A PS5 vende bem… mas a descida de preços fez com que vendesse ainda mais!
A GFK veio revelar que as vendas da PS5 no Reino Unido subiram em 75%. E isto consequência da descida temporária de preço da consola que permitiram que a consola atingisse o reço de 399 libras em alguns revendedores. A Nível Europeu as vendas subiram 116% devido à descida de preços.
A consola base foi a que mais beneficiou com as vendas a subirem 205% face a igual período do ano anterior. Esta versão da consola teve 73% as vendas totais, mas as versões com os bundles Hogwarts Legacy, LEGO Star Wars e Gran Turismo 7 tambem foram populares.
A PS5 já alcançou os 40 milhões de unidades vendidas, e a Sony espera alcançar os 55 milhões antes do final do ano.
Será porém de se referir que, apesar destes crescimentos de vendas, os resultados do primeiro trimestre fiscal de 2024 mostram que a Sony vendeu 3.3 milhões de consolas, o que, apesar de representar um aumento de 40% face a igual trimestre do ano anterior há quem refira que ficou abaixo dos valores esperados.
Estava aqui pensando porque a Sony está sendo tão agressiva nas vendas de consoles e algo me diz que é influencia do GTA 6. Parece loucura, mas é um game que determina uma geração.
Esses dias vi no twitter alguém falando que a empresa q faz GTA acredita que no final do ano fiscal de 2025 terá um Record ou foi de receita ou foi de lucro. Agora não lembro, mas só um novo GTA pra eles conseguirem isso.
Acho impressionante o sucesso de GTA, mas é um jogo que toda vez que compro, me arrependo! Lol
Também não gosto de nenhum dos modernos. Reconheço quão impressionantes são. Mas acho a jogabilidade muito ruim.
Já eu jurei para mim mesmo que não comprava mais nenhuma versão do GTA V!
Comprei para PS3, Xbox 360, PS4..(tudo fisico que entretanto vendi ou troquei).
Mas como agora ando a reforçar a minha colecção de jogos preferidos em formato fisico, não resisti e lá comprei novamente GTA V desta vez versão PS5… enfim pancas, cada um com a sua hahaha!
Entretanto hoje vai o meu Dualsense para garantia, com drift.
As reparações dos dualsense têm demorado 1 semana e meia 2 semanas, á partida quando eu regressar das férias já devem ter entregue o comando reparado, calha bem.
Acho que tem mais a ver com tentar expandir sua base antes de CoD sair no Gamepass, o que pode ter um impacto um tanto quanto imprevisível nas futuras vendas de consoles da Sony, tem uma grande base é algo a não ser ignorado.
Espero que a Sony tome cuidado com esse negócio de Cloud também, pois pode ser uma faca de dois gumes, a fazer-se um console desnecessário.
Acredito que a ausência de CoD irá ser mais problemática na próxima geração…
Sony está a tentar vender o máximo de consolas possíveis, para conseguir ter um bom rendimento com os Gaas.
Assim mais o número de jogadores possíveis
Mas os GaaS sairão no PC também, não serão exclusivos e nem dependerão apenas dos PS5. Marathon, da Bungie sairá até no Xbox.
Muita gente tem preferências por um dispositivo dedicado para jogos, o pc tambem serve mas nao é só para jogos e o investimento da microsoft na cloud é para chegar aos dispositivos móveis, que sao mais praticos e estao sempre nas maos das pessoas.
E como o proprio nome indica Playstation é uma estação de jogos, por isso é que ha gente que nao sabe o que é uma Xbox, se se chamasse gamebox talvez vendesse mais, digo eu.
Por isso acho que as consolas vao sempre existir, por muito que a cloud evolua, porque é um espaço especifico para jogos.
Vamos lá a ver.
Um PC e um PC Gamer são coisas diferentes. Ter um bom PC implica um bom CPU, e pelo menos 8 GB de RAM (idealmente 16). Mas ter um PC Gamer implica triplicar o investimento. Uma boa fonte, uma boa motherboard, a RAM não pode ser qualquer, precisas de um SSD rápido, e precisas de um GPU que custa quase tanto como tudo o resto.
Depois há é coisas pelo meio. Sistemas que dão para jogos, aguentam bem com jogos. Mas não são verdadeiramente PCs Gamer excepto no LED’s que usam. São apenas máquinas melhorzinhas.
Daí que penso que o mercado PC seja demasiadamente diversificado para se poder definir como uma máquina que serve não só para jogos.
Depois a questão dos dispositivos móveis é igualmente complexa. Porque os dispositivos móveis efetivamente estão sempre nas mãos das pessoas. Mas para se jogar jogos que requerem perder meia hora, não um COD ou um outro jogo de consola. São concepções e estilos diferentes, que tem em conta as limitações do aparelho, o tipo de uso, o tipo de resolução e interface com o respetivo tempo e capacidade de resposta.
Colocar um gears of war num smartphone por streaming não basta. Terias de mudar a jogabilidade para algo menos frenético que pudesses jogar com um ecrã táctil. Tu num smartphone não vês o pequeno inimigo ao longe pois o ecrã é pequeno demais, não tens gatilhos para tudo e consequentemente tudo acessível de forma direta.
Criar jogos universais para consolas, PC e smartphones implica compromissos e um prender do jogo e da sua concepção ao sistema mais limitativo.
Daí que vejo está ideia da Microsoft como utópica. Se vejo colegas a jogarem candy crush e outros semelhantes no trabalho, não os vejo a jogar gears ou cod. Porque não podem pousar o telefone quando quiserem, porque o nível de atenção requerido não é o mesmo, e pelos motivos já acima referidos.
O chefe entrar na sala e estar a jogar candy crush implica apenas pousar o telefone, e retornar quando for possível. Num Gears pode significar morrer e ter de recomeçar um nível, mas for online… É deixar a equipa na mão. São coisas bem diferentes com implicações bem diferentes.
Quanto ao nome da consola, acho isso um disparate. A consola mais vendida do mundo chamava-se DS, a atualmente mais vendida chama-se Switch. Xbox é um nome como outro qualquer, e PlayStation é estação de jogos em Inglês… No resto do mundo é apenas um nome que alguns, de passagem, associam a isso, outros não.
Mas no que é a tua conclusão, pelo exposto, estamos de acordo.