O documento entregue em tribunal e datado de 2019 é enviado por Matt Booty, e, supostamente, nele refere-se que a Microsoft iria iniciar um processo de aquisições, onde a Activision era referida, com o intuito de aniquilar a Sony.
Basicamente esta é uma notícia com a qual terei de ter enorme cuidado com as palavras usadas. Isto porque o documento em si não foi mostrado, e pelo que se sabe, o mesmo está rasurado em partes. No entanto o que Steven Totilo, da Axios dá a conhecer é que foi entregue em tribunal, no processo em que alguns Gamers tentam parar a aquisição da Activision, um documento que contem um e-mail de Matt Booty, chefe dos estúdios Microsoft para Tim Stuart, Vice Presidente corporativo da Xbox, onde, supostamente, este refere que o processo de aquisições que a Microsoft iria iniciar, e onde a Activision é referida como alvo de compra, se destinavam a aniquilar a Sony.
Citando as palavras exatas de Totilo:
Because it supposedly shows an Xbox exec saying that the plan around buying Activision is to put PlayStation out of business
Será de se notar que a palavra supostamente foi incluída no nosso texto. Isto porque, não só não nos foi possível visualizar o documento, como ao que parece, a versão que foi acedida encontra -se parcialmente rasurada. No entanto é certo que o mesmo foi apresentado em tribunal como prova das intenções da Microsoft com as suas aquisições, sendo que, no entanto, o e-mail está confirmado como real e verdadeiro.
NEW: Lawyers in the gamer antitrust suit against the Microsoft-Activision deal have been arguing over “Exhibit K.”
Why?
Because it supposedly shows an Xbox exec saying that the plan around buying Activision is to put PlayStation out of business
Story: https://t.co/gx0WGln5TF
— Stephen Totilo (@stephentotilo) June 20, 2023
Será de se colocar nesta fase uma nota, pois estas intenções são exatamente o que a FTC está atualmente a tentar mostrar em tribunal, usando para isso as alegações da Microsoft quando da compra da Zenimax, e a sua atuação posterior.
As noted before, the FTC’s opposition to the Microsoft – Activision deal very much involves how Microsoft’s purchase of ZeniMax went
It’s a big part of the FTC’s latest filing today…
Basically: MS went exclusive with ZeniMax games, so are incentivized to do it here, too pic.twitter.com/xFaRW473Nc
— Stephen Totilo (@stephentotilo) June 21, 2023
Comentários
Olhando para o passado da Microsoft, é certo e sabido que esta empresa quando se quer impor num mercado, caso tenha problemas com a concorrência, pura e simplesmente compra-a. Tal situação não é novidade nenhuma, e essa é uma atitude repetida por inúmeras vezes ao longo da sua história.
Neste caso a Microsoft é uma empresa de 2513 triliões que tem como adversária uma oponente avaliada em 118 biliões. Basicamente estamos perante um David e um Golias, sendo que a Sony seria uma potencial compra da Microsoft… caso tal fosse possível!
Mas sendo a Sony Japonesa, a Microsoft não lhe consegue tocar. E assim sendo, o atuar paralelamente, fechando portas à Sony não é algo que surja uma surpresa.
A grande questão é que neste momento parece quase irrelevante o que a Microsoft pretende ou não pretende, e se a compra avança ou não. Os reguladores estão a colocar entraves à compra, há já uma proibição no Reino Unido e uma tentativa de proibição nos EUA, sendo que, mesmo após os recursos esta venha a ser aprovada, estes reguladores nunca permitirão que tal nunca acontecerá sem restrições que garantam que a Microsoft não pode causar grandes danos à concorrência.
Acréscimo: A Microsoft comentou o email referindo-se a ele como um “thought experiment”. Basicamente uma especulação, ou um falar por falar. A grande questão é que se isso pode efetivamente ter acontecido, essas coisas quando feitas usando emails internos da Microsoft tornam a situação oficiosa. Isso é coisa para acontecer em cafés, mas não internamente, pelo que este documento terá sempre algum valor.
É so por a juiza que avaliou o caso dos milhares de e-mails do benfica, ela diz logo que o matt booty e o phill spencer nunca se falavam, alias secalhar nem se conheciam, como foi quase alegado na situação do paulo goncalves e do lfv.
Se formos a ler os e-mails da Sony ao longo dos anos tenho a certeza absoluta e não li nenhum deles que lá não diz vamos todos ser bons amigos, vamos ajudar a Sega a não ir pro galheiro, vamos cooperar com a Nintendo visto que somos ambos japoneses e boa gente e vamos facilitar a entrada no mercado das consolas da parte da microsoft oferecendo igual hipotese de acesso day one ao gta 3.
