As análises ainda não sairam, mas quem já o teve na mão acredita que o potencial está todo lá!
A IGN teve 1 h e contacto com o Starfield. E ficou impressionada. Eis o que eles referem:
✅️ Tons background choices that can be changed
✅️ Didn’t get chance to experience story was running around doing other stuff
✅️ No Multiplayer, Single player expansion pack yes.
✅️ on ships gravity takes effects making combat fun
✅️ Melee axe combat fun
(2/3) pic.twitter.com/OttZy8FRxj
— HazzadorGamin,Dragon of Dojima (@HazzadorGamin) June 16, 2023
✅️ Hand crafted missions & locations Districts will take a lot of time for players
✅️ Feels incredible deep and game doesn’t feel shallow
(4/4) pic.twitter.com/zw1wdmErxg
— HazzadorGamin,Dragon of Dojima (@HazzadorGamin) June 16, 2023
Esta micro análise parece revelar um jogo com bastante potencial, e interesse. Teremos naturalmente de ver algo mais profundo, mas o grande jogo que a Xbox precisa para descolar… pode estar aqui!
Sinceramente, espero que sim….não queria a Xbox morta tão cedo .
O problema é que se trata de um jogo que não tem nada a ver com a MS. Se for um grande jogo, a Xbox dá uma.melhorada de.forma artificial, já que o mérito da Xbox no desenvolvimento é zero!
Mas espero que seja um ponto de partida(atrasado).Embora a psx tenha sido a consola que me marcou ,o nascimento da Xbox tb ficou registado na altura e gostei bastante.concorrencia é sempre bom.
Como assim, a falha de bleding edge e redfall não tem culpa da Microsoft?
Bleeding Edge obviamente não! Mas Redfall sim, pois lançaram daquele jeito obrigados. Até um dev falou que eles queriam cancelar o projeto e a MS não deixou. Redfall deveria ter mais tempo de desenvolvimento e isso está claro.
Já que aqui alguns não falam por falar sem fontes, vamos seguir o exemplo. No meu primeiro comentário não coloquei a fonte simplesmente porque estava numa correria absurda aqui, mas vai aí. E aí, a culpa é de quem de Redfall ser o game com a nota mais baixa da história do Studio? Dos devs, que queriam cancelar ou dos engravatados, que obrigaram lançarem mesmo sabendo que seria um flop ridículo?
https://www.adrenaline.com.br/games/devs-redfall-queriam-que-microsoft-tivesse-cancelado-jogo/
Não dá não.
Bleeding Edge e Grounded são GaaS feitos por estúdios que nunca fizeram GaaS, estavam sendo feitos no momento da compra e são “perfeitos para o GP”
“faz ai um jogo para agradar o nosso possível comprador, faz qualquer porcaria GaaS para serviço de assinatura de jogos”
Enquanto Starfield é um SP AAA feito pela Bethesda que sempre fez esse tipo de jogo, tipo de jogo que faz uns 15 anos que o xbox não lança (AAA sem MP)
Bleeding Edge é da Ninja Theory, lançado na mesma altura da aquisição. A influência da Microsoft aí é zero!
Starfield é o “DNA bethesda”
Bleeding Edge é jogo como serviço que a obsidian nunca fez
Mesmo caso com Grounded
curiosamente bleeding edge, um jogo como serviço, combina muito bem como “serviço de assinatura de jogos” pq é um GaaS assim como Grounded
Então sim, dá muito bem para botar a culpa no xbox dos “jogos com serviços” feitos por estúdios que NUNCA fizeram GaaS.
Assim como não dá para botar mérito no xbox por fazer Starfield, pq o xbox nunca fiz jogo assim (starfield)
vai ser o primeiro jogo AAA do xbox SEM MP (starfield) mas bleeding edge e grounded não são os primeiros GaaS da MS.
pronto
Então sim, dá para botar na conta do Phill estúdios fazendo GaaS para impressionar o “comprador” antes da compra.
Não dá para supor mérito em estudio de SP AAA quando ele continua fazendo SP AAA.
Eu dificilmente irei adquirir, talvez eventualmente jogue, mas boa sorte pro game, espero que seja um grande jogo.
O engraçado nessa história é que tudo que acontece com Starfield é muito parecido com o visto em Redfall. É difícil acreditar que todo esse hype seja orgânico. Vamos aguardar o lançamento, porque não faz muito tempo que lançaram um mundo aberto dito massivo com toneladas de npc. Cyberpunk tirou inúmeros 10 nas avaliações e só quem jogou sabe quão medíocre é bugado era.
