Muito se tem falado sobre o Cross Play. E muito se tem dito que é verdade, e muito que não é! Acima de tudo tem existido muita inverdade dita, seja por mero desconhecimento da realidade ou outro fator qualquer, o facto é que se tem vindo a dar a entender uma imagem de falta de suporte ao Cross Play por parte da Sony, que na realidade não existe.
Nota inicial: Apesar de ser lógico e coerente que os jogadores gostassem todos de jogar juntos, a realidade de mercado, goste-se ou não, é outra. E apesar de que podem haver razões pessoais que levam as pessoas a demonstrar o seu desagrado da situação, nada justifica a atual realidade vivida em foruns, comentários, redes sociais, e até em alguns media supostamente responsáveis, onde há uma clara deturpação daquilo que é realidade das coisas, fazendo-se passar uma imagem que não é a verdadeira.
Naturalmente, e como não podia deixar de ser sempre que algo assim acontece, resolvemos criar um artigo que demonstre claramente aquilo que é a realidade das coisas, de forma a que a informação seja completa e exacta.
Sabemos porém que a situação vai ser vista por alguns com olhos deturpados, seja por falsa informação, seja por outros motivos, mas a realidade é que os extremismos falsos e não fundamentados que vamos lendo não nos permitem deixar de escrever este artigo por acreditarmos que dessa forma estávamos a pactuar com os mesmos. E assim sendo vamos dar a conhecer a realidade do que é o Cross Play na data actual.
Passemos então ao artigo.
—
A polémica com Fortnite que. como já explicamos, até nem tem nada a ver efectivamente com Cross Play, mas sim com “Cross Stats” ou “Cross Login”, tem sido exacerbada a um ponto onde os foruns, comentários e redes sociais entram em debates e afirmações extremas, como as que se seguem, retiradas (e traduzidas) do Neogaf, que resumem de forma simplificada a falta de informação existente:
A Sony não ter cross play quando todos os outros possuem, é inadmissível!
Alguma vez houve uma consola Playstation que tenha feito Cross Play com outra consola que não fosse uma Playstation?
Devido à falta de Cross Play, muitos jogadores estão a migrar para outras plataformas.
Ora a ideia deste artigo é verificar se há ou não razão para as frases de cima, ou se há acima de tudo má informação ou, quem sabe, uma tentativa de adulteração da verdade e alarmismo por parte dos fans de outras consolas, com a intenção de atacar a consola lider e concorrente. E dado que existe uma clara força das redes sociais, comentários e fóruns, onde a insistência em situações dão credibilidade às mesmas fazendo-as passar como sendo verdade, seja por falta de informação ou de forma intencional, resolvi escrever este artigo.
Vamos ver então aquilo que é… A realidade do Cross Play ATUAL
Qual a realidade do cross Play em todas as atuais consolas? Essa é a questão que perante tudo o que se tem falado recentemente vamos analisar.
E vamos perceber facilmente que a imagem que se tem passado, e na qual há duas consolas, a Nintendo e a Microsoft, a suportar uma tecnologia que a Sony ignora, não corresponde minimamente à verdade.
Vamos por isso analisar o Cross Play sob todas as vertentes que pudermos, para percebermos qual a realidade das coisas.
Para começar comecemos por tentar saber obter a resposta a uma questão:
Pergunta: Quantos jogos há, ou estão anunciados, a suportar Cross Play nas consolas de nova geração?
É difícil encontrar dados correctos e completos perante a enormidade do mercado, mas de acordo com Wikipedia, temos que os jogos com suporte Cross Play são os encontrados aqui.
Procuramos saber se a lista está completa, sendo que por isso a cruzamos com uma outra que se encontra aqui, e exclusiva da Xbox, tendo sido detectadas um total de 7 diferenças, nomeadamente:
1 Apocalipse Cow
2 Cant Drive this
3 Fire: Ungh’s Quest
4 Gears 5
5 Halo Infinite
6 Marvel vs. Capcom: Infinite
7 State of Decay 2
Apesar de não irmos fazer igual verificação dos jogos das outras plataformas, beneficiando assim, de forma clara a Microsoft, temos de corrigir a lista de cima removendo Gears 5 e Halo Infinite. Estes dois jogos não possuem ainda qualquer data de lançamento oficial, sendo que dessa forma a sua janela de lançamento não se adequa a uma verificação do estado actual do Cross Play, sendo até prematuro coloca-los em qualquer que seja a lista.
