A disponibilidade da consola aumentou em 400%.
A produção da PS5 a 6 nm parece ter resolvido os problemas de stocks da Sony, com a disponibilidade da PS5 nos Estados unidos a subir mais de 400% face ao ano anterior.
Basicamente em Setembro deste ano a Sony vai disponibilizar cerca de 7. 5 milhões de consolas, quando em Setembro do ano passado apenas conseguiu disponibilizar cerca de 1,5 milhões.
Como o gráfico mostra, a disponibilidade de consolas este ano melhorou a partir de Julho, estando a aumentar desde então.
Do lado da Xbox as coisas tambem melhoraram, mas o aumento anunciado de stocks foi de 89% face ao ano anterior, o que implica a disponibilização de cerca de 4,2 milhões de consolas. Bastante abaixo da PS5.
Fico por isso curioso a ver se agora, Satya Nadela, dirá alguma coisa quando às vendas, uma vez que quando o stock da Xbox era superior, este quebrou o silencio e veio a público falar que tinham batido a Sony em vendas.
A Switch é a consola que fica pior aqui. Segundo a mesma fonte a consola da Nintendo teve uma queda de 59% face ao ano anterior, e os valores de consolas disponibilizadas ficam numas modestas 700 mil unidades.
O que se percebe aqui é que, claramente a Sony resolveu os seus problemas de Stocks, passando a ser a marca com mais oferta no mercado, o que leva algumas fontes não oficiais a dizer que devido a tal a Sony acredita que no ano fiscal de 2022, que dura até Março de 2023, conseguirá despachar 18 milhões de consolas, e que no ano fiscal de 2023 que dura de Março de 2023 a Março de 2024 acredita que conseguirá alcançar os 30 milhões.
Tudo isto apoiado na disponibilidade de stocks, e no alinhamento de jogos que tem para anunciar.
Veremos se estas previsões não oficiais e não confirmadas, são optimistas!
É claro que o Nadela não vai dizer nada, quanto mais vai usar como argumento perante a CMA.
Eu sempre disse que a partir do momento em que a PS5 tivesse a questão dos stocks resolvidas, que a Xbox ia ficar para trás e de que maneira, acredito mesmo que voltemos ao 3 para 1.
Se for 3 pra 1 vai ficar mais feio que a geração passada, pois dessa vez tem um console Xbox pela metade do preço de um Ps5.
Vamos aguardar e ver… As previsões dos analistas podem ser algo completamente disparatado.
Tá aí você está esquecendo de um fato! Os estoques de Xbox Séries X! (O Seires S não pois ele é mais barato de produzir) estão muito escassos! É só procurará pra comprar um Séries X que é difícil achar! Se os estoques estivessem iguais o Xbox estaria vendendo mais sem dúvida! Eu ainda acho que ele supera o Play 5 até o final da geração!
Tem certeza disso? Acabei de acessar os sites da Amazon BR, Casas Bahia, Extra e Americanas, e em todos encontrei o console para vender por cerca de 4 mil reais. Ou seja, além de estar fácil de encontrar, ainda está um pouco mais barato do que o preço sugerido meses atrás.
No Paraguai já se encontra Xbox Series X por 580 dólares, contra 735 dólares do Playstation 5, mostrando que a oferta vs procura está muito mais equilibrada no Xbox Series X.
https://www.comprasparaguai.com.br/microsoft-xbox-series-x-1tb-8k_31584/
https://www.comprasparaguai.com.br/sony-playstation-5-825gb-standard_31511/
Escasso aqui no Brasil não está. E pelo jeito nem no segundo maior mercado do mundo, que é o Reino Unido.
https://www.amazon.co.uk/Xbox-RRT-00007-Series-X/dp/B08H93GKNJ/ref=mp_s_a_1_2?crid=2PRU77DI248MZ&keywords=xbox+series+x&qid=1666110106&qu=eyJxc2MiOiIyLjM4IiwicXNhIjoiMi4yMSIsInFzcCI6IjEuNjIifQ%3D%3D&sprefix=xbox+series+x%2Caps%2C596&sr=8-2
Mais uma vez, informação repetida em outros assuntos, e mais uma vez inverídica. Series X está com estoque nas lojas desde começo do ano. Series S então desde ano passado.
Se a Microsoft oferecer a consola acredito que consiga vender mais que a PS5 nesta geração, mas como isso não vai acontecer, é bom que acordes dessa ilusão que a Microsoft tem vende.
Olha que eles pensaram nisso na Xbox original.