A juiza, que por acaso é um Juiz, sócio do Benfica desde 1968, há 55 anos, condecorado como águia de ouro e acionista da SAD do Benfica, não é o mesmo aqui. E como aqui a Microsoft não joga à bola, e o processo não é entre duas entidades particulares, a coisa é diferente.
O que me choca no meio de tudo o que dizes é que certamente fartaste-te de criticar o facto de o Juiz não ter sido afastado do caso dos e-mails… mas agora, como já interessa, já está bom!
É como já disse! Como Portista, tens muito de Benfiquista!
Não fiquei chocado, estou habituado a tratamentos vip quando a vermelhos diz respeito.
Eu de benfiquista tenho 100% contra.
Olha, eu fico… porque para mim a lei é para todos!
Fiquei pensando, cadê um colega que veio falar de o “errado não fica certo” quando sugeri que se a ABK passar a Sony deveria comprar outra empresa importante também… Lol
[OFF] Juca, eu juro, não tiro mais onda contigo sobre o teu estilo de pilotagem.
Aliás quando vai ser o teu próximo vídeo???
No dia que voltar à tona o papo de gráficos feios e carro que desliza no GT7! Lol
Parabéns, como estão as classificatórias? Tens chance ou aí é só por questão de honra mesmo!? 🙂
Estou na liga GT2, que creio que não participa das classificatórias, porém se for bem há a possibilidade de ir para a GT1, que é a liga onde estão os pilotos mais famosos. Indo para a GT1 as corridas tem duração maior e a estratégia pesa muito mais.
Vou pela diversão mesmo, não é de agora que recuso os convites de times/grupos, não quero ficar preso a ter que ligar o PS em determinada hora/dia. Prefiro ligar quando dá na telha e corro por diversão(mas seria legal participar junto com os feras do GT).
Grande rui e seu amor incondicional pela sega <3
Sega de novo? Tu é “Sego”?
????
Não ficou o emoji mas é sublime o teu trocadilho
OFF… eu não percebo como é que a MIcrosoft se queixa e queixa das quotas de mercado, e que a Sony e a Nintendo tem mais. Mas eles acreditam o quê… que a Sony e a Nintendo pagam às pessoas para elas comprarem as suas consolas?
Será que a Microsoft não percebe que se isso acontece é porque eles não sabem competir e só dão ao mercado o que querem e não o que o grosso do mercado procura?
Mário, não conheço um único “errado” que não tenha convicção de o que faz é certo pra ele. As regras “tem de ser certo” só valem mesmo é para os outros. Coisas da humanidade.
Kkkk…
Se sabes da história deves ter conhecimento que a Sony cooperou com a Nintendo e a Nintendo deu uma rasteira ao deixar a Sony de lado e fazer parceria com a Philips. Foi dessa “traição” que surgiu o Playstation. Em tese, segundo a narrativa de vocês, quem realmente matou a Sega foi a Nintendo! #Ficaadica
Já sobre a Sega a MS não fica com ciúmes dessa tua viuvez?? Mas acho que a MS não tem ciúmes não, ela não liga para esse mercado e só quer destruí-lo por não ser líder.
Complementando sua ideia, Lívio: A Sony ainda procurou a SEGA pra propor a mesma parceria que havia feito a Nintendo e essa negou pois julgava que eles não possuíam experiência. O próprio Tom Kalinske, executivo da SEGA da América na época, cita em entrevista que essa foi uma das piores decisões feitas pela SEGA. Ou seja: de certa forma, a SEGA ajudou a criar o “monstro”.
Sim, está certo e é uma parte da história que muitos se esquecem.
Ou seja, mais uma prova que a Sega se auto destruiu.
E foi uma decisão da Sega japonesa
Exatamente. Basta pesquisar na história que fica claro que foi ela mesma que tomou péssimas decisões corporativas. E isso que estamos falando, apenas, de decisões referentes a parcerias. Se for contar as más escolhas que ela fez em relação a seus consoles (como o 32x por exemplo) veremos que a maior parcela de culpa do seu insucesso foi dela mesma.
De novo essa ladainha da Sega kkk
Bom nada de novo, eu sempre falei que o objetivo ou era acabar com a Sony ou joga-la de escanteio.
E isso já tem vindo acontecer mesmo sem a Activision, é só olhar que as maiores devs de Rpg ocidental agora pertencem a Microsoft e a Sony nada tem nesse ramo. Se eles conseguirem a Activision, vai ser um golpe muito duro na Sony e diferente dos que pregam aqui, ela não tem como responder a altura, principalmente com essa gestão incompetente do Ryan.
Essa aquisição não passa, Daniel!
Aí, Edson, acho que é só questão de tempo. Fosse um governo republicano nos EUA, passava fácil. Daqui a pouco o Biden sai e a MS tenta outra coisa como a T2 ou a EA se isso não passar.
