Os problemas com os conetores do GPU pelos vistos não acabaram.
Após os primeiros relatos de conetores queimados na RTX 4090, a situação acalmou e os mesmos não voltaram a ser ouvidos!
No entanto, o não ouvir nada não implica que o problema esteja resolvido. Um técnico da A NorthridgeFix afirma que repara cerca de 100 RTX 4090 por mês (cerca de 25 por semana), devido a conectores queimados. E este insiste que não se trata de erro do utilizador, mas sim de falha na concepção dos conetores.
A reparação implica potenciais danos para a saúde, motivo pelo qual este técnico usa uma máscara durante o processo de reparação.
Com esses casos similares, e um mesmo reparador recebendo tanta placs, não parece uma questão de mau uso. É um absurdo tanta negligência sem receberem uma multa ou serem acionados na justiça pelo problema, que pode inclusive causar coisas mais grave, como incêndio.
Se o técnico substitui o conector por outro igual o problema vai retornar, acredito que esta opção (reparo fora da assistência técnica autorizada) só é recomendável se a placa estiver fora do prazo de garantia.
As questões que ficam são:
_Os clientes do mencionado técnico desistiram da assistência técnica do fabriccante por ele oferecer um conector de melhor qualidade?
_Será que foi um lote inicial de produtos que veio com defeito e o problema já foi resolvido? ou o fabricante não está se incomodando com repercução negativa da falha não resolvida?
Você levantou um ponto interessante, a garantia. A maioria desses produtos tem 2 ou 3 anos de suporte. Logo não deu tempo sair da garantia. Fica ainda mais estranho essa história.
Mas como esse cara recebe tanta placa? Você acha que ele está sendo patrocinado por falar mal da Nvidia?
É uma das maiores empresas de reparações dos EUA.
Mas será que é tanta GPU? O ponto principal não é 25, mas 25 toda semana. Não duvido que já tenha consertado dezenas de GPUs, mas duvido que seja nessa frequência. De toda forma é apenas a minha opinião.
Pois é, pelo visto no vídeo ele somente troca o conector que aparentemente é o mesmo, a não ser que o novo conector utilize um outro material plástico que seja mais resistente a temperatura causada pelo alto consumo da placa de vídeo
Nada contra o vídeo, mas tem muita cara de mentira. Primeiro que não tem como esconder um problema desse tamanho, ao ponto de um único reparador ter números tão absurdos. Segundo, se ele repara 25 4090 por semana, deveria ter dezenas em estoque esperando reparo. Não algumas unidades.
De toda forma, esse é um problema para se acompanhar. Ao meu ver o grande defeito dessa GPU é o tamanho + posicionamento do conector. Se seu gabinete não for muito largo, vai forçar o conector. Tenho um gabinete full tower e quase não coube. Porque não importa a altura, tem que ser muito largo.
E este é o motivo de eu escolher uma 4080 desktop, se fosse montar meu setup fora do mobile.
A 4090 tem um desempenho muito lindo, roda qualquer coisa que temos no mercado em 4K60, mas a minha confiança nela já foi comprometida com essa historia dos cabos derretendo. E é um empurra empurra de culpados pra este problema.
As compras que fazemos tem que durar e sem problemas.
Primeiro temos que saber se é um defeito de fabricação. Depois temos que entender a causa do problema. Se for a corrente, a 4080 está salva. Mas se for o encaixe, teoricamente a 4080 tem o mesmo risco. As 4080 de parceiros são tão grandes quanto a 4090.
The Truth About NVIDIA’s RTX 4090 Adapters: Testing, X-Ray, & 12VHPWR Failures – YouTube
Eles podem até estar errados, mas são bem mais confiáveis do que qualquer loja.
Hennan. Isto não é uma loja. É um franchising de reparações, e o relato é de uma pessoa que repara ela própria, para essa empresa, produtos como GPUs.
A pessoa não tem qualquer ligação a marcas ou interesse em mentir.
Para além do mais, ele mete o nome da empresa onde trabalha ao barulho o que dá mais crédito à situação.
Você não acompanhou o caso do metal liquido. O que teve de empresa grande faltando com a verdade não foi brincadeira. Tanto aqui no Brasil quanto na Europa.
