USB Type C será obrigatório em todos os smartphones. E aí o carregador será vendido à parte.

Esta é uma decisão da União Europeia a que todos os fabricantes ficam obrigados.

A falta de uniformidade nos carregadores, com formatos proprietários, é um problema para a quantidade enorme de desperdícios de material, com carregadores inutilizados e não podem ser usados entre diversas marcas de smartphones ou outros aparelhos.

Nesse sentido a União Europeia deliberou, forçando que até 2024 todos os smartphones e outros wearables que sejam vendidos na Europa passem a ter como padrão a porta USB Type C.

Da mesma forma deverá haver uma harmonização das tecnologias de carregamento rápido.

Assim, os telemóveis, tablets, e-readers, câmaras digitais e outros dispositivos não especificados, mas que certamente irão abranger wearables dos mais variados tipos, terão que ter porta USB Tipo-C para carregamentos. Isto até ao outono de 2024.



Nessa altura, e apenas aí, fará sentido a política de alguns fabricantes em não fornecerem carregadores com os seus telemóveis. E se, de uma forma geral, isso está até a ser bem aceite, ainda que existem ainda muitas pessoas que se queixa, exatamente por não haver esta standarização e como tal não haver a garantia que quem compra tem um carregador para usar. Aliás, em alguns países, a venda de smartphones sem carregador na caixa foi mesmo proibida.

A Comissão do Mercado Interno e Defesa do Consumidor do Parlamento Europeu foi quem anunciou o acordo. As regras surgem como uma tentativa de redução de lixo eletrónico.



18 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
José Galvão
José Galvão
14 de Junho de 2022 8:57

Concordo com a medida, o que não percebo é a falta de carregador, dá-se um passo em frente com a standarização da tecnologia e dois passos atrás com este empurrar de custos para o consumidor, e claro tudo em nome do ambiente.

By-mission
By-mission
Responder a  José Galvão
14 de Junho de 2022 11:36

Com a padronização “teoricamente” seria viável não ter o carregador na caixa pois a norma também padroniza as pontencias dos carregadores, logo se for ex: o padrão 20w teríamos como padrão além da USB a velocidade de carregamento. Tenho 2 carregadores 1 Samsung e outro Xiaomi o que veio com o smartphone e outro da minha esposa. Os 2 são USB tipo C os dois são da mesma voltagem e os dois são tecnicamente idênticos… O Samsung eu carrego com o carregador da Xiaomi normalmente. Por outro lado o da Xiaomi não reconhece o carregador Samsung e reinicia o telefone enquanto está conectado e não carrega…

Entendo que, se for padrão tanto a USB como as potencias estás travas por software não existiriam então o meu carregador de 2018 perfeitamente funcional poderia atender o meu celular da Xiaomi.

Last edited 2 anos atrás by By-mission
Livio
Livio
Responder a  By-mission
14 de Junho de 2022 11:55

Bem lembrado, há smartphones que se utilizam de um pino de identificação, logo se o cabo ou carregador não utiliza esse pino o smartphone rejeita o carregador

Livio
Livio
14 de Junho de 2022 11:50

Aqui no Brasil, salvo engano, Apple e Samsung foram recentemente multadas por não disponibilizarem os carregadores na caixa .

Com a padronização da tensão e corrente de saída dos carregadores facilitaria a justificativa de não incluir os carregadores visto que qualquer ou carregador estaria apto a funcionar em qualquer outro aparelho

Juca
Juca
14 de Junho de 2022 13:02

Entendo toda a problemática e sacanagem da Apple com seus cabos prioritários bem como Smarts que não funcionam com qualquer carregador.
Mas isso é uma faca de 2 gumes, padronizar com a caneta pode atrasar melhorias da própria tecnologia de carregamento e transmissão de dados.
Lembro ainds que há muito mais que uma conexão USB envolvida nos carregamentos, basta lembrar os carregamentos rápidos, por indução e etc.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Junho de 2022 14:52

Mário, como bom “pessimista” que sou, penso em quem em sã consciência vai investir dinheiro em tecnologia pra ceder aos outros? Quando se vê coisas cedidas no mundo empresarial, é bom ficar de olho… Carregadores e cabos são uma coisa tão fútil e barata de se produzir, mas a ganância em querer mais da Apple e vender carregadores e cabos separados deu nisso! É o tiro que saiu mais ou menos pela culatra… Só não é 100% por que quando celulares explodirem ou estourarem suas baterias ainda vão poder culpar os carregadores e cabos de terceiros pra tentar se isentarem dos problemas! Porque esse povo não sai perdendo nunca! 🤣

Last edited 2 anos atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Juca
14 de Junho de 2022 16:11

para mim é progresso, veja o que é possível com fabricante de carregador:
comment image?1

Esse carregador é uma maravilha, basta um desses em uma viagem e vc carrega 2 celulares, um tablet e uma camera digital.

Só não comprei pq eu já tenho três carregadores de graça aqui e meu notebook não carrega pela USB.

Imagine praticidade desse carregador… vai em uma viagem e usa tablet, 2 celulares e uma camera; a noite com uma tomada e um carregador vc carrega tudo isso ai enquanto dorme.

Além do que, daqui a pouco carregador vira “um mercado” e daqui a pouco Sony, samsung, etc começam a fabricar carregadores e concorrerem entre si

vai custar mais caro?

provável que sim… mas vai ser bem melhor concorrência entre fabricantes de carregador…

tirando o notebook, pq é velho, tudo aqui é USB-C para carregamento.

me falta trocar PC e Notebook para ambos serem “usb C” e ai vai ser USB-C até para pendrive aqui.