Note-se ainda que, apesar desta lista Xbox referir Pinball FX 3 como não suportando Cross Play, contrariando a informação da primeira lista, pudemos confirmar no site do produtor que a característica está activa, pelo que manteremos o jogo.
Há assim 5 jogos adicionais que iremos contabilizar do lado da Microsoft nas nossas contagens. Apesar de podermos referir que encontramos também jogos como por exemplo, BlazBlue: Chronophantasma EXTEND e Dynasty Warriors 8: Xtreme Legends, que não estão no lado da PS4, não vamos proceder a qualquer correção do lado da Sony, usando apenas os jogos referidos na lista inicial.
Será assim com base na lista de baixo, à qual acrescentaremos os 5 jogos Cross Play Xbox – Windows 10 acima referidos, que iremos trabalhar:
Não reparem no facto de algumas casas da numeração estarem a branco. A imagem de cima é uma montagem de várias capturas de ecrã e onde foram removidos os jogos que não envolvem as atuais consolas.
A tabela engloba várias plataformas, nomeadamente a Xbox 360, a 3DS, o Linux, o Mac, o GOG (uma loja de venda e distribuição de jogos), o Steam (uma loja de venda e distribuição de jogos), o Windows 10 (a Windows Store da Microsoft), outras (outras lojas de venda e distribuição de jogos), o Android, o iOS, o Windows Phone, a PS3, a PS4, a Switch, a PS Vita, a WiiU e a Xbox One.
Note-se que apesar destas plataformas serem independentes, algumas englobam outras. Um exemplo é a plataforma Xbox que engloba atualmente, nos jogos lançados exclusivamente, para além da Xbox One, a plataforma Windows 10.
E pela tabela devidamente alterada retiramos a informação de que há 119 jogos com Cross Play no mercado suportados pelas actuais consolas! Acrescentando os 5 jogos Xbox que nos apercebemos estar em falta, temos então a resposta à pergunta:
Resposta: 124 jogos
A lista permite ainda tirar outras conclusões:
Após a sua análise, torna-se claro que apesar de esta geração já ter debitado 124 jogos com algum tipo de suporte Cross-Play, a lista é altamente omissa no que toca a nomes de jogos AAA online com vendas significativas. As excepções aqui são os jogos exclusivos Xbox que, ao ser uma plataforma que engloba não só a Xbox One mas igualmente a loja a plataforma Windows 10 (A Windows Store da Microsoft no PC), aparecem aqui com Cross Play entre as duas. Seja como for, de forma alguma, estes jogos representam o grosso dos jogos AAA multi jogador do mercado.
Basicamente percebe-se que a nível global de mercado, as grandes empresas nos seus jogos AAA, mesmo que o venham a fazer, até ao momento ainda não adoptaram o Cross Play, estando o mesmo, para já, na sua maior parte em jogos Indie, jogos free to play, e à plataforma Xbox. E mesmo nestes há ausências como PUBG, que apesar de estar na Xbox e PC, não junta os seus jogadores!
Um facto que, na realidade atual, mostra que o Cross Play está longe de se ter revelado, até ao momento, como algo imprescindível para uma boa qualidade de jogo.
Pergunta: Quantos destes jogos com suporte Cross Play cabem a cada marca de consolas?
Vamos dividir estes 124 jogos pelas diversas consolas que os suportam (e não, não nos vamos esquecer dos 5 adicionais)?
Graças ao Excel, a resposta é simples:
Resposta:
PS4 – 79 jogos
Switch – 15 jogos
Xbox One – 42 jogos
Note-se que a soma das partes não tem de dar 124 jogos uma vez que estamos a falar de Cross Play e como tal duas ou mais consolas podem ser suportadas no mesmo jogo.
