Naturalmente a ausência da Sony fez-se sentir na cobertura da imprensa. Mas se tal afectou as referências à plataformas e à marca, tal não afectou as referências à Playstation 4 em si, que continuou a dominar os temas dos artigos publicados.
Os dados que se seguem chegam-nos da ICO partners, uma empresa de consultoria e de análise de mercado relacionada com jogos online.
Tal como é hábito, sempre que há uma presença numa feira, esta empresa faz uma análise automática de artigos publicados na internet com referências à E3 e às várias marcas, e publica os resultados. Os artigos abrangeram o período de 9 a 16 de Junho!
Ora como consequência da ausência da Sony, a Microsoft conseguiu ter uma cobertura nos media bastante superior às da sua concorrente!
Quadro 1:
Como se vê, tomando o número de artigos sobre a plataforma Xbox como 100%, a Nintendo teve um número de artigos que correspondeu a 82% desse valor (o maior da sua história recente), e a Sony decaiu bastante, para apenas 76% desse valor.
No entanto esses 76% são de destacar, não fosse pelo facto de a Sony não ter estado presente na feira! Seria por isso de se esperar uma quebra maior, mas tal não sucedeu!
Saindo das percentagens e indo para o número de artigos, o que existiu com referência à E3 a a pelo menos um dos três grandes foi o seguinte:
Quadro 2:
Destas referências podemos separar aquilo que não foram artigos com referências multi marca, e nesse caso ficamos com o seguinte gráfico:
Quadro 3:
O domínio das marcas presentes na E3 é claro, com especial predominância para a Xbox. Apesar de tudo a cobertura feita à ausente Playstation é notória, mas como se percebe a Playstation é a que cai mais ao ser a que , naturalmente, possui menos artigos a falar exclusivamente dela.
O que é totalmente surpreendente é quando vamos dividir as referências às consolas pelos modelos respectivos. E aqui vemos que, apesar da menor cobertura da Playstation, a PS4 foi a consola mais abordada nos artigos sobre a E3.
Quadro 4:
Estes são valores surpreendentes. Compreenda-se que falar sobre o apresentado na E3 é o normal, e isso deu os holofotes à Microsoft e Nintendo. Agora o que se torna surpreendente é que a consola mais abordada se tenha mantido de forma destacada a PS4, quando a Sony nem esteve presente na feira.
A Switch tomou a segunda posição, algo que associamos à excelente apresentação da Nintendo e a Xbox One o terceiro. Somando as consolas da mesma marca temos os valores do quadro 2.