Venda dos Western Studios da Square Enix ao Embracer Group poderá ter sido devido a prejuízos

A Square Enix perdeu mais de 200 milhões com o jogo Avengers e Guardians of the Galaxy.

Vender o ramo Norte Americano da Square por 300 milhões soou a algo extremamente baixo. A venda inclui estúdios como a Crystal Dinamics e a Eidos Montreal acrescentando ainda a Square Enix Montreal, e a Square Enix of America, dedicadas a jogos móveis, e se somarmos a isto os IPs a eles associados como Tomb Raider, Thief e Deus Ex, vemos que este foi um verdadeiro negócio da China para o comprador, e algo estranho para o vendedor.

O que levou então a Square a vender estas equipas?

Bem, estes dois estúdios estiveram ligados à produção dos jogos Vingadores (Avengers) e Guardiões da Galaxia (Guardians of the Galaxy), que se revelaram dois flops para a Square Enix. E uma análise mostra que estas empresas não só não apresentam grandes lucros, como gastam dezenas de milhões em despesas e custos de desenvolvimento, com as vendas dos seus jogos a terem ficado abaixo do esperado.

E estes estúdios produziram 3 jogos Tomb Raider em 5 anos. Todos com custos elevadíssimos, o que não é normal na industria dado o investimento pesado.



E uma análise à contabilidade destas empresas (2019 a 2021) mostra que estas empresas tiveram receitas elevadissimas, mas despesas ainda maiores.

Basicamente elas geraram 489 milhões em receitas, mas tiveram 474 milhões em despesas.

A Eidos Montreal, em 2019 teve uma receita de 73,203 milhões, com uma despesa de 67,885 milhões. Em 2020 a receita foi de 75,635 milhões, com a despesa a ser de de 74,576 milhões, e em 2021 a receita foi de 99,857 milhões com a despesa a ser de 99,210 milhões.

A Crystal Dinamics em 2019 teve 66.923 Milhões  de receita e 64,775 milhões em despesa, sendo que em 2020 os números foram de 81.144 milhões em receita e 78,590 milhões em despesa. Em 2022 a receita foi de 92,277 milhões, com a despesa a ser de 88,937 milhões.



Basicamente o que isto mostra é que as empresas até possuem IPs de renome, mas não os conseguem valorizar. As receitas e as despesas estão quase equilibradas, e estas equipas tendo um flop despencam. Algo que aconteceu com os jogos da Marvel, onde o prejuizo acumulado foi de 200 milhões. Dado o histórico de receita e despesa destas equipas, tal poderá equivaler-se a mais do que os lucros dos últimos 10 anos.

Devido a tal, estas empresas não tinham verdadeira procura. Eram equipas que estavam a pesar na Square Enix, e prontas a darem ainda mais prejuízo, motivo pelo qual foram vendidas ao desbarato.

Eram interessantes ao ponto de poderem dar mais se vendidas a outras entidades? Pelas contabilidades não parece, pois a despesa que estas equipas tem para produção desses IPs não é verdadeiramente justificável face às vendas, mesmo com alguns desses jogos a venderem largos milhões. E desta forma, sem haver perspetivas de futuro de estas equipas serem rentáveis, mesmo com esses IPs, 300 milhões soa melhor do que à primeira vista parece.



78 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Edson Nill
Edson Nill
10 de Maio de 2022 10:53

E o rumor da Sony ter comprado a Square está soando mais alto a cada dia!

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
10 de Maio de 2022 12:31

Hoje, melhor seria uma Capcom ou Bandai, mas FF sempre será bem vindo no PS.

Netto
Netto
Responder a  Edson Nill
11 de Maio de 2022 0:08

Sendo sincero, a Sony perdeu uma grande oportunidade.

É até bizarro pensar que a Sony não viu valor nas propriedades ocidentais e vai tentar a aquisição das orientais, sendo que nos últimos anos os movimentos que o Playstation tem feito é de maior apoio ao ocidente que do Oriente.

