Um segundo jogo de uma saga não implica que este venda mais. Mas quando Breath chega a ter mais jogos vendidos do que consolas no mercado, o esperado é que o segundo jogo bata recordes.
Zelda: Breath of the Wild foi um jogo de lançamento da Switch. E o jogo a certa altura tinha mais cópias vendidas do que haviam consolas no mercado. Acabou por vender 31 milhões de cópias, o que para um jogo de lançamento, numa altura onde o número de consolas no primeiro dia é zero, é absolutamente incrível.
Daí é coerente que se possa esperar que Tears of the Kingdom, a continuação do primeiro jogo, venda tanto ou mais que o primeiro jogo. E tudo parece encaminhado nesse sentido
Segundo o ultimo relatório da Nintendo, o jogo vendeu, até ao momento, 19.5 milhões de cópias. Só nos primeiros 3 dias o jogo vendeu 10 milhões de cópias, batendo um recorde de vendas para a Nintendo. E isto coloca o jogo perto de 2/3 das vendas do primeiro jogo, com apenas alguns meses após o seu lançamento.
O maior sucesso desta geração da Nintendo é Animal Crossing: New Horizons Mario Kart 8 Deluxe, que vendeu 40 57 milhões de cópias, mas o novo Zelda poderá passar esse valor rapidamente!
A Nintendo tem neste momento 12 jogos lançados na Switch que venderam mais de 1 milhão de cópias. Apenas 4 jogos de terceiros conseguiram igual feito.
Só uma correção. O jogo mais vendido é Mario kart. Já passou dos 57 milhões. Geralmente é o game mais vendido de todas as plataformas da Nintendo. O que é impressionante, porque o faz sem muito alarde.
Vai ter gente a dizer pra ti que vendas de bundle não contam… Lol
Hennan, agora se for considerar o 8 (do WiiU) e o Deluxe a mesma coisa, que pra mim são, pode somar aí mais uns 20 mi, pelo menos.
Mas vendeu em bundle uma geração praticamente inteira. Eu chuto que uns 30% de switch no mercado vieram com o game
Isso não interessa muito, Sparrow, as pessoas têm a opção de comprar com Bundle ou sem, se optam por um com bundle é porque acham que vale mais a pena. Fora que MK8 é realmente bom. Se fosse um Bundle com um jogo ruim e só tivesse essa opção, até poderia cogitar algo diferente, mas Switch, além de existir sem jogo, e outros bundles pra concorrer é opção do cliente comprar ou não com o jogo, e normalmente até paga mais por isso. E isso vale pra qualquer um. Meu Xbox One, comprei com Kinect e um Bundle com Halo Collection e Windows Central, mas foi opção minha, poderia ter comprado sem ou esperado pra comprar sem. O Astrobot de PS5 a gente pode até cogitar não falar de vendas pois realmente é um jogo gratuito pra PS5, já quem compra com Ragnarok ou outro aí já é opção.
Concordo com.quade tudo Juca. Mas a opção de bindle de Mario Kart Tb é mais batata que se comprar o jogo avulso. Óbvio que Mário Kart é excelente? Mas os bundles deram uma força grande nesses números. Vejo que ele não chegaria nesses números sem a opção de bundle nunca. Ficaria abaixo de outros jogos, também muito bons, da BigN
Como hipótese, seria possível, mas o raciocínio seria o mesmo de não contar a venda de jogos se o preço não for cheio, e não acho que por ter um preço promocional não deva ser contado, assim como qualquer bundle, mas entendo o seu ponto de vista.
Esse negócio de não contar Bundle só faz sentido se o jogo for grátis. Mas a Nintendo cobra por isso e não falta opções sem ou com outros games. As pessoas compram por opção pessoal.
Sucesso merecido. Foi um game que aproveitou a base forte pra corrigir os problemas do antecessor e entrega uma experiência superior. O melhor game desse ano com muita margem.
Estou contigo, já fiz até meu voto de fé no TGA.
É um feito incrível, e na minha opinião, merecido. Nesse ano, só perde para Hogward, que é uma franquia multiplataforma e com apelo global pelos livros e filmes.