Qual empresa não trabalha por hegemonia?
Mas a MS não tem competência pra nada, por isso a Sony tem sorte nisso!
Todas as que têm dirigentes éticos e que não sejam megalômanos. Hegemonia não é o mesmo que ser reconhecida como a melhor, ter boa aceitação e até lucrar mais. Um bom gestor sabe que sua empresa tem função social e que não é, e nunca será suficiente para atender a todas as necessidades das pessoas, fora que sabe que sem concorrência nunca dará o seu melhor, pois o estímulo na inovação e o pensar fora da caixa vem de tentar criar um interesse diferencial para os clientes frente aos demais, pessoas éticas também se lembrar que empresas são negócios e que vão muito além de só lucrar a qualquer custo, por qualquer método e de qualquer maneira. Mas podemos fingir que tudo na vida se trata só de dinheiro…
As empresas surgem pra lucrar, mas poucas têm o delírio de se achar mais importantes que países, povos e a própria ética da civilidade.
[OFF] Enquanto isso:
https://www.eurogamer.pt/sony-nao-revelara-detalhes-da-ps6-a-activision-blizzard
Aqui não tem o que fazer. Se a Activision virasse Microsoft. Seria entregar seus dados a mesma.
E se não virar vai dar a conhecer na mesma
Eu acho é que a Sony não vai mais revelar-lhes os detalhes dê por onde der.
Convém não esquecer que a Lulu vai sempre trabalhar lá!
Dou-te razão. Se for em frente retirava o jogo da plataforma. Nem com 20 anos aceitava o acordo. Isso é empurrar com a barriga, não ir ao fundo da questão e deixar para outro CEO a batata quente. Se não consegues combater com as armas que tens é reduzir a importância e peso do jogo. Cortas o financiamento + dayone = descida de qualidade. Perde o que o separa de demais jogos, deixa de ser único. É impossível a manutenção dos custos das 3/4 equipas. Nem mesmo para uma MS.
Tenho dúvidas se a diretoria será mantida caso a aquisição não aconteça. A Activision saiu da mídia por influência da Microsoft. Se o negócio acabar, de forma mágica veremos o surgimento de várias notícias sobre os problemas internos da mesma. Por consequências cabeças irão rolar. E ela é um excelente bode expiatório.
Off: Ao que parece a audiência está a correr tremendamente mal para a Microsoft.
Eles juram que vão meter jogos na PlayStation e que a compra não é sobre exclusivos, mas todos os jogos que existiam em produção na Zenimax estão exclusivos, mesmo os que estavam previstos como multi.
O caso está a ficar preto para a Microsoft, e a FTC está a aperta-los tremendamente.
E pelos vistos surgiram em tribunal não só declarações do Matt Booty, mas igualmente entrevistas em que ele refere que o negócio da Bethesda foi para criar exclusivos.
Eles falam demais, sempre falaram demais… E isso parece estar-lhes a custar caro!
Jogos citados que estavam previstos para a PS:
HiFi rush
Redfall
Starfield
Indiana Jones
Este último é um jogo da Disney. E a Microsoft negociou diretamente com a Disney a remoção da PlayStation.
Todos os jogos (e há mais como Skyrim e outros) que estavam em produção estão exclusivos.
As evidências são estas… E a FTC está a apertar e bem por aqui.
As declarações do Pete Hines de que ficou surpreso pelo facto de a Microsoft ter cancelado o Starfield para a PS que já estava bem evoluído no desenvolvimento também estão em tribunal.
Há também uma curiosidade.
A FTC alega que o contrato com a NVIDIA foi feito para tapar os olhos, que está cheio de fugas legais e que permite à Microsoft cancelar o mesmo a qualquer altura.
Mais ainda apresenta declarações do Matt Booty que dizem que “There’s no fucking way” a Microsoft colocaria os seus jogos na NVIDIA, para confirmar que a mudança de opinião foi forçada pelos acontecimentos e não uma vontade explícita.
Então todo o choro de Sony tirar jogos do Gamepass era exatamente o contrário!!!!
Meu deus, MS surpreendendo 0 pessoas novamente! Lol
Saiu hoje na Eurogamer que Indiana será exclusivo Xbox.
O jogo é da Disney. E ia sair para todos os formatos. Mas a Microsoft com a compra da Bethesda negociou a exclusividade.
Como eles dizem, os jogos da Bethesda sairão para a PS. Apenas não existe é nenhum na lista para sair.
sempre falam pq querem parecer bonzinhos para todos. Só cego não percebe quem a ms é!