Mas as regras atuais de mercado agora são bem diferentes, e esse tipo de atitude certamente só poderia ser aceite se a consola fosse financiada com lucros da própria divisão. Com fundos de outras proveniências a Microsoft estaria numa posição sem competição possível.
Se conseguir vender 30 milhões em um ano já será o recorde de todos os tempos.
30 milhões será em 2024.
O artigo nada a dizer, mas ali pelo meio vem sempre né, tem de ser é mais forte.
Acho muito bem assim acabam com a lenga lenga que não ha ps5, agora vão vender mais que a camisola do benfica.
Qual o valor atual de vendas para xbox switch e ps5?
Não Rui… quem é mais forte é a Microsoft… Que nunca fala de vendas, que não revela números. Mas isso porque está na mó de baixo, porque quando ganha a superioridade, nem que seja por motivos que todos sabemos, e não por mérito, vem a público falar…
Isso é que é criticável. Não as pessoas perceberem isso e falarem.
Sr Mário tem razão.
MS não divulga números de vendas e já demostrou desinteresse por diversas vezes nas vendas dos consoles, então, as vendas de xbox não são relevantes, exceto para o “coitadismo” de dizer que não são competitivos sem terem a Activision em seu quadro de empresa, e como se em toda a vida pregressa de Xbox tivesse sido impedidos de concorrer… De qualquer forma, a MS usou as informações de 117.2mi de PS4/Pro vs 58,5 mi Xbox One/S/X para afirmar que não é um concorrente à altura da Sony na tentativa de reforçar sua posição mais fraca no mercado como argumento a justificar a compra da Activision.¹
Se puderem ser levados à sério, os dados não oficiais e especulativos do VGChartz e datadas de julho desse ano dizem que vendas do Series S/X são de chegarem quase a 15mi de unidades e o PS5 pouco mais de 20mi.² uma taxa de ~ 0.75 XBS/PS5.
O Nintendo Switch segue como um dos consoles mais vendidos de sempre, tendo vendas acima de 111 mi, números oficiais informados em agosto desse ano.³
Em fevereiro desse ano, a Sony informou oficialmente que até dezembro de 2021 tinha vendido 17.3 mi de PS5.⁴
1 – https://www.theverge.com/2022/8/15/23306068/microsoft-xbox-one-sales-lifetime-versus-ps4-sales
2 – https://www.vgchartz.com/article/454086/ps5-vs-xbox-series-xs-sales-comparison-may-2022/
3 – https://www.nintendolife.com/news/2022/08/nintendo-switch-sales-surpass-111-million
4- https://twitter.com/ZhugeEX/status/1488755883849007104
Esquece a geração passada juca, a ps4 vendeu 115 e a xbox 55, já agora 55 milhões numa geração com hardware inferior metade da geração, mais caro, com Kinect, com backlash da apresentação e com a ps4 em boa forma, parece me que no final o apelidado maior barrete da história pelo sr Mário nao foi bem assim.
Atualmente 15, 20 parece me um progresso para a team verde, já sei que vão dizer que foi disto e daquilo mas esses números a serem relativamente certos a xbox está melhor e a playstation está pior e do lado da PlayStation já sairam 2 dos maiores exclusivos.
Eu até nem desejo que a xbox venda mais esta posição atual está boa, faz pressão na Microsoft para apresentar melhores jogos, manter o nível do gamepass e manter o investimento.
Não pode acontecer é uma geração 155 milhoes vs 27 milhões como com a original xbox.
E quem lhe garante que a VGCHARTZ esteja certa? Na geração passada saíram os dados oficiais de chips enviados para consoles pela AMD (mais de 150 milhões de chips para Xbox one e Ps4). Na mesma altura, Sony veio a público dar conhecimento que o Ps4 já havia vendido 110 milhões e a VGCHARTZ dizia que o Xbox já estava na casa dos 50 milhões de consoles. Só que 150-110=40. VGCHARTZ errou em 10 milhões de Xbox a mais! Pro Greenberg, que criticou a VGCHARTZ abertamente e agora usou eles até de fonte para venda, o mais certo de se pensar é que estão, novamente, errando pra cima.
Rui… A Microsoft em resposta ao CADE sobre quantas XBox vendeu, enviou um gráfico onde se lia 48 milhões de consolas XBox vendidas.
Se para ti descer de 85 milhões para 48 é um sucesso, e não o maior barrete da história DA MICROSOFT… então não sei o que te diga!
Acho igualmente interessante que desculpes a coisa com hardware inferior metade da geração, mais caro, com Kinect, com backlash da apresentação, como se a culpa disso fosse dos outros e não da própria Microsoft. O barrete deveu-se a tudo isso!
