Já houve quem alterasse a consola, inserindo um SSD maior, mas a Valve não aconselha a que façam isso.
Sinceramente quanto a este conselho da Valve, não consigo ter a certeza sobre se a Valve está a ser sincera no que refere, ou se se trata apenas de uma situação de interesse, de modo a nao diminuir a procura pelas maquinas com maior capacidade de SSD.
Seja como for, após alguém tem alterado a consola, inserindo um SSD maior, a Valve veio a público dando a conhecer que não recomenda alterações e que as mesmas podem diminuir a vida útil da maquina “de forma significativa“.
A justificação da Valve para tal é bem argumentada e prende-se com a térmica do produto. Basicamente uma alteração do SSD implica mexas nas proteções térmicas, sendo que tal não é recomendado. Refere ainda que um SSD maior requer mais energia do que aquela para que a máquina vem preparada, o que aquecerá a mesma ainda mais.
Basicamente os utilizadores estão a olhar para a consola como um PC. Mas a realidade é que mesmo os PCs ao serem alterados mexem com componentes que mesmo muitos dos entusiastas não tomam em conta, e elas são exatamente a térmica e o consumo energético.
A falta de atenção com questões elétricas e respetivas consequências é algo que por vezes afeta mesmo os profissionais. Por exemplo, os HDMI Splitters são algo que vocês podem encontrar em qualquer loja de eletrónica, e no entanto esses cabos podem causar problemas devido à impedância, sendo que poucos vendedores alertam para os riscos dos mesmos. Aliás em tempos escrevi sobre isso.
Nesse sentido, o entusiasta apesar de saber colocar as coisas a funcionar, nem sempre tem a noção sobre o que está a ser afetado, quer termicamente, quer energeticamente. E isso pode efetivamente ter sérias consequências.
Mas daí é onde entra o tal pró-consumidor. Por que não fizeram um aparelho pensando na possibilidade de customização que é tão comum nos PCs?
O mínimo a se imaginar é os seus consumidores vão querer mais espaço e RAM nalgum momento pra dar sobrevida ao aparelho.
A mim não cola muito alguma coisa do gênero, tendo em vista que é meio tradição no PC levar hardware a limites e muita gente já gosta de overclocks, algo que é quase “tradição”, e teoricamente, também já reduz vida útil do aparelho.
Penso que a Steam deveria ser mais amistosa com seus consumidores, estudar possibilidades e dar soluções ao invés de desculpas que não impedirão seus mods de um jeito ou de outro.
Até a “malvada” Sony permite upgrade dos seu SSD com alguma liberdade, e mesmo já possibilitou o upgrade de seus portáteis com cartões proprietários! 🤣
tem baixa tolerância, sem sobra para seguir padrão.
e no fim, quem não gosta… daqui a pouco tudo vira “imac”
AMD já está na frente, intel logo atras em fazer tudo SOC sem upgrade…
o último lugar vai ser o PC Desktop…
Eu entendo a ótica, Deto, mas o tipo de consumidor de PC costuma prezar por liberdades, entendo que totalmente modular seria complicado, mas não pensar numa expansão, ou ao menos recomendar algum tipo de ssd após fazer testes de velocidade, temperatura, encaixe e etc., não custava muito.
É da natureza dos PCGamers pensarem em upgrades, até os mais conservadores pensam em ampliar espaços ao menos, e seria lógico que os mais impetuosos iam tentar alguma coisa. Veja, até customização de consoles se tem, já vi PS5 “slim” em cobre e com refrigeração líquida, então, nada mais natural que tentarem modificar um portátil direcionado a PCzistas que buscam portabilidade com o que se tem no PC.
steam deck ai mostrando os compromissos que vc tem que fazer para eficiência… padrão aberto com ampla opção de customização diminui a eficiência.
mas pelo menos o pessoal do Steam não vai fazer Gambiarra com o Seam Deck e dizer que a “culpa é da valve” depois se der merda…
mas to bem animado com os hardwares dedicados… bem legal o imac novo com ARM, a AMD que vai botar acelerador dedicado a IO e inteligência artificial nas CPUs deles… SSD PCI-E 5.0 já estão chegando… MCM no RDNA3
Imagine o mostro que o PS6 vai ser com Nvidia e AMD competindo por 5 anos inteiros pau a pau… imagine o “mid end” que teremos para equipar o PS6…
===========================
“ofuscamento” da semana 😛
tô fazendo piada e ainda falando sobre isso pq não vi ninguém dizendo que “perto de HFW, Elden Ring tem gráfico de PS3” cheio de recalque pelo sucesso de ER.
