A equipa anunciou que o lançamento do jogo nas Xbox será atrasado por “problemas técnicos”. A versão PC e PS5 sairão como previsto.
“Problemas técnicos”. Eis um nome bonito para não se dizer “a batata da series S”. E note-se que uso o termo carinhoso que foi usado pelos programadores da Rocksteady ao se referirem à consolas!
The Lord of the Rings: Return to Moria certamente não será um jogo com as vendas e o sucesso de Baldur’s Gate 3, que vá fazer a Microsoft quebrar mais uma vez a clausula de paridade ao lançar um jogo com menos caracteristicas de jogo na série S, de forma a impedir que o jogo seja um exclusivo Playstation. Mas a realidade é que mesmo assim este é mais um jogo que se adiciona à lista de jogos com problemas em se adaptar às Xbox.
Se pensarmos que estamos ainda com apenas três anos na geração, com os dois primeiros anos a apostarem fortemente no crossplay, e como tal presos à anterior geração, esta situação dá o que pensar. Se nesta fase a coisa já está assim, daqui a 2 anos, a séries S estará abandonada completamente pelos devs, nem que isso implique abandonar a X também.
E essa situação pode não ser verdadeiramente problemática para o criador do jogo. Dado que as vendas na Xbox são terríveis devido ao hábito dos jogos ofertados criado pelo Gamepass, atrasar o lançamento na consola, ou mesmo não lançar na mesma, definitivamente é, nesta fase, um mal menor.
Reparem neste exemplo que acreditamos ser fulcral para se perceber a realidade da S. E para isso nada como irmos a uma geração como a que acabou de passar, e ver o que aconteceria se a Microsoft em 2013 junto com a sua One, tivesse lançado uma consola como a series S, a que vamos chamar de One Z.
Estaríamos então em 2013… A Microsoft anunciava a sua Xbox One, com 1.2 Tflops, e destinada a jogos 1080p. E ao mesmo tempo, pensando nas tvs não HD PAL, lançava uma consola estilo a S para 540p
Assim teríamos o lançamento de uma consola One Z, que teria 400 Gflops, e apenas 5 GB de RAM (mantendo a proporção da S e da X na memória da One Z e da One).
Se pensarmos que as consolas da anterior geração, com 8 GB usavam 2.5 GB para o OS, deixando apenas 5.5 GB de RAM utilizável, a One Z, que teria apenas 5 GB, ficaria com algo na casa dos 3 GB de RAM livre para jogos. Menos do que a Switch que tem 3.2 GB de RAM livres, e com um GPU com uma performance em tudo semelhante ao da Switch em modo portátil, e bem pior do que esse GPU em modo Dock.
Ora se as empresas deixaram de lançar versões dos seus jogos para a Switch, por esta não conseguir acompanhar, imaginem o que seria se houvesse uma consola destas à qual teriam de dar paridade.
E daí que não se torna difícil de perceber que, ou a geração teria sido bem diferente e bem pior, ou a One Z teria sido abandonada pelos programadores.
E por aqui se torna fácil perceber o que será o futuro da series S. Uma batata quente que a Microsoft tem nas mãos!
Mas Mário, sabemos que basta diminuir resolução que resolvem esses problemas todos. Se os programadores não o fazem é só má vontade mesmo. Lol
Um fã até juntou 20 mil se… batatas numa sala de Starfield para mostrar porque o jogo roda a 30 fps e porque o Series X roda a 1296p com upscale pra 4k.
Kkkkkkk essas batatas viraram muletas para esse jogo. Que muita gente quando vai defender não entende o ponto de partida das críticas e manda “esse jogo não é para vc”
Sobre o Starfield… Foi o dinheiro mais mal gasto que alguma vez empreguei.
Não consigo jogar aquilo!
Eu não sei como alguém refere que jogou sem ver bugs. O jogo está cheia delas!
Depois a história… meu Deus.. como se conta algo assim?
Estamos no inicio do jogo, e de repente. Olha, toma lá, leva esta nave! Estas coisas são baratas, e não me faz falta!
O combate é inutil… tiro ao boneco! A IA é uma estupidez só, a historia ainda nem sei qual será, mas o que desenvolveu foi miserável.
Cuidado com o tom das críticas, Mário, pois isso é como conjurar algo pra ressuscitar os mortos! Lol
A certa altura aparecem um inimigos que me querem roubar a nave. Porque ela era mítica e há histórias de ouro nos porões.