Enfim, eu já digo que não acredito nessa ai

Hennan
Hennan
10 de Maio de 2022 11:06

Na realidade o contrato fala em 10 milhões pelos estúdios e 290 pelas IP. Sem dúvida que os resultados foram o motivo da venda. Mas nesse caso faria sentido a square tentar reestruturar o negócio antes de vender. Claramente tem talento nesses estúdios. Falta uma boa gestão.

Juca
Juca
10 de Maio de 2022 12:30

Em 2009 a Eidos foi comprada por pouco mais de 80 milhões de dólares. Mas me pergunto se alguma vez deram lucro? E parece que não.
Ainda acho que vender Deus EX e Tomb não foi lá grande jogada, poderia haver uma reestruturação de estúdios e melhor gestão financeira. Mas negócios são negócios.
Os Tomb Raiders sempre pareceram ter expectativas de vendas super estimadas por parte da Square, e daí, imagino a frustração.
Agora, Marvel Avengers é de impressionar a insistência em manterem esse jogo ainda recebendo DLCs, um jogo como serviço, vendido que não vingou, e ainda insistem. A falta de timming e falta de sincronia com os filmes também ajudou em todo o fiasco. E dizem que Guardiões até que é bom, mas Avengers o matou.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
10 de Maio de 2022 15:07

OFF

Estava a olhar os relatórios fiscais das empresas FY2021 (abril/2021 até março/2022).

Sony Divisão Playstation

Faturamento – 2,739,763 trilhões de ienes ou cerca de 21 bilhões de dólares
Lucro – 346,089 bilhões de ienes ou cerca de 2,6 bilhões de dólares

Sony total

Faturamento – 9,921,513 trilhões de ienes ou cerca de 76 bilhões de dólares
Lucro – 1,202,339 trilhões de ienes ou cerca de 9,2 bilhões de dólares

Fonte: https://www.sony.com/en/SonyInfo/IR/library/presen/er/pdf/21q4_supplement.pdf

Nintendo

Faturamento – 1,695,300 trilhões de ienes ou cerca de 13 bilhões de dólares
Lucro – 592,700 bilhões de ienes ou cerca de 4,5 bilhões de dólares.

Fonte: https://www.nintendo.co.jp/ir/pdf/2022/220510_6e.pdf

Da Microsoft não sabemos os lucros das divisões de jogos, mas creio que o faturamento anual do Xbox deve ser em um valor relativamente próximo ao da Nintendo.

Quando olhamos esses lucros, me pergunto: como a Microsoft espera ter um payback de mais de 70 bilhões de dólares investidos na Activision? É um valor muito maior do que os 7 bilhões por ano que as divisões de jogos da Sony e Nintendo lucram juntas. Que crescimento é esse que estão esperando?

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Eduardo
10 de Maio de 2022 15:13

A Microsoft só espera uma coisa: Sangrar todo mundo e construir seu monopólio dos games.

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
10 de Maio de 2022 17:57

Mas é pra preservar a memória da indústria! 🤣

Livio
Livio
Responder a  Carlos Eduardo
10 de Maio de 2022 15:29

Quem saiba os matemáticos das contas Valor GamePass x N° de assinantes possam te explicar.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Livio
10 de Maio de 2022 15:43

Pois é, eu queria uma explicação razoável, só para entender mesmo.

Nintendo vende 107 milhões de Switch (102 milhões de usuários ativos), jogos com sucesso absoluto de vendas, lucra com hardware, lucra com os jogos, e faz 4.5 bilhões de lucro por ano.

Divisão Playstation com todo o legado do PS4 somados com os 19.3 milhões de PS5 (106 milhões de usuários ativos), vende uma quantidade gigantesca de conteúdo digital, sejam jogos (third e first) e add-on, e lucra 2.6 bilhões por ano.

