Tudo o que há a dizer sobre a PS5 Pro

Neste artigo abordo várias temáticas sobre a PS5 Pro, e o futuro das consolas e da Sony.

Bem, antes de começar este artigo devo deixar claro que o mesmo é apenas uma análise do mercado feita por mim. Nesse sentido este artigo deverá ser entendido como de opinião, sendo que apenas o escrevo pelo facto de o meu histórico de análises ser bastante assertivo. No entanto, assertivo ou não, não sou bruxo, motivo pelo qual o que digo não pode ser encarado como uma verdade ou realidade.

O preço

Não posso deixar de dizer que estou chocado com o preço da PS5 Pro. Vamo-nos deixar de rodeios, e falar abertamente daquilo que é o custo real da consola na Europa. E esse não é os misericordiosos 799.99, o numero milagroso que faz parecer que estamos a gastar apenas 700 euros, mas sim 800 euros. E isto é pela versão digital, pois o preço real da PS5, na versão da consola que mais vende, e que, consequentemente, a maior parte das pessoas possui ou quer possuir, custa nada mais, nada menos que 920 euros. Este é o real custo para quem possui versões físicas dos jogos, e as pretende manter, tendo de adquirir a consola com o leitor de BD vendido à parte que custa 120 euros em Portugal.

920 euros é um real absurdo. Uma aberração. E maior se torna tendo em conta que a esperança média de vida para esta consola é de apenas 4 anos.

Acima de tudo há que se perceber que esta não é uma consola de nova geração. Ou seja ela não se destina a correr jogos melhores, mas sim a correr melhor os jogos. Parece apenas uma troca de ordem das palavras, mas é uma que faz toda a diferença. Porque o primeiro caso implica mundos mais complexos, maiores, com melhor IA, física, interação texturas, e outros, e o segundo apenas implica melhorias na resolução, fps e quantidade de ray tracing.



E pensando que esta é uma consola que não traz verdadeiramente nada que não vejamos na base, e destinada a durar, de forma garantida e com total suporte, apenas 4 anos, o preço ainda se torna mais chocante.

Mas há algo mais que não posso deixar de referir no tocante ao preço:

A PS4 foi lançada a 399.99 dólares… e a 399.99 euros.
A PS4 Pro foi lançada a 399.99 dólares… e a 399.99 euros.
A PS5 digital foi lançada a 399.99 dólares… e a 399.99 euros.
A PS5 Pro digital vai ser lançada a 699.99 dólares… e a 799.99 euros!

Mas que raio é isto? O Euro está a 1,10 dólares, ou seja, vale mais do que o dólar, e nesse sentido não há justificação do lado do Euro para o custo ser maior. E mesmo o argumento de que o problema é que o dólar está mais fraco não cola, pois o dolar antes valia ainda menos face ao Euro. Estão a gozar com os europeus?

O PS VR 2 foi dos primeiros exemplos de que os Europeus são vistos como um mercado para se extorquir, sendo lançado a 549.99$ e a 599.99€. E chocou ainda mais quando sofreu um desconto de 200 dólares nos EUA que não se aplicou à Europa.

A Sony deve estar a brincar com o mercado Europeu… Só pode! Seremos por acaso clientes de segunda? Mas que raio de abuso é este?



A realidade atual da consola

A Sony parece esquecer-se de realidades que atualmente rodeiam a sua consola. Vamos ver algumas:

A falta de jogos da Sony

A primeira é a grande falta de jogos que explorem a PS5 convenientemente. A geração está a meio e ainda não vimos um único jogo de nova geração completamente optimizado para a consola.

Os fans queixam-se disso, que ainda não viram a sua consola devidamente explorada, e isso até tem levado muitos a virem publicamente dizer que uma Pro seria uma consola dispensável. Pessoalmente não vejo a coisa assim uma vez que vejo a PS5 a lutar para conseguir performances decentes com resoluções decentes nos jogos que tem saído. E nesse sentido uma consola que aliviasse um pouco esse aperto seria bem vinda.

No entanro concordo que a geração está a explorar muito mal o hardware da PS5 existente! E nesse sentido não posso deixar de referir que não estranho que a PS5 esteja com quebras de vendas e a vender abaixo das expectativas da Sony. Porque como sempre entendi, sem jogos, não há venda de consolas!

A perda de exclusivos para o PC

Apesar de a Sony manter os exclusivos na sua consola por dois anos, e nem sequer garantir que todos os jogos passem para o PC, a realidade é que estes tem passado. Demoram dois anos mas tem passado! E isso quer dizer que os exclusivos já não tem o peso que tinham, sendo apenas trunfos com limite de tempo.



Se tomarmos em conta que a Xbox também coloca os jogos no PC, isto dá ao PC um trunfo enorme, pois este tem diversos exclusivos só seus, mas depois recebe os jogos da Xbox e da Playstation. Basicamente o PC, apesar do seu maior custo, oferece quase o mesmo que a compra simultânea da Ps5 mais a Xbox series X, acrescido dos exclusivos de jogos só seus que não saem nas consolas.

O PC oferece ainda emuladores diversos e toda uma oferta retro não disponível nas outras plataformas.

O custo face ao PC

Apesar de diversas situações que separam a consola de um PC, um ponto que sempre foi uma realidade é que a consola sempre teve um menor custo.

Mas uma PS5 Pro custa 920 euros, e isso a é um valor muito próximo do que podemos encontrar num PC já com boas performances.

Se tomarmos em conta que no PC o acesso ao multijogador é livre e na consola não, começamos a ver num PC de 1300 euros, mesmo que não superior à Pro enormes vantagens. Até porque o preço dos jogos no PC pode chegar a ser metade do preço na consola.



E isto mostra bem como a Sony pensou mal o preço desta Pro.

