A frase aparenta ser totalmente deturpada e os números apresentados não possuir qualquer contexto!
Durante uma exposição aos reguladores, Brad Smith, Vice Presidente da Microsoft referiu que a Xbox possui apenas 30% do mercado global, com a Sony a deter os restantes 70%.
Ignorando que estes números esquecem, por motivos certamente de conveniência, a Nintendo, vamos aceitar que estas percentagens estão correctas.
E perante isso tentar perceber, de onde veem estes valores!
Segundo as estimativas, a Xbox series terá vendido algo como 20,36 milhões de unidades. Já do lado da Sony, esta anuncia que a PS5 passou os 32 milhões.
Ora se as contas da Microsoft se referem a esta geração, então a Sony teria 61,12% e a Microsoft 38,88% do mercado!
Estes números não batem certo!
Como podem bater certo?
Perante uma de duas situações:
Caso 1:
As estimativas de vendas da Xbox estão erradas, e a Xbox séries está a vender bem pior do que a Xbox One.
Neste caso, pegando no número de vendas oficial da Sony, e atribuindo-lhe o valor de 70%, a Xbox series teria vendido apenas 13,71 milhões de unidades.
Um cenário que não parece corresponder à verdade, e que, a ser o real, seria catastrófico para a Microsoft!
Caso 2:
A Microsoft mistura gerações – o que até se pode aceitar nas duas gerações mais recentes e na fase de transição, mas não mais do que isso. Vamos ver!
Raciocinio 1: Somando a totalidade das gerações, o que é um absurdo completo
Segundo os números conhecidos, até hoje a Playstation vendeu um total de 494.19 Milhões de consolas.
Se este valor corresponde a 70%, então o total de Xbox vendidas seria de 148.257 milhões de consolas.
Sabemos que a Xbox original vendeu 24 Milhões e a Xbox 360 vendeu 84 Milhões, o que resta 40 Milhões para a Xbox One a Xbox Series.
Isto não é possível! São valores baixos demais.
Raciocinio 2: Apenas as duas ultimas gerações
PS4+PS5 venderam oficialmente 149,3 Milhões de consolas.
Pela mesma lógica, se isto fosse 70%, sobrariam 44.79 Milhões que teriam de ser as vendas somadas da One e das Series.
Tambem não soa a possível. São valores baixos demais.
O que nos resta?
Raciocinio 3: Todas as gerações, incluindo a PSP e a PS Vita
Para isso pegamos nos 494 Milhões de consolas de mesa e somamos 82 milhões de PSPs e 13 Milhões de PS Vitas, atirando o valor total para 589.19 Milhões de consolas.
E se isto for 70% do mercado, então as Xbox venderam 176.757 Milhões de consolas.
Vamos então ver:
24 Milhões da Xbox Original + 84 Milhões da Xbox One + 48 milhões de Xbox One + 22 Milhões de series = 178 milhões de consolas
Ui ui… Parece que acertamos na mouche!
E com estas contas feitas percebemos que a Microsoft entende como quota de mercado da Sony tudo o que já vendeu… E isso não é quota de mercado, são unidades de venda, o que são coisas bem diferentes! Até porque provavelmente muitos dos possuidores destas consolas são os mesmos!
Por aqui se percebe como a Microsoft deturpa os valores, e mais do que isso, deturpa a realidade, considerando quota de mercado, aquilo que não o é! Porque sinceramente, mesmo que gostasse de pensar de outra forma, o certo é que mais nenhuma conta chega a estas percentagens! A não ser que a Microsoft esteja a mentir e as vendas da One tenham sido muito menores do que o estimado, e as Xbox series estejam a ser outro flop.
Mas se alguém conseguir justificar a coisa de outra forma, por favor faça-a nos comentários. Teríamos imenso gosto em perceber e publicar os dados que levaram a Microsoft a apresentar aqueles valores.
O mais curioso de tudo isto é que a Microsoft tenha sentido a necessidade de apresentar algo assim. Porque haveriam tantos outros gráficos bonitos que poderia apresentar. Eis exemplos:
A Microsoft atualmente conta com 24 estudios anunciados oficialmente, contra 19 da Sony.
Caso a compra avançasse a Microsoft ficaria com 33 estúdios, e o gráfico com este aspeto.
Mas há mais gráficos bonitos:
Estes gráficos teriam ajudado a perceber algo. Que a Microsoft tem mais estúdios, e mais capacidade financeira que a Sony, pelo que se não é líder é porque tem sido menos competente na gestão do negócio tentando impor ideologias e não oferecer ao mercado o que ele pretende. E perante isso, até está capaz de gastar em estúdios, com o que já comprou e o que quer compra, um valor perto do valor total de mercado da concorrente, para, segundo eles, poder competir.
A Microsoft é obrigada a fazer como a Sony ponto final parágrafo.
Porque? Bem, não sei, mas têm de o fazer.
Mas porquê? Porquê os consumidores assim o querem.
Quais consumidores? Os que compram xbox ou os outros?
Os outros.
Ah ok, os outros, vamos pela maioria, a realidade é que as maiorias começam sempre numa minoria.
As empresas como as pessoas têm métodos e ideologias diferentes, a Sony faz de uma maneira, a Nintendo de outra e a Microsoft tem de fazer como a Sony ponto.
Quando se dá mais de jogos a 10 euros, renováveis a cada 3 meses com os exclusivos lá metidos e nem assim convencem o seu próprio mercado, dificilmente essa minoria é o que a atual maioria quer.
🙂 Eu comprei um Xbox One, mas não foi quando deram tudo quase de graça, e sim quando os jogos lá traziam apelo pra mim, só que repentinamente saia tudo pra PC e tiraram valor daquela plataforma.
Ela não é obrigado a seguir a Sony, mas é o obrigada a cumprir as leis que regem as sociedades e mercados, e porquê? Porque é a “Lei”, e a “Lei” está acima de vontades individuais e de empresas, caso contrário não temos civilidade e sim barbárie (Leis são marcos civilizatórios). Tá difícil de entender?!?! Ou ainda tá naquela de que é preciso salvar a Sega que “a Sony destruiu” e por isso é preciso destruir a Sony malvadona?
