A Nova consola Playstation Portal não usa Bluetooth para o áudio… Usa um sistema proprietário da Sony que vai obrigar a auscultadores da Sony.
A PS3 mostrou uma era de um Playstation que iniciou a geração cheia de arrogância e de mentira.
Quem se recorda quando do lançamento da PS3 e do seu preço 200 euros acima da Xbox 360, a Sony ter dito que as pessoas teriam de arranjar um segundo emprego para comprar a consola?
Essa foi uma Sony intragável que se foi corrigindo ao longo da geração, ao ser obrigada a baixar as orelhas, sob pena de perder o mercado para a Microsoft com a Xbox 360.
Mas apesar de tal, a Sony arrogante não morreu, e em 2011 lança a PS Vita com um cartão de memória proprietário e caro, que foi um dos motivos do insucesso da consola.
Foi apenas com a PS4, e perante um cenário já negro onde a Sony arriscava a ir à falência, que a empresa voltou às boas graças dos consumidores.
Mas após uma PS4 de sucesso, e uma PS5 que começou muito bem ao permitir o uso de SSDs M.2 Standard, a postura da Sony tem-se vindo a alterar e há indícios fortes de que parece querer trilhar novamente os caminhos da Sony arrogante, que parece estar a renascer!
Recentemente criticamos a sua postura com o aumento indiscriminado, e que dificilmente pode ser justificável, que podia alcançar os 26%, do serviço de Subscrição PSN. E agora eis que sabemos que a sua nova consola dedicada ao Streaming, a Playstation Portal, e à qual já não augurávamos um grande futuro, trocou standard Bluetooth por um sistema proprietário da Sony, o que implica que quem quiser usar uns hearbuds ou headsets, terá de adquirir um conjunto proprietário da Sony, e destinado à consola. Basicamente, mesmo quem tem sistemas desses aos pontapés em casa, não os pode usar… e necessita comprar um novo!
Diga-se que, apesar de a situação não alcançar os níveis da PS Vita, onde o cartão era uma necessidade, algo que aqui não acontece, não deixa de ser uma atitude de imposição arrogante e um “pisar em ramo verde” que demonstra uma tendência da Sony e, querer impor os seus produtos.
Compete agora aos consumidores votarem com a carteira e mostrarem se aceitam ou não a volta da Sony arrogante de 2006.
Se tivesse bluetooth integrado seria ideal, mas se é pra usar perto do PS5, não é só parear o bluetooth direto no PS5? Talvez foi TB redução de custo, até pq não entendo não ter uma tela Oled . Achei esse acessório muito capado .
A portal podera ser usada nao importa onde desde que tenhas uma boa conexão d internet e a tua ps5 ligada e conectada a rede, nao precisas de estar na mesma rede para conectar
Este novo gadget (pois para mim nem devia ser considerado como consola) pelo preço e pelas funcionalidades so mesmo fanboy para comprar, pois hoje em dia todo mundo tem um smartphone, e sempre fica mais barato comprar uns comandos para ter praticamente a mesma coisa
Isso Eduardo, que bom que você esclareceu que poderá ser usado fora de casa, pois achei que nem pra isso seria possível, mas continuará apenas com WiFi ou terá suporte para chips 5G ou tecnologias mais avançadas? Pergunto por questões de segurança mesmo, porque usar wifi pública ou privada de desconhecidos não é lá algo que inspire tanta confiança, ao menos no Brasil.
Que eu saiba so mesmo por wifi
Pensei que seria tipo daqueles Wifi Direct apenas, que pareava direto com o dispositivo. Menos mal, mas ainda assim limitante. Pois portabilidade sem a possibilidade de chip de comunicação próprio é algo complicado, principalmente em se falando de mobilidade. A menos que em primeiro mundo tenha rede wifi até no transporte coletivo.
A sony diz que se pode usar com qualquer wifi à partir de 5Mbits/s mas recomanda 15Mbits/s para uma boa experiência
Aqui podes partilhar a tua rede 5G com qualquer aparelho e assim podes jogar em qualquer lado
Verdade Eduardo, nem pensei nisso… mas de qualquer forma era melhor que fosse independente, pois se precisa de celular, a tela também já se tinha.
É mesmo. Tinha esquecido dessa possibilidade de acesso via internet.
E não é Oled? Vixe achei que era, e pior ainda…
Então realmente tem isso também, o BT pode vir direto do PS5 se quiser alguma liberdade, mas provavelmente ainda terá uma grande limitação de distância 10 m do console ou por aí… se fosse pelo próprio dispositivo poderia ser limitado apenas pela distância que o dispositivo conseguisse menter a conexão.