Eu digo-lhe que isso émentira mas se ele quiser fazer figura de urso, então que a roube.
E ele, ah ok, pronto, eu estava a ser estúpido, realmente não tem lá nada.
E ok, siga, não se passou nada.
Lol
Estava a procurar um local para encaixar um comentário sobre uma análise do jogo.
Primeiro acho incrível o poder de ressucitação atribuído à MS, consegue fazer voltar gente que praticamente estava sumida no YT.
O comentário em questão é sobre as falas do Carpenedo, que no Brasil é conhecido por ser mais um daqueles fãs ferrenhos do Xbox e a criticar o que se existia do PS, as falas são:
Sobre o ponto 1: Cof cof, não lembra de alguns jogos da Sony.
Sobre o ponto 2: Até semana passada viviam a reclamar de versões para Xbox que não são polidas e que com isso perdem em comparações com o PS5.
Daí que com uma análises dessas você entende do porquê os jogos da MS foram feitos com qualidade GamePass e que dificilmente passarão desse nível, melhor ter carismo do que polimento técnico!!!!
Um complemento, a mesma pessoa ao analisar TLoU 2 disse que o jogo é audacioso, mas exaustivo.
Sou suspeito pra falar, mas TLoU2 é o melhor jogo da geração passada, e dos melhores que já joguei em vida. Entendo que alguns não gostem por diversos motivos, desde os temáticos ao apego a personagens, e estão nos seu direito. Mas que jogo fo**!
Lógico, dividem essa colocação com ele The Witcher 3, Zelda BotW e God of War. Eu não faço distinção dentre esses 4 de qual é o melhor.
Dizem que esse é o jogo mais polido da bethesda….
Se aos 5 minutos de jogo veres gajos a cair pelo chão é polido… vou ali e já venho.
Joguei Fallout New Vegas e FO3 no PS3, é sim auhauhuha
no final do jogo, acho que por causa do Save aumentando de tamanho, a performance, no New Vegas e FO3; chega a 10s por frame..
Não é 10 frames por segundo, é 10s por frame
No BR Fallout se encaixaria em “vício oculto” e até hoje deveria ser elegível a Refund não importa quanto tempo faz que você comprou e quanto jogou.
Mas eu realmente adorei Fallout New Vegas, o único não feito pela Bethesda e sim, apesar disso não me arrependi de ter comprado a edição GOTY mídia física do PS3 e ter jogando a 10s por Frame.
Essa ai que eu descrevi é a tal “magia bethesda”, que no caso nem é tanto assim pq o New Vegas é da Obsidian.
Mas advinha só?
A media que vc vai jogando jogos da Bethesda essa “magia” vai gastando… para mim já gastou quando fui jogar Fallout 3 depois de ter zerado New Vegas.
A franquia Fallout, que a Bethesda comprou da Interplay quando a mesma faliu (interplay fez FO1 e FO2) e a Obsidian são as únicas duas coisas que eu sinto falta no playstation e gostaria que a Sony tivesse comprado.
Mas também me consola saber que Fallout nunca vai voltar a ser “tipo FO1, FO2 ou New Vegas” agora nas mãos do Phill Spencer, que não é “gamer de verdade*” para saber o valor de passar Fallout para a Obsidian e fazer um reboot da franquia mais fiel a origem e não “skirym com skin pos apocaliptica” igual FO3 e FO4
*o tanto que ele adora se fazer de “gamer” já diz que ele mente, quem é não precisa dizer que é; as 500h de vampiro dele deve ter sido pago para alguém jogar.
hehe, parando para pensar esse jogo iria sair ano passado e foi adiado para polimento e eu aqui me pergunto qual era o estado desse game ano passado….
Mas Mário, estás a falar isso porque não jogaste no PC, que segundo a DF é o melhor jeito de jogar Starfield! Lol
Brincadeiras à parte, talvez seja um jogo legal se a pessoa gosta dos games anteriores da Bethesda, mas assim, a Bethesda quase que parou no tempo, talvez se mudassem de engine, sei lá, usassem a de Rage 2 da ID, ou mesmo a Unreal…
Eu sei que estás no gozo, mas só para clarificar, claro que joguei no PC:
Esta imagem, off screen, foi tirada para testar o DLSS 3.5.
Mas repara:
O problema é que se o jogo precisa de 20 horas para cativar, eu sou a pessoa errada! Porque não dedico 20 horas a um jogo que não me cativa.
