Quem o diz é a firma de análise de mercado Ampere Analytics.
A Ampere Analytics é uma empresa líder de análise de mercado que revelou agora os seus resultados relativos a vendas de consolas, e os mesmos apanharam muitos de surpresa!
Apesar de os números não serem confirmados ou oficiais (o que nunca poderiam ser pois a Microsoft tomou a decisão há já muito tempo de não divulgar números de vendas), os resultados obtidos por esta empresa apontam para valores de vendas de 21 milhões de consolas PS5, e de… 13,8 milhões de consolas Xbox séries.
A serem verdadeiros estes números, isto indicaria que as vendas das XBox não estão a correr ao nível do que se julgava, e que, mesmo com as restrições de stocks, as vendas globais de consolas PS5 estão muito acima das da Xbox. Mais de 52% para sermos exatos.
Olhando para os dados de uma outra conhecida empresa de análise de mercado, apesar que incomparável a nível de dimensão à Ampere Analytics, a VGChartz, esta aponta para vendas na ordem dos 21,6 milhões de consolas PS5, e de 15,9 milhões de consolas Xbox series.
Mas a realidade é que não só o VGChartz é uma pequena empresa quando comparada com a líder de mercado Ampere Analytics, como o histórico da VGChartz no que toca à venda de consolas está longe de ser perfeito. E o que temos visto no passado é que a empresa tem uma tendencia comum de atirar valores superiores, que corrige sempre que há informações oficiais.
No entanto, dado que apenas a Sony fornece valores oficiais, a probabilidade de acumulação destes erros por excesso do lado da Xbox acaba por ser maior, sendo que o que temos visto é que esta empresa acerta os dados usando como medida a proporção de corte realizado nos números de vendas da Playstation.
Assim, se quando do fornecimento dos dados da Sony, as vendas da PS indicadas por este website possuem um erro de, por exemplo, 5%, ambas as estimativas são cortadas pelo mesmo valor.
É uma metodologia de trabalho, mas que está longe de garantir que os valores finais são corretos.
No entanto, aqui, os fans da Xbox insistem que estes números poderão estar mais corretos que os da Ampere Analytics, e para tal apresentam a seguinte argumentação:
A base da argumentação são declarações tanto de Satya Nadela, como de Phil Spencer, que referem que a Xbox séries são a geração com vendas mais rápidas até hoje.
Eis essas declarações:
We sold more Xbox Series X/S consoles to date than any previous generation of Xbox.
Traduzindo:
Vendemos mais Xbox series X/S até à presente data do que em qualquer geração anterior de consolas Xbox.
A declaração de cima é de Satya Nadela em Julho de 2022, pelo que não nos serve verdadeiramente para esclarecer a situação. No entanto, em Janeiro de 2022, Phil Spencer já havia dito:
At this point, we’ve sold more of this generation of Xboxes, which is Xbox Series X and S, than we had any previous version of Xboxes.
O que basicamente bate certo com o que Satya diria novamente mais tarde!
Ora tomando as declarações de Phil Spencer como verdadeiras, e olhando para as vendas da Xbox One em igual período, verifica-se que esta rondava os 10 milhões.
Eis as declarações de Yusuf Mehdi, Vice Presidente Corporativo de aparelhos e estúdios, em Novembro de 2014, na era Xbox One, que confirmam esse número.
As we head into the busy holiday season Xbox One led generation 8 console sales in the US for the past two weeks. Shortly, we will have sold in to retailers more than 10 million Xbox One consoles.
Traduzindo:
À medida que nos aproximamos da movimentada temporada de férias, o Xbox One liderou as vendas de consoles da geração 8 nos EUA nas últimas duas semanas. Em breve, teremos vendido para varejistas mais de 10 milhões de consoles Xbox One.
Assim os Fans somam a este valor os dados da NPD de Novembro e de Dezembro, que apontam para uma estimativa de vendas de 1.4 milhões e de 1,3 milhões, respetivamente, alegando que, dado estes dados serem só dos EUA, então a Xbox One em Janeiro de 2015 deveria ter algo como 14 milhões de unidades vendidas.
