A ser realmente verdade o que Phil Spencer refere, o jogo estará limitado a 30 FPS nas consolas… e PC!
Questionado sobre os 30 fps de Starfield na consola, Phil Spencer respondeu o seguinte:
Em nenhuma altura quero soar a um nerd, mas há tempos de render por quadro, e as equipas podem querer ir na horizontal ou ir a fundo em um quadro, e isso é uma é uma escolha criativa.
Obviamente, temos jogos que correm a 4K/60 fps na plataforma. Não é uma questão da plataforma, é uma decisão criativa.
Eu confio nas decisões que a Bethesda Game Studios toma e confio no que estou a jogar. Nunca quero que transformemos os jogos em um exercício de matemática… Não estou a dizer que 60 [FPS] ou a resolução não tem impacto no que se joga, mas não acho que queremos que isso se transforme em uma coisa do Excel.
Acho que devemos dar aos criativos as ferramentas para tomarem as melhores decisões, e o jogo será o que é. Acho que Starfield vai ser um ótimo jogo e adoro a recepção de hoje, e não quero forçar especificações em todos os jogos antes de começarem.
O que Phil Spencer refere é uma realidade. Mas a forma como ele a aborda é, a n osso ver, muito errada!
Ele refere que a opção por 30 ou 60 fps é uma escolha da equipa. E efetivamente é! Tal como Phil refere há tempos de renderização, e a escolha sobre o que se ter no ecrã é da equipa, tendo assim a situação impacto na escolha do número de fotogramas.
Onde ele erra é em dar a entender que tal não é um limite da plataforma. Porque com esta decisão de se ter o que se tem, os 30 fps são efetivamente um limite da plataforma! E isso nem é algo criticável pois qualquer sistema tem um limite, e o ter-se qualidade gráfica ou fps é sempre uma opção artisitica.
Não o seriam se a escolha fosse outra, mas com está, o hardware fica limitado a 30 fps, e referir a situação como uma decisão criativa afastando a capacidade do hardware é um erro. E é um erro porque o mais certo é que no PC não vamos ver esse limite, e aí surgirá a questão sobre o motivo porque a decisão criativa não se mantem nessa plataforma. A não ser, claro, que o PC também venha limitado a 30 fps, o que nos soa a algo de todo provável.
Assim sendo, Phil comete o erro de numa única frase afastar os limites da plataforma e associar a escolha a algo meramente artístico. Quando na realidade a escolha artística surge criada pelos limites impostos pelo hardware.
Mário, desculpe pelo off topic, mas olhe isso: https://www.axios.com/2023/06/20/exhibit-k-microsoft-activision
Já estava em notícia para amanhã!
viu que a MS disse que querer eliminar a Sony era apenas “Thought experiment” ?
hauahuahu
eu lembro do xbox milgrau acusado de racismo alegando que “é BAIT”
Eu disse que eles, a MS, e os fanboys são bem parecidos ehehehehe
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Axios (Stephen Totilo) Lawyers: Email proves Microsoft’s ABK bid is designed to elimination (Update: MS claims it was a “thought experiment”)
https://www.neogaf.com/threads/axios-stephen-totilo-lawyers-email-proves-microsoft%E2%80%99s-abk-bid-is-designed-to-elimination-update-ms-claims-it-was-a-thought-experiment.1658021/page-16
Assim, o que a MS nunca engoliu foi o mercado da consoles de games crescer, enquanto nunca ligou para o Games for Windows como deveria, fez a Steam se consolidar, e deixou de ver a importância do mercado mobile entrando com um atraso mortal pra eles naqueles mercados.
Todos sabem que o verdadeiro propósito dessas grandes aquisições não é melhorar o mercado ou ser bom pra consumidor, e sim consolidá-lo, e de preferência a MS quer na mão dela.
Sarcasmo: Eu admira-me é ainda não ter aparecido um e-mail com provas que objectivo da Sony era eliminar a Sega e fê-lo e senão fosse a wii a Nintendo ia pelo mesmo caminho.
Eu acho uma graça, a Sony é a santa casa da misericordia e eu não sabia?
Se houve não foi a tribunal… Este foi!
claro, eliminar a Sega… É só obrigar a Sega a:
Fazer um monte de penduricalho para um console, minando a confiança do publico nela, quem comprou o acessório sem suporte parou de confiar na Sega.
