Phil Spencer anunciou que quatro jogos serão lançados na PlayStation.
Há coisas neste mundo que podem soar a mistério. Ou então, serem explicadas de forma simples.
Na conferência realizada ontem, Phil Spencer veio referir que o que se passou com a comunidade Xbox foi algo desmedido, pois na realidade a empresa apenas pretende passar 4 jogos para a consola rival. E todos eles jogos que, comercialmente, se encontram já esgotados na Xbox.
Está explicação, bastante coerente e limitativa sobre as ações da Microsoft, não nos convenceu de forma alguma. E deixe-mos claro que dizemos isto de forma opinativa.
Mas a realidade é que temos bons argumentos para o dizer. Afinal o que Phil ontem disse não foi nada que, com maior ou menor detalhe, não pudesse ter sido assegurado num tweet com as simples frases “Tranquilizem-se os fans, a Xbox irá manter os seus exclusivos. Mais detalhes na conferência de dia 15”.
Mas não! A Microsoft tinha a casa a arder, com fans e embaixadores a anunciar publicamente o abandono da consola, e o que fez? Nada! Pura e simplesmente deixou arder!
Ora o que Phil Spencer anunciou ontem, não se limita a quatro jogos, como foi dito. É uma mudança de estratégia, com suporte de consolas terceiras, que será implementada de forma gradual, começando, para já, com 4 jogos, mas que no futuro, caso os resultados sejam bons, se expandirá a mais. E disso ninguém tenha dúvidas!
Nada disto é novidade. E nem sequer as frases de Phil são novas. Isto já aconteceu quando os jogos Xbox foram lançados para PC.
Tudo começou com alguns jogos, depois mais jogos, desfasados no templo e atualmente são todos, e no dia um.
As meias palavras são algo comum na Microsoft. E vimos isso ontem quando se anunciou 34 milhões de assinantes do Gamepass. É que isto foi meia verdade, pois o que nâo foi dito é que este número incluiu os 11.2 milhões de assinantes do Live Gold que foram convertidos agora em Gamepass. E isso quer dizer que, pura e simplesmente, o serviço mantém-se com o crescimento estagnado.
Agora voltando aos jogos. sinceramente, e dado que estamos a opinar, não acreditamos que neste caso os jogos Microsoft alguma vez cheguem no dia um às consolas rivais. E isso porque tal não nos soa a uma boa estratégia (apesar que também nunca achamos que o PC fosse uma boa estratégia, e isso vê-se nas vendas das consolas Xbox que estâo em queda devido às mesmas não serem necessárias para se usufruir de tudo o que a Xbox oferece).
Acreditamos, e já o dissemos em outros artigos, que a Microsoft irá lançar os jogos nas outras consolas, mantendo exclusividades temporárias, e só os passará quando estes esgotarem comercialmente o seu interesse na consola. Uma política em tudo equivalente à que a Sony segue quando aos jogos no PC.
Isso aliás bate certo com o que Phil disse ontem. Que os jogos que vão passar serão jogos com mais de um ano na consola, que comercialmente já estão esgotados, e que irão para outras consolas para obter receita extra que permitirá desenvolver os IPs, ou fazer novos jogos. Basicamente quase uma cópia do que Herman Hulst da Sony disse quando da colocados jogos da Sony no PC.
A questão é que Hulst foi mais claro, e disse que os jogos estariam numa fase experimental, e que caso as coisas corressem mal, não lançariam mais jogos, mas se corressem bem, mais jogos seriam lançados. Algo que Phil, para tranquilizar as hostes, não disse. Mas ninguém tenha dúvidas que esta situação vai ficar perdida no tempo e com apenas 4 jogos. Esses serão apenas os 4 primeiros!
No entanto, mesmo que está previsão se concretize, a política soa a coerente e boa. A consola mantém exclusividades e aumenta as receitas numa altura em que os custos de produção se tornam proibitivos. Ou seja, não podemos criticar verdadeiramente a Microsoft por fazer isto, uma vez que a Sony também já anunciou que pretende reduzir o tempo entre lançamentos na consola e no PC. A Microsoft aqui apenas vai um passo à frente!