Penso que payback costuma ser estimado em cerca de 10 anos, e tudo gira em torno de dinheiro, maximizar lucros. Será que estão prevendo um crescimento exponencial do mercado de jogos com bilhões de pessoas consumindo em smartphones via Xcloud? Algo tipo https://www.vgchartz.com/article/453573/call-of-duty-mobile-tops-650-million-downloads/

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Eraser
Eraser
Responder a  Carlos Eduardo
10 de Maio de 2022 16:33

Sony não lucra com consolas e as margens nos jogos são bem menores.

A nintendo também não costuma baixar o preço dos jogos.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Eraser
10 de Maio de 2022 17:19

Não lucra com consolas mas essas geram 106 milhões de usuários ativos consumindo.

No final o que importa é isso, 102 milhões de usuários ativos na Nintendo e 106 na Sony consumindo software. E isso gera 7 bilhões de lucro por ano.

Andrio
Andrio
Responder a  Livio
10 de Maio de 2022 18:12

Talvez alguns dos nossos amigos que visitam a pcmanias poderiam passar essa informação xD

Julio Santos
Julio Santos
Responder a  Carlos Eduardo
10 de Maio de 2022 15:40

Acho que a M$ não espera ter esse retorno do investimento. Acredito que está mais para uma jogada estratégica para se manter no mercado e monopoliza-lo. Daí as críticas que são feitas à Microsoft por concorrência desleal. As demais empresas concorrentes não tem tanta “bala na agulha” para injetar dinheiro sem previsão de retorno.

Livio
Livio
Responder a  Carlos Eduardo
10 de Maio de 2022 18:01

Em complemento o PS5 foi o mais vendido em abril no Reino Unido, Switch em segundo e os Series em terceiro.

Last edited 2 anos atrás by Livio
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Maio de 2022 19:15

e falta de estoques do series x. Quero ver essa batalha daqui 1 ano com o estoque normalizado, se a Sony abrirá margem de vendas ou se a MS com o series X, conseguirá diminuir o abismo de vendas que foi entre ps4 e one!

Hennan
Hennan
Responder a  Carlos Eduardo
10 de Maio de 2022 18:04

A resposta é muito fácil. Basta olhar o que a Microsoft fala. O objetivo deles é ser o principal player em todo o mercado de games. Não apenas consoles. Evidentemente isso é um objetivo irreal e cedo ou tarde vão quebrar a cara. Mas é isso que a divisão do Xbox vende ao mercado.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Hennan
10 de Maio de 2022 19:28

Não diria que seja irreal, Hennan! Não há como negar que nunca houve tanto engajamento e investimento da MS com a divisão xbox, onde os altos custos com o gamepass e as recentes compras (Zenimax e Activision/Blizzard caso passe pelos reguladores) são absurdos que jamais vimos na indústria. Isso é um alerta que a MS não está “brincando” de testar e que pense o que quiser, mas muita coisa irá mudar na indústria e ela, a MS, não será coadjuvante nessa mudança. Pode ser algo bom? pode ser desastroso? Mas… Coisas mudarão para sempre e aqui eu leio as coisas e me divirto com tamanho otimismo de alguns, achando realmente que as coisas acontecerão como em outros tempos! Estamos vendo uma Sony se movendo para o GAAS, também dizendo que está investindo 300 milhões de dólares em suas franquias FP visando outras plataformas. Aí eu pergunto: Quais plataformas? será o pc? será o cloud? A mesma Sony apostando em serviços onde possivelmente seus games FP diminuirão as vendas, caso eles passem a entrar na plus renovada com maior regularidade. Essas mudanças estão acontecendo abruptamente em tempo recorde e se vcs acham que a Sony está fazendo isto simplesmente pq Jim Ryan quer assim, vcs não estão conseguindo enxergar o óbvio, me desculpem!

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Edson Nill
10 de Maio de 2022 19:41

É irreal porque o mercado mobile é outro mundo. A Apple consegue vender serviços, porque o consumidor Apple é fiel a marca. O negócio é vender para o detentor de Android. E se você pretender ser o líder de mercado, precisa ser o líder do mobile.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
10 de Maio de 2022 19:45

O Cloud é uma aposta certa onde talvez o timing pode afetar o sucesso!