E como estamos em Agosto de 2022, o que a coloca a série X em valores superiores aos da Xbox One nessa altura, tendo-se passado 8 meses, a Xbox series deveria estar entre os 15 e os 16 milhões, com alguns a apontar para algo entre os 17 e os 21 milhões.
Eis o Thread da Neogaf que refere isso na sua primeira mensagem.
Mas esta argumentação é completamente absurda.
O motivo é que as declarações de Yusuf Mehdi falam de vendas aos varejistas, e não ao público, o que significa que não falamos de vendas efetivas, mas sim de despachos. Nunca, mas mesmo nunca nessa data, ou próximo dela, a Microsoft abordou números de vendas efetivas de consolas.
Isso quer dizer que somar vendas efetivas anunciadas pelo NPD a despachos dos retalhistas não é correto. Estamos a somar vendas de consolas ao público com consolas que ainda não estavam vendidas ao público!
Não se sabe aliás quando a Microsoft terá efetivamente alcançado os 10 milhões de vendas efetivas, pelo que todo o processo de somas ali efetuados morre à partida!
Aliás note-se nas palavras exactas: “Em breve, teremos vendido para varejistas mais de 10 milhões de consoles Xbox One”… Quando é esse em breve? Uma coisa é certa… não era nessa altura, e provavelmente seria até final do ano, o que colocaria as vendas da One bem abaixo dos 10 milhões.
Mas tudo isto é especular, e nesse sentido, é impossível argumentar-se seja contra, seja a favor de seja o que for. Pura e simplesmente não há dados para isso. E nesse sentido qualquer número que se atire para contrariar ou até para defender o estudo da Ampere Analytics, é pura e simplesmente especulativo.
E nesse sentido, as frases de Phil Spencer e Satya Nadela não nos dizem muito… apenas que as Xbox series venderam mais do que as One. Mas quanto vendeu cada uma delas? Não sabemos!
Daí que a questão fica no ar… quanto vendeu a Xbox séries? Poderá a Xbox series estar pior do que os fans querem fazer crer?
Muito difícil saber sem confirmação oficial. A única certeza que tenho é que o Xbox vendeu mais. Simplesmente porque existe Xbox a venda. Em um mercado normal, duvido que teria desempenho semelhante. Visto que até agora não entregou games para isso. No final do dia, a maioria do público compra um console novo para jogar algo novo. Não a toa sempre que o estoque de ps5 aparece; games como Miles morales, horizon e gt7 sobem em vendas. Além disso, o aumento no preço das gpus ajudou na vendas. Mas mais importante que a venda de hardware é a receita do gamepass. Essa sim, gostaria de conhecer.
Que vendeu mais que a One… eu isso nem questiono, pois seria duvidar de declarações oficiais que me parecem claras.
Que durante 3 semanas até vendeu mais que a PS5, tambem não ponho em causa pois os numeros vem de entidades crediveis.
Se vendeu 13,8 milhões ou mais, é que não me atrevo a dizer. Porque defenda o que defender, sem dados oficiais, estou a especular.
Para a Microsoft vale tudo para dar uma imagem de um suposto grande sucesso.
Quanto à PS5, não me surpreende, e se mesmo com muita dificuldade já apresenta o dobro das unidades vendidas face a uma Series que ataca duas frentes de mercado, imagino quando a situação normalizar.
Algo me diz que a “tareia” ainda vai ser maior do que na geração passada.
Ora,para uma segunda feira é um bom artigo para incendiar as hostes da Xbox …eheh.
Números a parte, é bom deixar claro que a Microsoft não vende mais Xbox por causa dos PC.Ora quem tem PC e pode ter os jogos e normalmente gamepass mais barato não vai comprar Xbox,embora aconteça que certos fans até comprem mas nesse aspecto e como falamos de consolas a vantagem vai para a Sony…para já ,se não se lembrarem de deixar os jogos irem para o PC em menor tempo desde a saída na ps5.Espero que não ,pois os exclusivos para mim sempre fizeram as consolas
Essa estimativa “por despacho” aos lojistas, não significa absolutamente nada.
Vou dar exemplos aqui do Brasil…
Na cotação de hoje 29/08/2022, o dólar está valendo R$ 5,06.