Não vi isso. O Metal Líquido é problemático sim senhor, mas é usado há anos e a PS5 não foi a primeira a usar.
E houveram empresas a dar a cara nesses casos? Porque uma empresa pode ser processada e muito penalizada por isso.
No Brasil tem uma oficina que faz sensacionalismo e inventa “problemas de projeto” pra fazer “manutenções” preventivas… No passado, no tempo do problema do PS3, o YLOD, empurraram em muita gente um dimmer que tirava a automação das ventoinhas do FAT pra acelerar o cooler ao máximo e “evitar” o YLOD. De lá pra cá nunca se perdeu esse alarmismo pra tirar dinheiro de clientes. O Brasil é meio que o país de muita impunidade, sobretudo pra ricos golpistas, tem muito “malandro” que faz o que quer aqui porque a justiça é morosa. Não entenda mal, o país ainda tem muita gente boa, honesta e ética, mas não é difícil de se ver um malandro por aqui, sobretudo em religiões, comércio e política, com as redes sociais o negócio piorou, ou pelo menos apercepção de que são muitos.
Além de meter o nome da empresa ele vende acessórios com o nome da empresa
NF Suckers
Tá mas não é o caso desse sujeito estar vendendo “kit reparador para troca preventiva” ?
Porque aqui no BR é bem comum em toda geração de playstation aparecer um “tecnico” vendendo “kit de refrigeração” e que se vc não botar um o teu playstation vai pegar fogo
As vezes também tentam vender a ideia que a pasta térmica já vem de fabrica ruim e vc nem pode ligar o video game, tem que mandar direto pra ele trocar.
Esse sujeito ai não é um caso igual?
Charlatanisno no Brasil é comum, não sei no resto do mundo. De qualquer forma, a questão dos conectores da Nvidia deveria ser mudada já que há relatos desse problema em um modelo específico.
É comum no mundo todo. Sempre tem alguém dando golpe. A diferença é a punição. Aqui geralmente é branda ou inexistente, a depender do advogado contratado.
Os caras não tem vergonha para ganhar dinheiro. Só ver o barulho que fizeram em relação ao metal liquido do PS5. Galera estava divulgando a troca preventiva, alegando que era defeito de fabricação.
Algo que me desagrada em vídeo ou apresentação é quando a pessoa fica se auto promovendo “ah eu tenho x anos no ramo”, “desenvolvi uma técnica para remover” bla bla bla….. começa o vídeo e ele fala da técnica de remover o conector “tem que pré-aquecer a placa”, ops… essa técnica ficou bem conhecida em 2 gerações atrás nos games, principalmente com o PS3, sim, a placa do PS3 é bem difícil de remover componentes, até mesmo as de dimensões pequenas e foi descoberto que para remover os componentes maiores como o RSX e CELL era necessário pré-aquecer a placa, algumas dicas sugeriam em deixar a placa 24 horas pre-aquecendo para ter a certeza que a umidade sairia do Wafer (sim as placas atuais são na verdade 2 ou mais placas montadas, parecendo um wafer) e auxiliando na remoção dos componentes.
Estranho o lance da máscara visto que no vídeo inteiro ele não a utilizou. O processo de solda envolve gases e é recomendável o uso de EPI, eu tenho luvas e uma máscara, mas tem momentos que deixo de utilizar a máscara por ser um procedimento rápido
Se eu fosse eleutilizaria a ponta faca no ferro de solda pois aqueceria mais rápido o ponto de solda na placa (Para aquele momento em que ele aplica a solda antes de remover o conector)
Off
Promoção excelente
https://twitter.com/OGG1993/status/1729127062349500482?t=n9jLDwzs6OP_YR6RdGavvw&s=19
Pensava que era em reais.. 🙁
Mas a pegadinha é que a oferta oferece um jogo em disco para um video game que não tem leitor de disco … 😀
nem me toquei!!!! mesmo assim se fosse em reais…..quem saiba eu compraria!!!
Mas pode ser aquela edição “física” com o voucher dentro
Tava vendo era isso… que louco! Lol
Na foto o jogo que está na caixa até é da Xbox One. 😉
Realmente estranho, até por se tratar de um equipamento dos mais caros que temos no mercado atualmente, 25 é um número muito alto por semana. Estranho !