União Europeia nomeou os 6 primeiros “guardiões” para as suas novas leis do Digital Markets Act. E estes tem seis meses para obedecer!

Basicamente estes “porteiros” são empresas que ficam obrigadas a seguir as novas leis Europeias, ficando obrigadas a fornecer alternativas às suas lojas.

Alphabet, Amazon, Apple, ByteDance, Meta e Microsoft são as primeiras empresas nomeadas pela UE para obedecerem à nova redação do seu Digital Markets Act, uma lei que regula as vendas de produtos digitais no mercado.

Desta forma, estas empresas que tem agora 6 meses para obedecer à lei, ou sofrerem pesadas multas, são consideradas como tendo monopólios das suas lojas, tendo assim de fornecer no prazo de seis meses alternativas às mesmas.

A situação é extremamente penosa especialmente para a Apple, que de todas as empresas visadas é que possui um monopólio maior. E indirectamente, apesar de a EPIC ter perdido o seu processo contra a Apple, acaba por lhe dar a vitória pois a Epic poderá agora vender os seus produtos em outros locais, fugindo ao controlo apertado da Apple.

Esta é uma posição de força da UE, que poderá vir a ter repercussões inesperadas, com respostas destes gigantes. E algo que se vai estender à posteriori a outras empresas, como a Sony.





19 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Elton
Elton
14 de Setembro de 2023 9:38

Só não entendi onde as empresas que não sejam o alhphabet e Apple entram com algum tipo de monopólio e estou curioso como ficará isso nos consoles

Gervas69
Gervas69
14 de Setembro de 2023 10:12

Já li qualquer coisa sobre este assunto mas ainda não percebi muito bem como é que isto pode ser feito.

Off:
https://forum.zwame.pt/threads/o-futuro-dos-jogos.1089/
Não falhou por muito ????

Juca
Juca
14 de Setembro de 2023 12:32

Que bom hein… a UE fazendo o serviço pra acelerar a adoção de Cloud e a retomada de controle por parte dessas empresas… Acho que não é por aí, quem quiser essa tal liberdade, de plataforma, deveria fazer a sua. É complicado gerir segurança sem controle, é menosprezar o investimento das empresas num ecossistema seguro e que funcione bem e sem falhas. O que a UE deveria obrigar era a Apple facilitar o acesso ao modo Desenvolvedor como é no Android e assim quem quiser abrir mão de segurança no seu celular que o ative por conta e risco. Acho exageradas as medidas que estão sendo tomadas nesse sentido de abertura de sistema por parte da Apple isso só vai resultar em novas maneiras de contornar a situação para reaverem o controle da sua base de consumo.

Deto
Deto
Responder a  Juca
14 de Setembro de 2023 14:08

e ainda vai ser um flop

Nem no Android isso funciona, com loja da Samsung ou qualquer outra loja que quiserem. Pq eles acham que vai funcionar no Iphone?

Se eles querem tanto lojas no celular, cadê a lojas no Android?

Tá mais para zuar a plataforma dos outros. E pode apostar, o Astroturfing e coitadismo da MS vai com tudo para cima da Apple…

“apple malvadona anti consumidor oprimindo as escolhas maravilhosas que nos, MS, queremos dar ao consumidor”

Juca
Juca
14 de Setembro de 2023 13:35

[OFF]
Mário, antes de mais nada, gostaria que você avaliasse se o conteúdo a seguir é apropriado ou não ao site, e que o removesse se acreditar que sim, pois meu intuito aqui é apenas de compartilhar uma boa experiência que tive e que pode ser útil aos demais colegas.

A experiência que eu gostaria de compartilhar é de algo que julgo um bom aplicativo que estou usando, ele se trata do programa “emby”, que nada mais é que um servidor de mídia pra PC, gratuito mas limitado, e que também apresenta uma versão mais completa e paga.

Meu intuito aqui não é falar de eventuais ilegalidades que porventura podem ser cometidas usando-se um programa dessa natureza, mas sim o de dar uma luz a pessoas que, assim como eu, queriam ainda aproveitar conteúdo adquirido durante a vida, que por dificuldades físicas decorrentes da modernidade ou mesmo quebra de seus players e dificuldade de adquirir um novo, seja por preço desses players ou porque já não os se encontram mais pra vender, ainda poder tirar proveito desse conteúdo que foi pago e não se consegue mais ser acessado de um jeito simples, e intuitivo com o que se está acostumado nesses tempos. Falo aqui do conteúdo de centenas de DVDs e CDs que juntei ao longo da vida e que gostaria de acessá-los de uma maneira mais moderna e livre de dificuldades na minha casa. Ter sua “netflix” local e particular.

