A parceria anunciada da Xbox com a Inworld AI para fornecer aos criadores de jogos o potencial de narrativas criadas por AI despoletou a raiva entre os produtores.
Apesar de tudo ser um pouco vago, Zhang deu dois exemplos de ferramentas específicas que sairão da parceria: Um copiloto AI que a partir de inputs gera scripts detalhados, arvores de dialogo, missões e mais, bem como um motor em tempo real de personagens IA que permitirá histórias dinamicamente geradas, missões e diálogos para os jogadores experimentarem.
Estas serão ferramentas opcionais para os criadores, mas mesmo assim este é um tópico controverso. Ainda em Setembro uma greve dos argumentistas de Hollywood garantiu-lhes a proteção contra o uso de narrativas AI no cinema e TV, o que era um grande receio pelo facto de poder custar diversos empregos, e criar narrativas mais genéricas nestes media.
Daí que a Xbox vir agora anunciar esta parceria, especialmente neste timming, e focar-se especificamente na questão das narrativas em vez do desenvolvimento dos jogos levou a que diversos nomes sonantes na indústria reagissem negativamente a esta situação.
Assim pessoas que deram a voz a diversas personagens como Elias Toufexis que deua a voz a Adam Jensen em Deus Ex’s a Sam Coe em Starfield. escreveu:
Se queres começar uma carreira como actor de voz, não te dês ao trabalho. Todos os trabalhos relacionados com as vozes daqueles NPCs sem nome que nos permitiram a todos começar na industria… vão todos desaparecer.. Estou amargurado!
O atore reage ainda concluindo que:
Há outra greve a caminho!
O ator pede assim que os atores em videojogos se juntem num sindicato.
A reação não foi anormal pois Shelby Young que trabalhou em God of War, Genshin Impact e Persona 5, tambem registou o seu descontentamento.
Parece um enorme desperdício de dinheiro e recursos que poderiam ir parar aos humanos que realmente fazem os jogos que todos jogamos.
Mas não são apenas os atores que estão descontentes. Rami Ismail é um programador que pintou um quadro negro da direção em que a Industria dos jogos está a caminhar com a AI, com as palavras:
Milhares de pessoas vão ser despedidas, os jogos vão piorar, e os executivos de fatinho vão ganhar milhões.
Neste sentido, este incentiva os colegas programadores a se atualizarem com a greve SAG-AFTRA e a sua relação com a AI, chamando a atenção que:
Os atores estão na linha da frente na luta contra a ganancia corporativa e o uso não ético da IA
Basicamente a reação não foi positiva quer dos criadores de software (que serão os próximos quando a IA começar a escrever rotinas e agerar modelos) e um descontentamento enorme que a Xbox esteja a patrocinar este tipo de coisas com este tipo de ferramentas.
Dado que as empresas certamente vão querer introduzir a IA, as greves e boicotes às marcas que suportarem IA certamente serão uma realidade no futuro.
Isso será o futuro dos jogos, queiramos ou não! https://www.gamevicio.com/noticias/2023/10/jade-raymond-afirma-que-sem-ia-custo-de-desenvolvimento-dos-jogos-sera-insustentavel/
É preciso interpretar o que ela diz da forma correta, com a IA vamos multiplicar nossos lucros e precisaremos pagar pouca mão de obra, tendo poucos problemas trabalhistas.
O que as pessoas assalariadas , que falam isso, não percebem é que elas também estão na lista pra serem substituídas e só não perceberam ainda. Mas sabe como é, tem gente que se acha melhor que os outros e essa arrogância não permite ver as coisas com a lucidez/nitidez necessária.
É o tipo de delírio da classe média que pensa que é rica. Ela só é uma rica que pensa que está na elite da riqueza, mas ainda briga por salário e posição no mercado, nem lembra que é uma assalariada de tão cheia de si que está, e pensa que não pode perdeu o seu lugar, se achando acima do bem e do mal.
Concordo totalmente, Juca! Usarão muito a desculpa da IA or conta dos altos custos de produção em jogos. O discurso “lindo” será como ele adiantará os processos de desenvolvimento ( e de fato vai), mas… Muitos serão demitidos e quem sabe, conseguirão fazer games enormes em escopo com o número de pessoas que faziam um revolucionário Super Mario 64 no N64.