A oportunidade perdida

Eu não sou analista de mercado, mas felizmente tenho conseguido, e muito bem, ver as coisas, e prever as coisas.

E o que vejo com a PS5 Pro foi uma oportunidade perdida!

Com o estado atual da Xbox, onde a consola quase não vende na Europa, onde os jogos não vendem na consola, e onde a Microsoft até se viu obrigada a lançar os seus jogos na Playstation para conseguir superar os custos dos seus estúdios, a Sony tinha na PS5 Pro a oportunidade ideal para dar a estocada de morte na Xbox.

Com o GTA VI à porta, uma PS5 Pro a um preço aceitável faria a consola vender como pipocas no cinema. A consola venderia, o número de utilizadores da PS5 subiria, roubando mercado à concorrência, a consola seria a melhor de todas para se jogar, venderia jogos, que por sua vez fariam receita, venderia serviços, que fariam receita, e venderia periféricos, que gerariam receita. Basicamente aplicada aqui a formula de sempre, one a empresa que vende a consola perde dinheiro na mesma, mais do que nunca via aqui uma oportunidade não só de o recuperar, como de firmar os pés num futuro seguro para a Sony.



O que a Sony fez foi exatamente o contrário, e segundo algumas fontes a Sony optou por não subsidiar nada da PS5 Pro, o que implica que a totalidade do custo cai sobre o comprador. E com isto colocou-se numa posição de fragilidade.

O que eu vejo aqui é uma oportunidade de ouro para a Microsoft! Eis o que eu faria se estivesse no comando da Xbox e que entendo seria um golpe na Sony que a poderia deitar abaixo.

Aproveitando o facto de não ter lançado nenhuma consola de meio de geração, começaria por encurtar a atual geração para 6 anos , lançando-a em 2026. Criaria uma consola de nova geração para um custo de 1100 euros, e subsidiava a mesma em 100 euros, lançando-a assim a 999.99.

A consola, de nova geração e como tal muito mais potente que a PS5 Pro, custaria penas mais 80 euros, tornando-se assim uma proposta que, apesar de poder não agradar a todos pelo valor alto, seria irrecusável a quem o pretender pagar!

Mas não seria só isto que eu faria. Entraria em contacto com a Rockstar e pagava para adiar o GTA V para 2026, altura em que já tivesse a minha consola pronta. Isso garantir-me ia a melhor consola no mercado para o jogo, e garantir-me-ia igualmente vendas gigantes, bem como a conquista da quota de mercado que à tantos anos a Microsoft procura.



Sinceramente, a Sony colocou-se a jeito. Para poupar uns cobres pode ter cometido um erro fatal.

Divagações

Uma consola e um PC não são a mesma coisa. Eu que o diga que já tenho o PC com a 4070 da NVIDIA necessária para se equivaler à Pro, e mesmo assim estava interessando na Pro pois prefiro jogar na PS5. Mas a realidade é que, comodismos à parte, com preços equivalentes o PC torna-se preferível para muitos.

A Sony, com esta atitude, abriu a porta para consolas caras. A Microsoft colocar uma consola a 1000 euros não chocará tanto em 2026 como PS5 Pro a 920 em 2024, especialmente por ser de nova geração. Perdeu aqui igualmente uma oportunidade de ouro de se cimentar no mercado e roubar utilizadores à Xbox, bem como de cativar o mercado que já tem. A consola deveria custar 699.99 em todo o mundo, e isso as pessoas compreenderiam. Quando muito, poderiam esticar a corda e levar 749.99 com o leitor de BD.  Mas 800 sem leitor atirando o custo para os 920 euros, é um tiro no pé de todo o tamanho, e a meu ver, uma perda de uma oportunidade de ouro de conquistar o mercado da concorrência.

Mas uma outra nota. Se viram a apresentação viram o Mark Cerny a mostrar alguns vídeos onde se percebia uma aparente melhoria de performance e de resolução. E ok, sou o primeiro a dizer que isso é relevante! Mas mais relevante era ver-se jogos que correm com maus fotogramas na PS5 a terem a situação resolvida na PS5 Pro, algo que não foi mostrado. E quando a apresentação começa a referir que 75% dos jogadores PS5 não se importa em cortar a qualidade gráfica para obter mais fotogramas, optando pelo modo performance em vez do fidelidade, fazer uma apresentação onde o principal foco é no aumento da qualidade gráfica e não nos fotogramas é algo que considero… ridículo!

E esta é a Sony que temos atualmente. Que nos retira exclusivos, que não entrega jogos, que carrega nos preços, e que trata os Europeus como “vacas leiteiras”.



Será que esta Sony nos merece consideração? Não creio, quanto mais não seja porque se a PS5 Pro vender, ela abre o precedente para futuras consolas a elevados preços, algo que era um cuidado na concepção das consolas dada a ideia que com elevados preços a mesma não venderia. E isso é preocupante para o futuro!

 



65 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
12 de Setembro de 2024 8:25

É Mário, e você ainda esqueceu da base, porque essa Pro vai vir sem a base, o que vai fazer 800+120+30=950 euros, literalmente 1000 euros. A Sony quer extorquir o povo europeu porque viu que aqui ele não tem concorrência! Só pode ser isso, resta agora ao povo Europeu dar o sinal negativo, coisa que duvido que aconteça, más pronto.

