Os números divulgados mostram que face a outubro de 2022 a PS5 teve um aumento brutal nas vendas. Já as restantes consolas caíram em vendas, sendo que a Xbox alcança valores preocupantes.
Christopher Dring da Gamesindustry.biz revelou números de vendas de consolas para outubro de 2022, comparando-as com as vendas em igual período do ano anterior. E se há uma queda na Switch e Xbox, a PS5 subiu drasticamente!
Assim, a Switch, que se encontra em final de vida, caiu, face às vendas em Outubro de 2022, em 20%. Isto apesar de ter conseguido subir as suas vendas em 10% face ao mês anterior de Setembro!
A Xbox encontra-se na pior situação. Face ao ano anterior a consola vendeu menos 52%. Basicamente menos de metade, o que é algo de verdadeiramente preocupante. Quedas deste tipo costumam apenas acontecer nos últimos anos de vida de uma consola, quando o interesse pela mesma se encontra esgotado! Infelizmente esta queda de vendas tem sido constante e mensal, sendo que perante as vendas do mês anterior de Setembro, a quebra foi de 20%.
Já a PS5 seguiu a tendência totalmente oposta. Face a outubro de 2022, a consola vendeu mais 143%, seguindo também a tendência de enorme crescimento que estava a ter nos meses anteriores. Face aos valores já record que tinha obtido em Setembro, a consola ainda conseguiu subir os mesmos em mais 11%.
Christopher Ding refere porém que a contabilidade não inclui a totalidade dos países Europeus, no entanto os números globais não deverão fazer muita diferença face aos indicados.
As for consoles, not every Eurozone country is tracked. But across those that are included, PS5 is up 143% year-on-year in October (11% up month-on-month), Switch is 20% down year-on-year (10% up month-on-month), while Xbox is down 52% year-on-year (down 20% month-on-month)
— Christopher Dring (@Chris_Dring) November 21, 2023
Chegamos ao fim de mais um ano e mais um ano que não foi o ano da Xbox como prometido, Starfield foi a montanha que pariu um rato como eu previ, e o Forza não foi nada de especial como eu previ, a própria PS5 que teve um ano morno, meteu a Xbox no bolso.
Isto numa empresa normal onde não reina o compadrio, era motivo para indicar a porta da rua ao Sr Spencer, que não tem feito nada senão arrastar a Xbox pela lama.
Eu sempre disse que desde que a Playstation lance as suas consolas próximo das da Xbox, esta jamais terá hipóteses, porque ambas tem formas completamente diferentes de estar na industria, uma arregaça as mangas e responde com jogos de qualidade, a outra acha que resolve todos os problemas abrindo o livro de cheques, e o resultado está à vista, uma Xbox que está a falhar de tal forma que não só está em queda livre, como é motivo de chacota.
Mano do céu, os sonystas estão em uma realidade paralela, só pode! O Xbox teve um ano incrível com três ótimos jogos lançados (HiGi Rush, Starfield e Forza Motorsport)! A Sony lançou um único jogo e os sonystas ainda dizem que o Play teve um ano melhor que o Xbox?! Tem que ter um ego muito inflado pra dizer tal absurdo! Isso sim que é chacota!
Fora o que entrou no catálogo do Gamepass este ano de títulos thirdies que foi riquíssimo. Excelentes jogos…
Boas.
Chacota é não lembrar que se a MS não tivesse adquirido a Bethesda/Zenimax, nao teriam nada mais que mais um Forza. Mais um. E sobre o ótimo jogo, melhor não se animar, pois pelo que percebo não jogou. Não a toa, dos 10 milhões que tentaram jogar, 5 milhões não chegaram no nível 5. 2,5 milhões não passaram do tutorial. Apenas 250 mil terminaram o jogo. E a cereja, muito influencer defendendo, falando que era um jogo envolvente, porém após ver a gamertag, a vergonha caiu na terra. Só jogaram no dia de lançamento, por 3 horas, e depois nunca mais. Isso porque é envolvente, imagina se não fosse.
Quanto a hi fi rush, piada. Metade de todos que tentaram jogar não passaram da primeira fase.
Vi um vídeo em que um influencer do Xbox diz que odeia o Uncharted 3, mas zerou o jogo por duas vezes, mas quando se fala de Starfield ele diz ser um bom jogo, mas ainda não o zerou!!!!
Eu vi isso também. Ja pode ser considerado modus operandi. Vergonha alheia incomensurável.