Agora o que nos parece claro é que a redução do tempo de lançamento para o PC decidida pela Sony, e este lançamento nas consolas rivais, são algo muito mau para as plataformas uma vez que as consolas deixam de ser uma real necessidade. E como tal a sua continuidade futura está em causa, mas diga-se que as mudanças tecnológicas e o custo crescente do Hardware as estão a colocar em causa de qualquer maneira.
Numa outra nota, Sarah Bond deu a conhecer o futuro lançamento de uma nova consola, mais poderosa que a X, indicando que, pelo menos para já, a Microsoft não vai abandonar o hardware. Falta saber agora do que se fala exatamente e que tipo de consola será esta, uma vez que, de forma correta ou incorreta, foi noticiado recentemente que a Microsoft não tinha aínda assinado qualquer contrato com a AMD.
Provavelmente, a MS não tinha muita coisa realmente definida, por isso a ausência de uma acalmada no Twitter, sempre tão ativo, e nas palavras à imprensa antes do evento.
Sobre os 4 jogos a serem lançados (não vi ou li sobre a conferência), os clientes de PS já estão no lucro. Não sei quais são, mas presumo, pelos rumores, que sejam Hi-Fi Rush, Pentiment, Sea of Thieves e CoD… Com exceção de CoD, não sei se venderão tão bem pelo PS.
Acredito que a conversa do novo console deve ter saído da caixola após as manifestações pela internet, e como têm dinheiro de sobra, o Nadella deve ter dado o aval.
E a menos que a MS já o estivesse a planejar com outros parceiros (Nvidia/Intel), não parece que este estava nos planos. Acho interessante que mantenham a mesma conversa de poder, sendo que sua base é bem maior no console de versão simples (SS), mostrando que a maior parte do seu público não compra essa ideia, mas enfim, coisas do Phil Spencer…
Sobre estratégias, a MS tem logrado êxito, pois a meu ver a, pois jogou a Sony no campo de batalha dos PCs, e única coisa que a Sony deveria levar ao PC, deveriam ser os jogos de gerações anteriores, GaaS e MPs, pois nada como direcionar o produto correto, para o público correto. Os resultados da estratégia serão mostrados na próxima geração quando houver a migração de plataforma. Mas após os relatórios financeiros de ontem, com grandes receitas em vários setores, e as palavras de Totoki, a Sony não parece ter agradado nem aos próprios acionistas, já que parece que as ações da empresa estão em queda.
A Sony vai colher toda a cagada desta geração numa futura Ps6, é sempre assim. Num ano que não vai lançar nada pra a consola e mais se vai ouvir lançamento no PC por parte da mesma. Quem anda em dúvida se faz o salto pra está geração vai ponderar se não é melhor um PC, principalmente a malta mais jovem. Eu por exemplo se tivesse ainda na Ps4 e ouvisse isto, o meu objetivo seria um PC gaming, lá você tem tudo, jogos mobile, emuladores de gerações passadas, emulador da Nintendo, suporte oficial por parte da Sony e Microsoft etc. E se trabalhar em áreas de escritório ou onde utiliza muito o PC é a melhor escolha possível. Não se paga pra jogar online, os preços dos jogos são mais acessíveis e por ai vai.
Pois é, acho que o PC nunca deveria receber mais lançamentos de jogos da PS que o próprio PS, apesar do leap temporal, isso ainda tem o seu valor e significado.
É inevitavel que o PC receba mais jogos que a P, afinal de contas a biblioteca de jogos PS é enorme e em certa medida é mais rápido adaptar para PC do que fazer um jogo de raiz.
Para mim isso é até natural e não tenho nada a apontar, uma vez escolhido este caminho, claro.
