Perante os resultados de vendas, de há 3 meses que a Xbox One tem mais consolas vendidas que as séries S, em igual período de tempo.
A situação pode surpreender muitos. Jogos dados no Gamepass, a compra da Activision e muito mais… Mas no entanto, as vendas da consola tem vindo a cair, permitindo que, nos últimos 12 meses, a Xbox One, que estava atrás em vendas por 1.66 milhões de unidades, recuperasse e ultrapassasse as vendas das séries X.
Não se pode negar que a Xbox series está com alguns problemas de stock, e que como tal a disponibilidade da consola não é a desejada.
Mas também não se pode negar que, apesar de tal, as Xbox series não estão numa situação de rotura de stocks. Há falta de stocks sim, e algumas cadeias tem tido interrupção de fornecimento, mas a consola, no seu global não está numa situação de rotura na totalidade dos fornecedores que impossibilita a sua compra.
Links de seguida um motor de pesquisa Norte Americano e Reino Unido, dois dos maiores mercados do mundo a nível de consolas de mesa, onde podem ver os stocks das Xbox series.
Series X
https://www.stockinformer.com/checker-xbox-series-x-console
https://www.stockinformer.co.uk/checker-xbox-series-x-console
Series S
https://www.stockinformer.com/checker-xbox-series-s-console
https://www.stockinformer.co.uk/checker-xbox-series-s-console
E para melhor enquadramento dos resultados encontrados eis os links para a PS5, onde também percepcionam faltas de stocks.
Playstation 5
https://www.stockinformer.com/checker-ps5-playstation-5-consol
https://www.stockinformer.co.uk/checker-ps5-playstation-5-console
PlayStation 5 digital
https://www.stockinformer.com/checker-ps5-console-digital-edition
https://www.stockinformer.co.uk/checker-ps5-console-digital-edition
Como se vê, a consola mais limitada é a series S, e nos EUA. Mas mesmo assim não indisponível e não alvo de “scalpers”.
Ora a falta de stock na S é algo intrigante. O silício da S ocupa uma muito menor área do que o da X, e dessa forma o número de APUs produzidos por bolacha de silício é muito maior do que os da série X.
Para além do mais, o hardware da X é usado nos servidores de cloud da Microsoft, ao passo que o da S não. E nesse sentido torna-se intrigante este limite de disponibilidade da consola.
Mais intrigante é o facto de a S estar disponível em diversos locais do mundo que consultamos, parecendo assim que a falta de stocks em quantidade nos EUA se deve a uma má distribuição da consola pelo mundo, e de acordo com a procura, e não verdadeiramente a real falta de produção.
Seja como for, e independentemente dos motivos, a realidade é que perante a despesa que será efetuada na compra de Activision e já efetuada na Zenimax, perante estes valores de vendas a geração não pode estar a ser minimamente vantajosa e acima de tudo, lucrativa para a Xbox. Isto quer dizer que a Xbox está numa posição extremamente desconfortável e que o lançamento de Starfield é uma prova de fogo que necessita forçosamente de ser passada com extremo sucesso.
Falta priorizar a consola com um marketing agressivo e ainda por cima com o lançamento de um jogo do outro mundo (literalmente).
Infelizmente ainda não se aperceberam que a melhor forma de vender os serviços é vender a consola.
E parece que nem vão, Gervas, numa matéria da Eurogamer acabam por informar que o conteúdo da ABK chegará por Streaming através da Ubisoft+, inclusive ao PS. Estão colocando o console Xbox como totalmente dispensável.
Me lembro que em 2020 mtos fanboys do Xbox subiram o Not2013 no twitter e nessa hashtag alguns chegaram a dizer que o Xbox daria trabalho para o PS5 no quesito vendas, no final o 2013 ainda pesa mto, msm que a Microsoft n tenha feito declarações tão imbecis em 2020 igual fez em 2013, a realidade é que aquela apresentação do xbox one e politicas de DRM que a Microsoft queria empurrar no one destruiu o que o 360 construiu para a marca e só Deus sabe se a marca vai se recuperar disso.
Eu discordo, Lala, lógico que foi um evento importante e que gerou problemas em cadeia, mas não acho que hoje a culpa do Xbox estar como estar é resultado disso. Veja, o PS passou pelo PS3 a 600 dólares com a mesma questão da arrogância de empresa, e muito pior, por YLOD e o incidente hacker, e está aí fazendo sucesso.
