The Last of us Part 1 – Justifica o preço?

Ao contrário do que aconteceu com  Uncharted: Legacy of Thieves  Colection, a Sony não aparenta ponderar colocar o jogo a 10 euros a quem já o tem.

79.99€ e 89.99€ são os preços que a Sony tem atualmente para as duas versões do The Last of us Part I, a versão melhorada para a PS5 do jogo. E aqui não aparenta haver descontos aos assinantes da PSN+ ou a quem já tem o jogo.

Convenhamos que o jogo é bom… Muito bom! Mas sendo este um jogo da PS3 que já teve uma re-edição na PS4, mesmo com todas as melhorias que se sabem existir, torna-se difícil de justificar qualquer compra desde jogo, a estes preços, exceto para quem nunca o jogou antes.

É certo que este é um remake, e é certo que quem não o adquirir tendo já um dos jogos anteriores não fica a perder verdadeiramente, exceto na parte do grafismo melhorado. Basicamente este jogo não é uma compra necessária a quem já o tem na PS3 ou, ainda mais, na PS4.

Mas a realidade é que o jogo da PS3 não pode ser jogado exceto nessa consola, e o jogo da PS4 não é realmente uma melhoria, sendo quase uma conversão com mais fps. Daí que dar a oportunidade a quem já possui o jogo de fazer o upgrade a um custo baixo, desfrutando de todas as melhorias, tal como aconteceu com o Uncharted: Legacy of thieves colection, não seria uma coisa forçosamente má.



Mas a Sony não parece para aí virada, e quer mesmo ver se os fans do jogo pagam o preço total. Vergonhoso!

Mas mais vergonhoso é o facto que os fans nem para eles são bons. A versão retalho do jogo já esgotou em algumas lojas, tal é a procura, pelo que as pessoas estão a pagar o preço pedido sem questionar, e a suportar estas práticas e estes preços.

Devido a uma sucessão de acontecimentos diversos, que se tem sucedido, a conclusão a que chega é que o consumidor não se defende a si mesmo, alimentando práticas que levam a quem este mercado seja cada vez mais dependente destas práticas.

Basicamente este é um mercado que caminha a passos largos para a sua ruina. Não pelas más práticas da empresas, mas sim porque os utilizadores as alimentam sem questionar. E defender um mercado clássico, equilibrado e justo, sem este tipo de práticas, cada vez mais soa a uma batalha inglória.

 



156 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Sparrow81
Sparrow81
21 de Junho de 2022 7:57

Não foi apenas o grafismo melhorado, a gameplay é como a do part 2 e a exploração também melhorou.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
21 de Junho de 2022 8:04

Last of Us é sem duvida um dos meu jogos favoritos!
Mas não vou ajudar a Sony nesta, ou passo ao lado ou apenas compro com uma boa promoção.
Alguém sabe se tem modo multiplayer?

Juca
Juca
Responder a  Alexandre Oliveira
21 de Junho de 2022 11:38

Não sei sobre o MP, mas suponho que não tenha já que não demora muito devem lançar o Factions de modo independente.

Eraser
Eraser
21 de Junho de 2022 9:19

Não, não justifica, mas a ganância da sony é bem conhecida. Por mim podem ficar com ele.

Full price em remakes apenas para aqueles como RE, demons souls e pouco mais, jogos antigos reconstruídos na totalidade.

Este tlou está mais para um remaster do que para um remake, aliás basta comparar com os jogos que citei.

Andrio
Andrio
Responder a  Eraser
21 de Junho de 2022 11:37

Remaster? Kkkk só pode ser brincadeira. Só olhar as comparações de gráfico e fora que toda a jogabilidade foi refeita e melhorada.

Eu também não comprarei mas dizer que é remaster vc não está sendo honesto.

https://twitter.com/Naughty_Dog/status/1536854906056822785?t=aWKNxaWcnBkU9HyRXYOaHw&s=19

Last edited 2 anos atrás by Andrio
Eraser
Eraser
Responder a  Andrio
21 de Junho de 2022 12:29

Foi uma forma de dizer, é um remake mas nunca um remake ao nível dos remakes que referi, está muito longe disso.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Andrio
21 de Junho de 2022 12:41

Remaster tá bem longe de ser e todo mundo tá careca de saber disso. Concordo que o valor é absurdo, mas falar que é remaster é pra passar vergonha e ter cono argumento que o preço é abusivo. Tá óbvio que é remake!
Seria mais honesto falar que o preço é absurdo.

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Eraser
Eraser
Responder a  Sparrow81
21 de Junho de 2022 14:26

Remaster é algo melhorado e remake é algo refeito de novo.

Isto é algo como gears ultimate edition ou no melhor dos casos shadow of colossus já a esticar.
Longe de ser um remake como ff7, re2 e 3, demons souls.

É algo entre um remaster e um verdadeiro remake.

Mas já me esquecia que até defendeste os 10 euros a mais no hfw da versao ps5, por isso esquece lá a coisa.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Eraser
21 de Junho de 2022 15:21

Rapaz, vc sempre precisa falar algo que não tem nada a ver com assunto pra provar algum ponto que defende? Pelo amor de Deus. Chato pra cacete!
E não, não é remaster e isso tá muito óbvio! E não, não comprarei Day one e se tu soubesse ler teria visto que eu tô criticando o preço e não vou fazer ginástica mental pra tentar falar que é remaster só pra provar que não vale o que tão cobrando. Simplesmente falo que não vale o investimento pra mim e que não comprarei por esse valor nunca.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Andrio
21 de Junho de 2022 14:05

Isso é no máximo um remaster+ ao estilo dos Halo Anniversary ou do Gears of War ultimate edition. Retrabalharam os gráficos e acrescentam alguma coisa na jogabilidade mas essencialmente é o mesmo jogo. Verdadeiros remakes são o que a Capcom faz com Resident Evil que ela começou lá no Game Cube com RE1, um novo jogo, reimaginação total de cenários e acontecimentos, e não só melhorias gráficas. Pelo que é esse The Last Of US, tá custando o dobro do que deveria.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Fernando Medeiros
21 de Junho de 2022 14:21

Exato, os Remakes da Capcom deveriam servir como exemplo, adicionar mais conteúdo na história, alterar certos pontos e manter o que tornou a obra aquilo que a fez o que é.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
21 de Junho de 2022 15:17

Algum game da Capcom é superior graficamente ao que foi TLOU2? Não! Então por aí sua teoria cai por terra, já o part1 deve estar até superior ao TLOU2.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Sparrow81
21 de Junho de 2022 16:08

OK ok jogos da Sony são os melhores de sempre… Olha lá que jogo perfeito. Pronto já te dei atenção…

Agora “deve ser”, não apostaria minhas fichas nisso, mas ok é da Sony deve ser mesmo.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
21 de Junho de 2022 16:28

Mais uma vez falei apenas de fatos. Se fosse um remaster estaria graficamente inferior aos Resident Evil e não é o caso, pois está superior. Não tem absolutamente nada a ver com ser ou não da Sony.

Eraser
Eraser
Responder a  Daniel Torres
21 de Junho de 2022 16:41

Todos sabemos que remakes é só gráficos, basta olhar para os remakes de ff7, re1, re2 e 3. Remakes é apenas melhorar gráficos e como a sony tem os melhores gráficos, tem os melhores remakes.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Junho de 2022 18:10

Acho que confundiu remaster com remake (TLou)

De remaster tenho:
TLoU no PS4, mesmo tendo o jogo no PS3 não consegui jogar tal versão, não sei se as quedas de frame me fizeram inconscientemente deixar tal versao de lado.
Ico e Shadow of The Colossus no PS3 pq no PS2 eu tinha a mídia Sea of Thieves.

Já Remakes o que tenho foram os que saíram na plus, por exemplo o Shadow of the Colossus para PS4

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Junho de 2022 20:17

Do tlou tens o remaster, não o remake.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Eraser
21 de Junho de 2022 23:45

Na cabeça do SONYSTA jogos são só gráficos, então ta bom isso aí que ela faz mesmo.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
22 de Junho de 2022 0:22

Mas quando vão comparar Forza Motorsport com Gran Turismo, o argumento que costumo ver sendo usado são os gráficos.

Raramente vejo discutirem itens relevantes como opções de tuning, direção, acerto dos carros, simulação da pista em condições adversas, progressão na campanha, modos de jogo, qualidade do online, etc..