Então, o timming de fazer isso por parte da Sony não está bom, estarão a mostrar, por dois anos seguidos, em termos quantitativos, que se importam mais com o público de PC que o seu, o correto, a meu ver. Mas obviamente que falo como um consolista que se preocupa com o futuro destes e dos grandes títulos da Sony, que darão espaço aos GaaS.
A politica não é perfeita e o timing também pode não ser, mas eles têm um catalogo enorme e com montes de estudios á perna danadinhos de fazer mais dinheiro com esses titulos, em termos de gestão não deve ser fácil, mas lá está cada um deita-se na cama que faz.
Na minha opinião eles não mostram preferência por uns em detrimento de outros, simplesmente as coisas são como são, os jogos estão cada vez mais demorados a fazer, e por outro lado existem carradas deles prontos para o PC, é o que é.
Essa não utilizo como arma de arremesso, posso usar outras, essa não.
Num off:
Ontem estive a jogar Helldivers 2 com o Tio Hildo!
Antes do mais agradecer-lhe o ter servido de ama seca. Entrei no jogo sem saber nada e ele ajudou-me a passar alguns passos da escada de aprendizagem explicando-me algumas das mecânicas do controlador.
Ainda por cima, fiz o tutorial com teclado e rato, e depois passei para o jogo usando controlador, pelo que tudo o que aprendi… foi para o galheiro!
Mas o jogo está muito porreiro. E adorei joga-lo.
Numa das missões tivemos de limpar duas bases de uns bicharocos enormes. Quando chegamos lá o Tio Hildo passa e alerta-me para o bicho. Eu parei para olhar para ele, e o tipo vê-me vindo a correr atrás de mim. Pego na metralhadora pesada e disparo, apenas para ver os tiros a fazerem ricochete na carapaça. Alertei o Tio Hildo e estávamos desgraçados. As nossas armas eram quase ineficazes contra ele, pelo que tivemos de andar ali a fugir dos bichos menores e do grande, atirando uns ataques aéreos de vez em quando.
Mas o puto do bicho não morria.
A determinada altura estava ele nas escadas, parado, e a espichar liquido. Pensei que estava morto pelo que lhe dei uma rajada. Ele mexeu uma pata e fiquei na duvida se foi dos tiros ou não. Nova rajada e o tipo levanta-se a vem atacar-me… PFFF mais valia um ataque aéreo com ele parado e tinha ido.
O certo é que o tempo da missão passava e ele não morria. A determinada altura o Tio Hildo morre, e fico eu no mapa, mas sem o poder chamar de novo. Estava com o bicho na minha pegada… Felizmente atirei uma granada e ele estava já nas lonas e foi-se.
Recebemos o aviso de que tínhamos conseguido o objetivo faltava apenas… outro igual!
Recuperei o Tio Hildo, mas o problema… estávamos sem tempo. Apenas 11 minutos para acabar a missão, e estávamos ainda longe do segundo objetivo.
Chegamos lá com 7 minutos restantes… e o segundo bicho… nem vê-lo. Andamos lá às voltas, e gastamos 2 minutos para o encontrar. 5 minutos para matar aquilo… impossível!
Mas o Tio Hildo, não sei como, lá lhe acertou em cheio com um ataque aereo, e o gajo morreu de forma bem mais fácil que o primeiro.
3 minutos restantes.
Corremos para a zona de evacuação… chegamos lá com 1m50s para acabar a missão. Poderia já não dar, tudo dependia do tempo que a nave de evacuação demorasse a chegar.
Chamei-a… ETA 1m:20s… Tinhamos 30 segundos de folga!
Acabamos a missão com 10 segundos de folga… E foi uma missão memorável.
Adorei!
Obrigada pela partida Tio Hildo… para a semana temos de jogar mais!
Parece legal, fico tentado a comprar, mas já teria de ser no PC, pois estou sem plus e não tensiono assinar enquanto não houver promoção da essentials.
Eu joguei no PC, ele na PS.
