Como é hábito atual da Sony, os jogos passam para o PC após um mínimo de 2 anos como exclusivos. Sendo que nesse espaço ambos os jogos venderam já mais de 33 milhões de cópias.
Apesar que muitos não olham com bons olhos a passagem dos exclusivos PS5 para PC, a realidade é que as exclusividades possuem um objectivo que não é o de os jogos ficarem numa lista de exclusivos após alguns anos de vida.
A ideia desses jogos é diferenciar o produto, e tornar o mesmo mais atrativo face à concorrência. E apesar de eu me incluir num grupo que, preferencialmente, preferia que os jogos não passassem para qualquer outra plataforma, a realidade é que, nos modelos atuais, e desde que tal se confirme não prejudicar as vendas da consola, tambem não me oponho verdadeiramente.
Mas a realidade é que a Sony possui presentemente uma política onde os seus jogos após um prazo mínimo de 2 anos, são convertidos para PC, mantendo-se a partir daí apenas exclusivos consola. Basicamente entende-se que nesse período o jogo já serviu o seu objetivo de exclusividade, e como tal a sua venda noutra plataforma não diretamente concorrente (i.e, no ramo das consolas) é mais benéfica para a marca do que o manter como exclusivo de prateleira para as listas dos fanboys.
E nesse capítulo, a Sony anunciou que dois dos seus jogos lançados para as suas Playstation, Marvel SpiderMan e SpiderMan: Miles Morales, irão passar para o PC ainda este ano. Assim Spiderman chega a 22 de Agosto e Miles Morales lá mais para o final do ano, altura em que terá feito mais ou menos os tais dois anos.
Mas se dúvidas houvessem que estes jogos cumpriram em pleno a sua função como exclusivos, a Insomiac vem tirar a mesma, ao revelar que estes dois jogos em conjunto já venderam na Playstation mais de 33 milhões de unidades, o que os torna em dois dos jogos de maior sucesso da Sony.
Não sou fã dessa política, visto que existe o risco real de afetar como os jogos futuros serão desenvolvidos. Da mesma forma que o crossgen está a afetar os atuais. Ainda assim, até agora eram apenas games da geração passada. Só que o Miles morales ligou o sinal de alerta. Não apenas saiu no ps5, mas tem menos de dois anos. Qual vai ser o próximo passo? Será que a Sony vai realmente segurar os lançamentos ou vai diminuir essa janela? E o desenvolvimento vai realmente focar em tirar o máximo do ps5 ao custo de prejudicar a conversão para o PC? São muitas dúvidas, somado a uma política de preços bem abusiva, onde jogos da psn Brasil custam mais que os americanos. Faz com que a cada dia seja mais difícil justificar a manutenção do console. É aguardar, mas não estou otimista.
Concordo 1000%, logo a Sony estará fazendo jogos genéricos como as outras editoras, vários GaaS esquecíveis, parece que está cada vez mais perdendo o seu comprometimento com o próprio hardware, talvez até passe a usar UE5 como engine padrão em seus Studios, sei lá a Sony não me parece a mesma, da dó imaginar onde a indústria de jogos vai parar…
MLB the Show é definido pela Sony como GAAS. GT7 é GAAS. E nunca ninguém se queixou.
Não? No GT7 queixaram-se e não foi pouco.
Não… O contexto das queixas não foi esse. É preciso perceber o que aconteceu.
O GT 7 foi lançado como GAAS, ou seja um jogo criado para prender os jogadores por muito tempo. Para que joguem e joguem e evoluam aos poucos.
Nesse sentido e para evitar que as transacções arruinassem esse conceito, o custo dos carros foi subido, criando mais “grind”
Mas as pessoas, querendo ter os carros logo, não gostaram disso e exigiram a descida dos preços.
Todos nós sabemos que coisas mais caras vendem menos. Pelo que a Poliphony ao subir os preços não estava forçosamente com a ganância dos lucros. Não sabemos se com isso vendeu mais ou menos.
O que sabemos é que os clientes quiseram as Microtransacoes. E queixaram-se dos preços. Após alguns dias os clientes queriam ter nas mãos carros que estavam planeados demorar meses a serem conseguidos.
Eu sempre joguei GT. Tenho todos os jogos até ao Sport da PS4. Nunca, mas mesmo nunca gastei um tusto. Aliás bem me apercebi nunca que se podia gastar dinheiro naquele jogo.
O triste de tudo isto é ter havido tanta queixa por causa dos preços das micro transacções. Percebendo-se que as pessoas adoram o Pay to Win. E querem pagar…
Isso é que deveria ser alvo de discussão, não os preços em si. Porque se é pagar para evoluir mais depressa, por mim podia ser bem mais caro ainda.
O ideal até seria remover as transacções, mas aí sim, entra o lucro e ganância, e sabemos que isso não vai acontecer. E muito menos quando há tanta gente interessada em pagar.
A preocupação é justamente no que você colocou sobre tirar o máximo de otimização no PS5. Veja uns trechos da entrevista abaixo sobre o port de God of War para PC – https://www.eurogamer.net/digitalfoundry-2022-god-of-war-pc-tech-interview
A entrevista diz claramente que o sistema de partículas foi escrito inteiramente visando o hardware do PS4. Como o jogo foi lançado em 2018, presume-se que esse sistema de partículas deve ter sido feito em meados de 2015, onde provavelmente não se tinha em mente ports para PC, logo tudo era feito pensando especificamente no PS4.
