A lista que se segue engloba todos os jogos que já foram referidos como estando a ser desenvolvidos para o PSVR2.
O PSVR2 promete ser uma grande melhoria sobre a primeira versão. Assim para quem espera por ele, eis uma lista completa de todos os jogos previstos para ele e que já foram dados a conhecer como existentes
- Alvo (Tiro)
- After Life (Horror)
- Among Us VR (Multiplayer)
- Engram
- Firmament
- The Exorcist: Legion VR Sin (Horror)
- Ghostbusters VR (Ação)
- Golf+ (Simulação)
- Green Hell VR (Sobrevivencia)
- Hellsplit Arena (Combate corpo a corpo)
- Horizon: Call of the Mountain (Açao-aventura)
- Kayak VR: Mirage (Simulação)
- Low-Fi
- Madison (Horror)
- Medieval Dynasty VR (RPG de sobrevivencia)
- No Man’s Sky (Exploração)
- Pavlov (Tiro)
- Project Lousiana: The Bounds VR (Horror)
- Propagation: Paradise Hotel (Horror)
- Resident Evil 4 Remake (Horror)
- Resident Evil Village (Horror)
- Runner (Ação/Corrida)
- Saints and Sinners Chapter 2: Retribution (Horror)
- Samurai Slaughterhouse (Acção de combate corpo a corpo)
- Soul of Kaeru
- Super Kit: To the Top (Plataforma)
- Ultrawings 2 (Combate aereo)
- Wandering in Space (Tiro)
- Untitled game from Strange Game Studios
- Untitled game from Cloud Head Games
- Untitled game from Coatsink
- Untitled game from Firesprite
- Untitled game First Contact Entertainment
Poxa muito legal a Sony investir em VR acredito que será uma experiência única. Contando com as capacidades do ps5, veremos belos jogos.
Ainda me vejo a refletir que o ps4 não tinha tantas capacidades de cpu e os jogos mesmo rodando bem, não mostravam muito realismo.
Mesmo não mostrando muito realismo boa parte dos parentes e conhecidos que testaram o meu VR se sentiram dentro do ambiente, principalmente aquela versão VR do The Last Guardian.
Se não melhorar o Motion sickness em relação ao PSVR1, com muita pena minha estou fora.
Penso que existe margem tecnologica para amenizar o efeito, mas em ultima analise umas pessoas serão sempre mais susceptiveis do que outras e no final quem sofre irá continuar a sofrer, embora em escalas diferentes.
PS: tenho de experimentar tomar comprido para o enjoo antes de pegar em VR, já alguém experimentou?
Os fps melhoram isso. Quantos mais, menos enjôo.
Sim, sim, a minha duvida se a dada altura anulam completamente o efeito, acho dificil.
Em todo o caso irei experimentar.
Melhorar acredito que melhore, entretanto, tem coisas que são do próprio indivíduo que por mais que melhore ainda são perceptíveis e incomodarão.
Por tudo que já li, ao que parece o problema deve-se a dificuldade de dissociação individual na questão visual e da falta de movimentação do corpo em algo de grande imersão sensitiva.
E apesar de ler que algumas pessoas ao insistirem conseguem quebrar essa barreira, é algo que realmente imagino ser bem difícil suportar pra quem tem tendência a sofrer de labirintite ou crises de equilíbrio.
O aumento de fps deve ajudar bastante ao que tudo indica, como o Mário falou, as novas técnicas de economia na renderização devem dessa vez conseguir ao menos 90 fps estáveis é o que imagino, mas acredito que pra quem tem muita sensibilidade labiríntica ainda será algo incômodo.
É testar antes de comprar pra ver se vale a experiência.
Sobre a questão do remédio(Dramin, Vonal e etc.), há quem diga que funciona, e há outras técnica (“mandingas”, “simpatias” 😃), inclusive de sugestionamento… Pedir que outra pessoa diga que você vai ficar bem e não vai enjoar… Comer um pouco de gengibre (talvez esteja associado a vasodilatação – aumento de dilatação dos vasos melhorando irrigação sanguínea – que as pimentas também proporcionam), usar um bracelete anti-enjôo marítimo, e até mesmo colocar um ventilador direcionado pra você enquanto joga… “Técnicas” existem muitas, mas só testando pra saber se funcionam… É certo que o sugestionamento é quase hipnose! 🤣
https://uploadvr.com/7-ways-overcome-vr-motion-sickness/
https://www.healthline.com/health/vr-motion-sickness#prevention
No meu caso eu ficava ruim jogando o Resident Evil 7 no VR, comecei a jogar mascando chiclete de menta, pra mim resolveu, hoje jogo qualquer jogo de boa(sem o chiclete) kkkkk mais uma técnica pra complementar kkkkkk
Se não tiver chiclete de menta, vale o bombom Pipper???
Acredito que não, a menos que você fique mastigando o bombom, mas aí ele iria durar pouco… O fundamento do chiclete deve ser o mesmo de sorrir e bocejar, que ajudam a melhorar o fluxo circulatório cerebral de alguma forma, ou mesmo ajudando a regular sistemas de equilíbrio associado ao ouvido que tem relação com pressão, tipo o motivo de mascarmos chiclete pra ajudar em incômodos de mudança de pressão nas decolagens de avião.
Fontes:
https://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL63106-5603-3933,00.html
https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/conheca-os-beneficios-do-riso-para-a-saude-fisica-e-mental/
Olha aí! 🤣
Obrigado Juca, o jeito é mesmo testar todas as “mesinhas” 🙂
Tou por tudo! kakaka
Creio que também depende do estado atual da saúde da pessoa. Num primeiro contato eu senti enjoo mas com o decorrer do uso eu já não sentia isso, porém uns meses atrás peguei o VR para gravar um trecho de vídeo para um conhecido fazer um vídeo de 1° de abril no canal dele, esse curto período me deu um baita enjoo que persistiu por horas e nessa época estava um pouco com estresse.
Eh também já enjoei por horas, quase um dia inteiro, só passou quando fui dormir.
Que venha a bom preço e que os jogos lançados para o primeiro sejam 100% compatíveis pois até hoje só experimentei demonstrações! 🤣
Para mim a aquisição vai depender de duas coisas, o preço e se é retrocompativel o primeiro PSVR.
[OFF – Relacionado] Dias atrás postei uma crítica a Sony sobre o envio do adaptador da PS4 cam para aqueles que querem utilizar o PSVR1 no PS5.
Não lembro se naquele texto eu falei que tinha duas unidades de processamento(UP), uma com defeito (ao qual utilizei a serial para solicitar o adaptador) e a outra funcional, que utilizo junto ao capacete. E se não citei sobre as duas unidade de processamento provavelmente não citei que estava pensando em solicitar um 2° adaptador, pois a regra é somente informar a serial da UP, mas devido a todo problema/confusão causado pela Sony eu não tinha decidido em solicitar o 2° adaptador.
Eis que ao chegar em casa na última sexta-feira, meu irmão falou que tinha uma encomenda para mim, fiquei surpreso pois eu não tinha comprado nada recentemente e não tinha encomendas a caminho, na hora pensei que fosse um novo cartão bancário, mas ao tatear o pacote logo pensei: “Será um segundo adaptador enviado??”, olhei o remetente e tinha Playstation. Abri e era sim um outro adaptador para PS4 cam!
Para ver o quão desorganizado é a PS BR. Mesmo após ter um segundo adaptador a minha crítica anteriormente ainda é valida.
Uma queixa válida, mas um utilizador feliz. 😉