Correndo os fóruns há pequenas situações dignas de registo sobre as novas consolas, que publicamos aqui.
Playstation 5
Um Tweet chama a atenção para a qualidade do Ray Tracing de Spider Man: Miles Morales:
Nice use of Ray Tracing here in PS5 Spider-Man Miles Morales – especially effective as the door opens, the moving reflected light rays all being calculated real-time by PS5 to match the angles of the door, making it all appear far more realistic than ever. pic.twitter.com/gp557qfmA0
— PS5 Only (@PS5only) October 15, 2020
Pode parecer algo que passa despercebido, mas é algo que era impensável ver-se à alguns anos atrás, e que atualmente as consolas não conseguem fazer. É um efeito de nova geração, só possível graças ao poder da PS5.
Novidades sobre o controlo de temperaturas da PS5
Yasuhiro Ootori refere que a Sony irá fazer medições de temperaturas da PS5 nos diversos jogos, e ajustar a velocidade da ventoinha de acordo com o possível aquecimento da consola.
Este ajuste ocorrerá com atualizações de firmware, e funciona um bocado ao estilo das otimizações de drivers que a Nvidia faz para os diversos jogos.
Relativamente ao metal liquido, a solução da Sony para garantir a durabilidade do mesmo passa por um revestimento de cobre e prata no SOC, conforme detalhado nesta patente.
Xbox série X/S
Gears 5 não corria na série X
Aparentemente as supostas imagens de Gears 5 na Xbox série X que eram comparadas com o PC, na realidade não eram da série X, mas sim do PC usando um mod para alteração dos shaders.
Novidades sobre Halo Master Chief Colection
É mais uma novidade da Xbox… e mais uma vez relativa ao retro.
Halo Master Chief colection, correrá a 120 fps.
It's time to dust off the ol' Needler.
✅ Fully Optimized on Series X|S
✅ 120 FPS in Campaign & Multiplayer
✅ Split-screen improvements & up to 4K on Series X
✅ Available for free to existing owners or those with @XboxGamePass on November 17 pic.twitter.com/Ufusdsyd8C— Xbox (@Xbox) October 20, 2020
https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/08/xbox-one-ira-monitorar-temperatura-para-evitar-superaquecimento.html
Não seria isso a mesma coisa que a Sony anunciou sobre o PS5, controlar a velocidade da fan com base nos dados coletados com o funcionamento?
A capcom confirmou Raytracing também pro XSX e os modos de jogo que são 4, 2 com raytracing ativo (4K30fps/1080p60fps) e dois sem raytracing.
A informação antiga é que o console não receberia raytracing no lançamento, agora parece que mudou, ou não?
Pelo que li, ela confirmou que a versão XSX terá ray tracing mas não confirmou se será no lançamento ou por patch em uma data futura, fora isso, achei as opções gráficas e de performance bem legais, espero que sejam padrão nessa geração
Ray Tracing – Há partida continua a ser por Patch
Temperatura – nunca será igual à PS5 dado que a Xbox varia a temperatura com o aumento dos consumos energéticos (constantes na PS5).
Ambas variam temperatura com a carga de trabalho, mas a PS5 tem menos variáveis e isso permite que todas elas se comportem de forma semelhante e sem grande interferência de factores externos (conforme explicado pelo cerny)
Tudo bem Mario, já faz um bom tempo que não comento mas acompanho os artigos diariamente. A ansiedade pela nova geração está alta e já garanti a pré venda do PS5 com Demons Souls e Spyder Miles Morales para começar, estou de olho no God Fall que achei interessante por um vídeo de gameplay japonês que eu vi, mas vou esperar para poder ver mais antes de comprar. Realmente o Raytracing no Miles Morales está chamando a atenção. Mario me tire uma dúvida sobre a pré venda aí de Portugal quanto a data de entrega, quem garantiu o seu console no primeiro dia eles enviam alguns dias antes para o console poder ser entregue no dia do lançamento ou liberam para entrega a partir do dia 19 e a pessoa recebe alguns dias depois. Aqui no Brasil só liberam para entrega no dia 19 e no meu caso só vou receber dia 24 de novembro oque é um pouco decepcionante. Diz aí Mario quais jogos você vai começar a nova geração.
