Switch 2 – O que esperar desta consola em comparação com a PS4?

A presente análise baseia-se nos poucos dados conhecidos da nova consola da Nintendo.

A Switch 2 foi conhecida, mas pouco se sabe da mesma. Mas com o pouco que se sabe, como se compara com a PS4?

Bem, a comparação com a PS4 tem muito de elogiavel e muito de pouco elogiavel.

Pouco elogiavel porque a PS4 é um sistema que conta agora com 12 anos, mas elogiavel porque essa performance está agora disponível num a portátil… Ou será que não?

Está questão vai ter de ficar no ar pois a realidade é que a Switch 2, tal como a Switch original, vai ter 2 níveis de performance, um em modo portátil, e outro em modo docking. Nesse sentido as coisas serão bem diferentes nestes dois modos, sendo que o mostrado até hoje, será certamente tudo capturas do modo dock, ou seja o mais capaz.



Como estes jogos irão correr no modo portátil é algo que é ainda uma incógnita.

Seja como for, o que se viu é uma consola com 12 GB LPDDR5X correndo a 2133 MHz em modo dock. As especificações apontam para uma largura de banda de  68.26 GB/s em modo portátil e 102.40 GB/s em modo dock.

Apesar de o modo dock ficar abaixo dos 178 GB/s da PS4, a Switch 2 USA Neural Texture Compression, um sistema de compressão que permite reduzir as transferências de forma significativa. Na sua máxima eficiência, este sistema consegue transferir usando apenas 1,5 GB/s o mesmo que se transfere sem compressão com 32 GB/s (10 GB/s com a compressão normal das consolas).

Isto parece apontar para que a Switch 2 não terá problemas com a largura de banda, batendo a PS4, o que se vê em Metroid Prime 4 que será capaz de 4K 60 fps, ou 1080p 120 fps.

As reais performances do CPU da Switch é uma incognita, mas o que não é uma incógnita é que o que valia o Jaguar. E nesse aspecto, este novo Soc, baseado em processadores Arm Cortex A78C, não terão grandes dificuldades em bater a PS4. E isto mesmo em modo portátil, onde está CPU pode ir aos 998 MHz (A nintendo não confirmou os valores na sua consola), e 1,1 GHz em modo dock.

Resumidamente, este CPU deverá bater claramente o da PS4.



O GPU também não será um problema. Estamos a falar de um GPU baseado na arquitetura ampere da Nvidia, bastante mais recente e capaz que o GPU GCN que equipava a PS4.

Este GPU é ainda capaz de DLSS e IA, mas aqui questiono o que se esperar pois ele ao contar com apenas 48 Tensor Cores contra os 64 da RTX 2050 que apresenta 20 Tops, a Switch 2 não deverá contar com mais do que 15 TOPs, e isto em modo Dock.

Este GPU conta também com 12 RT cores, mas dificilmente veremos grande coisa com RT dado que a 2050, que é miserável nesse aspecto, conta com 32. Poderá contudo ser algo interessante para áudio.

Resumidamente, esta consola vai-se revelar superior a uma PS4, e mais ainda que uma Xbox 360, apesar de ser claramente inferior a uma PS5/Xbox One X. Poderá, contudo, em modo dock, aproximar-se de uma series S, apesar que nem em todos os aspectos.

A grande dúvida que fica aqui é como consola se portará em modo dock, pois se vimos com bons olhos EldenRing e Hogwarts Legacy a correr na consola, estes estariam a correr em modo dock, e não portátil.



Agora uma coisa que há que se referir. Se a Switch anunciava entre 4 a 9 horas de bateria, a Switch 2 anuncia entre 2 a 6.5 horas, pelo que nestes jogos, contêm com o valor mínimo.

 

 



Subscreva
Notify of
guest
28 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Hennan
Hennan
3 de Abril de 2025 9:34

Pelo que foi visto na apresentação, ainda acho que estamos mais perto de um Xbox one do que um ps4. Independente do hardware, posso dizer que a Microsoft perdeu seu posto de pior anúncio já feito. O que a Nintendo mostrou ontem pós conferência foi a junção de todas as piores práticas da indústria.
Desinformação, aumento de preço dos jogos, cobrar a mais por mídia física, mídia física com código para download, cobrança por upgrade, cobrança por chat de voz, aumento do preço do controle e novo DRM. Acho que eles completaram o bingo da patifaria.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
3 de Abril de 2025 10:08

Ou seja, uma consola pra comprar pelo preço de 350 euros. Eu pensei que ela seria mais capaz, isso custando qua-se 500 euros, é uma afronta a inteligência, pra não falar das outras coisas pifas como aumento do preço dos jogos, pagar pra ter chat? Etc.