Hennan
Hennan
Responder a  Edson Nill
10 de Maio de 2022 21:06

É apenas uma opinião, mas o boom do streaming está perto do final. E isso inclui a cloud. Chegamos em um momento que o consumidor está percebendo que a existência de tantos serviços está deixando o produto mais caro que antes. Empresas que subsidiam o serviço ainda vêm crescendo. Mas com a elevação do juros, a capacidade de perder dinheiro vai ser limitada. Daí veremos o dilema da Netflix.

Ewertom
Ewertom
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Maio de 2022 2:07

E quando a psn ficou 30 dias fora no ps3 ficou-se vários jogos injogáveis,o drm nasceu ali pela percepção do publico.Ali ficamos sabendo que meu Mw2 ou o multi player do U2 não funcionava ou seja jogos com temática on ou os sobre “serviços”que temos hoje e um que virá em breve e que sem net é um drm,ou tu consegue assistir tua Netflix,Amazon ou Disney,jogos ofertados na plus sem internet.Game pass é um servico,se o jogo for teu você joga,se não for e tu estiver no serviço e cair a net.Sorry.Te faço uma pergunta:o serviço da Sony vai ser diferente?

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Ewertom
11 de Maio de 2022 3:07

Mas são situações diferentes.

Lá em 2011 quando a PSN ficou fora do ar por 30 dias, eu conseguia jogar qualquer um dos meus jogos de PS3 offline. Claro que foi péssimo você não conseguir logar na rede e jogar com amigos, mas pelo menos jogava os jogos offline.

No caso mais recente de GT7 que ficou fora do ar por 30 horas, eu não consegui nem continuar a campanha offline por causa do DRM. Na verdade o jogo tem um modo offline para jogar (com a música), mas é só um passa-tempo, já que não conseguia continuar a campanha do game, acumular grana, comprar carros, etc.

Nesse caso da live eu não estou inteiramente a par, mas parece que tem algum tipo de DRM, que a cada X tempo faz uma verificação online, essas coisas.

Pra mim o ideal é não ter DRM algum.. se a casa da pessoa fica 1 ano sem internet, essa pode continuar jogando todos os jogos comprados no seu respectivo console por todo esse ano (offline claro).

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Ewertom
Ewertom
Responder a  Carlos Eduardo
11 de Maio de 2022 3:18

Não,não são diferentes e se tu analisar é igual a situação relatada pelo dono do site,Drm tem desde aquele dia onde eu queria jogar e não podia.Ali se mostrou o futuro que é o hoje.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Ewertom
11 de Maio de 2022 3:43

Claro que é diferente.

Tu queria jogar online e não podia. Mas offline estava disponível. Tu poderia zerar a campanha de Uncharted 2 se quisesse. Mas não podia jogar o multiplayer.

No caso do DRM eu não jogo nem online e tampouco offline. Nesse caso nem campanha tampouco multiplayer estariam disponíveis.

Seria o mesmo que eu não conseguir nem sequer abrir o executável do Photoshop no meu PC só porque a internet não funciona.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Livio
Livio
Responder a  Ewertom
11 de Maio de 2022 3:30

Você falou certo na questão dos multiplayers(online), mas jogos offline funcionavam no PS3 ao contrário do que aconteceu com o Xbox nesses últimos dias

Last edited 2 anos atrás by Livio
Netto
Netto
Responder a  Ewertom
11 de Maio de 2022 11:39

O modus operandi aqui é o mesmo de cima, defender a honra da empresa amada

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Maio de 2022 2:21

Perae, só pra ver se eu entendi, voce diz que se o serviço estiver com problemas não consigo jogar os games baixados no console, mesmo os do gamepass? se for isso mesmo que voce disse está errado

Ewertom
Ewertom
Responder a  Fernando Molina
11 de Maio de 2022 2:57

Acabei de testar aqui e desliguei minha net e joguei o jogo no GAME PASS Trek to Yomi e joguei de boa ou seja ,algo vai mal.