A sério??? E sem as pessoas terem trabalho como é que elas vão pagar os jogos?
Olhar para a coisa na perspectiva que a mim não me afeta é fechar os olhos à realidade. Uma realidade que nos vai afetar a todos.
Eu não vejo que o custo dos desenvolvimento se torne insustentável. O que existe é maior risco de Flop pois as vendas tem de aumentar. Mas entre isso e despedir alguns milhoes de pessoas, opta-se pela segunda.
Mário, não sou a favor disso, não msm, porém isso será inevitável! A indústria 4.0 tirará empregos em profusão e a IA vai transformar o mundo em uma onda de mendigos em massa. Nos jogos, é inocência achar que a IA não estará, pois games tbm é sobre empresas e empresas é sobre lucro.
Sinceramente, vocês podem estar certos. Mas tenho uma visão completamente diferente sobre a função da IA na vida das pessoas e no futuro do mercado de trabalho. Acho que tem muita desinformação sendo divulgada.
Não é desinformação nenhuma… É antes falta de regulamentação! Ao contrário de outras coisas que demoraram decadas a implementar-se, a IA está a entrar de uma forma que aumenta exponencialmente a cada dia. E sem regulamentação, ela pode destruir muita coisa!
Esse alerta está dado por muitos especialistas, mas sinceramente, está de tal maneira à frente dos olhos que somente quem acredita na bondade da humanidade é que pode pensar como tu!
Vamos concordar em discordar.
A IA tem o potencial de destruir o mercado e a criatividade tal como a conhecemos..
São ás centenas de livros escritos pela IA em poucos meses…(link em baixo)
Tenho um grande amigo meu, que neste momento trabalha numa tecnologia para séries, em que alteras as caracteristicas do personagem on the fly, ou seja se quiseres colocar personagem parecido com Tom Hanks numa serie destas, o utlizador vai poder fazer isto rápidamente (tal como estão as coisas de momento a nivel legislativo).
Musicos, Escritores, Pintores, Atores, Comerciais,Gestores de stock, Tecnicos de call center etc..etc…etc estão todos seriamente ameaçados!
Estamos todos!
https://www.jn.pt/4031211522/amazon-restringe-limite-de-livros-autopublicados-devido-a-inteligencia-artifical/
Dessa vez estou do lado da Microsoft. A utilização de IA para auxiliar o desenvolvimento de várias atividades é o futuro. E o avanço dessas ferramentas vai permitir que estúdios menores alcancem outros patamares.
O porém é que estúdios menores não é o caso da MS.
Alguém precisa desenvolver a ferramenta para que outros possam utilizar. Hoje IA parece algo ameaçador, mas verás em alguns anos o benefício da mesma. Ela não vai substituir os seres humanos, apenas vai melhorar a produtividade. Pense na IA como uma calculadora. Ela facilita o cálculo, mas não é capaz de resolver os problemas.
Hennan, eu vejo benefícios na IA, mas vejo muito mais malefícios que benefícios. O maior deles é aumento de desemprego, seguido por clones pouco criativos de coisas já feitas, além da evolução da IA associada a robotização para uso bélico…
Até que um dia uma IA ou um robot te substitua também… Mais eficiência e rendimento.
Não ver o risco disto e colocar um travão desde já é um dos maiores riscos que a sociedade atravessa.
Se ela ofertar um trabalho melhor do que o meu, não vejo problema. Prejudicar o todo para garantir o meu umbigo é no mínimo vergonhoso.
Eu questiono: Qual é o todo?
Os bolsos da entidade patronal?
Sabes que uma das coisas que sempre foi criticado no empresário foi que este só quer produzir barato, nem que isso implique pagar pouco aos funcionários.
O que esse tipo de lógica ignora é que se os funcionários ganham pouco… compram pouco! E comprando pouco ele vende menos. E quer produzir mais barato para ganhar mais… e paga menos… e vende menos!
Há milhões de postos de trabalho em causa pela IA. Alguns desde já, outros no futuro. A IA não vai estagnar, vai evoluir… ao ponto de até se tornar perigosa para a humanidade em todos os aspetos.
