Vantagens da relação PS5 Pro/PS5 para a Xbox Series X/Series S

Temos aqui dois casos onde temos duas consolas em cada um dos produtores, mas a realidade que veremos em ambos os casos será completamente diferente.

Qual a diferença entre a relação PS5 Pro/PS5 e a relação Xbox Series X/S?

Bem, na realidade as situações são incomparáveis.

Isto porque a geração tem como a base de desenvolvimento a Playstation 5 e a Xbox series X, e isso cria toda a diferença, uma vez que a PS5 Pro está acima dessa linha, e a Xbox series S está abaixo dessa linha.

O que isso implica é que os jogos que são feitos para a PS5 e Xbox Series X terão num caso melhorias (PS5 Pro), e no outro, cortes (Xbox series S).



Ora ambas as consolas necessitam de ter paridade. Basicamente o conteúdo existente nas duas consolas do mesmo fabricante , com excepção de modos performance, e/ou de algum detalhe gráfico, tem de ser igual. E isso cria severas diferenças quando apontamos para cima, e quando apontamos para baixo.

Imaginemos um jogo que ocupa a totalidade da memória livre dos 16 GB de RAM da PS5 e da Xbox series X. E agora temos de passar esse mesmo jogo para a PS5 Pro e para a XBox series S!

No caso da PS5 Pro, podemos acrescentar mais resolução e até mais fps, mas no caso da Series S o que vamos ter de fazer são cortes. Cortes na resolução e cortes nos fps.

Ora se estivemos perante um jogo que esgana as consolas intermédias, a PS5 Pro vai oferecer alguma folga extra, quer a nível de fps, quer de resolução. E isso para os programadores até é uma benesse! Mas já a series S vai ter sérios problemas, pois se as consolas do meio já estão esganadas a series S fica numa posição onde os cortes terão de ser sérios no sentido de se conseguir manter a paridade de jogo. E isso para os programadores é um problema.

O problema ainda é maior devido à grande diferença de RAM entre a Series S e a Series X. A series S tem menos 6 GB de Ram que a Series X/PS5. A Microsoft acreditava conseguir superar essa disparidade com texturas a 1080p em vez de texturas a 4K, mas a questão é que quando as consolas que se encontram no patamar intermédio estão esganadas, estas já estão a correr a 1080p, e nesse sentido as texturas usadas já são 1080p e não 4K. Isto é também algo que pode acontecer com o aumento de complexidade dos mundos, que usam mais memória, não deixando espaço para as texturas 4K.

Um bom exemplo foi o que se passou com Baldurs Gate, onde o jogo oferece um modo split screen onde dois jogadores podem jogar em simultâneo em como cooperativo. Este é um modo que, a não existir, cria disparidade entre a oferta de ambas as consolas! Ora o problema deste modo é que a geometria presente o ecrã pode ser completamente diferente nas duas partes do ecrã, obrigando a que o uso de memória seja mais intenso.



Isso não foi problema para as PS5/Xbox series X, mas tornou-se um problema quando o mesmo teve de ser feito com menos 6 GB de RAM. E isso levou a que o jogo fosse adiado para severas alterações que permitissem libertar RAM suficiente.

Basicamente a PS5 e a PS5 Pro estão numa situação bem diferente da Xbox series S e a Xbox series X, e um lançamento de uma consola de meio de geração ainda criaria mais problemas ao conjunto. A solução para a Microsoft poderá passar por encurtar a geração e lançar uma consola de nova geração em 2026, ou seja uma consola que não tem forçosamente de ter paridade com as anteriores.



Subscreva
Notify of
guest
1 Comentário
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Antonio
Antonio
22 de Setembro de 2024 9:24

Correm rumores que a Microsoft vai lançar duas consolas novas ,uma delas portátil…rumores

error: Conteúdo protegido
1
0
Queríamos ouvir a tua opinião. Comenta!x