Netto
Netto
Responder a  Ewertom
11 de Maio de 2022 11:46

Se vc ligou seu console enquanto conectado ele já fez um check das assinaturas ativas. Se vc esta com a sua conta como principal poderá jogar os games off mesmo sem Internet.

Agora se a sua conta não está como principal, mas vc tem o game em sua conta o jogo não roda

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Maio de 2022 13:03

Fora que não se sabe a validade desse check-in, pode ser 24 horas ou mais, logo ele deveria passar alguns dias sem ligar o Xbox e com o cabo ethernet ou Wi-fi desligado.

Livio
Livio
Responder a  Fernando Molina
11 de Maio de 2022 3:26

A passada de pano tá forte!

“Há dias, uma falha nos servidores da Xbox impossibilitou os utilizadores de poderem comprar jogos, jogar jogos instalados na sua consola ou até mesmo iniciar sessões de Cloud Gaming.”

https://www.eurogamer.pt/xbox-criticada-apos-falha-nos-servidores

Na própria notícia há pessoas conhecidas a criticarem o DRM para jogos offline

Last edited 2 anos atrás by Livio
Ewertom
Ewertom
Responder a  Livio
11 de Maio de 2022 3:31

Não,o que se refuta aqui é mostrado com provas que o que foi dito não é verdade e isso não é e nem nunca será”passar pano”Livio se já foi mais que isso.

Livio
Livio
Responder a  Ewertom
11 de Maio de 2022 3:38

Leu a notícia? Jez Corden só importa quando convém?

Ou está a falar do PS3 em 2011? Lá eu fui afetado com a quedo do online, mas jogos offline funcionavam sim, até hoje funcionam. E cadê as provas? Nem um mísero link coloca como fato.

Last edited 2 anos atrás by Livio
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Hennan
11 de Maio de 2022 2:18

Quando falo de cloud, não necessariamente estou falando de serviços como netflix, etc… Falo do cloud como o substituto do Hardware físico pelo Streaming. Há alguns problemas para adesão completa ao cloud, mas há uma coisa que o ser humano adora e que o cloud oferece… Comodidade! Uso o Xcloud aqui com uma net um pouco acima de 100 megas. Moro no Espírito Santo e dizem que os servidores da MS estão no RJ, ou seja, um Estado vizinho do meu e acredite.. é impressionante como o cloud funciona aqui! Não há fila, não há lag e a imagem é muito aceitável e os fps estão sempre estáveis. Tive poucos problemas com o cloud, onde vejo sempre melhorias e ainda estamos em 2022. Como será 2025/2030? Para mim, o cloud nessa geração é maravilhoso para usar em paralelo com um hardware físico. Um exemplo é testar games pelo cloud para ver se valem a pena baixarem ou comprarem a versão física do game. Isso economiza um tempo absurdo, mas no futuro, apostaria todas as minhas fichas no cloud como o protagonista do acesso aos jogos.

Julio Santos
Julio Santos
Responder a  Edson Nill
11 de Maio de 2022 2:53

Moro numa cidade vizinha à São Paulo capital. Minha internet é de 500mb. Estou com um PC onde rodo os games (inclusive adoro gears 5, jogo muito o forza horizon 4) em 1440p e tenho um PS5. Testei o Xbox Cloud aqui em casa. Para meninos que dependem dos pais comprarem seus jogos e consoles, acessórios e tal… é uma ótima e barata solução. Para um cara que tem dinheiro para comprar o hardware e tem os jogos como um hobbie simplesmente não é a melhor solução. Não tem como comparar a qualidade de se ter um hardware local e de ponta com esses jogos rodando em nuvem. Pelo Xbox cloud a latência existe, a baixa resolução está lá, as vezes uma imagem borrada, não há controle sobre o FPS do jogo ou uso de mod (nestes casos comparado ao PC). Sinto que ainda falta muito a avançar para o meu perfil de usuário.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Julio Santos
11 de Maio de 2022 13:12