Quanto à Xbox original, o que é que tu querias? Que as pessoas fossem todas a correr comprar uma Xbox só porque era da Microsoft?
Eu nem estranhava se me dissesses que sim. Mas a Microsoft era nova e inexperiente no mercado. Era mais do que esperado que a adesão não fosse grande.
Agora é um sucesso um console que vendeu 48 milhões vs 115 milhões do concorrente e que passou mais da metade da geração passada em promoções, com preços muito mais baixos que o Ps4. Fracasso agora virou sucesso. 😅
Sr Mário 48 milhoes, 55 milhões, 58 milhões a diferença existe não sei qual o valor correcto mas não altera o rácio de 2 para 1 arredondado.
Na geração ps2 foi um rácio 4 para 1 arrendondado é bem diferente, isso sim foi um flop e a xbox original era a consola mais potente tinha o disco rígido e tinha o halo.
Agora acho eu também engraçados esses argumentos para a Xbox original e a ps1? Também era nova no mercado… Foram todos a correr comprar porque era Sony? E vendeu 105 milhões.
Por fim eu já lhe disse isto antes, você acha que é o maior barrete da história eu olhando as circunstâncias acho que acabou por correr bem perante uma ps4 que só ficou abaixo da ps2, perspectivas diferentes, ambas válidas.
Engraçado que omite que o Xbox clássico foi lançado 1 ano e meio após o PS2, sendo a MS um player novo e o PS2 ter tido um antecessor de sucesso (PS1).
Essas duas variáveis explicam as baixas vendas do Xbox clássico.
PS: Coloca na soma também o fato do Xbox clássico ter sido lançado a U$299,99, provavelmente mais caro que o PS2 no mesmo período.(https://en.wikipedia.org/wiki/Sixth_generation_of_video_game_consoles)
E sobre o PS1, já sabes, player novo, mas preço inferior, desenvolvimento mais fácil, farta biblioteca de jogos……só não coloco que a Sony matou a Sega pq não compactuo com fake news.
Pera lá… Correram todos a comprar PS1 porque era Sony?!?! Rapaz, o PS1 era um verdadeiro salto geracional, jogos totalmente em 3D, som de CD com trilhas sonoras cantadas, FMV (Full Motion Video), coisa que nenhum console tinha até então, uma verdadeira revolução. Não se comprou simplesmente porque era Sony! Fosse assim outros consoles de marcas famosas também teriam sido um estouro como a Panasonic com o seu 3DO… Coisa que não ocorreu.
A PS1 vendeu por vários motivos:
– Foi o sistema melhor suportado.
– Tinha capacidades 3D
– Tinha um media barato (o CD)
– Era o mais barato
Falando apenas dos maiores concorrente.
A 3DO era carissima e teve dificuldades no desenvolvimento dos seus jogos.
A Sega Saturn teve um lançamento desastrosos sem jogos e posteriormente fragmentou o seu próprio mercado com os addons que era requeridos para certos jogos.
A Nintendo 64 usava cartridges carrissimas que os Devs não queriam suportar
A Playstation tinha caracteristicas de top, um preço e um media barato, sem desgaste no uso. Teve igualmente excelente suporte da marca, e tornou-se um sucesso.
A PS2 era por isso aguardada com grande expectativa e foi o sucesso que foi.
Já a XBox… as pessoas olhavam-na com desconfiança. Era um PC… e um PC fraquinho para a altura. Já a PS2 pela sua arquitectura diferente e não havendo muita informação na altura ninguém a comparava a nada.
Grande, com um comando desastroso, e pesava 4.5 kg, tinha ainda o handicap de ser uma consola Ocidental, sendo que na altura as consolas em voga eram orientais e esses mercados eram extremamente fortes na altura.
A PS2 foi lançada em 4 de Março de 2000. A PS3 foi apresentada em Junho de 2006 e lançada a 11 de Novembro do mesmo ano. 6 anos de vida
A Xbox foi lançada a 15 de Novembro de 2001, com a X360 apresentada a 12 de Maio de 2005, sendo lançada a 22 de Novembro do mesmo ano. 4 anos de vida. Na Europa oif lançada em Março de 2002, ou seja teve 3.5 anos de vida.
A garantia da consola dada pela marca era de apenas 90 dias.
A Xbox era mais cara!
Só queria acrescentar que a PS1 aproximou os videojogos das massas como nunca antes tinha sido feito, a PS tinha uma imagem moderna e incorporou os videojogos na cultura pop o que veio a expandir a sua audiência, a PS transformou um hobby que era visto como algo consumido por geeks, para algo cool e na moda.