Olá. Foi uma descrição precisa do ocorrido. Vou te falar que o jogo tem vários desses momentos que a vitória é feita por um fio no último segundo. É bem legal.
Eu que agradeço pela oportunidade.
Parece muito divertido, valeu pelo feedback.
Se quiseres juntar avisa… Eu mando-te mail quando for para jogarmos.
Obrigado Mário, mas ultimamente tenho jogado muito pouco. A minha mãe está com problemas de saúde e estou cuidando dela, conciliando com as minhas demais atividades.
Oh pá… Nem digas nada… Eu também nem sei como arranjar tempo. A minha mãe está com o pulso partido, o meu pai internado. É para esquecer.
Mas apesar de tudo à noite ainda tenho conseguido um tempinho.
O The Verge insinua que o 4o título é Grounded ao invés de CoD. Presumo então, que não estão contando com CoD, e que sairá um esse ano segundo a MS, então, serão 5 títulos MS no PS.
Não me admirava nada a Sony seguir
essa estratégia, este ano é o ano da Pcligação por parte da Sony. Não me admirava nada o “Titoki” também quer ir pelo mesmo caminho. O problema depois ficará, pra que uma consola se não tem atrativo nenhum. A malta mais velha essa vai ter sempre a nostalgia da consola, o que levará sempre q compra uma independente se vai ter exclusividade ou não. Más a malta mais nova essa nem vai saber o que é uma consola. No fim quem vai reinar absoluto vai ser a Nintendo por nunca ir em euforias.
O próximo Nintendo aqui é garantido.
Sobre console, só vou de Sony se tiver exclusivo e FF, se não, irei de PC e Nintendo mesmo.
Garantido ainda não tenho nada para a próxima geração.
O PC é a “bosta” que é, a XBOX não é carne nem é peixe, a Nintendo espero empolgado para ver o que sai e que inovações trará a nivel de hardware, a PS espero ver se os exclusivos single player continuam a sair nos moldes atuais e que inovações trará o novo hardware.
Mas nem perco muito tempo a pensar nisso, perco mais tempo com o presente.
O motivo do playstation não lançar jogos no xbox, nem depois de 2 ou 10 anos, é porque lá os jogos não vendem.
Simples. Não deve nem pagar o Port para xbox.
Mário aqui um off:
Você foi aumentado nas telecomunicações aqui em Portugal também. Um dos motivos de ser contra pagar online e cada vez estar com mais raiva das consolas atuais por inúmeros motivos, é que eu pagava 60 euros de Nos, no ano passado os filhos da mãe fora lá é aumetaram mais 5 euros, e agora este ano mais 3 euros, ou seja estou praticamente a pagar quase uma assinatura de uma Netflix standard no espaço de um ano. O que me leva a quer que quem acha que o futuro é streming, as operadoras de Internet também vai passar aquela trolha reversa em nós.
Ainda bem que no Brasil a banda larga é cobrada por assinante, com preço não variável por uso, por enquanto…
Não… porque eu renegociei o contrato antes da subida!
Basicamente ia subir 4 euros, e eu renegociei, e por mais 3 euros dupliquei a velocidade da internet e a net no telemovel.
A ideia geral que fiquei da conferência é de que estava perante uma third, a falar como uma third, mas a não admite que será uma third, em certa mediada era o que esperava e já tinha comentado aqui, irá ser um caminho gradual.
Deram meia volta nas intenções ou não (a Ms não é a empresa mais clara em termos de discurso), e haverá pelo menos mais uma consola Xbox, vamos ver em que moldes.
Basicamente fica tudo como está mas querem estar presentes em todo o lado, não estando, mas querendo estar, mas não estando, mas querendo estar….