Ver a FF16 tirar 8 na eurogamer sob a aparente desculpa de inconsistências gráficas depois do bugado Cyberpunk tirar um 10 é um tanto quanto risível. Nada contra a independência do avaliador que deu 8, que é até uma nota boa, e se a avaliação é rígida se explica bem. Mas Cyberpunk mostrou que a avaliação tem pesos diferentes para os mesmos critérios a depender do jogo. E veja, sou dos que acha que Zelda TotK é um 10 absoluto, apesar das limitações técnicas do mesmo.
Onde que tu viu 8? A Eurogamer deu 6 pra Final Fantasy XVI. Nota 6, cara! É de uma cara de pau e desonestidade que revolta!
Eurogamer PT deu 4 estrelas que equivale a um 8. A Eurogamer.net tá na vibe Xbox há muito tempo, nem conto mais a avaliação deles.
Eu tenho dificuldade de avaliar o ToTK. Gameplay, level design, progressão; são quase perfeitos. Ainda sofre com os problemas de mundo aberto, principalmente no quesito história, desafio e não dá para aceitar os gráficos na versão original. Mas no todo é tão melhor que o restante do mercado que merece o GOTY desse ano.
PS: O ToTK por outro lado evidencia todos os problemas do BoTW. Na época não merecia o GOTY e hoje fica ainda mais claro. Muito injusto com Persona 5 e principalmente Nier: automata.
A comparação entre os dois Zeldas é justa, mas veja, é preciso considerar às coisas à época. O esplendor de The Witcher 3 à época foi tão grande que justificou-se o GOTY apesar de todos os poréns, penso que o mesmo vale para o “Bafo do Selvagem”. Hoje ele parece pior, mas à época trazia um frescor para o estilo de mundo aberto, um grau de dificuldade inteligente, uma exploração meio cega mas muito interessante, com várias sensações de descoberta e encantamento, a possibilidade de explorar cada cantinho, isso o fez algo único à época, os outros pareciam variações do que já se conhecia. Então, sei que tudo é muito subjetivo, mas essas pequenas coisas têm um valor ímpar, que dificilmente se repetem, mesmo em jogos muito bons.
É justamente onde vejo a importância do marketing. A Nintendo conseguiu transformar o game em algo inovador, mesmo sendo uma volta ao passado. Muito bem vinda por sinal.
Hoje a narrativa do marketing se tornou mais importante do que a qualidade do game. Por isso fico desconfiado do Starfield. Diferente da Nintendo, a Bethesda não tem um histórico recente de boas produções. A galera só lembra de Skyrim. Mas quantos de seus desenvolvedores continuam na empresa? Acredito que um desenvolvedor é tão bom quanto seu último lançamento. E Fallout 76 foi um desastre.
Gostei bastante Cyberpunk, comecei a segunda gameplay a pouco tempo.
Na minha opinião não entregou tudo o que prometeram, mas está bem longe de ser mediocre. (temos de saber analisar também o jogo pelo que ele é e não pelo que prometeram, e se conseguirmos separar isso é um bom jogo).
Em relação aos bugs joguei na PS5 e o que me afetou mais foram inumeros crashes fora isso tudo normal no gameplay.
Mereceria um 10 na versão em como saiu?
Não claro k não! mas pela minha experiência o jogo não estava mediocre. (Jogando na PS5 repito)
É por isso que as reviews para mim valem o que valem.
Não merece 8 na versão PC de hoje. Imagine na época.
Medíocre = média. E sinto muito informar, mas não tem nada acima da média no jogo. E isso porque estou utilizando a versão do PC que era a melhor como referência. Um jogo ter inúmeros crashes já deveria ser suficiente para torna-lo pior que medíocre.
Mediocre= não ter qualidades ou habilidades suficientes para se destacar naquilo que se propõe fazer.
Para mim estava bem longe de mediocre.
Os crashes no meu caso foram aleatorios mas suportaveis, não invalidou de maneira nenhuma o que de bom o jogo tem nem me impediu de jogar e terminar o mesmo, com quase zero bugs no gameplay!
Eu sei que o Cyberpunk virou saco de pancada (também por culpa própria) mas temos de saber não confundir a arvore com a floresta.
No mais é apenas a minha opinião e cada pode e deve ter a sua.
Eu já só conto os dias para o DLC.
Editado:
Neste momento a versão PS5 tem zero crashes.
