Os rumores que correm nos foruns sobre a Xbox série X ter partes que são RDNA 1, não tem qualquer fundamento!
Há certas situações que não se compreendem. Quando o fabricante da consola refere que a mesma é RDNA 2, e quando o produtor do APU refere o mesmo, estar a bater no ceguinho alegando o contrário é algo doentio e que não faz qualquer sentido.
A internet está cheia de pseudo intelectuais da treta. Que juram, afirmam, atacam e chegam mesmo a ser agressivos, sem realmente estarem informados sobre o que estão a falar. É triste, mas uma consequência do mundo de desonestidade em que vivem e onde nada nem ninguém é de confiança. E nesse aspecto a Microsoft não se pode queixar, pois deita-se na cama que faz após encher os seus fans de promessas desde 2015, sem que tenha cumprido com elas, e a desconfiança existe.
Mas a realidade é que aqui, não só é hardware e não software, como a Microsoft não é a única a falar. E a AMD tambem veio a público! E nas declarações de ambos, o APU da série X é RDNA 2. E nesse aspecto a conversa termina aqui! A Xbox série X é FULL RDNA 2!
O RDNA é uma nova arquitetura, composta por um determinado “feature set”, ou conjunto de características que podem ou não estar presentes. O RDNA 2 é a mesma coisa! Basicamente a estrutura base é melhorada face ao RDNA 1 para permitir que o leque de características do GPU possa ser alargado.
A Xbox é baseada nessa nova estrutura base, e possuindo ou não todas as características possíveis de serem adaptadas pelo RDNA 2, ela é por esse motivo um GPU RDNA 2. O resto são personalizações e escolhas da marca no sentido de balancear o custo do seu produto final.
Nesse sentido podem existir diferenças entre a Xbox e a PS5, mesmo sem que isso implique o uso de tecnologias que só venham a existir no RDNA 2. Ambas as marcas pegaram no conjunto de características existentes no RDNA 2 e adotaram ou dispensaram o seu uso no seu GPU. Isso quer dizer que as diferenças podem existir, mas sem que isso implique que o GPU A ou o GPU B sejam ou deixem de ser RDNA 2.
Esperemos que isso fique claro, e que dessa forma o assunto que está a ser alvo de comentários morra de vez. As novas Xbox , tal como a PS5, SÃO RDNA 2!
Ainda estou na dúvida, o meu pasteleiro afirma a pés juntos que é uma versão extreme de GCN.
E de massa percebe ele.
Mas ainda tem tolos que brigam com a realidade ?
O que realmente me incomoda são alguns transformarem HIPÓTESES em AFIRMAÇÕES. E infelizmente isso é algo extremamente comum no flamewar. A gota d’agua para mim foi ver youtubers divulgando que a retro do PS5 seria apenas com os 18 jogos da PSN Plus Collection. As pessoas se aproveitam de lacunas nas informações e constróem afirmações de acordo com o que querem que seu público acredite.
E infelizmente o público no geral acredita. Ontem mesmo andaram a espalhar que a versão PS5 de Battlefield 5 rodará em 1800p. Mesma situação, o texto discutia uma hipótese, alguns aproveitadores fizeram afirmações, e o público acredita cegamente no que tais aproveitadores dizem.
Então tenho adotado a postura de no twitter postar apenas AFIRMAÇÕES, sejam minhas ou de fontes que confio. E as HIPÓTESES eu deixo para discutir em comentários no GAF ou por aqui. Infelizmente nem todos possuem preparo para discutir hipóteses de forma serena.
Eu disse na outra notícia que já podíamos partir para a próxima tentativa de derrubar a Xbox que iria surgir na internet e foi mais rápido do que pensei. Tem outro por aí também que é sobre não conseguir fazer Ray Tracing, embora eles já tenham mostrado Minecraft correndo na forma mais pesada de ray tracing que existe em 1080p flutuando entre 30 e 60fps. Uma demo que geralmente é apresentada na RTX 2080 utilizando DLSS.
Sobre o RDNA 2, os consoles não são exatamente o mesmo produto de prateleiras que a AMD vai lançar em alguns meses. É muito comum algumas coisas estarem nos consoles e outras não. Existem exemplo na atual geração. Para o Xbox One a Microsoft personalizou todo o processador de comandos da GPU criando algo que não existe nas GPUs de PCs por que não faz sentido lá. No Xbox One X, a Microsoft utilizou Polaris assim como o PS4 Pro, mas optou por não ter suporte ao 2xFP16. No Xbox Series X, a Microsoft está utilizando o hardware VRS e o Mesh Shaders que a AMD está inserindo, mas não utiliza o smartshift. Do mesmo modo, o suporte a Int8 e Int4 pode ser algo que eles adicionaram de forma personalizada para suas pretensões de utilização de machine learning para a inferência de resolução, que eles mencionaram no hot chips, o que é o mesmo que a NVIDIA faz com o magnífico DLSS.
Da mesma forma, o PS5 também tem suas necessidades de design específicas e pode ter abordagens diferentes para recursos semelhantes.
Fernando, há coisas que não podemos criticar. Apesar de sabermos muito bem que a consola tem capacidades de Ray Tracing, estamos a 19 dias do lançamento e não vimos nada com RT a correr na consola excepto essa demo do Minecraft.
Diga-se que essa demo era Path Tracing, o RT mais completo que existe, mas era no Minecraft… Um jogo geometricamente do mais simples que pode existir, e era 1080p 30 fps. Ou seja algo ao nível das RTX da NVIDIA.
E não tendo sido mostrado mais nada e com a PS5 a mostrar RT em quantidade a 4K 30 fps e a Microsoft a referir que o seu RT será acrescentado à posteriori via Patch, é natural que as pessoas falem que algo se passa.
Se passa ou não, será depois outra coisa, mas que é estranho a Microsoft não mostrar nada a correr na X, e muito menos a correr com RT, é! Isso não pode ser ignorado.
E não havendo mais nada mostrado… As pessoas falam e especulam.
Já diz o ditado: quem sai à chuva… Molha-se. É algo natural!
Agora concluir sem dados é que crítico!
Referir esta realidade, ok! Especular problemas, ok! Concluir… Não! Não é correcto pois não há dados.
Mas o Phil Spencer perante este cenário andar a desvirtuar o RT, as constantes remoções de referências ao RT em jogos, e a publicidade da consola não fazer ênfase ao RT, são coisas que não ajudam nada.