Boas.
Só um detalhe: esses números sobre X Box são de consoles enviados ao varejo e não de vendas ao consumidor final.
Mas é uma lógica que também vale pra todos, Éder. 👍🏽
Tino: “Galvão?”
Galvão: “Fala Tino!”
Tino: “Sentiu”
Engraçado que nos sites de games o artigo é praticamente o mesmo, mas só aqui o artigo não tem nada a dizer e que no meio é tendencioso.
É de se esperar esse resposta quando o mesmo era alertado meses atrás que as vendas maiores para o Xbox teriam como motivo a baixa disponibilidade do PS5, não é a toa que nos últimos meses o PS5 voltou a ser o mais vendido mesmo com o aumento do preço.
Geralmente quem não tem nada a dizer é ele que sempre quando posta algo é sempre algo sem sentido. xD
Mas preciso postar algo pra ser do contra 🤭😁
Só conheço a comadre marcela, o Tino e o Galvão não.
Tino e Galvão são dois narradores de futebol/comentaristas esportivos (eu os acho chatíssimos) dos mais populares no Brasil.
vixe…..https://www.eurogamer.pt/ps5-foi-lider-no-reino-unido-em-setembro
Por vezes eu acho que alguns colegas aqui têm uma postura um tanto intolerante, radical e exagerada, mas é difícil de ignorar certas teorias conspiratórias quando ao se lerem notícias de normalização de estoques de PS5 se ver a pipocarem notícias sobre novos consoles tipo “Pro” pra tão logo… simplesmente olhem pro Switch e essa conversa tosca de longa data.
Não bastasse isso a MS agora parece estar usando um “modo coitadismo”, cortando empregos nos EUA, mesmo fazendo uma compra extravagante de quase US$ 70bi que não trará compensação imediata, ou isso seria algum tipo de pressão a orgãos reguladores?!?!
https://twitter.com/tomwarren/status/1582188080873689088
Eu estou esperando o switch pro desde 2018 … e até agora nada.
Qualquer revisão ou patente nova da Sony já vem esse rumor de ps5 pro.
Infelizmente vai ser isso até o fim da geração. Mas como ficam falando isso sem parar, vai que uma hora acerta.
Pois é, tá como o cara que todo dia diz que está muito mal e que vai morrer, não passa de hoje! Um dia ele morre e aparece outrem a dizer que ele já sabia e que havia acertado em sua previsão! 🙂
Falando em modelos Pro eu não acredito no rumor, os atuais consoles ainda nem começaram a mostrar ao que veio( mesmo com PS5 a mostrar mais). Para mim se isso caso seja verdade é um tiro no pé tanto da Sony, quanto da MS, pois estão acostumando os deve a terem um hardware melhor a praticamente 4 anos
Na minha opinião, parece ser um notícia meramente especulativa e tosca, plantada afim de tentar segurar um possível crescimento de vendas daquele que tem maior potencial de vendas e agora tendo os estoques reestabelecidos a algo perto da normalidade. O timming é perfeito!
aquele Peter sei lá o que que trabalhou na Sega e depois foi para o Xbox, teve até noticia aqui, admitindo que “incentivava console wars” lá no xbox original e xbox 360 foi o mesmo que mais ou menos um ano antes se vitimizou dizendo que a sony malvadona tinha enchido a Sega de FUD.
o que ele fez foi “como eu faço, os outros devem fazer também”.
pq nunca vi um indicio disso feito pela sony
então UM alto funcionário do xbox já admitiu que eles faziam.
ai vc pensa que “podem ter parado”, mas lembra do marketing do xbox de “full RDNA2” e performance “sustentável” para dizer que o PS5 era RDNA capado e tinha performance insustentável.
Ai realmente, não tem como não imaginar que a MS não tenha fabricado essa matéria de “ps5 pro”
Se oficialmente eles já faziam marketing passivo agressivo voltado a FUD, imagine “no off”
Esse marketing lembra muito a direita alternativa*, se quiserem faço um textão fazendo os paralelos, e não é a toa que o xbox milgrau e seus integrantes se definem como direta alternativa
*eufemismo para o nome real, que eu não vou usar para não dar complicações.
Se não quer chamar pelo nome correto, pode chamar de “integralistas” que é a versão tupiniquim! 🤣
Pá… se calhar evitavam isto se tivessem subido o custo das consolas…
Esse gráfico do vgchartz compara as vendas do ps4 vs ps5 nos 22 primeiros meses.
https://www.vgchartz.com/article/454958/ps5-vs-ps4-sales-comparison-august-2022/
PS5 começou muito bem seu primeiro ano, acima do ps4. Contudo, depois não conseguiu acompanhar o mesmo ritmo do ps4. Os stocks tiveram influência? Acredito que sim. Se a oferta agora aumentar, podemos ver o quadro mudar. A Sony correu atrás e fez lição de casa para diminuir custos e insumos de produção.