Pra sermos justos com Breath of The Wild, nas vendas dele também contam as de WiiU, o que não é nenhum demérito. Eu, por exemplo, tenho uma cópia de WiiU, e sem dúvidas, aquele foi o melhor jogo da Nintendo pra aquele console, e dos melhores da geração, salvando-o de ter sido o pior console que passou por cá em casa. Pois é o tipo de jogo que vale um console de tão bom que é.
OFF – Robocop PS5
Eu realizei duas capturas do jogo no ps5. Uma no modo qualidade e outra modo performance.
Apenas do começo do jogo.
Posso adiantar que as resoluções de saída que eu obtive foram:
1440p no modo qualidade ( não vi evidência de resolução dinâmica )
1080p no modo performance ( não vi evidência de resolução dinâmica )
Quanto as resoluções nativas eu acho que sejam iguais as de saída mesmo.
Contudo, eu acredito que esse jogo esteja utilizando ‘Temporal Super Resolution’ (TSR) ou Temporal Anti-Aliasing Upsampling (TAAU) da UE5 para realizar upscaling para 4K e anti-aliasing.
Podemos ver alguns artefatos de ghosting nos frames.
Acredito que o TSR seja mais provável por ser superior.
Alertando que isso é uma especulação minha, não sei ao certo se é verdade, posso estar totalmente enganado.
Veja esse link abaixo da UE5 sobre mais informações do TSR.
https://docs.unrealengine.com/5.3/en-US/temporal-super-resolution-in-unreal-engine/
Ghosting
Veja exemplos de ghosting em movimentos rápidos.
Ghosting Modo Performance abaixo:
Ghosting Modo Qualidade abaixo:
Fator de Upscaling:
Existe um parâmetro chamado “Screen Percentage” para realizar o upscaling ( % em cada eixo ).
Ao que parece, esse jogo utiliza o valor de 50% para o modo performance ( 1080p ‘rendering Resolution’ ) para uma ‘display resolution’ de 4k e 60 FPS.
Já no modo qualidade, esse jogo utiliza o valor de 66% (1440p ‘rendering Resolution’ ) para uma ‘display resolution’ de 4k e 30 FPS.
Interessante é utilizar a própria fórmula disponibilizada pelo link para calcular o TSR Feed in MP/s ( eu acredito que seja Mega Pixels por segundo).
“Rendering Resolution Width * Rendering Resolution Height * FrameRate = Display Resolution Width * Display Resolution Height * ScreenPercentage^2 * FrameRate”
Modo performance – 1920 x 1080 x 60 = 3840 x 2160 x 0,5^2 x 60 = 124 MP/s
Modo qualidade – 2560 x 1440 x 30 ~= 3840 x 2160 x 0,66^2 x 30 ~= 108 MP/s
TSR x Nativo x TAAU:
No vídeo abaixo temos uma comparação dessas configurações.
https://www.youtube.com/watch?v=i_PUXa-r0WY
O TSR é melhor que o TAAU e chega bem perto do nativo com um ganho de performance em 2x.
Contudo, ainda sofre de ghosting e gera ruído quando utilizado juntamente com Lumen, por causa da baixa resolução que o TSR opera.
Algumas informações interessantes da página do TSR:
* É possível ajustar a taxa de flickering dos pixels , inclusive ajuste automático se o framerate cair.
* “Supports Dynamic Resolution scaling on console platforms.”
(apesar de eu não ter achado nenhuma variação dinâmica de resolução nas capturas que fiz, exceto por alguns outliers, talvez tenha em cenas mais pesadas mais adiante no jogo).
* “TSR’s upscaling quality and behavior is strictly identical across all supported platforms. However, TSR has been specifically optimized for AMD RDNA GPUs used in PlayStation 5 and Xbox Series S | X consoles, taking advantage of 16-bit types and packed instructions.”
Link do vídeo de análise.
https://www.youtube.com/watch?v=WfuFWq1gPQY
PS: Algumas vezes aparecem telas pretas para mudança de cenas.
Na teoria essas telas pretas deveriam causar queda de FPS pois são considerados como frames duplicados.
Contudo, a minha ferramenta tenta identificar as telas pretas e não as considera como quedas de frames.
Comparação de settings nos ficheiros .ini.