Então está claro que o argumento varia de acordo com o que convém.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Livio
Livio
Responder a  Carlos Eduardo
22 de Junho de 2022 14:43

Bem lembrado.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Medeiros
21 de Junho de 2022 14:26

Isso é reboot, não remake.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Sparrow81
21 de Junho de 2022 15:47

Não Resident Evil é um Remake, ele mantém todos os elementos do primeiro jogo RE2 clássico e só expande em outros e altera apenas alguns contextos para melhor entendimento da história, como Re 3 Remake que o Nêmesis infecta zumbis com uma praga que segundo o diretor foi necessário para linkar a história do 3 com o 4.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
21 de Junho de 2022 16:06

Não estou falando isso, estou falando que quando tu muda história se caracteriza reboot. Remake é o mesmo jogo refeito e remaster é uma atualização de iluminação, algumas texturas, resolução e praticamente só isso. Vocês tem que começar a entender melhor como a coisa é de fato. Remaster é o jogo no Ps4, onde não se altera visuais, não muda gameplay nem nada que cause um impacto como um remake.

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
21 de Junho de 2022 15:07

Remaster+ é algo como GTA V ou Spiderman no PS5/XSX|S, onde o jogo tem “essencialmente” os mesmos gráficos, mas incluíram alguma feature nova como Ray Tracing. Se GTA V no PS5/XSX|S tivesse gráficos no mesmo nível de Red Dead Redemption 2, neste caso poderíamos dizer que se trataria de um remake.

Portanto, tecnicamente falando, essa nova versão de TLOU1 que irão entregar é um remake, porque se trata de gráficos que possuem no mínimo o mesmo nível de TLOU2, logo será necessário refazer muita coisa, a começar pelos modelos. Se tu joga fora uma Tess feita para PS3 com 30 mil polígonos e faz outra Tess com 200 mil polígonos para o PS5, isso já caracteriza um remake. Um remaster pegaria a mesma Tess de 30 mil polígonos e adicionaria filtros e efeitos.

Não seria possível abrir o código-fonte de TLOU1 no PS3, colocar uns filtros, aumentar a resolução das texturas, adicionar uns efeitos, e “voi-lá, temos um gráfico semelhante ao TLOU2”. Ainda mais se esse remake também aprimorar as mecânicas para o nível que vimos em TLOU2.

Entretanto, eu acho o preço excessivamente caro, e também acho que é um dos remakes mais desnecessários da história. Jogos como TLOU1, Tomb Raider reboot e GTA V foram lançados em 2013, levando a geração X360/PS3 ao limite. Como todos sabem, esses jogos não soam tão datados. Prova disso que nesse remake vão reaproveitar os diálogos, as cut-scenes aparentemente terão exatamente o mesmo roteiro, entretanto rodando em tempo real ao invés de pré-renderizadas como no PS3. Ou seja, não se trata de um remake refazendo 100% dos assets como RE2 ou FF7, ou reimaginando o jogo com novos diálogos, cenários, etc. Como existe muito reaproveitamento de assets e nem precisaram fazer captura de movimentos, a meu ver os 70 euros são injustos.

Só um comentário adicional, é interessante de ver como o remake do RE1 feito em 2002 lá no Gamecube parecia tão gigantescamente superior ao game original de 1996 (totalizando 6 anos de diferença), enquanto que esse remake com 9 anos de diferença (2022 – 2013) não parece tão absurdamente superior. Isso nos mostra como que a curva de evolução gráfica dos jogos ao longo do tempo está cada vez menor.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Marco Antonio Brasil
Responder a  Carlos Eduardo
21 de Junho de 2022 21:09

Exatamente! Para jogar uma pimenta a mais na discussão, ainda temos o Demons Souls Remake, que manteve a “jogabilidade” da versão antiga. E fica difícil não chamar de Remake, justamente pelo abismo técnico entre as versões. Enfim, TLOU parte 1 Remake é um Remake.
E afirmar isso não significca concordar com o preço cheio.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Fernando Medeiros
21 de Junho de 2022 17:46

Concordo com o Fernando Medeiros, um Remaster Plus é um título adequado pois se aquilo é tudo que podem fazer e com um PS5, então deviam ir aprender com a Capcom algumas coisas. Este parece o mesmo jogo, não parece algo feito do zero com tudo que se tem hoje, ainda mais se tratando da Sony que vai abrindo caminho nesse quesito técnico, esse não me impressiona pelo fato de ser raiz pra PS5, aí acaba a magia, pois esperava mais nesse cenário.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Zidane
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Junho de 2022 18:42

Sim, o primeiro é fabuloso. PS3 velho de guerra não decepciona.

Juca
Juca
Responder a  Eraser
21 de Junho de 2022 11:40

Não acho que seja remaster, mas certamente ainda aproveitaram muita coisa do anterior de PS4 pra fazerem em cima.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Eraser
21 de Junho de 2022 14:18

Concordo a única coisa que justifica esse remaster é para ter uma desculpa conveniente para lança dia 1 no Pc e para aqueles que reclamarem usarão a desculpa de “é só um jogo velho do Ps3”. A ganância é o que reflete a Sony hoje e o que vejo são pessoas defendendo cegamente e buscando justificar a todo custo um remaster a preço cheio.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
21 de Junho de 2022 14:21

Remake! Não é uma questão de achar ou não, a questão é técnica e vcs deveriam parar com isso num site sobre tecnologia. Meio nada a ver passar vergonha desse jeito.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Sparrow81
21 de Junho de 2022 15:44

“Passar vergonha desse jeito”… Ok vou ali defender a Sony de todas as formas para parar de passar vergonha. Vou começar a colar um monte de noticia a favor do Ps e contra o Xbox para parar de passar vergonha…

Se você acha que fazer um graficozinho melhor e aumentar a contagem de polígonos é digno de um remake OK… Sendo que até as cinematics podem ser coladas lado a lado e nada vai se alterar e tudo se mantém o mesmo…

Vou fazer uma coisa para para de passar vergonha como você diz “All Hail Sony”. Pronto satisfeito? Agora vai la pagar preço cheio em um remaster ops quer dizer Remake com R maiúsculo.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Junho de 2022 16:04

Mário eu peço desculpas a você e aos users do site (menos o Sparrow), pois o comentário me tirou do sério principalmente vindo de quem veio,

E sim esta certo quanto ao que fala sobre o “remake”, vou deixar qualquer comentário para quando o jogo sair e ver se vai ser tudo isso mesmo ou se vai ser o exato mesmo jogo com algumas firulas a mais.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Junho de 2022 16:15

Um ponto interessante na discussão de remake é que existe uma diferença entre remake “reimaginado” e remake “fiel ao original”.

TLOU1, Demons Souls, Crash Bandicoot 1,2,3, Spyro the Dragon 1,2,3 são remakes, mas fiéis ao conteúdo original.

RE2,3 e FF7 são remakes “reimaginados”, porque possuem dinâmicas relativamente diferentes do original.

Já Tomb Raider de 2013 a meu ver é um reboot, porque não possui compromisso algum com o script do jogo original de 1996.

RE1 remake eu considero “levemente reimaginado”, porque tirando a massiva diferença gráfica, em termos de mudanças existem algumas diferenças pontuais em relaçao ao original. Não tem nem de longe o nível de “reimaginação” do RE2 ou 3.

Então talvez algumas pessoas esperam que todo remake possua “reimaginação”. Além disso, TLOU realmente confunde, porque talvez seja o remake de menor “gap” tecnológico da história dos games. Demons Souls de PS3 é um jogo de 2009, bem mais datado.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Livio
Livio
Responder a  Daniel Torres
21 de Junho de 2022 17:45

Eu não sei o porquê dessa tara de jogo Sony Day One no PC, lembra uma resposta que li ontem, não lembro se foi aqui ou na Eurogamer em que justamente se criticava comentários com esse desejo de ter jogos Day 1 para não se ter o que criticar no GamePass.

Fui um dos primeiros a criticar(aqui no site) tal remake quando foi anunciado, até disse que nem 50 dólares valeria, mas chamar um remake de remaster é anti-ético, é pedir para ir ao oftalmologista, remaster é eu pegar o The Last of Us Remaster para PS4 e rodar no meu PS5, agora o que se tem de imagens sobre o jogo se vê que tem melhorias.

Daí com essas indagações “não é remake pq são as mesmas falas, as mesmas dinâmicas” fico a pensar se uma novela que está passando atualmente no Brasil, de nome Pantanal, não é um remake(da novela de mesmo nome que passou no ínicio da década de 90) só porque não teve alteração no roteiro da estória.

Last edited 2 anos atrás by Livio
Juca
Juca
21 de Junho de 2022 11:36

Também concordo que esse preço não se justifica, mesmo pra quem nunca jogou, já que pode jogar o remaster do 1o “de graça” tendo um PS5 e assinando a Plus mais básica (Plus Collection).