As leis como sabes juca mudam ou alteram se ou são eliminadas, mas nem é esse o caso, acho muito bem este circo todo, dá muita audiência.
Sr Mário:
Eu acho muito engraçado essa teoria de o mercado é inteligente e sabe o que quer, se fosse realmente inteligente a apple não era uma das companhias mais ricas do mundo, a PlayStation tem sabido levar a água ao seu moinho e depois é um nome mais embrenhado na mente das pessoas menos conhecedoras principalmente jovens e pais, depois é sempre aquela bola de neve se o meu amigo tem PlayStation também vou comprar essa, isso chama se popularidade.
Dou o exemplo da Gillette, toda a gente chama Gillette á lâmina mas na realidade sim pode ser uma lâmina de barbear Gillette como pode ser uma outra qualquer mas a pessoa diz sempre Gillette.
Mas a dinâmica de um produto deixo para o sr Mário, pouco me interessa, eu gosto da Xbox por várias razões mas nunca aqui disse que se tivesse uma PlayStation não ia estar igualmente satisfeito em grande parte.
Isto chama se integridade intelectual e consistência de opinião, ao contrário do que aqui leio ainda agora pelo Juca que disse “passou a sair tudo no pc tirou todo o valor a plataforma”.
Isto é completamente falso e o mais engraçado é que a Sony tem feito o caminho igual mais lentamente, no entanto isso deu direito a um artigo no meio de dezenas e dezenas.
Mas como eu já estou habituado a ter de ler as mesmas (coisas X um número maior de pessoas), já nem ligo.
O meu desejo é que esta seja a última geração da Xbox, porque para termos um clone da Sony mais vale comprar o original e não clones.
Então tu estás a dizer que Playstation vende porque é popular, certo? Então me explica o porquê que na geração PS3/360 os dois consoles ficaram praticamente empatados em vendas e o Ps3 é o único console Playstation que não passou dos 100 milhões de unidades vendidas? Também: Por que o primeiro Playstation (sony nao tinha popularidade alguma em consoles) vendeu mais de 100 milhões?
Ah sim, entre o que vc fala e a realidade das coisas existe um abismo. Tinha esquecido.
Rui… Eu não te percebo… creio que gostavas de viver numa anarquia e não numa democracia, pois a tua forma de pensar vai mais nesse sentido.
As leis alteraram-se sim. Ao longo dos anos elas foram-se tornando mais exigentes para evitar que as grandes corporações possam usar o seu poderia económico e dominar o mundo. Há empresas, como a Microsoft, que lidam com mais dinheiro que muitos paises, e nesse sentido há que se lhes colocar travão. Elas podem ter o dinheiro, mas o povo e os seus representantes é que mandam!
Quanto ao mercado ser inteligente, sim é! A não ser que consideres que ele é burro, e o inteligente és tu!
Pelo que eu saiba o anormal é aquele que foge da normalidade, e a normalidade é o ditado pela maioria!
A Playstation está onde está porque soube conquistar o mercado. Deu-lhes o que eles queriam e à vários anos que os melhores jogos do ano são da Sony. O resultado é que as pessoas associam Sony a qualidade, e querem os produtos da Sony.
Eu compro Sony porque tenho uma consola, e quem me dá o que eu espero de uma consola é a Sony. A Microsoft tem-se desviado desse conceito, e atualmente a sua consola nem sequer é necessária para se poder desfrutar de tudo o que é Xbox. Daí que sim, a Microsoft tirou valor à plataforma.
Quanto à Gillete, ela não é diferente da agua das pedras, ou da Kispo. Foram produtos pioneiros que associaram uma imagem ao seu produto. A Sony não foi assim, apesar de um nome muito feliz para o seu produto: Play Station – estação de jogos.
E o gostar da Xbox não é algo pelo qual eu te critique! Eu tambem gosto da Xbox, e muita gente gosta da Xbox.
O que eu te critico é de veres o barco a ir ao fundo, e achares que está tudo bem. O estar a orquestra a tocar e o barco a afundar.
Se fosses realmente alguem que tem amor ao que a marca te oferece, criticavas o estado em que a Xbox está!
Deixa, está tudo bem para o Xbox.
https://www.eurogamer.pt/phil-spencer-completou-vampire-survivors-a-100
Pergunto, suponhamos que a Xbox tinha por cada bom jogo da Sony 4 bons jogos.
4 para 1, 16 para 4, 32 para 8.
Mas continuava a lançar os jogos no gamepass dayone e no pc.
Você mudava a narrativa?
Parcialmente sim… Mas não na totalidade!
Se tens um barco com furos e a meter agua, não é por tapares um dos furos que ele deixa de ir ao fundo.
Daí que isso seria um passo no bom sentido, mas o Gamepass continuaria a ser uma ameaça à industria e o suporte PC continuaria a ser um off à compra da consola. Isso não se alterava.
A única coisa que se alterava é que a Xbox estaria a ter mais qualidade do que antes.
Ah bom, o problema então é outro.
Se jogos muito bons não alteravam a narrativa o real problema é outro mas isso já eu sabia.
O gamepass hoje não será igual amanhã todos sabem isso, vai ser pior e mais caro.
Chama a isso investimento, mas é difícil progredir com este constante bota abaixo que se lê vê ouve e julga.
Rui…
Será assim tão dificil perceber-se que a industria dos videojogos gera biliões, mas requer biliões??
Será difícil fazer-se a seguinte conta:
Cerca de 250 milhões de utilizadores de consolas geram 73 biliões por ano. A Microsoft com 25 milhões gera 3 Biliões, Se tivesse os 250 gerava 30. Isto usando os valores fornecidos pela Microsoft!
Ou seja, se o modelo do Gamepass pegasse, havia uma redução no dinheiro que entra na industria!
Como queres tu que a industria cresça desta forma?
Os serviços de subscrição podem funcionar se não canibalizarem o resto, porque o se o fazem estás a trocar uma receita por outra! E esta é menor.
A alternativa é ir buscar mais clientes, mas aí voltamos ao mesmo, se for para trocar, estás a perder.
Basicamente o Gamepass pode funcionar, mas sem jogos dia um. Isso requer um pagamento bem mais alto para não criar prejuizos… e não apenas os 10 euros do serviço!