[PS5_Quality DeviceProfile]
DeviceType=PS5
BaseProfileName=PS5
+CVars=t.maxfps=30
+CVars=nvn.syncinterval=1
+CVars=rhi.syncinterval=2
+CVars=r.GTSyncType=2
+CVars=r.OneFrameThreadLag=1
+CVars=rhi.SyncSlackMS=0
+CVars=PS5.DefaultBackBufferWidth=2560
+CVars=PS5.DefaultBackBufferHeight=1440
+CVars=r.DynamicRes.OperationMode=2
+CVars=r.DynamicRes.FrameTimeBudget=33.3
+CVars=r.DynamicRes.MinScreenPercentage=55
+CVars=r.DynamicRes.MaxScreenPercentage=100
+CVars=sg.globalilluminantionquality=3
Confirmam-se os 1440p, com resolução dinâmica que pode descer a 55% disso.
[XSX_Quality DeviceProfile]
DeviceType=XSX
BaseProfileName=XSX_Anaconda
+CVars=t.maxfps=30
+CVars=nvn.syncinterval=1
+CVars=rhi.syncinterval=2
+CVars=r.GTSyncType=2
+CVars=r.OneFrameThreadLag=1
+CVars=rhi.SyncSlackMS=0
+CVars=r.DynamicRes.OperationMode=2
+CVars=r.DynamicRes.FrameTimeBudget=33.3
+CVars=r.DynamicRes.MinScreenPercentage=60
+CVars=r.DynamicRes.MaxScreenPercentage=100
+CVars=Anaconda.BackbufferResX=2560
+CVars=Anaconda.BackbufferResY=1440
+CVars=sg.globalilluminantionquality=3
A Serie X aponta também para os 1440, podendo descer a 60% dessa resolução.
Mas o que vemos é que ela porta-se bem pior do que a PS5, mantendo quase sempre os 1080p. A probabilidade de bug existe efetivamente, somente não se explicando a quebra de fps para 24 em algumas cenas na X.
Nossa, muito interessante esses dados. Talvez depois eu faça mais capturas e consiga ver a variação da resolução.
No modo performance é que há mais diferenças. Especialmente neste parâmetro:
+CVars=r.MaterialQualityLevel=0 (PS5 configurada para 1)
Agora isto é UE 5… e isto são meros inis. Não há verdadeiro motivo para a X ter uma bug pois se isso acontecesse, teria de acontecer em todos os jogos com o UE. Algo se passa aqui, mas é difícil colocar o dedo na ferida.
É. Depois dessas informações, a possibilidade de ser bug ficou menor. Vamos ver se o tempo dirá.
E é essa uma das principais razões nas quais comparar console com placas de PC seja desktop ou mobile é uma completa dificuldade.
Peguemos qualidade. Não sabemos o preset que o jogo roda. Sabemos a resolução que pode cair a metade de 1440p. Não sabemos por quanto tempo para fazer um percentil.
No PC quando setamos o preset ultra e a resolução 1440p sem as artimanhas do DLSS ou FSR. Ele vai rodar exatamente do jeito que está.
Ah e estou passando a olhar o lado do PC, a 3080 neste jogo rodou a 57 FPS em 1440p preset Épico sem o DLSS.
Quase o dobro dos FPS dos consoles e sem queda da resolução.
Os consoles neste jogo estão nível 3070 para baixo. Talvez 3060Ti ? Não sei…
PC
PS5
Series X
Se algo destoa é a Xbox Series X
Quanto às comparações de performances, não sei! Mas tu insistes num tema que pareces não compreender.
A PS5 tem um GPU que se deveria, quando muito, equivaler a uma 2070. O facto de se comprar com uma 3xxx já é por si um feito. A consola custa 500 euros, com CPU, Motherboard, GPU, Caixa, fonte, RAM e controladores. A 3070 nova custava muito mais do que a consola toda!
Seja como for, segundo este benchmark, a 3080 não chegou para os 1440p nativos, pelo que teríamos de usar re-escalamento a partir dos 1080p como a consola. A 1080p a 2080 Ti está no limite, sem re-escalar para cima.