E não falamos aqui nem de um Demon Soul’s que teve 2 gerações de intervalo.

E embora seja um jogo cultuado, e certamente venderá muito por isso (pois as pré reservas físicas indicam isso) e pela série televisiva que deve vir aí e ajudar, é um jogo com roteiro e provavelmente mecânicas, sons e mocaps totalmente aproveitadas, logo não concordo que valha um preço cheio.

É dessas políticas burras da Sony. Eu até pagaria 10 dólares pra ver o jogo melhor, mas pra ser vendido pra quem nunca jogou, valeria de 39 a 49 euro/dólares no máximo. Vale lembrar que é um jogo que deve vir ainda capado no MP, coisa que tinha nas versões anteriores.

A Sony está errando direto na política com o consumidor do seu console… Subiu preços, abriu pro PC, não dá upgrades de PS5 pra jogos dados na Plus, Está pra cobrar por melhorias que deveria disponibilizar de graça, e está a cobrar um preço totalmente cheio pra revender o mesmo jogo a fãs… Só lamento essa gestão que está a levar o PS a outro nível de ganância burra!

Last edited 2 anos atrás by Juca
José Galvão
José Galvão
21 de Junho de 2022 11:58

Mário na realidade o jogo está a 79.99€ e a 89.99€.
Vou fazer com este o mesmo que fiz com o GT7 embora por razões diferentes, vou comprar usado, é a minha forma de protesto pois assim a Sony não vê um cêntimo meu.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  José Galvão
21 de Junho de 2022 12:35

Realmente, esse valor é absurdo! Creio que U$40,00 seria justo, mas preço cheio assim é algo ridículo. Bom, farei como vc e comprarei usado, só que o game esgotou o Steelbook em pouquíssimo tempo e a galera parece não ligar muito pra isso. No fim das contas, a culpa é do consumidor que não sabe dar o recado com a carteira e geralmente vai na empolgação.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Sparrow81
21 de Junho de 2022 13:36

O GT7 mal soube que teria microtransações, tracei-lhe o destino, 3 dias depois do jogo sair, comprei usado e calhou-me a edição de aniversário como se da normal se tratasse, até fiquei a ganhar.

40€ era o valor que a Sony cobrava pelos puros remakes como o do Ratchet & Clank e Medievil, bem como aquelas expansões que não precisavam do jogo principal como a do Infamous, ou ainda jogos com uma escala mais pequena como o Miles Morales, no tempo da PS4 nunca seriam mais do que 40€, agora esse tipo de experiências ou são 60€ ou mesmo full price, ou seja em certos casos estás literalmente a pagar o dobro pelo mesmo, logo a resposta a isso é comprar usado, é que nem espero por uma promoção sequer.

Assim votas com a carteira e não passas ao lado de um bom jogo que foi envolto em preços abusivos, é um verdadeiro win-win!

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
21 de Junho de 2022 14:32

Fico pensando que vai ser difícil comprar desse usado, talvez seja mais fácil pra você que tem loja, mas com o remaster na Plus Collection acho que só fã e desavisado comprarão com preço cheio.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
21 de Junho de 2022 17:17

Então pego 1 ano depois quando rolar promoção. Não pegarei nem pra revenda e acho que muitos comerciantes menores farão o mesmo. Fora os grandes, vejo que isso pode flopar em vendas aqui no Brasil e não vou cometer o mesmo erro que cometi com cyberpunk.

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
21 de Junho de 2022 18:30

A preço cheio é muito pesado pra brasileiro, meio que tem de ser fã. Quem sabe edições especiais valham a pena pra vender, mas a comum certamente deve ter vendas fracas é o que imagino…

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
21 de Junho de 2022 15:47

Só não acho absurdo o preço cheio se estivermos falando do jogo no PC. Aí sim vale preço cheio, pois é uma galera que merece sempre pagar mais em jogos da Sony pois é preconceituosa com o console e com o serviço de streaming da Sony que sempre os permitiu jogar por lá. 🤣 Dão o preço de 2 consoles numa só placa de vídeo, mas tem preconceito de comprar console pra jogar masterpieces.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Sparrow81
21 de Junho de 2022 17:29

Um dos motivos para ter esgotado: Scalpers

A edição especial custa 100 doletas e tem gente já vendendo por 400 doletas

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
21 de Junho de 2022 14:36

Esse é um remake desnecessário pois o jogo original ainda se parece muito atualizado e passa tranquilamente como um jogo de início da geração passada na versão PS4. Traçando um paralelo, é como Halo 4 que se passa muito bem como um jogo de início do Xbox One na versão do MCC e que posteriormente foi atualizado para 4K. A Naughty Dog poderia simplesmente atualizar para o PS5 e oferecer gratuitamente aos donos da versão PS4, ou aos assinantes da PSN Deluxe, como um update.
E falando de Naughty Dog, o atual roadmap desse estúdio só mostra o quanto aquela história de que os estúdios da Sony gostam de inovar e criar novos IPs é no mínimo imprecisa…
A ND gastou equipe refazendo gráficos e cutscene desse game, e tem mais um monte de outros recursos criando um jogo multiplayer standalone da franquia que servirá como um GaaS. Não sei qual o tamanho que vocês pensam que a ND tem mas o estúdio provavelmente já está 100% tomado de trabalho. Um multiplayer consome muitos recursos, mesmo se for de um estúdio que tem experiência nesse tipo de jogo. A não ser que a ND esteja pronta para deixar Factions ser um fracasso, provavelmente eles não lançarão nenhum novo IP nessa geração, assim como não fizeram na geração passada, e irão trabalhar apenas em criar conteúdo e temporadas para esse jogo, como a Rare faz com Sea of Thieves a quase 5 anos. A Naughty Dog também está longe de ter a experiência de uma 343i que trabalha no suporte de conteúdo de dois jogos multiplayers, em simultâneo com o desenvolvimento de um novo jogo como eles fizeram de 2015 a 2021 com Halo 5, Halo MCC e Halo Infinite.
Se há alguma perspectiva da Naughty Dog fazer outro jogo Single Player tradicional nessa geração, vai ser TLOUS3, dinheiro fácil, tudo que estúdios querem é ter franquias consolidadas para ter rentabilidade sem os riscos de inovar em novos IPs. Só faz novos IPs aqueles que não tem nada a perder (Guerrilla, Sucker Punch), ou aqueles que tem franquias que são certeza de ganho para segurar o tranco, como a Bethesda que na retaguarda de Starfield tem TES e Fallout. Nesse caso, a ND deve considerar o Factions como a aposta de novo IP, mesmo jogando pelo seguro de ser um multiplayer de um IP consolidado.

Last edited 2 anos atrás by Fernando Medeiros
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Medeiros
21 de Junho de 2022 15:00

Eu acho que vc deveria se preocupar em cobrar a empresa que tanto defende, já que não entrega faz tempo um jogo que chegue perto dos da ND. E vc está,no mínimo, desatualizado, pois a equipe de Tlou part 1 é reduzida e o Studio tem uma IP nova em desenvolvimento.

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Sparrow81
22 de Junho de 2022 0:05

Claro, a Playground não está entregando jogos de qualidade a anos, agora os jogos da Coalition são ruins também…
Quantas equipes vc acha que eles tem e quantos anos vc acha que vai levar esse novo projeto?
Pensa com seu cérebro um pouquinho, a Rockstar que é uma empresa que deve dar 4 NDs tem dificuldades para criar conteúdo pro Red Dead Online e ainda não revelou GTA 6. A Activision coloca 5 estúdios pra trabalhar focados no COD e tem um estúdio inteiro apenas trabalhando no suporte ao Warzone. A Bungie que já tinha muita experiência com online patinou com o primeiro Destiny e patina até hoje com conteúdos do Destiny 2. Você não tem noção que a ND se enfiou num mato sem cachorro?

Deto
Deto
Responder a  Fernando Medeiros
21 de Junho de 2022 15:23

alguns desses halos e gears que vc tanto fala saiam de “graça” para quem já tinha a versão anterior?

pois é.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Deto
22 de Junho de 2022 0:06

Halo MCC não foi vendido por $80. Gears of war ultimate Edition também não.

