De acordo com os os últimos dados, a situação atirou offline basicamente todas as consolas Xbox, incluindo relatos de consolas definidas como “Home console”, e que deveriam poder funcionar offline.
Se estivéssemos num mundo dominado pelo Gamepass e Xcloud, então teríamos de dizer que no fim de semana passado tinhamos tido uma Xbox completamente morta. Os problemas com a rede da Xbox, que se arrastaram por quatro dias, criaram problemas de conexão à rede da Microsoft, e isso levou a que muitos jogadores ficassem incapazes de usar a sua consola para jogar.
A situação começou na sexta feira, dia 6 de Maio, à noite, e após as primeiras queixas o problema foi reconhecido pela Microsoft no Twitter. De inicio os problemas começaram logo por caracteristicas principais, nomeadamente a capacidade de comprar, de jogar ou de fazer stream de jogos. Tudo caiu!
Mas apenas uma horas depois a Microsoft apareceu com uma solução: Uma solução que mostra bem onde estão as suas prioridades! Foi lançado um fix que permitia aos jogadores… continuar a comprar jogos.
Mas quanto ao facto de os jogadores não poderem jogar ou fazerem stream… nada!
Até que, como dizem os americanos… A merda bateu na ventoinha.
Durante o Sábado a Microsoft fartou-se de enviar comunicados dando a conhecer “todos os utilizadores já devem poder lançar os seus jogos” e “Estamos conscientes que alguns jogadores não consegue… lançar os jogos”, que se repetiam sucessivamente.
We’re aware that some users are unable to purchase games, launch games or start Cloud Gaming sessions. Our teams are investigating. Please keep an eye here and on our status page for updates. https://t.co/kQKp1LYR4o
— Xbox Support (@XboxSupport) May 7, 2022
Players should no longer be seeing issues when it comes to purchases, launching games, or joining Cloud Gaming sessions. Thanks for being patient. Happy gaming! https://t.co/WTAzvBkgcY
— Xbox Support (@XboxSupport) May 8, 2022
Pela 1:30 da madrugada de Domingo os problemas aparentaram acalmar, apesar que não em todo o mundo. Os servidores Europeus continuavam com problemas, o que arrastou a situação para segunda feira, o quarto dia com problemas..
Ora quando os serviços falham , por norma isso afeta os jogos multijogador, os voice chats, e mesmo o streaming. Mas neste caso os problemas afetavam o arranque dos jogos.
Mesmo jogos retro sofriam do problema com o erro “The person who bought this needs to sign in,”.
Olhando para trás, em Novembro de 2020, no lançamento das Xbox Series X/S já tinha havido um problema semelhante de conexão à Xbox network. Mas nessa altura, o colocar a consola como “home Xbox”, permitia jogar offline. Mas desta vez, sem explicação sobre o sucedido, houve casos em que isso não aconteceu. Nesse sentido, alguns websites instaram a Microsoft a comentar o motivo do sucedido, mas sem sucesso.
O resultado… A discussão severa nos foruns de discussão (que curiosamente não foi acompanhada pelos media que, estranhamente, se mantiveram maioritariamente calados), levantando a questão do DRM do always online e das limitações severas que isso cria.
A realidade é que esta situação deu achas para a fogueira na discussão de um tema que a Microsoft levantou em 2013, com a revelação da necessidade de as consolas Xbox One terem de se conectar à internet pelo menos uma vez a cada 24 horas. Uma situação que deu polémica e obrigou a Microsoft a remover a restrição.
Mas 9 anos depois, percebeu-se que afinal atualmente nem 24 horas de tolerância há, e que sem acesso aos servidores… a Xbox pode ser um pisa papeis, uma situação que só tem tendência a piorar pela cada vez maior dependência da Microsoft em serviços online.
O mais curioso é que isto já se sabia, mas no entanto tudo tentava ignorar a realidade.
Eis um post com 2 meses que mostrava já essa realidade.
This is incorrect, 90% of PlayStation discs DO NOT require any form of internet to play, this requirement effects almost all commercial releases. We test almost every commercial release, Xbox meanwhile virtually 95% of games require the internet to function from disc
— Does it play? (@DoesItPlay1) March 18, 2022
Que os servidores falham… já todos sabemos. Mas o problema não está na falha… está no facto que o futuro digital que a M;icrosoft propõem não possui salvaguardas para isso. E quando uma consola fica completamente impossibilitada de ser usada por causa de um problema menor nos servidores… algo está mal!
Tenho uma série s , não me fez muita diferença pois só a utilizo para multimédia practicamente.mas dei por ela pois não conseguia download da APP do Netflix e outras…ainda cheguei a pensar que fosse do meu lado mas tinha acesso a NET …vi logo que era dos serviços..ficou a consola só para ir a NET .
Off: Pessoal, esta semana vou estar todo o dia (todos os dias) em formação na escola de Tecnologia… Nesse sentido poderei (e deverei) ser lento a aprovar comentários.
Off topic: Saiu o catalogo da nova psn now. Achei o catalogo tão bom que fiquei preocupado. Pode ser um incentivo pelo lançamento, mas não esperava tanto games da Sony. Vamos ver como será a atualização do catalogo.
Isso que não mostraram nem metade do catálogo ainda.
Uma coisa que não percebi na hora é que a versão do miles morales é a do ps4. Agora faz mais sentido a lista. Visto que a versão do ps5 continua a vender muito.
Vários jogos estavam com PS4/PS5 em suas versões
Também achei o catálogo muito bom, e como provavelmente vai se juntar com o legado da psnow que já tem vários jogos bons, deve ficar legal.
Acho que só o catálogo de PS1 e PS2 ficou meio “devagar” (embora colocaram Tekken 2 e Syphon Filter, dois jogos que eu adorava lá na época de PS1), mas devem incrementar bastante ao longo do tempo. E também foi divulgado que alguns jogos clássicos receberão melhorias visuais e de performance, então está legal.
Eu devo assinar, mas não consigo consumir muitos jogos em pouco tempo, e além disso costumo dar prioridade em comprar e jogar os lançamentos do meu gosto (por ex, eu não deixaria de comprar e jogar o Horizon Forbidden West só porque assino um serviço que me permite jogar outro jogo de menor interesse da minha parte). Mas mesmo assim vale a pena, principalmente pelos jogos que não compramos no lançamento por quaisquer que sejam os motivos.
Pelo que tem a Eurogamer o Ubisoft + será integrado ao Plus.
Nota: Continuarei a assinar somente a versão mais barata devido jogar online.
Eu te respondi a mensagem na psn.