Até agora impecavel, mas ainda não terminei a segunda passagem.
(o que tiver a criticar podem ter a certeza que critico, o meu maior exemplo é GT que adoro mas sei fazer uma boa critica construtiva)
[OFF] Notícias fresquinhas do mundo dos hipócritas:
https://www.eurogamer.pt/todos-os-jogos-zenimax-serao-exclusivos-xbox-decidiu-spencer-em-2021
Assim se decide “caso-a-caso” na empresa que “não tem motivos para excluir games da concorrência”! Lol
Que eu saiba equipas PlayStation que em tempos foram multis, todos os jogos saem sabes aonde? No trambolho branco.
Se a Microsoft decidiu que todos os seus jogos é para sair no pc e Xbox não é nada que a PlayStation não faça.
A bungie é uma empresa com grande ligação histórica á Microsoft todos os seus jogos serão multis?
Rui… a Microsoft é livre para lançar os seus jogos onde quiser.
Não pode é ir para tribunal dizer que vai lançar na Playstation e que o que se passa atualmente é meramente uma coincidencia, quando houve uma decisão interna de que eles não o fariam.
A grande questão aqui é mesmo o ser-se sérios… Algo que a Microsoft não tem… E é capaz de mentir em tribunal para levar a sua adiante!
Da Bungie, até agora serão multi sim. Vais continuar a receber Destiny e vai receber Marathon, até onde se sabe, o que foi tirado da Bungie de Xbox? Halo? Destiny? Marathon?
Rui, equipes são pessoas e sempre puderam ser contratadas por outras, o que se fala aqui é de se tirar sequências de franquias consagradas que sempre foram multis dos outros. Nos e-mail MS está a dizer que tudo da Zenimax será exclusivo de console da Xbox, na UE disseram que não seria razoável e teriam motivos para o fazê-lo, porque não pensar o mesmo para a aquisição da ABK quanto as intenções falsas ditas pela Xbox?
Rui, mas fico contente, pensei que me ignoravas?! Lol
não gostou da sony comprar a bungie?
não se preocupa, os proximos exclusivos dela serão avaliados caso a caso
mas vai ser bom quando Starfield garantir 3 meses de GP assinados, todo mundo zera e cancela depois, vai ver se o Phill vai conseguir emplacar com o CFO da MS mais algum AAA SP “day one” GP…
Ainda acho engraçado que as pessoas tem fé de que não acontecerá o mesmo com a Activision. Só questão de tempo.
[off] Alguns dados interessantes sobre xbox
some interesting Xbox and PC stats from ID@Xbox Brazil presentation:
• 21 million+ – Xbox Series S/X
• 79 million+ – combined Xbox Series S/X and Xbox One
• 15.6 million – monthly active Xbox app users
• 248.6 million – active Windows gaming PCs
Olhando o vgchartz eles estimam 22M
https://twitter.com/IdleSloth84_/status/1674541487143395328?s=20
Não entendi o que seria xbox app users? O gamepass de PC não é por meio do aplicativo deles?
Eu não confio nem um pouco nas métricas que a Microsoft disponibiliza, esses dias eu comprei pela Steam o Halo MCC, e para minha surpresa eu não poderia jogar o jogo que eu paguei se não logasse em uma conta da Xbox.
Ou seja para eles eu sou um “usuário ativo” e isso me revoltou tanto que pensei em comprar o Forza Horizon 5, mas diante dessa obrigatoriedade eu passei o jogo.
Se brincar eles contam até os minecrafts na Nintendo, PC e Playstation como usuários ativos de Xbox. Ou qualquer um que ligue o PC na Steam pra jogar outros jogos pra jogar.
Ué, e é errado eles fazerem isso? O jogo é da Microsoft, e isso é um fato independente da plataforma! Então não acho errado eles os considerarem usuários ativos!
Hã? Você não disse isso, não é possível! Usuário ativos é referente a plataforma, cara! A MS, por mais que sonhe com isso, não é proprietária do PC! MS merece seus fãs mesmo. Aff
Jogar Minecraft no PS é ser usuário ativo do Xbox?
Achas que jogar MLB ou Destiny no Xbox é ser usuário ativo de Playstation? Que jogar jogos da Sony no PC é usuários ativos de PS?
Paulo, cada um com suas crenças. Não acho que quem jogue Destiny no Xbox ou PC seja um usuário ativo de PS.
Esses numeros ai foram anunciados para DEVs indies… com certeza tudo que podia ser inflado nisso, foi.
