O CEO da Take Two falou sobre o modelo de subscrição. E apesar de achar que ele se adequa a jogos de segunda e terceira linha, não os vê como rentáveis quando se fala em jogos de primeira linha.
Straus Zelnick é CEO da Take Two, e numa entrevista, este comentou a situação financeira de serviços como o Gamepass. E ao longo dos tempos nada mudou na sua opinião: Ele acredita que estes serviços são muito bons para jogos já antigos, mas não para novos jogos. Algo que ele vem a referir desde à anos.
A nossa perspectiva sobre o assunto permanece sem alteração. Acreditamos que um modelo de subscrição pode fazer sentido para jogos de funda de catálogo. Mas não faz verdadeiro sentido para os jogos da linha da frente. Para que um modelo de negócio faça sentido na industria do entretenimento, ele tem de funcionar com os criadores do entretenimento, assim como com os consumidores do entretenimento. Penso que produtos de fundo de catálogo fazem sentido para os publicadores e para os consumidores que são avidos, e querem ter acesso a muitos produtos. Mas quando falamos dos produtos da linha da frente, então a economia dos mesmos é muito mais dificil de fazer sentido num modelo desses.
Zelnick chama a tenção que o amodelo dos filmes como o Netflix, que oferecem uma experiencia de entretenimento linear, são diferentes do entretenimento interativo.
Ou seja, só jogo multi meia boca day one no serviço e os da Microsoft, que pelo “carinho” que vem tratando sua maior franquia, já temos pistas suficientes da qualidade que vem no futuro. O que importa é que o fã de Xbox mais fervoroso achou Halo muito bom e está feliz.
O seu comentário explica porquê não quero comprar um Xbox de nova geração, e me admira eles não terem estragado o Forza Horizon ainda, o único sobrevivente de alto nível da plataforma
Forza da para entupir de DLC e microtransações e fica fácil fácil fazer um GaaS baseado nele sem necessariamente destruir o jogo.
Até a sony conseguiu fácil fácil transformar GT em GaaS no GT Sport e com sucesso de público.
Sobre o GT Sport tenho que discordar parcialmente, o jogo é o único GT que eu não gostei e não vou voltar a jogar. Não dá pra negar é a qualidade dele.
No caso esqueci de citar o Forza Motorsport, que também é excelente, divertido e muito bem feito, no entanto ele tem algo que o Horizon não tem, concorrentes.. e nesse caso poderia citar de cabeça pelo menos 3.
Além de ter lido que vão mexer nele na próxima edição e não sei se será bom ou mal. Por exemplo, não me dou bem com Assetto Corsa, espero que não vá por aí, embora muita gente vá amar… E é uma série que sofre de cansaço também, precisam renovar mesmo.
até onde eu sei, o GaaS GT Sport está fazendo tanto sucesso quanto os GaaS de maior sucesso da MS.
agora já tem conteúdo, mas igual não vou comprar pq já tem anunciado o GT7.
Na minha experiência, o backslash vai vir depois do jogo sair…
Igual foi Dead Space 3, tinha rumores do pessoal reclamando, mas não deu muita discussão.
o jogo saiu, o 3 vendeu menos que o 2 e a EA enterrou a franquia e depois de mais alguns jogos fechou a Visceral.
Sabe pq não tem backslash do Halo Infinite estar virando Fortinite para rodar até em celular?
Pq ninguém liga…
Eita, e hoje:
Phil Spencer Doesn’t Want to Copy Sony’s Strategy with Single Player Blockbuster Games
https://wccftech.com/phil-spencer-doesnt-want-to-copy-sony-single-player-blockbuster-games/
E no fim, como o cara é ensaboado, ele só falou que não vai copiar Sony ou Nintendo… o resto de “blockbuster” foi conclusão baseado no que o Phill falou, que não vale muita coisa.
Eu deixei de seguir o wccftech por isto. Uma pessoa diz. Amanhã vai estar pior do que hoje, e o título deles é “Tempestade tropical para amanhã”.
Numa entrevista em que o Phil apenas diz que não pretendem copiar ninguém, ele sai-se com essa de que não pretendem copiar a estratégia dos Blockbusters single player da Sony.
Como é que é possível?
pois é, até eu cai no golpe… vou até editar isso.
os caras correram lá concluir algo nada haver…
da para supor, mas não afirmar.
da para supor que ele não vai lançar jogos AAA SP igual a Sony, da para supor que ele não vai lançar portátil igual a Nintendo.
e da para supor que isso não quer dizer nada e que ele vai fazer justamente isso, copiar portátil com xcloud e começar a lançar AAA SP com a Bethesda.
uhauhauhauha
Nem isso dá para supor. Os mercados sobrepoem-se e há sempre coisas iguais. O que se pode aceitar é que as prioridades são diferentes, mas isso já nós sabíamos pois a Microsoft, está virada para os serviços e o streaming.
Basicamente na opinião dele, o gamepass não será tão abrangente quanto o netflix ou outros serviços. Justamente porque as pessoas tendem a dedicar mais tempo em um único jogo do que em outra mídias, de tal forma que o pagamento de uma assinatura pode não ter um bom custo beneficio para a maioria dos jogadores. Não tenho números para confirmar ou refutar o argumento, mas acredito que ele tem razão. Ao meu ver, se a assinatura anual custar acima de 180 dólares por ano, já não faz nenhum sentido. Poucos gastam mais do que isso comprando games anualmente.
Nessa página do GAF o pessoal ta discutindo bastante o xcloud.
https://www.neogaf.com/threads/xbox-everywhere-phil-spencer-wants-an-xbox-app-on-as-many-devices-as-possible-switch-playstation-excluded.1615513/page-4#post-264356111
tem dois caras postando coisas bem interessantes.