Mas os “imparciais” encheram o saco falando que Elden Ring iria “ofuscar HFW”, só pq ficam incomodados com “a torcida do time campeão comemorando”
Cara você é doente só pode, nem caso de riso é mais…
Edit: Mário se me permite a crítica aberta, eu já vi users do site incluindo eu perderem a paciência e acabarem se exaltando e sendo ameaçados com ban permanente, vide Felipe Hovarth, Eu e o Eraser, agora eu nuca vi punições para quem causa as brigas, como o Deto e estes comentários que só visam o Flame, fora outro user que não citarei o nome, mas que também esta no centro da maior parte das brigas.
Que briga que o Deto tá causando? Isso que ele falou ocorreu e é um fato!
Adoro soulslike, sou realmente um fã, mas isso que ele escreveu sobre ofuscamento ocorreu mesmo e não sei porque você está tão ofendido com esse fato!
E fanboy é insuportável, seja lá o que defende, inclusive os fanboys cegos de soulslike. Que Elden Ring é um baita jogo e tem uma arte realmente espetacular não é novidade pra ninguém, assim como também não é novidade pra ninguém os gráficos defasados do game, a gameplay extremamente desbalanceada, que até hoje a FromSoftware lança patch pra ver se balanceia melhor o desafio e outros problemas por quais o jogo passou.
Sobre o Horizon vender mais que o Elden é um fato e não estou sendo contra isso, mas observe os termos usados e a forma como ele se refere a fans de outros jogos. Eu interpretei como apenas uma tentativa de flame, que não tinha a menor necessidade.
Ele somente falou dos fanáticos que tavam comemorando algo que não existiu. Em momento algum ele se referiu a alguém daqui ou falou alguma mentira. Não vejo mal algum nisso.
Lembrando que devemos respeitar a maneira de escrever de cada um. Cada pessoa tem sua maneira de escrever e personalidade. No meu caso, não escreverei aqui da mesma forma que vou redigir um artigo científico… Não faz sentido algum e soa como um babacão tentando ser mais que alguém e como se não pudesse usar uma linguagem mais coloquial para transmitir algo.
Ele não fala de vendas dos dois jogos, apesar de uma tabela que demonstra que HFW continua nos tops, mas não vejo nenhuma referência comparativa de vendas dos dois jogos . E não sei as vendas de HFW e nem de ER atualizadas para falar. Eu posso estar a entender mal, mas não consigo ver ali nenhuma afirmação que A vende mais que B, nem mesmo de forma indireta. E sendo o texto referência a frases que os fanboys usariam e não casos reais, não consigo entender o que vês.
No entanto não te censuro. Muitas vezes eu preciso um descodificador para tentar perceber minimamente o que ele escreve (não texto, mas a mensagem), pelos que se tivesse interpretado mal não estranharia.
Creio que o Deto está relembrando sobre quando Horizon Forbidden West foi lançado, pois como estava atrás de Elden Ring nos rankings semanais de vendas, alguns fanboys de Xbox construíram uma narrativa de que o Horizon flopou em vendas, visando depreciar o jogo. E ele complementou dizendo que nessa época não viu sonysta usar a vantagem no grafismo de Horizon Forbidden West para depreciar Elden Ring (ok, tu não viu, mas eu tenho minhas dúvidas se vi algo sobre rsss).
Como agora Horizon está superando Elden Ring nas vendas semanais, essa “narrativa” de flamewar sobre o flop de Horizon foi modificada, agora o novo argumento é que Horizon só está vendendo por causa de bundle.
Na verdade, se for para olhar, toda essa discussão é maluca. Primeiro porque Elden Ring vende em três ecossistemas: Playstation, Xbox e PC, logo atinge muito mais potenciais compradores. Segundo porque ninguém sabe quanto de bundle é vendido nos jogos da Sony, logo não se sabe o quanto isso é representativo.
Fato é que Elden Ring foi um sucesso colossal, vendeu 13,4 milhões de cópias em menos de 40 dias após lançado (25 de fevereiro até 31 de março) https://www.tecmundo.com.br/voxel/238407-elden-ring-vendeu-13-4-milhoes-copias.htm . E também creio que a Sony vai divulgar ótimos números de Horizon Forbidden West e Gran Turismo 7, já que estão constantemente nos rankings dos jogos mais vendidos.
Foi um bocado isso que eu percebi também… Mas nunca vi lá verdadeiramente ataque a alguém, ou comparação entre jogos. Apenas comentar uma realidade que se passou.