E se agora são os postos A e B que estão em risco, no futuro serão os C e D, e depois os E e os F. E se não for diretamente pela IA, por outras coisas que advenham da IA.
Não podemos é apenas apercebermo-nos dele quando nos afetar a nós!
E a tua frase nem sei bem como a interpretar! Parece quase demagogia política! Pois como sei que não vives de ar e vento, só a vejo como algo… dito por dizer, porque é bonito?
Sabe qual o problema da sua análise. Você está falando do que pode ser e não da realidade. E o futuro pertence a Deus, ninguém é capaz de prever. O fato é que hoje a IA não substitui o ser humano, mas auxilia o mesmo a realizar suas atividades. E da mesma forma que tira empregos, cria empregos. Só que em áreas diferentes.
O que vejo é você e muitos outros, provavelmente por desinformação. Propagar uma nova petição dos fabricantes de velas.
Petição dos fabricantes de velas por Frédéric Bastiat – YouTube
Hennan… O que tu dizes é uma realidade que acompanhou desde sempre a humanidade. Com uma diferença, que pode parecer pequena, mas que faz toda a diferença!
É que quando apareceu a robótica demorou décadas a que a mesma se tornasse dominante. E isso permitiu a quem trabalhava e não tinha já idade para de adaptar, continuar a trabalhar, sacrificando apenas alguns.
Mas a evolução da IA é brutal, e avança a cada dia que passa! Isso não dá tempo a ninguem se adaptar!
E digo-te uma coisa diferente!
O futuro não pertence a Deus… O futuro somos nós que o criamos! E ele será aquilo que nós deixarmos ou quisermos que ele seja!
Mas quando fores plantar batatas, depois falamos!
Minha frase não é demagogia. Se a IA melhorar a vida da sociedade, mesmo que a custa do meu emprego. Não serei contra. Cabe a mim se reinventar e busca uma nova atividade.
Vais plantar batatas… a IA ainda não faz isso. ????
Just Kidding! Mas dá para perceber que se aquilo que uma pessoa sabe fazer está impedido de o fazer, o que lhe resta não pode ser grande coisa.
Capaz de já fazer, visto que o campo está conectado e há máquinas que fazem trabalho de plantio a distância via GPS.
Eu quero é ver reinventar numa idade já avançada, até porque no Brasil quem alcança seus 30 anos já começa a ter dificuldades em conseguir um bom emprego.
Boa parte dos meus investimentos é justamente na agricultura.
😉
Então estás safo!
AI para voz e AI para roteiro.
É uma economia de dinheiro muito grande.
É como AI para programar. Grande economia de dinheiro. Até te colocar em causa o posto de trabalho.
AI não aprende regras do negócio (bussiness layer), nem customização de sistema que o cliente pede para implementar,nem como corrigir algum bug escondido no código,nem como implementar segurança num sistema, nem como corrigir algum erro de carga na base de dados…e assim vai … assim vai…
Se há algum posto de trabalho tranquilo com isso é dos programadores.
Pensei que tivesse essa percepção. Não é um programador também Mário ?
Da mesma forma que uma IA não sente o que diz ao dobrar uma voz, e não tem/faz qualquer vivencia real de vida para a escrita/análise de um roteiro.
E já tendo trabalhado com uma IA a assistir a programação, posso dizer que apesar de ela ter ainda imensas falhas e não analisar todos os contextos, é uma questão de tempo até melhorar.
Já agora, sobre IA:
Criada mesmo agora!
Muito bonita arte.
Sabe acompanho mais as GPUs mobile porque tenho que unir diversão e trabalho no mesmo lugar.Praticidade. Queria ter um desktop pra aproveitar mais do desempenho mas não posso.
Acho a geração Ampere boa(já joguei muito nela e o desempenho sempre me agradou), a Ada Lovelace é sensacional (o mobile teve ganhos significantes de desempenho x energia nela até pensei em trocar quando lançou e minha máquina nem é velha).