O que está acontecendo na comunidade gamer brasileira é um festival de bizarrices.
O rapaz lá do flowgames ficou por meses criando hype em torno de Starfield, e dois meses depois do jogo ter sido lançado, alegou que não pode opinar sobre o mesmo por ter jogado apenas 3 horas.
Imagina lá nos anos 90, você adquirir uma edição da revista Super Game Power, e eles colocarem uma nota de que não podem lançar o review do Zelda OOT porque só jogaram por 3 horas. Isso é ridículo.
A outra influenciadora jogou Starfield por menos de 3 horas e já soltou análises sobre o mesmo. Ou seja, foi no extremo oposto.
E todas essas pessoas querem justificar esse imenso desserviço com os mesmos argumentos: “ah, eu jogo videogame desde o Atari”, “ah, eu tenho 10 mil horas no Exophase”, “ah, eu tenho 800 jogos na minha conta”.
É muita falta de profissionalismo. Custa terminar a p**** do jogo e fazer um review decente?
Eu acho que é o vídeo dessa influenciadora em que uma pessoa lá fala que não gosta do Uncharted 3, mas já finalizou o mesmo jogo 2 vezes.
Grande b0$t@ dizer que joga desde o Atari, isso não a isenta de erros.
Também jogo desde o Atari, tenho um backlog enorme de jogos, seja da Plus, das mídias originais e das mídias do Jack Sparrow e mesmo assim não fui de criticar certo jogo por ter jogado por pouco tempo
Esse pessoal é do mesmo tipo daqueles, que se fosse alguma autoridade, andava por aí dando “carteirada”. bando de hipócritas irresponsáveis que se acham melhores que os outros.
Essa galera fala esse tipo de coisa porque acompanha esse tipo de gente e leva tudo que eles falam como verdade absoluta.
https://x.com/4_otarios/status/1729617278621110442?s=20
Que coisa ridícula. E o pior é que tem quem acredite e fique repetindo igual papagaio.
Pois é, o interessante que ele tem valores que ninguém mais tem, produção do PS5 ser mais caro que o do PS4!
KKKKKKKKKK
Tá igual outro que veio dizer que revisão de hardware é ruim.
Só que nestas revisões de hardware tem componente que substitui 2, 3 ou mais componentes se comparar a revisão anterior, barateia a produção.
Nem sei porque fui ouvir esse aí, que fiou chorando pq a MS não o deu garantia “ilimitada” quando o Xbox dele deu defeito só porque ainda está aí a falar baboseira na internet em defesa da MS
Ué, que diferença faz se esses jogos vieram da Xbox Game Studios ou da ZeniMax?! A ZeniMax é da Microsoft desde 2020, então é tudo da Microsoft! Não tem diferença nenhuma!
Claro que tem. Tem um colorido pra quem enxerga. Falta de planejamento. Afinal, lançar o console com um jogo estanpado na caixa, adiar o jogo, lançar bem depois e bem incompleto e mal feito. Dois vem um jogo muito bom. Forza Horizon. Esse salvou. Depois, mais um Forza, lançado quase dois anos depois de GT7, full next gen, e mesmo assim, GT7 não fica devendo em nada. Resumindo, mais halo, bem decadente. Mais dois Forzas. Um se salva e o outro é muito bom. E mais o que? Percebe? Não cansou de jogar Halo, Gerson e Forza?
Starfield e Hi Fi Rush lançaram esse ano além de Halo, Gears e Forza! Fora que a Microsoft tem vários jogos além desses! Essa história já é batida! E eu concordo que houve falta de planejamento no desenvolvimento de Halo Infinite e que sua primeira gameplay foi patética! Mas eu não entendi o que isso tem haver com o que estamos falando! O que você quis dizer com “tem um colorido pra quem enxerga”? A Bethesda é da Microsoft desde de 2020! Então tudo que ela lança exclusivo pro Xbox vale tanto quanto os jogos da Xbox Game Studios!
Paulo… A coisa que eu mais desejo, e ando-o a desejar desde 2013 é que a Xbox seja a Xbox que eu conheci na era 360.
Mas infelizmente não é… E o que ela lança não é aquilo que o grosso do mercado gosta.
Eu respeito o tu gostares. Nada contra isso. Mas isso não torna o produto melhor do que é.
Starfield foi adorado e idolatrado pelos fans. Mas ele na realidade é um jogo mediano e entediante. E por muita tinta que lhe coloquem em cima, ele não fica melhor.