Não é a melhor solução hj por duas coisas que vc quer negar ou não está querendo enxergar
uma: Vc é da geração de consoles, então vê resistência no que é novo!
segundo: A tecnologia de Streaming daqui uns 5 anos estará muito superior ao que está hoje a ponto de fazer muitas pessoas abdicarem de um hardware físico, msm esse último tendo uma qualidade maior, em prol da comodidade e da acessibilidade do streaming. Sem precisar comprar hardware, poderá acessar games xbox, Sony, Nintendo, EA, Remedy, etc…

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Maio de 2022 13:54

Por isso que em nenhum momento eu falei de internet mais rápida, e sim, de melhor tecnologia de streaming. Quanto ao local ser melhor… Sim, será como tbm ter um equipamento de BR é melhor que assistir um filme via streaming, mas adivinhe onde as pessoas assistem mais hj? Não estou falando de serviço e sim de aluguel msm dos filmes, etc… As pessoas querem comodidade, mário e estamos aqui falando de novas gerações, onde são pessoas acostumadas a terem tudo de forma imediata, não querendo ter que demorar por horas para baixá-los um game para jogá-lo, não tendo que ficar atrás de loja para achar uma mídia física para comprar ou deixar na espera. Há coisas que nós somos contra, mas essas empresas não estão fazendo para nós, e sim, para os mais jovens! A Sony mesmo está fazendo Gaas para quem? Vc acha que é para mim? para você? Não! Ela está fazendo para os mais jovens e isto está cada dia mais claro!

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Maio de 2022 14:13

E é nisso que a cada dia vão aceitando políticas prejudiciais a sua experiência de entretenimento.

Lendo a notícia sobre a publicidade da Netflix vi comentários de alguns a aceitaram tal política em troca de pagar uma assinatura mais barata(e a Netflix nem falou qual a qualidade de transmissão para este tipo de assinatura). Caso tenha uma boa aceitação qual o empecilho da Netflix começar a colocar publicidade em partes do filme/episódio? Ficando assim em pé de igualdade com as emissoras de TVs, algo que a Netflix lá no início disse que não seria parecida.

Quando vi tais comentários a apoiarem a publicidade só lembrei de quando surgiu o DLC, eram para casos pontuais, agora o conteúdo vem travado no disco e só é desbloqueado via DLC ou o DLC é divulgado antes mesmo do jogo ser lançado.

Last edited 2 anos atrás by Livio
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Maio de 2022 15:01

exatamente, Mário!!!

Julio Santos
Julio Santos
Responder a  Edson Nill
11 de Maio de 2022 14:34

Como falei no meu comentário anterior, o streaming hoje já é uma realidade e atende bem um certo perfil de usuários que não é o meu. Não sou casual. A comodidade não é uma questão aqui. Quero a melhor experiência. E sobre evolução dos serviços de servidores eles vão sim avançar. Mas não se esqueça que o hardware também vai avançar. Não é como se os serviços em nuvem continuassem a crescer e todo o mais ficasse estagnado. Compara o PS5 frente aos consoles anteriores e o que esse é capaz de fazer. É absurda a evolução. A Nvidia já está com as RTX4000 engatilhadas pro mercado. Já se fala sobre pci-express 6.0 e largura de transferência de dados insana. No fim do dia não é como que para que algo exista outra tenha que deixar de existir. As coisas vão coexistir e atender ao perfil do público ao qual são destinadas.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Julio Santos
11 de Maio de 2022 15:13

Júlio, eu te entendo, mas quero focar nas massas aqui! Essas empresas querem ganhar dinheiro e caso no futuro o cloud seja rentável a ponto de uma empresa ter lucros maiores e custos menores em comparação com investimento em hardware físico, elas não deixarão de extinguir o hardware físico. Por isso que falei com o Mário sobre a questão das novas gerações. A Geração dos anos 80 até os anos 2000 curte bastante o hardware físico, mas as novas gerações não tanto e as futuras… Nem saberão bem o que é isso!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Edson Nill
11 de Maio de 2022 16:05

Claro que não extinguirão! Hardware físico sempre foi nicho e ninguém quer abandonar essa fatia de mais ou menos 200 milhões de clientes. Você pode muito bem fazer as duas coisas. Se for por esse raciocínio, cinema teria deixado de existir. Sempre vai ter o público pra ele, sempre!