PS: MS parece meio parada na sua atualização de hardware, quase não se falou de suas atualizações. Vamos aguardar.
OFF: Parece que a fabricação de TVs 8k poderá ficar bastante difícil devido as novas exigências energéticas. Alguns fabricantes já estão dizendo que não conseguirão atender os novos padrões.
Os Stocks tiveram influência?
Claro que sim. Não haviam consolas para entrega, e a Sony desceu a sua previsão de vendas por duas vezes devido a isso.
Não entendi, as TVs 8k tem o consumo tão mais alto assim, ou não conseguiram chegar ao padrões padronizados de uso energético na indústria?
Parece que as TVs 8k não tinham limite , agora em 2023 estabeleceram o limite. Fonte abaixo:
https://www.flatpanelshd.com/focus.php?subaction=showfull&id=1665647227
Valeu pela informação.
[OFF] Olha a artimanha dentro do IOS!
https://www.theverge.com/2022/10/18/23410407/microsoft-is-now-forcing-its-edge-browser-on-mobile-users
não basta enfiar pop-in no seu sistema operacional, agora enfia no sistema dos outros.
quer apostar que se a Sony aceitar GP no Playstation vai ter pop in “assine o xcloud e dispense o custo do console” toda vez que vc abrir alguma coisa do GP no playstation
Oxe… Nem precisa ser “dois dentes” como diz o Mário! 😃
Semana passada teve a BGS (Brasil Game Show)…
Os pais que levaram seus miúdos, arrumaram uma bela dor de cabeça para o final do ano. 🤣🤣🤣🤣
As crianças saíram de lá pedindo PS5 para o Natal.
A Microsoft esse ano não montou estande no evento.
Pra atualizar, o PS5 por aqui está custando hoje entre U$ 850,00 a U$ 900,00
O Series X por entre U$ 715,00 a U$ 760,00
E o Series S U$ 280,00 a U$ 340,00.
Pra variar, o Series S desde o seu lançamento está sobrando aos montes nas lojas, sempre está a pronta entrega.
Bom, pelo menos aqui no Brasil, o Series S flopou bonito.
Esse homem-aranha enlouquece as crianças. O jogo do Miles Morales e o filme do Aranhaverso foram grandes acertos da Sony, já vi diversas crianças a andarem fantasiadas de Miles, sobretudo “afro-descendentes” que só queriam um herói “descolado” (cool) com o qual se identificam! 😃
Pois é. A molecada fica doida com esses jogos.
Imagina só quando sair o Spider-Man 2? Ouvi dizer que tanto o Peter quanto o Miles serão jogáveis.
Off topic: Saiu o comparativo da versão de PC de Uncharted. Como comentei antes, da forma que a Sony tem portado os games, não faz sentido algum esperar pelo PC. Basicamente é o mesmo game, atrasado e com preço cheio.
deve seguir o padrão, algumas perfumarias como suporte a ultra wide, “high” nas configurações e pronto
se os caras sonham que na versão PC vai ter Traçados de Raios global enquanto no PS5 é iluminação normal, podem esquecer.
Exacto, são melhorias pontuais. As versões originais de Days Gone, Uncharted 4/Lost Legacy, Horizon Zero Dawn ou God of War lá do PS4 não possuem nenhum game changer no PS5 ou PC.
Talvez a única exceção seja o Spiderman de 2018, que teve uma remasterização bem acima da média no PS5 e PC. Mas mesmo assim, também não colocaria como game changer. A versão original de PS4 é boa o bastante.
semi off:
https://www.windowscentral.com/gaming/xbox/why-sony-could-live-to-regret-getting-the-xbox-activision-blizzard-deal-blocked
artigo do windows central que parece ter sido escrito pelo “xbox milgrau de banho tomado”
os argumentos:
“google e Meta monopolizaram o mercado com compras, mas a MS não vai fazer isso pq google e meta são malvados e a MS não”
então tem que bloquear o Google e a Meta de fazerem compras, mas a MS não?
MS tem dois monopolios, MUITO maiores que o facebook e a muito mais tempo que o Google.
“MS boazinha, deixa minecraft e fallout 76 no playstation”
“sony malvada com DLC de Destiny e COD”
vamos esquecer que foi a MS quem inventou isso no xbox 360 e também que o CMA esta fiscalizando os PRÓXIMOS jogos e não os que já FORAM LANÇADOS no playstation.