A 2080 ti é superiora à 3070, e muito superior à 3060, o que quer dizer que a 3070 estaria pior e a 3060 ainda mais.
Assim, uma 3070 ou uma 3070 Ti seriam, à partida, o GPU que comparativamente caberia aqui.
Este é o mesmo gráfico que eu coloquei.
Não apareceu no comentário. Mas como disse performance nativa das placas.
Ops… algum problema. Algumas imagens de algumas fontes por vezes não aparecem.
Resoluções nativas Mário em 1440p Epic settings.
Mas tu queres que diga o que exatamente? O UE não é first party, é um motor genérico. O que tu vês ali é que a 2080 tem performances que não chegam. A 2080 bate a 3070, pelo que a 3070 Ti será o GPU mais próximo da PS5. Um GPU que na altura do lançamento da PS5 a 500 euros se vendia por 1500€.
E cada jogo é um jogo. Vamos agora discutir isto a cada um novo que aparece?
Eis o ini de um utilizador PC do Neogaf. Ele afirma ter o seguinte:
PC Settings
[ScalabilityGroups]
sg.ResolutionQuality=71
sg.ViewDistanceQuality=3
sg.AntiAliasingQuality=2
sg.ShadowQuality=2
sg.GlobalIlluminationQuality=2
sg.ReflectionQuality=3
sg.PostProcessQuality=2
sg.TextureQuality=2
sg.EffectsQuality=3
sg.FoliageQuality=2
sg.ShadingQuality=2
Por curiosidade vou comparar isto com a PS5
Na PS5
[PS5 DeviceProfile]
DeviceType=PS5
BaseProfileName=PS5_Base
+CVars=r.DistanceFields.MaxPerMeshResolution=64
+CVars=Vrr=TypeA
+CVars=foliage.DensityScale=0.8
+CVars=r.SeparateTranslucencyScreenPercentage=100
+CVars=r.EmitterSpawnRateScale=0.8
+CVars=r.Streaming.PoolSize=4500
+CVars=sg.PostProcessQuality=3
+CVars=r.TranslucencyLightingVolumeDim=16
+CVars=r.TemporalAA.Upsampling=1
+CVars=r.Upscale.Quality=3
+CVars=r.nanite.asyncrestrization.shadowdepths=0
[PS5_Performance DeviceProfile]
DeviceType=PS5
BaseProfileName=PS5
+CVars=t.maxfps=60
+CVars=nvn.syncinterval=1
+CVars=rhi.syncinterval=1
+CVars=r.GTSyncType=1
+CVars=r.MaterialQualityLevel=1
+CVars=r.DynamicRes.OperationMode=2
+CVars=r.DynamicRes.FrameTimeBudget=16.66
+CVars=r.DynamicRes.MinScreenPercentage=60
+CVars=r.DynamicRes.MaxScreenPercentage=100
+CVars=sg.ReflectionQuality=2
+CVars=sg.PostProcessQuality=2 (Default for PS5 is 3)
+CVars=sg.ShadingQuality=2
+CVars=sg.GlobalIlluminationQuality=2
+CVars=sg.ShadowQuality=1
+CVars=sg.FoliageQuality=2
+CVars=sg.ViewDistanceQuality=2
+CVars=r.separateTranslucencyScreenPercentage=50
+CVars=sg.EffectsQuality=2
+CVars=PS5.DefaultBackBufferWidth=1920
+CVars=PS5.DefaultBackBufferHeight=1080
+CVars=r.EmitterSpawnRateScale=0.7
+CVars=sg.globalilluminantionquality=2
[PS5_Quality DeviceProfile]
DeviceType=PS5
BaseProfileName=PS5
+CVars=t.maxfps=30
+CVars=nvn.syncinterval=1
+CVars=rhi.syncinterval=2
+CVars=r.GTSyncType=2
+CVars=r.OneFrameThreadLag=1
+CVars=rhi.SyncSlackMS=0
+CVars=PS5.DefaultBackBufferWidth=2560
+CVars=PS5.DefaultBackBufferHeight=1440
+CVars=r.DynamicRes.OperationMode=2
+CVars=r.DynamicRes.FrameTimeBudget=33.3
+CVars=r.DynamicRes.MinScreenPercentage=55
+CVars=r.DynamicRes.MaxScreenPercentage=100
+CVars=sg.globalilluminantionquality=3
Os parâmetros são diferentes e definidos de forma diferente.