Falei de molecagem, sabia que você tinha jogado no PC.
E claro, entendo perfeitamente seu ponto de vista.
Tens umas coisas mesmo que não fazem sentido e a IA está muito, mas muito idiota
Basically:
Starfield allocates its memory incorrectly where it doesn’t align to the CPU page size. If your GPU drivers are not robust against this, your game is going to crash at random times.
Starfield abuses a dx12 feature called ExecuteIndirect. One of the things that this wants is some hints from the game so that the graphics driver knows what to expect. Since Starfield sends in bogus hints, the graphics drivers get caught off gaurd trying to process the data and end up making bubbles in the command queue. These bubbles mean the GPU has to stop what it’s doing, double check the assumptions it made about the indirect execute and start over again.
Starfield creates multiple `ExecuteIndirect` calls back to back instead of batching them meaning the problem above is compounded multiple times.
What really grinds my gears is the fact that the open source community has figured out and came up with workarounds to try to make this game run better. These workarounds are available to view by the public eye but Bethesda will most likely not care about fixing their broken engine. Instead they double down and claim their game is “optimized” if your hardware is new enough.
A comunidade está a provar que este jogo está cheio de problemas.
De lascar, e pior que parece que é coisa que especialistas da Microsoft poderiam resolver, espero que a Microsoft intervenha nisso já que parece mais falta de programador capaz.
Eu ainda acho que a MS abandonará logo esta geração e tentará a sorte com um Xbox 360².
Por mim, melhor para o Mercado.
Tanto alguém novo pode entrar, que goste de vídeo game a não queria transformar Jogos em linha de montagem de APP, como a Nintendo pode fazer um console poderoso e com apoio third party
Não duvido, Livio! Microsoft e decisões erradas andam de mãos dadas.
Acho q fica tudo pior se pensar no lançamento de uma ps5 pro, vai subir o nivel mais para cima e deixar o series s muito mais afastado de ser um console da atual geração.
Não… o que vais ter é uma consola mais desafogada que a PS5 ou X. Mas de resto não muda nada.
Comentários totalmente off aqui, alguem sabe dizer se o headset serie ouro (lançado depois de 2018) é compatível com o ps3? Tinha um pulse antigo que morreu queria manter essa compatibilidade e adquirir um serie ouro novo, já que o pulse 3d não é.
Hiago, eu particularmente não tenho como afirmar pios o meu primeiro headset da Sony que possuí foi o Pulse 3D. mas nesse vídeo abaixo a pessoa que compara os headsets Pulse Elite e o Pulse Gold afirma, logo no início do vídeo que ambos são compatíveis com PS3 e PS4. Assim, não conheço esse rapaz, mas ele tem mais de 2mi de seguidores, e imagino que se ele falasse algo errado, alguém corrigiria nos comentários, e não vi nada nesse sentido, o de contestar que não o Gold não funciona no PS3. Então eu diria que parece que sim, é compatível com o PS3, só não espere as mesmas opções de App que tem no PS4, imagino que ele funcione como o Elite.
Noutro lugar diz que é compatível com o PS3 a partir do firmware 4.2. (olhar a tabela)
https://www.psdevwiki.com/ps4/PULSE_-_Wireless_7.1_Headset_-_Elite_Edition
https://www.youtube.com/watch?v=9LrZVXK46BQ
O problema que tem dois gold, o lançado em 2014 e o new gold, que é esse que tem para comprar novo e é o que eu quero, esse new gold foi lançado em 2018, inclusive tem a edição do TLUs2. Porém eu achei informações que o gold era basicamente o pulse antigo do ps3 com nova cara, mas não sei dizer se o new gold é também, até pq o platinum lançado em 2017 não tem suporte ao ps3.
Adendo, gold antigo tinha a aste azul e os fones dobráveis a revisão de 2018 a aste é única e de courina preta.
Hiago eu tenho certeza que o Pulse 3d do Ps5 não funciona no Ps3, já que tenho um e fiz o teste, agora não sei dizer se o Pulse do Ps4 funciona.
o teu não seria o bateria? Tenho também aquele primeiro headset do PS3( Wireless Pulse) e há mais ou menos 1 ano ele estava com dificuldade de conectar, dai supeitei logo da bateria e estou esse tempo todo para comprar uma bateria nova mas sempre postergo, vou ver se testo ele conectado a fonte de bancada.
O lado direito do alto falante não funciona mais e o receptor está com muita dificuldade para conectar.
