Apesar desta percentagem parecer variar de acordo com a empresa de análise, o valor mais baixo, do VGChartz, aponta mesmo assim para um aumento de vendas de 315.4% face ao ano anterior.
Março continua a mostrar a mesma tendência que se tem visto desde o inicio do ano, com as vendas da PS5 a crescerem, e as da Switch e Xbox a caírem!
A nível Mundial a PS5 vendeu em Março 2,012,787 unidades, a Nintendo vendeu 1,135,507 unidades e a Xbox Series X|S vendeu 556,014 unidades
Na Europa, a PS5 vendeu 597,455 unidades, um crescimento de 453,612 unidades (315.4%) face ao ano anterior. A. Nintendo Switch vendeu menos 73,624 unidades (-21.2%) e as Xbox Series X|S sales menos 45,727 unidades(-25.4%). A PlayStation 4 vendeu menos 3,728 units (-40.4%) face ao ano anterior.
Estima-se assim que os valores de vendas na Europa sejam as seguintes.
- PlayStation 5 – 597,455 (10,927,702)
- Switch – 273,576 (31,560,102)
- Xbox Series X|S – 133,983 (5,741,588)
- PlayStation 4 – 5,506 (45,831,900)
Já no que toca aos EUA, as notícias são igualmente animadoras para a PS5. Apesar da pandemia e das restrições ao seu stock, a consola acaba de passar as vendas da PS4 para igual período.
PlayStation 5 hardware unit sales have now surpassed those of PlayStation 4 on a time-aligned basis (29 months in market).
— Mat Piscatella (@MatPiscatella) April 19, 2023
As vendas da PS5 nos EUA estão assim 430,000 unidades acima das da PS4, após vender o valor recorde de 811,288 unidades.
Igualmente nos EUA, as consolas XBox estão igualmente acima das vendas da One, mas por apenas 79,000 unidades.
Esta é uma realidade que se repete a nível mundial onde a PS5 já ultrapassou igualmente a PS4, e isto por 927,000 unidades.
Já a Xbox a nível mundial também está acima da One, mas por apenas 86,000 unidades.
O que se pode verificar daqui é que a PS5 está bem encaminhada para mais uma geração de sucesso, ao passo que a Xbox não parece atualmente estar a trilhar um caminho muito diferente do que a One teve.
Por este andar, a PS5 pode muito bem vir a bater a PS2 e tornar-se a consola mais vendida de sempre, e ainda a Sony não começou a usar a artilharia pesada.
Segundo o Benji Sales, a Series X está a vender ao nível de Xbox One no mesmo período de tempo, esses 89 mil a mais de que falas, bem pode agradecer à Series S.
Segundo alguns colegas a MS está a “segurar os estoques”, senão, provavelmente já teria passado o xbox 360… de qualquer forma, é esperar a aquisição da ABK ser concluída que ela “virá com tudo”, liberando seus estoque e com CoD exclusivo, pois exclusividades e vendas importam, mas fingir-se de morto é a verdadeira estratégia dos grandes predadores, não à toa o leão é o rei da selva, vive a se fingir de morto!
Essa de segurar stock é tão absurda como o GPU secreto dentro da Xbox One, acho que só alguém com graves problemas psicológicos é que acredita nisso.
Recordo que alguém se lembrou disso. Só para uma noção de como certas cabeças funcionam.
E depois, uma horda ouviu… E repete!
Ms precisa parar de se sabotar
Microsoft’s Q3, 2023 earnings are out:
Xbox hardware revenue down 30%
Gaming revenue down 4%, Xbox content + services up 3%
Windows OEM revenue down 28% and devices down 30%
https://twitter.com/tomwarren/status/1650954341807714311
Olhando os comentários e vejo isso:
O cara sugere que a MS faça o que ela já está fazendo, são sucessivas promoções de preço do Series S e o gamepass até em Trident se consegue assinatura
Mas aí ele sugeri compre o console e leve 1 ano de gamepass de bônus
Relaxa, foi o segundo trimestre mais forte de todos os tempos para a receita de jogos
“Fonte” : https://windowsclub.com.br/xbox-este-foi-o-segundo-trimestre-mais-forte-de-todos-os-tempos-para-a-receita-de-jogos/
Receita é bom… Se eu vender batatas fritas a 1 euro, com lucro de 50 cêntimos, e vender três pacotes posso ter um pior trimestre a nível de receitas do que vender 3 consolas com prejuízo de 50 euros em cada. Mas vou ter mais lucro!