Lendo agora uns artigos sobre o ocorrido ontem no tal podcast, me surpreende insistirem com o discurso de poder, de estarem a lançar outro hardware esse ano, Seria o SXX? Ou só um modelo da SX sem drive por 400 dólares?!?! Por fim, o velho discurso hipócrita ao questionar a quem ajuda Helldivers 2 não está no Xbox, quando tiraram Starfield e outros tantos títulos futuros de ex-thirdies do PS. Por um momento a ficha da hipocrisia cai, mas como de costume, suas próprias falhas são compreensíveis… As dos outros, nunca. A pergunta que fica, é, a quem ajuda esse discurso que nada diz e ainda nega a si mesmo e depois se perdoa. Só posso crer que esse Sr. não prepara seus discursos, muito menos estuda o que vai dizer, e ainda é péssimo no improviso, mas os fãs os acham carismático, só que na verdade, é um canastrão.
Mesmo, é muita hipocrisia, é como dizes, é canastrão mesmo!
O que eu acho é que o Phill tá tentando, não sei se em Portugal tem essa expressão, é o: “Vão-se os anéis e ficam os dedos”
Depois daquele monte de cortes de barbadas do xbox, pontos, gamepass por 1 real, aumento de mil reais do SS no BR, corte de gamepass de funcionários, bloqueio de acessórios não oficias (que não pagaram para a MS), etc; que eram as coisas mais fáceis de implementar e que causariam menos impactos o resultado não apareceu, ou obviamente não foi suficiente, e veio os ports pra PS5 e Swtich.
O que aconteceu é que agora o xbox tem que lucrar, e como eu disse aqui faz tempo, não precisa lucrar para pagar os 100 bilhões que a MS investiu comprando e sustentando o xbox. Mas tem que lucrar para pagar as próprias contas e sustentar os próprios investimentos.
Sobre virar a Sega, bom, veremos as cenas dos próximos capítulos
E sobre a Sarah Bond, o tal insider diz que na MS vc só é promovido se for o “mesmo tipo” do teu chefe, no caso o chefe é o Phill falastrão Spencer, Sarah Bond já começou e arrotar números inflados e fakes:
“34 milhões de assinantes”, que todo mundo sabe que é mentira.
O cara do Print não entendeu porque, eu entendi, é para mentir mesmo e inflar os números de tudo relacionado ao xbox.
Então, transformaram o Gold em Gamepass, mas só no nome? Lol
O número surpreende porque está disponível em PC, mobile e TVs, e mesmo assim a proposta da MS não decola, e isso me impressiona.
E pelo visto as bobajadas para poluir o meio de comunicação, gerar ruído no meio de comunicação, irão continuar até 2027 pelo menos.
Bom, se o Phill conseguiu convencer um monte de gente que vender consoles e vender jogos não importava; ele consegue convencer esse pessoal de qualquer coisa.
Com o portátil… 3 meses de Gamepass grátis.
Comprei uma chave do windows 11, 3 meses de gamepass grátis.
Comprei uma chave do office, 3 meses de Gamepass grátis.
Já vou em 9 meses sem gastar um tusto no serviço.
Gaas vai sustentar isso tudo….kakaka
Eu ganhei 3 meses quando comprei um processador AMD! Lol
Ao menos acertei essa previsão. Você precisa oferecer o produto que o consumidor deseja. Não importa se tem qualidade ou não, se o preço é bom ou não. O que vale é o desejo do consumidor. Você pode mudar a opinião das pessoas, mas não adianta empurrar goela abaixo.
E vão quebrar a cara novamente. Lançar game em outras plataformas com delay, vai fazer o produto vender muito menos do que deveria e provavelmente do que estão esperando.
Resta saber se as outras plataformas neste caso PS e Nintendo, aceitam fazer papel de urso e sustentar a Xbox nesses termos, para depois a mesma comprar mais estudios e vergar a industria ao seu gosto e ainda atirar á cara somos agora um dos maiores players do mercado (esquecendo que isso só acontece porque usam as calças do pai).
Para a Sony e Nintendo é uma maravilha. Um concorrente a menos e 30% a cada jogo vendido. Não importa quem está vendendo, desde que seja dentro da sua plataforma.