Basicamente vemos por aqui que há uma marca que se destaca na quantidade de títulos com suporte Cross Play: A Sony com a PS4! A consola da Sony tem 22 mais jogos com suporte Cross Play do que as suas concorrentes somadas!
Daí que por aqui vemos que qualquer frase que afirme “A Sony não ter cross play quando todos os outros possuem, é inadmissível!” é nada mais, nada menos, que FALSA!
Não só a Sony o suporta como é a marca com maior suporte à tecnologia! E recorde-se que aqui não fizemos a correcção de jogos suportados para o lado da Sony que fizemos à Microsoft.
Pergunta: Perante o exposto, qual é o nível de suporte de Cross Play entre plataformas detidas pela mesma marca?
Note-se que apesar de tal poder ser esperado, a questão não foi “Perante os dados, qual é o nível de suporte de Cross Play entre consolas da mesma marca?”! Porque motivo?
Porque analisando a realidade vemos que ela seria injusta e incorrecta! Apesar de aqui estarmos a analisar a realidade das consolas, e de a plataforma Windows 10 não ser de uma consola, a realidade é que a plataforma Xbox abrange-a. E nesse sentido não seria justo no caso da Sony incluir a PS Vita e a PS3, na Switch meter a WiiU e a 3DS, e na Xbox ignorar o Windows 10.
Daí que, por correcção alteramos a questão, e no lado da Microsoft vamos então não só incluir os jogos que fazem cross play da Xbox com a plataforma Windows 10, mas igualmente os que fazem Cross Play com o Windows Phone, igualmente pertença da Microsoft.
Resposta
PS4 com PS3 + PS Vita – 40 jogos
Switch com WiiU + DS – 3 jogos
Xbox One com Xbox 360 + Windows 10 + Windows Phone – 32 jogos
Face à Xbox 360, onde se regista apenas um único jogo com Cross Play entre essa consola e a Xbox One, e igualmente um único jogo com o Windows Phone, o suporte Cross Play com a plataformas Windows 10 cresceu significativamente, alcançado agora um total de 30 jogos (5 jogos adicionais incluidos na XBox).
Mesmo assim, a realidade que tínhamos antes não se altera. A Sony alcança com a PS4 mais 5 jogos que as suas duas competidoras somadas. A nota aqui vai para uma clara melhoria do suporte Microsoft no Cross Play dos jogos Xbox com as versões PC colocadas à venda na sua Windows Store.
No entanto, apesar dessa melhoria, a Sony continua a liderar no Cross Play entre os seus produtos.
Mas e se a plataforma com que queremos Cross Play não for detida pela marca? Isso leva-nos à questão seguinte:
Pergunta: Perante o exposto, qual o nível de suporte Cross Play com plataformas de terceiros?
Mais uma vez, a resposta está na tabela. Notemos que quando a Switch joga com a Xbox One, é necessário somar um jogo para os dois, e que aqui os 5 jogos adicionais não entram pois eles são Cross Play com Windows 10
Resposta
PS4 – 39 jogos
Switch – 14 jogos
Xbox – 15 jogos
Mais uma vez a PS4 é líder, possuindo mais 10 jogos do que as concorrentes somadas. É ainda de se referir que, nenhuma das concorrentes alcança sequer metade dos jogos PS4 com Cross Play com plataformas de terceiros.
A resposta a “Alguma vez houve uma consola Playstation que tenha feito Cross Play com outra consola que não fosse uma Playstation?” fica assim dada. A PS4 faz, e faz mais que toda a concorrência somada. Diga-se aliás que a primeira consola a ter Cross Play com outra plataforma foi a PS2 em 2002 no jogo Final Fantasy 11.
Aliás a afirmação “Devido à falta de Cross Play, muitos jogadores estão a migrar para outras plataformas.” mostra já ser algo ridícula. Porque se a PS4 não tem Cross Play, a concorrência que nem metade dos valores de suporte alcança, tem o que? Se a ideia é migrar para jogar com os amigos na Xbox e Switch, os números de suporte mostram que todos ficariam melhor servidor mudando para a PS4 do que ao sair dela. E isto não tomando em contra outros factores que se tem revelado relevantes na liderança da Sony nesta geração.
