueles que espalharam FUD falando do PS5 ser RDNA1 ou RDNA1.5.
E se for verdade fica mais econômico pegar o melhor chip RDNA1, customizar e lançar um aparelho com muitos TF a um preço baixo.
E tudo isso pode fazer sentido caso aquele antigo rumor de que a Sony auxiliou no projeto do RDNA for verdadeiro.
mas são só suposições.
Não podemos, e nem devemos ir por aí.
Isso é FUD!
Mas disse isso porque? Porque efectivamente a XsX é uma RX5700 com 52 CU e RT… E nesse caso o RDNA2 é igualzinho ao 1, metendo só a mais o RT.
O que eu quis dizer no primeiro parágrafo é que aquilo que tanto apregoam no PS5 pode ser uma característica do seu plástico preferido, logo vergonha passarão.
E no segundo parágrafo, caso seja realmente a base RDNA1, sai mais barato pegar uma GPU potente de geração anterior, customizar e lançar um console com muitos TFs a um preço baixo.
Mário, se possível assista apenas 33 segundos do vídeo abaixo, entre os minutos 4:45 e 5:18, e veja se o que este Senhor diz é coerente.
https://www.youtube.com/watch?v=vN0yLPef-FY
No meu entendimento, a memória assíncrona ocorre no Xbox Series S porque você tem 4 módulos de memória 2GB + 2GB + 2GB + 4GB, sendo que para realizar a intercalação de memória (interleaved memory), precisa ter o mesmo espaço de endereçamento em todos os módulos, no caso 2GB + 2GB + 2GB + 2GB, a 224GB/s no total. E os 2GB restantes entram em outro espaço de endereçamento do módulo de 4GB, a 56GB/s.
O mesmo raciocínio vale para o SeriesX, mas com 10 e 6 módulos ao invés de 4 e 1 módulo.
Este senhor apresenta um sistema clássico de paginação (memória física e virtual) dizendo que a preocupação dos desenvolvedores é que eles não vão saber quais ativos estarão dentro da largura de banda 56GB/s.
Achei um raciocínio bastante confuso e sem sentido.
O que pensas à respeito?
Não me parece que o que este senhor diz seja aplicável, por dois motivos.
O primeiro é que o OS ocupa 2.5 GB, e isso quer dizer que se ele se instalar na memória lenta, a série S gasta logo os 2 GB com 56 GB/s, e ainda vai gastar 500 MB da outra memória.
Isso quer dizer que na S os devs não se vão preocupar com a questão de em que memória estão as coisas pois elas estão forçosamente na memória rápida, e qualquer problema de abrandamento do sistema pelo uso da memória mais lenta passa a ser uma situação gerida inteiramente pelo sistema operativo, que certamente estará criado para minimizar isso.
E só isto é suficiente para não perceber sequer a abordagem usada.
Poderíamos era dizer que esse problema existe na série X, uma vez que esta consola ainda tem 3.5 GB acessíveis na memória lenta. Mas mesmo aí o que ele refere não me parece aplicável pelo outro motivo.
E este segundo motivo é que os programadores mapeiam a memória toda. Tudo o que é informação que entra na RAM é direcionada para locais previamente definidos. As ferramentas das consolas são precisas ao ponto de permitir isso, e isso ser usado regularmente. O Mark Cerny referiu isso no The Road to PS5.
Sendo assim, o uso da memória virtual não me parece que tenha nada a ver com a memória física, pois são coisas diferentes, e não me parece que a memória virtual limite o mapeamento da física.
Nesse sentido, e especialmente porque ele falava da S, não percebo o que ele está a dizer.
As preocupações dos devs com a memória assíncrona existem, mas quando se fala em prender a geração tem a ver com a menor quantidade de RAM, o facto de a RAM dedicada ao CPU acabar por ser pouca na S, o que depois passa como limite para cima, e o facto de não se poder brincar livremente com resoluções e reconstrução de imagem devido às existência da S.