Enquanto se aguarda pelos resultados de vendas do período de Natal, os resultados de Novembro não se revelam animadores.
Um relatório que não apanha o período de Natal, nem a Black Friday, mostrou números muito desanimadores para a XBox.
Segundo estes dados, a XBox teve uma quebra de vendas de 52%, um valor superior ao da agora em fim de vida, Switch, cujas quedas foram de apenas 20%.
Já a Playstation 5 teve um aumento de vendas de 143%.
Apesar de o relatório não apresentar números de vendas, a queda da Xbox tem sido sistemática e em valores preocupantes, sendo que a tendencia da PS5 não tem sido de acompanhar a queda, mas sim crescer, mostrando assim que o problema não está ligado verdadeiramente às consolas, mas sim à XBox em particular.
Convém relembrar que a geração está ainda a meio, mas no entanto a presença da Xbox na Europa é já residual, e com tendencia a desaparecer. Muitas lojas deixaram de vender jogos Xbox, e este declínio só ajuda a piorar a situação.
Apesar de a Europa não ser o maior mercado XBox, mesmo nos EUA a líder é a Playstation, e dado que na Black Friday a Microsoft não fez descontos nas suas consolas a tendencia é que, até final do ano, a Playstation apresente maior ventagem nesse mercado tambem.
É questionável o futuro que a Microsoft quer seguir, mas uma coisa é certa, a consola não parece primordial para ele.
No Brasil o SS algumas vezes é encontrado mais caro que o PS5, o SX então, além de relativamente mais difícil de encontrar já vi por preços próximos ao PS5 Pro (o modelo de 2TB)… parecem ter desistido de vender o produto ou querem apenas que os grandes fãs e colecionadores comprem.
Sim realmente é a ideia que tenho é que a MS desistiu do produto o que é uma m€rda para quem o comprou..
Aqui no BR a MS já saiu… só não fez nenhum anúncio oficial
Xbox SX não tem mais para vender
Xbox SS teve aumento de mil reais e flopou e mal aparece para vender
Fim das mídias físicas
Mas o objetivo é disfarçar ao máximo o fim do xbox… e tentar transicionar os fãs do console para xcloud com gamepass ou gamepass no PC.
E como a gente sabe, eles tem até 2027 para fazerem isso.
Vai ser tudo tipo “o xbox não acabou, agora tem xbox OEM”. Esse vai ser o tipo de desculpa da MS para disfarçar o fracasso do xbox.
Não se engane, não vendem nesse valor. O Xbox no Brasil praticamente faliu no Xbox one e no sx/ss as vendas caíram ainda mais. Por isso a Microsoft saiu do mercado brasileiro. Agora Xbox aqui é só por meio de mercado cinza.
Triste para uma plataforma que dominou na era PS3/360 e que era referência em inovação (dublagem pt-br) por aqui, coisas que a Sony só começou a fazer no final da geração PS3.
Uma vez discuti com uma pessoa na Eurogamer, a pessoa defendia que a MS provavelmente quer disponibilizar uma nova geração logo, eu retruquei dizendo que para ter uma nova geração ela deveria acabar com o estoque da atual, porque não faria sentido uam nova geração nas lojas sendo que a atual também está disponível, não faz sentido prometer algo novo se ao lado está um console “abandonado”.
Claro que a pessoa não concordou com o que comentei e defendeu o aumento de preços do Series e/ou a falta de promoções. Vai entender uma pessoa que prefere que um produto encalhe na loja e pegue poeira ao invés de zerar logo o estoque e não ter o que se preocupar mais.
MS lançou recentemente novos modelos de Xbox (o de 2T) sem o fundo de grade verde… não é impeditivo pra lançar uma nova geração, mas a lógica seria nenhuma… vamos lançar modelos novos de coisas que já estão decaindo nas vendas pra poder antecipar a geração?!?!?
Queria comentar aqui um pouco sobre as vendas, porque acredito que vou contrariar um pouco do senso comum de a queda se dar “pq o xbox começou a lançar seus jogos no PS5”
Acredito que é “demanda represada” ao contrário; que é desgaste da marca irreversível sendo construido e principalmente acumulado, pelo Phill Spencer desde que começaram a lançar os jogos do Xbox no PC. Mas isso não é só pelo Phill, qualquer um que defendia o xbox e a informação se provava falsa prejudicava de forma irreversível o xbox.
Ex:
Quem comprou o Xbox SS acreditando no Tom Warren com “xbox SS vai fazer mais FPS que o PS5”
Quem comprou xbox one x acreditando no “true 4k mostro” e recebeu jogos que perdiam em gráficos para Horizon Zero Dawn no PS4 base.