Caso vire third sim.
Creio que legalmente não tem argumentos para negar. As regras de mercado são as mesmas para todos
Vejam só como deu certo a comunicação da MS:
Os acionistas irão ler o que o Tom Warren disse e o que o *Nadella disse
Os evangelizados e evangelizadores irão entender o que esse pessoal está escrevendo ai para o Tom Warren entendeu
A gente aqui pensando que a MS estava ruim de comunicação, não está não…
Tá ai como deu certo, acionistas irão entender o que o Tom Warren está dizendo, evangelizados e evangelizadores entenderam o que queriam ouvir, o que eles estão escrevendo ai nos prints.
O Mário achou que a MS estava fazendo bobagem, estava nada… manteve os fãs engajados e manteve os acionistas informados o do que eles querem, xbox lucrando com jogos em “todas as telas”
*Microsoft CEO Sateya Nadella: “With now Activision I think we have a chance of being a good publisher, quite frankly, on Sony and Nintendo and PCs and Xbox.”
Sinceramente não sei se a galera é paga para isso ou se é burrice mesmo. Mas continuo vendo muito criador de conteúdo repetindo essas mesmas abobrinhas.
Atée estou achando estranho o Tom Warren seguir nessa linha de dizer a verdade, visto que outras pessoas liagadas ao Xbox estão a distorcer tanto esse número de 34M quanto as dos jogos em ouras plataformas como indiana jones (esqueceram do Blade???)
O Tom Warren, diante do inevitável, prefere agir como jornalista. Lol
Minha opinião é que o Tom Warren é um Astroturfing em primeiro lugar e só depois é fanboy.
Lembra dele falando dos “9tf” do PS5? Pois todo mundo achou que aquilo era ele sendo fanboy.
Não era, era ele seguindo a orientação que o Xbox/MS tinham mandado para ele
O phill spencer mandando e-mail para o Nadella comemorando que o PS5 era 9TF e o xbox era 12TF, os tais “30% de vantagem”. Isso com certeza era a orientação que os Astroturfing, inclusive a DF, devem ter recebido.
Alex bugaga acreditou 100% nisso por ex. Tentou até ano passado empurrar os tais clocks insustentáveis… Mas agora desistiu depois do fumo que levou do DEV da Remedy
https://www.pcmanias.com/serao-os-engenheiros-da-microsoft-incompetentes-phil-spencer-acreditava-ter-30-de-vantagem-sobre-a-ps5/
Então o Tom Warren não é fanboy, ele só segue a orientação do chefe dele.
Por isso ainda é mais critico, ele, tom warren, realmente está empurrando na internet que a MS vai lançar “muito mais jogos” no playstation.
Como o Deto disse, o Tom Warren está a mostrar que era um Astroturfer, mas não um fanboy.
Agora ele deixou o astroturfing e coloca a boca no trombone.
OFF: Acredito que seja um bom resumo da situação atual
https://x.com/FrontlineGamer/status/1758596361660903641?s=20
Fui ler, ele fala que as lojas que são os lugares que mais ganham grana com jogos, por causa dos 30%.
Também diz que a Sony deve começar a lançar “day one PC”
Para pagar 30% para o steam e deixar de vender no playstation onde eles faturam 100% e também desincentivar o sujeito a comprar o console pelo exclusivo e acabar comprando tudo na psn e dando 30% de tudo third party para a Sony?
Quando eu li isso eu parei de ler, já impressionante como os caras não conseguem criticar nunca o xbox sem meter “a sony também” junto… parece que o sujeito toda vez que fala dos problemas do xbox fica pisando em ovos, tem que meter um “a sony também” para reafirmar como ele é imparcial.
A Sony nunca vai lançar “day one no PC” porque para a Sony isso é prejuízo, vai deixar de vender no PS5 e vender no PC para quem tem as duas plataformas e diminuir o faturamento pagando 30% para o Steam.