Livio
Livio
Responder a  Fernando Medeiros
21 de Junho de 2022 18:01

A Naughty Dog também está longe de ter a experiência de uma 343i

Espero e desejo que a ND esteja e fique bem longe de tal experiência

Last edited 2 anos atrás by Livio
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Livio
21 de Junho de 2022 18:09

Amém! Essa experiência quero longe de qualquer jogo. 😅

Marco Antonio Brasil
Responder a  Livio
21 de Junho de 2022 21:15

Nessa ele viajou legal rsrsrsrs

Trevisan
Trevisan
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Junho de 2022 19:21

Mario, boa tarde. Se não “pensou” em ter um estúdio que nem a 343, que claro convenhamos que é uma droga, porque foi atrás da Bungie ? A similaridade entre os estúdios é a mesma. Fica de reflexão.

Livio
Livio
Responder a  Trevisan
21 de Junho de 2022 19:49

De acordo com os fãs de Halo não são similares visto que , segundo os fãs, a série vem decaindo a partir da saída da Bungie.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Livio
21 de Junho de 2022 23:59

Os fans de Halo vivem presos na nostalgia. A pouco tempo fui jogar novamente a campanha de Halo 3 no Xbox 360 que não ligava a muito tempo. Posso fazer uma comparação de cabeça fria. A 343i teve problemas no Halo 4 quando ela contou uma história legal, fez ótimos gráficos mas cortou demais o level design do Halo o tornando um jogo linear em cenários de combates reduzidos. Nesse ponto eles superaram a Bungie nos gráficos e criaram uma história de nível semalhante, mas regrediram no gameplay. No Halo 5 eles superaram todos os Halos da Bungie em gameplay, mas regrediram na história. no Halo Infinite eles deram um passo além no gameplay, um abismo acima no level design, e melhoraram a história em relação ao que era no 5. Não ficou no nível dos jogos anteriores, mas Halo Infinite é de longe o melhor Halo em tipo, 15 anos.
O que a 343i tem de problemas é que eles são desorganizados, e nao conseguem cumprir prazos, mas eles trabalham em muitas coisas em simultaneo e provavelmente esse é o maior problema, e é o ponto da discussão. Se um estúdio que tem experiência em criar esse tipo de jogo não está conseguindo lidar com a demanda por conteúdo nos dias de hoje, acho que vocês já podem contar com o fracasso na ND na sua aventura multiplayer.

Ewertom
Ewertom
Responder a  Fernando Medeiros
22 de Junho de 2022 1:59

O 1 paragrafo diz tudo,se ta doido a 343 fez um trabalho muito bom Halo 4,5 e o Infinite são jogaços o ultimo tem problemas?Tem,mas no geral é um game epico

Ewertom
Ewertom
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Junho de 2022 21:48

????????????

Mário Armão Ferreira
Responder a  Ewertom
22 de Junho de 2022 21:56

O que não percebeste?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Trevisan
21 de Junho de 2022 20:08

Qualidade similar? Meu Deus! Hahaahahaha Halo só era a IP de maior impacto da MS quando era feito pela Bungie e hoje em dia até um jogo de corrida passou a ser mais relevante que ele na plataforma da MS. Chega de delírios neste artigo, por favor!

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Trevisan
Trevisan
Responder a  Sparrow81
21 de Junho de 2022 22:20

Sparrow, volte no meu comentário e vê onde eu disse ou escrevi “qualidade”.

Trevisan
Trevisan
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Junho de 2022 22:18

A similaridade em trabalhar no mesmo tipo de jogo que é FPS. E não, não estou defendendo a 343, porém o que falta aqui é um pouco de raciocínio lógico de interpretar. Pós Halo, a Bungie criou Destiny, que é uma ip legal, porém longe do brilhantismo de Halo que outrora cuidava. E as outras IPs cadê ? Esquecidas no atual momento e ainda por cima cuidando de projetos que por volta e meia são criticados com razão aqui no site. E sim, eu gostaria de ver a 343 dissolvida ou pelo menos desassociada de Halo, assim como a Guerrilha saiu do Killzone atualmente e está tendo bons resultados com uma IP diferente.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Trevisan
21 de Junho de 2022 23:50

A Sony ta perseguindo um jogo ao estilo Halo a quase 20 anos. Nenhum jogo do Playstation é reconhecido por ter algum grande gameplay que exija um pingo de curva de aprendizagem, é tudo extremamente amigável. Se é do Brasil, já deve ter visto a reportagem sobre o Antonio Fagundes zerando The Last of Us Part 2, um idoso que deve ter seus 80 e poucos anos. Meu avô nunca conseguiria jogar uma partida de Halo.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Medeiros
21 de Junho de 2022 23:54

Vc não teve Playstation na vida né? Pq afirmar que Halo é superior ao combate de Tlou2 é loucura. Nenhum Halo chega no nível e isso todo mundo sabe. Só vc mesmo pra soltar um pérola desse nível.

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
22 de Junho de 2022 0:40

Tu realmente acha que o Antonio Fagundes após zerar TLOU2, não teria capacidade de zerar as campanhas de Gears 5 ou Halo Infinite?

Eu não acho roguelikes como Returnal algo “extremamente amigável”. Da mesma forma não acho jogos como Bloodborne e Demons Souls “extremamente amigáveis”. Também não acho que ter perícia para tirar os ouros em GT7 como algo amigável. Mas poderia te dizer com segurança que muitos adoram Forza Horizon exatamente porque não precisa de muita perícia com os carros, é mais acelerar e curtir as belíssimas paisagens em alta velocidade, ou seja, é algo “extremamente amigável”. Até o Forza Motorsport também é mais amigável nesse aspecto se comparado ao GT. E não deixam de ser dois excelentes jogos de corrida.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Trevisan
Trevisan
Responder a  Fernando Medeiros
22 de Junho de 2022 11:10

Eu não poderia falar de Tlous neste sentido porque não joguei o mais novo, somente o primeiro no PS3 e não sei se há (claro que deve haver) uma mudança na questão de gameplay, porém não sei se nas maiores dificuldades dos jogos TLOUs superaria os demais citados. Halo no Legendary, e Gears no insane são um inferno para se jogar.

Trevisan
Trevisan
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Junho de 2022 11:43

Halo se assemelha em DOOM em questão de gameplay, por isso não tem essas features que você cita. E estou aqui eu pensando qual FPS no mercado tem esse tipo de feature que você cita ?

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Junho de 2022 20:55

Nossa, nem vi essa parte ehehehehhe

geralmente eu leio por cima o que ele escreve, acho a primeira groselha e respondo essa e deixo pra lá o resto pq nada se aproveita mesmo, então para que ler o resto.

o meme “esse post me deu câncer” é uma boa resposta pelo visto para falar que existe algum coisa na i343 melhor que na ND

comment image

Last edited 2 anos atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Deto
21 de Junho de 2022 22:19

Eita Deto! 🙂

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Deto
22 de Junho de 2022 0:15

Nenhum jogo da Naughty Dog tem gameplay bom ao bastante quanto qualquer Halo. São só gráficos e cutscenes emocionantes. Pra pessoas como você que preferem esse tipo de jogo deve ser o suficiente.
Mas é incrível como falar da Naughty Dog ativa um ataque de pelanca coletivo, parece que eu taquei pedra numa colmeia e as abelhinhas saíram zangadas. Ainda vou rir muito ao final dessa geração, já são dois anos com a fanbase de playstation tendo que dar rollback nos mantras que ruminam a muito tempo. Agora também vamos ter que aguentar a nova ficção que a ND que teve a pachorra de lançar coletâneas sem multiplayer, e deixar seu ultimo jogo com modo multiplayer nascer morto é boa de online?
Pelo amor de deus, vocês não são jogadores de video game, vocês são doentes.

Last edited 2 anos atrás by Fernando Medeiros
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Junho de 2022 8:48

O rapaz aí nem sequer encostou nesse jogo, não sabe a tensão que é a gameplay e o combate e como vc sente de forma orgânica. Pra ter a pachorra de citar Halo e falar que é melhor, já sabemos do que se trata. Uma ignorância completa.

Livio
Livio
Responder a  Fernando Medeiros
22 de Junho de 2022 14:57

Mas é incrível como falar da Naughty Dog ativa um ataque de pelanca coletivo, parece que eu taquei pedra numa colmeia e as abelhinhas saíram zangadas.

1- O início dos comentários foi dizer que o jogo alvo do artigo era um remaster + . Foi rebatido que ali é um remake e o que não se vale é o preço cobrado;

2- Depois foi comparar devs, no caso a ND não se equivale a 343. Novamente rebatido pois a ND entrega jogos completos e com qualidade ao qual foram apresentados em relação a 343 que entregou um jogo incompleto e que não consegue cumprir o roadmap;

3- Não satisfeito decidiu comparar jogos, nada relacionado com o artigo, foi rebatido novamente.
Daí vem que tascou pedra em uma colmeia??? Quem tá mudando a narrativa é você, sinal de que ficou incomodado.

