Não só a resolução sobe, como os fotogramas duplicam.
Foram vários os cépticos que duvidavam que a PS5 Pro pudesse duplicar fotogramas. Mas a realidade é que, como sempre referimos, a Sony é quem tem a telemetria dos diversos jogos, e assim sendo é a única que tem a real noção sobre se uma melhoria no CPU era justificada ou não.
Apesar que, naturalmente, a manutenção do CPU não vai permitir melhorias de fotogramas em todos os jogos, a realidade é que a Sony entendeu que só uma melhoria no GPU seria suficiente para trazer ganhos que justificassem ao utilizador. E Crew Motorfest está a ser um dos jogos que demonstra, e bem, esses ganhos.
Assim, quando jogo na PS5 corre a 1440p, na PS5 Pro, ele correrá a 1692p, re-escalados por PSSR para 4K.
Mais ainda, a densidade da geometria sobe em 15%, assim como a densidade das folhas das arvores, que sobe na mesma percentagem.
Na versão PS5 Pro a multidão que assiste às corridas terá ainda densidade superior.
Mas a maior diferença vem nos fotogramas, pois quando o jogo corre a 30 fps na PS5, na PS5 Pro, apesar de todas as melhorias, o jogo correrá a 60 fps.
Trata-se de um upgrade enorme, que até a Digital Foundry classificou de “muito significativo”, e que demonstra o que a PS5 Pro é efetivamente um upgrade significativo para quem é mais exigente.
Diga isso a Baldur’s gate 3.
Off-topic: Li alguns relatos na web e testando aqui percebi alguns problemas quando o PS5 Pro está em 120Hz.
Por exemplo no F1 24 no modo qualidade o jogo estava rodando em 4K 120Hz mas percebi que a qualidade estava bem ruim, o correto deveria ser 60Hz (como está indicado no próprio setup do jogo essa informação – qualidade 60Hz e performance 120Hz).
Desativei no setup do console o modo 120Hz e a diferença foi muito grande, gráficos bem mais nítidos e rodando em 4K 60Hz.
O modo 120 Hz pode obrigar a TV a descer a resolução. O problema pode ser na TV e não na consola!
Sim entendo, o ruim é que no meu caso era uma Samsung QN90A com HDMI 2.1 e no PS5 base funcionava perfeitamente 4K 120Hz, só que no PS5 Pro estou com problemas e não é somente no F1 24, no Spider Man 2 também, ou seja tudo que ativa os 4K 120Hz. A TV está com o último firmware (set/2024), também testei outro cabo HDMI 2.1, no caso o que veio com o PS5 base e também não resolveu.
No F1 24 e no SpiderMan 2 carrega o jogo em 1080p 120Hz, e somente desativando no setup do PS5 Pro os 120Hz e que o 4K funciona.
Vou ver se consigo outra TV para testar.
Tu podes ter qualquer coisa mal configurada nos menus da PS5 Pro. Já verificaste isso?
Tentei de tudo aqui, no PS5 Base usei essa TV por mais de 02 anos perfeitamente. No PS5 Pro ele mostra que o dispositivo é compatível com 120 Hz 4K HDR, VRR, ALLM além do modo jogo ativado na TV, tudo habilitado. Cheguei até a restaurar a TV para ver se podia ser alguma outra coisa, mais nada também. Fiz uma pesquisa na web e achei outras pessoas com o mesmo problema e sem solução também. Vou ver se consigo testar em outra TV com HDMI 2.1.
O que duplicou além da framerate foi o preço, também é o dobro.
Não consigo quantificar o quão desajustado está o preço, face aos ganhos de performance, já para não falar que os Europeus pagam bem mais pelos mesmos fps.
Galvão, com o PS5 Digital com 3 jogos a 3.5k e o PSVR2 a 2.7k no Brasil, o cara compra os 2 e ainda sobra troco, já que o PS5 Pro mais barato por aqui é 6.5k (o preço oficial é 7k). É um preço absurdo.
é como o Mike Ybarra disse not twitter, é upgrade e a sony não vai deixar de lucrar, ou subsidiar o console, para quem já tem o PS5 migrar.
E digo mais, no mínimo a Sony deve ter descoberto isso na geração passada… Vendeu o PS4 PRO “barato” com subsídio, só para descobrir depois que 95% de quem pegou o PRO tinha comprado o PS4 no lançamento.