O PS5 aqui é vendido pelo preço oficial, ao equivalente a absurdos U$ 930,00. Ainda assim, não se encontra em lojas físicas nesse preço, a não ser que você opte pelo mercado cinza e pague o valor a vista. E mesmo com esse preço absurdo, o estoque em menos de um mês acaba (até 2021, os estoques acabavam em um dia).
O Series X, tem a mesma situação do PS5, porém o preço dele baixou (talvez por ter uma procura menor), e hoje é encontrado ao equivalente entre também absurdos U$ 830,00 a U$ 870,00.
Já o famigerado “console popular para países emergentes”, o Series S, desde seu lançamento é encontrado em abundância nas lojas físicas e virtuais.
Se eu quiser saio nesse exato momento, vou lá compro um e trago pra casa, pois não é nada difícil encontrar “paredes de caixas” deste console nas lojas.
E o peculiar é que ele pode ser encontrado próximo do preço estadunidense a U$ 315,00.
Tirando por esses dados, “a situação atual” de vendas de consoles nextgen no Brasil é:
PS5, continua sendo cadget mais cobiçado do mundo, e aqui no Brasil isso não é diferente.
Series X, os fãs mais fervorosos de Xbox preferem o “monstro de 12 TFlops”, mas ele é mais escasso no mercado.
Series S, está sendo vendido a aproximadamente 1/3 do valor dos outros dois consoles, e está mais barato que um PS4 novo, mas ainda assim quase ninguém quer ter um.
Eu perdi a paciência e comprei um PS5 tem um mês, estou moderadamente satisfeito e aguardo os jogos realmente nextgen.
Minha irmã, na semana passada teve que comprar um console a muito tempo prometido para meus sobrinhos. Dou um doce pra quem aqui adivinhar, qual console os meninos pediram para ela comprar?
🤣✌🏼
Na OLX o que tem de XSS a preços de banana também é um negócio impressionante
Parece até que o mesmo proporciona apenas 2 alegrias, uma na compra e outra na venda tamanha a oferta a preços baixíssimos
Então Netto, é aquele tal negócio das empresas não fazerem pesquisa de mercado direito.
Ninguém quer o Series S, ainda mais sabendo que a expansão de memória oficial dele, custa o mesmo preço do console.
Tiveram alguns amigos meus que compraram ele, disseram que o console era perfeito, pra meses depois colocarem a venda.
Não porque é um console ruim, mas simplesmente porque ele não passa a sensação de ser realmente algo nextgen.
Convenhamos, oferecer 1.440P e com quase nenhum jogo utizando raytracing, como se fosse nextgen?
Ninguém caiu nessa neh!!!
Offtopic
Esses dias eu comprei um a expansão pro PS5 da marca Adata 1TB, 7200 pra leitura 5600 pra escrita na Ali por 523,00
A marca não é lá essas coisas, mas o valor me fisgou
Agora no aguardo pra ver no que vai dar
Bom saber. Eu estava de olho no Netac NV7000, também é do Aliexpress e está nessa mesma faixa de preço.
Comprei um de 1tb, está em uso a quase um mês e até o momento não tenho nada a reclamar, o encaixe é perfeito, no meu PS5 identificou 6.3gb de leitura e não percebi nenhuma quebra de performance nele até o momento, tem bastante reviews na internet sobre o desempenho desse SSD e na maioria das comparações ele briga no topo das performances, caso acabe por comprar um, se atente ao termal pad da parte inferior do SSD pois parece que no modelo de 2tb é recomendado substitui-lo por um mais espesso.
Eu li uma review que esses Netac tem mesmo componentes de 1ª linha na sua composição.
E sim, parece que o modelo de 2Tb tem essa deficiência no projeto. Provavelmente eu deva pegar um de 1Tb.
Agradeço a sua dica, agora fiquei mais seguro em pegar um SSD Netac, muito obrigado mesmo. 👍🏼
adata é bem Ok sim.
fazem até memoria RAM e é amplamente conhecida.
Marca que nem quero ver. Nunca comprei nada deles que não desse problemas.