Daniel Torres
Daniel Torres
3 de Abril de 2025 10:15

Olha, eu gostei do console em si, mas assim como todos o preço é o que vai me afastar dele.
500 dolares é muito pelo que ele oferece e ainda mais os jogos custando 80, e o que mais me preocupa a Nintendo foi a única que aumentou o preço dos jogos na Brasil para 400 reais imagine o quanto custará os do Swich 2.

Espero que os fãs vejam isso como uma afronta a inteligência e votem com suas carteiras, o que é uma pena pois tenho me divertido mais com o Switch e Psvr2 do que com os outros jogos da Sony

Juca
Juca
Responder a  Daniel Torres
3 de Abril de 2025 10:53

Tô na mesma, Daniel. Gostei do que vi no Switch 2, mas o preço é problema, jogos a 350 estão muito caros, imagina além disso… Mas gostei do Metroid, DK e MKW e dos upgrades dos Zeldas que certamente irei jogar novamente com suporte ao português e resoluções e fps melhorados… só não sei agora quando será isso. O console será mais fácil de eu comprar (PS5 Pro mostrou que será isso ou nada), mas alimentá-lo parece coisa difícil.

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
3 de Abril de 2025 13:17

Se seguir a conversão atual, deve custar 450 reais. No Brasil vai morrer. Nem para trocar jogos ou revender. Visto que o público será muito restrito fora das grandes capitais.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
3 de Abril de 2025 14:06

Diria que muito mais, Hennan, 450 já é absurdo, mas de 70 dólares já passa de 350 por aqui, imagino que os jogos fiquem na casa dos 500, nesse preço, nem gostando muito, eu compro, não por não poder, mas porque não sou tão fanático pra pagar, e pelo mesmo motivo de não pagar 6.5 num Pro, não pago 500 num jogo. Espero que a Nintendo pense bem no que vai fazer, mas acho que os preços que ela está estipulando devem se dar pela previsão do aumento da inflação global, resultados da diversas guerras existentes e vindouras e das loucuras tarifárias estadunidenses. É ver como vai ser a coisa, espero que a indústria resista, e pelo visto a IA só tem servido pra aumentar lucro de poucos ao invés de baratear os jogos.

Last edited 12 horas atrás by Juca
Bruno
Bruno
3 de Abril de 2025 11:53

Boas , eu tenho um swicth , 239 euros em 2020 promoção Worten pré COVID . Gosto do conceito dos jogos principalmente o Mário Odissey, o Zelda BOTW e Totk e xenoblades, o resto que joguei havia e há na concorrência, honestamente gostei da apresentação nunca fui grande aficionado por gráficos mas no Elden Ring vi imagens com blur e pouca qualidade e baixos fps para o que o jogo merece acho que a swicth2 vai sofrer do mesmo da swicth1 para que fazer o port do Witcher quando a imagem fica horrível um gajo até parece miúpe a jogar (eu uso maioritariamente a swicth em modo handled) devia evitar esses jogos feitos para consolas mais poderosas . Agora o preço claramente um avião os jogos ainda pior, sou usuário da switch online pago 40 paus ano então não vou pagar os upgrades dos jogos nem o chat segundo li .. gostei do direct mas faltou Um Mario inovador um Zelda alguma franquia nova … Fiquei desiludido principalmente com o preço.. mas não me vou queixar do hardware datado ou pouco capaz porque a consola é híbrida os jogos são divertidos e para o que é chega. Nem toda a gente quer ver os reflexos na água ao pormenor . Mas os 90 euros por um jogo .. valha me deus não se justifica

Bruno
Bruno
Responder a  Bruno
3 de Abril de 2025 12:05

Comprei uma ps5 recentemente para um familiar Slim sem disco mais barata que está swicth2 para mim que só experimentei o fifa ea sports e o god of war e astrobot instalado achei a consola brutal grande máquina e o dual sense o melhor comando que usei até hoje , isto tudo me afasta da switch olhando para o preço e as promoções que a switch nunca faz acho a PS5 muito melhor que a nintendo , não tem Mario ? Tem astrobot . Não tem Zelda ?isso sim uma chatice . Mas joguei 2 Zelda nos últimos 5 anos praticamente no mesmo mapa , não me parece que isso me faça investir numa switch .se pudesse era para um bom PC que mudava mas os dinheiro não chega pra tudo

