Como sabemos a ideia das consolas é obter o máximo de performance, pelo menor custo. E algumas alterações acrescentam mais custo do que oferecem performance.
Analisar os Raios X não é uma ciência. Neles vemos densidade, e por comparação visual com o conhecido, podemos concluir, ou extrapolar sobre o que lá está.
E apesar de tal não nos mostrar o que o silicio consegue fazer, a estrutura das coisas, essa pode ser analisada pelo Raio X.
E isso foi o que Locuza, um analista de chips, fez:
PC RDNA2 should look differently.
They only use one primitive unit and one rasterizer (rasterizer with twice the throughput).
So in that regard both the PS5 and XSX/XSS are structured like RDNA1 designs from AMD.
(Yes, RDNA”1.5″ confirmed for both 🤡, sarcasm is here)16/x pic.twitter.com/Et7FN453Bi
— Locuza (@Locuza_) August 28, 2021
Segundo ele, a estrutura dos Workgroups nos Chips de ambas as consolas segue ainda a disposição do RDNA 1, o que a torna algo diferente do RDNA 2 puro. A maior diferença é o uso de duas unidades primitivas e dois Rasterizadores por Shader Engine, ao passo que o RDNA 2 usa apenas uma unidade de cada, com o dobro da capacidade de input/output.
Isto significa que as consolas, talvez por uma questão de custos, não seguem o padrão RDNA 2 existente no PC, e por esse motivo, Locuza brinca, chamando-as de “RDNA 1.5”.
Note-se que “RDNA 1.5” está entre parenteses, o que significa que a ideia não é levar a coisa à letra, uma vez que o RDNA 2 não se define por aqui. Mas o certo é que esta é uma diferença estrutural, que as distingue do RDNA 2 puro tal e qual existe no PC.
No título está Xbox One e deveria ser serie X
Na PlayStation já tinham dito logo no lançamento que não seria full RDNA2 mas sim uma versão personalizada, já na Xbox diziam que seria full mas no entanto acho que será algo idêntico ao da PS5
O que seria um Full rdna 2? Uma placa de vídeo de Pc dentro do console?
Acredito que a intenção era dizer que o concorrente investiu menos em tecnologia no console, coisa que não parece ser o caso, pois o que se tem visto na prática é a insignificância na diferença de desempenho na maioria dos casos, e até a superioridade do modelo dito “inferior” em alguns casos.
Mário tens algum artigo na calha acerca do suposto aquecimento da nova versão da PS5 e de toda a polémica em redor do Austin Evans?
Que polémica?
Um youtuber que mediu mais 3 ou 4 graus na exaustão da PS5, sem medir a temperatura dos componentes?
Sabas que se comprares uma placa gráfica de uma marca e outra igual de outra marca, as temperaturas de exaustão são diferentes?
Sabias que uma mesma marca tem vários sistemas de refrigeração para um mesmo modelo de GPU, todas com temperaturas de exaustão diferentes?
No dia que isso for polémica, eu publico.
Lembrando que ele fez a medição com app de celular e não com equipamento com função mais dedicada e profissional. Pô, medidor de temperatura com temopar tem a venda bem baratinho no AliExpress, aqui em casa tenho 2, um com 2 entradas e outro com 4.
Se ele quisesse ser um pouco mais profissional compraria um com duas entradas e colocaria o termopar pelo menos no dissipador de cada PS5, ligava os 2 ao mesmo tempo e veria o resultado.
Mas ele se acha o engenheiro e já fez outro vídeo dizendo que está certo:
Enquanto isso o cara da DF diz que, sem abrir, não notou diferenças de funcionamento isso para mim é: se tens um dissipador menor, um cooler com menos pás e não houve diferença em uso comparado ao modelo original então juntei um mais um e determino que a revisão está sendo mais eficiente
Uma coisa é não ser do teu interesse, outra é não ser polémico, são coisas diferentes, a proporção que isto tomou, torna-o um assunto de facto polémico.
Eu percebi desde logo a ignorância e a aldrabice do ”expert” que fez o ”teste”, e como sei que tens um conhecimento técnico muito acima da média, pensei que seria divertido desconstruir tudo isto e até aprender um pouco mas parece que não.
Galvão… eu nem sei por onde pegar. A coisa é um disparate de tal forma pegado que nem tem ponta por onde pegar.
A partir do momento em que tens uma ventoinha com mais pás, vais movimentar mais massa de ar… se o volume aquecido é mais concentrado, juntas A+B e tens mais temperatura.
Mas isso aplica-se num modelo de GPU PC com uma ventoinha, e num modelo do mesmo GPU com 2 ventoinhas, e num com 3. O calor expedido vai ser diferente. Mas o calor gerado… é o mesmo! O que é relevante não é a temperatura que sai da caixa… é a temperatura que os chips atingem. E isso ele não mediu!
Para além do mais, não é um youtuber, com um smartphone que vai colocar em causa o trabalho de engenheiros de térmica. Se o que ele fez fosse colocar abrir a caixa, remover os disspadores, colocar sensores nos chips, repor tudo e medir… aí sim, a coisa seria válida nas diferenças (apesar que teríamos de ver se mesmo assim 3 a 4 graus seria suficiente para colocar em causa os chips uma vez que eles operam optimamente até determinados valores, e mais grau menos grau pode ser importante, mas igualmente irrelevante?.
Por exemplo, o meu Ryzen 9 com o cooler Wraith de origem da AMD atingia nos picos máximos os 82 graus… Com este Noctua que uso, não passa dos 72… E apesar dos 10 graus de diferença, nenhum deles coloca em causa o CPU pois ele opera otimamente até aos 90.
Obrigado por responderes.