Ao que parece o maior problema tem sido venderem o produto como um console portátil, quando na verdade é apenas um controle de PS5 com tela.
Um LCD 1080p a 60hz. Pelo preço eu acho que dava pra ter ficado menos capado. Aí daqui uns meses saiu o ps portal pro com Oled, 120hz, bluetooth, 5g por apenas 500 dólares.
Verdade… Sinceramente, esse “portátil” tem escolhas bem infelizes, e está com o marketing bem ruim, sem posicioná-lo direito no mercado… desses anúncios, o único que verdadeiramente me interessou mais, pela possibilidade de uso confortável com o VR e por ser um planar magnético, mas o preço está muito caro pra mim… fosse na faixa dos 100 dólares até dava pre eu cogitar. O over-ear achei bem feio, e o Pulse 3D, apesar de bonzinho, não é confortável pra longas horas de jogo, pois aperta muito, e as espumas dele descascam relativamente rápido. Não sei porque insistem nesse courino, melhor uma malha que não aqueça ou mesmo veludo.
Hoje uso um X2HR aqui e acho ótimo, conforto top, ótimos sóm e boa espacialidade… uma pena que pra usar com o VR a alça dele é complicada.
*o que me interessou mais foi o headset in-ear.
Mário, se tiver ao menos uma P2… Pra sermos mais justos, essa questão de BT pra headphones em jogo é um tanto quanto complicada, pois há headphones que trazem um lag de transmissão, então BT pra áudio de jogos, ou mesmo filmes, não é o melhor dos mundos, no geral. Lógico, ganha-se na maior opção… se você for reparar, todos os headphones de console, e sem fio, da Sony, se não me engano, não são BT e sim 2,4Ghz e vem com um transmissor usb. Ora, os PS aceitam BT desde o PS3, mas os headsets da Sony pra games nunca foram BT.
Penso que o importante mesmo é ainda ter uma P2, ou mesmo aceitar conexão pela USB-C para dacs ou adaptadores P2, ao menos.
Entendo a crítica, acho que deveriam dar suporte no BT, mas entendo o motivo da Sony não o fazer, pois seria algo com o lag, exceto para os melhores headphones/headsets e que os clientes poderiam reclamar, e não haveriauito o que a Sony fazer, exceto dizer pro cliente fazer um upgrade do headphone como fez o Todd. O que pareceria um escárnio, mesmo ela tendo razão.
Mas assim, não tiro sua crítica, só entendo que haja motivos da Sony não ir pelo BT na questão de áudio pra games. E por isso não ver isso como arrogância.
O maior problema do tablet de jogos dela, pelo que li, é que ele me parece ser apenas um dualsense com tela, não serve pra nada além disso, não é independente de console, não parece aceitar apps que possam acender outros serviços, não parece poder usar chips 5g e ser usado na rua e nem mesmo para streaming externo do PS5 etc… Então, são muitas limitações…
E olha que eu sempre fui crítico de portáteis por mini analógicos e esse ser um “portátil” pro meu gosto, já que é tudo o que eu sempre achei que faltava nos portáteis quanto a jogo, ter um joypad de console desktop… mas enfim, não é um console e sim um mero controle de PS5.
Sobre o Vita, você está coberto de razão, foi um dos motivos do fracasso do vita, pois os cartões proprietários além de caros, são/eram uma porcaria, eu por exemplo, quase sem usar o Vita aqui, perdi um de 32 GB que parou de funcionar/ ser reconhecido. Mas ainda vejo como o principal motivo do fracasso dele, o fraquíssimo catálogo de jogos.
Pro que a Sônia quer com esse “dualsense” com tela, é melhor acoplar um dualsense ao celular com algum suporte e usar o app de streaming do console mesmo, de quebra, tem liberdade quase infinita, e até fora de casa. Então, difícil perceber o que a Sony quer com esse produto, parece coisa que só fanboy ou ricaço pra qual o preço das coisas não importa que compraria um troço desses. Mas posso estar com muito pre-julgamento pra um dispositivo que ainda não saiu e não tive oportunidade de usar.
Melhor um negócio desses como portátil…
https://www.amazon.fr/BACKBONE-Mobile-Controller-Android-PlayStation/dp/B0BYFR7GZS/ref=asc_df_B0BYFR7GZS/?tag=googshopfr-21&linkCode=df0&hvadid=648908687933&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=11342449895091016638&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=m&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=9040916&hvtargid=pla-2216176252764&psc=1&gclid=Cj0KCQjwmICoBhDxARIsABXkXlLBqq1FL7Y6_pEZ9CYlUuuXQBRN6EQK5vIFJJGVbfrpHfDxeJQPlrMaAhAhEALw_wcB
Com um desses tens quase a mesma coisa xD
Pois é Eduardo, difícil entender o que a Sony quer com algo tão limitado. Se fosse um bidente, seria capaz de jurar que a Sony vem com algum dongle tosco por aí para streaming de jogos. Porque parece um produto pensado como um controle, mas vendido como um console o que é pura burrice, na minha opinião.