Como já falaram mais acima, antes de reclamar de que a ND lança coletâneas sem multiplayer deveria reclamar e exigir que a 343 cumpra as promessas e lance um jogo completo.

Last edited 2 anos atrás by Livio
Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Junho de 2022 23:47

É verdade, a Naughty Dog nunca conseguirá criar uma mecânica de combate ao nível do que a 343i fez com Halo 5 e Halo Infinite. Então realmente fui mal nessa comparação, é só filminho mesmo.

Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
22 de Junho de 2022 0:20

Obviamente você é alguém que fala do que não conhece ou é um hater quando chama um jogo como TLoU de filminho.

A Naughty Dog não precisa criar algo ao nível do que a 343i faz (se rebaixar ao comum), pois é espetacular no que já faz, chegou a um nível de excelência como poucos, talvez só a Rockstar esteja à altura hoje na indústria. Não fazem algo que você encontra em qualquer jogo de Pew-pew-pew que tem por aí. São jogos memoráveis para um público já adulto que sabe apreciar um jogo como obra de arte, e muitos detalhes.

Agora, pra fazer shooter e mecânicas de pew-pew-pew bem melhores que de quaisquer dos Halos, a Sony tem, simplesmente, a Bungie.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Trevisan
Trevisan
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Junho de 2022 11:06

A mecânica de Halo precisava de um “refresh” nesse sentido Mário, e apesar de amar a primeira parte de Halo que é da Bungie o que a 343i trouxe em questão de gameplay para a série foi muito bom. E sim, sei que tem muitos fãs chiliquentos que críticaram a maneira de introdução desse refresh, porém não poderia continuar como estava. Mas sei lá, gostaria de ver a 343i cuidar de outro projeto e deixar Halo com outra equipe, mas como as coisas andam não vamos ver isso nunca.

Marco Antonio Brasil
Responder a  Fernando Medeiros
22 de Junho de 2022 9:17

Amigo isso é sério mesmo? Parece que você só quer provocar… Tu já zeraste tlou2 e god of war nas dificuldades mais elevadas? Já vi muita gente que não acha esses jogos “isso tudo” reconhecer que a gameplay é sensacional.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
21 de Junho de 2022 14:54

Porra 80 euros por um jogo que simplesmente o que mudou foi a modelagem dos boneco.

Está Sony atual é a cara da Sony Ps3 ou pior. E depois temos doidos a levar esta indústria para o fundo do poço, para mim já nada me admira, temos pessoas a gastar mais de 16.000 dólares em absoluto nada, como no Diablo: Imortal, outros a gastar em jogos que nem 10 anos tem direito como é neste caso, os jogos cada vez mais como serviços etc… Enfim daqui uns anos os que hoje gastam 80/90/100€ nestas porcarias sem freio, daqui a 10 anos esta a chorar que vai estar a pagar 200€ por somente 1 jogo, ou então jogar 10 anos para otimização de conta para deixar bonecos fortes, realmente esta vai ser a minha última geração, estou qua-se a fazer 29 anos, e acho que está na hora de parar com este lazer.

Last edited 2 anos atrás by Daniel Cardoso
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Cardoso
21 de Junho de 2022 15:07

Realmente seria ainda mais absurdo! Mas não, não foi só a modelagem que mudou, foi a gameplay, a exploração e várias outras melhorias que é só você ver a apresentação pra perceber. Então acho legal falar que o preço é abusivo e não ficar inventando coisas pra desmerecer o trabalho, como alguns aqui estão insistindo que é um renaster. Afff

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Deto
Deto
21 de Junho de 2022 15:19

A gente não sabe quanto tinha disponível para pré compra, capaz de terem botado poucas unidades para hypar que “todo mundo quer” e induzir as pessoas a achar que é “normal”

Bom, eu não posso falar nada… comprei Demons Souls remake sendo que tenho o original digital na PSN ainda…

Mas esse Last of Us eu não compro preço cheio… Acharia justo esse Remake + part 2 portado para PS5, os dois por preço cheio.

===================================

falando de vendas, olha o “ofuscamento” rolando solto, Elden Ring SUMIU do ranking.

comment image?1

Se não fosse o desespero para desmerecer jogos da Sony, o sujeito teria refletido que é impossível um jogo da Serie Souls vender mais que um mundo aberto convencional de qualidade.

Last edited 2 anos atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Deto
21 de Junho de 2022 17:17

Souls é muito nicho, e pessoal que gosta compra logo, mas depois é só venda pingada, única coisa que pode mudar isso é promoção muito boa ou nova edição com conteúdo adicional.

Já Horizon 2 que não é nicho só não vendeu mais porque a janela de lançamento atrapalhou um pouco e não tem base nova suficiente de PS5, e embora seja um crossgen, muita gente deve estar esperando pra jogar num PS5, já que é o que justifica mais facilmente a volta dele ao topo.

Horizon 2, considerando os 2 primeiros anos de lançado, é jogo pra 20mi em vendas no mínimo.
Um excelente jogo, com muito conteúdo, ótimos gráficos, ótimo gameplay. Só não foi perfeito porque no lançamento teve pequenos problemas de bugs e no modo 60fps, mas hoje está redondo.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Juca
21 de Junho de 2022 18:06

E veja se tem gente correndo pela Internet falando Elden Ring foi ofuscado pelo Horizon Forbidden West igual os “imparciais” fizeram.

Os caras começam as tretas, só de recalque, depois quando vem a resposta é o cara que é “Sonysta malvado arranjando treta”

Last edited 2 anos atrás by Deto
Eraser
Eraser
Responder a  Deto
21 de Junho de 2022 20:26

Não consigo, tento mas não consigo.

Eraser
Eraser
Responder a  Deto
21 de Junho de 2022 20:25

Não percebi a maioria do que está escrito por ti, mas o hfw está de parabéns, não sabia que já tinha atingido perto de 14 milhões de unidades vendidas.
Mesmo com a ajuda dos bundles é um excelente número.

Andrio
Andrio
21 de Junho de 2022 17:21

Não creio no que estou lendo kkkkkk

Tem gente querendo comparar esse remake com halo e gears? Inventaram até uma nova categoria, Remaster+ kkkkkkkkkkkkk

Eu também acho esse remake desnecessário fora esse preço full sem sentido que a sony está querendo cobrar. Mas mais uma vez, o jogo foi refeito (mecanicas, personagens, cenários…) então é remake e ponto final!

Cabe a nós não comprar o jogo como forma de protesto!

Isso pq eu tirei print do twitter que tem qualidade baixa.
Cara dizer que isso é um Remaster+ é pira piada!

comment image

Last edited 2 anos atrás by Andrio
Juca
Juca
Responder a  Andrio
21 de Junho de 2022 17:35

Que show hein?!? A Tess ficou mais velha, mas bem mais real!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
21 de Junho de 2022 17:43

A Tess ficou mais condizente com a idade que tinha na obra, que era beirando os 50 anos, como o Joel.

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
21 de Junho de 2022 22:23

Mas no 1 eles tinham essa idade? As especulações que eu vi é de que ela tinha por volta de 30 na época do 1o jogo, mas obviamente pode ser mais..
O Joel com 50 é aceitável, por que no início ele tinha uma filha criança que deveria ter entre 10 e 12 anos (então por mais pai jovem que ele fosse, já teria mais de trinta no prólogo do jogo)… aí parece que passam uns 20 anos do início até o período em que ele encontra a Ellie, então 50 é razoável.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Andrio
Andrio
Responder a  Juca
21 de Junho de 2022 17:47

Pra mim ficou show de bola. hehe
Tinha gente reclamando dizendo que ela tava muito velha kkkkkkkk
Porém o que esperar da galera que estava reclamando que a Aloy tinha barba kkkkk

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Andrio
21 de Junho de 2022 18:26

Essa modelagem aí é tipo tu comparar o Drake de Uncharted 3 com o do Uncharted 4. Uma geração na frente.

Marco Antonio Brasil
Responder a  Andrio
21 de Junho de 2022 21:20

As feições de TLOU2 (e do Remake da parte 1 agora) são simplesmente sensacionais. Aliás toda a parte técnica é impecável.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
21 de Junho de 2022 17:49

Qualquer um em sã consciência percebe que é um preço absurdo. Esse é o caso pra se comprar em uma boa promoção.
No meu caso ainda pior pois prefereria caminhar adiante e gastar com jogos novos e não coisas que finalizei diversas vezes.