Uma coisa eu tenho certeza, está é a última geração de consolas como conhecemos até então, se tiver uma próxima, a próxima morre muito rapidamente. O que sempre fez um consola destacar face a concorrência e Pc, sempre foram os seus exclusivos, coisa que literalmente acabou tirando a Nintendo, e o seu preço, coisa que a Pro veio mudar o paradigma. Depois ter uma consola cara e não garantir que vai fazer 4k com 60fps constantemente, já vi ontem na eurosonynews que a pessoal a falar que muita coisa vai continuar nos 30 fps. Enfim uma vergonha, depoois mesmo a Ps5 slim cuusta ainda muito caro 550 euros passado 4 anos, ainda é de loucos, um dos motivos da Sony encalhar no futuro as suas vendas vai ser esse. Se levamos em conta a Ps4 slim com a mesma altura, nesta altura já se encontrava Ps4 por 300 euros ou 350, já não me lembro.

Sobre Xbox, não adianta eles lançar uma xbox utra mega power poderosa, quando eles deram cabo da essência de consola, uma xbox se atrativo de exclusivos realmente dela não, não ia vender muito, nesse sentido a malta ia preferir um PC. A Microsoft pra voltar outra vez pra este mercado tinham que mudar 360° na sua visão de negócio. Enfim, é com muita pena que digo que a Playstation hoje pra mim morreu.

Last edited 3 meses atrás by Daniel Cardoso
Antonio
Antonio
Responder a  Daniel Cardoso
12 de Setembro de 2024 10:47

O que nos vale ou não, é que vivemos na época do dito por não dito… acredito piamente que se vender mal ou pouca aceitação e com as acções a baixar , irão proceder a corte de preços e dizer que ouviram as críticas Bla Bla dos gamers e etc . Vamos ver.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Setembro de 2024 13:18

Estão errados.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Setembro de 2024 21:06

Kkkkk isso aí vai cair feio ainda, só esperar

Hennan
Hennan
12 de Setembro de 2024 9:54

Ainda é cedo, mas baseado nos poucos dados da apresentação da Sony. Estão ganhando dinheiro nesse console e não é pouco. Provavelmente estão cobrando pelo investimento em IA necessário para a implementação do PSSR.
Independete disso, a mensagem aqui é o mais preocupante. Aumento no controle, aumento no preço de jogos AA, aumento do console base em vários mercados. Aumento dos planos de assinatura, inclusive no mais básico. E agora com aumento significativo no upgrade de meia geração.
A Sony cujo foco era os fãs, na busca de ganhar mercado, morreu. Agora o foco é ganhar dinheiro.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
Responder a  Hennan
12 de Setembro de 2024 10:01

Falta saber se vão ter resultados. Más uma geração cheia de malucos em todo lado, já nada me surpreende. Da parte que me toca vou esperar pelas 50xx da nvidia e comprar um PC já montado com uma 5070 ou 5060. As consolas pra mim morreram.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Setembro de 2024 10:16

Eu vou abrir um pouco o cordão a bolsa. O máximo que tenciono pagar por um PC é 2000 euros.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Setembro de 2024 11:35

O problema é que eu não tenho PC. Se já tivesse, era mais barato fazer upgrade. Más eu literalmente vou começar do zero, por isso que tenciono ir até aos 2000 euros, porque tenciono ter um cpu que me de pra bastante tempo, onde o upgrade seja mais na gráfica no futuro.

Last edited 3 meses atrás by Daniel Cardoso
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Setembro de 2024 13:24

No Brasil dá pra montar um bom PC mid-gen por 7K (dobro do preço do PS5 digital, e provavelmento o preço do Pro aqui).
Digo, se não aloprar na placa mãe e processador, dá pra empurrar um computador com uma 4070s até.

Hennan
Hennan
Responder a  Daniel Cardoso
12 de Setembro de 2024 12:47

Pc aí é caro demais. Ano passado montei um com 7600 + x670 + 32gb ddr5 6400 + 4080 + ssd pcie 4.0 de 1tb + fonte de 850 gold + gabinete por menos de 1500 euros. Ontem projetei um com 4070 e 5500 custando cerca de 1000 euros. A vantagem é que vocês também recebem em euros.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
12 de Setembro de 2024 13:19

Vão ganhar, mas não meu! Lol
Só vão ver meu dinheiro agora pra exclusivos seletivos, e minha assinatura da plus não será renovada na próxima vez.

Chega de fazer biblioteca pra uma plataforma escro** dessas.

Last edited 3 meses atrás by Juca
Trevisan
Trevisan
12 de Setembro de 2024 10:28

Isso é literalmente um sintoma de mercado sem concorrência, ou concorrente nulo onde não consegue sequer competir. Sinônimo de vídeo game é Playstation diriam vários gajos, no entanto, hoje verificamos que empresa qualquer ela que seja só está a espreita de tirar a roupa de ovelha e ficar de vez como a forma de um lobo. Acredito que a Nintendo siga o que seria o mais “tradicional” no que tange o mercado console hoje, porém não se preocupa também na questão econômica pois reina absoluta no mundo “mobile”. E pensar que em 2000 tínhamos 4 empresa de consoles, mesmo a Sony tendo a liderança de mercado, mas havia competição. Hoje não existe, ela dita as regras e segue quem as quer. Uma pena, mas os consoles como os conhecemos morreram.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Trevisan
12 de Setembro de 2024 21:05

Acho uma pena mesmo é a Microsoft não vir com um Series X Pro a lá Scorpio pra amassar a Sony. Se for fazer um Pro, que faça direito então kkk
A cereja do bolo seria um subsídio agressivo ainda colocando um aparelho melhor e um pouco mais barato, talvez 50 dólares a menos… Queria ver o circo pegar fogo, mas o Batatinha S está deixando a vida meio complicada

Anibal
Anibal
12 de Setembro de 2024 11:04

Na verdade a ps5 pro é vendida em portugal por 650 euros. 650×1.23 = 799,5.

Nos USA temos de acrescentar a TAX de cada estado (media de 10%) aos 699 dollars.