Rui, se a MS estivesse assim, ou eu já teria comprado um Xbox, ou teria assinado o Gamepass no PC. Mas isso é ficção. Não é o que a MS tem feito. E se eu gostasse dos jogos, eu teria a mesma postura que tenho no PS, comprava-os todos, pois esse Gamepass é o fim da indústria se todos aderirem a algo desse tipo, pois não sustenta quem faz jogode qualidade.
Cade os restantes dos usuários do 360 no One?
Certamente ela usou esse cálculo patético msm, Mário! Dá MS só espera-se maquiagem financeira alá lojas Americanas.
[OFF] Finalmente o brinquedo da criança grande chegou! E fica o “feeling” de que hoje pela “mañana” o trabalho vai pro saco! 🙂
Opa parabéns pela compra, o meu chegou na quinta feira passada, e que aparelho fantástico, boa diversão ai mano
Obrigado, Fernando!
Pô, experimentei muito pouco aqui, mas é surreal o negócio, futurista até! Primeiras impressões muito boas!
Alguma recomendação?
Vi que o seu é o que vem com o Horizon, é muito bom, mas o game que me impressionou mesmo por enquanto foi o Resident Evil Village
Cara, eu já me impressionei com o Rez Infinite e com o Kayak só dentro da piscina… Pena que não tô podendo mais jogar agora. Mas Resident já tenho aqui, é só questão de tempo pra chegar nele! 😃
Parabéns pelo Vr Juca, hoje é só felicidades né?!
Essa sensação de algo novo é imbatível.
Não tô assim ainda não, mas já dei uns murros numas caixas aqui! 🤣😂🤣😂
Parabéns! Depois, se puder, nos passe um review… Estou querendo muito comprar, mas o que me deixou meio receoso é que alguns users aqui falaram a qualidade de imagem, que não é das melhores. Será que não estão sabendo calibrar direito?
Eu escrevi hoje um artigo de primeiras impressões.
Impressiona… mas não tanto como isso.
No aguardo pra ler o artigo.
Fico aqui a espera pelo artigo, sei que mais tarde vou comprar mas por agora ainda o acho muito caro para o uso que lhe darei
Ja agora nao sei se o pessoal esta ao corrente, mas a garantia da sony não cobre os pixel’s mortos se existem mesmo logo ao ligar pela primeira vez
Um outro a parte, a sony bem que podia vender esta versao que ofereceu a alguns jornalistas xD
https://youtu.be/NHfC4u9JiSc
Sparrow, o negócio é um espetáculo, mas não é perfeito. Em respeito ao Mário, esperarei a publicação dele para discutirmos melhor isso, e para eu ter mais tempo de uso e experimentar mais coisas.
Por enquanto, também estou muito empolgado com a imersão para ser tão crítico, além de ser minha primeira incursão verdadeira no VR e não ter quase nenhuma referência de comparação, mas já vi coisas que poderiam melhorar.
Legal. E olha só como são as coisas… Enquanto alguns estão aproveitando jogos, outros estão advogando pra empresa que está com escassez de jogos por um bom tempo. 😅
Eita, Parabéns
Eita parabéns!! Será que compensa uma viagem ao estado vizinho para fazer um teste??? Brincando, num vou não!!
Rapaz ontem o João PSX vi ele fazer sinal de legal, pensava ser alguma config de botão no Horizon VR mas não é, é o VR a detectar o movimento dos teus dedos
Fico é impressionado com a coragem da MS chegar aos reguladores e soltar esse tipo de absurdo, como se tivesse dando um discurso político para um bando de ignorantes. Uma empresa com todo o histórico da MS se submeter a isso, é muita cara de pau!
Depois dessa, qualquer regulador minimamente sério e sem acesso ao bolso da MS, diria não a aquisição. Porque o que a MS fez foi chamar todos de idiotas com esse papel ridículo nessa apresentação.
As receitas do setor, que é o que realmente revela a fatia financeira dela no mercado, ela omite totalmente na discussão.
É apenas um chute, mas talvez a Microsoft se utilizou da receita das vendas nessa comparação. Se a Microsoft vendeu perto de 20 milhões e 70% foi series S. Os números batem de 70 a 30 para Sony em dólares.
Vou dar minha opinião de caixista desde 2001 quando o Xbox entra no mercado e que viu o 360 dar bastante trabalho pra Sony, estou bem desapontado com a marca desde a metade da vida do Xone, continuo cliente por causa de Gears, Forza e Halo(apesar da decepção com o Infiniti), acredito que algo tem que ser feito rápido pra sobrevivencia da marca, e na minha opinião esse algo seria a saída do Phil e do Aaron Greenberg, já deu, por mais que o Spencer tenha sido importante pro Xbox, chegou a hora de substitui lo
Phil Spencer é um Semi-Deus na terra para a comunidade Xbox, se o tal “tio Phil” sair da Xbox isso vai causar muito burburinho, é absurdo como esse homem é amado pela Xbox que até tem tema de aniversário para alguns usuários Xbox.
Sinceramente acho que o mal já tá feito, Xbox vai seguir como uma plataforma de serviços. Os 67 bilhões poderiam ter sido utilizados no desenvolvimento de um hardware mais inovador e em novos ips, mas isso demanda tempo, se fosse investir agora só teria resultado (se tiver) daqui a uns 10-13 anos.
Daí tu vê o próprio pessoal da DF com cara de cobre(ver a nomenclatura na tabela periódica) ao noticiar que os próximos jogos serão melhores no PS5 devido a API ser mais amigável. É a segunda geração em que se fala que o desenvolvimento para plataforma PS é facilitada, MS deveria ter ouvido isso e ter melhorado nós Séries.
Eu adoraria ver uma Xbox no seu potencial máximo. A Microsoft a exibir o músculo, mas com as armas da Sony. Jogos de qualidade, suporte extremo, uma consola de sonho.
Mas enfim. Apanhamos com o Phil Spencer (e confesso que quando ele entrou acreditei que ele viraria isto), e a Xbox entrou no buraco.