Isso ai é essa fissura que os caras tem que toda vez que falam alguma coisa que vai ser má recebida por caixistas, querendo reforçar imparcialidade, metem um “sony tb” no meio
Imagine lançar um PS5 PRO para a melhor versão do Wolverine no lançamento ser no PC?
Vc acha que a Nvidia vai perder a oportunidade de pagar um vídeo patrocinado para a DF mostrar como wolverine no lançamento roda melhor no PC a 120fps com a RTX 5090?
No lançamento da RTX 4090 a Nvidia pagou vídeo da DF para mostrar como era fundamental rodar Spider2 a 120fps, que 60fps (do PS5) era travado na verdade e não era bom… Aquele vídeo ridículo que eles botaram 2x mais lento para o PS5 ficar 30fps e a 4090 em 60fps e mostrar como “é travado” porque “não tem como upar vídeo 120fps no youtube”
É obvio que entre 30 e 60fps a diferença é muito maior que entre 60 e 120fps e claro que a DF sabe disso.
reforçando o meu comentário, Helldivers 2 agora parece ter metade dos jogadores no PC e metade no PS5, metade das vendas em cada plataforma.
Se lançar Wolverine “day one” no PC, vai dividir as vendas do PS5 com o Steam ou vai somar as vendas do PS5 com Steam?
Pessoas que NÃO iriam comprar vão comprar no PC?
OU
Pessoas que iriam comprar no PS5 irão comprar no Steam e deixar de comprar no PS5?
Eu comprei no Steam. Porque é mais barato, porque não requer PSN e porque daqui a uns anos a probabilidade de se poderem manter servidores geridos por fans é maior.
E também porque no PC estou a jogar com tudo no máximo e com muito mais que os 60 FPS da PS5.
sim, não tem porque comprar no Playstation.
Mário, aqui mais um off, não tanto assim:
https://www.pcmanias.com/serao-os-engenheiros-da-microsoft-incompetentes-phil-spencer-acreditava-ter-30-de-vantagem-sobre-a-ps5/
Fui pesquisar para fazer um comentário, reli essa teu artigo.
Onde no final você escreve algo como, citação indireta: os engenheiros ficaram quietos para não contrariar os chefes (phill)
O tal insider lá do gaf andava dizendo lá na MS que para vc se dar bem na MS não pode contrariar o que o teu “chefe” quer ouvir ou quer acreditar, mesmo que vc tenha PROVAS
Pois então, acho que o Mário acertou na mosca na conclusão final desse artigo…
Os engenheiros ficaram quietos quando leram o que o Phill escreveu e não quiseram contrariar o o chefe para não serem demitidos ou ficarem “escanteados” na empresa.
Não tem como duas pessoas em momentos diferentes, o Mário e o tal insider, falando de coisas diferentes acertarem na mosca como é “o clima” dentro da MS/Xbox
Phill falou, os engenheiros sabiam que não podiam contrariar o chefe… quando a bomba estourou, eles falaram pra o Phill “espera as ferramentas melhorarem”.
Deram aquela enrolada no chefe que só gosta de “ouvir o que lhe agrada” pq imaginaram, com razão, que o Phill logo iria esquecer esse assunto.
E isso ficou por isso mesmo até hoje… o Phill esqueceu disso, do poder, e os engenheiros, até agora, tinham mantido o emprego.
O usuário Saber foi banido do site???
Sim… As conversam roçavam o incompreensível perante argumentação por vezes pouco coerente (alguma eu diria mesmo do arco da velha), repetitiva (mesmo depois de desmontada), incentivo a movimentação de massas para boicotes e tentativa de descredibilização dos media por estes não agirem de acordo com os seus interesses, e completa falta de aceitação dos argumentos de terceiros.
Basicamente o utilizador estava já incompatibilizado com uma boa quantidade de outros leitores e as conversas geradas entravam em ataques pessoais e geravam mau estar.
Mantive enquanto foi possível, mas chegou um ponto onde demais era demais.