Na minha ótica, o problema do Xbox é a falta de priorizar o console como plataforma principal de trabalho, e a falta de AAAs de jeito, é uma grande seca de jogos que façam as pessoas quererem um Xbox, hoje o argumento principal do Xbox é jogar barato, promovendo Gamepass, mas jogar o quê? Qual jogo é desejado ali ou pelo qual anseiam jogar… Esse é meu ponto de vista, acho que abertura pro PC e a falta de grandes jogos é o verdadeiro problema pro console Xbox. E olha que pro que ele entrega, acho que tem vendido até bem.
Eu ia digitar algo parecido
Grato por ter me poupado o trabalho
Enquanto isso ontem saíram notícias sobre as vendas do PS5 tanto em solo americano quanto europeu. O interessante é que nas duas notícias que li falam dos números do PS5, falam do Switch e nada falam do Xbox, até em notícias não se vale a pena falar sobre o console. Torcer para que agosto o Xbox tenha uma reação.
fonte: eurogamer
Eles vão empurrar PS5 afim de bater as altas metas pre estabelecidas
Também pode ser desova pro lançamento do modelo Slim
Olha, na época do lançamento e na época de escassez de estoques, aqui no Brasil o único console a pronta entrega em lojas físicas era o Series S. E continua assim até hoje.
Já comentei aqui a dificuldade que era em sair um lote de PS5, e em contra partida se viam “paredes de caixas” de Series S a venda, normalmente empoeirado nas lojas.
Eu mesmo cheguei a vender meu PS4 PRO por R$ 2.500,000, e na época se encontrava Series S novo em promoções a R$ 1.600,00.
Enfim, é um console que não colou nem para os jogadores casuais.
É nesta geração que a xbox como hardware acaba ????
Creio que isso vai depender muito de como a geração se comportar após a compra da ABK… Mas a realidade é que neste momento a Series está pior do que a One… e a One ponderou-se ser fechada!
Creio que com tanto investimento, e acordos com os reguladores para que os jogos sejam colocados noutros sistemas e fornecedores de streaming, a Microsoft pode-se tornar Third no final da geração. Pelo menos essa possibilidade fica em aberto!
Também cheguei a pensar isso após este artigo é só ver o marketing para Starfield #No Console required
Mas como o Phil nunca mentiu em breve teremos mais estoques de Series X, como prometido 1 mês atrás
Na eurogamer.pt saiu uma matéria que a Ubisoft+ vai oferecer todo o conteúdo da ABK no Playstation e demais plataformas em que o Ubi+ estiver disponível.
Logo, o console Xbox não parece prioridade.
Esse caminho também burla a negativa da Gamepass no Playstation e pode revelar-se um cavalo de tróia para o PS, a depender, obviamente da quantidade e qualidade do conteúdo e como vai funcionar a questão de monetização de DLCs e jogos como serviço dentro da Ubi+.
Pode ser que futuramente a MS compra a Ubi pra arrematar, por fim, as arestas de por o Gamepass no PS. É esperar pra ver.
Hehe um jornalista da ign soltou essa daí. Daqui a um tempo a microsoft vai la e compra a Ubi.
Não precisa ser muito inteligente pra saber que isso iria acontecer. Eu falei antes do lançamento do SX/SS que isso aconteceria… Com base em que? Com base que eu sou revendedor e que a procura por Xbox SX/SS era menor do que na época do One, que já era fraca. Isso que dá lançar o primeiro console da história sem um exclusivo sequer, um Halo todo quebrado no ano seguinte e mais um Forza…
Ainda acho que o xbox está vendendo muito para o que ele entrega…
Desde o início da geração falei que o Xbox Series só vendeu por falta de opção. É visível como essa geração começou muito pior do que a passada. O Xbox one ainda tinha alguns jogos no lançamento. Já o grande lançamento do Series, estampado até na caixa. Foi um desastre que levou um ano para ser lançado. Por outro lado, a Sony entregou bastante. Miles Morales, Demons Souls, Sackboy e Astro foram bons chamariz para o console.