Sim sim, Spencer levou o Xbox pra Uti, mas como a esperança de fã besta é a ultima que morre, continuo na torcida
phill spencer entrou e viu muita sujeira e algumas coisas boas (como ter mais exclusivo que o PS4 no lançamento)
foi lá e limpou a casa e junto levou tudo que estava bem com o xbox e para caixista ele é o salvador do xbox
talvez seja mesmo, pq ele que aplicou o plano de “1 bilhão de usuários” com GP+Xcloud no Nadella e isso fez ele manter o xbox até hoje…
ao que parece, talvez, o mérito do Phill Spencer tenha sido enganar o Nadella igual ele enganou os caixistas auhuhauhauh
Tu acreditavas mas a mim nunca me enganou, sempre disse que era um lobo em pele de cordeiro.
https://www.pcmanias.com/xbox-one-o-regresso-da-phoenix-nova-visao-mais-potente-e-finalmente-consola-a-100/
Quem te chamar fanboy que lei este artigo.
Isso era um julgamento baseado em uma mão cheia de nada Galvão!
Eu não julgo as pessoas dessa forma. E quando Phil entrou ele prometia. E assim sendo, era de elogiar!
Mal começou a fazer asneiras… foi criticado!
Discordo totalmente Fernando, eu acho que o phill é o homem certo no lugar certo.
Quase todas as decisões que ele tomou eu estou de acordo.
Depois dessa eu vou mete o pé daqui, amanha eu volto a comentar.
Percebi que os leitores do Pcmanias gastam seu tempo e esforços para explicar o obvio, que A é A, B é B e que 4+4=8, mas que esses esforços são inúteis, mas fico feliz que apesar dos apesares os mesmos mantêm a mesmas energia, vocês são Top!
fui…
Sabe que as vezes fico a pensar que ele é um troll, porque tem assuntos que ele aborda que você fica na dúvida se aquilo faz parte mesmo da vida dele.
Ok Rui, respeito totalmente sua opinião, mas vejo que voce também é fã do Xbox, e justamente por isso, não entendo como apoia tanto o Spencer, mas se pra voce o atual estado do Xbox está bom, tudo bem vida que segue
Ou seja, se estivesses lá a Microsoft estava no mesmo buraco.
Lá está, para fazer igual ou pior qualquer um serve. Para fazer melhor é que é um problema!
Tu achas que a Microsoft quis passar os jogos para o PC?
Tu achas que a Microsoft quis perder receita com o Gamepass (particularmente dando-o de borla, a 1 euros, e a 2 euros por mês)?
A Microsoft fez isso porque estava mal… Passou os jogos para PC porque a One não vendia e havia investimento que não seria recuperado sem isso. E meteu o Gamepass para alavancar vendas!
Não foi porque gosta muito de ti!
A questão é que essas decisões tem consequências. O PC tira o interesse na consola, e tanto o PC como o Gamepass fazem descer as vendas. A situação pode ser um de diversos motivos pelos quais a otimização dos jogos Xbox está pelas ruas da amargura, e a DF abordou o tema no seu video mais recente.
Mário eu te acho um cara inteligente mas você fala muito sem sentido! A Microsoft não colocou os jogos no PC porque eles não vendiam, ela colocou porque a visão do Phil que foi inovadora na época era de descentralizar a plataforma! Hoje o Xbox não é mais apenas um console! Ele é qualquer dispositivo onde o Game Pass e a Xbox Live estejam! E colocar jogos no PC não diminui a venda de consoles! No máximo de um nicho muito específico! Pois são públicos totalmente diferentes!
Mas adiantou de alguma coisa?
Os jogos lançados da plataforma de Xbox estão vendendo?
Os estúdios que tomam a decisão de não lançar seus jogos em serviços, o que acontece?
Não vende correto?!
Se os mesmo abandonar a plataforma porque não é viável financeiramente, sendo forçados a colocarem seus títulos day1, gastarem dinheiro, tempo e esforços para lançar na plataforma, por não ser rentável?
Então não funciona as ideias “visionaria do tio Phil”.
O que esta acontecendo é estúdios deixando de lançar jogos na Xbox porque seus usuários se tornaram aquilo que chamo “mão de vaca”, quer o melhor dos 2 mundos, pagando 1 R$ / USD / EUR!
Mas está tudo bem né?!
A plataforma “OUTROS” esta no pico do seu auge, la é a plataforma que vende milhões graças ao tio Phil, o homem de ouro.
Como tu quiseres Paulo… Se achas que foi visão, foi visão. Eu inicialmente também achei que poderia ser, até ver os resultados.
Agora factualmente a Xbox não vendia e era preciso recuperar o investimento nos jogos. Ele foi para o PC para aumentar as vendas.
Para mim, visão não é agir em situações de desespero. É agir quando se está no topo.
E cito o cross play. Que a Microsoft abominava e nem queria ver quando a X360 vendia mais… Mas que quando a One ficou bem para trás já era tão desejado.
Eu sei que para ti foi visão. Na realidade foi para que as salas da Xbox não ficassem vazias.
É essa diferença que nos separa. Tu ainda olhas para lá e vês visão, eu vejo má gestão!
Quem tem razão?
Basta olhar para os números da Microsoft, as queixas da Microsoft, e a quota de mercado da Microsoft… E creio que dá para ver que se foi visão… Precisa de mudar de óculos pois não funcionou.
Agora não me venhas é dizer que as consolas e o PC são públicos diferentes. Isso são tretas!
Quando um mercado partilha jogos, o público pode saltar. Eu tive todas as Xbox que já existiram, e não tenho a series. Porquê? Porque tenho um PC com um CPU de 12 Núcleos, 32 GB de RAM e uma 3090, com um SSD NVME de 4 GB/s. Tenho mais performance aqui do que a série X. E daí que não preciso da consola.
Isso é visão? Eu acho que é tirar valor à consola!.
Perspectivas diferentes às quais eu daria razão se não visse a Microsoft a mostrar apenas entre 4 a 6 milhões de MAU nas suas lojas Xbox da Europa.
Porque se foi efetivamente visão, a forma como foi executada transformou a coisa em desastre.
Sabes o que esta conversa me faz lembrar. Dois adeptos a discutir futebol de uma equipa em risco de descer de divisão.