Julio Santos
Julio Santos
Responder a  Edson Nill
11 de Maio de 2022 16:41

“mas as novas gerações não tanto e as futuras nem saberão o que é isso”. Você criou um modelo estatístico preditivo que chegue à essa conclusão? Ou tem alguma fonte de informação confiável para compartilhar conosco?

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Maio de 2022 20:42

No caso da frase a parte final não seria “Enganaste-me duas vezes, a vergonha é minha”?

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Maio de 2022 22:41

só não pode se enganar 2x ou mais! 😛

Andrio
Andrio
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Maio de 2022 21:02

Eu sinceramente queria entender de onde vem toda essa fé que o pessoal sempre deposita na microsoft. O futuro parece promissor e brilhante, mas esse futuro parece nunca chegar!

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Andrio
11 de Maio de 2022 0:40

Não usei de futurologia aqui ou fé de nada, Andrio! Quis apenas pontuar os investimentos da MS e como a mesma está colocando dinheiro na divisão xbox como jamais fez!

Livio
Livio
Responder a  Edson Nill
11 de Maio de 2022 11:41

O que ele fala resume o que muitos fãs mais fervorosos ( e até mesmos figurinhas da própria MS) falam desde 2013/2014 quando o One começou a ter as vendas abaixo do PS4 onde surgiram algumas promessas que fariam o One a bater o PS4. Na geração atual não se diferencia pois quando saíram as análises comparativas entre Séries X e PS5, dando vantagem ao PS5, logo vieram a dizer que o SDK estava imaturo e que no futuro o Séries X mostraria ao que veio. O problema, na minha opinião, é que se compro algo eu quero que ele me mostre ao que veio a partir do dia da compra, não no futuro.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Maio de 2022 0:38

Mário, não entendeu o que eu quis dizer: Não estou querendo fazer futurologia de nada aqui, onde apenas apontei os gastos que a MS fez, algo nunca antes visto na indústria e isso é factual ou alguém já gastou 78 bilhões de dólares em menos de 5 anos em investimento no mundo dos games? Quanto às mudanças, elas estão acontecendo e é só olhar para a Sony. Em nenhum momento falei de otimismo, de grandes jogos, de Bethesda fazer mais games do que a Insomniac, e sim, que os gastos da MS são absurdos e o aval do Satya Nadela a esses gastos são loucos, algo que nem msm Bill Gates o fez na divisão xbox quando ainda era o CEO da MS.

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
11 de Maio de 2022 1:24

Acho que pelo Bill Gates nem Xbox existiria…

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Juca
11 de Maio de 2022 2:03

Ele depois comprou a ideia do console.rsrs

Gervas69
Gervas69
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Maio de 2022 2:23

Na verdade a Microsoft andou meio perdida, na mesma altura que falhou com a Nokia ( na minha opinião deveriam ter mantido) os SO Vista e W8 também não tiveram grande vida, a XONE foi o que se viu, é natural que se tenha reticências em relação ao futuro.
Mas neste momento nota-se um empenho maior e o investimento na secção Xbox mostra isso mesmo, se a compra da Zenimax foi ter em vista conteúdo para consola/PC já a da Activision acho que será mais investimento para o mercado mobile, o mercado de jogos mobile gera mais dinheiro que os das consolas e PC todos juntos.
Já agora, anunciaram um grande restock se Series X esta semana para o UK, vamos lá ver como se vai portar nas vendas.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Carlos Eduardo
11 de Maio de 2022 19:03