Isto é o que o grosso do mercado vê, e ao fim de 12 anos parece estar a refletir-se nas vendas. E sem vendas a consola morre.
Daí que não vejas estás críticas como mal intencionadas, mas sim como algo que, apesar de te recusares a aceitar, são realidades que estão a matar a consola.
E o ser fanático achando que tudo está bem, não a ajuda nada. Pensa bem no que a Microsoft lançou este ano e que tanto elogiado:
Starfield – Atualmente com 69% de avaliações positivas, sendo que se não fossem as primeiras vindas dos fans o valor seria 59%.
Halo – Elogiado pelos fans, foi lançado incompleto, com problemas e sem conteúdo. Acabou abandonado ao fim de alguns meses e muitos que o elogiaram foram os primeiros a queixarem-se das suas falhas.
Hi-Fi Rush – Aqui tens um bom jogo. Pena não poder ser visto como um AAA.
Gears não lançou este ano…
Forza – Bom jogo, mas apesar do impulso inicial, os comparativos feitos ao longo do tempo mostraram que ainda tem de “comer sopa” para chegar ao Gran Turismo.
E depois temos Redfall – E sobre este não preciso de dizer nada…
Mas tu, entre isto e o nada a que te habituaram, achaste um ano bom.
E digo, sim não foi nada mau… Mas em 10 anos um ano nada mau não chega.
Mas quem está disputando o prêmio de “jogo do ano” no TGA é justamente o jogo da Sony, logo presume-se que este jogo foi mais bem sucedido do que os demais jogos que você citou.
Outro ponto é que Baldurs Gate 3 e Final Fantasy 16 são dois exemplos de jogos que ainda não estão presentes em outros consoles. Logo, mesmo não sendo jogos first-party, ainda são exclusivos, o que aumenta a atratividade do PS5 como opção de escolha dentro do ano de 2023.
Então veja a situação, dos 6 jogos disputando o TGA como jogo do ano, 2 deles são jogados exclusivamente no Switch (Mario & Zelda), outros 2 jogados no Xbox (Alan Wake 2 & RE4 remake), 3 são jogados no PC (desconsiderando emulação, Alan Wake 2, RE4 Remake e BG3), e 4 são jogados no PS5 (Spiderman 2, BG3, Alan Wake 2 e RE4 Remake). Ou seja, o PS5 é a plataforma que possui maior acesso aos principais jogos do ano. Isso é um resultado bem relevante a meu ver.
Eu não me importo com o TGA! Pra mim isso só é legal pra zoeira e guerra de consoles! Pra mim o jogo que eles escolheram como Goty deles vale exatamente a mesma coisa de eu jogar esse jogo e outros do mesmo ano e dizer que outro jogo é o Goty! É tudo uma questão de opnião e isso depende de cada pessoa! Mas esses prêmios como eu disse são legais pela zoeira! Além dos anuncios que são feitos lá!
Normal né
Premios, feito por muita gente, nao importa.
Mas a tua opiniao tem que virar um fato para os outros.
Que relativização oportuna, Paulo. Tanto Zelda quanto BG3 são os jogos com melhores notas no meta, você pode não gostar dele mas uma maioria de pessoas gosta em relação aos demais concorrentes. E na boa, esse papo de comprar os outros é irracional, pois quem compra os outros e tenta comprar posição de mercado não é factualmente a Sony. Negar isso pra mim é irracional, pois não estamos aqui a discutir gostos, estamos a falar de um setor da mídia especializada que se fosse por uma questão de dinheiro, nunca escolheria Nintendo, Sony ou mesmo um jogo feito por quase desconhecidos como BG3.
O ponto é que se você não importa, então as suas métricas só tem valor para você mesmo. Logo, quem está mais próximo de se colocar em uma realidade paralela é justamente tu.
Não estou colocando o TGA como infalível, mas quantos dos jogos que concorreram foram jogados por eu, você ou os demais leitores? Podemos estabelecer uma escolha razoável tendo jogado apenas um pequeno percentual dos jogos lançados que concorreram?
Se fores ao Louvre e fores ver a Mona Lisa vais ver que afinal aquilo nem sequer parece nada de mais. E és capaz de olhar para outro quadro e gostar mais.
Mas a Mona Lisa é, concensualmente, considerada a maior obra de arte de pintura do Louvre. E tu gostares mais de outra é apenas gosto teu. Mesmo que isso não torne efetivamente o quadro que gostes melhor.