Vamos ver agora o histórico de suporte das consolas:
Pergunta: Perante o exposto, qual o alcance histórico a nível de plataformas e sistemas operativos de cada uma das consolas de nova geração?
Vamos então ver isso na tabela:
PS4 – Historicamente já teve cross play com: WiiU, PS Vita, Switch, PS3, Android, iOS, GOG, Steam, Outras lojas PC, Mac, Linux e 3DS.
Switch – Historicamente já teve cross play com: Xbox, WiiU, PS4, Windows Phone, Android, iOS, GOG, Steam, Windows 10, Outras Lojas PC, Mac, Linux, 3DS
Xbox – Historicamente já teve cross play com: Switch, Windows Phone, Android, iOS, GOG, Steam, Windows 10, Mac, Linux, 360
Resposta:
PS4 – Alcance histórico de 12 plataformas
Switch – Alcance histórico de 13 plataformas
Xbox – Alcance histórico de 10 plataformas
A resposta a esta questão pode confundir alguns. Afinal a Sony suporta Cross Play com a Nintendo ou não? A resposta é: Suportou! Em um único jogo, Dragon Quest X que era um jogo para consolas Nintendo, e que levou um “port” para PS4, não tendo saído para a Xbox One!
Contudo, este caso de inversão de posturas não é único. Apesar de a Xbox fazer Cross Play com o Windows 10 e com o Steam, o que se constata é que do lado da Microsoft, sempre que há suporte Windows 10, não há suporte Steam. Excepções foram o Pinball FX 3 e o Killer Instinct. Este ultimo lançado antes da Microsoft ter criado a plataforma Windows 10, e que era vendido no Steam e na Xbox, sendo depois adaptado para suportar a plataforma Windows 10. Ou seja, tirando estas duas excepções, ou temos um, ou temos outro, mas não os dois em simultâneo.
Pergunta 2: E qual o alcance que podemos esperar em suporte futuro a nível de plataformas e sistemas operativos de cada uma das consolas de nova geração?
Retirando as plataformas mortas e tendo em conta o que já existiu e as limitações atuais, temos que são expectáveis as seguintes combinações:
PS4 – Em jogos a lançar espera-se possível cross play com: PS Vita, Android, iOS, GOG, Steam, Outras lojas PC, Mac e Linux.
Switch – Em jogos a lançar espera-se possível cross play com: Xbox, Android, iOS, GOG, Steam, Windows 10, Outras Lojas PC, Mac, Linux, 3DS
Xbox – Em jogos a lançar espera-se possível cross play com: Switch, Android, iOS, GOG, Steam, Windows 10, Mac, Linux
Resposta:
PS4 – 8 plataformas
Switch – 10 plataformas
Xbox – 8 plataformas
Resumindo, a Switch é quem está melhor, mas a Xbox e a PS4 estão exactamente iguais a nível de plataformas alcançadas.
O estado atual das coisas
A realidade que vemos é bem diferente da apregoada onde se refere que a Sony não suporta Cross Play. Na realidade ela suporta-o, é a empresa que o suporta mais, e apenas não o suporta com a Nintendo e Microsoft, e como consequência, estas também não o suportam com a Sony.
Resumidamente, nada impede qualquer das plataformas de ter Cross Play com outras plataformas. Por esse motivo, toda a discussão actual, a existir, resumir-se-ia apenas a dois factos que atualmente são uma realidade.
1 – A Sony, e isso pode vir a ser alterado, atualmente não faz Cross Play com Microsoft e Nintendo (e consequentemente Microsoft e Nintendo também não fazem com Sony).
2 – A Microsoft, e apesar de referir que pretende alterar isso, atualmente não faz Cross Play entre a plataforma Windows 10 e o Steam, e consequentemente o Steam não faz Cross Play com o Windows 10.
Curiosamente, o ponto que se discute é apenas o primeiro, sendo que o segundo está aparentemente “esquecido”.