Um diz que o treinador é bom, que tem visão de jogo e que a equipa joga muito bem, o outro diz que o treinador não presta e tem de sair.
Basicamente os dois até podem ter razão… Mas com a equipa em riscos de cair, a visão do treinador não vale nenhum, pois os resultados são terríveis, e o treinador tem de ser trocado.
Sabe, Fernando. Penso que o Phil foi excelente a curto prazo. Logo após o Don Mattrick ter feito aquelas barbaridades no início da geração Xbox one, em minha humilde opinião, Phil Spencer foi preciso em buscar soluções a curto prazo para tentar fazer o One, ao menos, começar a caminhar. Ao meu ver, o problema do Phil foi que ele não conseguiu se manter eficiente com o passar do tempo e, por isso, concordo com você que ele já deu. Sou franco em dizer que não acho que ele foi um CEO de todo ruim. Como falei, o problema dele foi de não conseguir manter sua eficiência de forma constante e, principalmente, coerente.
Eu concordo que o Phil começou bem. Se procurares na PCManias vais ler imensos artigos a elogiar a forma como ele entrou. Ele desmistificou certas teorias como o poder da Cloud e foi franco quanto ao pretendido. Fartou-se de elogiar os estúdios da Sony e mostrou o desejo de evoluir a Xbox para algo igual.
Basicamente ele entrou muito, muito bem, e eu depositava esperanças no homem.
Mas com o avançar do tempo e a One a não pegar, ele foi obrigado a ações de solução. Os jogos foram para o PC e surge o Gamepass. E até aqui nada de novo pois a forma como as coisas surgiram não eram diferentes do que a Sony faz agora com o PC e a PSN.
Onde as coisas descambaram foi quando a Microsoft começou a dizer que iria alcançar 2 biliões de utilizadores com a Cloud. E começou com atitudes predatórias. Jogos dias um, preços ultra baixos, ofertas de 3 anos a 1 euro, e que se mantém, apesar de agora já ser mais uns trocados, sendo incluído a oferta gratuita com MS points.
Desde aí a Xbox entrou numa de tentar açambarcar o mercado. A Sony e a Nintendo já nem eram concorrentes pois eles acreditavam que açambarcariam o mercado das consolas e passariam ao seguinte.
A coisa falhou. E falhou porque o mercado das consolas gosta muito do que tem. E gostando não o quer ver destruído ou subvertido aos caprichos de uma empresa que entrou para mudar tudo.
E eu não digo que a mudança não passa pelo futuro deste mercado, o que não pode acontecer é esta pressa radical de mudar as coisas pois a mudança tem de ser lenta e gradual e não imposta a esta velocidade. Particularmente porque isso implica deixar para trás a empresa que mais qualidade oferece dentro deste mercado, a Sony.
Basicamente o Phil foi apanhado na maquina de triturar da Microsoft. E ao longo dos anos foi tomando más decisões. Fechou 12 estúdios, obrigando a Xbox, numa altura má a investir de novo, o que teve como consequência ter de mostrar planos sérios de evolução. Daí o Xcloud e a Bethesda e a Activision. Tudo parte de um plano de domínio para justificar um re-investimento gigante na Xbox.
Porque sejamos sinceros. A Microsoft pode dizer o que quiser, mas se não for para dominar o mercado, vai gastar 75 biliões para que? Para apenas se manter concorrencial?
Se for assim, com a despesa anterior que já teve e que chega quase aos 100 biliões, vai recuperar o investimento quando?
Naturalmente que uma compra de 79 biliões tem que dar lucro. E sendo o mercado das consolas um mercado que não tem crescido em dimensão de utilizadores ao longo dos anos, se a aposta é aqui, naturalmente que a Microsoft tem de ir buscar os clientes à concorrência.
Acima de tudo a minha maior crítica ao Phil Spencer é a sua obsessão por jogos. Eu também jogo, sou maluco por jogos, mas no horário de trabalho, estou a trabalhar, e a única coisa que faço fora disso é gerir comentários da PCManias. Mas ele como gestor de topo dá-se ao luxo de jogar Vampire Survivors numa média de 11 horas por dia. E eu questiono onde fica o trabalho!
Concordo, Mário. Isso que você mencionou, inclusive, me faz pensar se o Phil, realmente, tomou as decisões ruins que tomou por incompetência, ou por pressão dos superiores que o cercam. Honestamente, de uns tempos pra cá, ele tem sido tão incoerente que chega a me fazer pensar que ele não passa de um bode expiatório nas mãos do alto escalão da Microsoft.
O que as pessoas não compreendem na forma como eu critico a Microsoft é que eu apenas quero que a Microsoft esteja no ramo das consolas. Não no ramo do cloud gaming, no ramo ds assinaturas, no ramo de coisas que não são o que é o mercado das consolas.
Quem está neste mercado está na sua grande maioria por aquilo que ele é, não por aquilo que ele vai ser ou que pretendem que seja.
E a Microsoft não quer saber disso. Quer é mudar o que existe para poder dominar, dado que dentro do que existe não consegue!
Mas não foi a sony que deu o ponta pé inicial do streaming com o PS4?
Até também tentou iniciar o que hoje chamamos de metaverso na era do PS3
O streaming não tem mal nenhum… Nem tem as subscrições.
As coisas desde que surjam como alternativas não são um problema.
O problema da Microsoft não é ter streaming, ou ter subscrições. É o aceitar perder dinheiro com eles para arrecadar mercado, usando um poderio económico que mais ninguém tem!
E a Microsoft da forma como impulsiona o Gamepass e como pretende alcançar o mercado com o Streaming, quer basicamente alterar todo o conceito de gaming dentro das consolas para algo onde eles possam ser líderes, e não propor alternativas dentro de um mercado onde não se consegue impot.
o que o Phill fez foi resolver os problemas evidentes e gritantes, que qualquer um aqui nos comentários iria resolver.
todo mundo aqui sabia que o xone mais caro e mais fraco que o PS4 não podia continuar sendo assim
que o kinect é inútil
que ninguém liga para “TV”
Mas resolver o que é menos evidente, que aparece menos, ai é outra história…
Veja por ex o controle com pilhas. Segundo a MS entre quem já tem o xbox 50% prefere pilha, 50% prefere bateria
Veja, entre quem já tem o xbox é 50/50 e isso foi a justificativa para MS não mudar o controle.
o correto era mudar, pq obviamente a maioria do potencial consumidor do xbox não quer pilhas, pq? pq ele não perguntou para quem não tem xbox o que eles acham.