Rapaz, é por isso que o Xbox está na situação que se encontra hoje. Você está satisfeitissimo com o medíocre!!! Apenas Spider 2 tem mais qualidade que todos esses jogos citados juntos!
No dia que você encostar em jogos do Playstation, tome cuidado, pode ter um infarto de emoção.
Para quem tá acostumado a comer lixo, qualquer pedaço de pão seco parece um banquete mesmo.
“Para quem está acostumado a comer lixo, qualquer pedaço de pão seco parece um banquete”.
Nossa. Que elevado nível de discussão.
Esse usuário posta sem precisar de passar pela sua moderação Mário?
Porque se esse for o caso eu tiraria o trust dele muito fácil. E o colocaria de volta na moderação.
Insultou alguém? Cortar a opinião é na inquisição espanhola! Desde que corretamente qualquer um pode falar e dar a sua opinião.
Compreendo que vejas um exagero mas daí a pedir moderação não entendo bem porquê.
Então pode falar desta forma desde que não esteja pondo nome de ninguém no comentário ?
Posso deixar a classe de lado e começar a falar assim sem medo de retaliação ?
Inquisição não, parece mais leniência e suavidade sua Mário em tratar quem escreve assim.
Aquilo que eu citei do que ele escreveu ali não foi uma opinião. Foi uma ofensiva velada.
Estaria banido em meio mundo de sites brasileiros por esse
único comentário. E não pense que é por falta de liberdade.
Saber… Ele dirigiu-se a ti para te sentires ofendido?
E que insulto ele usou?
Que as palavras possam ser fortes, são, mas é uma figura de estilo. Efetivamente os jogos Xbox lançados este ano acabaram todos com médias de avaliações fracas, apesar do impulso dado pelas reviews iniciais.
E não foi uma ofensiva contra ninguem. Foi um constatar de uma realidade dita de uma maneira bastante exacerbada, que é criticavel sim, e estamos aqui a falar disso, mas que não justifica acção.
Quanto à classe podes ter a que quiseres. Serás é tratado com a mesma, assim como o Sparrow pode esperar ser. E caso isso dê queixas contínuas dos visados (que nesta caso não foste tu), aí sim, poderá haver acção. Mas desde que não adulteres a realidade das coisas. Fire away!
Estaria banido onde? Na gamevicio? Usei uma figura de linguagem e tu surtou! Tá com problemas sérios, hein, rapaz.
Que engraçado é exatamente deste comportamento tóxico que estávamos falando ontem.
E agora Mário que ele está se dirigindo a mim ?
Vejamos do que falou de mim.
-Surtado
-Pessoa com problemas sérios.
Vai passar a mão na cabeça dele ou vai fazer alguma coisa ?
Surtou = alucinou. Insulto? Não!
E ninguém disse que há uma pessoa com problemas sérios. A palavra foi “Tá com problemas sérios, hein, rapaz.”.
As interjeições hem e hein, que foi colocada na frase, são usadas para expressar espanto e indignação, neste caso perante o que se entende por todo o contexto serem os teus problemas para com ele. Ou seja, há uma frase que se entende que expressa admiração pelos problemas que se entendem como sérios para com ele, e não vejo forçosamente ali uma acusação de nada.
Pelo menos, literalmente, se com essa intenção ou não, é isso que se entende pelo que está escrito e pelas boas regras do Português. (Já pelo vosso Brasileiro não sei, mas não vou julgar intenções)
Não vejo por isso insultos, mas uma eventual falta de cuidado
Assim, irei apenas fazer um alerta:
Sparrow… Vou solicitar mais cuidado com as frases nas respostas ao Saber, especialmente se elas forem de potencial interpretação dupla. Caso a situação se mantenha serei forçado a entender jogos de palavras destinados a fugir à moderação, mas com intuito ofensivo, e terei de atuar.
Acostumado já, Mário. Fanboy de Xbox é campeão em distorcer tudo, inclusive a realidade! É até triste ver onde chega o fanatismo.
Mas fique tranquilo, Mário. Não me dirigei mais a ele em hipótese alguma, com exceção de quando ele voltar a pedir banimento ou moderação pra mim e outros. É o MO dessa galera, o vitmismo estampado de sempre. Era só o que me faltava um user novo agora querer ditar as regras do seu site e você acatar isso. O comentário que originou isso nem foi uma resposta a ele e o rapaz ficou todo dodói. Haja paciência!!!