Sabes o que é mais caricato nisto tudo?
É que este Austin Evans que afirma que 56º na PS5 podem encurtar a vida da consola e até a perdas de performance, é o mesmo Austin Evans que ficou impressionado com os mesmos 56º na Series X, o mesmo que foi a Redmond com a DF ver e desmontar a consola…
Quanto mais temperatura, menor a vida do componente. Mas estamos a falar da temperatura de operação, não da que medes na exaustão. Como disse ele deveria ter medido a temperatura nos chips para afirmar isso, e não a temperatura da massa de ar expelida.
Como disse, a vida útil de um componente electrónico é afectada pela temperatura, mas o que é relevante é saber a temperatura de junção. Essa é a única que é relevante! Essa é a que afecta a vida útil, e não a temperatura da massa de ar expelida.
Sim, é certo que ela é afectada pela temperatura envolvente, mas a temperatura de junção a partir da qual componente é afetado é bastante alta nos componentes atuais. A AMD refere que os seus produtos trabalham normalmente com temperaturas de 110 graus.
https://adrenaline.com.br/noticias/v/60054/amd-diz-que-temperaturas-de-110c-na-serie-rx-5700-sao-esperadas-e-normais
Ora a PS5 não atinge estes valores… E a temperatura de exaustão medida de 56 graus é quase metade disto, pelo que o que contribui para o aumento da temperatura é pouco ou nada face a esta tolerância.
Eu quer-me parecer que estamos perante um caso de total e completa ignorância.
Tu já viste, ou deves ter visto, um vídeo antigo, onde a ventoinha da consola era desativada. E ela continuava a funcionar sem problemas. Apenas passado algum tempo ela dava um aviso de temperatura, mas sem desligar. E continuava a subir dando um total de 3 avisos antes de pedir para desligar.
Perante isto, e a realidade que em projecto, e para uma primeira revisão tu, por segurança e desconhecimento do que vais encontrar, sobredimensionas todos os sistemas de dissipação, a nova revisão da consola está perfeitamente ok.
Como é que tu julgas que,em cima do lançamento, a Microsoft fez overclock à One? Exactamente porque a margem de segurança térmica de projecto para a primeira revisão era muito alta, e permitiu isso.
E mais uma coisa… A nova consola, tal como a antiga, tem sensores de temperatura que ativam e aceleram a ventoinha em caso de aquecimento. Há relatos da ventoinha da nova consola acelerar? Não! Ele mesmo diz que não.
Sendo assim, onde está a questão?
Com isto tudo, tens um artigo sobre isso para amanhã.
Suposto porque?
A medição feita comprovou que está esquentando mais a saída de ar do modelo novo. E isso é tão fato quando o motivo pelo qual se descobriu na análise do Austin e Richard, um dissipador com componentes menos nobres e menor e um ventilador com de melhor capacidade o qual desempenha um resultado superior em tirar o ar quente do console segundo Richard da DF.
Como o console apresentou o mesmo desempenho no teste em Control no qual ele bateu o mesmo valor se consumo do anterior modelo em um stress test neste game (214w) e o console se manteve silencioso ainda sim, eu acredito que não há polêmica aqui, havia margem pra tal mudança e isso não significa que o console vai ter menos Performance como já foi provado e que vai durar menos tempo (o que ainda precisa de provas)
eita.
imagine então o xbox SS que tem quase 15 graus mais na exaustão que o PS5 :p
O mesmo não viu problema em relação a isso
Uma coisa que eu vou comentar, eu bem acho que foi por causa da temperatura que todo mundo foi para cima desse cara.
Foi por causa do “o clock vai cair r dar lag” e “o SSD vai ficar quente e diminuir de velocidade”
Todo mundo já tá de saco cheio de ter passado o ano de 2020 inteiro com fanboy de Xbox buzinando essas groselhas aí pela internet
Sabemos que os consoles usam chips personalizados, Sony com mais personalizações no caso, considerando que a afirmação do locuza seja verdadeira, isso afeta o desempenho de ambos ?? ou sera um corte feito para economizar e manter o desempenho face RDNA 2 ?
Nada… As marcas optaram por manter isto porque pouco ou nenhum impacto possui, poupando uns cobres. Se fosse relevante teriam alterado. Quem altera chips para performance não descuida o que é relevante.
Fomos todos enganados 🤬
No fim o Fud era verdadeiro e o PS5 realmente é RDNA1 ou “RDNA 1.5”
Mas o maior estelionato é o de que o XSX seria Full RDNA2 😱🤡
E agora, como ficam os consoles diante tal diferença para o verdadeiro RDNA 2 presente somente no PC?
Não teria que rolar essa discussão. Os consoles tem uma arquitetura pra eles que é melhor que o Pc com as mesmas configurações e RDNA 2 Full. Discussão besta e de cara que tá 30 anos atrasado.
Sério que vc tá explicando isso ainda? Ps5 não é Rdna 2, é algo diferente, baseado em rdna 2 e tem coisas que podem aparecer em rdna 3. Alguém não entendeu essa porra ainda?
Respira
Tô tranquilo. Quem tem que respirar é você, já que parece se incomodar com um comentário meu de coisa óbvia. Leia mais pcmanias, não seja mais um ignorante.
Como dizes, as consolas são e sempre foram hardware personalizado e não componentes de prateleira. São alteradas para se ajustarem às necessidades e alteradas de acordo com necessidades dos devs. Nem tudo justifica personalizar, nem tudo justifica atualizar. O resultado é sempre um produto que é híbrido, entre as duas gerações préviamente existentes e até com situações inovadoras não existentes em nenhuma dessas gerações, que podem vir a aparecer na geração seguinte.