Last edited 2 anos atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Deto
14 de Junho de 2022 19:19

Mas pra que carregador se a problemática toda é a conexão no telefone? Basta comprar um hub USB e ter tomadas USB em hotéis, por exemplo.
Na minha opinião, era melhor terem obrigado a produtos recarregáveis virem com o próprio carregador que obrigar padrões, mas é meu ponto de vista.

Deto
Deto
14 de Junho de 2022 15:58

já não era sem tempo… me lembro quando tinha PS Vita e tinha que usar aquele cabo proprietário dele… ia viajar e tinha que levar o carregar do Vita e do Celular…

é um atraso de vida ter um Iphone e se preocupar em levar carregador… Meu amigo vem aqui em casa com o Iphone dele e tem que se preocupar com isso, sendo que tenho TRÊS carregadores USB-C na gaveta…

um carregador veio com meu celular atual
outros dois são dos celulares velhos, Nokia Windows Phone inclusive, e basta usar o Cabo USB-C que veio no PS5 e no Fone do PS5 e plugar nesses carregadores.

Pronto, três carregadores USB-C na gaveta, todos originais e confiáveis de “graça”

Para mim, o proximo celular já não precisa vir com carregador.

também lembro de uma coisa que parece bizarra hoje, em 2002 eu ia na Aula e podia trocar a bateria com colegas…

“minha bateria acabou, me empresta a tua” e usava uns 10min para uma ligação ou SMS e devolvia depois.

eram todos modelos parecidos que usavam o mesmo tipo de bateria, da Nokia… quando quase todos os celulares eram Nokia.

Cherokee Bill
Cherokee Bill
14 de Junho de 2022 22:32

O mercado de mobile de celulares está estagnado. As evoluções não são significativas. E gastar dinheiro com High-End é bobagem. Mid já tá ótimo, e a ideia é usar até ele quebrar. Pra economizar dinheiro

Em compensação o mercado mobile de laptops está agitado. E mais interessante que nunca.

Telas 2,5K de 144 Hertz.
Processadores híbridos de 14 núcleos.
Memórias DDR5 5000 Mhz
Barramento PCIe 5.0 vindo aí nos Raptor Lake que acompanharão SSD’s de 16GB/s de leitura e escrita, sem qualquer tipo de necessidade de compressão pra isso, maluquice.
Thunderbolt 5.0 com 80GB/s de banda, pra você ligar sua 4080Ti no notebook sem problemas.
Placa Ethernet modelo 10/100/1000/3000, aguentarão 3Gbits por segundo.

E fora o fato de que tem sido energeticamente muito eficientes com a bateria desde que os processos migraram para 10nm e 7nm.

Os consoles já foram superados pelo segmento mobile já. E a distancia para os Desktops apesar de existir não é tão significativa. Tamanha evolução deste mercado.

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Junho de 2022 10:36

Sem comparação, a geração passada foi de longe das mais fracas no lançamento em comparação com o PC.
As atuais além imensamente mais poderosas no lançamento em comparação aos pcs que a geração passada, ainda sairam com uma relação preço/qualidade imbatível.

Em relação ás consolas atuais, apenas a xbox original ofereceu algo superior á época, um monstro ao preço da chuva.

Last edited 2 anos atrás by Eraser
Cherokee Bill
Cherokee Bill
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Junho de 2022 10:49

A questão da Nvidia diria que se resume aos chips da TSMC terem um processo de fabricação superior o que permitiu a maior eficiência energética por parte da AMD e melhor extração do potencial da sua arquitetura. Enquanto a Nvidia teve de migrar para 8nm Samsung devido a TSMC não ter espaço para seus waffers, tiraram até água de pedra na minha opinião nas RTX 3000.
Mas aparentemente na próxima geração Lovelace deve estar a uns 4 meses de distancia (RTX 4000) em 6nm voltarão para a TSMC. As coisas devem de se equilibrar.
Quando a descompressores, pelas velocidades que os SSD’s Gen 5 vejo alcançar nos testes nem devem se preocupar com isso. Bobagem.
As memórias DDR5 expandiram muito a largura de banda com os processadores.
E os processadores por fim entraram bem na era híbrida.

Os consoles deram um ponta pé inicial melhor que na geração passada, mas já ficaram para trás já.

Juca
Juca
Responder a  Cherokee Bill
15 de Junho de 2022 1:29

Penso que uma coisa é entusiasmo outra coisa é a prática. Eu entendo todo o entusiasmo, mas em se falando de jogo, a menos que você tenha tanto dinheiro que não precise dar valor a 3 ou 5 mil euros em um computador pra jogar, acho difícil se entusiasmar com tudo isso.
Tudo que você falou já custa bem caro em um computador desktop, imagina numa versão pra laptop!
Algumas coisas da qual você fala como porta thunderbold 5 pra ligar GPU ou SSDs de 16GB/s pra uso em jogo é tão fora da realidade geral que nem entusiasmo com isso eu consigo sentir… Fora que isso acaba com toda a lógica da portabilidade de jogo num laptop, a menos que você também não ligue pra transportar ao menos uma mini torre junto ao notebook, ou tenha uma gpu top em vários lugares pra onde leva o seu portátil, algo que nem parece razoável.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Gervas69
Gervas69
15 de Junho de 2022 19:07

Só uma rectificação, os wearables não estão incluídos na padronização, por causa do tamanho em alguns não será possível e por isso ficaram de fora

error: Conteúdo protegido