Daí que falar em receitas sem se saber lucros para mim vale zero
Peguei o resultado do trimestre errado.
Segundo o CEO, Gamepass chegou próximo a 1bi em receitas. Parece muito, mas é pouco se essa é sua principal fonte de recurso. Lembrar que a Sony faz uns 750-800 milhões com assinatura e uns 4 bilhões com games e acessórios, sem contar os consoles.
Faz contas… E vais ver que esse valor é preocupante!
Perto de 1 bilião não é 1 bilião, e pode ser algo muito lato, mas ok, vamos aceitar 1 bilião certo.
1 bilião são 1000 milhões… ou seja 1 000 000 000.
Dividindo isto por 3 meses (trimestre), temos 333 333 333 milhões por mês.
Dividindo isto pelo preço de 15 dólares mês temos 22 222 222 ou cerca de 22,2 milhões de assinantes.
Na realidade o que temos são 25 milhões de assinantes. O que significa que ou o número caiu, ou há pelo menos perto de 3 milhões a não pagar o que deveria!
Seja como for, o número de assinantes não cresceu e está estagnado à alguns anos.
Agora falta ver quanto esta receita em serviços teve impacto em quebras de vendas… Porque é bonito falar da receita do Gamepass, esquecendo que ao oferecer jogos dia um, as vendas caem.
Além de ser perto de 1 bilião, esse valor também inclui a Xbox Live Gold, pois o Nadella mencionou serviços no geral.
Claro que a Live Gold deve ter uma receita bem menor do que o Gamepass, mas não duvido que possa fazer cerca de 30 milhões por mês, colocando o Gamepass mais próximo de 300 milhões mensais (900 milhões no trimestre).
Isso é ainda mais preocupante… Porque se há mais receita a entrar, então o número de pagantes a pagar os 15 euros tem de ser bem menor.
E o interessante é que a Sony faz algo próximo disso com a Plus. No último relatório fiscal da Sony, foram 122,201 biliões de ienes com serviços, o que atualmente são 910 milhões de dólares (página 9 https://www.sony.com/en/SonyInfo/IR/library/presen/er/pdf/22q3_supplement.pdf)
Ou seja, a Sony consegue fazer cerca de 300 milhões de dólares mensais com um serviço sem prejudicar o seu carro-chefe que são vendas de jogos e add-on. Prova disso que neste mesmo relatório, fez 601,602 biliões de ienes (ou 4,5 bilões de dólares) com jogos, com média de 1,5 biliões mensais.
No dia 28/04 (sexta-feira) será divulgado o relatório de janeiro-março da Sony, logo teremos estes números atualizados.
Deve ser mais perto de 35 do que 25. Não chega nem perto de 15 dólares por mês, acho que quase ninguém paga o valor cheio. Mas é apenas um chute.
É possível que a divisão Playstation consiga o seu melhor Q4 (janeiro-março) de todos os tempos.
Como efeito de comparação, a Sony enviou às lojas 2 milhões de PS5 no Q4 do ano passado, e 3.3 milhões no ano retrasado. (página 9 https://www.sony.com/en/SonyInfo/IR/library/presen/er/pdf/21q4_supplement.pdf). Neste Q4, é provável que tenham enviado pelo menos 5 milhões de PS5.
Fico contente por ver o mercado ir bem, apesar dos pesares, torço pra que a Nintendo apresente logo um próximo console para o ano que vem, pois pretendo adquirí-lo, e que essa aquisição da ABK passe logo para vermos a reacomodação e consequências para o mercado e que certamente trará, fora que é um assunto saturado e que já deu.
Fico contente de ver que o PSVR 2 parece que receberá um suporte razoável dos devs, mas gostaria de ver maior suporte da Sony, acho incrível que a Capcom se dê mais ao trabalho de suportar games próprios que a Sony, pois afinal só o Call of The Mountain é um First Party com suporte ao VR2.
https://www.youtube.com/watch?v=umePUQg5VRY&t
GT7 ?????
Ah sim, mas ainda é pouco, empata com a Capcom que só quer vender jogo!
Switchback VR?????
Não é um First Party, João, não estou a reclamar por exclusividades mas sim da Sony a anunciar jogos próprios para PSVR 2, é pouco ela vir apenas com um lançamento pensando em VR, (Gran Turismo já estava no mercado há um ano), precisamos de promessas de comprometimento com o VR para que não vire mais um Vita. A Sony bem que poderia implementar jogabilidade em VR em todos os seus jogos com suporte a 120hz, por exemplo, ao menos dos vindouros.
