A situação é injusta no sentido que quem pagou pelos seus jogos e não atualizar as suas máquinas perde acesso aos jogos que pagou e aos quais tem direito.
A Valve deu a conhecer que a falta de suporte do Chrome ao Windows 7 e 8 a partir do final de 2023 vai levar a que o Steam deixe igualmente de ficar acessível aos possuidores desses sistemas.
Apesar de se perceber que a evolução do hardware e do software é uma realidade, o certo é que há muitas pessoas com jogos adquiridos na Steam que não precisam de mais do que o seu atual computador para os jogar. E estes computadores podem, por um motivo ou outro, ser incapazes de passar para o Windows 10, ou Windows 11.
Mas mesmo que o sejam, o upgrade pode não ser o desejado por todos, pois questões de suporte a hardware e drivers podem estar a ditar a manutenção destes sistemas operativos.
Daí que esta situação seja, no mínimo, injusta. As pessoas que adquiriram os jogos tem direito a aceder aos mesmos, e uma atualização que obrigue à mudança de software ou hardware é algo radical que pode obrigar a perder acessos.
Falando por mim, tenho um PC que, recentemente, e para grande surpresa minha, fez sozinho um upgrade para o Windows 10. E sem que me fosse questionado fosse o que fosse!
O PC em causa é um i7 720, com 6 GB de RAM dotado de uma Geforce 250 GT, que tenho em casa dos meus Pais, e que raramente tem uso. Estava com o Windows 7 há anos, e nunca vi a necessidade de o atualizar, até porque ele está ligado a um conjunto de hardware, como um Scanner da Epson e um digitalizador de Slides, que deixaram de ter suporte de drivers nas versões mais recentes do windows. Daí que, devido a tal, e ao pouco uso que a máquina tem, nunca a atualizei.
Mas há cerca de uma semana, ligo o PC e deparo-me com uns menus estilo Windows 8. Mas mais estranho é que ao abrir o Chrome deixei de receber a mensagem de que o Chrome não conseguia atualizar pois o suporte ao Sistema Operativo usado tinha acabado. E nesse sentido, estranhando o acumular destas duas situações fui ver o que se passava! E reparo que o PC estava com o Windows 10 instalado, e com o Chrome na sua ultima versão! Uma atualização que eu nunca fiz, e que nunca sequer me foi questionada se queria, que foi feita sem qualquer aceitação da minha parte!
O scanner… Esse continuou a funcionar por meio de uma driver universal Twain… já o digitalizador de slides… foi-se! Felizmente encontrei num fórum uma driver de um outro produto que funciona ali, e que me permitiu usa-lo.
Descrevo esta situação apenas para justificar o motivo da manutenção de uma versão antiga de um OS. E esse PC tem jogos instalados! Jogos antigos, mas que para aquele hardware funcionam muito bem, motivo pelo qual se esses jogos fossem do Steam, sem esta atualização forçada e não autorizada, ficaria sem acesso aos mesmos. Isto apesar de os ter pago, e de nada da minha parte, e válido na altura do contrato de compra, se ter alterado.
Este é um dos problemas dos jogos digitais. Se nos jogos físicos, a manutenção da máquina para que os mesmos foram feitos é a forma de manter os jogos a funcionar, nos digitais há mil e uma situações em que podemos perder o acesso aos mesmos, e muitas delas que nem partem de nós, sendo impostas unilateralmente pelo fornecedor de serviços.
A Valve divulgou alguma lista de jogos que não serão mais compatíveis com o Windows 10?
[Opinião] Valve deve estar se preparando para ser adquirida pela MS! Lol
Mais um exemplo dos malefícios da consolidação.
Falando em consolidação, sairam matérias dizendo que um advogado no Reino Unido está movendo uma ação coletiva contra a Sony por abuso de preços na PSN Store e falta de concorrência. Já pensou… Valor da ação é de mais de 8 bi! Lol
Acho que deve ter um desses toda semana.
Suporte a sistemas operacionais deprecated é uma coisa complicada. O suporte do W7 terminou em 2020.
Então em termos de segurança ele está por conta própria.
E a Valve deve ter olhado muito isso antes de tomar essa decisão.
Outro ‘WannaCry’ pode vir nele a qualquer momento.
Edit : O Windows 8 tornou-se deprecated em janeiro deste ano.
Já falei várias vezes da Steam e outras do género…principalmente quando vêm com a missa dos jogos no PC serem mais baratos (o que é uma meia verdade).
Lojas digitais são horriveis, e só lá mete dinheiro a rodos quem não tem cultura nenhuma financeira, seja rico ou pobre, lamento mas é a minha opinião.
Eita lascou .
O meu é Windows 8 e sempre gostei dele inclusive estou criando
aplicativo para baixar videos em hd