E não acho que foi “vazado” e sim deixaram vazar pq precisavam de alguns numeros positivos, já que nos e-mails do FTC eles parecem um bando abobalhado que não sabe nada do que está fazendo com o xbox.
Ué e isso é errado? O jogo é da Microsoft, e isso é um fato independente da plataforma! Então eu acho normal eles considerarem esses jogadores usuários ativos!
Paulo eu entendo o seu ponto e no meu caso eu acho errado por um motivo, em nenhum momento antes da compra me foi avisado que eu precisaria de uma conta ativa no Xbox para poder jogar o jogo.
Só depois que eu paguei e abri o jogo fui contemplado com uma tela de Login e sabe o que é o pior? Se eu não logar eu não jogo, agora vou citar outros jogos que pedem para fazer o login, mas mesmo se eu não logar ainda consigo jogar, sendo eles: Crysis 2 e 3, doom, doom 2, doom 64, doom 3, doom 2016 e doom eternal (sim tenho todos estes jogos); Esses são os que eu lembro de cabeça.
Agora vc entende o pq de eu ficar revoltado? Eu paguei pelo jogo e sou impedido de jogar se não for pelo login da microsoft mesmo tendo comprado na steam e literalmente se eu tentar fechar a tela de login o jogo fecha.
Eh realmente eu concordo que deveria ter um aviso prévio! Isso seria mais correto com consumidor! Isso é uma coisa pra se cobrar mudança!
Esses dados me cheiram a “maquiagem”
48% de novos usuários no SS, sendo que o xbox S tá vendendo o mesmo que o xbox one
então teve queda de 48% de usuários do xbox one que não compraram o xbox S e foram substituídos por novos usuários com SS?
fui revisar o meu comentário… talvez o xbox BR ficou “emocionado” e por isso vazou esses dados, pq eles podem ser interpretados de uma péssima maneira:
talvez pq se conclui desses dados isso, que o xbox perdeu metade da base antiga, xbox one e xoneX, que foi substituida por novos usuários justamente no console “low end” apelando para não hardcore (casuais?)
48% de novos usuários sem aumentar as vendas comparado com o mesmo periódo anterior do outro console pode indicar modinha casual na pandemia. Ai já sabe, eles irão jogar por 1 ano mais e nunca mais ligarão o SS.
Xbox SS não aumentou a base, simplesmente atraiu novos jogadores para compensar o que foi perdido… como é um console “low end” e tivemos a pandemia, suponho que foram casuais entediados em casa pegando “o video game mais barato que encontraram”
essa é minha avaliação com base nos números que o xbox BR vazou.
ô Rui, meses atrás, em 2023, te indaguei quais jogos que eram multi que deixaram de sair no Xbox após o estúdio ser adquirido pela Sony.
Você tentou responder colocando a Psygnosis, algo que respondi novamente e listando que teve jogo dela que saiu na concorrente mesmo após a aquisição pela Sony.
Agora vem de novo com essa? Pois diga quais jogos multi que agora só estão no PS? Não fuja e venha dar uma outra resposta com narrativa diferente.
Uma coisa é um jogo ser uma nova IP criada após a aquisição e assim ser exclusivo, outra é ser uma IP que já tinha em outras plataformas e que ficaram exclusivos, espero que você liste estes exemplos.
Eu do que me lembro do que falaste, eu falei na psygnosis e na guerrilla mas só lendo denovo.
E disse no meu comentário que está ai em modo XXL e citei o exemplo da Bungie, todos os seus jogos serão multis?
Todos os jogos atualmente conhecidos e previstos serem lançados pela Bungie… são multi. Tal como o contrato explicita e a Sony anunciou.
Qual Lemmings não saiu no Xbox, Rui? Lol
De qual jogo da Psygnosis multi que jogavas, e que da IP te lembras, que por a Playstation ter a comprado, deixou de sair nas demais plataformas?
Microsoft pagou pra tirar até Ninja Gaiden da Nintendo e pô-lo como exclusivo de Xbox, mesmo depois já ter tirado a Rare, mas o Rui vê é a PS como vilã que quer matar a concorrência! Penso que FF é mais importante do que eu imaginava! 🙂
A meu hype com Starfield tem muitos altos e baixos, vamos ver como acaba! 🙂 🙂
Aguente firme, parece um game legal para quem curte a temática e ROPgs, é só não manter o hype muito alto, se gostas de RPGs não acho que vá ser ruim, a Bethesda sabe fazer RPGs, podem não ser espetaculares, mas costumam ser bons.
