Um serviço que rende 291 milhões em receita por mês. É bom ou mau?
Um relatório da Microsoft revela que os utilizadores do Gamepass pagaram em média 9,26 dólares mensais. Com o serviço a ter cerca de 25 milhões de assinantes tal equivale a uma receita mensal de 231.5 milhões.
231 milhões num serviço destes é algo bom ou mau?
Para uma resposta a essa pergunta era necessário saber que percentagem desta receita é lucro, e comparar lucro com lucro. Algo que não conseguimos fazer pois a Microsoft não fornece esse dado.
No entanto há algo que podemos comparar:
O Gamepass possui cerca de 200 jogos (serão mais, mas fiquemos pelos 200).
Todos os jogos que estão no Gamepass, com excepção dos jogos Xbox mais antigos, receberam dinheiro para lá estar. Já do lado de um mercado tradicional não só esse custo não existe, como quem recebe é o detentor da plataforma! 30% do valor de cada transação efetuada por terceiros na sua plataforma!
Resumidamente o que isto quer dizer é que, num caso de igual receita face ao mercado clássico, um serviço como o Gamepass tem menor lucro pois tem de pagar aos produtores dos jogos ali presentes. Ou seja, o nível de despesas para igual receita, está longe de ser igual.
Eis alguma da despesa revelada em documentos de tribunal que a Microsoft teve para colocar alguns jogos no Gamepass:
- Lego Star Wars: The Skywalker Saga: $35 milhões
- Dying Light 2: $50 milhões
- City Skylines 2: Desconhecido
- Red Dead Redemption 2: $5 milhões por mês
- Dragon Ball: The Breakers: $20 milhões
- Just Dance: $5 milhões
- Let’s Sing ABBA: $5 milhões
- Return to Monkey Island: $5 milhões
- Wreckfest 2: $10-$14 milhões
- Baldur’s Gate 3: $5 milhões
- Gotham Knights: $50 milhões
- Assassin’s Creed Mirage: $100 milhões
- Suicide Squad: Kill the Justice League: $250 milhões
- Star Wars Jedi: Survivor: $300 milhões
- Mortal Kombat 1: $250 milhões
- Grand Theft Auto 5: $12-15 milhões por mês
- Blood Runner: $5 milhões
- Net Crisis Glitch Busters: $5 milhões
No tocante aos jogos First Party, um mercado clássico gera 80 euros de receita adicional por cada cópia vendida. Já com um Gamepass e os jogos Day One, o valor gerado não se altera e mantem-se igual ao gerado pelos pagamentos da mensalidade do Gamepass. Por outras palavras, a receita poderá não ser diferente da que existia antes da colocação do jogo no serviço! Basicamente os exclusivos deixam de ser uma fonte adicional de receita, para serem uma forma de manter os clientes no Gamepass, ou tentar subir os mesmos, e consequentemente as receitas.
Ora uma compra de um jogo A ou jogo B, pode levar a que quem os adquiriu não compre o jogo C ou o D. E isto por dois motivos, o custo adicional, e o facto de o seu tempo livre estar já tomado com um ou dois jogos.
Mas no Gamepass a coisa é pior. Se é verdade que aceder a outro jogo não traz qualquer custo, o certo é que há sempre oferta já incluída no pagamento para ocupar o utilizador. E consequentemente este não sente a mesma necessidade de adquirir um jogo fora do serviço que sente quem não tem tal serviço.
Assim sendo, a consequência é que as vendas são canibalizadas, e a receita do Gamepass não diz a verdade toda sobre as finanças da consola uma vez que o uso do serviço implica potenciais cortes na fonte de receita que são as vendas.
O que já concluímos então até agora?
- Que uma mesma receita num serviço como o Gamepass face a um mercado de vendas clássico, não se traduz no mesmo lucro.
- Que os exclusivos num serviço como o Gamepass podem não aumentar a receita, e servem apenas para manter ou tentar subir a mesma. Já num mercado clássico, as vendas dos exclusivos são receita adicional.
- Que a receita de um serviço como o Gamepass pode ocultar perdas de receita em vendas, pelo que as Finanças necessitam de ser analisadas como um todo e não apenas a parte para se perceber os reais ganhos… se algum.
Teríamos mais a dizer, mas a realidade é que os nossos receios sobre o futuro que pode trazer um serviço como o Gamepass estão igualmente no interior da Microsoft. As aquisições em massa de grandes estúdios para receitas que, como vemos em cima, acabam por se traduzir em lucros menores que os oferecidos pelo mercado clássico preocupam algumas pessoas dentro da Microsoft que receiam que a coisa acabe em fechos e despedimentos caso estes estúdios não consigam produzir produtos de qualidade numa base regular.