E pode apagar o comentário que começa com “Acostumado já, Mário”
Vamos evitar mais choro descabido por aqui.
Essa galera que defende o Xbox é muito sensível, Mário. Tudo levam pro coração. É como se o Xbox fosse algum membro querido da própria família. Pfff
Ta e tentando cavar advertência/ban para os outros.
Se atirando para pedir pênalti
Foi uma clara figura de linguagem… Mas para o cidadão ai foi literal e isso e caso de Ban
Mas o site não é seu, né? Crie um só pra você, aí tu pode fazer o que bem entender. E tenha ctza absoluta que se criar um teu, lá é que não vou buscar informações. Acompanho o Pcmanias pela informação e conhecimento que passa, nada além disso.
Andresão, vc pegou pesado po… ” Comer lixo?” Da próxima, tente usar “carniça gourmet” e talvez esse cidadão não se sinta ofendido.
Paulo, até fã de xbox está optando por PC, as vendas de PS aquecidas, o único jogo first party da Sony não VR lançado concorrendo a GOTY, o outro como o favorito pra ganhar como melhor jogo de VR (Call to the Montain)… Mesmo a xbox tendo lançado quatro títulos, não se compara o catálogo de PS que recebeu outros exclusivos de peso como FFXVI, e mesmo involuntariamente, um dos mais fortes candidatos do ano a GOTY que é o Baldur’s Gate 3. Então, na boa, se esse é o ano do Xbox pra fãs de Xbox talvez quem viva em mundo paralelo não sejam os Sonistas.
Amigo, as vendas estão aí! Com proporções de 25:1 e quotas de mercado de 93:7.
Viva no seu mundo de fantasia onde a Xbox teve um ano incrível!
Ainda agora saiu na gamevicio uma notícia do CFO da Xbox a dizer que as vendas de console não estão crescendo rápido o bastante. Fala também na aposta do mobile a que chama margem alta, incluindo os clientes da ps e a Nintendo
Essa entrevista tem frases muito interessante. Irei analisar parte delas num artigo que sai nos próximos dias.
no mínimo querem lucrar vendendo consoles e com os 30% de vendas de software no xbox
mas ao mesmo tempo querem lucrar como thrid party vendendo jogos no playstation e nintendo
tá igual quando o Phill achava que quem comprava jogos continua comprando, enquanto quem não compra jogos agora assinaria GP…
Comercialmente foi terrível sim! Isso é um fato! Mas não é disso que estou falando, estou falando do que a empresa entregou! E esse ano a Microsoft entregou muito mais!
Não há dúvidas de que a considerar o lançado first party a MS entregou mais títulos esse ano, mas o que ela lançou desde o primeiro dia de console e o que entregou até aqui, Paulo? Você está ignorando 3 anos de geração em que a MS só vendeu consoles se segurando em Gamepass, e esse ano entregou 4 títulos, 2 deles quase indies e dois AAA com um padrão de qualidade questionável. A Sony não anda lançando jogos inacabados, aqui e acolá pode até acontecer, mas eles são exceções, MS tem pouca coisa que sai com qualidade como o FH5 o que chega a ser impressionante depois de tudo que ela já comprou. Mas cada um com seu ponto de vista. Se pra você, a Xbox está bem com forte queda na venda de consoles, mesmo com o ano da Xbox como você parece ver, então, que seja. Mas o ano no PS foi muito, muito bom, principalmente pra mim que possuo um VR, foi Call to The Montain, GT7 que ganhou nova vida pra mim, assim como coisas como Moss 1 e 2, Synapse, Red Matter 2, e mesmo RE Village… É uma experiência totalmente diferente e fantástica no PSVR2. Meu ano no PS tem sido maravilhoso, muitos jogos bons que o que falta mesmo é tempo pra jogar e isso a gente não tem como comprar…
Acho pouco provável que o ano do Xbox foi incrível. Claramente as vendas de consoles e a adesão ao gamepass foram bem abaixo da expectativa.
Por outro lado, concordo que o ano do Gamepass foi muito bom, principalmente no PC. Só o Lies of P já valeu a assinatura.
A Sony de fato só lançou Spiderman 2, que diga-se é um game muito melhor que qualquer um desses 3 aí que vc citou.
Mas a Sony teve conteúdo third exclusivo como FF16 que também foi muito bem.