Anibal
Anibal
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Setembro de 2024 11:56

Não é para justificar nada, é apenas para mencionar o facto de que a sony sempre vendeu (impostos excluidos) as consolas mais baratas na UE do que nos EUA.
Esse panorama está a mudar e o VR2 além do aumento de 50 euros na ps5 foram os primeiros passos.

Ou seja, as consolas sempre foram mais subsidiadas na UE do que nos EUA, e mesmo a ps5 pro continua a ser, embora menos.

700*1.23 = 861

Hennan
Hennan
Responder a  Anibal
12 de Setembro de 2024 13:03

Só uma dúvida, como é a incidência desse imposto? Porque você está colocando 23% sobre o valor vendido nos EUA. Já com lucro, logistica, margem da loja, etc.

Anibal
Anibal
Responder a  Hennan
12 de Setembro de 2024 14:33

É o IVA, imposto que em Portugal é de 23% sob o preço de venda final ao consumidor.
Até há establecimentos que indicam o preço+iva.

Ou seja a ps5 pro em portugal para ter um pvp (preço final de venda ao público) de 799 euros, as lojas têm de combrar 650 euros.

Já nos EUA as lojas cobram 699 e depois cada estado aplica a sua sales tax (o iva americano) que difere de estado para estado, o valor varia desde os 6% aos 10%. Ou seja, o pvp nos EUA andará entre os 740 e os 770.

Resumindo, apesar das ps5 pro ser mais cara em Portugal, por conta dos impostos as lojas vendem mais barato do que as lojas dos EUA. 699 vs 650.

Hennan
Hennan
Responder a  Anibal
12 de Setembro de 2024 17:17

Você esqueceu de um pequeno detalhe. O IVA é um imposto não cumulativo. Ou seja, você deduz o imposto pago durante a cadeia. Quando a loja compra da Sony, ela paga um IVA. Esse IVA pago é deduzido no que você pagou. Já a Sony quando compra os componentes do console também paga um IVA que é deduzido no IVA pago pela loja. Logo não dá para fazer esse calculo direto.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
12 de Setembro de 2024 11:17

Eu da minha parte, sendo que PC ainda não é solução, longe disso como é lógico, continuo na minha nada mudou.

Geração completa de FAT como sempre e feliz da vida, mantendo o meu hobby a preços aceitaveis com perfomance aceitavel baseado no historico das consolas. (se posso já amanhã comprar um pc topo de gama? Felizmente sim, absolutamente, mas claro que a relação finanças/entretenimento e também em termos práticos não faz sentido, nada se alterou neste aspecto).

Vou protestando conforme posso, com a carteira, espero que a Sony fique entalada e dê a volta á situação como historicamente tem feito, é aguardar não entrar em pânico nem ficar amuado, que o mercado (pessoal como eu) encarrega-se de colocar estas empresas no lugar, existem provas disso por todo o lado, eu levo sempre a minha vida com serenidade e positivismo, e é pá e tenho me saido extremamente bem! (não costumo abandonar o barco sem esgotar todas as possibilidades e muito menos sofro por antecipação, como alguns leitores que aparentemente já sabem o preço da PS6 baseado no ar ,rssssss)

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Setembro de 2024 11:54

Estou completamente de acordo Mário, e como consumidor agradeço-te e conto com a pressão da PCmanias e de todos os meios para dar a volta a este rumo.

Há que protestar fortemente!

Last edited 3 meses atrás by Alexandre Oliveira
Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Setembro de 2024 16:25

Concordo em partes. Acho que o PS5 PRO deveria “render” em traçados de raio o mesmo que uma 4090 para justificar esse preço; na minha opinião deveria manter o preço e aumentar o poder.

Agora não vejo para tanto a revolta, se o PS6 custar 800 euros ai em Portugal ai concordo 100% em boicote.

Ainda tenho a mesma opinião do Ybarra, a Sony tá com margem de lucro lá em cima no PS5 PRO pq não tem a menor intenção de subsidiar o upgrade de quem já tem o PS5 (eu tb acredito que a maioria do consumidor do PRO é entusiasta que JÁ tem o PS5 e vai trocar)

Ainda estou na postura “estou de olho” igual fiquei com os exclusivos no PC…

Estou de olho para ver se os exclusivos do PS5 vão ser comprometidos pelo PC e também se a Sony vai querer empurrar o novo padrão de 700USD 800 euros no console.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Deto
12 de Setembro de 2024 22:44

Olhando para esse seu comentário, devo me acalmar e estou na mesma. Vou aguardar o preço do Pro aqui no Brasil, que já é o mercado mais caro para se ter esse tipo de hobby. Mário reclamando do preço da Pro na Europa, deve nos achar um bando de otários. Em pensar que metade do preço de um console de R$3500,00 (Ps5 slim digital) é para o governo e maior que o salário médio das pessoas que compram consoles, que não deve passar de R$2500,00.. É, vivemos num país de merda!

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Alexandre Oliveira
12 de Setembro de 2024 11:51

PS: Caso realmente se concretize uma diferença brutal entre PS5 FAT e Pro como o pessoal mais pessimista argumenta, posso sempre vender a FAT e comprar uma Pro em promo ou usada, e continuo com a relação custo/beneficio muito mais vantajosa em relação ao PC para além de todas as vantagens já conhecidas.

Claro que até lá irá haver corte no preço da PRO, espero que a barracada seja tal que eles cortem logo preço.

Juca
Juca
Responder a  Alexandre Oliveira
12 de Setembro de 2024 13:31

Alexandre, resta saber é se vale a pena ficar comprando jogo e fortalecendo a biblioteca numa plataforma ordinária dessas, que não tarda, virá com o PS6 no preço que ela bem quiser, pois nos trata como “patos”.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Juca
12 de Setembro de 2024 13:48

Percebo Juca, mas no meu caso ficarei sempre com a biblioteca fisica e PS5 na minha colecção.