Há parâmetros que são definidos como gerais, e depois outros que são especificados em cada um dos modos.
Mas há aqui semelhanças, das quais destaco:
ViewDistanceQuality – Definido como 3 no PC.
O parâmetro não está definido da mesma forma na PS5, sendo usado um parametro geral DistanceFields.MaxPerMeshResolution=64, que não consigo comparar.
Aparece porém re-definido no modo Performance, onde temos ViewDistanceQuality=2
Isto significa que o defeito no modo qualidade da PS5 é superior a 2… Não sei porém comparar com o 3 do PC.
ShadowQuality definido como 2 no PC
Mais uma vez não sei onde este parâmetro aparece definido e não será da mesma forma. Mas no modo performance surge especificamente um ShadowQuality=1
Isso quer dizer que o modo qualidade é superior ao 1.
GlobalIlluminationQuality – aparece definido como 2 no PC
No modo performance da PS5 temos especificamente dito:
globalilluminantionquality=2
No modo qualidade temos:
globalilluminantionquality=3
Ou seja, a iluminação global bate a do PC. O utilizador refere ter colocado a mesma em EPIC.
ReflectionQuality definido como 3 no PC,
Não sei onde se refine na PS5, mas no modo qualidade especifica-se explicitamente ReflectionQuality=2.
Ou seja, no modo qualidade ela é superior a 2. Não sei porém comparar com o 3 do PC.
PostProcessQuality definida como 2 no PC
No modo Performance explicitamente refere-se PostProcessQuality=2
Mais uma vez o modo qualidade tem efeitos superiores ao 2. Aqui o utilizador terintamel do Neogaf afirma peremtóriamente que o valor por defeito na PS5 é o 3.
Superior ao PC.
EffectsQuality definido como 3 no PC
Aqui repete-se o caso mais comum. Ele é definido como 2 no modo performance EffectsQuality=2, o que implica que no modo qualidade é superior.
FoliageQuality definido como 2 no PC
Nos parametros gerais da PS5 aparece isto: foliage.DensityScale=0.8
No modo performance, o valor é atirado para 2. FoliageQuality=2
Logo a PS5 usa valores superiores.
ShadingQuality definido no PC como 2
A mesma historia, o valor vai para 2 no modo performance (ShadingQuality=2), sendo por isso superior no modo qualidade
Eu diria que no global a PS5 está muito, muito bem!
Só um adendo, Mário, 2080Ti. Que em raster é melhor que a 3070 e se equipara a 3070 se puxarem muito em RT e DLSS… Mas vale lembrar ainda que o PS5 tem GPU AMD RDNA2 de 10Tflops, que notoriamente é tida como inferior às Nvidias equivalentes, sobretudo se envolve RT, e se agora esse console precisa de uma 2080ti ou 3070 pra ser comparado numa Engine Thirdie… pense numa grande vitória da Sony, poder fazer todo mundo jogar com a qualidade de uma 2080ti ou 3070 por 400 dólares em jogos thirdies. Algo que começou em começo de geração a falarem que uma 2060 era mais forte, e agora já vai na 3070 e além, placas com mais de 20Tflops, pense num respeito!
Exacto… Num motor de uma third falar-se de uma 3070 é já uma vitória absurda para a consola.
Mas nos first, a 3080 está a aparecer. E os jogos estão ainda a começar a explorar a PS5.
Recordo que quando se falou que a PS5 poderia ter um GPU capaz de competir com a 1080, ninguém acreditou. Era impossível isso numa consola de 500 euros.
Quando se falou que bateria a 1080 e teria RT… Mais impossível seria numa consola de 500 euros.
Atualmente já se passou a fase das 2xxx e já se compara a uma 3xxx. É um GPU de 10 TFlops a competir com GPUs de 20 para cima.
São resultados fabulosos que só um ignorante não vê.