Juca
Juca
Responder a  Bruno
3 de Abril de 2025 14:21

Bruno, são coisas diferentes. De saída, o Switch é um portátil, então, tudo nele é miniaturizado, há uma tela e há bateria para sustentar tudo. Penso que todos os argumentos usados para justificar o PS5 Pro, valem para o Switch que ainda é mais barato que um Smartphone, assim como um PS5 Pro é para um PC Mid-end. Não fazendo uma defesa, embora pareça, pois concordo perfeitamente que é um console caro e que o preço dos jogos um completo absurdo. Mas é preciso olhar o que embarca cada produto e relativizarmos a situação pra podermos compreendê-la. Há um contexto inflacionário no mundo, as coisas não estão ficando mais baratas e provavelmente a Nintendo está fazendo isso pra aguentar seus preços até o fim da geração. Por fim, acredito que a 450 ela não está tendo lucro, embora no Japão ela esteja vendendo o mesmo console pelo equivalente a 300 euros, é importante lembrar que há trabalhos adicionais noutros países como arcar com embalagens, transporte, taxas de inspeção e autorização e etc. Fora que estamos num mundo mudando a questão de globalização para acordos econômicos bilaterais, tudo isso afeta o preço das coisas. Mas a resposta precisa vir dos consumidores conscientes com suas carteiras, pois não adiante se revoltar e depois apoiar a coisa ou agir com clubismo, ou como se as regras, ou o que digo só valessem pros outros e não pra mim.

Bruno
Bruno
Responder a  Juca
3 de Abril de 2025 15:04

Penso que tens razão ,e até ver vou votar com a carteira ao não comprar a consola pelo menos até haver uma baixa de preço decente

Andrio
Andrio
Responder a  Juca
3 de Abril de 2025 20:31

Switch é um hibrido não?
Bem pra quem era hater do preço elevado do ps5 pro ao meu ver ta sendo um ótimo defensor do sw2. O sw2 no japão custa mais barto e o que a nintendo fez? bloqueio de região rsrsrrs

Juca
Juca
Responder a  Andrio
3 de Abril de 2025 20:54

Andrio, 2 errados não fazem um certo, mas é preciso ver as coisas como são, ser híbrido é mais que ser um portátil, e por 450 dólares tendo um PS5 Pro recém lançado por 800 não me parece mau negócio, os jogos estão caros, mas não é só a Sony quem pode aumentar os preços dos jogos. A quanto tempo a Nintendo estava no preço atual e quem tem mais consoles no mercado e uma base maior de jogadores?! Porque a Nintendo tem de esperar a Sony pra cobrar o que ela quiser? É preciso deixar de ser passional nisso, cada um cobra o que quer e cada um paga o que quer, quem não quiser é mudar de hobby. Ora, se quiser gráficos sem razoabilidade de preço, o PC com a 5090 está aí pra todos. Você acha que eu não gostaria de ter um PS5 Pro? Ora, claro que sim, mas pelo preço, não vale. E na boa, quem gosta do Switch paga fácil 450 pelo 2, o mesmo não acontece do PS5 pro Pro, porque um dos dois é um absurdo. E por fim, vamos esperar como é a coisa no Brasil.
O que acho gozado dessas discussões é que clientes se preocupam com custos das coisas quando na verdade o que faz as coisas valerem dinheiro é a satisfação que algo nos dá ou o que vale pra nós cada coisa. Ora, PS e Nintendo estão fazendo abordagens diferentes em seus negócios que gostar mais de uma ou outra é quem faz suas escolhas. O valor das coisas é subjetivo e cada um paga o que quiser. Custos e escolhas de produção são um problema pra empresas, não pro cliente.

Juca
Juca
Responder a  Bruno
3 de Abril de 2025 15:01

Se pensarmos que num futuro não tão distante os jogo das grandes empresas possam ser projetados apenas com RT em mente, certamente que o ports pra Switch 2 serão complicados… mas só o tempo dirá. De qualquer forma, acho que o console se vende mais pelos jogos da Nintendo que qualquer outra coisa. Então é esperar pra ver.

Sparrow81
Sparrow81
3 de Abril de 2025 13:35

Tem muita chance de flopar com esses preços absurdos! Não um flop do tamanho do Xbox SS/SX, mas nesses valores não vende nem metade que vendeu o Switch. Vamos ver o que vai acontecer, pois eu tenho uma teoria que mais de 60% dos Switch no mercado são de pessoas que têm outra plataforma de jogos como principal. Seja ela PC, PS ou Xbox. Se o que eu acho for verdade, a chance da Nintendo perder mais da metade da base que fez com o switch é enorme.