Off topic: DLSS 3.5: Ray Reconstruction – YouTube
Já deixei bem claro que não sou grande fã de RT. Nem sempre fica artisticamente bonito e prejudica demais a performance. Será que essa nova tecnologia será um verdadeiro avanço ou apenas mais uma propaganda.
A pena em tudo isso é ser uma coisa proprietária, mas a Nvidia está de parabéns, não para de melhorar o que já é bom, no caso o DLSS. Assim, daqui a pouco qualquer placa com 12GB ou mais vai rodar 4k@60.
É esperar ainda pra ver se o “Switch 2” vai tirar alguma vantagem disso.
Por falar em raytracing, é bem notório que a funcionalidade em Elden Ring ficou bem meia boca, ainda mais que limitou o jogo a 30 FPS.
Eu fazendo uns testes no PS5, coloquei o jogo em raytracing, que automaticamente força o jogo no modo fidelidade, mas configurei o console forçando VRR para jogos não compatíveis.
E não é que ficou hauhauhauhauhau.
Lembro quando aqui tinha comentarista “imparcial” falando que aqueles três meses de vendas somente no EUA, que o xbox venceu, era a hora da virada para o xbox e que todos estavam vendo o caminho, a verdade e a salvação (evangelizados) pelo custo beneficio do gamepass.
Imagine o ataque histérico se a gente tivesse respondido “as pessoas não acham PS5 para comprar e por isso pegam a segunda opção, para jogar qualquer coisa na pandemia, pegam o xbox”
Ninguém pensou em falar isso, pq nenhum sonysta é desesperado por “compensar algo” com coisas que parecem sonho…
E não é que era verdade? xbox vendia pq não tinha PS5 para comprar e as pessoas pegavam xbox de segunda opção…
Eu disse isso… Porque conheço pelo menos três pessoas que compraram a Xbox pois não havia no mercado consolas PS5. Uma trocou a consola pela PS5, a outra tem agora as duas, e a terceira ainda está com a Xbox. Mas a realidade é que seja qual for a realidade atual, só compraram a Xbox porque na altura não havia a PS5.
Mas em tese foi respondido sim, só que com outras palavas, agora vai da interpretação textual de cada um ou da leitura seletiva, mas que teve resposta de que o Series vendeu devido não ter estoque de PS5 foram muitas.
Isso não é tão bom como seu argumenta pareça, pois mostra que a galera “sonysta” não é tão presa ao Playstation como pensamos.
Edson, não vejo com maus olhos a experimentação pra ver se gostam. E quem manda não terem estoques…
Fidelização cega à uma marca é que é realmente nociva. As pessoas deveriam cultivar preferências por algo, e não fidelizações cegas, já que fidelização é uma consequência de gostar de algo e não uma regra a ser seguida.
As pessoas deveriam era experimentar as coisas todas pra ver do que gostam, ou preferem foi o que fiz na geração passada, tanto que me voltei só a ao Playstation nessa geração por achar que o Xbox não me faz falta.
Penso que o que mais pesa, no fim das contas, é a entrega de qualidade e em bom ritmo, isso é capaz de satisfazer qualquer cliente. E quem não faz isso, perde.
Isso é preocupante! Mas não acho que seja um sinal do fim do console! Mas a Microsoft precisa arrumar um jeito de aumentar as vendas logo! Pois por mais que o Xbox não seja mais só um console, este ainda é a parte mais importante da plataforma!
Poderá não ser tanto assim… Acredito que já tenha sido mais, mas neste momento a Xbox estando no PC e no Stream a consola é cada vez mais só uma parte. E se a Microsoft planeou acabar com ela em 2019, é porque nessa altura já entendia que ela não fazia tanta falta assim.
Off: Vocês viram que a CMA bloqueou de novo a compra da ABK? Agora a Microsoft vai dar pra Ubisoft a publicação dos jogos nela no Cloud! Não sei se isso é uma boa ideia pois teoricamente eles teriam que pagar pra Ubisoft pelos jogos estarem no Game Pass! Mas de certa forma deixa a CMA contra a parede!
Ela não bloqueou novamente. Microsoft e CMA estão debatendo as mudanças necessárias para a aprovação.
A CMA Bloqueou em definitivo o negócio.
O que está agora em análise é uma nova proposta da Microsoft que terá consequências no resto do mundo também caso seja aprovado.