“sou a favor para se livrarem do CEO”
Já falaram que o CEO da Activision continua.
“MS pode despejar dinheiro para fazer um FF exclusivo para xbox”
parece um fanboy de xbox escrevendo, e ainda empurrando a narrativa idiota de “se o acordo não passar a MS deixa de ser boazinha e ter pena da Sony e vai ficar malvadona”
quem disse que a Square quer fazer exclusivo para xbox? e o dano a franquia de alienar a imesa maioria do consumidor do jogo que está no playstation? quem disse que Japones vai querer lançar conteúdo exclusivo em plataforma americana e deixar a plataforma japonesa sem nada?
É uma mistura de arrogância, prepotência, (pq a MS pode fazer o que quiser e vencer, não vence pq não quer), coitadismo e vitimismo (veja como a MS é boazinha)
“MS boazinha, depois de terem reclamado do Tom Raider exclusivo ela parou de fazer isso”
claro, nem foi pq destruiu a franquia e custou caro fazendo o jogo flopar e agora ninguém mais aceita acordo com a MS.
“CMA malvadão, não deixa os caixistas jogarem COD de graça no GP”
Tem que liberar o dumping então?
“a Nintendo compete sim sem COD”
Competiu muito bem com mais da metade dos seus consoles de mesa sem multiplataforma flopando e não vendendo nada
Muita competição sem third party com Nintendo 64, GameCube, Wii U e agora com o Switch que nada mais é que um portátil que conecta na TV.
==============================================
É impressionante, o cara escreveu um artigo para engajar fanboy do xbox com “na verdade o fracasso da aquisição é bom, pq agora a MS vai deixar de ser boazinha e partir para o confronto”
Se o negocio não passar, já sabem a narrativa dos “fã” de xbox “agora sim a MS vence”
O artigo é patético, completamente parcial, e ignorante.
Mas nada que seja estranho de um website patrocinado pela Microsoft, conhecida pelo Astroturfing.
Eu acho engraçado como no futebol todos são treinadores de bancada, mas acho mais piada como agora todos os fans Xbox são reguladores.
Como exemplo, a CMA acaba de obrigar a META a vender a já adquirida Giphy… E caso a Microsoft abusasse, eles podiam fazer o que já foi feito antes e não aconteceu porque a Microsoft negociou a coisa, que é dividir a Microsoft.
E a Microsoft não para de se humilhar ao reconhecer de caras junto dos reguladores, aquilo que os fans negam… Que comparativamente… não tem jogos!
https://pbs.twimg.com/media/FfWhNkbWAAAGIqD?format=jpg&name=medium
Interessante é que do jeito que escreveram, parecesse até que o sucesso do PS veio da sorte, acaso ou de algum “poder divino”… MS sempre teve bem mais dinheiro que a Sony desde que entrou nesse mercado, faltou o quê?!
E chegam ainda a listarem Spiderman e Wolverine ali, sendo que a própria Marvel já disse ter oferecido seus personagens antes pra MS, que não teve qualquer interesse! 🙂
https://www.gamespot.com/articles/xbox-reportedly-turned-down-an-exclusive-marvel-games-development-deal/1100-6503725/
Realmente quem não conhece vai pensar que a Microsoft é um santo. Ao mesmo tempo que esse santo ameaça a concorrência de retaliação caso não alcance seus objetivos. E é mais um caso em que se quer tocam na questão do streaming.
Olha-me este:
“When the deal fails, Microsoft will buy the call of duty IP without any regulatory intervention as they are free to buy an IP. Put it on gamepass and continue to sell it on PS for $70, then buy as many publishers as they can without regulatory intervention”
Estes gajos devem julgar que os reguladores são palhaços… A Microsoft a fazer isto seria banida de operar nos países em a compra foi reprovada e onde um dos argumentos tenha sido o COD.
Os reguladores são uma representação de um estado. E um estado é soberano!
Deixo só aqui a nota que a reprovação/aprovação da CMA ou outros reguladores não é definitiva, e a sua decisão pode ser alvo de recurso nos tribunais do pais. A novela ainda vai no adro!
O mais anedótico dessas discussões de internet é que toda a história da Activision, todas as ips que já criaram e ainda existem, todos os mercados que uma aquisição dessas afeta (streaming, mobile, consoles, PC…), se resumiu em “ter ou não” CoD no PS!