Sobre preço: Espero que flop fortemente no lançamento (coisa que acho impossível, pois todo console vende bem no seu primeiro ano geralmente). Se não flopar, o recado está dado: Aceitamos jogos “maiores” a 80 dólares, aceitamos pagar o olho da cara por controladores e periféricos, aceitamos ter apenas um voucher para acesso ao download na mídia física, aceitamos downgrade de um dispositivo mais antigo (Switch Oled), aceitamos pagar por localização (alguém pode me confirmar isso? Eles vão cobrar mais por cópias que tem opção de vários idiomas mesmo? Se for isso mesmo, é o mais absurdo de tudo!)

Em tempo, já fui fã da Nintendo, na época Nes/Snes/N64/Wii. Hoje é apenas uma empresa mercenária, que ta pouco se importando com o consumidor, que acha que é a maior do mercado e pode fazer o que bem entender! Não cometerei o erro que cometi ao comprar o Switch de novo. Que esses japoneses fiquem lá, fazendo jogo pra criança viciar e que nem se importa mais em ter um jogo grande do principal mascote dos games no lançamento. Mário Kart virou o principal jogo da Nintendo. Não é Mário, não é Zelda, não é Donkey Kong, é MÁRIO KART! Bizarro!!!

Last edited 13 horas atrás by Sparrow81
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Sparrow81
3 de Abril de 2025 13:46

Não cobrarão por idiomas a mais, mas de resto, concordo contigo, Andresão! Se essa prática passar, estaremos ferrados, mas… Se GTA 6 custar 70 dólares, a Nintendo passará vergonha!!!

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
3 de Abril de 2025 14:37

E se não custar os 70? Será aceitável? É isso que é complexo. Uns vêem GTA como obra de arte que vale mais que todos os outros jogos. A questão é que mesmo Mario Kart vendendo bem, aquilo é “jogo de criança” e tem de ser barato, percebes? E GTA que pra mim, é “jogo de criança”, apesar da violência e “putaria”, pode valer 100 USD porque sim, é o “melhor jogo do mundo”, mas certamente, não pra todos.

Last edited 12 horas atrás by Juca
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Juca
3 de Abril de 2025 16:15

Juca, eu gosto de MK e não curto GTA, mas entendo que o custo dos jogos está muito sobre o custo de produção. A Nintendo faz uma coisa que abomino que é ilhar a sua plataforma para outros games grandes, então obviamente um MK vai vender absurdos por não ter um GTA novo, Cod novo, AC novo, etc… Por ex: Acho Forza Horizon um game de corrida maravilhoso mas ele nunca terá um preço tão abusivo, e caso tenha, terão que fazer descontos pq a concorrência interna na loja é alta! Poderia apostar contigo que se a Nintendo tivesse uma plataforma como PlayStation ou Xbox, recebendo todos os AAAs da indústria, um game como MK não venderia tanto assim e a Nintendo teria que repensar os preços dos jogos. Outra coisa, 450 dólares é colocar o Switch 2 próximo ao ps5 digital e isso é muito perigoso! A Nintendo não era isso, e sim, uma empresa que faziam produtos para massa, mas hj quer virar uma Apple, algo contra a antiga filosofia da empresa e contra o que o Iwata pregava. Virou uma empresa FDP e torço muito que flop para tomar vergonha na cara! Ah! Mas tem DK, Mário, Yoshi.. Hj ponho o Astrobot acima desses todos e paguei bem menos para tê-lo. A Nintendo tem que urgentemente repensar as coisas, senão… Blau Blau!

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
3 de Abril de 2025 16:42

Eu não acho que a Nintendo esteja num caminho errado por priorizar os jogos que faz em detrimento das Thirdies, fora que a proposta do Switch é diferente de uma de PS5 digital, o Switch não é totalmente dependente de internet, embora possa ter jogos que dependam e traz portabilidade, coisa que, no máximo, a PS5 pode trazer, mas ainda assim dependente de um dispositivo de +200 dólares e totalmente dependente de internet. Mas são pontos de vista. Xbox, apesar de estar aberto as Thirdies, veja aí o resultado, então é isso, são opiniões. Na minha opinião o Switch 2 entrega mais custo/benefício que o Playstation 5 Pro num upgrade de console, é mais barato inicialmente, e ainda traz novos exclusivos só pra ele, o que motiva migração.
Mas assim, empresa amiga não existe.

