A Ultra Ram consegue comportar-se como a RAM tradicional, ao mesmo tempo que guarda dados sem energia como as NAND Flash.
Há uma variedade de novos conceitos que estão a começar a ser conhecidos e nos mostram que o futuro nos reserva muitas surpresas no que respeita à evolução tecnológica.
Um grupo de investigadores do Departamento de Física da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, tem vindo a falar do cada vez mais da UltraRAM. Nesse sentido foi criada uma empresa de nome Quinas, e criada com o objetivo de desenvolver e otimizar a tecnologia.
Segundo o que foi dado a conhecer, a tecnologia UltarRAM permitiu desenvolver circuitos integrados com uma capacidade de armazenamento de informação não volátil que se distingue por possuir tempos de acesso semelhantes aos dos chips de memória DRAM. Há assim aqui algo que junta as vantagens das tradicionais memórias NAND Flash e da DRAM. Como cereja no topo do bolo, a empresa promete ainda que a latência dos seus chips é até 10 vezes menor que o das memórias DRAM, e o facto que os criadores afirmam que a vida útil destes chips é 4.000 vezes superior à dos chips de NAND Flash.
Seria algo de fabuloso, uma memória com a capacidade de resposta de uma DRAM; mas capaz de armazenar informações durante mais de 1.000 anos.
Ah sim, e estas memórias seriam igualmente fabulosas para sistemas portáteis, ou consolas, pois é afirmado que os chips UltraRAM consomem 100 vezes menos energia do que a DRAM fabricada na mesma litografia. No entanto aqui separamos este ponto dos de cima pois atualmente estes chips estão a ser fabricados num processo de 20 nm, o que diga-se é algo arcaico nos dias atuais.
E aí, muita parra e pouca uva? Ou dá pra levar a sério o negócio, porque essa conversa, assim como a do carro voador é antiga…
Parece o conceito de RAMdisk. Exceto que neste uma corrente de 1.3 a 1.5 volts precisa ser ininterrupta para se manter os dados.
A RAM é centenas de vezes mais veloz que qualquer SSD que existe, especialmente na maior fraqueza deles que é velocidade de leitura e gravação aleatórios.
No pool de memoria tudo é gravado e lido em hash table (um dos algoritmos de busca mais velozes que possuimos ). Nao necessariamente digamos um video de 10 segundos está sequencial na ram, pode estar cada segundo em qualquer lugar com um ponteiro apontando a sequência do vídeo.
Edit Só mais uma observação, pela maior proximidade de barramento do processador e da GPU. Suas latências são realmente menores. Mais uma coisa que soma a sua velocidade.
A Sony tinha ReRAM
https://www.rram-info.com/sony-aims-commercialize-128gb-and-256gb-reram-drives-2020
a previsão era lançar em 2020…
off topic para nós brasileiros.
Ms informou via (the enemy) que o Xbox series S sofreu uma alteração no preço. de 2.649 para 3.599.
Só eu que achei esse aumento extremanente exagerado?
Certamente mais alguma medida amiga do consumidor.
Tá o preço do PS5 digital por um console notoriamente inferior. Vi fotos aqui(twitter) que estão fazendo queima de jogos mídia física de Xbox por cerca de 19,90 reais no que parece ser uma grande lojista, pra os colegas de Portugal terem noção, algo equivalente a menos de 4 euros em valores atuais. Detalha adicional, recentemente parou de fabricar mídia física por aqui. Tudo medida pró-consumidor!
onde que é essa queima? Quem saiba compre alguns para o One
Americanas
Acredito ser nas americanas, vou ver se acho aqui novamente, vi alguém no twitter falando.
é lá mesmo, infelizmente não vou passar perto de uma no dia de hoje, senão aproveitaria e pegava algo para o Xbox One
https://youtu.be/fwM7SInR0Hs?si=gIXyv7tRWNDmduFT
Só não vejam o trecho em 6:05
Jogo m****! Lol
Eu espero que seja só a ms não sendo pro consumidor e não seja um aumento futuro no setor de eletronicos do brasil.
Visto que o país não passa por um momento onde o governo atual só aumenta impostos e não corta gastos.
Espero qe não sejam questões tributárias ou um aumento do dólar que a empresa já sabe que virá… esse pessoal tem informações privilegiadas…
Se for devido cotação do dólar não faz sentido pois o real está sempre na faixa dos 5 reais, alguns dias abaixo, alguns dias um pouco acima. é só ver se a Sony aumenta também…..estava a lembrar que planejava pegar o PSVR2 esse ano…
lembra quando a MS tentou enfiar aumento de preço da Gold, para o DOBRO do valor original?