CarlosP
CarlosP
21 de Junho de 2022 20:12

Culpamos empresas por este tipo de atitudes, mas a culpa é do consumidor. Este artigo mais uma vez espelha o grande problema desta indústria e muitas outras. O problema são aqueles que alimentam este tipo acções por parte das empresas e olham pouco para o que pode trazer. A Sony faz de forma descarada, aplicando preços cheios de jogos que já eram bonitos, a Microsoft promete, promete, dá meses gratuitos de serviços, mas criar com qualidade respeitando todos os gostos, tá quieto, a Nintendo é careira para xuxu e no fim todas elas provam que é o que o consumidor procura porque o € entra. Quem pode destruir esta indústria é o consumidor com as decisões impulsivas que toma.

Livio
Livio
Responder a  CarlosP
21 de Junho de 2022 22:31

Concordo bom o que comentas. Neste artigo pelo menos vimos que dá grande parte, senão todos, que tem a plataforma PS por preferência dizem ser contra o preço cobrado e que não comprarão até o preço abaixar.

Infelizmente no trabalho tem um que é super fã e disse que iria comprar no lançamento.

Juca
Juca
Responder a  CarlosP
21 de Junho de 2022 22:44

Precisamos separar a “culpa” ou “participação passiva” em concorrer para um fato, da culpa intencional de praticar um fato (dolo).
Senão chegaremos ao cúmulo de culpar as vítimas de um crime por estarem no lugar errado, na hora errada onde um crime ocorre (só foram vitimados por serem culpados de estarem lá), ou de afirmarmos que só existem ladrões porque há quem se deixe roubar (que é um sofisma)…

Apesar de ser uma prática incentivada pelo feedback positivo dela (consumidores comprarem), a culpa primordial ou intencional é de quem adota a prática (a Sony opta por fazer da forma que quer).
Os consumidores que alimentam a prática são “culpados” apenas pela manutenção dela, mas não têm intenção consciente de que querem incentivá-la (ninguém compra algo de que gosta por um preço alto porque quer que dá próxima vez seja mais caro).

Então, na minha ótica a culpa é da empresa pela atitude de precificar algo sem razoabilidade e bom senso. E há “culpa” de alguns clientes que é de dar um feedback positivo a isso, talvez por não darem o valor devido ao dinheiro que investem no seu objeto de desejo, por serem doentes e etc… mas mesmo assim, estes últimos, apesar de concorrerem para a manutenção do fato, ainda são mais vítimas das escolhas inescrupulosas das empresas que o contrário, quem adota a prática são os verdadeiros os algozes.

Tem um ditado que diz que quando um esperto se encontra com um tolo, alguém faz negócio! Então, é por aí que vejo as coisas.
Precisamos separar a “culpa” ou “participação passiva” em concorrer para um fato, da culpa intencional de praticar um fato (dolo).
Senão chegaremos ao cúmulo de culpar as vítimas de um crime por estarem no lugar errado, na hora errada onde um crime ocorre (só foram vitimados por serem culpados de estarem lá), ou de afirmarmos que só existem ladrões porque há quem se deixe roubar (que é um sofisma)…

Apesar de ser uma prática incentivada pelo feedback positivo dela (consumidores comprarem), a culpa primordial ou intencional é de quem adota a prática (a Sony opta por fazer da forma que quer).
Os consumidores que alimentam a prática são “culpados” apenas pela manutenção dela, mas não têm intenção consciente de que querem incentivá-la.

Então, na minha ótica a culpa é da empresa pela atitude de precificar algo sem razoabilidade e bom senso. E há “culpa” de alguns clientes que é de dar um feedback positivo a isso, talvez por não darem o valor devido ao dinheiro que investem no seu objeto de desejo, por serem doentes e etc… mas mesmo assim, estes últimos, apesar de concorrerem para a manutenção do fato, ainda são mais vítimas das escolhas inescrupulosas das empresas que o contrário, quem adota a prática são os verdadeiros os algozes.

Tem um ditado que diz que quando um esperto se encontra com um tolo, alguém faz negócio! Então, é por aí que vejo as coisas.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Junho de 2022 17:22

Não estou isentando fãs, Mário, estou mostrando que os principais culpados são as empresas… Quantos fãs pediram por streaming de jogos, por exemplo? Agora, qualquer pessoa banca seus luxos como pode, aí vou dizer que o culpado de uma Ferrari ser os olhos da cara porque tem poucos clientes compram? A Ferrari é cara porque quis ser um bem pra elite e conseguiu. A Atitude é da Ferrari que tentou emplacar isso, não de existirem clientes que pagam qualquer valor…

A ganância da empresas não é resultado da culpa das pessoas. Ela está lá, independente desse fator.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
22 de Junho de 2022 17:49

Se fosse assim existia Tv 4K? Existia Blu-ray? Eu não pedi tais tecnologias, tais modos de entretenimento.

As empresas mostram as inovações, cabe ao usuário dizer se aceita ou não.

O golpe tá aí, cai quem quer.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
22 de Junho de 2022 18:16

Aí tu tá viajando… A Ferrari é dona de outras empresas e seu lucro não vem da venda de Ferrari. A maioria das empresas reconhecidas tem seus produtos top no mercado, que são desejados e difíceis de se alcançar, mas invariavelmente são donas de outras empresas que vendem coisas populares. Consoles são populares, PCs de topo não.

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Rafael
Rafael
22 de Junho de 2022 0:13

Infelizmente nós consumidores damos a chancela para os produtores cobrarem preço de jogo novo.
Más isso não é novidade e a Sony não tem feito diferente das demais.
Mellhor exemplo é o FIFA. Tem todo ano jogo novo, muda pouquíssima coisa de um ano pro outro e mesmo assim bate recorde de vendas. Poderíamos muito bem comprar a cada 3 anos e não faria muita diferença.. .más como acostumnamos a comprar anualmente.. dá a eles a resposta de que podem fazer essa palhaçada todo ano.

Edson Nill
Edson Nill
22 de Junho de 2022 14:26

Caramba, são 107 comentários! rsrs Bem, para mim, TLOU é um game espetacular, tendo gráficos acima da média, uma narrativa clichê mas bem executada, ótimo gameplay, etc… Eu não concordo com o valor desse remake, por ser um remake aquém do que poderia ser, ao meu ver! Para mim, seria interessante a Sony fazer um GOW remake por ex e até penso que faria mais sentido, mas… Tudo é sobre negócio! Quanto ao TLOU part 2 ser o game mais premiado de todos os tempos, temos que colocar um ponto! Os prêmios funcionam muito sobre o ano de lançamento do game, ou seja, caso ele fosse lançado no ano de um Red Dead 2 ou até msm no ano do zelda Breath of the wild, não sei se ele ganharia tantos prêmios assim. Repito: O game é uma obra prima, mas se perceberem, ele nunca lidera ou dificilmente lidera alguma lista desses revistas respeitadas de games, como o melhor game de todos os tempos! Costuma dar algum Zelda, algum Mário, algum GTA… Mas dificilmente um TLOU part 2, por ex.
Será se o TLOU part 2 fosse lançado em 2017, concorrendo com Horizon Zero dawn, Zelda Breath of the Wild, Super Mário Odyssey, Persona 5, ele ganharia tantos prêmios? Se ele fosse lançado em 2018, concorrendo com Red Dead 2, GOW, Spiderman, etc.. Será que ganharia como game do ano? Não saberia afirmar isso, mas poderia afirmar que nesses anos, ele não ganharia todos os prêmios. A lista de concorrentes a game do ano foi bem fraca frente a esses anos que eu citei, sendo a melhor nota de metacritic para um game indie (Hades). Pensem a respeito!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Edson Nill
22 de Junho de 2022 14:44

Entramos no “se” não temos como saber. Só sabemos que é o mais premiado da história, que foi considerado o jogo da geração e que GoW foi o mais premiado de 2018. Então já cai por terra a falácia que RDR 2 é superior a GoW. E BOTW tem menos premios que o jogo tb, num ano que não foi lá tão forte na premiação tb. A única coisa que posso te falar com certeza é que TLOU2 é superior tecnicamente a todos os que tu citou. Isso é indiscutível.