Pelo visto a Sony usou a tacada certa! Até o Satya teve de vir a público dizer que estava confiante na aquisição! 🙂
Juca… Os IPs da Activision sempre estiveram na Xbox. Daí que quando a Microsoft refere que precisa da Activision para o futuro não é certamente para manter tudo como está. Porque se fosse não precisavam da ABK.
Para tirar partido da ABK eles precisam que os jogos sejam exclusivos. E daí que a conversa com os reguladores e as promessas à Sony sejam basicamente limitadas no tempo. O futuro será retirar tudo!
A CMA podem tomar uma má decisão na compra, mas não pode tomar uma má decisão no mercado. Se prejudicar uma das partes isso é o menor dos males. O que eles não podem correr o risco é de prejudicar o mercado. Logo uma aprovação baseada em meras promessas é uma má decisão.
E não é o futuro, pois esse é uma incógnita. É o atual. Pelo que promessas de melhor tem de ser encaradas como apenas isso. Promessas.
Agora eu gostava que isto fosse para tribunal. Porque finalmente todos saberíamos quais os lucros da Xbox e se o Gamepass está ou não andar subsidiado.
Mas eu questiono se a Microsoft estará realmente interessada em divulgar isso.
Pelo pouco que eu sei concentração de mercado diminui a inovação e a longo prazo prejudica a capacidade de competir no mundo.
Talvez os governos da UE, EUA, UK tenham simplesmente escolhido barrar qualquer compra de grandes empresas e acabou.
Alegam que isso enfraquece a competição interna e abre espaço para a China por ex… Que isso diminui o crescimento economico e diminui a capacidade de aumentar os gastos militares para barrar a Rússia.
Só um pouco de geopolitica… a China já passou o porrete nas empresas de tecnologia internas que estavam se concentrando, talvez agora seja a vez do ocidente fazer o mesmo.
Lembro quando deram sumiço no dono da Alibabá por uns meses na China…
Tinha analista dizendo que o ocidente também precisava parar a concentração e diminuir o poder das empresas de tecnologia.
Talvez estejamos vendo isso no caso da Nvidia, META comprando a empresa de GIF e agora a MS comprando a activision.
Talvez depois de barrarem todas essas compras, o governo vai atras do META para dividir instagram, facebook e whats; depois atras da MS para dividir o Office e Windows…. Google, separar o motor de buscas de um lado e do outro o resto do Google. Amazon tb é outra que daqui a pouco o governo iria passar a porrada…
Sinceramente, iria melhorar muito a economia ocidental começar a separar TODAS essas grandes empresas.
Ninguém ganha nada com instagram não competindo com facebook que não compete com o whatsapp por ex.
A realidade é que a concentração de poderes nas grandes empresas é uma grande barreira à inovação e competitividade. Não podemos ver a coisa como apenas Sony e Microsoft, mas sim em que medida uma pequena empresa recém formado tem condições para crescer e progredir no mercado. E se isso já pode ser difícil, quanto maiores forem as gigantes, pior. E uma empresa que abrange mercados que mais ninguém consegue tocar seria alguém com um domínio absoluto.
Agora eu reconheço que é complicado, porque a Microsoft tem direito a crescer. Mas a realidade é que 70 biliões não precisam de adquirir a Activision. A Microsoft está neste mercado desde 2001. A Sony só tem mais uma geração em cima, que no global represente 7 anos.
E não é superior à Microsoft por ser mais poderosa financeiramente. É-o por ser mais capaz.
Ao longo dos anos a Sony apresentou argumentos aos clientes que os foram convencendo ao ponto de dominar o mercado. E teve cada vez mais uma aposta crescente nos seus estúdios.
As recentes aquisições de que a Microsoft se queixa, não existiram no passado. A Sony montou os seus estúdios e basicamente , com uma exceção aqui e ali, manteve os mesmos apostando mais no seu crescimento e desenvolvimento do que na compra.
Isso alterou-se nos últimos anos devido às compras em massa da Microsoft.
A Microsoft, desde a criação da Xbox anunciou ao público um total de 35 estúdios… Mas fê-los crescer? A resposta é que em 2017 a Microsoft estava reduzida a 7 estúdios. Fechos e mais fechos foram a política da Microsoft. A aposta no desenvolvimento e nos crescimento nunca existiu.
Daí que a Microsoft vir falar que a Sony tem mais exclusivos, que a Sony é líder de mercado, isto faz crer a quem lê que a Sony tem algo mais que a faz exercer pressão sobre alguém, do que a competência gestão que a Microsoft nunca demonstrou ter.