Aparenta ser mais grave que o meu, mas como tento até o último bit, eu testaria o falante direito com um multímetro, para certificar que possa ser ele, a fiação interna( dependendo do lado onde está a placa um dos lados é interligado por fios, não lembro no caso do Pulse)ou o circuito eletrônico.
A dificuldade em conectar é quase certo ser a bateria, vou ver se faço o teste com o meu ainda esta semana.
Tenho muito aparelho pessoal para realizar manutenção, pois em casa de ferreiro o espeto é de pau!
É inacreditável como tudo que os Astroturfing e fanboy do xbox acusam o playstation de ser e fazer acaba sendo a realidade do xbox.
Mário estou jogando o Star Field e estou gostando bastante do game, , mas uma dúvida do jogo é sua performance pois estou jogando no SX e tens horas que a qualidade de algumas partes principalmente as de fundo tem uma resolução muito baixa e falta detalhes, esse problemas podem ser o fator SS ou a engine utilizada pela Bethesda tem total culpa neste caso
Eu estou a usar o reshade por causa disso. Substituí os shaders de acuidade do jogo por outros de forma a melhorar a qualidade de imagem um pouco.
Mas esse “Um pouco” pra ti é algo superior ou pouca coisa, pois estou achando que é a engine utilizada
A Engine da Bethesda é fraca mesmo só recebe remendos ao menos desde o Fallout 3, mas pelo que o Mário dá a entender, é uma questão de programação também.
Porque tem momentos que aparenta estar diante de um jogo no ps3. O jogo é muito bom, mas na minha opinião merecia mais atenção no quesito técnico em algumas partes onde passou batido e não deveria
E referente a bugs na primeira parte no início quando tu pega a nave pra mim a tela simplesmente congelou na hora que fui para o espaço aprender a usar a nave e até o momento foi a única coisa que me aconteceu
Eu foi antes disso… antes de te darem a nave (o que eu achei um piadão pois ela é dada por uma pessoa que conheceste há uns minutos, e sem grande justificação), quando os piratas aterram, há um combate. Foi aí que vi piratas a cair através do chão, uns completamente, outros só metade do corpo.
Na xbox aparecem inteiros.
Mas também acho o inicio da historia um pouco forçada, ou melhor sem sentido mesmo, ok achas um artefacto raro, desmaias e vem um tipo buscar o artefacto e perguntar que visoes tiveste, até aqui tudo bem, mas depois paga-te e dá-te o artefacto e ainda te dá uma nave para ires entregar o artefacto, mesmo com 1001 planetas isso passaria assim
Essa parte partiu-me todo… acabamos de conhecer o gajo e ele dá-me uma nave…
O jogo tem uma programação aparentemente nada atual. Basicamente tem uma herança muito pesada naquele motor que precisava de ser re-escrito.
Eis como ele não sabe usar os SSDs:
https://youtu.be/IbaYeiAr_30?si=NIOc3u8Jrs-HlYal
Este já tinha dito:
Basically:
Starfield allocates its memory incorrectly where it doesn’t align to the CPU page size. If your GPU drivers are not robust against this, your game is going to crash at random times.
Starfield abuses a dx12 feature called ExecuteIndirect. One of the things that this wants is some hints from the game so that the graphics driver knows what to expect. Since Starfield sends in bogus hints, the graphics drivers get caught off gaurd trying to process the data and end up making bubbles in the command queue. These bubbles mean the GPU has to stop what it’s doing, double check the assumptions it made about the indirect execute and start over again.
Starfield creates multiple `ExecuteIndirect` calls back to back instead of batching them meaning the problem above is compounded multiple times.
E depois isto:
Basicamente o jogo poderia ser colossal se não estivesse preso a um motor arcaico que não consegue tirar partido do hardware.
E o Tod Howard com as suas tiradas de que o jogo está bem optimizado e que as pessoas precisam é de fazer upgrades.
Tenho estado a jogar Starfield no PC,adoro o tema e sempre tive uma grande costela de astronauta.
A nivel de bugs ainda não encontrei nada que estrague a experiência, nem um crash tive.
(o erro mais persistente que tenho encontrado é quando o personagem morre é projectado para o céu como se de um foguetão se trata-se, mas compreende-se afinal isto é um jogo sobre o espaço, hahah)
A nivel de perfomance estou a jogar em 1080p com tudo no ultra, mas penso que deve estar a fazer um upscaling qualquer uma vez que na resolução tenho a 100%…certo Mário?