This is how RTX 2080 Ti and RTX 3070 compete in popular games:
1080p resolution:
RTX 2080 Ti is 13% faster than RTX 3070
1440p resolution:
RTX 2080 Ti is 20% faster than RTX 3070
4K resolution:
RTX 2080 Ti is 36.4% faster than RTX 3070
Here’s the range of performance differences observed across popular games:
in Battlefield 5, with 1080p resolution and the Ultra Preset, the RTX 2080 Ti is 33.6% faster than the RTX 3070.
in Call of Duty: Modern Warfare, with 1080p resolution and the High Preset, the RTX 3070 is 90.1% faster than the RTX 2080 Ti.
All in all, in popular games:
RTX 2080 Ti is ahead in 34 tests (50%)
RTX 3070 is ahead in 31 test (46%)
there’s a draw in 3 tests (4%)
A 3080 está com quase o dobro do desempenho e num preset ultra. Muitíssimo longe dos consoles.
Acho que nem a 3070Ti neste jogo se equipara.
Talvez a 3070 ou 3060Ti.
O desempenho da 2080Ti está acima da 3060Ti mas abaixo da 3070.
O retorno é muito grande nos jogos multi Mário, first party são
uma verdadeira minoria, e por isso vemos cada vez mais gente chegando no desktop ou no mobile.
Os japoneses por exemplo nunca investiram tanto no PC. Pesquisa essa matéria.
Saber… Estás numa guerra que não interessa e que é só tua.
Ninguém quer saber se no jogo A ou B o GPU equivalente de PC é o GPU C ou D, e muito menos num jogo AA, onde, diga-se o que se disserm o mesmo corre com elevada qualidade gráfica. Quando muito isso chama a atenção quando o equivalente GPU no PC é alto.
O que quer saber é que o jogo corre bem, que visualmente está ao nível, que a sua consola custa 1/2, 1/3 ou 1/4 do PC em causa, e que tem jogos regulares que o PC não irá ter tão cedo e que são, por norma, dos melhores jogos que se lançam anualmente.
A PS5 e a Switch são verdadeiros sucessos de venda, e vendem ou venderam (no caso da Switch) a ritmos acima das suas antecessoras. As receitas estão a ser recordes e as consolas para estas duas marcas estão de pedra e cal.
A Xbox já não posso dizer o mesmo.
Daí que a guerra consola PCs não me interessa para este site, pois aqui exalta-se a qualidade dos “Mercedes e BMWs”, não os comparando com os “Ferraris ou Veyrons”, que todos sabemos serem melhores, mas a um custo bem superior.
Eu em tempos publiquei aqui uma notícia em que dizia que iria deixar de analisar telefones de mais de 1000 euros, algo que fazia antes. E isso porque quem paga os valores de um atual topo de gama tem dinheiro que chegue e não precisa de boas dicas para comprar bom e barato.
Com o PC é o mesmo. Quem prefere um PC em detrimento de uma consola pagando o que ele custa a mais, que seja feliz.
Eu tenho uma 2070s aqui, e vou baixar a demo do jogo e testar aqui pra ver qualé a comparação possível com o PS5, assim que eu tiver aqui posto, mas lembro que o Doom Eternal a 1440p@60 a placa já não aguentava… Então, imagina um jogo com uma engine mais pesada e ainda tendo de fazer upscale…
Edit: onde baixa essa demo do PC que dizem ter na Steam e eu não encontro de jeito nenhum!?!?!
Edit 2: Ao ligar o PC aqui com uma partição de Windows que precisei instalar recentemente, eis que me aparece isso:
Pensei que essas coisas iriam acabar! Parece que a MS que só acabar com os consoles mesmo.
Bizarra a opção “pular por enquanto”, ou seja, vai tomar banner na cara até assinar.
Virou um lixo o negócio, acho que deram a atualização gratuita do 11 pra poderem fazer o que quiserem.
Ótima análise Hildo. Pelo menos na parte do gameplay parece sustentar-se bem na casa dos 60, diferente das cutscenes. Modo qualidade parece bem estável e bonito.
Uma pergunta técnica, existe chance do ghosting aparente na captura do frame apresentado ser causado por “Blur” ou certamente é um efeito colateral do TSR deixando rastro?
Por falar nisso, há blur em algum dos modos do jogo no PS5? se sim, é possível desativá-lo? Você chegou a fazer testes com e sem?