A Xbox One mostra bem a Microsoft. Após uma geração onde competiu lado a lado com a Sony com uma das minhas consolas favoritas de todos os tempos, a X360, a Microsoft quis entrar logo numa de esmagar a competição com uma Xbox One que dominaria a sala e com funcionalidades adicionais de TV, TV, TV, e um Kinect que lhe traria funcionalidades de interação únicas.
O único senão disto foi que para competir em preço a Microsoft prejudicou aquilo que era mais importante. A consola. E ainda por cima tentou ditar um DRM que nunca ninguém quis ou pediu, de forma a controlar ainda mais o mercado.
E é isto que assusta. A Microsoft como líder impõem o que acha que lhe pode trazer vantagem e não aquilo que o cliente quer. E isso é o tipo de política que a Sony nunca seguiu. O agradar ao cliente sempre esteve acima de tudo.
Mas a Microsoft após 2017 aposta no all in, que é o tudo ou nada. Vamos meter aqui as fichas todas para dominar-mos isto.
E entra numa série de compras, inicialmente inóquas por serem estúdios com grande valor, mas pequenos, e depois entra nas compras em massa. Passa a comprar distribuidores, e a arrebatar não só equipas em massa como IPs populares que antes eram multiplataforma.
E a Sony, perante o crescimento do concorrente, fica sem alternativa senão crescer também, e não sendo possível combater aquisições imediatas com crescimento, compra também.
A aposta no Gamepass, que acredito ser com prejuízo, e a CMA também pelo que se lê no documento, onde refere que a o serviço é um investimento da Microsoft (ou seja a Microsoft poem lá dinheiro esperando recuperar depois), e o suporte PC obriga a Sony a entrar também nesse negócio em força. Não é que as subscrições não existissem antes, mas não com a qualidade e força atual. E aposta também em serviços melhores e na colocação de jogos no PC.
A diferença é que a Sony não financia esses serviços e a intenção aposta é financiar mais e melhores exclusivos. Aquilo que ao longo dos anos tornou a Sony a escolha dos clientes.
Mas a Sony não deixa de ser uma pequena empresa face à Microsoft. E nesse aspeto, apesar de a Microsoft ter o direito de concorrer, as armas não são iguais. E se a Sony compra e até saiu da sarjeta com lucros da PlayStation, a Microsoft poderá nunca na vida ter tido lucros na Xbox. E isso quer dizer que este dinheiro vem de outras fontes de receita. É uma competição desleal, pois sendo assim ninguém no mundo dos videojogos de consolas consegue competir com a Microsoft.
Essa é uma preocupação que vejo na CMA. Porque os poucos que poderiam concorrer não estão sequer equiparados à Microsoft.
Refere-se o domínio do sistema operativo Windows, que é super relevante pois com uma pequena alteração a Microsoft pode quebrar compatibilidades e favorecer-se a si mesma pois a Xbox partilha OS e APIs.
Refere-se a consola como plataforma e motor de desenvolvimento de tudo isto.
Refere-se a Azure como a maior cloud mundial
E refere-se a capacidade de distribuição e alcance da Azure.
E a conclusão a que se chega é que ninguém tem uma infraestrutura com todos estes pontos, pelo que retirar à concorrência jogos vitais e dos mais lucrativos para tornar Activision exclusiva seria minar a concorrência que a Microsoft atualmente tem.
Eu percebo estes pontos todos, e as preocupações da CMA. Porque partilho delas!
Daí que a grande preocupação destes países é que eles mesmos, com as suas empresas tecnológicas, possam no futuro ter-se impedidas de penetrar nestes mercados por ser demasiadamente custoso e como tal impeditivo de novos valores e talentos entrarem. Há por isso que evitar ao máximo estas concentrações e manter a concorrência a um nível acessível a todos.
Tribunal seria divertido! 🙂
Esse Deto! Lol!
Não era a falta de estoques, segundo alguns… era porque só agora(meses atrás) os consumidores viram as vantagens do Series e gamepass…..
https://www.eurogamer.pt/ps5-foi-a-mais-vendida-em-setembro-nos-eua-e-a-que-mais-dinheiro-arrecadou#comments
Off: O God of War não tem um modo 1440p 40/120 fps… Incrível….
São 4 modos:
Modo Resolução – 4K/30FPS bloqueados
Modo Performance – 60 FPS bloqueados
Modo Resolução (High Frame Rate On) – 4K/40FPS bloqueados (HDMI 2.1 obrigatório)
Modo Performance (High Frame Rate On) – Alvo de 120 FPS (HDMI 2.1 obrigatório)
Pois… E quem não tem HDMI 2.1, porque não pode correr a 1440p 120 fps?