Fazer outro console todo cagado, remendado de ultima hora (over de ultima hora que caixista acusava o PS5 de ser? heheh), caro, difícil de programar e que consegue desagradar até lojistas com um lançamento todo cagado e bagunçado
Ai no terceiro console resolver fazer o minimo, que a Sony tb já fazia, e ninguém mais ligar, tarde d+
Isso tudo foi a Sony que obrigou a Sega a fazer.
Tinha esquecido disso, a sony obrigou a Sega a Gastar 100 milhões de doláres em um jogo… hoje uns 500m (halo? ehehhe)
rui, uma pergunta sincera, tu tivestes ao menos um Master ou Megadrive pra ficar nesse choro diuturno pela SEGA? Ou só gostas de ficar repetindo essa ladainha típica de fãs frustrados da xbox?
E essa mesma ladainha apareceu no artigo de mesmo assunto lá na Eurogamer
Há quem veja o “paradoxo” do é 30 porque é artístico, ou é artístico por que é 30… Quando na verdade é 30 nos consoles da MS porque não conseguiram, ou não se deram ao trabalho de fazer um modo 60.
Posso quebrar a cara, mas duvido que Starfield chegue perto do limite da plataforma. Do nada transformaram a Bethesda em gênios do desenvolvimento e esqueceram que a mesma nunca entregou nada com otimização minimamente descente.
O limite da plataforma é o que a programação permitir…
Se fizeres um programa em Visual basic e o executares puxando pela máquina ao máximo é diferente de usares Assembler a nível de performance. Ambos estão a levar a máquina aos limites, mas a questão é que a optimização do código é diferente.
Starfield está a dar aquilo que a máquina permite. Agora se o código poderia ser diferente e obter mais performance… isso é outra coisa.
Verdade e Phil Spencer na mesma frase não combina nada!
Tá mais pra “Lança esse jogo logo, depois a gente vai corrigindo os bugs e se der boa (aceitação do público), lançamos um patch com 60fps pra daqui 1 ano mais ou menos (quando era pro jogo realmente ser lançado)”
Fora que esse jogo deverá ser lançado com 1 /10 dos mundos que prometeram e depois sendo vendidos cada planeta separadamente.rsrs
Lies of P?
Boa hauhauhauhauhau.
Lies of Phil
????????????????
[OFF] EA está se dividindo em duas, será pra facilitar futuras aquisições das partes, ou mera reestruturação interna “despretensiosa” com fins organizacionais?!?!
https://www.eurogamer.net/ea-games-becomes-ea-entertainment-splits-from-ea-sports-in-major-restructuring
Provavelmente não vai mudar nada. Mas dá uma esperança que alguns estúdios possam ter mais autonomia.
Eu entendi o que a empresa diz pra se justificar, o que me preocupa é o que ela não diz. O fato da empresa dividir jogos de esporte dos demais, pode sugerir uma aquisição de parte da empresa sem o Fifa, que assim como CoD, seria um fator dificultante para uma possível aquisição. Mas realmente, factualmente, que é do que podemos ter certeza por agora e é o que se apresenta, é que é apenas uma reestruturação interna visando a otimização da empresa, algo meramente organizacional.
A que ponto uma venda do restante da empresa seria ruim? Só não vejo nenhum interessado.
Aí, não, Hennan… Sempre tem interessado, a parte da EA com a Criterion/Codemasters, Dragon Age, Mass Effect e Dead Space é a melhor parte, mesmo levando BF e Apex, é a melhor parte da EA pra mim. A única parte da qual ainda considero comprar um jogo da EA.
Tenho sérias dúvidas. A qualidade dos estúdios é inegável. Mas são estúdios cuja rentabilidade não é elevada e que custariam caro pelo histórico. São poucos que tem recurso para tamanha aquisição e no momento nenhum deles parece interessado em qualquer coisa que não seja GaaS.
Tu achas que nem a MS, nem a Tencent, nem a Sony poderiam comprar de algum modo? A probabilidade da MS ficar sem interesse é só se a ABK não passar, e a Sony já disse que não quer ficar de fora no mercado que está rumando para a consolidação…
Tencent, acho difícil aprovar. Sony seria o maior candidato, mas não é o estilo da mesma. Microsoft tem zero interesse, só se fosse de graça. Faria mais sentido comprar a Activision sem o COD e mesmo assim eles não mostraram o mínimo desejo.
Se eu nao estou enganado em algum documento FTC ou CMA ou UE equipararam Fifa e COD.