First two paragraphs. You think these acquired studios are safe?
Games need to hit on a regular basis to feed Game Pass for the studios to “prove their worth”.
Many of us have tried to warn about the pitfalls of big acquisitions in order to feed Game Pass. pic.twitter.com/jUnYfznYOP
— Reforge Gaming (@ReforgeGaming) September 19, 2023
Os receios sobre a insustentabilidade de um serviço assim existem desde à anos. As receitas existem, mas se estas são compensatórias face a outros prejuízos inerentes é um questão que está por responder. O certo é que a despesa com tanto estúdio tem de ser paga, e 231 milhões mensais de receita, num serviço onde acabamos de ver que a disparidade entre receita e lucro pode ser gigante, não soa a muito. E o risco de fechos em estúdios é grande!
Mas talvez o maior problema seja um não abordado, que é a fuga de talento devido a receios de perdas de emprego. E se uma equipa vê a coisa mal parada pode ter uma hemorragia de funcionários, acabando por se condenar préviamente.
O aviso a Phil existe. E este tem de ter a consciência da situação. A Microsoft ainda não conseguiu subir receitas, mas pensa em adquirir a Activision por valores recorde, e lá dentro até se fala da Nintendo (algo que não podem adquirir pelos mesmos motivos da Sony, apesar que a proteção governamental à Sony é superior por ser uma empresa de tecnologia, algo que a Nintendo não é).
Phil Spencer conta com o dinheiro da Microsoft, e sem ele a Xbox já estaria condenada à muito. Falta ver se a torneira se mantém, ou se fecha, e caso estes estúdios venham a fechar por falta de lucros, ela fecha certamente. O caminho seguido é de risco e todos sabemos, e os avisos internos já existem. Esperemos é que no processo a Microsoft não arraste a indústria toda consigo.
O conceito básico de muitas ideias sempre existiu, muitas delas se baseiam apenas em ganância, mas são ideias que só loucos ou irresponsáveis/ inconsequentes tentam por em prática, justamente pelo alto risco de destruição, alguns preferirão chamar estes de revolucionários, mas muito comumente são só grandes idiotas mesmo.
Acho a MS interessante ela está desafiando o lucro que é o fundamento básico do capitalismo aplicando a técnica do investimento com retorno tardio, mas ela faz isto numa escala financeira astronômica. Ela ela tentando implantar um sistema de monetização de longo prazo com custo que pouquíssimas empresas do mundo podem bancar, gastando elevado grau de dinheiro e “coragem “. Se ela vencer ficaremos em uma terra arrasada com opções restritas, pois a concorrência terá que aderir ao novo modelo definitivamente. A boa notícia é que o novo modelo nos games parece com poucas chances de vingar ( no momento), mas a má notícia é que a tendência em muitos ramos ( fora os games) é este tipo de sistema de monetizaçao prosperar. Veremos o resultado em 2027/2028.
Eu acho que esse modelo já está falindo, pelo menos metade dos “super serviços” já estão com muitos problemas
Disney já esta se ferrando depois das grandes compras
Uber já está tendo prejuízos recorrentes
Netflix já teve que mudar o modelo aumentando preço e cortando benefícios.
E para vc perceber como não era orgânico “GP, o netflix dos games”, bastou o Netflix ter problemas que essa frase desapareceu da internet, como se todo mundo tivesse recebido uma Ordem para parar de fazer essa comparação.
Tem ai a Disney “comprando todo mundo” e o Netflix, ambos fazendo o mesmo que a MS e se lascando
O prazo já tá curto, 2027 a MS já vai, novamente, mudar o modelo de negocios e dizer que “agora é o futuro”
E sinceramente? que nojo… olha aqui a gente discutindo bobagens que a MS inventou, e cadê falar dos JOGOS?
É impressionante como a gente nunca conversa falando da MS sobre qual o jogo impressionante que vai elevar no nível dos jogos a partir dele vindo da MS
E sabe o que é mais ridículo nisso? a MS/xbox acha isso o máximo…
Eu lembro quando um dos motivos do God of War 1 ter gráficos incríveis foi a concorrência do xbox original…
Hoje? “mas e o day one na Plus?” “mas e o crossplay?”. Que nojo.
