Um utilizador do Resetera fez o upgrade para uma TV 4K para tirar partido da sua consola. No entanto revela-se desapontado com os resultados!
Faz agora alguns dias um utilizador do Resetera iniciou um novo Thread com um post que referia o seguinte:
Após anos numa posição onde suportei argumentos de ambos os lados, sem saber para qual deveria tombar (fence sitting), comprei uma grande TV de 64″, uma samsug LED 4K HDR. O meu ecrã 1080p era demasiadamente pequeno para o meu gosto pelo que era: ou ia para grande ou não ia de todo. E assim fiz!
Após 4 horas de calibração profissional, era tempo de entrar no deslumbre. Os filmes eram maravilhosos, com imensa clareza de imagem. Mas tomem nota que o efeito não foi nem de longe nem de perto igual à passagem da SDTV para os 1080p, apesar de ser bom o suficiente.
Mas quando chegou a altura de ligar a minha PS4 Pro, não podia ter ficado mais desapontado, e pior do que isso, preocupado com as implicações na industria do impacto do 4K.
De forma simplista. Os jogos certamente tem melhor aspecto/são mais definidos mas eles não ficam com melhor graficos.
E isso despertou-me. Sei que mesmo a toda poderosa X não consegue atingir resoluções nativas de 4K na maior parte dos jogos, e isso com jogos que na base são programados para uma consola bem mais fraca (a S). E nem isso impede a X de custar 500 dólares. E apesar de a resolução ser muito porreira, não há espaço para serem acrescentados novos efeitos gráficos e tornar o jogo mais próximo do fotorealismo.
O que me despertou foi perceber que na próxima geração, com as consolas, a apontarem para 4K nativos, não vamos ter o salto geracional que poderiamos ter se os jogos ficassem nos 1080p, ou então no muito mais saudável, meio termo de 1440p. O salto em performance que antes era usado para melhorar a luz, os polígonos e todos os cálculos, agora está a ser usado para se esticar a imagem com diferenças negligíveis no “realismo”.
E sabem porque? Porque a vida real não precisa de resolução. Podemos ver um jogo de futebol numa TV portátil com 240p ou numa Tv a preto e branco e a imagem será sempre mais realista que o Star Citizen a correr a 16k alguma vez será.
Daí que seja minha opinião que os devs se deviam focar em obter novas técnicas de rendering para fazer avançar o conteúdo da imagem e não a imagem em si. Mas dado que esse não deverá ser o caso, vamos agora avançar a passos de tartaruga com as novas consolas a serem julgadas pela sua capacidade de atingirem altas resoluções para que uma pedra com pouca definição possa ser mais perceptível.
Antes que me perguntem, testei todos os jogos de topo que possam imaginar, (GoW, Horizon, Spiderman, SOTC, AC Origins, RDR2, RE7), e era sempre o mesmo. O HDR é espectacular, mas o facto de ele estar preso aos 4K é meramente uma decisão comercial e não técnica.
Dai que é uma pena que estejamos a perder, quer agora, quer no futuro, avanços técnicos, apenas para que se vendam TVs, em vez de se fazer avançar a industria.
Apesar de sermos obrigados a seguir as tendências, uma vez que as mesmas acabam por ser armas de marketing, a realidade é que sempre dissemos que os 4K são uma praga que vão impedir o avanço gráfico. 6 Tflops ou mais utilizados a 1080p permitiriam grafismos extremamente realistas! Basta imaginar que em vez de se processar 4x mais pixels, se processasse 4x mais os mesmos pixels, e poderiam entender a quantidade de melhorias que se poderia introduzir graficamente.
Nesse sentido, como referido, concordamos plenamente com tudo o que aqui é dito. E vocês, o que dizem? Concordam ou discordam?