É basicamente a minha visão, compra EA e Activision e monopoliza o mercado de pelo menos o EUA
Ai vc me lembrou das duas únicas franquias q eu queria q a Sony tivesse comprado… nem o estúdio eu queria, apenas IP e vou dar uma de caixista achando que jogo é linha de montagem e “so dar tal IP para tal estúdio da sony” e seria isso:
CoisaDeCaixistaSonhador:
Dead Space para a Naught Dog
Fallout para a Bend ou Guerrilla
Para a ND fazer Dead Space nem precisa contratar ninguém…
Para a GG fazer um Fallout precisava contratar um roteirista chefe e uma meia duzia de caras para desenhar os elementos de RPG puro
/CoisaDeCaixistaSonhador:
Mas Fallout morreu, a Bethesda comprou ele da Interplay e tranformou ele em um “skyrim com skin de fallout” e agora a MS comprou a Bethesda e vai meter metade do estúdio fazer GaaS lixo, Redfall, e a Obsidian, bleeding edge.
O pessoal do fallout original não estão distribuídos entre a inxille e obsidian?
Nao dá mais para saber…
Quer um exemplo como trocam os funcionários?
O roteirista do Fallout New Vegas foi para a Guerrila e fez o roteiro do Horizon Zero Dawn
E ele ja saiu da GG logo depois do de lançarem a DLC do HZD, infelizmente, pq p roteiro do HFW tem varias cagadas
Como respondi mais acima, não é a EA que tem um gestor que é ex-MS? Se sim já vimos essa estória antes.
O “modus operandi” é parecido, mas a gente tem de lembrar que MS e EA também são empresas americanas, e que esses grandes executivos, meio que, fazem “dança das cadeiras” mesmo.
Não me preocuparia com isso. Não vejo ninguém fazendo oferta pela empresa sem Fifa. Só faria sentido pra Sony e não é do estilo da mesma.
[OFF] Não é a EA que tem um gestor que é ex-MS? Fiquem atentos!!
https://www.eurogamer.pt/ea-dividida-em-ea-sports-e-ea-entertainment
Lógico que no PC vai chegar a 60fps pra quem tiver boa configuração.
Essa de decisão artística é baseada nas limitações dos consoles, principalmente do XSS. Certeza que foi ele quem inviabilizou os 60fps no XSX.
Off topic: Microsoft is hiking the price of Xbox Series X and Xbox Game Pass – The Verge
O aumento é pequeno. Mas o que chama atenção é o tratamento preferencial para o PC.
Isso é bom, é preciso fazer o pessoal que só vai assinar pelo Starfield pagar mais. É no PC que estão os verdadeiros cliente da MS e merecem um tratamento especial pois o Gamepass no PC é mais fraco no geral. Agora, espanta um pouco é o momento do aumento onde o dólar está até a desvalorizar e tem perdido poder econômico, seria mais lógico um aumento só nos EUA que nos demais lugares… Mas nós brasileiros sabemos bem que alguém sempre precisa custear o luxo dos outros…
Off: Para os interessados. No magazineluiza, pagando com o cartão mastecard, series X e ps5, com mais um jogo por 3340.
Se fosse 1 ano atrás eu pegava o PS5, não tem o do PSVR2???
Não.
A resposta a que estás alheio:
Jogos 4K nativos que me ocorrem a 60 fps na PS5
Street Fighter 6
Stray
Persona 5 Royal
Resident Evil 4 Remake
Call Of Duty: Modern Warfare 2
Tiny Tina’s Wonderlands
Octopath Traveler 2
Far Cry 6
Jogos a 8K nativos, 60 fps na PS5
The Tourist
Que eu saiba não há jogos a 4K nativo 120 fps na PS5
Quanto ao upscale horroroso admira-me que o vejas pois os upscale usados pelos jogos da Sony e mesmo muitos de Thirds são super elogiados por não serem perceptíveis a não ser à lupa.
Nota: A PS5 é a única consola a ter jogos 8K. The Tourist corre a 6K na series X.
Primeiro você está confundindo fps com hz. Segundo, qual a vantagem de rodar 4k60 nativos? Existem games assim, mas claramente estão subutilizando a capacidade dos consoles. Resoluções baixas afetam muito o visual, mas acima de 1440p, praticamente ninguém percebe a diferença. E é bom lembrar que até agora todos os jogos first party da Sony entregaram isso. Porque diferente da Microsoft, a prioridade ainda é o console.
Em relação as técnicas de upscale, ambos os consoles tem APU da Amd, logo vão ser obrigados a utilizar fsr ou alguma técnica da casa. Não tem muito o que fazer. Esse é o grande diferencial do PC hoje. O Dlss está muito acima da concorrência, mas a nvidia cobra caro por isso.