É fácil dizer isso… mas o certo é que o Phil mudou… e antes não mudaram!
Discordo de você em relação ao Phil, concordo sobre o Aaron.
A importância do Phil está também em coisas que não são facilmente evidentes, e vão além do que as pessoas tem ciência. Muita gente conhece ele apenas do período pós Don Mattrick, mas ele já está no Xbox desde o início, e se você gostou e foi feliz com Xbox e o Xbox 360, tem muito do Phil Spencer nisso, da mesma foram que se você gostou da primeira metade da geração do Xbox One, também é 100% o Phil Spencer.
Phil era chefe da divisão de publicação de estúdios europeus até 2008. A trilogia do Fable está na conta dele, assim como descobrir a Playground também. A atuação da Rare pode ser discutível na segunda metade do 360, mas alguns jogos de antes disso são bem conceituados também. A partir de 2008, ele se tornou chefe geral da Microsoft Studios, o braço de publicação. Nessa posição, podemos dizer que foi ele que conseguiu fazer com que o Xbox One tivesse um começo digno, Ryse, Dead Rising 3, Titanfall, Sunset Overdrive, Quantum Break, Recore, Tomb Raider, Ori. Jogos demoravam cerca de 4 anos naquela época, quem você acha que fechou esses acordos?
Phil foi quem segurou as pontas em cima da sucessão de besteiras que o Don Mattrick fez. Quem não trabalhou para criar um ecossistema de estúdios internos como a Sony fez no PS3 foi o Mattrick. O 360 basicamente dependeu de terceiros. O Phil fez o que pode com os jogos até o momento que a MS viu que o Xbox One não decolou e cortou o orçamento da divisão. E esse é o outro ponto importante, o Xbox operou pelo menos de 2014 a 2018 com orçamento reduzido com a diretoria tendo que fazer escolhas entre lançar hardware ou financiar jogos. E ao meu ver, por mais polêmica que tenha sido a decisão, eu acho que o Phil fez a escolha certa. Jogos demoram pra fazer, e os games de qualidade que as pessoas esperam, além de demorar mais, também custam mais. Criar um hardware referência, como foi o Xbox One X ajudaria mais a imagem da Microsoft, do que fazer uma atualização meia boca do Xbox One e colocar um monte de jogo mais ou menos feito as pressas. Isso mudou a percepção da marca que algumas pessoas tiveram de que eles não poderiam criar hardware de ponta, e isso foi o principal erro do Don Mattrick. A geração passada surgiu no auge da conversa do FullHD. O momento em que a tecnologia se tornou financeiramente acessível a qualquer pessoa, e o assunto dominou todos os meios de comunicação geek, de uma forma que nem o 4K conseguiu repetir. E nesse contexto, a MS criar um console que não poderia rodar os mesmos jogos que o PS4 em fullHD, minou a base de users entusiastas do Xbox. Os users do Xbox são americanos no geral, e americanos não são racionais, eles gostam de status, e ter a melhor tecnologia, o melhor gadget. Garotos adolescentes jogadores de COD que viram jogos em 720p já no início de vida do XB1 desistiram do console sem nem experimentar.
Pronto, resolvido esse assunto, o Phil conseguiu elevar a importância do Xbox dentro da MS, o que significa que o orçamento foi liberado, e então começou a comprar estúdios, e ajudar a aumentar estúdios. Mas vamos lá, novamente, estamos em outro contexto. A Sony construiu o que ela tem com start na geração PS3, os frutos vieram no fim da geração, e mais na segunda metade da geração PS4. O Xbox começou em 2018, com um monte de estúdios que ou eram pequenos, como a Compulsion, ou eram pequenos e tinham contratos a cumprir como InExile e Obsidian, ou apenas tinham contratos a cumprir como estúdios da Zenimax, ou estavam em processo de expansão como a Playground e a Ninja, ou criou um do nada, como a Initiative. E criar do nada, ninguém ta fazendo isso hoje, eu desafio alguém dizer quando foi a última vez que a Sony criou um estúdio do nada, e qual o AAA que esse estúdio faz. Fazer jogos não é como desenvolver sites do wordpress, que em qualquer esquina tem alguém capacitado pra fazer, é um mercado com profissionais escassos, onde os que existem estão empregados. É demorado. E nesse processo, estúdios foram sacrificados, a Coalition que nunca tinha feito um jogo precisou fazer 3 gears, sendo um remaster e dois jogos novos em menos de 6 anos, e fez o que fez. A Playground e a turn 10 tiveram que criar um Forza a cada 2 anos, e todos foram bons jogos. A 343i não vou mencionar, por que eles sempre tiveram tudo e foram mal administrados.
Independente do que parece, ou do que os fóruns de internet fazem parecer, a atuação do Phil Spencer construiu o alicerce para o funcionamento estável que a marca Xbox nunca teve. O Xbox sempre esteve pronto para ser descontinuado, mesmo com o 360. O que Phil fez, foi trocar os 4 pneus com carro em alta velocidade na estrada. A Microsoft pode sempre ter sido rica, mas a divisão Xbox só é rica de 3 anos pra cá. Eu não tenho dúvidas, de que ao final dessa geração, as pessoas terão esquecido o 2022 fraco do Xbox, assim como esqueceram o 2014 e 2015 terríveis que o PS4 teve, ou indo ainda mais longe, a desgraça que foram os primeiros 3 anos do PS3.
Ninguem tem nada a dizer o Phil Spencer até ao lançamento da One. Altura em que ele compactuou com o Matrick no desenvolvimento, criação e lançamento da One.
Mas mesmo aí ele não era responsável máximo, pelo que nem me atrevo a critica-lo!
A questão começa quando ele toma conta da Xbox. Porque se te recordas, quando o Phil entrou ele até foi visto como uma boa escolha, e isso devido ao seu passado!
Daqui para a frente discordo de ti!
Isto não é mérito… era a função dele!