Ainda vao acabar por fazer jogos estilo WiiU xD
Concordo contigo em que a decisao poderá ter sido por causa do lag que os auscutadores bluetooth têm.
Ainda assim o melhor uso para esse comando com ecrã e talvez uma mais valia seria complemento dos jogos, mostrar o hud do jogo, mapas etc e deixar a imagem limpa na tv
Quem sabe não façam disso uma possibilidade… mas ainda assim seria algo também possível com celulares, falta é boa vontade nisso. Lol
Eu acho que o que matou mais a Vita do que qualquer coisa, foi a ascensão do smartphone como forma de jogar, e perante as fracas vendas, a Sony desleixou-se no suporte à consola.
Repara que a PSP também tinha memory stick para os saves, um formato caro e proprietário da Sony, e no entanto a consola foi um sucesso.
A 3DS resistiu ao Smartphone porque herdava um legado de portáteis da Nintendo, mas também veio a desaparecer.
Uma das causas para o abandono pode ter sido realmente o impacto dos smartphones nos jogos mobiles, mas vale lembrar que a Nintendo continuou um sucesso com o Switch e queira ou não também é um portátil e tem nisso uma das vertentes do seu sucesso. Mas lógico, o sucesso é causa de muitas coisas e portabilidade é só uma delas.
Pro Vita, a falta de suporte me pareceu essencial pro fracasso, e pra piorar, as conexões com PS3 e PS4 eram péssimas e poderiam ter salvo o portátil como um PS3 ou PS4 “portátil” pra jogar em qualquer lugar.
Esse portal aí vai fazer o caminho inverso, provavelmente terá boa conectividade, mas vai faltar todo o resto do que era o vita, um ecossistema próprio e independente.
A Switch é e não é uma portátil, uma verdadeira portátil cabe no bolso, a Switch não cabe no bolso, podes levar na mochila mas a questão do bolso prende-se justamente com a sua portabilidade.
O que a Nintendo conseguiu foi um equilíbrio perfeito entre uma portátil e um consola de mesa, com os devidos sacrificios tanto para para um lado como para o outro.
Existem os jogos exclusivos de plataforma, neste caso são headphones exclusivos de determinada marca, é outra versão possivel de um exclusivo, suponho.
A comunidade á partida deve levantar uma redflag.
Agora como a minha sogra dizia para cada panela existe uma tampa, de certeza que há de haver pessoal a comprar este produto…pouco pessoal!
No meu caso tenho zero interesse nisto.
Tive PS Vita e o problema é que jogos de portátil não podem ser uncharteds da vida.
Era intragável jogar Uncharted no portátil no transporte para o trabalho ou faculdade, vc ficar andando, diálogo, etc na sala de TV deitado no sofá é uma coisa, no onibus é outra.
Para portátil tem que ser missões curtas e rápidas
Soul Sacrifice era um ótimo jogo para PS Vita, eram pequenas missões que vc matava monstros… depois se vc quisesse ver a história era só ler o livro
Ou seja, vc podia realmente jogar, puro gameplay, ou ler (igual um livro) no ônibus.
Agora uncharted? que vc ficava andando e conversando? “tenho 45min para jogar, não quero ficar andando e escutando diálogos”
E o portal tem P2 e usa o mesmo protocolo do Pulse 3D e Pulse Elite, ou seja, no Portal não precisa do dongle USB que eu preciso no Playstation ou PC.
OFF:Apple apresentou novos iPhone e deu foco grande em games, que tera ray tracing, aparemente com hardware dedicado e um DLSS proprietario via hardware tambem, suporte de algumas publishers como Ubisoft e Capcam, parece que tera AC mirage, RE village e RE 4 Remake rodando nativamento no celular ainda esse ano, e pelo que foi mostrado os grafisco estão nivel ps4, surpreendente para um telefone.
Particularmente odeio jogar em celulares, definitivamente não é pra mim, mas se tudo correr como foi apresentando pela Apple, fiquei impressionado com a qualidade do que foi mostrado ali, quem diria que os celulares rodariam nativamente jogos para consoles/PC.
Isto só mostra que o RDNA 5 ou é um salto brutal… ou a AMD morre.
Porque Mario?
Porque a AMD ainda não tem nada por hardware. Nem RT completo, nem DLSS.