🙂 estou fazendo figas, neste momento tenho muita cautela em tudo o que é MS.
Eu acompanho a Microsoft à muitos, muitos anos. A maior parte de vocês se calhar na altura nem estavam por cá, ou se estavam eram miúdos.
A Microsoft foi, durante muito tempo, uma empresa de maus exemplos, que era conhecida por más práticas, práticas monopolistas e uso de todo o tipo de táticas. Ainda hoje na definição de muitas dessas más práticas, aparece o nome da Microsoft.
A consequência dessas atitudes foi que a Microsoft foi condenada a separar-se em duas empresas, o que só não aconteceu porque a Microsoft apresentou um número de concessões, prometendo não voltar a fazer o mesmo.
E isso aconteceu! Durante anos e anos a Microsoft manteve-se na linha, tirando dados pontuais de multas, algumas recordes, que a Microsoft pagou, e pediu desculpas por ter feito, cumprindo com tudo o que foi pedido pelos reguladores.
A verdade é que essa atitude retirou os olhos dos reguladores de cima da Microsoft. Até este caso!
E este caso está a demonstrar que afinal a Microsoft continua a mesma empresa. É capaz de tudo, mente, e continua com práticas condenáveis de logro e engano.
Phil Spencer é um aldrabão e um sem carater, e agora digo-o de caras pois ele demonstrou isso mesmo em tribunal.
Declarou-se anti exclusivos, referiu que vão lançar jogos na PS5, mas internamente decretou que tudo da Zenimax era exclusivo. Mentiu por isso em tribunal, e pior acusou a Sony de coisas, que eles mesmos fazem igual. Isso é hipocrisia e falta de caráter.
Apesar de o julgamento já ter acabado, há vários artigos que vão entrar entretanto sobre o que se passou por lá. E que vou publicar na mesma independente de a Microsoft ganhar ou perder este processo sumário pois eles não são sobre a razão face ao processo, mas sobre o caráter da empresa.
Porque se legalmente as coisas podem não ser vistas da mesma forma, a realidade é que vi uma Microsoft capaz de dizer seja o que for para conseguir o que quer. Seja isso verdade… Ou mentira.
Aguardando.
As exclusividades da ZeniMax não tem nada haver com as da Activision! Ela nunca disse que iria continuar lançando os jogos da Bethesda no PlayStation! Ela disse que iria seguir os contratos já estabelecidos de exclusividade e assim o fez! Ela prometeu apenas que não vai tirar o COD do PlayStation! E estarei aqui para cobrar caso ela não faça isso!
Paulo, primeiro que seguir contrato não é bondade, é eximir-se de pagar multa contratual por opção unilateral sua, no caso a MS.
Segundo que a MS não era, em momento nenhum, obrigada a dizer que “não tinha interesse ou incentivos pra excluir jogos da concorrência na aquisição da Zenimax”, mas ela, volitivamente, afirmou isso a comissão Européia. Tudo pra empurrar o negócio como mais garantido de acontecer.
Isso é mentir, sobretudo se internamente se planejava, ou se sabia ,que era o que fariam.
Da mesma forma, o Phil Spencer afirmar, por mais de uma vez, que na Zenimax as coisas iriam ser avaliadas caso a caso, porque já estavam de olho noutro negócio até maior, e ficaria feio e contraditório dizer que a Xbox queria era “fazer os jogos chegarem a mais jogadores”, há registros internos, aceitos em juízo, a afirmarem que o Phil já havia informado que a Zenimax só faria exclusivos à partir daquela aquisição.
Outros registros mostram que jogos já em desenvolvimento, e multiplataforma, contemplando o PS, foram sumariamente cancelados pra esta plataforma, independente de avaliação caso a caso.
Assim, isso tudo posto, você acredita no que quiser. Mas a menos que você acredite que com o histórico da Microsoft, com o dinheiro da Microsoft, com o Lobby da MS na política e no mundo, a Sony que é 15x menor em termos financeiros é quem dita as regras à FTC, CMA ou mesmo no resto do mundo que aprovou uma aquisição dessa envergadura sem ao menos pestanejar.
Nunca foi uma questão do que ele faz ou vai fazer com a Zenimax que já é da MS, é o que ele que fazer com a ABK, que ainda não é.
A Microsoft pode lançar o que quiser, do modo que quiser do que for seu, só não pode é se vitimar e fingir que quem faz o que ela faz e está cansada de fazer é a Sony.