[OFF] Se for mesmo bom assim, acredito que faça sucesso no Japão também! Daí é só liberar apps pra serviços de streming que aí é um deslanche completo.
https://www.youtube.com/watch?v=vKz388vNI5c
Pra vc ver como o Xbox anda mal! Um dispositivo que teve marketing ZERO vendendo mais que Xbox SS/SX. Imagina se a Sony fizesse um marketing decente, mostrando as potencialidades.
Falando em vendas, aqui no brasil na BF pelo o que se fala, creio eu que foram vendidos uns 100k ps5. Olhando para nosso país lixo com um governo que só quer criar impostos em cima de imposto isso foi grande.
pegando por exemplo essa materia que fala da kabum e eu fico imaginando as outras lojas online xD
https://psxbrasil.com.br/kabum-vende-o-equivalente-a-10-torres-eiffel-de-ps5-durante-a-black-friday-2023/
Quem fez essa matéria poderia pegar uma vaga no Xbox. A descrição do volume de vendas não poderia ser pior. Além disso, existe dois problemas. 2022 foi péssimo, logo crescer 26% em 2023 diz muito pouco. O ML vendeu 3x mais antes mesmo do dia. Além disso, existe um cross sell com a MGLU.
De toda forma, imagino que as vendas do PS5 foram um sucesso em todo o mundo. A Sony foi bem agressiva num momento que o Xbox está morto e o Switch entrou em período de transição. Estratégia acertada.
Hennan, por favor, explica aí o que é esse “cross sell” do Mercado Livre com o Magalu, que não entendi… O Magalu tem uma loja no ML? É isso?
Sei que vendas de ML são um tanto complicadas por causa dos usados. É tipo computar vendas de OLX como parte da venda de novos.
O cross sell é entre o kabum e a magalu. Boa parte desse aumento de vendas do Kabum foi decorrente do destaque que teve dentro da plataforma da MGLU. Provavelmente venderam mais por lá do que no próprio site.
Ah tá… pensei que você falava do Mercado Livre com Magalu…
Não foi deste mesmo site que um colunista escreveu que a Sony vai ter de parar a produção de seus consoles por dificuldades financeiras???
Sei que isso é zoeira, mas realmente tem uma galera caixista defendendo essa tese com unhas de dentes
OFF: Xbox CFO Discusses Opportunities with AI, How Microsoft Measures Its Success in Games, and More | TechRaptor
Minha opinião, os caras ainda não aprenderam nada sobre o seu público.
Não tenho a mínima dúvida disso.Lol Parece que tem uma versão em áudio da entrevista rolando pela internet!
Quero saber é como vai ser quando as IA começarem a ser processadas por pĺágio, e apropriação de imagem e voz!? Lol
…Os caras querem simplesmente depreciar toda a indústria e uma série de pessoas que trabalhas na indústria… o cara cita o barista do starbucks fazendo jogo! Lol
Sem querer jogar lenha na fogueira, mas…
https://gamingbolt.com/xbox-wants-to-bring-game-pass-to-every-screen-possible
E olha só o playstation e o switch como clientes (Claro que duvido que a Sony aceite)
Se a MS virar third, creio que a Sony aceitaria, pois aí seria mais um serviço de terceiro, como são os casos de EA e Ubi
Aceitaria desde já se contivesse apenas os jogos Microsoft.
Não faria sentido a MS virar third e continuar bancando jogos de terceiros no próprio serviço.
Claro que fazia. Porque a Microsoft quer vender serviços, quer de subscrição, quer de streaming. E para os vender precisa de todos os jogos.
Mas ao produzir os seus jogos e os levar para todos os ecrans, ela já está a atuar como third.
algo que pensei agora
aposto que a MS vai querer meter “pro consumidor” nessa estratégia
“crossbuy pro consumidor” para eles venderem jogos full e assinaturas do GP na MS/Xbox Store e não pagar nada para a Sony.
Vão tentar vender GP “crossbuy” com certeza… Para não pagar nada para a Sony, e como é tudo “day one GP” irão matar as vendas de jogos da MS no playstation
Vão vender assinaturas de GP e jogos, o pouco que vender, na MS/Xbox store e querer que a Sony libere “ativação grátis” na PSN.
Se não rolar isso, pq a sony não quer pagar para trabalhar, a MS vai defecar “anti consumidor” na internet
Pode ter certeza que vão tentar empurrar isso.
Third Party…
O próximo passo será o fim do console Xbox! Quanto ao GP, acredito que aparecerá nos consoles concorrentes, mas com games apenas do Xbox provavelmente