O ultimo relatório financeiro da Microsoft mostra uma realidade que sempre se tentou escamotear. E que é que a Xbox estaria mal se não adquirisse a Activision.
O ultimo relatório financeiro da Microsoft, na parte referente á Xbox, é um misto de informações, sendo que, apesar do resultado final parecer positivo, o relatório mostra como as coisas estavam muito, muito mal na Xbox, e como a compra da Activision era basicamente um “do or die” para a divisão.
Vamos ver os resultados anunciados, mas vamos primeiro contar a coisa como a Microsoft a tenta maquiar e, depois ver a realidade, com a apresentação das receitas que vieram da Xbox, e as que vieram da Activision.
Na parte contada pela Microsoft e que podemos ver nas parangonas das notícias, o cenário está muito maquiado. Será de referir que o que a Microsoft refere são efetivamente os resultados finais, pelo que estes valores não deixam de ser reais. Apenas que eles não mostram a realidade toda da situação. Vamos ver!
- A receita do Gaming aumentou 44% ano após ano.
- A receita dos conteúdos Xbox e serviços cresceu 61% ano após ano.
- A receita das vendas de hardware desceram 42% ano após ano.
- A Xbox tem agora 500 milhões de utilizadores ativos nos seus serviços.
Vamos então agora ver cada um dos casos de cima, mas não de forma tão simples e fria como a Microsoft a pinta, e vendo o que deriva da Xbox e o que vem da Activision:
- A receita do Gaming aumentou 44% ano após ano.
NOTA: Todos os dados deste artigo são públicos, e vieram de fontes oficiais. As incongruências aqui detectadas foram igualmente vistas e referidas por diversas outras fontes.
O crescimento é assinalável, e de 44%. Até aí nada a dizer! A questão é que a Activision trouxe um crescimento de receita de 48%, um valor superior ao anunciado, e isso quer dizer que o que já existia da divisão XBox contribuiu com uma quebra de 4% na receita global de Gaming! Ou seja, sem a Activision tinha havido retração!
Outra coisa que fica por dizer é que, com as empresas separadas, no ano passado, a soma das receitas das duas era maior à que a Xbox teve este ano em 12%, tendo por isso havido uma queda na receita global das duas empresas de 12%.
- A receita dos conteúdos Xbox e serviços cresceu 61% ano após ano.
Mais uma vez estes números não contam toda a história. Porque desses 61%, 58% derivaram da Activision, o que implica que o crescimento da Xbox neste campo, se não fosse a Activision, teria sido de apenas 3%.
- A receita das vendas de hardware desceram 42% ano após ano.
Pouco a dizer aqui. Esta parte mostra uma realidade impossível de se esconder: As vendas de consolas continuam em queda acelerada, e a consola arrisca-se a perder totalmente a sua relevância.
Estes três pontos de cima mostram uma realidade: Sem a Activision a divisão Xbox estaria com sérios problemas. E perante os investidores o seu futuro poderia estar em causa. Algo que, mesmo assim, não deixa de poder estar em cima da mesma, e isso porque, a Activision, que trouxe a receita do Gaming e o grosso da receita dos conteúdos Xbox e serviços, na realidade deu prejuízo.
A questão é que a Activision não nasceu ali, e tem de ser paga… e esse custo é retirado mensalmente das contas da divisão, sendo que as receitas geradas pela Activison não chegaram para se pagar, obrigando a Microsoft a ter de despender 570 milhões. Basicamente esse foi o valor do prejuízo trazido pela Activision.
Eis a tabela oficial onde a Microsoft mostra isso mesmo:
O engraçado de tudo isto é que com a Xbox a fazer cair uma das fontes de receita e a apenas ter tido um contributo de 3% no outro, com a Activision, que foi quem gerou a receita, a dar um prejuízo de 570 milhões, as contas da Xbox terão ficado negativas. E o que leva a pensar isso é que a Microsoft esconde a realidade da Xbox neste texto engraçado que coloca no relatório:
Basicamente quando é para falar da receita líquida da divisão, a Microsoft diz que os valores… não estão disponíveis.
No meio de tudo isto, o lado bom parece ser a declaração de Satya Nadella, que refere:
- A Xbox tem agora 500 milhões de utilizadores ativos nos seus serviços.
Satya parece que bebe do mesmo copo que Phil Spencer, pois gosta bastante de introduzir dados que sempre existiram em alturas que as coisas podem soar a menos boas, de forma a tentar amenizar a situação.
E sim, a Xbox poderá ter 500 milhões de utilizadores ativos nos seus serviços. Mas será que o crescimento veio de agora? E melhor ainda, foi mesmo um crescimento?
Eis o que a Activision reportava em 2022:
Em Junho de 2022 a Activision reportava 361 milhões de utilizadores, e em Janeiro de 2024 a Mojang reportava um total de 166 milhões de MAUs nos seus servidores. Temos tambem que a Xbox reportou a 24 de Janeiro de 2023 um total de 120 milhões de MAUs.
Ora os números da Mojang não é suposto incluírem os da Xbox, apesar que os da Xbox poderiam incluir os da Mojang. É uma incongruência que não se percebe pois os números da Xbox são menores que os da Mojang.