Que a Sony faça o mesmo com o PS6, pois não faz sentido ela vender o PS6 “barato” pra quem já comprou um PS5 ou PS5 Pro. A Sony não vai deixar de lucrar… Lol
Acho que jogos mal otimizados conseguiram extrair mais de melhorias do PS5. Jogos bem otimizados como Horizon Forbidden West e Spiderman recebem elogios da DF, mas nesses tempos o excesso de elogios vindo de lá, tem me parecido suspeito. Vamos esperar mais um tempo pra vermos qual é a real do PS5 Pro…
Sobre a questão de CPU, o PS5 não precisaria de uma CPU top pra empurrar todo o potencial da GPU, tem sido assim mesmo no PC, com diferenças irrizórias mesmo a 2k. Mas uma CPU Zen 2 já é muito defasada, fosse uma CPU Zen 5000 com 3d cache, daria pra aguentar um bom tempo e não se preocupar mais com 60 fps… Pois conseguiria ao menos 1080@60 em qq coisa, mas agora tá aí tendo que reescalar infra 1080p e fazer milagre com o upscale.
Off: O Phil Sprencer a cabou de dizer que fará mais aquisições de estúdios! Será que os órgãos vão barrar dessa vez? Fica a questão!
A FTC não vai, especialmente com o Trump no poder.
Os restantes acredito que deverão criar objeções se forem publicadores. Se forem estúdios, talvez não!
Mas agora que o Phil diz que não há uma linha vermelha que impeça qualquer jogo Xbox de ir para a Playstation, talvez passe.
Falando nisso, o que você acha em relação a esses jogos irem pro Play? Era algo inevitável, mas eu ainda não concordo! Meu medo é que a Microsoft dê uma de louca e pare de fazer Xbox! Pois não vejo muito sentido dela continuar os fabricando seguindo essa extratégia!
O console pra MS não interessa, é só prejuízo, ela quer controlar é o mercado de jogos ou o serviço de jogos em cloud.
As pessoas não acreditavam quando eu dizia que ela se iria tornar multi.
Agora digo, acredites ou não, que a Xbox tem os dias contados.
Tb o senhor disse e dizia que não ia comprar a ps5 pro e vai comprar 👌👍
Há uma frase muito engraçada que os americanos usam que se adequa aqui: “Grasping at straws”.
E que significa que quando não se tem mais argumentos, diz-se qualquer coisa desesperada.
Mas desta vez não tem como o Mario voltar atrás, pois a Microsoft já se tornou multi e o console Xbox está morto, esperando o velório e o enterro.
Um portátil deles existirá!
Se ventila isso, mas não é nada certo, Edson. Pra piorar, vão largar a briga do PS pra encarar Nintendo ou Valve+Asus e etc… Eu diria pra MS, boa sorte com isso…
https://br.ign.com/xbox/132251/news/phil-spencer-confirma-que-xbox-portatil-esta-em-desenvolvimento-no-entanto-console-demorara-a-ser-la https://www.metroworldnews.com.br/ciencia-e-tecnologia/2024/11/14/um-console-xbox-portatil-phil-spencer-confirma/ Não se ventila, pois ele msm confirma que estão trabalhando em algo, juca!
Ok, Edson, obrigado pela informação. Então, boa sorte pra eles! Lol
Eu apostaria que eles se vão manter nas consolas nas portáteis. São a plataforma ideal para o seu serviço de streaming, e a concorrente não é a Playstaion de mesa com a qual eles não tem levado a melhor.
Concordo parcialmente, creio que se a MS se meter a comprar outra publisher ela terá total apoio do governo Trump, porém no restante do planeta terá impecilhos
Também acho. E no Reino Unido não deve passar mais absolutamente NADA!
É um pau de dois bicos. O primeiro porque com o Trump no poder a FTC não vai existir.
Ou seja a Europa fica sozinha, e se por um lado quer agradar ao Trump, por outro sabe que se o agradar só se vai lixar pois a Europa tem de ser autónoma.
Daí que fico na dúvida sobre qual ideologia prevalecerá.
Acho que Europa aceitará qualquer capricho vindo dos EUA, o mundo se aproxima cada vez mais de guerras maiores, e o temor ocidental pelo avanço da Rússia, China e Coréia do Norte, faz com que o Trump tenha mais poder de barganha, pois sempre ameaça retirar suas tropas e apoios militares de toda a guerra que não veja claramente o que os EUA não saia absolutamente lucrando (o que nem critico, pois nisso é a única coisa em que ele é melhor que os democratas que parecem gostar de manter longas guerras).
Basta ele dizer que vai sair da Nato que a coisa muda de figura…
É tempo bom pra MS ir às compras, e eu se fosse ela, garantia a Ubisoft, são mais jogos pra Gamepass.
Não sei. Porque não é esse o discurso que ouço. A Europa não quer ser um joguete e quer impor-se.
Agora se o fará tão cedo é que é a questão.