Quer dizer… quem fez os acordos para os jogos que referes, foi o Phil… Quem não criou o ecossistema de estúdios foi o Matrick?
Mas o Phil era ou não era o responsável dos estúdios? Era nas coisas boas e não era nas más? Não estou a perceber!
Mais uma vez estou a ver aqui desculpas para favorecer o Phil.
A Xbox One começou a ser desenvolvida quando a 360 saiu. Este é o processo normal em qualquer consola! E tu acreditas que foi sob alçada do Phil que, em 3 anos, ele definiu a X? Ainda se me dissesses que a X era uma One melhorada, mas a X era radicalmente diferente da One. Foi tudo criado em 3 anos?
Bem, acredita quem quiser!
Nem vou discutir isso, mas a Microsoft acabou de dar a conhecer aos reguladores que vendeu menos de metade das consolas PS4. Não vejo que a X tenha feito real diferença!
Não porque não tivesse qualidade, mas porque nessa altura o Phil já tinha cortado o suporte à consola, os jogos não saiam, e os jogos estavam a ir para o PC.
Daí que questiono! Como é que o utilizador americano que gosta da melhor tecnologia, compra uma Xbox quando o PC a esmaga completamente quer em suporte, quer em hardware?
Começou em 2018 por um simples motivo. O Phil fechou 12 estúdios!
Ele não os fundiu, ele não os deixou contratar. Ele fechou-os!
Em 2014 anuncia a Leap Experience Pioneers, em 2015 fundeo a lift londoe e a soho productions, e nesse mesmo ano anuncia a Decisive Games, e em 2016 autoriza a Big Park, a Good Science Studios, a Team Dakota e a Leap Experiencia Pioneers a contratar para se expandirem.
E pouco depois… fecha-as a todas!
Achas a Lionhead um estudiozeco? Tambem fechou! Foram 12! Basicamente equipas compradas, fechadas e novas compradas. Dinheiro queimado e deitado ao lixo, para se gastar mais uns valentes biliões a substituir! Excelente gestão!
Concordo. Ninguem os está a criar! Mas a Sopny tem comprado estudios recem criados! Balistic moon e Haven Studios são exemplos!
Caso não saibas, a Coalition é a anterior Black Tusk. E a Black Tusk é a anterior Microsoft Studios Vancouver. E a Microsoft Studios Vancover era a Zipline Studios.
Nunca fizeram nada dizes tu?
Culpa dos devs certamente… porque os responsáveis esses são bons!
E que tem agora? Podendo ter vendido apenas 18,5 milhões de consolas, com as receitas a cair, as receitas operacionais a cair 47%, com previsão de quebras de vendas.
Agora está tudo optimo! Crescimento absoluto e nítido!
Enfim…
Mário evidenciou bem alguns pontos e preferi responder a esse que ainda não foi abordado :
E nesse ponto eu pergunto o lançamento dos jogos a cada 2 anos foi devido a isso mesmo? Segundo você esse processo começou em 2018 e como resultado jogos de franquias começaram a ser entregues a cada 2 anos, mas como você me explica isso:
Forza Motorsport (2005)
Forza Motorsport 2 (2007)
Forza Motorsport 3 (2009)
Forza Motorsport 4 (2011)
Forza Motorsport 5 (2013)
Forza Motorsport 6 (2015)
Forza Motorsport 7 (2017)
Forza Horizon (2012)
Forza Horizon 2 (2014)
Forza Horizon 3 (2016)
Forza Horizon 4 (2018)
Forza Horizon 5 (2021)
Vou moderar um pouco e dizer que essa crise com lançamentos curtos começou em 2014, mesmo assim o Forza Motorsport já vinha sendo lançado a cada 2 anos, com 5 lançamentos anteriores, o Forza Horizon já estava na sua 2ª edição.
Gears of War (2006)
Gears of War 2(2008)
Gears of War 3(2011)
Gears of War Judgment(2013)
Gears of War Ultimate Edition(2015)
Gears of War 4(2016)
Gears of War 5(2019)
Mais um exemplo de jogo lançados a cada 2-3 anos antes de 2014. Halo vai no mesmo estilo.
Logo essa desculpa de jogos lançados a cada 2 anos na geração Xbox One devido a falta de estúdios não cola, visto que a Santíssima trindade ja fazia isso anteriormente.
Mário, olhe isto: https://www.eurogamer.pt/vendas-das-xbox-series-estao-nos-185-milhoes-de-unidades-diz-analista
Não precisa ser analista pra isso, Edson. Rsrsrs Eu mesmo, fazendo uma conta simples dias atrás aqui num comentário, chutei em torno de 17.5 milhões de SS/SX (já devo estar errando menos que o super vgchartz rsrs). Se tá assim no início da geração, que geralmente é onde se vende muito bem, imagina daqui pra frente. Lembrando que esse número de 18.5 milhões creio que deve ser consoles enviados para as lojas e que o SS deve ser mais que 70% desse montante. Imagina se contar só os SX vendidos.
Lembrando que se for esse número de 18.5 milhões, o Xbox One tem que ter vendido 51.5 milhões de unidades, pois o que a MS disse é que vendeu 70 milhões de consoles entre as duas gerações até o momento.
27.3% vs 45% me parece bem realista. Isso tudo com apenas um Halo de qualidade razoável e um grande jogo AAA que é FH5, e alguns bons indies.
E a Sony já tendo trazido todas suas grandes IPs conhecidas a luz. É uma vantagem pequena para o PS até, provavelmente graças ao Gamepass.
Não acho pequena com o ps5 sofrendo com falta de estoque esses quase 3 anos e o series S tendo de sobra no mercado, além do game pass com preços bem acessíveis.
Edson, o Xbox também teve problemas de estoque e talvez pudesse ter vendido mais, fora que veio de uma geração basicamente perdida… Se nessa altura a MS tivesse a santíssima trindade dela lançada provavelmente estaria bem melhor e mais próxima da Sony, isso fora os games de estúdios adquiridos, que se fossem exclusivos, teriam atraído muita gente para os consoles, não fosse também levar tudo pro PC.
Zenimax até agora só lançou 2 jogos com cara de indie exclusivos, vamos ver como ficam as coisas com Starfield, ou algo da ID vindo logo mais, são jogos com seus apelos!