Eu fico me perguntando o porquê da Microsoft seguir nessa compra, pois não faz sentido se for pra enriquecer o console. Cada vez mais acho que Xbox SS/SX são os últimos e que a Microsoft está se encaminhando pra virar third.
Eles não serão os últimos! E não é só a Microsoft que está seguindo essa tendência, é o mercado inteiro que está ficando descentralizado! Coisas como serviços de streaming e donas de console lançando seus jogos no PC são só o começo! A Microsoft foi pioneira nesse modelo de negócio e irá colher os frutos disso! Eu acredito que a próxima geração de consoles será a última!
Pioneira em que? P primeiro serviço via streaming é a PS Now e a Sony viu que não era a hora por serviço. Agora porque a MS empurrou cloud pra todos tu acha que ela é pioneira? Ah não né? E com base em que tu fala que não será o último console da MS? Eu estou apenas especulando e você está afirmando algo que é uma convicção apenas sua. Se todo mundo aqui começar a achar que é é afirmar coisas que estão nas suas cabeças, estamos mal.
Tá, e me diga porque você acha que o Xbox Séries X/S será o último! Porque você afirmar algo sem embasamento e sugerir algo sem embasamento é quase a mesma coisa! A Microsoft já está projetando o próximo Xbox, e as baixas vendas dela não são um motivo o bastante pra matar o console! Se fosse assim eles já teriam matado sem falar dos imensos investimentos que ela tem feito nele! Claro que ela pode mudar de postura só que não há nenhum indicativo disso! E a Microsoft pode não ter feito o primeiro streaming de jogos, e nem a Sony foi! Ela comprou duas empresas que tinham feito isso e unificou com o nome PS Now! Mas foi a Microsoft que começou o processo de descentralização de sua plataforma primeiro! Começou com jogos no PC e depois com o Xcloud! Então sim, ela foi pioneira pois foi a primeira a basear seu modelo de negócio nisso!
Lançar os jogos no PC não é ser pioneiro…
Vamos lá a ver… Lançar os jogo no PC é um retrocesso!
Os jogos sempre existiram no PC… As consolas o que fizerem foi criar um modelo onde os jogos delas… não estavam no PC!
Isso é a definição de consola! Algo separado, algo fechado, algp com conteúdo único.
O problema da Microsoft foi que na geração One os jogos não vendiam para pagar o investimento… E isso obrigou a Microsoft a explorar o PC. Não porque quisessem, pois eles aderiram ao modelo consola, mas porque precisavam sob pena de enormes prejuizos.
A situação pegou, e os jogos venderam… E deram receitas que permitiram à Microsoft manter-se.
A Microsoft apostou depois no gamepass, na consola e PC. Jogos basicamente a preços da Chuva. E a Sony precisava de fazer algo.
O seu modelo de sucesso eram os jogos AAA, e para combater uma Microsoft, só com mais e mais AAA de qualidade. Mas isso tinha custos… e a Sony previsava de mais receitas para isso.
Os jogos subiram 10 euros… mas não chegou… e a forma mais simples de se obter receita extra… foi lançar os jogos no PC. Não de imediato… mas passado dois anos e depois de mortos comercialmente na consola.
Esta é a realidade da coisa. Não há aqui um modelo de negócio que fosse desejado por fosse quem fosse. Há um modelo de negócio a que foram obrigados.
E caso ele funcione e funcione bem… as consolas tornam-se obsoletas… e o conceito que levou à sua criação desaparece… e voltamos todos à estaca zero!
Isso não é algo que se possa ignorar. Não ao nível de se lançar no dia um, mas lançar… e a Sony fez igual. Mais uma vez não porque quisesse, mas porque para concorrer com os seus AAA, precisava dessas
Tá e me diga porque uma mudança no modelo de negócio na indústria e a possível morte dos consoles é algo ruim! Lançar jogos no PC e em serviços de streaming só dá a possibilidade de mais pessoas jogarem os jogos! O conceito de console vai ficar obsoleto inevitavelmente! Lançar os jogos em uma plataforma que não é vinculada a um único dispositivo é muito melhor do que se prender a uma plataforma fechada! Isso tanto pras empresas quanto para os consumidores! Pras empresas elas terão um alcance muito maior e na maioria dos casos não terão que arcar com os custos do aparelho, e prós consumidores eles terão muito mais escolhas de como e onde jogar seus jogos! Então eu não vejo mal nisso!