Será sempre um Win Win, os jogos são meus, não estou dependente de uma conta online ou de acionistas.

Até como investimento, a uns anos comprei duas Dreamcast completas com caixa por 30€, agora vejo á venda por 150€ e 200€, posso até deixar um arquivo bastante interessante para a minha filha ou netos.

Alguns jogos que tenho da Saturn já valem mais que AAA da PS5…os jogos das consolas são mais caros dizem….nahhh a que ter uma visão mais ampla.
Será sempre Win Win para mim.

Alias gostava de numa das Dreamcast colocar um GDEMU, sabes alguma coisa sobre isso? (se for possivel aqui na pagina, não sei se será considerado pirataria)

Last edited 3 meses atrás by Alexandre Oliveira
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
12 de Setembro de 2024 13:56

Ps6 no preço que ela quiser não vai acontecer. Vai ser subsidiada, se não vai flopar. O modelo pro se encaixa em mais ou menos 15% do mercado em relação a base. Ou seja, 85% ficarão no console base pelo custo X benefício e a Sony sabe bem disso.

Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
12 de Setembro de 2024 16:29

A Sony nunca vai subsidiar upgrade de usuários que já tem o PS5 para o PS5 PRO

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Setembro de 2024 1:15

Pois não é? E diziam que a comissão dos 30% só era aceitável no modelo de negócios subsidiado… Espero é que a União Européia empurre lojas e serviços terceiros no console agora, já que não subsidiam mais console.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Juca
12 de Setembro de 2024 14:15

O preço não será como ela entender, estas a ignorar o histórico deles e a traçar um futuro negro.

O exemplo mais recente que me lembro foi com a PS3 e como é sabido o rumo com a PS4 foi completamente contrario á tua previsão de agora.
A Sony precisa desta industria como de pão para a boca, assim o poder está nas mãos dos consumidores.

Tu protestas e vês o copo meio vazio, eu sou mais do tipo de protestar e ver o copo meio cheio, afinal de contas se estou a protestar é sempre com a esperança de ser ouvido, e não foram poucas as vezes que isso aconteceu ao longo da minha vida.

Á que protestar com a carteira e fazer ruido, boicote total á PRO, agora não me vou é prejudicar a mim para prejudicar a marca isso não, não sou desse tipo, nem com marcas nem com pessoas, não me prejudico só para prejudicar os outros.

Não vou fazer um mau negocio no PC só para mostrar a Sony que está errada, neste momento ainda tenho outras opções de protesto que não essa.

Last edited 3 meses atrás by Alexandre Oliveira
Juca
Juca
Responder a  Alexandre Oliveira
12 de Setembro de 2024 16:37

Mas quem está a dizer pra fazeres um mau negócio no PC e te prejudicar? Há bons negócios no PC e boas vantagens idem, mas é pra quem quer apenas, só precisas é ver que não há um só caminho e que nem sempre greves e mesmo leis resolvem as coisas. Veja, hoje o Windows vem obrigatoriamente com o Edge e ele “se abre magicamente” toda vez que acesso a 1a vez outro navegador instalado. Nada mudou desde a guerra com do finado Netscape.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Juca
12 de Setembro de 2024 17:11

Ninguém me está a dizer para fazer, eu é que estou a dizer que não o vou fazer para mim não é vantajoso.
Existem bons negocios no PC, mas não bons o suficiente, na minha opinião.

Claro que não existe só um caminho, eu estou a dar a minha opinião do que eu vou fazer e porquê, como já disse num comentário anterior cada cabeça sua sentença.

A minha ação neste momento baseado no historico, para mim é a mais sensata, mas outros são livres de fazerem o que quiserem.

O Windows não é exemplo para ninguém…existem bons e maus exemplos para todos os gostos, preferiste ir buscar um mau.
É o que é, eu prefiro ir buscar o exemplo da PS4 e agora mais recente da Ubi com o Motorfest e por ai.

Eu sei que as vitorias do povo são poucas em relação a estas empresas ordinarias, mas só esgotando todas as possibilidades é que saio de um local que gosto, com a XBOX foi igual.

Mas não tenhamos duvidas trata-se de empresas e assim que virem o guarda redes a dormir vão com tudo, mas isso são todas.

Last edited 3 meses atrás by Alexandre Oliveira
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Alexandre Oliveira
12 de Setembro de 2024 20:48

Estou na mesma. Não gosto de jogar no PC então console FAT ou Slim ainda é a minha opção. A única coisa que pode me afastar é se a Sony e a Microsoft continuarem a enfiar essas porcarias Woke em tudo, aí eles precisam ser esquecidos na minha opinião. Jogo pra me divertir, viver histórias legais, não pra ficar pensando em politicagem e vendo personagem horroroso em jogo medíocre que não pode falar nada pra não ofender ninguém

Hennan
Hennan
12 de Setembro de 2024 11:49

OFF: https://www.theverge.com/2024/9/12/24242695/microsoft-xbox-layoffs-650-employees
Cadê o sindicato que garantiu que seria bom para os empregados?

Juca
Juca
Responder a  Hennan
12 de Setembro de 2024 13:34

É ilusão a parte mais fraca ter poder se não houver união entre os fracos. A MS com lucros e acionistas recordes, a despedir funcionários, é só triste, mas o mundo parece ser dos gananciosos.

Deto
Deto
Responder a  Hennan
12 de Setembro de 2024 16:39

Vou dizer uma coisa, se a MS resolver exigir no xbox a mesma margem de lucro que eles tem no Office o xbox vai acabar… Vão começar a demitir gente, sucatear tudo para cortar custos e quando terminarem não vai ter sobrado nada.