Quem comprou xbox acreditando no Phill falando que “os melhores jogos são os que a gente não apresentou na E3”
Quem comprou o xbox SX para halo infinite esperando o “patch para Ray Tracing” prometido pelo Alex Bugaga
Quem comprou o SX pq “resident evil vai ser 1080p no PS5 e true 4k no SX” acreditando no Dusk Golem
Isso correu lentamente com o xbox e apesar do Phill achar que isso foi “vitória”, mantendo “hype fake“, foi o principal motivo da destruição da marca.
E o principal arquiteto desse hype fake foi o Phill “espera a proxima E3” Spencer.
Depois de tudo isso quem vai confiar no xbox, no phill?
Ninguém…
Essas vendas agora flopadas são o efeito natural de mais de 10 anos do Phill Spencer e seus fanboys amestrados mentindo e hypando sonhos que nunca são entregues.
Ninguém confia mais no xbox, xbox Serie vendeu para os fãs da marca e por falta de PS5 na pandemia e agora não tem pandemia e todos os fãs da marca já compraram.
Embora no teu comentário tenha uma frase parecida você esqueceu da mais famosa:
“20xx será o ano do Xbox!”
Todo ano era certeiro essa frase sair da boca do Phil e hoje ela é utilizada como motivo de piada.
phill falar, depois da E3 que seria a melhor E3, “os melhores jogos são os que nos não mostramos”
Parece até um deboche com a cara do consumior que assistiu e E3 do Xbox.
E sabe que para mim isso começou quando fanboys do Xbox, lá no início do PS4, repetiam que a Sony vendia hype
Parece que o Phill acreditou nisso e decidiu encorporar no Xbox
Na minha opinião, perdas de exclusividade e serviços de jogos em modelo catálogo, acabam qualquer console, pois afetam as vendas de lançamentos e de jogos. A técnica da MS foi Kamikaze, porém, fez a Sony adotar coisas similares e uma abertura que nunca teve (no mal sentido da coisa), sou da opinião de que essas mudanças de conduta do PS vão prejudicar o futuro do próprio console da Sony.
Essas empresas não se contentam com vender-nos produtos mais, querem ser nossas donas ou mesmo serem sustentadas por nós como filhos malandros que acham que nome é suficiente pra gastarmos dinheiro com elas… então, vamos esperar pra ver qual será o futuro da PS.
Só o que temo é que a Sony siga os passos da MS em relação a priorizar a mídia digital, o ruim que ela já começou a fazer isso, pois lembro quando se noticiou que a MS iria acabar com a produção da mídia física, em alguns casos colocando voucher em capas de jogos de “mídia física” e estamos vendo o quanto de loja que não possui mais um stand do Xbox ao lado do stand do PS.
A Sony está fazendo um caminho um pouco diferente, não acabou com a produção de mídia física, mas começou a dificultar a utilização dos mesmos. O PS5 Pro é um exemplo claro, é um console vendido somente no modelo digital, se quiser usar os discos é só comprar o leitor, agora me digam, onde se encontra o leitor? Ela simplesmente poderia ter fabricado um estoque bastante o suficiente para uns 50% de PS5 Pro fabricados, mas na realidade está bem dificil encontrar e caso encontre o valor está quase o dobro do que era uns 5 meses atrás.
Não teve tópico novo?
vgchartz – Novembro 2024
PlayStation 5 – 4,120,898 (67,698,724)Switch – 1,715,636 (146,041,084)Xbox Series X|S – 767,118 (31,208,651)PlayStation 4 – 4,118 (117,194,908)vgchartz – Novembro 2023
PlayStation 5 – 3,545,869 (48,932,444)Switch – 1,667,465 (132,912,906)Xbox Series X|S – 1,031,210 (25,373,618)PlayStation 4 – 17,299 (117,169,298)
Até penso que o PS5 Pro possa ter oferecido alguma influência, mas de qualquer forma, até o Switch em seu ciclo final apresentou crescimento e o Xbox apresentou queda.
Outro ponto que me chama atenção é que o PS5 fez 18,766 milhões de consoles entre Novembro/2023 até Novembro/2024 contra 5,83 milhões de Xbox. Comparando com Novembro/2016 até Novembro/2017, o PS4 fez 20,669 enquanto que o Xbox One fez 8,690. Ambos caíram, mas as quedas do Xbox Series foram mais acentuadas.
vgchartz – Novembro 2017
PlayStation 4 Monthly Sales: 3,603,646 ( 69,635,004)
Xbox One Monthly Sales: 2,582,648 (34,156,108)
Switch Monthly Sales: 1,814,027 (9,103,150)
vgchartz – Novembro 2016
PlayStation 4 Monthly Sales: 3,176,010 (48,966,865)
Xbox One Monthly Sales: 1,645,478 ( 25,466,579)
Wii U Monthly Sales: 136,768 (13,646,898)