Ao longo do tempo fui transformando meu acervo pessoal DVD e CDs (os quais ainda os conservo) em conteúdo digital para acessá-los por computador, e meu sonho era conseguir ter algo com uma interface desses programas de streaming para acessá-los, mas infelizmente, coisas como Plex e Kodi não eram muito intuitivas e não eram bem o que eu queria. Programar me passou pela cabeça, e até fiz algo rudimentar que poderia ser acessado por navegadores, mas que ficava um tanto inviável ou trabalhoso para acessar via TVs ou outros dispositivos sem teclado, e ter de fazer um programa cliente para cada dispositivo que eu quisesse usar (Fire TV, Android TV, celular android, Web OS…) tanto por volume de trabalho quanto por dificuldade de acesso de desenvolvedor ou ambiente de desenvolvedor(devkits) a todos esses sistemas, bem como das questões de segurança desses sistemas e homologação de programas desenvolvidos.

Então, pra quem não é familiarizado, nesse tipo de coisa você instala no PC um programa servidor de mídia da emby e depois organiza seu conteúdo digital lá, e depois instala um aplicativo cliente no dispositivo pelo qual você quer acessar o conteúdo que está sendo servido pelo PC, como, por exemplo, uma Smart TV, TVbox, Dongle ou Smartphone. O que gostei no emby é que ele funciona muito bem, tem amplo suporte em vários dispositivos e tem App cliente grátis em vários deles e o principal, em tem uma interface do tipo a do Netflix e outros serviços de streaming aos quais estamos acostumados a navegar, e serve tanto vídeo quanto música. É como se ter uma Netflix e Spotify juntos, num só programa, pra você acessar de qualquer lugar, até mesmo de fora de casa, com a facilidade a que todos já estamos acostumados, pra melhorar o programa já cataloga tudo e traz informações como resumos, miniaturas de conteúdo e conteúdo adicional tudo de forma automática em que qualquer pessoa que esteja acostumado com um serviço de streaming possa acessar e navegar por ele ao simples toque dos botões de um controle remoto.

Estou bastante satisfeito com a experiência e recomendo pra quem precisar de algo do tipo. Aqui estou usando a versão gratuita do servidor, e paguei 5 dólares pela versão cliente do Fire TV, no Web OS e Android acho que as versões do App cliente são gratuitas, pelo menos não vi ainda nenhuma limitação ou prazo de expiração.

A versão paga, dita Premium, do servidor permite até transmissão de TV digital com anais e tudo mais e muitas outras personalizações, e acesso irrestrito aos App clientes em todas as plataformas em número de 144 clientes até, se não me engano.
Enfim achei um ótimo aplicativo e gostei bastante e gostaria de compartilhar a experiência com vocês, é isso.

Deto
Deto
Responder a  Juca
14 de Setembro de 2023 14:01

Agora mídia digital já não vale mais nada

Removeram West World do catálogo do HBO Max, excluíram…. agora nem tem como assistir.

Tá certo que a terceira e quarta temporada foram horríveis e foi cancelada antes de sair a quinta e última temporada. Mas a primeira e segunda são muito boas.

Juca
Juca
Responder a  Deto
14 de Setembro de 2023 21:32

Esse é o problema principal do Streaming.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Setembro de 2023 17:45

O Servidor de mídia em questão serve perfeitamente a vídeos autorais como filmagens familiares e de viagens, bem como gravações de áudio caseira e etc. O uso dele em si não transgride nenhuma lei, mas obviamente que não podemos aqui fingir que não é possível que se use devidamente conteúdos nele que são ilegais, a depender de como cada país vê as questões de direito autorais e aquilo que é permitido ou não para o possuidor de uma cópia legal de um produto ou mesmo daquilo que caiu ou não em domínio público, de qualquer forma, o Emby é excelente pelo que se propõe, e pode inclusive ser usado profissionalmente de maneira legal para criar a sua própria TV por streaming de modo fácil e acessível.