Oxe, acabou de sair um artigo na eurogamer a dizer que Starfield é exclusivo porque o Xbox precisa de exclusivos…
Mais uma… O Phil sempre disse que isso era contrário ao Gaming e até meteu os exclusivos no PC dia um
Não entendi, estão fingindo que o Gamepass não é um serviço deles e que nem o Windows é um ecossistema deles? Kkkkkk
Cadê os games pro Mac OS e pro Linux? Esse Phil se supera na cara de pau! Kkkkk
Mário, mudando de assunto, tão dizendo por aí que a MS vai lançar um jogo Day One em homenagem ao Phil Spencer no Gamepass… O jogo se chama: “Lies of P”. Lol
o que a Sony pode fazer é cortar o beneficio da activision… ela só paga 20% para a Sony, do padrão 30%
eu cortaria esse beneficio da activision e junto desceria o valor pago pelo marketing do COD, deixando “quer acordo de marketing com o líder do mercado? vai ser nos meus termos”, pq assim não deixa de ganhar dinheiro se a activision aceitar e ainda retalia
Acho que a declaração do Jim lá de não discutir negocios na esfera pública já deveria ser um sinal pra activision parar de falar groselha na internet (a lulu e o CEO)
Sony já tem a Bungie para fazer marketing exclusivo de multiplataforma sem ter perigo de dar grana para um possível futuro “inimigo”
Essa história é a história de origem do Xbox. Sony no passado distante tinha o objetivo de substituir a Microsoft no ramo de sistema operacional. Queria que o Playstation se tornasse a plataforma doméstica das pessoas. Daí a Microsoft criou o Xbox. Não para competir, mas para destruir a Playstation. Com o tempo, o mercado de games cresceu. O plano das duas deu errado e no final ambas ficaram muito bem.
Tá difícil para a MS e seus astroturfing manterem a narrativa de coitadismo vitimista na internet… Se nem aqui na internet eles conseguem manter isso, imagine com juiz, CMA, etc.
E já saiu twitte do processo do FTC, os tais remédios e concessões para Nintendo, Nvidia, etc da MS são contratos com algo como “a gente cancela o contrato a hora que quiser e como quiser”
FTC: Microsoft’s agreements with Nvidia, Nintendo, etc are “filled with loopholes and speculative commitments” Says Nvidia deal clause shows MS can “unilaterally” opt to renegotiate
https://twitter.com/stephentotilo/status/1671884196254748672
Esse foi o contrato que a União Europeia aceitou como remédio… Eu antes tinha uma boa visão da comissão da UE, fizeram todo mundo usar USB-C por ex, mas agora tá difícil… Tá parecendo que as bobagens de USB-C e multas é só cortina de fumaça para fingir que defendem o mercado saudável.
De qualquer jeito, é bom que cai a máscara de bonzinhos da MS…. E quero ver qual vai ser a estratégia de monopolizar o mercado comprando todas as third party, a ACTV já não vai rolar… EA tb não vai rolar do jeito que as coisas andam.
Ai sobra pra MS comprar estúdios pequenos, que eles não sabem administrar e publishers pequenas, que a Sony tb pode comprar.
Veremos como fica o “all win” da MS agora que não conseguem mais monopolizar o mercado comprado todo mundo.
=========================================
Tá tão difícil para MS e seus Astroturfing sustentarem narrativa vitimista que só em fórum com “moderadores com opinião sincera” a narrativa tá se sustentando:
Entendo a relevância da aquisição para o mercado de consoles, mas não vejo tanta relevância no processo. Para mim o cloud sempre foi o ponto mais importante. A Microsoft no passado afirmou que o cloud seria o futuro e que não via a Sony como concorrente. Portanto a aquisição da Activision mudaria completamente o cenário desse mercado. Destruindo qualquer possibilidade de concorrência em algo que dizem ser o futuro.
quer saber? nem a MS deve saber o que tá fazendo.
Eles não se importam pq tem “dinheiro infinito” então atiram pra todo o lado…
eu imagino que eles achavam que iriam monopolizar tudo, cloud, video games, jogo de celular…
aproveitando o off…
Bethesda’s Indiana Jones game is now an Xbox console exclusive, it’s confirmed in court as part of Microsoft’s legal battle with the FTC.
https://twitter.com/VGC_News/status/1671947492139716609
Zero surpresa.. uhauahuaha
Lol… MS tá se dando bem no tribunal… só falta eles falarem: “mas e o FF, hein”? Igual os papagaios de internet! Kkkkkkk
E pior que até gente “séria” tá com essas groselhas.
Tem ZERO relevância no tribunal MS dizer “mas fulano tb faz”, pq “fulano” não está sendo julgado, quem está é a MS.
Isso é o básico do básico em qualquer lugar civilizado do mundo.
Para os papagaios arrotarem “a sony tb” a sony teria que ter sido julgada já pelo “sony tb”
E quem pode falar “mas a MS tb” vai ser a sony se fosse comprar a EA caso a MS consiga comprar a ACTV