Na minha opinião as vendas do Ps5 vão se manter por um bom tempo. A nvidia e amd conseguiram queimar o público que sobrou no PC. Não tem como justificar Gpus que no passado eram custo benefício custando mais caro que um console. Não vou nem falar dos problemas de otimização. Única coisa que ainda salva a plataforma são os jogos competitivos e o Dlss.
O Mario pode dizer com mais propriedade, mas creio que o PS5 será baseline de desenvolvimento por bastante tempo, talvez até um pouco mais do que o esperado.
Os novos motores gráficos certamente estarão bastante aderentes ao novo paradigma que envolve streaming massivo de assets, e o PS5 possui uma arquitetura capaz de suportar um volume muito grande, onde certamente levará bastante tempo para se tornar obsoleto.
Somado com isso, a consola está equipada com uma CPU bem decente, e que está livre de diversas tarefas que ocupavam as CPUs das gerações anteriores (check in, descompressão de assets, etc.).
A GPU talvez será o primeiro componente do PS5 que se tornará defasada para um baseline de desenvolvimento. Entretanto, com motores gráficos focados em streaming, a GPU me parece o componente mais escalável até certo ponto.
O que pode realmente tornar todo esse sistema obsoleto seria um novo paradigma de desenvolvimento onde algoritmos pesados de Machine Learning estariam inseridos dentro do próprio pipeline do Render para certas tarefas. Então cores de inteligência artificial como os Tensor Cores não estariam mais sendo usados apenas nas etapas de pós-processamento (DLSS, DLAA), como também se expandindo para demais etapas da renderização dos jogos. A deformação muscular do Homem Aranha é um passo para isso, mas seria muito mais ampliado (https://www.adrenaline.com.br/games/playstation/miles-morales-pode-ser-atualizado-com-aprendizado-de-maquina-no-ps5/).
Desta forma, na medida em que essa demanda aumentasse, hardwares dedicados para Machine Learning se fariam necessários, o que extrapola os limites do PS5. Mas creio que ainda falta muito para isso de fato se padronizar.
Prof. o que me passa pela cabeça quanto a ML de coisas como deformação, é do quanto realmente ML é necessário em tempo real pra se obter esse tipo de efeito, e o quanto ela (ML) poderia simplesmente ser substituída por presets previamente configurados criados por um processo de ML anterior ou mesmo por um bom programador?
Não sei se me fiz entender, mas pra situações que possuem um número limitado de possibilidades, qual seria a real necessidade de termos ML em tempo real se todas as possibilidades, calculadas previamente por ML, poderiam ser registradas em um algoritmo que poderia trazer os resultados semelhantes.
Tudo bem, existe sempre a possibilidade de um menor trabalho por parte dos devs, que poderiam simplesmente não ter de se preocupar com gerar simulações adequadas, mas o que percebo é que pra além do “gimmick” da empolgação tecnológica, pra acharmos verdadeira utilidade pro ML os jogos precisarão mudar bastante ainda, desde criar diálogos imprevisíveis num roteiro a cenários totalmente aleatórios gerados espontaneamente pra que o jogo realmente possa ser “criado” pelo ML… Hoje acho tudo muito incipiente no que foi usado até então, como a deformação de musculaturas e roupas, apesar de ver o bom trabalho em que resulta, só que tudo ainda me parece sub aproveitado, e pra não dizer que seria talvez um resultado que um bom programador conseguiria sem a necessidade de um ML. Mas óbvio, sei que ajuda muito no resultado e no menor trabalho ao desenvolvedor.
A deformação muscular é apenas um exemplo bastante simples e preliminar. Algoritmos de Machine/Deep Learning irão se proliferar cada vez mais, e a indústria de jogos não estará fora disso. Só que como o ciclo de desenvolvimento dos jogos é bastante longo, eu acredito que levará bastante tempo para vermos um paradigma focado nisso em larga escala.
O chefão da NVidia nos deu uma amostra há algum tempo: https://twitter.com/CarlosEduardoCD/status/1300853353153519619?s=20
Veja também essa fala de um dos diretores da Moon Studios: https://www.youtube.com/watch?v=hJxUinHc0xo
Um outro bom exemplo é o Jali Research, que usa Deep Learning para gerar NPCs. Neste caso é possível criar os NPCs de fora do render e apenas incluir no jogo. Mas creio que os algoritmos de Deep Learning também estarão no render para dar uma vida própria a estes NPCs, de forma que se comportem de forma mais autônoma. Inclusive poderão criar novos NPCs em tempo real. Seria bem interessante.