Deto
Deto
14 de Setembro de 2023 14:19

Então a MS vai conseguir enfiar a lojinha deles no IOS?

Será que a qualidade no IOS vai ser a mesma da Windows Store no Windows?

Fico mais curioso ainda, se lojinha é tão importante pq EPIC e MS não botaram a lojinha deles no Android?

De qualquer jeito, os astroturfing da MS já devem estar preparando as narrativas para empurrarem na internet

que a Apple é anti consumidor, que tudo que acontece de ruim com qualquer coisa que a MS faça no celular vai ser culpa da apple

Vai ser aquele show de vitimismo e coitadismo.

Que eles não conseguem competir, que o Windows Phone fracassando foi culpa do IOS fechado…

Se isso vale para a MS, já não está valendo para o xbox?

Juca
Juca
Responder a  Deto
14 de Setembro de 2023 17:52

Isso pode gerar algo interessante como um inception… a alegarem daqui uns dias que a Steam deveria permitir que se vendenssem jogos dentro do ecossistema ou mesmo fora o ecossitema deles mas que tivessem todas as benesses como se do sistema deles fossem, tipo considerar conquistas de jogos de fora, receber selinhos, permitir avaliações etc… Entende… as pessoas tem escolhas feitas pra determinadas coisas a qual não são obrigadas tipo escolher uma plataforma pra comprar o que querem e as empresas que não são capazes de fazer o mesmo ou desistiram por incompetência como a Microsoft com seu Windows Phone vêm encher o saco com isso. Era só o que faltava!

Hennan
Hennan
14 de Setembro de 2023 18:26

Off: Não lembro do lançamento do primeiro, mas o segundo dever ser lançado junto ao PC. Helldivers 2.
https://x.com/PMS_Jordan/status/1702367229101089264?s=20

Elton
Elton
Responder a  Hennan
14 de Setembro de 2023 18:30
Juca
Juca
Responder a  Hennan
14 de Setembro de 2023 21:41

Esses jogos como serviço deveriam sair até em Xbox e Nintendo, pois o modelo de comércio deles não visa atrair gente pra um console específico, seria como botar cod warfare ou fortinite como exclusivo, não traz vantagem justificável. A minha crítica no caso seria apenas na questão competitiva considerando cross play com PC, pois nesse caso é clara a vantagem competitiva pro PC na questão de mirar com mouse e menor latência possível. Mas pelo que me lembro o primeiro era mais co-op que p vs p… mas não sei como vai funcionar esse, e confesso que meu interesse é 0, todos esses GaaS vou passar longe, no máximo testarei algum, caso faça algum burburinho ou seja bastante elogiado quanto a gráficos ou enredo, mas no máximo por curiosidade mesmo, coisa que ainda acho difícil por posso matar essa pelo youtube mesmo.

Hennan
Hennan
Responder a  Hennan
14 de Setembro de 2023 21:43

Aproveitando. Achei o State of play bem fraco. Nenhuma novidade. Me preocupa o fato de que não existe nada first além do Wolverine para 2024.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
14 de Setembro de 2023 22:29

É, e não tem mais nem a desculpa de estar segurando jogos na espera da aquisição da Activision.

Deto
Deto
Responder a  Juca
15 de Setembro de 2023 6:02

Eu achei bem bom o State of Play

Sobre a compra, continua bloqueada… CMA disse que só se a MS vender COD; MS disse que não quer sem COD.

O negocio, pelas informações oficiais, ainda está mais para não ser aprovado, do que para ser aprovado pelo CMA e deveria continuar assim.

SE o boato da sony esconder jogos por causa da compra da MS for verdade, continua valendo ter que esconder os jogos.

E tem também que se a Sony estivesse mesmo escondendo jogos por causa da compra, pode ter certeza que a MS já tinha corrido na internet se vitimizar sobre isso…

Esse boato da sony esconder jogos por causa da compra para mim é mais um boato plantando por Astroturfing…

Deto
Deto
Responder a  Hennan
15 de Setembro de 2023 6:03

Para mim teve bastante conteúdo e estava bom.

E vc quer anuncio do Wolverine antes do spiderman 2 sair? já fizeram anuncio com CG, agora tem que ter GAMEPLAY

error: Conteúdo protegido