Basicamente o que vemos é que há questões financeiras por detrás destas decisões, e que afectam não só a Sony mas igualmente a Microsoft. Torna-se por isso um pouco ridículo, ao se defender o Cross Play, abordar o caso da Sony sem se abordar o da Microsoft. Até porque o caso Microsoft, ao contrário do da Sony, não se aplica a produtos diferentes que historicamente sempre estiveram separados, mas divide isso sim o mercado PC que sempre foi uno. Mesmo assim, como referido, deste caso não se fala.
Mesmo a alegação que estaa situação da Microsoft pode mudar no futuro revela-se irrelevante, pois a realidade é que a da Sony tambem. E a discussão que tem existido é sobre as posturas atuais sobre a tecnologia, e não sobre o que virá aí no futuro, que ninguém pode dizer. Aliás a Sony deu a entender recentemente que está a fazer algo sobre o assunto, tendo Shawn Layden referido “Estou confiante que iremos chegar a uma solução que será entendida e aceite pela nossa comunidade de jogadores, ao mesmo tempo que suportará o nosso negócio“.
Daí que sobre o futuro… só o futuro dirá!
Mas há mais casos curiosos em tudo isto e que podem vir a ser um impasse, como o facto de o Cross Play ter na Xbox a única plataforma onde ele é forçosamente pago, tornando assim eventuais vantagens que a característica possa trazer a nível de adesões bem mais interessante financeiramente para a Microsoft do que para as outras marcas.
A Nintendo neste momento não se mostra preocupada com isso, mas a realidade é que o seu online ainda não está activo. E quem sabe, no futuro, pretende adoptar algo ao estilo da Microsoft, sendo que por isso a situação não a preocupa. Já a Sony, que oferece o online gratuitamente em alguns jogos pagos e nos jogos Free 2 Play, naturalmente não vê isto com bons olhos.
Na realidade, apesar de tudo parecer relativamente simples, a realidade global do Cross Play é bem mais confusa, seja para o consumidor, seja para os detentores das plataformas, do que parece. E as afirmações de que a consola A ou B faz Cross Pay com a D ou C não pode ser feita assim tão livremente, sendo necessário contextualizar na totalidade todos os casos para uma comparação exacta que envolva todos os factores.
Vejamos esta tabela que reflecte a o estado do Cross Play na data de escrita deste artigo, para que possamos ver que, onde se tenta afirmar a existência de unicidade dos jogadores, na realidade há uma salgalhada de realidades tremenda. Na tabela, por uma questão de leitura não consideramos todas as plataformas existentes.
Olhando para a tabela vemos aqui uma total e completa confusão. E uma que no futuro irá piorar mal a Switch introduza o seu online pago, esperando-se igualmente uma divisão!
Seja como for, o que vemos ali desde j+a é uma divisão do mercado entre as próprias plataformas que vamos analisar de seguida.
Mercado PC
Olhando para os utilizadores Windows PC, vemos que estes estão divididos conforme a loja onde adquirem os jogos. Atualmente nos jogos com suporte Cross Play para a plataforma Windows 10 (Neste caso o Play Anywhere, ou plataforma Windows 10 apenas obtido na Windows Store da Microsoft) não temos qualquer suporte para se jogar com o grosso do mercado PC presente no Steam (que suporta Windows 7, 8 e 10), sendo que o mesmo se passa no sentido contrário. Acrescente-se ainda que neste caso, pela indisponibilidade dos exclusivos Xbox no Steam, os jogos desta loja também não possuem suporte Xbox..
Da mesma forma, garantidamente os jogos adquiridos na Windows Store não terão suporte Cross Play com a PS4, mas os adquiridos no Steam podem suportar a consola da Sony.
Podemos dizer que no global o PC tem Cross Play com todas as plataformas existentes, mas a divisão interna das lojas dita a divisão do mercado, impedindo que isso aconteça livremente.