E olha, é a história da MS… Tudo para eles tem que ser o lider, o monopolio… o delírio de dominação global de fazer uma cortejo funebre para o IOS quando anunciaram o windows phone.

Para mim, tanto faz… coitado de quem for demitido lá mas sobre as franquias e os jogos nunca foi iludido de achar que a MS iria reviver franquias clássicas “pq a MS é boazinha, com o CEO legalzão jogador”

Nunca sonhei que com a MS o Diablo ira voltar a ser “diablo”, como o 1 e o 2.

Também nunca sonhei que Fallout voltaria a ser “o verdadeiro fallout q foi o 1 e 2”, que a MS chamaria a equipe do 1 e 2 para fazer um novo fallout com orçamento de Horizon Zero Dawn feito na Unreal Engine 5.

Nunca sonhei com Reboot de Diablo e Fallout (pq? pq a MS e o Phill são os salvadores do mundo dos games?) para serem realmente jogos únicos e não um clone mal feito de WoW para virar GaaS safado ou um FPS descerebrado com escolhas e diálogos Fakes.

Last edited 3 meses atrás by Deto
Juca
Juca
12 de Setembro de 2024 13:16

A Sony tinha a faca e o queijo na mão e fez esta m****!

Console da MS, a mim, não interessa, já que também não tem lançado grandes jogos… E a 1000 dólares, prefiro investir em computador, onde tenho 8númeras vantagens importantes como conseguir preservar jogos e tenho a garantia de sempre jogar toda minha biblioteca antiga “eternamente”, independente da minha máquina, graças ao esforço da enorme comunidade. Obviamente que perco muito em comodidade e praticidade para jogo, mas nesse preço, é melhor não ficar preso a uma única empresa que acha que pode fazer o que quiser.

De bônus, espero que agora a Sony receba de presente da União Européia ações contra sua cota de 30% em comissões, e que se veja obrigada a ter lojas terceiras em seu console, bem como, serviços como o Gamepass já que estão agindo como um “mercado de PC”.

Atribuo o preço da Sony a uma ação burra para recuperar o mau investimento em outras empresas (Bungie, Firewalk, Haven…) bem como o serviço de assinaturas de catálogo, que imagino não ter grande margem de lucro e afetar as vendas totais de software, e lógico, à ganância da empresa.

Por fim, atribuo a empurrada de 2TB, como a tentativa da empresa empurrar uma venda casada outra linha de produtos (hoje produz seus próprios SSDs) e encarecer desnecessariamente o console, o que imagino ter acrescido seu preço em volta de 100 dólares/euros.

Certamente, a Europa, por ser território consolidado da Sony, paga seu ágio. Espero que a comunidade gamer dê sua resposta. Da minha parte, só comprarei exclusivos no PS5 de agora em diante, e adiarei as compras o máximo que puder, e até meio do ano que vem devo fazer algum investimento no PC, provavelmente uma 7800xt/7900xt ou 4070s algo que cabe no meu bolso, pra depois partir pra uma MB AM5 e um 7xxxX3D ou 9xxxX3D.

LIvio
LIvio
Responder a  Juca
12 de Setembro de 2024 17:27

Atribuo o preço da Sony a uma ação burra para recuperar o mau investimento em outras empresas (Bungie, Firewalk, Haven…) bem como o serviço de assinaturas de catálogo, que imagino não ter grande margem de lucro e afetar as vendas totais de software, e lógico, à ganância da empresa.

No dia da divulgação do PS5 Pro tive uma conversa com o Mário e nessa conversa falei justamente isso, a Sony está fazendo o movimento errado para recuperar o $$ pessimamente investido em GaaS, está cobrando daqueles que lhe sustenta ao invés da mesma cortar da própria pele.

Desde quando fraturei o dedo do pé e dei uma pausa nas jogatinas de GT7, isso há 3 semanas, já estava pensando em não renovar a Plus, que acaba em 30/10/2024. Depois dessa divulgação fiquei motivado a não renovar, a mostrar a Sony que não aceito qualquer coisa imposto por ela.

Last edited 3 meses atrás by LIvio
LIvio
LIvio
12 de Setembro de 2024 13:54

Agora a Europa está sentindo o que nós brasileiros sentimos há anos, a disparidade de preço imposta pela Sony. A carga tributária daqui é alta, não nego, porém a Sony estipula preços que vão acima de 100% de imposto, quem não lembra O ps3 A 600 dólares e quando chegou por aqui foi colocado a 10 mil reais numa época em que a cotação era no máximo R$2,40 para cada 1 dólar, ou seja, deveria custar no máximo 3 mil reais(já inserindo taxas) e a Sony coloca a 10 mil, e teve gente que comprou.

PS: E não querendo estender para o lado político, mas tem muita gente que coloca culpa no executivo sendo que o próprio legislativo )que é quem realmente decide as leis) teve a chance de alterar o valor do futuro IVA brasileiro e de taxas de importação e assim não o fez pois estão mais preocupados em tirar juíz do Supremo Tribunal. Os caras já protocolaram mais de 20 pedidos de impeachment, mas algo bom para a sociedade não fazem.

Sparrow81
Sparrow81
12 de Setembro de 2024 15:24

Eu tô realmente puto da cara com esse PRO. Vendi meu ps5 antes do lançamento do Slim porque acreditava que ia cair o preço e queria guardar para o PRO, aí vem essa… na verdade poderia comprar o Ps5 Slim agora, mas confesso que desanimei tanto desse negócio que se a Sony não fizer um evento decente com anúncios First Party em breve, já tô cogitando em largar essa geração e repensar se esperar um Ps6 realmente vale a pena. A indústria tá uma verdadeira merda, só com joguinhos meia boca e eu não gasto com console pra jogar isso. E não, pensar em ir pro PC não é uma alternativa, pois pra jogos é uma bosta de plataforma (experiência de mais de 10 anos nessa merda). Negócio é curtir outros hobbys mesmo, pois nem a Nintendo me atrai mais…. A geração do Switch é um abuso de ports medíocres e que não fazem sentido algum pra mim. Na minha opinião Nintendo teve foi a sorte do Switch ser um portátil também… Se fosse um console de mesa com esses jogos que eles lançaram, o flop seria certo também! Ela que mostre algo que surpreenda pra próxima geração, porque se for um switch 2.0 apenas, vai flopar e com força. Espero que tenha aprendido com os erros do passado, coisa que parece que a Sony se esqueceu.

