A mudança do Whatsapp para o Telegram parece assim cada vez mais ser uma inevitabilidade, dada a imposição do Whatsapp em forçar a partilha de dados com o Facebook.
Apesar de o Whatsapp argumentar à boca cheia que pouco ou nada partilhará com o Facebook, a realidade é que tal não é algo que soe minimamente a verdade. Se os dados cedidos fossem assim tão pouco relevantes como referido, certamente a empresa não arriscaria a perda de milhões de utilizadores por algo insignificante. E se ela toma uma postura de força, obrigando os utilizadores a aceitar ou a serem suspensos, é porque realmente o Facebook tem mesmo bastante a ganhar com os dados obtidos, o que claramente só aumenta a vontade de as pessoas mudarem, apesar de tal acontecer de forma forçada uma vez que estão satisfeitas com o serviço.
Mas a realidade é que todos deveriam ponderar bem esta situação, e rejeitar esta imposição. Uma imposição que o Whatsapp pretende impor até dia 15 de Março: Ou as pessoas aceitam as novas políticas de partilhas de dados, ou serão impedidas de usar a app após um determinado período de tempo.
Naturalmente cada pessoa é como é, e algumas não tem noção das consequências que podem vir a ter na sua vida este tipo de informações partilhadas. O Whatsapp não é o Facebook, e nem sequer é a aplicação de mensagens do Facebook (que é o Facebook Messenger), pelo que, sendo algo distinto, não tem nada que partilhar dados com o Facebook. Aliás o Facebook tem um historial de uso abusivo de dados, de partilha de dados e de fugas de dados, que é chocante, com o escândalo da Cambridge Analitics a ser o melhor exemplo disso, apesar de estar longe de ser o único. E perante essa realidade nos últimos tempos vários milhões de pessoas tem abandonado esta rede social.
Está ainda por se saber se estas políticas do WhatsApp serão ou não aplicadas na Europa, apesar que tudo aponta para que tal não aconteça dadas as leis de privacidade em vigor nesse território, mas no entanto deixa-se este alerta para os nossos leitores em outras zonas do mundo. Pessoalmente, pensaria no porquê desta necessidade de partilha que pode ter consequências tão nefastas de perda de utilizadores, e da insistência na situação.
É realmente muito, muito estranha essa postura.
Essa resposta de “somente o mínimo de dados será partilhado” é pura treta!
Se assim fosse, era só dizer claramente quais são os dados a serem partilhados!
Isso é um crime contra a privacidade dos utilizadores.
Eles já disseram, e segundo essa lista é mesmo algo irrelevante.
E isso só levanta mais desconfiança pois não se compreende como se arrisca o nome de uma das apps mais populares do mundo nessa porcaria.
Pessoalmente vejo a coisa assim: uma vez com a autorização de dados, uma bug não detectada vai permitir o Facebook ter acesso a mais dados. Essa bug vai existir até que alguém a descubra, se é que descobre, e nessa altura eles referem que não sabiam de nada, que era bug e que será reparada.
Esta tática não seria novidade!
Muito bem visto!
acho que é o jeito que eles tem para ganhar dinheiro.
de onde vai vir a grana para sustentar o whats?
pelo menos não sei que outra fonte de renda eles teriam sem ser vendendo os dados das pessoas.
quanto ao BUG, com certeza… até dar um escandalo, eles vão deixar tudo assim.
off:
tô só olhando o Brit, que fechou o topico do Mario sobre a memoria divida no SX, lá no beyond3d
impressionante como ele só da like em post dizendo que vantagem do PS5 é BUG, que PS5 não é tudo isso.
no post do Alex Bukaka ele deu like com “eu ACHO que o PS5 não é tudo isso com as Tools do Kraken” e no meu com o FATO que o PS5 sim estar usando alguma coisa de compressão muito acima do xbox, nada.
fui ver outros posts, um em sequência do outro
“acho que vai ter jogos melhores e piores no PS5 e vice versa” Nada do Brit dar like
Post logo depois => “essa vantagem do PS5 deve ser BUG no sx” e tem like do brit
isso que eu só to dando uma olhada lá por cima de vez em quando…
“ain, qq tem? ele não pode gostar mais do xbox e dar like em quem defende ele?”
pode sim, só não pode e ficar trancando tópico pq “isso não é favorável ao xbox” igual do do Mário.
Eu conheço o Brit há anos. E ele sempre me pareceu sério e isento.
Mas nesta geração decepcionou-me. Quando abri a conversa sobre os limites que a RAM da Xbox poderia colocar, naturalmente deu-se um debate, com argumentos a favor e argumentos contra.
Pois o Brit pegou nos a favor e argumentou serem os aplicáveis, e quando eu apresentei argumentos contra o que era dito, para continuar a discussão, ele diz que eu me estou a recusar a querer perceber, e fecha o tópico.