Boa pergunta , Juca. Eu desativei o blur nas opções antes de fazer a captura e não fiz nenhum teste com ele ligado. E no vídeo da DF eles afirmam que o blur não funciona direto, mesmo ligado.
Eu acho que o ghosting é efeito colateral do tsr mesmo .
Pelo que eu vi, o que melhor trata ghosting é o dlss.
Mesmo com blur ligado e funcionando, eu acho que o efeito seria diferente desse ghosting.
Seria imagem mais borrada no movimento, certo… Mas é que às vezes adicionam granulação pós blur e pode ficar algo meio esquisito e difícil de interpretar numa imagem estática, mas concordo com seu ponto de vista. Obrigado pelos esclarecimentos, Hildo.
Apenas um adendo. A resolução que a ferramenta utiliza é a de saída, que pode ser a nativa ou não. Para saber a nativa real, seria necessário outros cálculos. Eu estou fazendo um algoritmo para tentar tratar esses casos mas ainda não está pronto. Eu disse no poste que parece ser a nativa porque alguns frames eu fiz contagem manual de pixels e não achei que a resolução estava menor. Mas isso foi feito em apenas algumas amostras, pode ter ocorrido alguma cena em que a resolução nativa tenha ficado abaixo.
[OFF] Olha que sacanagem fizeram contigo, Hildo!
https://www.eurogamer.pt/anunciado-baldurs-gate-3-deluxe-edition
Eu vi. Eu até olhei pra comprar essa versão mas só achei na Europa.
Embora seja quase impossível de eu conseguir comprar, essas edições acabam rápido e saem muito caro para nós. Vou ficar com a japonesa mesmo.
Dois pontos aí: O maior jogo do switch em vendas é o Mario kart 8 Deluxe e… a Nintendo não contabiliza vendas de mídia digital, ou seja, esses games possuem números maiores do que estão nos relatórios.
As vendas do Zelda é oficial da Nintendo.
Fé em Deus que um dia eu jogo. Amo Zelda. Só compraria Nintendo, se tivesse dinheiro, por causa de Pokémon, Xenoblade Chronicles e Zelda.
É um grande jogo, Pedro, espero que você tenha a oportunidade jogá-lo em breve. Zelda TotK me rendeu 350h de jogo, e esse tempo sempre muito prazeroso – e ainda por coisas pra completar, como upar todas as armaduras ou achar todos os kologs/korogs – e já sinto saudades! Lol
Gostei bastante, mas 350 horas é muito tempo. Tirando o meu vício em Destiny e CS. Meu máximo foi 120 hrs no Nioh2 e 100 no Persona 5 Royal.
Aqui joguei com a esposa, e toda vez que eu queria/pensava em terminar, ela dizia, mas tem isso pra fazer… Lol… ela não queria que o jogo acabasse. daí pegamos todas as armaduras, todos os santuários e seus baús e todas as raízes, vez por outra coletávamos flechas para brigar com bosses mais difíceis e etc., tipo os do coliseu de centáuros, que acho que provavelmente é ser o combate mais difícil do jogo e a armadura mais difícil de conseguir… fizemos todas as missões, cavernas, e poços… mas eu sozinho, provavelmente teria matado o jogo com uma 150h, pra só depois, quem sabe, ir tentar pegar/fazer o resto… Tempo pra 350h só lembro de ter gastado no The Witcher 3 que também adorei bastante, bem como FF X e Kingdom Hearts…
[OFF] Pelo número de vendas no Japão na última semana, que agora foi divulgado, parece que o PS5 estava era em falta mesmo por lá, pois atropelou até o Switch. Tava achando estranho porque acredito que o Spidomen tem boa popularidade por lá, e tá certo que o da Insomniac não entra num robô gigante…Lol (Mas o jogo da Sega é que realmente apareceu com bons números)
https://www.gematsu.com/2023/11/famitsu-sales-11-6-23-11-12-23
OFF: Tenho aqui um bom negócio para uma steam deck quase não usada, a pouco mais de metade do valor dela nova…
O que acham? Comprariam? Não pelo preço, pois o negócio é bom, mas pelas especificações, especialmente depois da ROG Ally!