Mercado Switch
Atualmente a Switch é quem está melhor, apenas não oferecendo Cross Play com a PS4, algo que já aconteceu no passado. O motivo em parte prende-se com a união com a Microsoft, e o facto que a mesma impõem o suporte à sua plataforma Windows 10, muitas vezes em detrimento do Steam, beneficiando assim as plataformas detidas pela Microsoft. Aderir a algo que é claramente uma benesse para a Microsoft foi uma situação rejeitada pela Sony, mas algo aceite pela Nintendo. E nesse sentido o Cross Play entre ambas as marcas está suspenso.
Apesar de toda a situação da Switch poder vir a alterar-se com o lançamento do online da Nintendo, a situação da Switch é a menos complexa de ser referida, apesar de ter de ser feita a nota que o suporte Steam pode ser posto em causa sempre que há suporte Xbox, ficando dependente de a Microsoft o decidir suportar, ou não!
Mercado PS4
O mercado PS4 divide-se em dois. Os aderentes ao PSN+ e os que se limitam ao PSN standard. Os direitos são iguais para ambos, sendo no entanto que no caso dos não aderentes ao PSN+ estes só podem jogar online, e consequentemente ter Cross Play, em jogos gratuitos, ou em jogos pagos que não requeiram acesso à rede PSN+. De resto o acesso é bloqueado às plataformas detidas pela Nintendo e pela Microsoft.
Mercado Xbox
O Cross Play na Xbox é o único onde ele é forçosamente pago! Mesmo que os jogos sejam gratuitos, caso de Fortnite, jogar online na Xbox obriga ao pagamento mensal do XBox Live Gold, e isto implica que quem não pretender pagar, não tem online, e consequentemente Cross Play.
Esta é também a única plataforma que alcança outras plataformas com os exclusivos, sendo que nesse caso o PC na plataforma Windows 10 também é alcançado, mas apenas clientes Windows Store, uma vez que estes jogos não aparecem em outros locais, obrigando assim a três possibilidades na tabela.
De notar ainda que os jogadores pagantes só fazem Cross Play com a plataforma Windows 10 e Steam em dois jogos o Pinball FX 3 e o Killer Instinct. Atualmente ou há uma, ou há outra, mas os jogos que saem atualmente não misturam as duas.
Refira-se a título informativo que a base de clientes da Windows Store (Windows 10) é incomparavelmente menor que a do Steam (Windows 7, Windows 8 e Windows 10), sendo que a base de clientes da Windows Store está artificialmente aumentada devido ao Cross Buy que oferece a versão PC dos exclusivos Xbox (e vice versa).
Conclusões
Perante o visto acima, o que vemos é bem diferente daquilo que se tem vindo a afirmar de forma tão veemente. A Sony não só suporta o Cross Play, como é mesmo a marca que mais o suporta! Aliás, seja por um motivo ou outro, não há nenhuma plataforma que garanta de forma simplificada o Cross Play universal, sendo que, no entanto, a que mais se aproxima é o PC.
E como vemos, com excepção da Switch, tivemos de dividir os mercados em vários casos para podermos alcançar as possibilidades todas.
Seja como for, olhando para a realidade e sabendo-se que o mercado PS4 é o maior dentro das consolas, igualando do da Xbox e Switch juntos, e o mercado Steam é esmagadormente maior no lado do PC, o que se conclui é que o Cross Play PS4 – Steam supera em número de jogadores disponíveis o Cross Play Xbox – Switch – Windows 10 (não só em núcleo de clientes totais, mas igualmente em número de clientes reais pois recorde-se que muitas cópias Windows 10 são na realidade da mesma pessoa que adquiriu o jogo na Xbox) que tem sido o preferencialmente usado pela Microsoft. Aqui há quando muito uma igualdade na dimensão do mercado quando em jogos de terceiros a plataforma Windows 10 é colocada de lado, preferindo-se o Steam. Como referido, até ao momento, salvo erro de informação nestas listas, com excepção do Killer Instinct, um jogo pré plataforma Windows 10, não há até ao momento histórico de vermos a plataforma Windows 10 misturada com o Steam.
Daí que não podemos deixar de comentar o exagero que vemos em artigos ou comentários onde se refere que a Sony está muito mal porque não suporta o Cross Play, o que, como estes dados demonstram, é completamente falso. Não só o suporta, como é a marca que mais o suporta, e até é a marca que possui Cross Play onde se pode encontrar a maior parte dos jogadores.