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Sparrow81
23 de Junho de 2022 2:19

Não entramos no se, e sim na lógica, André! Tlou 2 é o game que tem mais Gotys e gotys é sobre o ano dele e o ano dele depende dos jogos com quem ele concorreu! Aqui usa-se muito o metacritic e o metacritic dele é inferior ao GOW, ao Zelda Breath oh the Wild, ao Super Mario odyssey, Super Mario galaxy 1, 2, Metroid prime, Tlou 1, Uncharted 2, GTA 5, GTA 4, etc… Um exemplo básico: Se olhar para a lista dos jogos que o Tlou part 2 disputou, vc vai ver que tem um Hades com mais de 90 de metacritic, mas sendo um indie, onde os AAAs com quem ele concorreu, era o Ghost of Tsushima com um pouco mais de 80 e a primeira parte de final fantasy 7 remake com 87. Agora vamos para 2017. Zelda Breath oh the Wild com 97, Super Mario odyssey com 97, Persona 5 com 93 e Horizon zero Dawn com 89. Pegue 2018 e veja o GOW com 94, Red Dead Redemption 2 com 97 e o Spiderman com 87. Entende onde quero chegar? Não estou com isso a desmerecer o game, e sim, a colocar que há um contexto que muitos ignoram quando dizem que é o melhor game de todos, etc.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Edson Nill
23 de Junho de 2022 2:50

Entramos no “se” com certeza. Tu tá questionando não só o jogo mais premiado da história, mas como o jogo com mais prêmios gerais. Metacritic? Por favor! Mario odyssey é o Mario mais porco já feito e tem nota 97! Zelda é 97 e realmente é um ótimo game, mas essa nota aí é ridícula totalmente desequilibrado. O que importa no final é o que o jogo é e TLOU 2 é bem superior a todos os citados, eu joguei todos.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Sparrow81
23 de Junho de 2022 12:13

André, Mário porco pra quêm? pq pra mim, junto com os galaxys, foi o melhor que já joguei! O TLOU part 2 foi o mais premiado da história no ano! Ele é campeão de Gotys, ou seja, Game of the year e isso refere-se apenas ao ano dele! É um game soberbo, mas com vários questionamentos sobre sua narrativa e até msm gameplay!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Edson Nill
23 de Junho de 2022 12:40

Questionamentos de quem? De 18-, caixistas e quem tem ódio de gays? O jogo retrata muito bem como seria o mundo hoje naquele universo. Mario Odyssey é o pior Mario que já joguei. Chato, repetitivo, sem criatividade. E joguei todos os Mários. É o mais preguiçoso. Tu jogou realmente Tlou 2?

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
23 de Junho de 2022 14:09

Eu sou defensor de jogos de qualidade. E Mário Odyssey não está na minha lista, me desculpe. Acho o mais chato e repetitivo que a Nintendo já fez. Não merece aquela nota nem aqui e nem na China. Talvez se olhar pra o que ele ganhou seja mais relevante do que olhar pra nota, pois ganhou muito pouco perto do que outros…

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Sparrow81
23 de Junho de 2022 16:48

Não joguei Tlou part2, tampouco critiquei o jogo! Não preciso chamar jogo x de lixo, porco para querer colocar meu argumento a prova, André! Vc dizer que não gostou de Odyssey é direito seu, mas dizer que é um game preguiçoso… Putz! Um game cheio de criatividade, cheio de magia, uma baita jogabilidade, mostra claramente que criou uma amargura de tudo que a Nintendo faz!

Livio
Livio
Responder a  Edson Nill
23 de Junho de 2022 13:03

Aí vamos inverter a situação, será que todos os jogos citados por você teriam tais notas ou ganhariam goty se tivessem sido lançados no mesmo ano que TLoU2, depois de tudo que o jogo ofereceu?

Porque em ver as notas é fácil concluir que se tivesse saído em anos anteriores poderia não ter ganho. Até fui rever as notas do TLoU2 e GOW(2018), diferença de 1 ponto, pensava que seria algo no mínimo 5 de diferença.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Livio
23 de Junho de 2022 16:42

Notas não dependem do outro jogo, lívio! O fato do game x ganhar nota 10 não atrapalha o game y ganhar nota maior ou menor!

Livio
Livio
Responder a  Edson Nill
23 de Junho de 2022 17:02

Acabei não entendendo, primeiro comentas se o TLoU2 fosse lançado em algum outro ano se o mesmo ganharia o Goty, depois comenta sobre as notas que tais jogos de anos anteriores tem de melhores que o TLoU2.

Daí fui pesquisar e GOW tem 94, TLoU2 tem 93, Zelda tem 97 dando a impressão que a nota do TLoU2 foi muito baixa.

Mas não respondeu o que te perguntei, fizestes a suposição se o TLoU2 ganharia se concorresse em 2017,2018… Mas se pegasse esses jogos antigos e colocasse para concorrer com TLoU2 em 2020, eles ganhariam?

Lembrando que TLoU2 foi elogiado também pelos pormenores, por uma reação facial dos personagens ao reagirem a uma explosão, por detalhes de interação no cenário, por uma IA boa, será que os outros jogos também conseguiriam acompanhar isso? Eu creio que não, mesmo que TLoU2 concorresse em anos anteriores.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Livio
23 de Junho de 2022 17:26

Lívio, eu que não estou te entendendo ultimamente!
Lembro de vc ser mais ponderado, mas vem sendo mais agudo na forma de expressar. Em nenhum momento aqui eu coloquei a qualidade de TLOU part 2 a prova. Para mim, é o melhor game já feito quando se fala de parte técnica, porém game é sobre outras coisas também, mas nem vou muito por aí. O meu ponto foi sobre o Tlou part 2 ser o game mais premiado de todos os tempos, sendo que esses prêmios dados a ele são GOTYS, ou seja, ele ter sido o game que mais ganhou como game do ano, competindo com os games que foram lançados no mesmo ano dele. Eu coloquei as Notas do metacritic, pois é por lá que as empresas se baseiam e fazem marketing e é por lá que mostrei que houve anos mais fartos em relação a games de alto calibre que o ano de 2020, ano esse que Tlou part 2 foi lançado. A verdade é que Tlou 2 não teve competidor a altura, porém se ele tivesse sido lançado em 2017, 2018, talvez poderia bater recorde de Gotys? sim, mas tbm não poderia e até aposto que não faria. Um exemplo que posso lhe dar é sobre o TLOU part 1. Ele foi até mais impressionante para a sua época do que foi o seu sucessor, ele é mais querido do que o seu sucessor, mas não ganhou o msm número de gotys que o seu sucessor. Coincidência? Lembremos que ele concorreu com GTA 5 no msm ano. Será que se um Tlou part 2 concorresse com um GOW, Red Dead Redemptions 2 ou um Zelda Breath of the Wild, até msm um Elden Rings, ele ganharia esses prêmios. Vou te dar um exemplo: Apostaria todas as minhas fichas contigo que o Elden Rings baterá o Tlou part 2 esse ano em número de GOTYS, porém para mim, acho o TLOU part 2 mais jogo, porém Elden ring não terá uma concorrência a altura e deverá levar tudo de prêmio no ano. Tomara que tenha me entendido…

Livio
Livio
Responder a  Edson Nill
23 de Junho de 2022 18:23

A verdade é que Tlou 2 não teve competidor a altura, porém se ele tivesse sido lançado em 2017, 2018, talvez poderia bater recorde de Gotys? sim, mas tbm não poderia e até aposto que não faria

É sobre isso que te indago, não precisa ter contato com o TLoU2 para saber o quanto o jogo tem qualidade em itens que as vezes passam despercebidos pelos jogadores (expressões faciais, por exemplo), isso foi relatado tanto em sites quanto em gameplays. Tens isso de relato em jogos de 2017,2018 e 2019? Será que se concorresse em 2017/2018 ele não ganharia até mais Gotys pelo que foi apresentado, pode ser que sim, pode ser que não. Lembrando que o jogo foi muito elogiado e em entrevistas teve dev a falar que ali seria o nível a ser atingido/superado, tem esse tipo de nível em jogos de 2017/2018? É disso que te questiono.

Não importa se jogas o TLou2 para 2017/2018 ou pega os jogos de 2017/2018 para concorrer em 2020, TLou2 é o jogo a ser superado pela qualidade no total, seja roteiro, seja qualidade gráfica, seja o que ali foi implementado. Se TLoU2 é o jogo a ser superado será que teria competidor a altura mesmo em 2017/2018???

No mais pegando partes do teu 1° comentário:

Será que ganharia como game do ano? Não saberia afirmar isso, mas poderia afirmar que nesses anos, ele não ganharia todos os prêmios. A lista de concorrentes a game do ano foi bem fraca frente a esses anos que eu citei, sendo a melhor nota de metacritic para um game indie (Hades). Pensem a respeito!

Como poderia afirmar? Pelo Metacritic?

Lista de 2020 fraca mesmo tendo Ghost of Tsushima, FF7 Remake e Animal Crossing como candidatos?

Por fim não me vejo ser menos ponderado, questionei um pensamento que, na minha visão, não bate/encaixa.