Em tempo, fico imaginando a doença que é ser fanboy e passar pano pra merda que se tornou a indústria dos games. E os fãs da seita então, que passaram mais de uma década levando porrada atrás de porrada da Microsoft e ainda ficam defendendo. Só um completo imbecil pode se sujeitar a defender o Xbox hoje.

LIvio
LIvio
Responder a  Sparrow81
12 de Setembro de 2024 17:22

O ruim é que o leitor de discos do Slim e que será compatível no Pro está esgotando em vários locais e quem está adorando isso é a Sony visto que pode até aumentar o preço do drive alegando muita procura por pouca quantidade.

Muitos acham que sejam scalpers a fazer tal movimento e que caso seja eu desejo ainda mais que o Pro flop ainda mais.

Agora vou ficar acompanhando alguns canais de games que hoje estão criticando o Pro, quero ver se nasemana do lançamento estes estarão com o console para testes.

Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
12 de Setembro de 2024 18:34

Eu antes mesmo de todas essas tretas, lá quando a Sony começou a portar os jogos para o PC já refleti e realmente não pretendo comprar PS6 na pré venda

sabe o que é melhor mesmo? esperar até anunciarem a versão PRO… ai já vai ter vários jogos interessantes, promoções desses jogos e vc pode decidir se pega a versão normal ou a PRO.

Isso que eu pretendo fazer na próxima geração… esperar o PS6 PRO

Tiohildo
Tiohildo
12 de Setembro de 2024 16:01

Mario, já olhou a questão dos Tflops do PS5 pro? Apesar de que essa métrica é bem ruim, o importante é o desempenho na prática.
Bom, parece que alguns dizem que são 33 tflops considerando dual-issue fp32. Contudo, essa feature parece vir do rdna3, então PS5 tem alguma coisa de rdna3.

Veja o link abaixo com várias informações sobre performance de rdna3.

https://chipsandcheese.com/2023/01/07/microbenchmarking-amds-rdna-3-graphics-architecture/

A princípio, eu vejo esses 33 tflops bem teóricos e muito difícil de serem utilizados 100%. Acho que o mais otimista seria 17 teraflops num cenário padrão.

Lembra do artigo do Rog Ally? O que falava dos seus 8.6 tflops?

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
12 de Setembro de 2024 16:47

Hildo, em raster a performance da GPU deve rondar a da 7700xt, só que há teoricamente uma parte voltada a melhoria de RT frente a essas (RDNA 3.5!?) os Tflops teóricos são como toda placa de vídeo, superestimados, e pra ser mais exato é preciso o clock máximo de trabalho da GPU que não foi divulgado oficialmente (especula-se 2.35Ghz) o que daria 33.5 Tflops, se não me engano. A questão é que a Sony parece querer rodar todos os jogos com o PSSR partindo de 1080p, logo, seria algo equivalente a um DSSL Performance 4K. Assim, a depender da qualidade da coisa, é possível ganhar muita performance teórica com uma GPU melhor em raster. Ainda acho é que as coisas não parecem melhorar muito no RT, mas é preciso esperar pra ver como vão rodar jogos como Alan Wake 2 e se irão implementar melhores RTs nos jogos existentes (além dos reflexos que são o uso mais comum nos consoles).

Last edited 3 meses atrás by Juca
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
13 de Setembro de 2024 0:54

Essa questão de Tflops é mais acadêmica mesmo. O que importa é o resultado na prática. E somando-se todas as melhorias propostas, eu achei razoável o ganho. Só achei ruim o preço.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Tiohildo
12 de Setembro de 2024 21:09

Os Tflops nunca foram tão inúteis quanto agora… Toda essa suposta capacidade só pra fazer “DLSS” e continuar os mesmos jogos de PS4 Pro na tela é triste

Deto
Deto
12 de Setembro de 2024 16:14

Off rápido

A muito tempo atrás eu fiz uma imagem gigante só de recorte das mentiras do Phill Spencer datando desde “kinect com xbox é um só, não haverá xbox sem kinect” até “xbox não vai ter versão mais poderosa”

Acho que vou começar a fazer um da Digital Foundry…

[imgcomment image[/img]

esse print eu deixei salvo na pastinha aqui… depois vou procurar as bobagens do alex bugava sobre Traçados de Raio no PS5.

Eu só vou deixar um motivo para GTA ser 60fps: o modo GaaS dele

Last edited 3 meses atrás by Deto
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Deto
12 de Setembro de 2024 21:11

Dei muita risada disso mas acho que não vai ser verdade, se for, a risada tá garantida. PS5 Pro flopado

Last edited 3 meses atrás by Carlos Zidane
Carlos Zidane
Carlos Zidane
12 de Setembro de 2024 21:00

Agora é ver se o PS6 vem pra limpar a geração fraca atual e quero ver se a Sony se recupera no fim de vida do PS5 assim como foi o PS3.
Achei engraçado os caras dizendo que o GTA 6 virá rodando a 30 fps no PS5 Pro… Por mais que seja uma piada, eu ia dar muita risada caso se confirmasse. O melhor lugar pra jogar o GTA 6 Online provavelmente será só no Remaster pra PS6 de qualquer jeito kkkkk
Esses CPU’s do PS5 e Series X a princípio foram motivos de alegria pra mim, mas atualmente os acho limitadores terríveis (como sempre) kkk 60fps deveria ser o padrão, estamos em 2024 MDS

Netto
Netto
12 de Setembro de 2024 22:18

DF já cravou que GTA6 não rodará a 60fps no PS5 Pro.