O problema da divisão Xbox é essa fixação no Gamepass, e jogar tudo pra PC. Imagina a Sony querendo empurrar PSNow em todo mundo e jogando tudo pra PC no primeiro dia… Esse segundo ela já tá meio caminho andado.
Alguém na MS simplesmente resolveu quebrar o apelo das vendas porque achou que o Gamepass barato seria algo irrecusável… Só faltou combinar com todo mundo antes.
Quem foi que ontem comentou que “se duvidar os fanboys do Xbox irão dizer que console não é mais necessário”? Pois bem os primeiros comentários do link acima já tem gente a falar nisso, que joga até em smartphone. Sempre terão uma desculpa.
hahaha…
Já começou a ginástica mental. Muito previsível
rsrsrssrsr
depois irão dizer que obrigar a comprar consoles para jogar jogos é anti consumidor
Eu já estou no passo 2, depois de não precisar de console, onde os fanboys do xbox arrotam que a Sony é anti consumidor por obrigar vc a comprar um playstation para jogar jogos do playstation.
Só espere para ver quando o xbox parar de vender, igual as previsões da MS mesmo, como eles irão repetir que console não importa e ainda é anti consumidor pq no xbox vc joga pela nuvem de graça sem precisar pagar pelo console.
Eles adoram isso, adoram o coitadismo e vitimismo… adoram fingir que o Phill Spencer é o amigão deles que se importa com eles (compensando será qual abandono?) e que o xbox e a MS são oprimidos pela Sony malvadona.
Imagine o desespero que vai ser se o xbox for desligado… vai ter gente realmente fazendo loucuras… tipo que a vida do sujeito não faz mais sentido agora que o mal (a sony) venceu e o bem (o xbox) perdeu.
Tocas num ponto super relevante e que acredito que vai acontecer. Se a Sony insistir na consola, o que vai acontecer, e a Microsoft migrar para a núvem, essa paleio de que não requerem uma consola vai existir. É certinho!
tipo assim:
Na verdade já estão nessa. Os caras chegaram ao fundo do poço. Agora vão chamar de trouxa quem compra console e joga em qualidade muito superior a quem joga via streaming. Essa é a próxima historinha de fanboy de Xbox.
Já viu a justificativa para dizer que 2 milhões de jogadores em Hi-Fi Rush em 1 mês é um bom número? Estão colocando até Forspoken!!!!
Então veja o desespero desse cidadão:
https://twitter.com/Xbox_Infinity_/status/1630971769346572291?t=VWWodAfDLf1bfqV2qdVp5Q&s=19
https://www.eurogamer.pt/xbox-ganhou-quota-de-mercado-e-esta-praticamente-empatada-com-a-nintendo
off:
Aqui como funciona o modo de operação de caixista:
===========================================
Sony divulga o resultado com os melhores jogos do PS5, de acordo com os usuários
Stray, God of War Ragnarok, Astro’s Playroom e mais!
https://www.gamevicio.com/noticias/2023/02/sony-divulga-o-resultado-com-os-melhores-jogos-do-ps5-de-acordo-com-os-usuarios/
===========================================
Metade dos comentários é “hurr durrr sonysta só joga COD” em uma notícia que Sonysta só votou em exclusivo como melhores jogos
Eles se comportam igual uma turba histérica floodando opinião tirada da bunda contra o FATO noticiado
Em todos os lugares eles se comportam assim se forem deixados “livres” ou tiverem moderação “amiga”
Eles não fizeram isso aqui, no neogaff, etc; pq não deixam eles fazerem isso, senão eles “invadem” um site e puxam o saco do adm/mod para ficarem “amigos” do dono do site para ficarem empurrando narrativas e se vitimizarem cavando BAN para os “sonystas malvadões”
Resetera por ex conseguiram, lá o sujeito é banido do tópico de compra da activision só por dizer que o Phill recusou o spiderman como exclusivo e a culpa do jogo não ser do xbox foi de incompetência da MS e não a “sony malvadona roubando jogos do coitadinho do xbox” como os caras podem ficar repetindo lá sem punição pela mentira.
Por favor corrige o outro comentário por aprovar. Tem lá uma palavra que não quero que uses.
Depois q saio e entro no site nao consigo mais editar, o comentário nao aparece mais
Pode apagar o que não puder usar, eu nao consigo mais editar
Alterei a palavra em causa.
https://www.youtube.com/watch?v=xsFHcrXtKeU&t=4s
É para rir um bocado…
Eu parei de assistir quando ele fala que é a primeira vez que esta no estúdio da bethesda.
Como é que pode depois 2 anos ele só foi agora? Ridículo, um mal gestor, um demagogo e um péssimo líder de divisão.
E ainda tem fanboy que protege um cara desses que não entrega nada além dos mesmo em 10 anos. Vergonha é a palavra que define esse homem.
Edit: Desculpem o desabafo, mas me dá tristeza de ver uma plataforma que gosto cair no buraco, devido há uma má gestão e ainda ter pessoas que acham uma maravinha.
E o cara tem tempo sobrando, pois estava jogando um indie de terceiros por mais de 100h! Não demora muito o Todd “mentirinha” Howard toma o lugar dele!
O Phill chegou no Nadella e falou que o Curriculo Gamer dele estava fraco e ele precisava jogar 100h daquele Indie la com grafico de SNES por 100h para atualizar o curriculo gamer dele.
Discordo totalmente Daniel Torres, eu acho que o phill é o homem certo no lugar certo.
Quase todas as decisões que ele tomou eu estou de acordo.
Eu tô rindo aqui, mas com respeito ahahahhahaha
Então aquele outro estúdio que disse que em 4 anos era a primeira visita do Phil pode realmente está falando a verdade
Pelo visto sim ou seja se essa compra da Activision passar vai ser mais um estúdio abandonado.
Vão jogar o que já existe de jogo no gamepass e possivelmente ficaria saindo cod e olhe lá alguma outra franquia.
Quando vc para pra pensar que a ms tem mais estudios internos que a Sony e entregou menos é algo surreal.
Foi a rare que falou isso e eu realmente não duvido. xD
Ele tem de jogar o Vampire Survivors…