Livio
Livio
Responder a  Livio
23 de Junho de 2022 18:36

E aqui espero que tenha me entendido que The Last 2 ganhou pela análise do todo e que independente do ano anterior ele carregaria toda a qualidade e nível a ser superado, logo isso não indica que ele perderia alguns Gotys, nem que ganharia a mais, mas creio eu que mesmo assim, independente do ano, não teria candidato a altura (ao se analisar o todo).

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Livio
23 de Junho de 2022 18:41

Animal Crossing não foi nesse ano! Quanto a ser superado em roteiro, talvez para ti, mas não é consensual! A nível técnico é consensual!

Livio
Livio
Responder a  Edson Nill
23 de Junho de 2022 19:28

Sobre Animal Crossing: https://www.tecmundo.com.br/voxel/206945-tga-2020-veja-jogos-goty-lista-indicados.htm

Se quiser pesquisa Goty 2020 e olha lá no Wikipedia também ou em qualquer link que o Google retornar

TLou2 é o jogo a ser superado pela qualidade no total, seja roteiro, seja qualidade gráfica, seja o que ali foi implementado.

O que eu quis falar aí é que no conjunto (roteiro, IA, gráficos, interação) o TLoU 2 é um nível a ser alcançado/superado. Não quis falar que o roteiro é o melhor que existe no mundo dos games.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Livio
23 de Junho de 2022 21:06

Confundi realmente animal crossing com Smash bros nas datas, mas Animal Crossing é um game que msm que bom, vendeu muito pela época que foi lançada. A franquia existe há décadas e jamais vendeu nem próximo do que vendeu o game do switch. Quanto a parte abaixo, Lívio onde que eu coloquei que fosse diferente aqui? Falei várias vezes que para mim, Tlou part 2 é o melhor game tecnicamente já feito e isso inclui tudo que vc colocou aí!

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
23 de Junho de 2022 16:54

rsrsrs André é um cara legal, só deixa as vezes o sentimento aflorar demais, mas aqui é onde que se descobre que o Mário não tem criatividade nenhuma, mas o Ratchet é fabuloso( Nada contra o Ratchet, mas creio que vc tenha entendido onde eu quis chegar, Mário).rs

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Edson Nill
23 de Junho de 2022 17:37

Mas Ratchet não é melhor que qualquer Mario já lançado. Isso é inegável. Não disse isso, apenas disse que dos Marios lançados ele é o mais fraco e que 97 de média no metacritic é pra lá de absurdo.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
23 de Junho de 2022 19:42

Tá bem perto de ser consensual. Já que a maioria que converso e que joga Mário desde a década de 80 acha esse Odyssey o mais fraco de sempre.

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Sparrow81
23 de Junho de 2022 21:02

Realmente, por isso que ele já vendeu quase 30 milhões de cópias físicas ( A Nintendo não divulga vendas digitais) e tem 97 de metacritic.

Andrio
Andrio
Responder a  Edson Nill
23 de Junho de 2022 17:13

Questionamento sobre gameplay? wtf? Poderia explicar por favor quais questionamentos são esse por favor….

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Andrio
23 de Junho de 2022 18:41

não meus e sim de tantos que inundaram, falando de gameplay bem similar ao primeiro, ou seja, colocando-a ao nível de um game de ps3. Andrio, para mim, Tlou part 2 é um game incrível e que infelizmente veremos cada vezes menos games a esse nível.

Livio
Livio
Responder a  Edson Nill
23 de Junho de 2022 19:46

Aí é que está o problema, tem questionamentos de algo que sequer tocastes, assim fica fácil algum outro vir te responder de modo que possas não gostar. Fora isso nem se sabe se tocastes no primeiro jogo.

Já me viu criticar/comentar o gameplay de Gears, Halo ou Forza Horizon??

Já sabes a resposta pois nunca joguei e por isso nunca vai me ver dizer que em determinado cenário amplo do Halo tem uma textura de qualidade inferior, nem que os gráficos são de Halo do Xbox clássico/360.

Andrio
Andrio
Responder a  Edson Nill
23 de Junho de 2022 20:04

Edson me desculpe, mas vou ser sincero com vc.
Me parece que vc veio aqui só para fazer criticas sem fundamentos.
Do início do seu comentário até agora eu não entendi muito bem o que vc queria falar e acabou saindo só criticas vazias. Mas respondendo esse ultimo comentário seu, gamplay do part 2 é uma evolução do primeiro jogo. foi adicionado uma mecanica de pulo e de esquiva que muda radicalmente o dinamismo do gamplay e isso dá uma identidade meio que unica para part2.

Recomendo jogarem o the last 1 depois do 2 para verem como é muito mais dinamico e que a esquiva faz uma baita falta.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Andrio
23 de Junho de 2022 20:59

Andrio, está cansando sinceramente ter que vir aqui colocar uma coisa e vcs interpretarem outra. Não critiquei o game, sendo que falei algumas vezes que o game tecnicamente é o melhor da história. Simplesmente apontei a questão da quantidade de premiações de Gotys. O problema é que vcs agem muito na emoção e querem criar algo que não existe, como por ex querer colocar que critiquei o game, sendo que estou a elogiar. O game não é perfeito, mas me apresente um que seja…

Livio
Livio
Responder a  Edson Nill
23 de Junho de 2022 17:20

Questionamentos sobre narrativa e gameplay só por dúvida mesmo ou são questionamentos oriundos de gameplays de Yt ou revistas?

Como dizes mais acima que não jogou o game eu creio que teus questionamentos são só por dúvida mesmo.

Deto
Deto
Responder a  Edson Nill
23 de Junho de 2022 15:02

oddysey ganhou 97 sendo que tem exatamente a mesma jogabilidade do Mario 64 de 1996.

imagine qualquer empresa hoje lançando um jogo com mesma jogabilidade de 30 anos atrás…

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Deto
23 de Junho de 2022 16:51

Deto, a msm jogabilidade de mario 64 de 1996? Isso é típico de ti, dizer abobrinhas!rsrs O game se baseia em cima do Cap, o Mário domina mais de 40 personagens diferentes, o game tem um controle hiper preciso, mas… Sim, é realmente igual o Mário 64.rsrs Até concordo contigo nos trajes do Mário, pois é vermelho!

Livio
Livio
Responder a  Edson Nill
22 de Junho de 2022 15:08

GOW Remake não faz sentido visto que o GOW de 2018 mudou a jogabilidade.

O que teria mais sentido de Remake seria um MotorStorm, Infamous, Killzone, um Socom mais alinhado a BF/COD. Quem saiba um remake de Heavenly Sword até poderia cair bem visto que a performance no PS3 é cheia de quedas de frames (pegando a fatia deixada pelos antigos GOW)

Será se o TLOU part 2 fosse lançado em 2017, concorrendo com Horizon Zero dawn, Zelda Breath of the Wild, Super Mário Odyssey, Persona 5, ele ganharia tantos prêmios?

Não ganharia todos, como creio que TLoU2 não ganhou pois como já falava Nelson Rodrigues:

“Toda unanimidade é burra.”

Last edited 2 anos atrás by Livio
Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
22 de Junho de 2022 17:30

Entendo sua ótica sobre o assunto, mas prêmios são fatos. Esse tipo de comparação hipotética não existe, se ganhou x prêmios ganhou.

Sobre listas, cada pessoa tem uma, e muitos dos jogos cultuados hoje como melhores são quase injogáveis para quem joga games atuais e se baseiam quase sempre em memórias afetivas. Então, a seu tempo, cada um tem o seu valor.

As comparações precisam ter critérios lógicos, senão eu diria, e se Halo 1 fosse lançado hoje, ia ser o que foi?

Last edited 2 anos atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
22 de Junho de 2022 18:02

Perfeito. Acho essas eleições de melhores da história totalmente sem sentido. Grandes jogos devem ficar na memória pela época que representavam e importância naquele momento. Tenho sempre uma lista de grandes jogos nas suas respectivas épocas, todos tem contribuição forte na indústria pra época em que foram lançados. Agora, particularmente, o jogo de maior impacto em termos de narrativa, gameplay, imersão, como foi começo, meio e fim não posso falar que não foi TLoU2. Vários games tem lugar no meu coração, mas esse é uma obra que nem deveria ser comparada com outros, pois fez praticamente tudo diferente do que já existia.
Aí vem um cidadão e me fala que Halo é superior em gameplay que TLOU2, quando dois contratados pela Microsoft falaram que nada no PC ou em consoles se comparava e que ali era um novo patamar a ser alcançado. É pedir pra ser chacota! 😅

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
error: Conteúdo protegido