Simplesmente pq o PC é o pior lugar pra se jogar e que cloud nunca vai se comparar com hardware físico na sua casa. A nuvem evolui, mas o hardware físico não para no tempo. E porque consoles são um nicho e enquanto tiver empresa que lance coisa de qualidade com exclusivos atraentes não vai parar de existir. Sobre sua pergunta do porque eu acho que é o último console Xbox eu expliquei já. Simplesmente te não faz sentido comprar Activision com.jogos sendo lançados até em TV, sem necessidade de console pra doer que tá fortalecedor seu console. É só colocar essa cabeça pra funcionar. Não faz sentido algum um.movinento desses se não fosse pra ter exclusivos no seu console. Só faz sentido pra se fortalecer e virar third, colocando gamepass apenas com games do Xbox Studios no playstation e abrir mão do flop chamado Xbox.
Paulo, não confunda seus gostos com a verdade das coisas. Jogos no PC são ruins pelos cheats, pirataria (desmonetização de quem faz levando-os a não fazer), dificuldade de padronização de como jogar e alto investimento pra jogar com qualidade, falta de simplicidade, riscos de segurança plataforma… Jogos por Streaming são ruins pela total dependência do sempre online, dependência de banda suficiente todo o tempo, latência maior, limitação da qualidade pelo serviço ou pela banda… Entende? Tem sempre argumentos pra tudo. Se for falar do meu gosto como verdade, não tem porque lançarem jogos pra PC ou por streaming, entende? Mas isso é gosto, não é a verdade absoluta das coisas.
Os modelos de negócio buscam lucratividade e controle do negócio, as empresas sempre querem empurrar isso nos clientes. E vão tentar convencê-los de que o que é melhor pra eles conseguirem isso é bom pra você.
Sim, lançar jogos no PC dá direito a mais pessoas jogarem os jogos.
Mas a que preço?
Claro que os criadores de hardware não se importam que tu pagues 2000 euros por um GPU. Eu como cliente importo-me.
Mas depois temos algo extra…a pirataria. Tão popular antes e que se propaga novamente a olhos vistos. Basta olhar para os lançamentos da Sony e ver como a cada novo vendem menos.
O que vai ter depois? Uma máquina super potente, engasgada com denuvos e outras proteções. Cheio de hackers e crackers e cheaters online, que matam os jogos.
Basicamente os teus argumentos são uma falácia. As consolas tornaram-se populares porque são um paraíso. Baratas e seguras. Abrir o seu ecossistema ao PC arriscando-se matar as mesmas é um retrocesso.
E já estivemos aí… E não se tornou numa coisa boa. Este andar para trás são meramente interesses comerciais, nada mais.
Tu próprio sabes que gostas da consola. Tu próprio compraste uma. Tu próprio não a queres ver acabar.
Mas é nesse caminho que se anda. Não faz sentido gastar biliões a desenvolver e a produzir um hardware próprio gastando biliões quando depois os jogos saem para PC. Para isso mais vale escolher um PC e lançar como sendo a base da geração. Mas isso não te traz as optimizações, o poder distinguir-se dos PCs,o poder “bater acima da cintura”.
Terás apenas um PC mais fraquinho como base.
Não te iludas que antes os jogos eram fechados na consola e agora estamos a abrir a mais pessoas. Vê as especificações dos PCs necessários e o custo de montar uma máquina dessas.
Se a ideia é jogar jogos bons e com qualidade, sai-te mais barato um PC para trabalho e uma consola para jogar do que um PC para jogos.
E já nem falo do streaming. Pois pessoalmente acho uma aberração pensar em meter jogos de consola nos smartphones. Como controlas? Como respondes em tempo útil com um ecrã Touch? Onde vais buscar os botões todos? Onde vais jogar isso e como vais jogar isso? Os jogos de smartphone populares são jogos de níveis, com tempo de jogo por partida reduzido seja por limite ao que fazer ou porque jogas em partidas de meros minutos. Os jogos de consolas quando pegas tens de dedicar tempo. Isso nâo se coaduna com os smartphones. A não ser que alteres o conceito e tenhas jogos de smartphone na consola.
Ora dado que os smartphones geram mais dinheiro do que a consola e PC juntos, não tenhas dúvidas que se algo mudar… Não será para melhor. E quem paga o pato é a qualidade nas consolas.