Eles tentaram isso no EUA, deu maior backslash entre os fanboys do xbox, o aumento foi divulgado “organicamente” para chegar primeiro entre os fanboys do xbox e testar a reação deles… como até eles reclamaram, a MS voltou atrás.
Acredito que esse aumento do SS é “laboratório” no BR, para ver como a “gritaria de internet” se comporta, já que a MS dá tanto valor a “circo na internet”… Ver como os fanboys do xbox BR se comportam
Se colar esse aumento de preço, os fanboys defenderem, inclusive os fanboys do EUA; pode ter certeza que vai aumentar em todos os lugares… vai aumentar coisa de ~100 USD no EUA por exemplo.
É a conta das compras chegou
Agora o xbox deve estar tendo que andar com as próprias penas, Nadella já “deu” Activision e Bethesda para o xbox, agora o xbox tem que se virar e pagar as próprias contas.
Agora que compraram ABK podem simplesmente brincar com o preço do GP fácil fácil.
sei lá, por mim
Não gosto de COD
A Blizzard morreu no Diablo 2, depois virou “jogo de celular misturado com World of Warcraft”
Bethesda nunca soube conduzir Fallout, acertou sem querer com o New Vegas dado para a Obsidiam… destruiu a franquia transformado em “power armor igual Homem de Ferro” no FO4 e ai veio Fallout 76 que terminou de apodrecer a franquia
Com Starfield ela se provou parada no tempo e incapaz de inovar em nada… tão parada no tempo que até Loading da geração passada ela manteve
Por incrível que possa parecer, eu não perdi nada no playstation com as compras da MS… das franquias que eu gostava que a MS comprou, todas já estavam mortas a anos e não seriam ressuscitas pelos donos antigos e muito menos agora pelo Phill “nintendo não entende de consoles’ Spencer.
Tinha uma chance remota do Phill “dar” Fallout para a Obsidian e chamar uns 4 ou 5 caras do FO1 e 2… Mas o Phill nunca vai ter esse nível de competência
Imagine se o “ponto estelar” da carreira do Phill fosse lançar um RPG gigante, tipo baldurs Gate, com gráficos nova geração do Fallout?
NUNCA, é “comprar a nintendo” com dinheiro do “papai office e windows” o “ponto alto da carreira” para o Phill
Imagino que no pacote vem um Series X. Era 1400 reais ano passado.
Esses preço oficiais sempre são mais caros, mas não deixa de ser um belo aumento “oficial”.
Black friday está pertinho!!!!
É pode ser uma tentativa de vender o console pelo preço de atual… Vai saber, aqui a Black Fraude sempre foi a metade do triplo mesmo! Lol
Mario, vamos ter algum artigo sobre Alan Wake 2?
Sim… Sobre as performances no PC.
Ótimo. Aguardando.
Devo testar hoje ou segunda. Mas pelo que vi até agora, as pessoas tem que entender que estamos em uma nova geração. GPUs com mais de 7 anos terão problemas e as demais terão performance adequada com seu desempenho. Além disso, RT e path tracing ainda são muito pesados. Não dá para ter tudo e não abrir mão de resolução ou fps.
Path tracing é pesado…
Esse path tracing é pesado mais achei bonito pra caramba.
Pois é. Eu TB queria testar o jogo. Parece muito bem feito e bonito.
Eu estava jogando ontem a noite e é um jogo notavelmente de nova geração, por vezes eu fiquei olhando o cenário e por vezes me confundi com um filme, estou jogando no Ps5 no modo qualidade.
Porém tem algumas coisas que notei que podem ser melhoradas, como:
-Os reflexos são muito granulados e acabam contrastando com o resto do jogo, fora que em algumas cenas eles não existem e isso acaba tirando um pouco da imersão.
-Eu notei em um parte no início que é na floresta ao entardecer, uma coisa que eu achei ser micro-stuterrings
-Uma coisa que foi a que mais me gerou incomodo foi o shimmering causado pelo FSR 2 que tem honestamente uma qualidade bem ruim comparado ao DLSS que não sofre do mesmo.
-Pude notar também objetos aparecendo bem próximo ao jogador, no caso acho que seria o LOD de algumas coisas.
Certamente são pontos a ser melhorados e espero que lancem patchs, mas mesmo assim o jogo é incrivelmente bonito e atmosférico, esta valendo a pena os 10 anos de espera pela sequência.
Edit rápido: Esqueci de falar sobre transições de cenário feitas de forma quase instantânea a qualquer momento do jogo ao apertar o touch-pad.