O Trump tem o discurso claro de chantagear a Europa com o fim da OTAN, penso que ao menos parte da UE mais oriental sente-se ameaçada pela Rússia, embora seja uma incognita os interesses russos pra além da Ucrânia, que não acredito irem além sem apoio Chinês, a China não tem interesse direto na guerra bélica, pois tem ganhado protagonismo comercial e influência global a despeito dos embargos americanos. Pra maioria dos países, o comércio com a China é mais interessante que com os EUA, porém o interesse nos EUA é de servir como escido numa eventual guerra bélica maior. Mas lógico, estou falando da minha percepção de latino-americano baseado no que eu leio, não sei bem qual a percepção dos europeus e da importância que veêm na sua relação comercial e bélica e a percepção de risco de guerra por vocês, bem como a capacidade dos EUA conseguir o que quer com a UE. E lógico, posso estar falando besteira.
A UE tem vindo a ter o foco das suas atenções num mundo idílico de amizades e cooperação, tendo-se deixado ultrapassar a nível tecnológico pelos Americanos e chineses. Agora parece estar a querer acordar de um sono profundo e a perceber que se tem de impor sob pena de ser tornada um joguete nas mãos de potencias estrangeiras.
A dificuldade aqui é agora perceber quando será que a Europa vai acordar realmente, se vai ter um despertar súbito antes de ser comida, ou se vai acordar aos poucos, sendo comida no entretanto.
Essa é a grande questão que eu coloco!
Vão nada! Espero que comprem mais estúdios, e quando estiverem satisfeitos, que tornem tudo exclusivos do console dela (se ainda existir), de PCs e do seu serviço.
Até porque do modo que está a indústria se a MS começar a comprar a rodo vai ser a pá de cal de um novo crash.
Destruir o que não consegue ter é o mandamento da coisa. Não duvido a MS comprando EA (Fifa), e mesmo na Europa a Ubisoft, que vive chorando que tá quebrada mas é difícil deixarem vender totalmente pros chinas da Tencent. MS não vai conseguir muita coisa é no Japão… Acho difícil comprarem Sega o Square, mas dinheiro é “bicho macho”, muda fácil as convicções de quem as finge ter.
E o “olho de Sauron” que tudo vê e está de olho nas contas para a garantir que a MS recupere o investimento de 77 bilhões de dólares ? É incoerente agora a MS fazer mais investimentos, a não ser que seja um novo “all in all” para tentar matar a concorrência. Vindo da MS qualquer coisa financeira é possível.
A Xbox One foi a consola menos sucedida da história da Microsoft. As Series X neste momento estão atrás 3 milhões de unidades, e a tendência é piorar devido à Pro, e cada vez maior queda de venda das Xbox.
Os dados que chegam não mostram motivos para a Microsoft voltar a investir numa nova consola e as palavras de Phil, a cada nova entrevista, cada vez são mais viradas para o multi.
Uma portátil é um terreno diferente, e a Microsoft poderá ir por aí. Já uma consola de mesa, acredito fortemente que não haverá mais.
A questão, Mário, é ter todos os jogos principais, não first party, que vendem no PS5 sendo dela. Se ela for dona da Activision, EA e Ubi, nem interessa de quem é o console, compreende… A MS vai ser dona de metade do mercado de games em qualquer situação.
Veja, mesmo CoD sendo ruim, vende horrores, imagina se ela também toma de conta do Fifa e Battlefield, ela praticamente fica dona de dois grandes pilares da indústria.
O menos sucedido foi o primeiro Xbox.
Não foi não…
Primeiro porque não podes comparar as vendas de uma consola de uma marca acabada de entrar no mercado com as vendas de uma consola cuja marca obteve na geração anterior 50% do mercado.
Segundo porque não podes comparar uma consola (Xbox original), que esteve 4 anos no mercado nos EUA (lançada em 2001, sucedida pela 360 em 2005), e 3 na Europa (lançada em 2002, sucedida em 2005), com uma consola que esteve 8 anos no mercado.
Terceiro porque não podes comparar as vendas de uma consola (Xbox original) que entrou a meio de uma geração, com o mercado já feito, com outra que iniciou a geração em simultâneo com a concorrência (Xbox One)
Tendo tudo isso em conta, saber Xbox Original vendeu 24 milhões de unidades naquilo que foi uma média global de 3.5 anos, ou 42 meses, como nova consola no mercado, e entrando a meio da geração, não posso considerar pior que os 31 milhões que a Xbox One fez em igual período, iniciando a geração em paralelo e depois do sucesso da 360.
Uma comparação mais justa, apesar de não completamente, seria saber quanto a Xbox One vendeu nos seus últimos 3.5 anos de vida, e se vires isso, foi muito abaixo da Xbox Original.
https://meuxbox.com.br/noticias/xbox-series-s-vai-superar-ps5-pro-em-desempenho-na-nova-atualizacao/
k k k k
Wow… Upgrade por software. FANTASTICO!
Vem aí também um Patch que vai desbloquear as funções de haptics do comando da Xbox. 🙂
Acho que é o maior bait que va vi sobre videogames! Lol