Um caso real e vergonhoso vindo dos Media
Repare-se como este artigo da CNBC, suportamente um media que deveria ser informado, é vergonhoso. No artigo com o titulo “Porque a Sony está a perder em grande com Fortnite”, podemos ler:
Estima-se que 125 milhões de pessoas estão a jogar Fortnite em todo o mundo. O jogo está a fazer algo que outros maiores falharam. Juntar jogadores de todas as plataformas. Todas menos de uma.
A Playstation 4 da Sony é a excepção. A consola não permite jogo entre plataformas para os seus clientes. E isso está a prejudicar tremendamente a Sony.
O Crossplay quer dizer que podes jogar “Fortnite” com uma Xbox contra utilizadores no iOS, PC, Mac, e agora a Nintendo Switch. A Sony é conhecida por bloquear o CrossPlay com os sistemas rivais.
Nada mais é dito, nada mais é explicado. E daqui o que se tira? Falsidades, atrás de falsidades!
Para começar, dos 125 milhões de jogadores que jogam Fortnite, uma boa fatia deles são jogadores Sony. Isto porque os valores incluem também os jogadores da PS4. Logo está aqui uma ideia que se tenta passar de que a Sony está alheada e a perder a este valor, que é falsa.
Depois diz que o jogo junta jogadores de todas as plataformas. Todas menos de uma.
Começemos por explicar que o jogo no PC não está disponível em nenhuma loja, seja a Windows Store ou o Steam, mas sim na loja da Epic, o que quer dizer que este é um jogo que não é quebrado pela divisão criada pelas lojas PC.
Já no que toca a consolas, dizer que a Sony está de fora do conjunto Xbox, Switch, iOS, Android, PC e MAC, é tão verdade como dizer que a Microsoft e a Switch estão fora do conjunto PS4, iOS, Android, PC e MAC. Aliás, sabendo-se que a base de utilizadores da PS4 é tão grande como a da Xbox e Switch juntas, a divisão de jogadores para ambos os lados deve ser mais ou menos igual.
Mas as frases continuam, ao dizer-se que a PS4 “não permite jogo entre plataformas para os seus clientes“. Uma completa e deturpada mentira, como já vimos aqui.
E dizer que “E isso está a prejudicar tremendamente a Sony” é outra mentira. Não só analisaremos de seguida a importância real que o mercado dá ao Cross Play, como, pelo que acabamos de ver, pela base de utilizadores do lado da PS4 ser igual ao da Microsoft mais Nintendo juntas, basicamente a PS4 está a perder tanto como as outras duas plataformas. Nem mais, nem menos!
Quanto à ultima frase, nem se comenta… estaríamos a repetir-nos!
A realidade é tudo o que tem sido dito é má informação, algo vergonhoso quando alcança Medias sérios e responsáveis. Na realidade tudo se resume à questão de a Sony não suportar o Cross Play com a Xbox e, actualmente, com a Switch, algo que parece preocupar mais os detentores dessas plataformas, do que os utilizadores das consolas Sony. E artigos que defendem que a Sony está isolada por não suportar Cross Play, ou afirmações que os jogadores vão fugir para outras marcas por causa do Cross Play ou são completamente alheias da realidade ou são pura e totalmente descabidas e com outras intenções por detrás. E isto porque, como a tabela comprova, a PS4 possui mais jogos com Cross Play do que as duas marcas concorrentes juntas.
Há aqui uma clara falsidade, pelo menos na forma como se refere a coisa.
Não podemos naturalmente negar que, num mundo perfeito, onde todas as consolas convivem num local onde todos são amigos, todos partilham entre si, todos trabalham para o bem comum, o Cross Play entre todos seria perfeito. Mas acordando deste filme da Disney e passando ao mundo real, o que temos é um mundo onde há concorrência e onde as empresas querem o mercado umas das outras. Nesse mercado, a Sony, actualmente, não tem nada a ganhar com o Cross Play com a Microsoft e a Nintendo, mas a Microsoft e a Nintendo tem muito a ganhar com a presença da Sony. Daí que há esta disparidade de opiniões e ideias que na realidade são hipócritas de todos os lados pois na prática o que existe de todos os lados, são interesses económicos.