A discussão está muito boa. O argumento de que o GP não é tão apelativo para expandir a base atual é muito pertinente.
Cara sabe uma coisa que me chama atenção? Os defensores do modelo gamepass, em geral, são mais fanáticos. Por exemplo: o Mário é crítico ao GP, mas ele consegue enxergar que o serviço é apelativo ao consumidor de games. Como vários que comentam aqui. Já cansei de ver gente dizer “acho que tem os problemas X ,Y e Z, mas pode dar certo por causa de A,B e C, mas tenho medo dos efeitos colaterais no mercado, etc”. Já os defensores não conseguem formular nenhum defeito ou lado negativo nessa ideia dos serviços! Sempre argumentando como se fosse uma aposta infalível e impassível de qualquer mínima crítica.
Acho isso extremamente cansativo!
PS: curioso que isso também ocorre com tlou2. Conheço várias pessoas que gostaram do jogo mas, por exemplo, acham o 1 melhor ou conseguem dizer “o jogo é ótimo, mas não gostei disso ou daquilo”. Claro que tem os defensores fanáticos, mas me parece que é uma minoria. Já os que não gostaram, a grande maioria assume a postura de hater: “jogo lixo”, “lacração”, Flop, e daí para baixo.
Sinceramente acredito que o GP vai ter sucesso. Porque preços contam.
Mas é inegável os alertas vindos de vários lados de que o modelo é insustentável para grandes jogos. E o problema é que se consegues com pequenos jogos monetizados e com pay to play dinheiro, não tens porque produzir grandes jogos de elevado risco.
O GP vai ser a morte do mercado como o conhecemos. E nesse sentido não o apoio, e defenderei o modelo clássico enquanto puder.
E pq o playstation não aposta nisso.
Basta um diferencial claro entre o xbox e playstation, que tenha algum ponto de vantagem, mesmo que seja ridículo, que eles ficam doidos defendendo.
mais recente foi o circo, com ajuda do Astroturfing Windows Central, sobre o SSD do PS5 que eu nem preciso comentar, pq todo mundo aqui já sabe.
Inventaram até uma historia maluca de “exclusividade temporária” do cartucho de memória do Xbox para dizerem que ele “vai ficar barato pq tb vai ter concorrência”
Agora imagine o GP, que é o melhor negocio para jogar os jogos que estão lá fixos?
Obvio que eles vão militar loucamente para defender e achar que é absolutamente perfeito e maravilhos e é tão bom que todo mundo que joga no celular vai assinar xcloud…
Sobre o Last of Us… viu a última?
Um lunático moderador do reddit do Last of Us 2 fez fake news que estava sendo ameaçado de Morte pelo “publico” da Gilfriend Review… so pq eles elogiaram o jogo em analises e o Niel retuitou eles.
A Redditor on r/TheLastOfUs2 sent death threats to himself and blamed us. | Girlfriend Reviews
https://www.youtube.com/watch?v=OF9HLsPFfCw
Se há um motivo pelo qual não te expulsei é porque, e isto é triste, o que dizes (apesar de eu não gostar da forma como o dizes), é verdade.
As histórias de autêntica demência em torno de utilizadores Xbox são muitas. E passam tudo o que é aceitável. São DEVs ou supostos DEVs a mentir para criar FUD, são grupos a combinar FUD para ser espalhado por diversos locais e onde depois eles confirmavam para dar credibilidade. São invenções de tecnologias, de hardware, de performance que depois nunca se confirma, são o constante desmerecer infundado dos produtos dos outros, são ameaças de morte, de insultos, de estupro, que já resultaram em racismo, em cortes de suporte, em sites e canais YouTube bloqueados, em jovens despedidas, etc. E agora esta de alguém se ameaçar a si próprio só pra para passar ao mundo uma imagem de que quem gosta de Tlou2 só pode ser fanático extremo pois o jogo não vale nada. (Ou seja, um fanático Xbox a passar a imagem que os outros é que são fanáticos PS, pois o fabuloso TLOU2, um jogo que na Xbox não tem concorrente, é por isso mesmo um alvo a abater.
Isto roça os limites da demência. É tudo menos normal, e ultrapassa tudo o que é racional.
Voltando ao assunto do Gamepass, há um comentário muito interessante que refere que o Gamepass não está a aumentar o número de utilizadores da Xbox, e isto porque não oferece nada de novo, excepto uma forma diferente de aceder ao conteúdo, com vantagens e desvantagens, mas que se revela mais barata. Está isso sim, a converter os mesmos utilizadores que já existiam para um serviço mais barato, mas que no fundo que só lhes pode oferecer menos pois gera menos receitas (para os produtores, não a Microsoft) nos grandes jogos.
E mesmo assim, ainda não converteu todos. A Xbox teve 80 milhões de utilizadores na era 360, e perto de 50 na era One, sendo que o Gamepass tem como último número oficial 18 milhões de assinantes, sendo que pelo que se percebe nos fóruns, a maior parte deles são utilizadores pré existentes que, não pensando nas consequências, acreditam que vão pagar menos e manter o mesmo.
E isto nem falando que muitos estão lá com promoções.
A MS divulgou pesquisa que eles fizeram sobre “pilhas vs bateria” e disse que 50% preferem pilhas.
Da aproximadamente o numero de assinantes do GP.
E se olhar pelos foruns, internet em geral; os defensores do xbox sempre defendem as pilhas e o GP.
bem coincidência esses números.
Fico imaginando se tb são 50% da base do xbox dizendo que preferem cartão de memória proprietário.
Parece mesmo que o GP só vende para fã hardcore do xbox.
https://meuxbox.com.br/xbox-series-x/microsoft-explica-por-que-o-novo-controle-do-xbox-series-x-ainda-usa-pilhas/