Teste ao Cyberpunk 2077 mostra as performances do PC, Xbox One e PS5

Usando um ficheiro Cross Save, cutscenes que stressam o PC e não disponíveis de forma direta nas consolas, foram executadas no PC, PS5 e Xbox. Os resultados deste benchmark foram os que se seguiram:

A Digital Foundry utilizou savegames de cenas scriptadas usadas em benchmarks PC, e usou-os na Xbox e PS5 para ver os resultados. Os valores são elucidativos!

O comum a ambas as consolas

  • Os Benchmarks para os modos Qualidade/RT e Performance estão bloqueados a 30 e 60 fps, respetivamente.
  • Ambas as consolas tem um output a 1800p usando FSR2 com uma resolução interna máxima de 1440p

As diferenças entre ambas as consolas

  • No modo performance a Series X vai a uma resolução mínima de 1152p. A PS5 cai mais, para os 1008p.



  • No modo RT a diferença de performance é irrelevante. E ambas fixam nos 30 fps.
  • No primeiro benchmark, que era o menos exigente, a Series X perde 36 de 4600 fotogramas (1). A PS5 perde 25/3600 (0,7%)
  • No segundo benchmark, a Series X perde 74/3100 frames (2.4%). A PS5 perde 34/3100 (1.1%).
  • No Terceiro Benchmark, a Series X perde 1264/15500 frames (8.2%). A PS5 perde 32/15500 (0.2%)
  • Resumidamente, a performance chega a ser 33% melhor na PS5, com a Xbox a cair para mínimos de 45 fps. Por outras palavras, o aumento de resolução da Xbox não a beneficia, e esta deveria cair mais para igualar a PS5.

Numa situação interessante, a DF pegou num PC com um CPU idêntico ao da Série X, com uma Radeon 6700 com o relogio reduzido para 2.23GHz para igualar os relógios da PS5. O PC foi ainda configurado para que as configurações do jogo fossem equivalentes às usadas na Playstation 5 em todos os aspetos. E testou esta máquina contra as consolas. Vamos ver os resultados:

  • O terceiro Benchmark foi executados em todos os três:
    • A Series X perdeu os mesmos 1264 frames em 15500 fotogramas no total(8.2%), tendo uma média de 55.1 fps.
    • O PC perdeu apenas 218 fotogramas dos mesmos 15500 totais (1.4%), obtendo uma média de fps de 59.2fps em média.
    • A PS5 liderou, pois confirmou a já anterior perda de 32 fps em 15500 (0.2%), mantendo uns FPS de 59.9fps em média.
    • A Series S perdeu 432 em 15500 (2.8%) com uma média de fps de 58.3fps.

Como nota final, as Séries X/S usam VRS, o que quer dizer que o maior uso de resolução nativa no modo performance acaba por não se perceber visualmente. E o resultado final acaba por ser pior do que na PS5.



17 Comentários
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Ewertom
Ewertom
11 de Janeiro de 2024 10:23

E me pergunto o porque um Ps5 Pro sabendo que o ps5 tem características tecnológicas muito a frente do que temos hoje. Cerny acertou em todo. Mas caso a Sony lance um pro e matar um conceito bruto igual ao que ocorreu com o pro e ainda acho que vai ser pior, A base vai amarrar um gigante muito forte. Igual ao que vimos com o One X .

Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Janeiro de 2024 16:53

Os dois consoles já estão com dificuldade de renderizar internamente acima do 1080P.

Essas duas máquinas logo estarão sub full HD, fazendo upscale para 4K, sem machine learning o que é pior ainda, ou seja maior ainda será a deterioração de imagem.

E eles tem 3 anos de vida e pelo ao menos mais longos 4 ou 5 anos pela frente.

A situação do Series S mesmo sendo CxB em vários países é ainda mais grave.

Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Janeiro de 2024 21:53

Eu diria que nem o full hd como resolução interna eles vão segurar até o final da geração. Já dá pra perceber que existe um certo desgaste.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Janeiro de 2024 22:29

Parte das pessoas continuam a não perceberem o que significa um console, por mais debate de que participem e artigos que leiam, sempre reduzem um console a um desenvolvedor medíocre ou desleixado e a um conjunto de peças de estoque.

Last edited 9 meses atrás by Juca
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Janeiro de 2024 22:29

Mário, com o anúncio do GTA 6 no series S tbm já acredito que esse console deverá receber todos os games até o fim da geração hein!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Edson Nill
12 de Janeiro de 2024 2:26

Se o SX receber o jogo, o SS tem que receber Tb! São teoricamente da mesma geração e tem contrato que não não deixa excluir o SS. Se excluir, vai dar ruim pra alguém! Processo coletivo com certeza em cima da MS.

Netto
Netto
11 de Janeiro de 2024 12:36

Rapaz, que lapada.

Tiohildo
Tiohildo
11 de Janeiro de 2024 14:05

Eu fiz algumas análises de resolução com a minha ferramenta e não achei esse valor de 1008 nativo no PS5. No segundo Benchmark eu achei foi um pouco acima de 1080 … Vou publicar os resultados em breve.

O terceiro benchmark, infelizmente, não é muito bom pra contagem de pixels, ele tem umas Huds únicas que não podem ser desligada e atrapalham a análise ( tem a posição que o carro está na corrida e umas setas na pista mostrando o caminho). A única coisa que consegui fazer foi mudar a câmera pra dentro do carro, o que ajuda um pouco a diminuir a interferência, mas não eh o mesmo teste …

Eu achei outros benchmarks escondidos, a maioria não tem script definido igual esses.
Em outros o boneco simplesmente cai abaixo do chão e vai pro infinito kkk.

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
11 de Janeiro de 2024 22:32

Essa do boneco é boa! Lol.

Saber Sword
Saber Sword
11 de Janeiro de 2024 16:28

Eu rodo esse jogo no preset ultra com Path Tracing a 40 a 44 FPS em 1440P.
Já coloquei em 4K pra ver se chegava nos 30, deu 26 FPS no mesmo preset.

Se diminuir uma coisa ou outra dá pra fazer 30FPS.Esse jogo rende muito bem no hardware Nvidia.

E usa o Ray Tracing de uma das formas mais intensas do mercado, eu tenho certeza que Radeons até desktops bem mais fortes que a minha em rasterização, não conseguem chegar nesse mesmo desempenho.

Last edited 9 meses atrás by Saber Sword
Bruno
Bruno
Responder a  Saber Sword
19 de Janeiro de 2024 20:25

É normal. AMD só é boa em rasterização, em RT ainda tem muito que evoluir. Serve, mas fica aquém do que seria ideal.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 de Janeiro de 2024 0:58

Adiciono q a Nvidia com os seu aceleradores usam hardware dedicado

Quando vc joga algo sem RT na 4090 por ex, TODO o silicio que processa RT fica la parado

Se vc nao liga o DLSS, todo o silício que acelera o DLSS fica la parado.

Ja na Solução da AMD nao, a GPU ė usada totalmente, com ou sem RT, a diferença é só o desenpenho

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