Pelos e-mails revelados se sabe que a MS quer monopolizar o mercado excluindo a Sony por poder financeiro. Isso é fato, um atestado de anticompetitividade no planejamento e comprovado pelos atos seguintes da empresa até os seus dias atuais.
https://www.laptopmag.com/news/bethesda-games-will-not-be-xbox-exclusives-but-microsoft-wants-first-dibs
E o extrato do documento submetido aos reguladores
https://www.pcmanias.com/afinal-o-que-prometeu-a-microsoft-quando-da-compra-da-zenimax/
Eles referiram:
(108) A parte notificante explica que a rentabilidade de uma estratégia para tornar exclusivos os jogos Zenimax para a consola Xbox dependeriam de um trade-off entre: (i) o valor de atrair novos jogadores para o ecossistema Xbox; e (ii) a perda de receita de a venda de jogos ZeniMax nas consolas rivais (através das lojas relacionadas). A este respeito, a notificante prevê que uma parte significativa das vendas de jogos ZeniMax ocorrerá em consoles rivais durante o ciclo de vida da recém-lançada geração de consolas. Com base em tal compensação, a parte notificante afirma que um hipotética estratégia de exclusividade na consola só seria lucrativa se levasse a um aumento no número de usuários do Xbox [previsão de milhões] nos próximos cinco anos, correspondente a um aumento nas remessas de Xbox [percentagem prevista] acima do nível de previsão.
Acrescentando a Microsoft que:
(109) Na opinião da parte notificante, é implausível que a Microsoft conseguisse tal resultados. Em primeiro lugar, a Parte Notificante considera que tal estratégia é suscetível de ser bem sucedida se a diferenciação do serviço for fraca e o conteúdo em questão for extremo
O que levou a se concluir:
(114) Portanto, de acordo com a parte notificante, a Microsoft não teria o incentivo cessar ou limitar a disponibilização de jogos ZeniMax para compra em consoles rivais.
Basicamente a Microsoft antes da compra referia que somente jogos que pudessem fazer crescer a consola de forma significativa, algo que eles mesmo afirmam será pouco provável de acontecer.
Isto na tua opinião, se não é prometer (eu até diria que ê garantir), é o quê?
Mas depois da compra… Até o fantástico Redfall se tornou exclusivo.
E Pentiment… Hifi Rush…
Mário…agora que toda a gente percebeu que a Microsoft mentiu aos reguladores em relação à aquisição da Zenimax, achas possível algum tipo de intervenção por parte dos reguladores.
Em relação a isto do FTC e muitos outros casos, eu gosto muito de ouvir os monologos deste senhor, não te assustes com o tamanho do video, vê só os monologos, ele é espectacular e faz lembrar muitos os teus artigos.
https://www.youtube.com/watch?v=WqyFUukfnSE&t=1699s
A questão José, é que legalmente as coisas não funcionam como se gostaria que funcionassem. E diz-me por isso que a justiça é cega, por não ver muita da realidade das coisas.
Eu não sou cego, tu não és cego, e a maior parte das pessoas não são cegas, e tirarão as suas elações de tudo o que foi aqui dito e a forma como a Microsoft se contradisse, mostrou contradições internas, e mostrou claramente que o seu objetivo é dominar, não tendo o melhor produto, mas sim por controlo do mercado e limitando a concorrência.
Agora se isso vai dar razão à FTC… Não sei! Porque legalmente as coisas nem sempre são o que se esperaria que fossem.
Cito que uma das coisas que a Juíza disse foi que o processo não ser sobre a Sony, mas sim sobre os consumidores, sendo que isso mostra ignorância sobre o mercado, pois falar da Sony é falar dos consumidores, uma vez que neste mercado global, apenas Sony e Microsoft estão presentes, e a Sony é quem tem o grosso do mercado. Daí que falar-se da Sony e das consequências para ela não é defender a empresa.
Quem está por fora pode não ter esta noção, quem está por dentro pode perceber isto facilmente. Mas claro, depois temos aqueles que vão colocar e tirar a Nintendo da conversa conforme as conveniências, sendo que neste caso, para alguns, esta é uma situação onde a interessa incluir.
[OFF] Feliz em ver FF conseguir bater a From no Japão ao menos considerando só o PS! Ótima estreia!
https://www.eurogamer.pt/final-fantasy-16-ja-e-o-jogo-ps5-mais-vendido-no-japao