Parabéns pela qualidade do site e muito sucesso.
Viva Marcos.
Deixa-me que te diga que, como está claro no campo de comentários, não estamos a aceitar novos comentários de pessoas não registadas.
E tu, se já comentaste, foi à mais de um ano, pois não há registo teu. E nesse sentido, não iria deixar entrar o comentário, como está a ser normal.
No entanto, aqui faço uma excepção, e respondo!
Quanto às consolas, elas são lançadas no dias 19, pelo que será no dia 18 que elas serão entregues aos clientes. A loja deverá receber um dia antes ou no próprio dia, mas deverá entregar dia 19. Pelo menos é o expectável.
Quanto a jogos… é um berbicacho! Se fosse para a xbox não tinha nadinha de nada que me interessasse. Para a PS5 há, mas mesmo assim confesso que nem sei bem o que comprar.
Mas quanto a isso, dado que falei disso num artigo que está já escrito para sair, e para não matar o seu conteúdo, deixo ficar para o artigo!
Mário o que dizes do Yakuza like a dragon estar a 4k/30fps na Series X e vir a estar 4k/60fps na PS5, segundo revelado pela Xbox e pela revista oficial da PlayStation respectivamente?
Isso não é confirmado.
Primeiro, dado que a 2080 não dá 4K 60 fps é duvidoso (mas não impossível) que a PS5 esteja a 60 fps.
Segundo porque mesmo na eventualidade da PS5 ser mais potente, a diferença nunca seria nada de mais, e isto implicaria o dobro do output… A 4K.
Ou seja mais diferença do que alguma vez vimos em consolas.
Nesse sentido, com os dados que há, diria que ou ambas são 30 fps, ou ambas são 60 fps. Uma diferença dessas não conseguiria explicar com os dados conhecidos.
Gostei do artigo Mário.
Off topic: Acho que a notícia do link abaixo pode interessar a quem quiser usar a versão dublada (dobrada) em Português BR de Cyberpunk 2077, parece que a versão europeia não prevê dublagem em Português PT.
https://www.youtube.com/watch?v=-XPhvaw8TPM&t=321s
https://twitter.com/insomniacgames/status/1319357081930137601?s=20
Eu estava assistindo o gameplay acima do Spiderman: Miles Morales, e graficamente creio que está significativamente melhor que o Spiderman de 2018, e é possível que a versão de Miles Morales do PS4 não apresentará algo próximo deste nível de detalhamento gráfico.
Esta afirmação me faz pensar que veremos melhorias gráficas interessantes em jogos cross-gen first-party do PS5, além da inclusão de Ray Tracing e maior resolução.
Uma hipótese para isso se deve ao fato de que os SDKs de PS4 e PS5 são similares, facilitando que um jogo desenvolvido para PS5 possa ser reescalado para PS4. Mas claro, para isso acontecer, o PS5 não poderia exigir muito de i/o e CPU, que são componentes mais difíceis de escalar. Mas essa primeira onda de jogos next-gen me parece estar mais GPU bound, que é justamente o componente mais fácil de escalar, principalmente em começo de geração onde os recursos ainda estão sendo aproveitados gradativamente. O que estamos vendo de SSDs são loadings estáticos mais rápidos, em que a força bruta de i/o do PS5 é capaz de acelerar sem necessidade do motor realizar tantas optimizações específicas.
Quando chegar a segunda onda de jogos next-gen, os motores provavelmente já estarão inteiramente reescritos e creio que veremos mais jogos CPU bound, maior aproveitamento da arquitetura de i/o em streaming SSD/RAM, e consequentemente o PS4 não poderá mais acompanhar.