Mas o que está prometendo mesmo é a Blackwell RTX 5000, 33% mais cuda cores dentro da mesma área que a Ada Lovelace, processo de 3 nm TSMC, memórias GDDR7 com possibilidade de 512 GB/s ate 2 Terabytes/s de banda, aumento de 78% de cache interna e 15% de frequências.
Li essa semana sobre essa uarch, no começo de 2024 acredito que ja veremos ela, parece detonadora Mário. Me faz lembrar e desejar o salto que tivemos da GTX 900 para GTX1000
Espero que entregue bastante sem usar de supersampling.
E que seja junto da Ada Lovelace as GPUs que consagrem a
Geração.
Se estes avanços estiverem ligados a térmicas e consumos de reatores nucleares, dispenso-os.
No desktop a performance veio acompanhada de maior consumo.
Mas no Mobile tenho visto o inverso. Os chips tem alcançado excelente eficiência energética entregando bem mais com power limit pouco alterado, nem tão alto assim. Top de 150 watts na 4090 e 4080. E vai caindo para outras. A 4070 por exemplo tem 115 watts. Minha 3070Ti consome 130 watts e entrega bem menos.
Pra quê artista gráfico é só pedir… Só “erram” fazendo dedos ainda, mas uma hora aprendem… Já vistes Sinatra, Fred Mercury e inúmeros artistasa fazerem covers por IA, é ao tempo que fascinante, um verdadeiro absurdo. Daqui uns dias não seremos mais donos de nossa própria voz ou imagem.
Lá está… Sob o pretexto da arte, os direitos destas pessoas foram violados.
Fico pensando, se ainda existir gente daqui uns 2000 mil anos, se vão olhar pras obras do Da Vinci como aquilo que ele representou para a humanidade como inteligência e arte do mesmo modo, ou se vai ter tanto lixo criado por IA ao ponto de acabar com coisas criadas por um humano que podem revelam o verdadeiro esplendor da capacidade humana em criar beleza e representá-la de maneira tão encantadora quanto hoje ainda percebemos?
Off: https://x.com/InsiderGamingIG/status/1725427375570031005?s=20
Se a Sony tivesse lançado vários first party esse ano nem comentaria. Mas a impressão que tenho é de que esses remakes estão a prejudicar o desenvolvimento de novos jogos.
Mas é factual ou rumor isso?
Na Eurogamer aponta que a fonte desse rumor tem credibilidade
É uma pena, pior que nem vislumbro grandes evoluções visuais (quem sabe eu me surpreenda) que possam justificar isso, melhor teria sido fazer um remake do 1o Uncharted ou do Jak and Daxter!
Outra sacanagem recente é a falta de desconto na Blackfraude pras assinaturas de Plus Essentials, vou parar de assinar essa porcaria e ficar um tempo sem minha biblioteca acumulada mesmo…
Se seguir os lançamentos recentes, deve ser real. Já que vão fazer para o PC. Lança no PS5, farma mais dinheiro e depois sai no PC. Nada contra a ideia. Mas são pessoas que poderiam ajudar no desenvolvimento de um novo game.
Certamente. Olha e não sou contra Remakes, mas TLoUs 2 é muito recente.
ND confirmou para 19/01/2024 e quem já comprou na PS4 paga pelo upgrade, não precisa comprar novamente o jogo completo.
Remasterização mais inútil da história. Tomara que flop violentamente pra pararem com essa palhaçada!
Nenhuma novidade. Microsoft é sinônimo de preguiça e desleixo. Sempre foi!
Essa história de custos insustentáveis é na minha opinião um argumento pouco válido, arrangem sim ferramentas que facilitem a programação ou criação dos ambientes, cenários, optimização dos jogos por exemplo.
A voz de um ator, os movimentos, as expressões, até que me provêm o contrário são insubstituíveis.
Exacto. Façam um motor open source e vão vê-lo a crescer em potencialidades sem custos e com a colaboração de todos. Partilhem assets, modelos, código, tecnologia. E vão ver se os custos não descem.
O problema aquí é que todos querem ganhar tudo.
Bem por aí.
Quando comecei a ler, a única coisa que me veio à cabeça foi, o gamepass, serviço cuja base se vai sustentar em jogos medianos, com rotinas da IA a todos os níveis, e a Microsoft sabe disso.