E aí mario, cedo pra afirmar ou de fato por manter a CPU as chances são remotas

Juca
Juca
Responder a  Netto
13 de Setembro de 2024 1:23

Não vejo sentido nisso, é um jogo que já rodará, garantidamente a 30 no PS5 normal, e talvez rode até no Xbox SS… E o Pro ainda tem um Plus, só precisa fazer 1080p@60 nativos, os 4K vão ser resultado do PSSR. Se não rodar 1080@60 no Pro, ninguém vai rodar a 4K@60 nativos nem com 4090, talvez só se apelar pra geração de quadros.

Edson Nill
Edson Nill
13 de Setembro de 2024 13:18

Mário, não sei se leu um dos meus comentários, mas falei algo bem similar ao que escreveu, quanto ao fato da Sony ter problemas, caso a MS antecipe sua geração para 2026. lembrando que há rumores fortes disso, vindo de caras que estão próximos a empresa. Sobre o GTA 6, acredito que o game será adiado, mas caso não seja, não penso que a MS precise pagar a Rockstar para adiar o game, pois msm que esse game saia em 2025, com um Xbox next gen em 2026, mostrando qualidades acima do ps5 pro, principalmente com GTA 6, o Xbox deverá vender bem!

Rafael
Rafael
15 de Setembro de 2024 15:19

Pois é Mario, se na Europa vocês estão se sentindo assim, imagina aqui no Brasil que 700 dólares vira 7.000 reais. Realmente estranho pagar a mais em euro, sendo que ele vale mais que o dólar.
Porém acho que na sua análise faltou avaliar a inflação e o atual preço das GPU´s.
Vamos olhar os preços do PS4 e PS5 no lançamento:
PS4 foi lançado em 2013 por 400 dólares
PS5 digital foi lançado em 2020 por 400 dólares
A PS5 PRO só chega em 2024, 09 anos após o lançamento do PS4, é um espaço de tempo muito longo.
Aqui vai uma parte que vai ficar desproporcional, pois aqui no Brasil nossa inflação é muito alta. De 2013 pra cá tivemos uma inflação de 85%, então 400 dólares em 2013 seria o equivalente a 740 dólares hoje.
A vantagem de se trabalhar com hardware é que a tecnologia avança, processos de produção são melhorados e novas arquiteturas permitem ter um hardware mais potente com o mesmo preço.
Além disso, tivemos pandemia onde todo os custos subiram de maneira desproporcional e nunca mais voltaram aos patamares de 2020. Tivemos nova geração de GPU´s que subiram muito o preço e imagino que isso deve ter contribuído para a Sony ter que aumentar o preço do console. Mais que o dobro de SSD tbm contribuíram ao aumento.
Não estou aqui a tentar argumentar e dizer que 700 dólares é coerente, só o mercado vai dizer isso. Mas a Sony já tem o console base que é vendido por um preço baixo, talvez até sem lucro ou muito próximo do custo. A PS5 PRO se destina a quem quer mais desempenho e topa pagar a mais por isso. É o mesmo que pegar uma RTX 4060 que possui um bom custo benefício e comparar com uma RTX 4090. A 4090 vai custar quase 6X mais que a 4060, porém não vai o desempenho 6X maior.
Smartphones top de linha hoje custam próximo de 1.000 dólares e são trocados a cada 2/3 anos.
Talvez eu faça diferente na próxima geração do PS. Eu estou comprando console no lançamento. Passamos 2, 3 ou até 4 anos sem ver jogos que realmente tirem o máximo de desempenho do console. Talvez a melhor estratégia seja comprar o console de meia geração à partir de agora.

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
15 de Setembro de 2024 15:55

Pra mim tanto o PS4 PRO, quanto o PS5 foram mal explorados, consequentemente o PS5 PRO também será.
O primeiro por motivos óbvios não podia ter jogos exclusivos feitos pro seu hardware, porque os jogos tinham que rodar no PS4 base.
No PS5 continuo batendo na tecla de que quando um jogo é feito já pensando num futuro port para PC, não se explora todo o potencial do hardware do console, e o PS5 PRO tende a seguir esta mesma linha de pensamento.
Basta tomar o PS4 como exemplo, os jogos para ele eram tão exclusivos para aquele hardware, que foi extremamente difícil portar HZD, Days Gone e Gow 2018 para os PCs.
A partir do momento que começaram a seguir a “estratégia do Jim Ryan”, os jogos vem sendo portados com extrema facilidade.
Foi porque a Sony adquiriu mais expertise nos ports?
NÃO!!!
Foi pura e simplesmente porque pararam de explorar totalmente o hardware específico dos consoles. Pois, facilitar os ports para os PCs era a nova ordem da chefia da casa.
Portanto, posso afirmar sem medo de errar, que o PS4 teve o potencial do seu hardware muito melhor explorado, do que o hardware do PS5 é explorado hoje.
Focar em jogos como serviço foi um grande erro, mas produzir jogos já pensando em lançar nos PCs foi um erro maior ainda.
É por essa e outras que até hoje Uncharted 4 e TLOUS 2 parecem lindos rodando num console lançado a 11 anos atrás.
E diga-se de passagem, um console que foi lançado com tecnologias ultrapassadas pra época.
Mas o compromisso de desenvolver para um hardware específico, foi o que nos proporcionou os jogos mais incríveis da geração passada.

error: Conteúdo protegido