Achas que deveria estar a 75%? não estou a perceber muito bem esse setting.
Tenho um pouco shimmering nas cidades grandes.
Está stock, sem mods.
Já a há muito tempo que não jogo assiduamente no pc…e quanto mais jogo mais saudades tenho da consola.
Em relação ao jogo, já sabem que analiso os jogos pelo que tenho á frente e não pelo que foi prometido e o jogo não tem.(tenho por habito dar o beneficio da dúvida ver sempre o copo meio cheio, até formar a opinião final)
Para dar contexto, existem dois sacos de pancada habituais que eu gostei muito!
Days Gone e Cyberpunk, acima de tudo foram jogos que como a peça de entretenimento que são, me divertiram muito!
Starfield graficamente é um jogo bipolar, na medida em que tem zonas fantásticas que claramente não forma geradas procedualmente e outras que parece que voltamos á geração x360.
Hora tem pormenores fantásticos hora tem rochas que parece que derreteram e se fundiram umas nas outras, uma espécie de lava de rochas, que claramente foram geradas procedualmente.
Em termos de entretenimento é aqui que a coisa se complica, é um jogo que não me está a divertir tanto como poderia por causa de estar constantemente a recorrer a menus ….é menu para tudo, acaba por se perder a imersão.(está muito agarrado a mecânicas antigas)
Sides quest já fiz umas quantas, de NPC aleatorios que me apareceram á frente e nenhuma delas foi interessante, fazem-me andar distâncias enormes e chatas para fazer scan a uma pedra..(o habitual neste tipo de jogos principalmente da bethesda, mas neste caso a movimentação é chata, não existe nada de interessante do ponto A ao B são longas distâncias cheias de nada).
O mundo é demasiado estático.
Para já vou me cingir á campanha que me dá motivo suficiente para continuar e ás missoes das guilds parecem-me interessantes.
A nivel de pormenores, loot, arte, está lá tudo, gosto!
Tenho muito mais coisas para dizer mas o texto já vai longo.
No geral tenho motivos mais que suficientes para continuar, está bastante superior a Mass Effect Andromeda, o factor diversão podia estar mais alto, mas vamos ver o que me reserva vou com 12h de jogo.
A sua análise vai ao encontro do que faço quando analiso os meus jogos.
Por exemplo o Days Gone, como só joguei passado um ano e meio do lançamento, para mim foi um dos melhores exclusivos da geração.
Eu analisei pelo que o jogo me proporcionou.
Quanto ao Starfield, digo novamente o que já disse aqui nos comentários, a Bethesda tem feito os mesmos erros desde sempre. Já é esperado.
Não concordo é com as reviews que dão 10 ou mesmo 9 ao jogo, tendo em conta que erros primários estão presentes.
De resto, o que interessa é a diversão que proporciona.
https://youtu.be/SJjeOnY87p8?si=scKuO08dfqJ9JoDR
Ainda não experienciei esse bug, o que já me aconteceu é o meu próprio personagem quando morre levanta voo…haha!
Ontem tive o meu primeiro apagão com 15h de jogo, não crashou o pc, mas a aplicação fechou assim que mudei para a terceira pessoa.
Nada de muito stressante, para um jogo Bethesda até agora está acima da média a nivel de bugs, na minha experiência claro.
A IA é igual a Fallout 4, são burros, embora uns mais que outros, a Bethesda não evoluiu nesse aspecto.
(de certeza que não tiveram tempo para fazer melhor ,haha – ironic mode off)
Já em termos de lore está optimo!!
Ponto positivo também para o design dos interiores e som, gosto do som!
Outra coisa que me habituei a usar como se não houvesse amanhã foi o fast travel, os planetas em regra geral (fora os marcos) são desinteressantes como seria de esperar, parece que estamos num ambiente em pausa nada se mexe para além de uma criatura ou outra, então para os marcos vou a pé e de volta faço sempre fast travel até porque tenho pouco tempo para jogar por sessão.
As viagens com a nave ainda não me aborreceram, o sistema implementado até é um tanto quanto parecido ao de Massffect.
A primeira atualização ao Starfield vai trazer a opção Dlss.
Um botão para comer…menos umas iterações com o menu graças a deus! haha
Eu penso que 100% é sem upscale. Eu estou com 75%.
Ha ok, e 75% será 1440p ?
Na realidade nem pensei… meti porque era o que recomendavam nos settings.