Daí que me parece que tu ponderaste pouco o que dizes. Analisa um pouco o que acabei de dizer e reflete.
Off topic: Ultimamente uma coisa que vem chamando a atenção são as disparidade entre a avaliação de um mesmo jogo em consoles diferentes. Qual a lógica para a versão do Xbox sempre ter notas tão mais altas?
Immortals of Aveum for Xbox Series X Reviews – Metacritic
Immortals of Aveum for PlayStation 5 Reviews – Metacritic
Immortals of Aveum for PC Reviews – Metacritic
Esse é o exemplo mais recente, mas faz tempo que virou um padrão.
Chama-se Astroturfing ou reviews pagas.
Eu levo em consideração sempre a versão que tem mais reviews, que geralmente é a de Playstation.
Agora vamos esperar Starfield, que a Microsoft escolheu a dedo pra quem enviaria as chaves antecipadas. Não duvido que as notas sejam extremamente fora da realidade do que realmente é o jogo. Pelo vazamento da gameplay de hoje de 40 minutos esse jogo não deve ser o que esperávamos que fosse.
É sempre essa desculpa! Mesma coisa foi com o Halo Infinite, que tirou 87 no metacritc e os fanboys falaram que era comprado! Isso é querer por algum motivo se convencer que a outra plataforma não tem bons jogos! É uma questão muito de ego!
Halo infinite é um completo fracasso, inclusive a própria MS reconhece isso ! É só você aceitar a realidade.
Não estou tentando me convencer de nada! É apenas ver que as maiores notas de Halo infinite são de sites voltados ao Xbox. Tão difícil ver o óbvio?
E mais, eu não preciso ficar defendendo uma plataforma e ser passional. A cada geração eu analiso todas as plataformas e vejo o que vou comprar. Se todas tiverem atrativos, graças a Deus hoje tenho condição de ter todas! Não me incomodei de sair do Nintendo e ir pro Playstation, depois voltar pro Nintendo e novamente ir pro Playstation. Ao contrário do que tu acha, não tenho empresa de estimação. A MS sempre foi medíocre em games e isso é um fato. A história tá aí e não me deixa mentir.
Paulo… Muito Honestamente!
O jogo merece 87%?
Achas que um jogo de 87% criado para ser um GAAS é normal estar morto passado um ano?
Achas que uma pessoa que dá a um jogo 87%, escreve passado uns meses artigos a criticar o jogo e a falta de conteúdo e de resolução de problemas?
Achas isso tudo normal? Como dás uma boa nota num dia e te queixas do jogo no outro? O que mudou? O conteúdo fugiu? As bugs nasceram?
Achas normal um jogo lançado sem split screen, sem modo co-op, sem campanha, e cheio de bugs e problemas gráficos, ser votado o jogo do ano, um mês após o seu lançamento na VGAwards Peoples Choice?
Se tu achas isso tudo normal… algo de anormal se passa!
Paulo, é o mesmo jogo com notas bem discrepantes.
Rspaz ter loading pra subir escada dentro da nave me pegou. Hauaua
Esperar o jogo sair pra ver, mas de fato as Key pra Review foram a dedos mesmo.
Esse jogo precisa ser muito divertido pq termicamente é fraco!
O que matou meu interesse total foi a movimentação. Aquilo é nível Ps2, com personagem deslizando no cenário em primeira pessoa.
Vocês estão falando do Starfield ou desse Aveum?
A qualidade do vídeo atrapalha muito, mas parece um game padrão da Bethesda. Com todas as qualidades e defeitos. Pelo visto não teremos disputa ao Goty esse ano. Testei Baldurs Gate 3. E entre Zelda, BG3 e o que aparenta ser Starfield. Zelda mesmo do Switch é tecnicamente superior. Não valou falar nem no restante. A Nintendo está de parabéns.
Rapaz eu tô sentindo que esse jogo vai ter uma boa nota e vai concorrer ao goty.
Se o jogo for divertido vão fechar os olhos para todos os problemas q o jogo tiver.
Acho que tem SF6 e FF16 aí pra tentar algo ainda, mas acredito que Zelda leve mesmo.
É o sarrafo… em festa com muita mulher feia, uma mais ou menos fica linda. Referência é tudo.