A MS comprou a Activision e a Bethesda com dinheiro que ela tinha em caixa devido a vários outros fatores que não são só Xbox. A MS é uma empresa que está a algumas décadas ganhando dinheiro, e não existe previsão para que isso acabe pois é uma empresa que se renova e investe em algumas vertentes. Começou com o Windows, veio o Office, veio o Windows Server, o SQL, ferramentas para análise de dados, games, cloud, venda de dispositivos e acessórios… a MS não é só a empresa do Windows a pelo menos 20 anos sendo bem conservador, e eles tem muito dinheiro por causa disso, e a expectativa é que continue e aumente.
A resposta do seu questionamento é o seguinte, o Xbox não precisar recuperar o investimento na Activision, e nem na Bethesda agora. O que eles precisam é que a companhia continue ganhando dinheiro e a divisão continue crescendo. O dinheiro gasto não deixou a empresa na corda bamba, se eles não ganharem um unico centavo com esse investimento, eles só irão avaliar no futuro se vale a pena manter o Xbox ou não, e a MS segue normalmente. A MS está investindo para o futuro a longo prazo. Quantos usuários em assinaturas com renda recorrente eles conseguem nos próximos 10 anos? É preciso ter conteúdo par aprender essas pessoas e esse tempo passa muito rápido, a 10 anos atrás estávamos discutindo coisas como The last of Us ou a demo do Watch Dogs, parece muito tempo pra você?

Nos próximos 10 anos bastante coisa vai ser diferente do que é agora, principalmente no que é relacionado a cloud. Já está se falando em stickers do Xbox para rodar apenas os jogos via nuvem. A MS criou uma divisão para pequisa, desenvolvimento e auxilio com cloud native games, que são jogos que farão aquilo que eles tinham visão com o Xbox One mas a tecnologia nunca permitiu. Agora é possível com o hardware executando o jogo já na própria cloud, na mesma infraestrutura de rede dos servidores auxiliares. As demos mostravam o que era possivel sem a latência da internet. Talvez em curto prazo seja possível até mesclar processamento do hardware local para melhorar a qualidade de imagem, talvez um upscaling aprimorado por ML na saída de imagem pra TV, como o Nvidia Shield faz com conteúdo de media. O que importa é que nesse contexto abre-se possibilidades de receber muitos usuários e é bom ter a divisão pronta para esse período.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
11 de Maio de 2022 19:53

Eu concordo com seu primeiro parágrafo, mas ressaltando que em nenhum momento eu questionei se a Microsoft tem dinheiro para fazer essas aquisições ou se vai ficar “na corda bamba”. O ponto central da discussão está no retorno disso, e eu coloquei no formato de questionamento porque é válido.. se Sony e Nintendo lucram 7 bilhões por ano cada um com sua centena de milhões de usuários ativos consumindo jogos, como a Microsoft espera payback de 10 anos?

Eu não necessariamente discordo do ponto de Xcloud, nuvem e etc. É uma aposta, pode dar certo. Mas convenhamos, esse número de assinantes precisa crescer exponencialmente para recuperar o investimento, porque 70 bilhões é um valor astronômico. Agora se tu aposta que daqui 15 anos a Microsoft terá 1 bilhão de usuários conectados via Xcloud jogando, então você já explicou como vê o payback disso. Resta todos nós aguardarmos e ver o que vai acontecer.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Julio Santos
Julio Santos
10 de Maio de 2022 15:43

O que mais me soa curioso é pensar o que a Embracer fará a respeito tendo em vista essas informações nada animadoras de prejuízo gerado por esses estúdios.

Juca
Juca
Responder a  Julio Santos
10 de Maio de 2022 18:01

Bem, desde que ela não tenha de pagar ou honrar nada a Disney, é como se começasse do zero com IPs consagradas

Hennan
Hennan
Responder a  Julio Santos
10 de Maio de 2022 18:07

Segundo o CEO deles, a expectativa é recuperar o dinheiro investido em dois anos. Se vão conseguir ou não, só Deus sabe. Mas a Embrecer acredita que fez um excelente negócio. Também acredito que foi muito barato. Mas não ao nível de recuperar o investimento em tão pouco tempo.

Marco Antonio Brasil
10 de Maio de 2022 16:53

Excelente análise.

error: Conteúdo protegido