eduard08
eduard08
Responder a  Sparrow81
3 de Abril de 2025 14:10

O problema e esse, a cada aumento de preco todos criticam, sairam os dlc, todo mundo criticou, porque pagar mais por um jogo que ja pagaram, agora os dlc estao ai mesmo day one, os precos dos jogos subiram para 80€ todos criticaram, mas “todos” compram, quando anunciam o upgrade pago para alguns jogos, a mesma coisa, e eles estao ai para ficar, a ps5 pro saiu por 800€ sem leitor, o mesmo blablabla, como nao queres que as empresas nao continuem a fazer isso? Se continuam a vender, e a vender bem?
E penso que agora as coisas vao ser igual, e o pior e que se a Nintendo vai vender os jogos a 90€ ate tenho medo que o preco dos jogos da proxima gen sera mesmo 100€ pois nao acredito que as outras marcas vao sair jogos que custam muito mais a produzir ao mesmo preco dos da nintendo

eduard08
eduard08
Responder a  eduard08
3 de Abril de 2025 14:22

Mais um disparate a juntar ao espetáculo, a nintendo vai sair um tipo de demo técnico como a sony lançou Astro’s Playroom na ps5, chamado Nintendo Switch 2 Welcome Tour, para mostrar as capacidades da consola, o que e uma boa ideia se nao fosse o facto que o vai vender por ¥990 yen xD

Juca
Juca
Responder a  eduard08
3 de Abril de 2025 14:44

Lol, ao menos no Japão, há motivos pra risos sem deboche, pois o console com idioma japonês parece que custará bem menos!

Last edited 12 horas atrás by Juca
eduard08
eduard08
Responder a  Juca
3 de Abril de 2025 16:33

Normal, nao precisam de pagar muito pelo transporte xD
Aqui em França as reservas começaram hoje e ainda nem acabou o dia que ja ha lojas que baixaram o preco para 439€ contra 470€ no inicio das reservas, acredito que deve ser por não haver muita procura e ainda a nintendo quer obrigar a que tenhas o online desde nao sei quanto tempo sem interrupções, etc para poder reservar desde o site deles por causa dos scalpers xD

eduard08
eduard08
Responder a  eduard08
3 de Abril de 2025 17:09

Agora e a vez da amazon de baixar os precos dos jogos, mario kart 70€ e DK Bananza 60€
So falta esperar que todos se alinhem nestes precos

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  eduard08
3 de Abril de 2025 18:00

Ótimo! Se nem os maiores fãs estão comprando, sinal que o flop é certo!

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 de Abril de 2025 20:33

Pareceu com a versão do Xbox one. Completamente instável. Na hora do cavalo, caiu para uns 15fps.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 de Abril de 2025 21:37

Resta saber como será o exclusivo, se digno de culto como Bloodborne e Elden Ring, ou não. Agora, sem querer passar pano pra Nintendo, pq é fato sabermos que é hardware fraco em relação a um PS5 Pro, a From não é lá muito boa em ports, frame pacing e etc… Mas é ver como vai estar o jogo quando lançarem daqui 2 meses.

Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
3 de Abril de 2025 14:37

Eu tô desconfiado que o switch 2 vai sim ser um flop porque os nintendistas estão “ain, mas o GTA6 vai custar 100 USD”. É tipo como a “cultura” do produto, como se inclusive quem fez o console, a Nintendo, pensassem assim e por isso acaba flopando.

Até agora toda vez que os fãs de uma plataforma ficam “ain, mas os outros tb” essa plataforma flopa.

Xbox foi assim por mais de 12 anos, toda vez que a MS fazia uma porcaria os caixistas corriam dizer “a sony tb”, quem não lembra quando eles tentaram emplacar a Alloy como o “macaco craig” da sony

No PC os caras fizeram um circo diminuindo o PS5 (gamer nexus delirando que o PS5 equivalia a uma GTX 1660) e depois o PS5 PRO e agora tem youtubers pczista (jaytowcent e pauls hardware) dizendo “PC não tá dando mais, melhor comprar um PS5 PRO”

Ontem no twitter eu vi vários fãs da Nintendo dizendo “ain, mas GTA6 vai ser 100USD” ou “ain a Sony que é mercenária” e “sony não fez bloodborne2 pq é vagabunda e agora a nintendo fez” sendo que o jogo é um GaaS safado.

Quero só ver, mas tem vários motivos para a minha previsão do switch 2 flopar virar realidade.

Last edited 12 horas atrás by Deto
error: Conteúdo protegido
28
0
Queríamos ouvir a tua opinião. Comenta!x