Ultimas atualizações ao Unreal Engine permitem que o jogo corra a 60 fps com o Lumen ativado numa consola PS5, usando aceleração RT por hardware.

O Unreal Engine está em constante atualização. Agora a Epic tem-se concentrado em otimizar as performances do motor para a consola?

A Epic fez mais uma apresentação do seu motor, e mais uma vez, usou a Playstation 5 na mesma.

Todos nos devemos recordar da apresentação realizada em 2020 onde a PS5 foi a consola escolhida. Ali viamos um jogo a 144o nativos, correndo a 30 fps, com o Lumen a ser executado por software.

Apesar de ser uma demo impressionante, que vimos refletida na Demo Matrix lançada pela EPIC; a realidade é que outros jogos que usaram o motor, e que não otimizam ao mesmo nível da EPIC, mostraram dificuldades em manter performances nas consolas. E nesse sentido a Epic trabalha agora para melhorar as performances nas mesmas.



Nesse sentido, nesta apresentação denominada Megalights, a EPIC veio mostrar as optimizações que fez ao motor, usando mais uma vez uma PS4, correndo a uma resolução não anunciada (e que a compressão dos videos de Youtube não deixam medir, apesar de ser notório que a definição gráfica existe), a 60 fps, com milhões de fontes de luz independentes no écran (Daí o uso do Mega).

A Epic refere que, com as melhorias realizadas, o Lumen ocupa agora menos de 2 ms de tempo de render. No entanto não deixa de afirmar que esta é ainda uma versão prematura das alterações que está a fazer ao motor, e que este está longe de atingir as optimizações máximas. Refere ainda que, uma vez a optimização completa, a Epic espera tem um tempo de rendering nas consolas que permite o uso do Lumen em jogos que se proponham alcançar os 120 fps. Talvez uma forma mais simpática de se dizer que a Epic acredita poder reduzir o tempo de rendering para 1ms.

Eis o video do que foi apresentado a 4K 60 fps.



Subscreva
Notify of
guest
25 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
José Galvão
José Galvão
14 de Outubro de 2024 9:48

Recentemente disseste que o motor tinha dificuldades em alcançar os 60fps, dai a necessidade desta atualização, mas a minha pergunta é, uma optimização destas só agora, a mais de metade da geração, é que está a começar a ser implementada?

Juca
Juca
Responder a  José Galvão
14 de Outubro de 2024 10:15

A Epic não tem esse compromisso com a geração de consoles e sim, apenas com a “geração” de sua própria engine de jogos, no mais, os consoles se rezumiam a 30fps base, e foi assim que foi mostrada a coisa. Eu compreendo a frustração, mas por isso as engines vão se aprimorando com o tempo. Daqui 2 a 3 anos é que veremos os resultados das mudanças apresentadas de agora.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
14 de Outubro de 2024 13:42

Se fosse verdade isso da Epic não ter compromisso com gerações de consoles, não estaria ela lançando engine nova em toda geração de consoles e ter escolhido o Ps5 pra apresentar o motor gráfico, além de mostrar uma tech demo de matrix rodando no Ps5 superior ao PC em tudo, inclusive texturas, geometria, reflexos.

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
14 de Outubro de 2024 23:06

José, usar de parcerias ou oportunidade de holofotes em um certo momento para promover seus produtos não é o mesmo que fazer o seu produto em função de um único parceiro ou de uma única plataforms. Unreal Existe desde 1998, foi criada pensando em shooters para PC, e seus lançamentos foram 1 em 98, a 2 em 2001, a 3 em 2004, a 4 em 2014 e a 5 agora em 2022. E praticamente a única que coincidiu com nova geração de consoles foi a de 2014. Acredito que a Engine, que é muitiplataforma tenha muito mais clientes no PC, já que não se exige dev kit pago pra desenvolver jogo por lá, diferente de nos consoles, tendo ainda um público muito mais aberto aos jogos de pequenos desenvolvedores.

Deto
Deto
Responder a  Juca
14 de Outubro de 2024 13:59

Não te esquece que o pessoal lá da EPIC falou que reescreveu um monte da engine para usar o SSD do PS5.

Juca
Juca
Responder a  Deto
14 de Outubro de 2024 23:07

É parceria Deto, e a Sony é acionista na Epic. No mais, é só oportunidade de promover a engine. Como agora com o Megalights.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Juca
14 de Outubro de 2024 20:45

Não é isso que eu tenho visto, o Unreal Engine, à semelhança das consolas, começa o seu desenvolvimento anos antes da próxima geração, o UE3 já estava em uso no Gears of War, ainda a PS3 não estava na Europa.
O UE4 ficou disponível meros meses depois da PS4 sair, da mesma forma que a PS5.
O problema do UE5 a meu ver, é que está muito menos desenvolvido do que os anteriores no mesmo periodo de tempo.

