A sonda, lançada nos anos 70, tinha 2 dos seus 4 instrumentos avariados, mas estes voltaram a funcionar.
A Voyager 1 foi lançada pela NASA em 5 de setembro de 1977. Está atualmente, é atualmente a nave espacial mais distante da Terra. Está neste momento a mais de 24 mil milhões de quilómetros de distância e localizada no espaço interestelar, fora da heliosfera.
Ao longo dos anos, a nave foi sofrendo diversos problemas, mas agora… a NASA refere que a velha nave está de novo a fazer ciência.
Ora até há alguns meses, dos seus quatro instrumentos científicos eram dados como operacionais, mas esta realidade alterou-se, pois esta semana a Nasa informou que todos os equipamentos usados para estudar ondas de plasma, campos magnéticos e partículas voltaram a retornar dados científicos utilizáveis.
Nada mau para esta “velhota”.
Mário, a distãncia da sonda é de 24 bilhoes de Km e não 24 milhões.
Mil milhões equivale a um bilhão em Portugal, é chamada de “escala longa”, algo que não utilizamos no Brasil, mas é usado em todos os outros demais países com língua portuguesa e Europa continental.
Agora não posso corrigir… deve ter sido alguma aceleração subita devido a uma ultrapassagem. ????????
Interessante ! Aqui n Terra os equipamentos eletronicos nao duram 1 ano direito. Contudo, no espaço, com um ambiente mega hostil, a coisinha ja ta com mais de 40 anos.