Agora a realidade é que dos 500 milhões de utilizadores, pelo menos 361 milhões são da Activision! Logo restam 139 milhões! E sendo este número menor que os 166 milhões anunciados pela Mojang há aqui uma incongruência de números. Uma situação que, em conjunto com os prejuízos, está a causar algum sururu entre os investidores.
it’s very rare to see investors ask about Xbox during Microsoft’s earnings calls, but BMO’s Keith Bachman did last night. The answer is interesting from Microsoft CEO Satya Nadella, as he mentions a bigger focus on PC gaming, as well as excitement around bringing Xbox Cloud… pic.twitter.com/Gu3lP0Jcsp
— Tom Warren (@tomwarren) July 31, 2024
Toda gestão do Xbox foi um completo fracasso até agora. A dúvida é qual o caminho vão seguir no futuro. Ao que parece, vão focar em serviços e abandonar de vez o console. O problema é que essa abordagem nunca se pagará. Vamos ver quanto tempo vai levar até perceberem isso.
A MS é assim, ou impõe seu jeito ou se fará de vítima do sistema. Uma pena que enterrará muita coisa da história da indústria nessa, provavelmente a divisão de games, num futuro não muito distante, se sustentará com jogos de celular feitos por IA.
naquele podcast tosco de controle de danos para os fanboys dos jogos do xbox no PS5 do nada o Phill foi lá garantir que o xbox não iria fechar com os servidores sendo desligados e todo mundo perdendo todo o conteúdo comprado na Live.
Como ninguém tinha falado isso com certeza foi discussão interna na MS do que fazer com o xbox.
“fecha o xbox todo os servidores da Live e fica somente Activision e Bethesda”
Provável que o prazo de 2027 ainda esteja valendo para o Phill e sua trupe, so que agora quem fiscaliza é o CFO… Ou seja, não tem mais “visão” ou “master plan de 100 milhões de assinantes do GP e 2 bilhões de xcloud no celular”
Agora com o CFO é “lucro até 2027” e a partir de agora “vai ter que se sustentar com as próprias pernas”
A retração no próximo ano fiscal vai ser de arrancar os cabelos.
Se os acionistas da MS aceitam o relatório sem algum questionamento eu não sei. O mais triste vai ser ver muitos “investidores” de gamepass comemorando os 500 milhões de utilizadores ativos como um grande sucesso que vai garantir o futuro do seu xbox.
Microsoft é uma máquina de geração de caixa. Enquanto o Nadella estiver disposto a segurar o Xbox, nenhum investidor vai questionar. Ele tem muito crédito com o mercado.
É por causa de artigos destes que eu fico feliz que a PCManias exista, tu desmontas o circo como ninguém Mário.
Pelo andar da carruagem, com a ABK a dar uma ajuda à Xbox, não estou a ver como é que aqueles 68 bilions mais impostos, se vão pagar, isto se a fabulosa gestão da Xbox não fizer das suas na ABK, e arruinar a companhia como fez com outras companhias.
Uma coisa é certa, se a ABK cai, a Xbox cai, agora resta observar como é que a gestão da ABK será feita, digamos que o historial não é o melhor.
500 milhões de “usuários ativos”
(ninguém sabe se conta até quando vc abre paciência no PC do trabalho e quem baixou candy crush no celular e jogou uma vez na vida por 10min)
Cada um desses usuários precisa dar lucro liquido de 200 USD para pagar pelas compras e só ai depois começa a contar como Lucro para a MS.
Isso é considerando a métrica de sucesso que o Nadella largou para os acionistas
Bom, 2027 está chegando e o Phill Sperança está desaparecido desde aquele circo na IGN sendo entrevistado pelo fanboy amestreado ou astroturfing (deve ser as duas coisas) onde pagavam a plateia para aplaudir até quando o Phill falava do fechamento da Tango
Pelo silêncio do Phill, Nadella mandou ele calar a boca… graças a deus, menos um abobalhado para poluir e gerar ruído nas comunicações sobre vídeo games na internet.
Estamos a falar de utilizador mensais ativos. Esses não abrem e jogoam 10 minutos. São médias mensais.
https://www.gamefile.news/p/bungies-deep-job-cuts-were-in-the
Off: Sony se desesperou por nada e fez o negócio do século.
Pois não é. Culpa dos “acionistas”, inda bem que os “acionistas” já saíram! Lol
Só não fico tão preocupado porque a Sony vive jogando dinheiro fora com alguns filmes que ninguém quer.
Era dinheiro que dava pra comprar 10 estúdios menores ou mesmo tocar 10 5 jogos AAA.
De qualquer forma, tem o peso do nome Bungie, uma boa engine de multiplayer, funcionários com expertise… Mas que não valia nem 1bi, não valia nem a pau!
A Sony precisava diversificar. Ainda mais depois da Microsoft varrendo em aquisições. Tinha que se defender e comprou a galera que tem um know-how absurdo pra multiplayer. Quem se perdeu aí na aquisição foram os CEOs da Bungie e eu acho que a Sony deve assumir o controle total da gerência do Studio… Ainda mais depois desses absurdos todos que fizeram com o dinheiro.
Foi uma medida insensa e cara. Fora que a “diversidade” trazida é um jogo só. Gastaram muito dinheiro para agradar a um público que nem é o dela, e numa empresa com uma única IP desgastada pelo tempo com um modelo de negócios que pode dar um prejuízo maiores que jogos comuns e requer esforço continuado eterno.
Foi um investimento péssimo mesmo. De início eu achei que seria bom visto que faltava gente com xp em fps.
Negócio agora ao meu ver é mudar a estratégia e mostrar o que vem pro futuro pq essa compra e os investimentos em gaas atrasou tudo. Os clientes não podem ficar as cegas.
Eu entendo que a MS quis abocanhar o gênero dos fps e que a Sony quis a Bungie que tem bom respaldo no gênero. Porém, foi muito dinheiro pelo que valia. E sem a bungie entregar outras IPs de peso, e ficar nessa de Destiny infinitamente, não acho que valem muita coisa, principalmente quando se fala de diversidade de jogos.