Daí tu vê essa infeliz notícia:
https://www.eurogamer.pt/versoes-mais-caras-com-acesso-antecipado-fazem-sucesso
O póximo da lista é o novo Forza cujo há um acesso antecipado de 5 dias para quem comprar a versão Premium
OMG… a estupidez das pessoas não tem mesmo limites.
Como diz um comentário do link: pessoas estão a jogar mais caro para jogar no lançamento.
O grande problema dessas ideias (ou modas) é que quando uns já estão desistindo, pois já viram que não dá, tem outro que está começando achando que aquele que está desistindo está numa boa e foi um sucesso, ou que tem de fazer porque o outro está fazendo também… é complexo isso, já vi alguns modelos de negócios “inovadores” que quebraram muita gente depois de entrar neles porque outros pareciam fazer sucesso… lembro bem de um conceito de negócio que tem no brasil que chama-se de “self-service” que é um modelo em que se vende comida por peso. Então penso que antes de quebrar muita gente, esse modelo Netflix ainda vai quebrar muita empresa, que enverede por ele, ou mesmo só concorra com ele.
Boas.
Acho que confundiu. Self-service se come a vontade.
Éder aqui a ideia de self-service por aqui é ter comida pronta (buffet) mas pagar comida por peso cosumido.
A ideia de pagar por cabeça ou preço individual está mais atrelada a outro modelo que chamamos aqui de rodízio, ou mesmo o modelo de buffet livre.
Aqui aonde?
Pois se vou num self-service, ou “coma a vontade”, faço meu prato, e se quiser faço outros depois.
Existem as duas modalidades. Uma onde comes à vontade a preço fixo, outra onde comes à vontade, mas pagas ao peso.
Off sobre saída do Jim.
Bem, tem se falado que a saída dele foi por causa do foco em jogos Gaas. Parece que acabou gerando um clima ruim entres os estúdios. Se for isso mesmo acho valido a saída dele.
Acredito que deva existir um equilíbrio entre jogos singleplay e serviço, mas o core da Playstation que precisa ser mantido são os jogos singleplay.
Não acho não…
É simples, tudo deve ser meio parecido com o Factions…. Ele comprou a Bungie para ajudar os estúdios a fazerem GaaS, só que o resultado não chegou
Não deu certo a estratégia dele… Não quer dizer que “tá um mal estar dentro do estúdio”
O problema é que ninguém considera a possibilidade dos estúdios estarem afim de fazer MP mesmo
Returnal tem Coop
Naught Dog já tem histórico de fazer MP com Uncharted e Last 1
Sucker Punch também fez MP no Ghost
Não é nada de outro mundo fazer MP para estúdios da Sony, a questão que faz tempo que eles não fazem mais.
Eu acredito que sim.
Naughty Dog é um estúdio conceituado, tem um MP que é elogiado (a do Last 1, ifelizmente não o joguei) e quando está prestes a finalizar o MP do Last2 vem uma empresa recém adquirida e diz que não é assim que se faz um MP. Imagino o desconforto que isso gerou.
Bom, eu estou tranquilo porque todas as franquias que a MS comprou e pode destruir no final eu não me importo tanto assim, principalmente porque:
Fallout a Bethesda já destruiu
Diablo a Blizzard já destruiu
Essas são as duas franquias que eu gostava e a MS comprou, mas como elas já tinha sido destruídas pelos próprios donos, nada de importante foi perdido
Curiosamente Fallout foi comprado pela Bethesda e destruído lá, com o fraco fallout 4 e nem se fala, fallout 76
Diablo foi destruído depois que a Activision comprou a Blizzard.
Que irônico, empresas que compraram outras para destruir o legado agora estão sendo compradas para terem o seu legado destruído.
Você fala como se a Microsoft fosse uma destruidora de estúdios e franquias! Me fala aí os estúdios que a Microsoft destruiu!
Estúdios fechados ou consolidados
Fasa Interactive
Aces Game Studio também conhecida como Salt Lake Games Studio
Access Software
Wingnut Interactive
Digital Anvil
Ensemble Studios
Carbonated Games
Lionhead Studios
Xbox live productions
Big Park
Hired Gun
Microsoft game studios mobile gaming
Twisted pixel games
Microsoft casual games
Press Play
Microsoft game studios Vancouver
Microsoft studios Japan
Black Tusk Studios
Soho productions
Team Dakota
Lift London
Xbox Entertainment Studios
Decisive Games
Good science studios
Leap experience pioneers
Function Studios
SOTA
Estes dados são públicos.
Poderíamos ainda meter aí a Bungee que se separou por perceber a má gestão da Microsoft.