Essa situação em games cross-gen neste momento me parece bem particular. Entre a geração PS3/PS4, estávamos lidando com arquiteturas e SDKs bem diferentes entre as duas consolas, logo creio que são optimizações bem mais trabalhosas para cada SKU. Penso que desenvolver um jogo para Xbox One ou PS4 e portá-lo usando SDKs bem diferentes como os do Xbox 360 ou PS3 seria um algo bem caro, e talvez isso desencorajaria vários estúdios de construir o jogo cross-gen. Em casos onde financeiramente seria viável, muitos terceirizaram o port, como foi o caso de Forza Horizon 2 e outros.
E sobre games cross-gen third-party, penso ser uma tremenda dor-de-cabeça. Um Call of Duty Black Ops: Cold War lida com pelo menos 8 SKUs: Xbox One, Xbox One X, Xbox Series S, Xbox Series X, PS4, PS4 Pro, PS5 e PC. Como trabalhar com tantas optimizações específicas para cada SKU? Provavelmente serão optimizações básicas, como já vimos em tantos jogos cross-gen. Em um jogo como Spiderman: Miles Morales, são 3 SKUs, todos com SDKs similares: PS4, PS4 Pro e PS5. Neste caso é bem mais fácil de buscar extrair melhores capacidades de cada plataforma, e esperar jogos cross-gen que nos dê uma melhor amostra do que a nova geração de GPUs destas consolas podem oferecer.
Por fim, me parece mais que a questão do cross-gen se deve mais ao fato de que a primeira onda não conseguiria usufruir de todas as features da nova geração. E mesmo um Demon’s Souls: Remake construído do zero para o PS5 talvez poderia ser portado para o PS4 sem tanta dificuldade devido à semelhança dos SDKs, e ao jogo ser primordialmente GPU bound.
Certamente o amigo Mário já está a par, e sendo este um artigo sobre notícias encontra-se bem posicionada aqui a informação. A Sony já enviou unidades para review a certos jornalistas eu pelo menos já vi dois a confirmarem mostrando a caixa e aparentemente não são unidades de teste mas sim as unidades de retalho que os consumidores receberão, no seguimento desta informação, podemos esperar bastante conteúdo para a semana e sobre a Xbox o Jeff grub hoje no seu podcast, disse que as unidades enviadas pela Microsoft para os jornalistas eram as que eles tinham preparadas para a E3 e resolveram envia-las para preview
Sim a sony ja mandou a consola para varios midia dos usa, mas por enquanto so podem mostrar a caixa
Certamente a Microsoft enviou com bastante tempo de antecedência, mas 3 semanas de antecedência, 4 semanas para o lançamento europeu, acho bastante razoável e ser a versão de retalho melhor ainda, nesse mesmo podcast o colega do Jeff grub, comentou isso dizendo que de certa forma a Microsoft mandou a consola muito antes do esperado, o que não é nada mau, muito bom até. O Geoff Keighley recebeu o tratamento full com acessórios e tudo
Penso que e o momento certo, pois ainda falta praticamente 1 mes para a consola sair, da tempo para mostrar o que ainda nao foi mostrado
Ja ha mesmo o unboxing da dualsense e, ate foi desmontado
https://youtu.be/qfZ6yLeC1OI
Sim concordo. Eu vi esse vídeo e acho que não foi a Sony a enviá-lo o comando porque quem tem a consola só podia mostrar a caixa, por enquanto, claro que há quem saía da linha, mas esse mesmo YouTuber recebeu a Xbox Series X e respeitou os embargos para a divulgação de informações, se bem que ele é um tanto em favor à Xbox ainda assim não o vejo prejudicar-se por um vídeo com uma empresa como a Sony e desrespeitar um NDA e ter de pagar uma multa
Se nao estou enganado, na semana passada ja havia lojas nos usa a vender o comando
A vender não sei mas que já estavam em expositores, sim tens razão
Segundo conversas de WhatsApp a pessoa em questão não estava autorizado a fazer unboxing e que foi solicitado que o mesmo retirasse os Tweets.
Se é verdade, não sei.