Concordo, amd peca nesse aspecto.
Fora um iPhone rodando jogos de ps4 com RT tem rumores do novo switch que inclusive rodaria a demo de Matrix com mais RT do que foi visto na demo para ps5…. Tudo isso em um console híbrido e o mesmo deve vir com hardware NVidia…
Até o momento os consoles (ps5/ Xbox x) estão devendo no aspecto de revolução gráfica prometida… Talvez a turma devesse considerar migrar para NVidia na próxima geração.
Será que a conversão é fácil? Porque de nada adianta 3 jogos se não tiver um suporte contínuo.
Parece que DS do Kojima que usa a engine da guerrilla vai ser laçado pro iPhone tbm…
Daí o suportes vai depender do retorno financeiro, acredito eu.
Eu tô mais preocupado se alguém vai jogar… Os caras ainda acreditam nessa fantasia que todo mundo que jogar AAA de consoles no celular.
Parece que eles acham que video games de alto orçamento tem chance de ter o mesmo público que filmes de alto orçamento, que basta dar um jeito de “custar a mesma coisa” jogar um AAA que pagar a entrada do cinema.
Bom isso sou eu sendo pessimista, quem sabe?
Quem sabe dobrando o público para jogos AAA isso não financie o dobro de jogos AAA e compense investimentos maiores ainda no Hardware de consoles que também funcionariam como servidores no PS Now/Xcloud?
Eu sempre vejo como péssima ideia esse negocio de expandir para casual ou para quem não quer comprar consoles, mas quem sabe isso não dá certo?
Talvez um novo nível? Vende no console, o “cinema, depois sai em serviço (a locadora) e depois sei lá… mais um nível, abaixo disso, do tipo “nivel jogo velho que já roda em celular” ?
Filmes e séries vendiam no:
Cinema
Na locadora (se não me engano a mídia para locadora, que podia ser
Alugada, era mais cara que a mídia para usuário doméstico)
Midia física para comprar
TV a cabo e depois
TV Aberta.
Tem vários níveis ai para faturar com filmes.
Quem sabe com vídeo games não dá o mesmo?
Nível A: lançamento preço cheio para compra
B: Alugado em serviço de assinatura
C: Dado em serviço de assinatura
D: Streaming
E: Quando celular já avançou em tecnologia e já da para fazer o port para rodar nativo la
Talvez isso melhore, porque tem filmes que saiam no cinema e davam prejuízo, mas o cara ficava tranquilo sabendo que na locadora/vendendo dvd; ia dar lucro
Talvez se conseguirem segmentar bem o mercado, com vários níveis e níveis separados; aumente o lucro e dê mais segurança para investimento em jogos.
Tambem acho muito improvavel, talvez o jogo ate exija controles fisicos para ser executado….imagine jogar
“Dobrar o publico” eu acho dificil, segundo o que foi passado ele so rodara no chipset A17 Pro, o que diminui a bastante a base….
Penso que agora que os computadores e smartphones Apple por compartilharem a mesma arquitetura e a Apple parecer querer tornar o macbook como um sistema amigavel aos gamers, e pela “facilidade” de porte de aplicativos entre as plataformas (MacOS/iOS), ela tente empurrar esses jogos ao mobile tambem….mas vamos ver como vai ser…
Fiquei com outra dúvida. E o consumo? Iphone por padrão não tem uma boa autonomia.
Agora que vi o preço. Com 1000 dólares dá pra comprar um switch 2, um ps5 e um celular.
Fico feliz por que não estão pensando em Cloud e sim em entregar um produto capaz de rodar jogo! Que bom, ainda não vi os vídeos, mas vou procurar ver.
[OFF] Saiu um video da DF sobre o novo Forza MotorSport.
Não entendi bem, mas ontem não foi falado que o jogo teria um modo 4k nativos 60fps e hj no video mostra que o jogo não terá um modo 4k nativo 60fps.
https://www.youtube.com/watch?v=ND813cWYJkE
O mais legal que tem um video antigo do phil falando que esse estudio do forza é um dos estudios que mais puxa o hardware e ainda fala que o forza seria 4k nativos com rt e 60fps…. Esse phil é um brincante rsrssrs
Eu achei que se o jogo tiver essas configurações num FPS estável, estará ótimo. Achei o gráfico bem bonito. Esse jogo parece estar bem polido. Acredito que mostrará a capacidade do series x.
Esse PS Portal já nasceu morto.
A desculpa de não ter que dividir a TV em casa é pífia, porque em muitos lugares o aparelho vai custar mais que um televisor de entrada.
E detalhe, o aparelho tem especificações piores que uma TV de entrada.