Agora o Deto poderia era ter um melhor cuidado na construção das frases, pois todos andamos aqui a tentar interpretar o que lá está. E ele sabe escrever, apenas que nessas alturas se entusiasma e vai por ali fora.
Nesse notícia só tem tu fazendo ataque pessoal, se vc não percebeu.
Daniel… O que ele disse?
Eu pergunto com sinceridade pois eu por vezes aprovo os comentários dele sem perceber puto do que ele diz, pois como dizia o Eraser, é preciso um dicionário para o perceber.
Mas o certo é que do que entendi, não vi nada que achasse que deveria banir o comentário.
Bom pelo que eu entendi do comentário dele, mais uma vez ele toca na tecla de Horizon vendeu mais que Elden e continua vendendo bem, isso uma discussão que eu pergunto para que? qual o intuito dela? o que ele pretende provar a não ser um flame?
Eu falei disto hoje, mas em toda notícia é a mesma coisa sempre tem algo, algum print ou seja la o que for que desmereça outra plataforma. Sempre o mesmo fanatismo que só visa apenas flame. Bem apenas minha opinião como observador, pegue todas as discursões mais sérias e verá sempre alguns pontos em comum.
Bem, eu pelos vistos não estou mesmo dentro do contexto. Isto da administração é uma merda, reconheço, mas na única mensagem em que vejo o Deto a falar de HFW e ER não vejo qualquer referência comparativa a vendas.
E o que vejo nem sequer è uma comparação entre os jogos. Ele fala não dos jogos, mas de fanáticos que afirmam o que não existiu, ou que ignoram certas realidades. A citação a estes dois jogos é meramente exemplificativo e sem real desprimor para nenhum deles!
É pelo menos isso que eu entendo do comentário, e por isso o aprovei.
Relê, e caso não entendas assim, explica-me o que entendes.
Rapaziada, vamos esfriar os ânimos e manter uma boa discussão, e não levemos as coisas pro lado pessoal, todos temos preferências e um jeito de falar e escrever… Vamos tentar manter a harmonia.
Diferenças são normais, vamos ser gentis entre nós, é o melhor pra todos.
Perfeito, até porque a pauta de discussão aqui é um hobby. Se jogo A vendeu mais que B, isso tem 0 impacto nas nossas vidas.
Quando meu sogro está com receio de perder 3 tentos em um truco e quer ver as cartas do adversário, ele costuma dizer: “ah, não estamos apostando fazenda mesmo, mostra aí o que você tem” .
Eu particularmente gosto muito dessa leveza que ele conduz as coisas, pois é isso mesmo, uma diversão. O valor maior está nas pessoas ali juntas se divertindo e compartilhando bons momentos.
em nenhum momento critiquei qualquer um dos jogos.
foi uma critica a narrativa do “ofuscamento” baseado no que o sujeito queria acreditar e postava aqui.
o sujeito falando em ofuscamento, sendo que não tinha nem 15 dias que os jogos tinham sido lançados.
Acontece que a noticia que eu postei é um indício que o “ofuscamento” de HFW não passa de narrativa.
A narrativa era apenas o que o sujeito lá queria acreditar (minha opinião sobre o sujeito)
Foi o que percebi. Com a diferença que não associei a sujeito nenhum em particular.
Pelo menos o Deto tem um dado, um print ou link para justificar o comentário, algo que alguns dos citados por você não fazem, soltam um comentário e quando se cobra os fatos fogem e esquecem.
Sinceramente no comentário dele não vi algo a denegrir os fans de outros jogos, foi o “imparciais”?? o recalques?? Pq o que poderia aproximar da sua alegação seriam estas duas palavras e mesmo assim não são palavras com força para denegrir alguém.
Um meio off, mas graças ao Steam Deck e o providencial projeto Proton, hoje eu posso jogar Forza Horizon 4 tranquilamente na Steam usando Linux, que é o ambiente de trabalho no meu notebook.
É esperar que com o tempo tudo rode legal pelo proton, porque a gente ter jogos nativos em gnu-linux tá difícil.
Se vc não achar intrusivo responder, qual distro você tem usado, Carlos?
Hoje eu uso o Ubuntu mesmo, estou na zona de conforto se comparado com outras distros rsss.
Bastante estável e fácil de achar e instalar pacotes.
É mais prático mesmo, cansei de brickar instalações do Arch por não acertar nas escolhas de pacotes! 🙂
Testa os loadings aí :p
Quando eu jogava no Linux Unreal Tournament, no Linux carregava mais rápido os mapas e eu entrava mais rápido na partida, sempre o primeiro, que o pessoal com HD em RAID0 no Windows :O