Só que depois a conversa veio novamente à baila em outros sítios e ele reabriu, mas eu não voltei a tocar no assunto. Desde essa altura que posto menos lá.
Para além do mais, eu sou do tempo onde grandes nomes como o Sebbi andavam por lá. Agora o Beyond continua a ter quem perceba, mas há muito pessoal que fala sem conhecimento, e muito que pensa que o que diz é exacto.
Lembra-me de uma discussão com o iroboto sobre se largura de banda podia ser referida como sendo velocidade/performance na entrega de dados. E ele argumentava que não, e eu que sim.
Ora ambos temos razão. Mais largura de banda não implica os dados andarem mais depressa. Apesar de nos referirmos a GB/s isso não é tão Linear.
Se eu tiver um GPU com 100GB/s de largura de banda e outro com 200 GB/s e enviar 100 GB, eles não demoram 1s num e meio no outro. Demoram o mesmo nos dois, e aí o iroboto tem toda a razão.
Basicamente imagina umas esteiras a transportar carga. Elas movem-se todas à mesma velocidade, só que num caso tens mais esteiras que no outro, e assim sendo, mais capacidade de entrega por segundo.
Mas a questão é que isso é verdade se não saturares a capacidade.
Porque se enviares 200 GB, o primeiro sistema precisa de 2s e o segundo de apenas 1. E isso quer dizer que mais largura de banda tem implicações na performance e na velocidade. E isso quer dizer que se queres meter a mesma coisa no ecrã saturando a largura de banda de 200 GB uma de duas coisas vai acontecer.
O que o iroboto referia: Tal não é possível no sistema 1, e ele tem de cortar na qualidade.
O que eu referia: O sistema pode tornar-se mais rápido podendo processar (aceitando que não há outros limites) a 60fps, com a mesma qualidade do outro que no entanto tem de processar a 30 fps.
Isto quer dizer que apesar de os dados andarem à mesma velocidade, não chegam forçosamente ao mesmo tempo. E assim sendo, podemos considerar que largura de banda representa, mesmo que indirectamente e nem sempre, velocidade de entrega de dados.
E foi preciso pegar em exemplos dele e alterar um a um para casos onde o que eu dizia se aplicava para nos entendermos.
E ele é programador…
Antes o fórum não era assim, com pessoas de ideias fixas. E sinceramente eu não ando com pachorra para fóruns onde várias pessoas respondem argumentando por vários lados da questão, fugindo à centralidade da coisa, e tornando o debate complicado e moroso.
E isso é mau, pois sempre gostei do Beyond para debater e perceber onde estou em falha, se estiver. E nos últimos tempos ou se evita debater fechando tópicos inconvenientes ou se percebe que há ali intenção de ganhar discussões e não verdadeiramente em debater e explicar.
E se tu vires eu sou dos tipos com maior proporção de likes face ao número de comentários, pois por norma só falo quando é para tocar no nervo e com argumentos justificativos bons. O interessante depois é ouvir contra argumentos de qualidade, que aínda existem, mas são menos, e que nos fazem perceber onde erramos ou o que estamos a ver mal.
eu li o que vc foi escrever e fui pegar agua e cafe… lá me ocorreu que o Brit deve sempre ter sido um fã do xbox.
Mas o que acontece quando vc é fã de algo e ele flopa?
vc vira mais fanatico ou abandona.
Provavelmente ele nunca precisou ficar defensivo sobre o xbox na epoca do xbox 360… com o passar do tempo do xbox one tendo os problemas que ele teve o cara foi se fanboyzando e hoje está como está. Se fizer suposições negativas sobre o playstation, tá de boa, se fizer suposições negativas sobre o xbox ele fica todo defensivo.
forum a epoca que eu mais gostava de usar era lá por 2007, e era forum de PCs onde eu passava o tempo ajudando quem tinha dúvidas… o problema é que ainda nesse tempo alguém postava
“DOOM3 tá travando na minha Geforce 4 MX”
Eu respondia que era a placa de vídeo lenta e aparecia 10 pessoas dizendo que era o HD lento
Depois disso só eu frequentei esse forum por mais um tempo, desisti e de um tempo para cá voltei um pouco, mas bem pouco
Na minha opinião o problema hoje em forum é o moderador não reconhecer quem começa as tretas e so banir ele. Se o cara que começa a confusão baixando o nível não é o unico banido, para ele é lucro… fez alguém com cérebro ser banido.
quem começa toma ban, simples. Quem começa a treta sempre sai no prejuízo.
Mas moderar assim dá muito trabalho, é mais facil sair banido todo mundo igualmente que só da vantagem para quem começa o flamme.
Eh lá… o Brit e o Bataglia andam a gostar dos meus posts no Beyond…