Mário, eu não curto portáteis, então pessoalmente eu não compraria por isso, mas se curte, acho que vale a pena com um bom preço.
Mas verifica direito o preço do novo, pois o modelo OLED mais simples parece estar num valor melhor do quando os modelos iniciais (LCDs) foram lançados, e sabes que sou fã de OLEDs, ao contrário de ti! Lol
Se por um pouco mais pudesse levar um hardware com peças revisadas e uma tela OLED eu me disporia a pagar um pouco mais por isso.
A Steam deck de 512 GB de Disco custa 699 euros. Eu arranjo-a com oferta de um cartão de 64 GB e a bolsa de transporte por 450 euros. Se for a versão e 256 gigas arranjo por 385 euros.
O valor é bom… a questão é que não sei se estou interessado no produto, e queria ouvir opiniões sobre ele.
Bem, eu não saberia ajudar nisso, mas parece um produto interessante e que está recebendo um bom suporte da Steam, e o preço está muito bom. Eu espero que se popularize e quem sabe a Steam finalmente resolva entrar no mercado de consoles (quem sabe modulado) e também ajude a popularizar o Gnu/Linux. Mas de portáteis, pra mim já chega, o Vita foi minha grande última lição.
Isso vai rodar essa geração inteira, Mário?
A sensação que sempre me passou o Steam Deck, e não quero ser leviano, pois nunca o vi ou usei pra saber se é bom ou ruim, é que ele me parece muito mais um gimmick tecnológico pra mostrar pros amigos, tipo, “olha isso, roda crysis e é portátil”… Pois ele me parece um verdadeiro contrasenso a tudo que a galera de PC sempre criticou nos consoles, “jogos a 30 ou menos de 60… Eca!!!”, entende.
Mas assim parece um hardware interessante pra quem não é um chato dos gráficos, ou não faz questão de tudo a 60. O lado positivo é que está a receber bom suporte e as grandes editoras tem se esforçado pra dar suporte, e pra quem gosta é um portátil.
Se a comunidade aceitar jogos a 30 de boa é capaz de ir aguentando bem por mais uns anos. Mas pra um ou outro jogo, certamente não vai rolar muito bem.
Não sei… Esse é o receio. Aquilo é interessante, mas é um PC fraquinho e limitado a jogos.
Não compraria por um simples motivo. O peso. Minha experiência com produtos acima de 500 gramas não foi boa. Já tive Tablet com esse peso e incomodou bastante.
O que me chama atenção é como a Sony deixa faltar estoque dentro de casa por duas semanas. O pessoal da logística precisa mudar.
Eles apostaram forte na slim por lá… daí que a outra tinha de esgotar os stocks.
Mas justifica perder duas semanas de vendas? Ainda mais no período do lançamento de Spiderman.
Essas coisas são incompreensíveis pra mim também. Deixar um vácuo em período de lançamentos importantes pra plataforma, nesses tempos, é simplesmente inexplicável.
Só para que se perceba a fome, e a forma como as notícias são encaradas:
A semana passada a PS5 pelo corte de stocks vendeu 1217 consolas. A Séries vendeu 4737 consolas.
Notícia em todo o mundo!
Esta semana a Sony repôs stocks.
A PS5 vendeu 107953 unidades, a Xbox 2578 unidades.
Ninguém diz nada.
Infelizemente o mundo é assim, é sempre mostrado pelos olhos dos poderosos… mas não deixa de ser anedótico que recentemente o Phil disse que o maior crescimento Xbox foi no Japão, e agora, ao menos no console, caiu bastante depois dele falar… talvez o homem tenha um “bucho de imã” como se diz por aqui pra atrair essa vibe do acontecer o contrário assim que ele abre a boca! Lol
Mas há mais.
A PS5 vendeu em 6 dias o seguinte:
6 days of sales tracked and total = 118,085
A Slim em 3 vendeu:
3 days of sales tracked and total = 107,953
O lançamento da Slim pode bater do da consola original.
Vou até ver a Eurogamer, toda semana ela noticia o top Japão e há 2 semanas ela perguntou sobre qual seria o motivo do crescimento do Xbox. Alguns comentários já falavam em falta de stock, pelo visto acertaram