No global, o que vemos aqui é que, claramente, os jogadores Sony não estão de forma alguma prejudicados nesse sentido, tendo mesmo o maior suporte Cross Play do mercado.
A importância que o mercado dá ao Cross Play
Para percebermos a relevância real qu o mercado dá ao Cross Play podemos verificar os resultados do estudo feito pelo GamesIndustry.biz no terceiro quarto de 2017 e abrangendo jogadores de todas as plataformas no Reino Unido, França Espanha e Alemanha.
Note-se que somente tivemos acesso a percentagens de respostas que podem ou não incluir todas as opções de resposta.
Questão:
Qual a importância que dá ao Cross Play?
8%: “É negativo ou muito negativo para o mercado”
58%: “É-me indiferente”.
34%: “É positivo ou bastante positivo para o mercado”
Já quando a questão foi:
Concorda que o cross Play influenciaria a sua compra de uma consola?
38%: Discordo totalmente
54%: Discordo ou discordo totalmente
13%: Concordo
Subscreveria um serviço online de consola ou PC pelo Cross Play?
56%: Não
13%: Sim
Compraria um jogo que não tencionava devido ao Cross Play?
48%: Não
17%: Sim
Jogaria mais online devido ao Cross Play?
49%: Não
13%: Sim
Cremos que o relevante de se perceber aqui é que as percentagens se enquadram claramente nas quotas de vendas de mercado atuais (50% PS4). Ou seja, há claramente dois mercados, e duas ofertas, sendo que a opinião das pessoas está definida perante as ofertas. E nesse sentido, isso demonstra que nas queixas a minoria está claramente mais activa que a maioria.
Mas aqui nem sequer estamos a falar da falta da ausência de Cross Play… Porque Cross Play, como vimos… há em todas as consolas e onde há mais é na PS4!
Notas finais
Relembre-se que este artigo, salvo erros nas listas que não são da nossa responsabilidade, reflecte a realidade do Cross Play à data em que terminou de ser escrito (29/06/2018). Alterações ao que aqui é referido, ou mesmo às politicas existentes aplicadas pelas empresas podem mudar de um dia para o outro. E a realidade de hoje pode não ser a realidade de amanhã.
Confessamos que como jogadores, apesar de não entramos em utopias de unicórnios cor de rosa, percebendo as posturas das partes, não podemos negar que gostaríamos que uma solução para esta questão fosse encontrada que agradasse a todos os envolvidos. Mas uma solução destas é complexa e complicada e compreende-se todas as posturas, seja a de quem está atrás que quer Cross Play para melhorar o seu negócio, seja de quem está à frente e não pretende dar benesses à concorrência ou abdicar da vantagem criada ao longo dos anos, numa altura onde não havia cross play, e à custa de elevado investimento que ao contrário de outros de terceiros, se revelaram acertados, cedendo agora a sua base de utilizadores aos restantes, limitando por isso o Cross Play às plataformas que não lhe são concorrentes.
Percebe-se ainda que é provavel que muitas Thirds pretendam ou venham a pretender o Cross Play universal. Ao desenvolverem para todas as plataformas é-lhes irrelevante qual delas vende mais, apenas importando as vendas globais e a diminuição de custos com servidores, e o manter o jogo vivo o maior tempo possível, algo que com mais clientes é mais simples, uma posição que se revela claramente contra as ideologias de quem estiver a liderar no mercado das consolas.
No meio de tudo isto, quem fica sob fogo cruzado é a Sony, detentora da plataforma líder, que tem mais é de continuar a agir como tem agido: Oferecendo aos seus clientes o melhor suporte de jogos exclusivos, e o Cross Play com Steam, Linux, Mac, Andoid e iOS, garantindo assim que aquilo que tem feito bem continue a cativar como aconteceu até hoje.