Os despedimentos devem-se à re-estruturação de um jogo AAA não anunciado.
Antes de avançarmos convém desde já clarificar que a Visual Arts não é um estúdio Sony no sentido que se conhece. Esta equipa na realidade não é um estudio que produza jogos, mas sim um estúdio que colabora com outros estúdios para a produção de arte gráfica, animações e suporte técnico para vídeo jogos, filmes e séries de TV.
Ora recentemente a Visual Arts foi alvo de despedimentos, sendo que o referido é que tal se deveu a uma reestruturação causada por uma alteração de fundo a um jogo multijogador não anunciado.
Segundo John Borba, que estava como coordenador de projeto no referido jogo, estes foram dispensados porque a Sony cortou o financiamento. Este jogos seria altamente estilizado e desenvolvido por um estúdio externo.
Por a situação encaixar perfeitamente, há quem refira que estamos aqui a falar do jogo multi jogador que estaria a ser criado pela Deviation Studios, e ao qual a Sony terá fechado a torneira por este não estar a cumprir com as expectativas.
Quando ao jogo este seria um Horizon multijogador, um altamente estilizado.
Fico imaginando quantos single player a Sony deixou de entregar pra investir nessa maluquice de GaaS. Haja ganância.
É difícil de dizer, mas uma coisa não implica cortes na outra.
Sim. Mas dificilmente não influencia. E a falta de anúncios não ajuda.
Eu não quero defender a Sony nesse campo. Porque acho que eles tem de se estripar para perceberem as coisas. Mas infelizmente acho que não se vão estripar pois infelizmente os fanáticos vão suportar isto tudo e fazer com que os Gaas sejam um sucesso.
Aliás este gráfico é preocupante:
Repara que se em 2025 o investimentoem jogos Single é pouco superior ao de 2022, o de Gaas é 60% de todo o investimento da Sony.
A mim… choca-me!
Mas como digo, eu não me prendo a marcas… que se estripem (e por mim isso vai acontecer pois para GAAS de mim vão ver zerinho)… e que a Microsoft tire partido disso pois seria da maneira que compraria uma Xbox.
Agora se a Microsoft entra pelo mesmo caminho… como é previsível… então estamos lixados.
Acho que estamos lixados.
Sony quer emplacar um Fortinite a qlqr custo…
Eu evito torcer contra, mas bem que a Sony podia dar um derrapada pra aprender e valorizar o que sempre pos onde ela está hj.
Eu tô com 38 anos, 0 vontade de jogar online, 00000000000
Te prepara que até o chefe mor do Japão elogiou a Cloud, mesmo estando anos penando com a PSNow. Lol
A Sony deve tá dando muito saquê pro sujeito!
Não elogiou… O que ele disse é que a Cloud ainda está vários anos atrasada face ao jogo local.
A afirmação que fiz extraí da seguinte matéria da eurogamer.pt, Mário:
https://www.eurogamer.pt/ceo-da-sony-enaltece-jogos-na-nuvem-mas-alerta-para-alguns-problemas
Nela é dito que: “Acho que a nuvem em si é um modelo de negócios incrível…”; “Portanto, haverá desafios para os jogos em nuvem, mas queremos enfrentar esses desafios.”
Ou seja, é um modelo incrível e ele quer dar “murro em ponta de faca” (apesar dos problemas)!
Mas compreendo que possam haver problemas de tradução por parte de quem escreveu a matéria e o que foi escrito possa estar deturpado.
Junto a isso temos algumas outras matérias que mostram o rumo da Sony se voltando mais forte para o Cloud que o que já fez, embora se possa questionar as fontes das matérias:
https://www.bloomberg.com/news/articles/2023-05-24/sony-prepares-aggressive-cloud-gaming-push-in-coming-months
https://tecnoblog.net/noticias/2023/04/11/sony-esta-contratando-um-novo-time-para-cloud-gaming/
Editado: A tradução da fala do executivo na eurogamer.pt é literal das falas do seguinte artigo da Finantial Times: https://www.ft.com/content/4b410761-78d8-4bec-a48b-79f1373d42e1
Esquece… Eis um artigo bem mais recente…
https://www.google.com/amp/s/metro.co.uk/2023/06/05/sony-ceo-admits-cloud-gaming-is-very-tricky-after-announcing-project-q-18896948/amp/
As traduções são lixadas… Mas não duvido que tenham elogiado a cloud antes… Mas se o fizeram… Eis estas novas declarações.
Nota que nesse artigo da Eurogamer, ele também não elogia a Cloud.
O que eu acho curioso dessa notícia
A Sony em seu site oficial não lista esse “studio” como participante do Playstation Studios, mas do nada tiveram demissões desse “Studio” não oficial do Playstation.
O que me traz outra questão, o porque disso e se a outras equipes não listadas?
A Sony é uma empresa do ramo de entretenimento, não faz sentido ela alocar como um Studio de games ou de filmes algo que é apenas de suporte e para diversos ramos da empresa, mas veja, estou conjecturando, não é um fato o que estou dizendo.
Mas vejo a situação apenas como um grupo de trabalho temporário que presta serviços aos demais ramos da empresa, conforme a demanda de cada um deles.
O estúdio não pertencia à Playstation. Mas a Visual Arts contratou pessoal para dar assistência a esse jogo que estava a ser desenvolvido em exclusivo para a consola.
Perante os problemas com a deviation, este pessoal ficou sem nada para fazer… e foi despedido.
Era melhor a Sony escolher um desses jogos com relativo sucesso e comprar já feito, como a MS faz. E gasta esses 13 bi dela nisso, porque burrice não tem preço.
Espero que nosso pessimismo esteja errado, Gabriel, mas acho difícil… como diz aquele famoso filósofo, o teletubbie: “É hora de dar tchau”! Lol