Hennan
Hennan
Responder a  José Galvão
14 de Outubro de 2024 21:12

Não acho que o problema seja a engine. Se fosse o caso, os problemas seriam localizados. Mas podemos contar nos dedos os games que saem de forma satisfatória, seja na unreal ou engine proprietária. De memória, o único game que joguei esse ano e se mostrou tecnicamente sem problemas rodando a 60fps foi o Granblue.
Elden ring adicionou até um golpe novo no boss final, o stuttering. Foi tanta reclamação que reduziram os efeitos especiais, só não sei se resolveu o problema.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  José Galvão
14 de Outubro de 2024 21:32

José o seu comentário me fez lembrar de um vídeo que assisti há algum tempo atrás de um Dev que tem mais de mil horas de trabalho na Unreal 5.

No vídeo ele fala que o maior problema a Unreal 5 é o nanite, onde ao ativar as performances caem bruscamente por causa dos draw calls excessivos que a Engine faz.

Vou procurar o vídeo e se achar posto aqui.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Outubro de 2024 23:10

Pelo que me lembro, e posso estar enganado, o problema do Nanite era na hora das colisões, que precisava transformar tudo pra poder deformar. Daí os Slowdowns no Matrix quando tinham colisões.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Outubro de 2024 2:42

Achei o vídeo depois de muita busca kkkkkk

https://www.youtube.com/watch?v=SKG8HzXJZt4

Apesar dele não ser um grande developer ou ter um super pc, achei que as coisas que ele fala são bem factíveis.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
14 de Outubro de 2024 11:06

Provavelmente a RAGE 9 vai colocar a UE5 no bolso kkk

Hennan
Hennan
14 de Outubro de 2024 11:22

Vamos ver na prática. A unreal 5 foi uma grande evolução. Facilitou muito o desenvolvimento e permitiu que estúdios menores entregassem um grafismo antes só visto nas gigantes da indústria. Por outro lado, a unreal é tudo menos leve. E otimizar pelo visto dá mais trabalho do que os estúdios estão dispostos a realizar.

Sparrow81
Sparrow81
14 de Outubro de 2024 11:33

A engine que vai realmente ficar pronta no fim da geração para que ela foi desenvolvida. Piada!

Sparrow81
Sparrow81
14 de Outubro de 2024 17:50

OFF – Rumor forte que sairá um remake de Halo CE e que irá estar no Playstation também. Detalhe que quem falou isso é um cara que tem 100% de acerto em rumores anteriores, inclusive que Halo ia mudar de motor gráfico pra UE5.

Hennan
Hennan
Responder a  Sparrow81
14 de Outubro de 2024 18:04

Se vão fazer um remake, tem que sair no playstation. Agora me preocupa quão jogável é Halo atualmente. Até o Reach, Halo era o suprassumo do FPS. Mas após 14 anos, o game ficou completamente ultrapassado. Vão refazer tudo e são capazes de entregar um bom FPS hoje? Só o tempo dirá.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Hennan
14 de Outubro de 2024 23:12

É ultrapassado, foi bom naquele tempo mas não funciona mais pra hoje em dia, o mesmo acontece comigo com o Gran turismo que eu joguei muito no passado mas hoje o GT7 me dá um sono inacreditável, compensa infinitamente ir jogar um Forza Horizon que será muito mais satisfatório

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Zidane
14 de Outubro de 2024 23:46

Mas GT7 e Forza Horizon são propostas totalmente diferentes. Nem da pra comparar. Quem curte mesmo automobilismo vai de GT7 e Forza Horizon seria um game apenas de passa tempo.

Hennan
Hennan
14 de Outubro de 2024 18:00

Off: The Ys X: Nordics PC Optimization Journey :: Ys X: Nordics Eventos e anúncios (steamcommunity.com)
Achei muito interessante esse artigo mostrando como otimizaram a performance do jogo. Seria interessante se mais desenvolvedores fizessem o mesmo.

Hiago
Hiago
15 de Outubro de 2024 0:49

Ps5 não parece muito promissor como essa notícia da a entender, esse aqui já deve ser o quarto ou quinto jogo que eu vejo o PS5 sofrendo para rodar. Particularmente acho o processador do PS5 uma tremenda decepção, cada vez que a geração avança fica mais evidente. https://youtu.be/flpepA71qDQ?si=BW3wPsfm6hHYKkkk

error: Conteúdo protegido
25
0
Queríamos ouvir a tua opinião. Comenta!x