Será que com os desenvolvimentos atuais para o PS5, já sabendo que o código desenvolvido será portado para PC, haverá tanta dedicação em escrever código específico para o PS5 como houve nas gerações anteriores?
Como compraram a Nixxes, que é um estúdio específico para ports de PC, a expectativa é que os estúdios não precisem se preocupar em adaptações ao PC, e podem focar inteiramente no PS5. Mas tenho dúvidas se a realidade é exatamente essa, porque uma coisa é você portar um jogo para PC quando a engine gráfica já suporta DirectX. Outra coisa é você precisar reconstruir inteiramente uma engine gráfica “ground-up PS5” para suportar o DirectX.
Na prática quero dizer que um Spiderman 2 ou Wolverine provavelmente usarão uma engine next-gen bastante evoluída em relação ao que vimos em Spiderman Miles Morales. Mas sabendo que esses jogos serão portados algum dia para PC, talvez a Insomniac já precisou deixar essa engine suportada para DirectX, e o trabalho da Nixxes seria justamente fazer o jogo feito na versão da engine para PS5 funcionar na versão da engine para DirectX. Então tenho dúvidas se haveriam frameworks inteiros pensados apenas para PS5 como o sistema de partículas de GOW, já que a conversão é possível, mas o problema é o tempo necessário para portar. E como dizem, tempo é dinheiro.
É meu amigo, exatamente isso, e justo agora que a ps5 tem tanto a entregar, é criei tanta expectativa no console por ser de fato um console clássico e não um PC adaptado. Para é óbvio que a Sony ja tem em mente em suportar o PC em algum momento e com isso nunca extraíram o máximo que o console tem a oferecer, como você disse no exemplo os studios deixaram e gastar tempo em soluções especificas para o ps5 e optar por algo genérico e mais fácil de portar, tomara que estejamos errados e a Sony nunca faça isso mas pelo que tenho visto ultimamente acho o mais provável isso que descrevemos acontecer…e as vezes eu tenho vontade de vender meu console e investir em um PC.
Todos os jogos que estão a sair para PC são jogos do tipo 1,2 e 3 referidos no artigo anterior.
Os jogos do tipo 4 terão de esperar, ou sair com especificações altíssimas e/ou modificações.
Sim, de acordo. Jogos que somente escalam na PS5 tendem a escalar bem entre as diversas confs no PC.
Isso me deixa curioso para saber como Ratchet and Clank Rift Apart irá rodar no PC. Apesar de ser um game “early gen” sem a devida maturação que costumamos ver a partir da metade de cada geração, já seria uma amostragem interessante de se observar.
Também estou um pouco curioso sobre Returnal, pois como usaram os Ray Accelerators para queries em GI (https://www.eurogamer.net/digitalfoundry-2021-returnal-absolute-housemarque), talvez precisaram fazer alguma adaptação para o game também funcionar relativamente bem em GPUs que não possuem hardware para Ray Tracing.
Então Mário a Sony sabe que não teria retorno de tivesse que exigir especificação altíssima pois poucas pessoas tem uma máquina para isso, seguindo a tendência a Sony deverá diminuir cada vez mais o tempo para portar seus jogos para PC, acho mais provável ela capar o jogo para facilitar o porte simples assim… é digo isso com muito pesar, pois não gosto do caminho que a Sony aparentemente quer ir…
Ou não. Com 2 anos de delay já qualquer gpuzeco na data de lançamento roda tranquilamente os jogos.
E esses 2 anos depressa vão reduzir para um ou menos.
Fonte para a redução?
E se eu disser que vão passar a 5?
Tenho tantas fonte fidedignas para afirmar isso como tu, ou seja, nenhumas.
Por favor parem de passar desejos ou ânsias como realidades.
Se isso um dia for um facto, será. Neste momento nada aponta nesse sentido, e aliás financeiramente nem sequer soa a algo minimamente coerente.
Eu sou um dos que fui contra desde o início e apesar de ter “aceitado” mais espero que a Sony dê o maior tiro no pé. Vão ser os Spider-man’s, provavelmente o The last dia um no Pc e o Stray dia 1 no serviço e isso tudo me cheira a um teste de aceitação, onde se os fans ficarem calados, a Sony vai diminuir cada vez mais o tempo de lançamentos no Pc.
E antes que me falem “Ah Tlos é um remake” eu digo e daí? Ainda sim sengundo os próprios ele esta sendo feito do zero para Pc e Ps5.
Como ja disse antes espero imensamente que a Sony comece a perder dinheiro, mas pelo visto isso poderá acontecer só do meio para o final desta vergonhosa gen.
Penso o mesmo, parece que a nova geração não começa nunca, diferente da passada que tinha killzone shadow fall e the order com gráficos superiores, até agora temos projetos em UE5 para talvez 2023.
Acho que a fase de teste já passou e deu foi lucro pra Sony meu amigo. Mais um ponto que concordo com você, já que vão gastar dinheiro e tempo fazendo um remake para o ps5 de um studio frist da Sony que o mesmo seja refeito e tiro proveito do que o console tem, e não poupe para “caber” no PC também, hoje eu já não vejo vantagem em ter ps5 pois se colocar o preço de 2 consoles mais vale investir no PC e jogar tudo!
Por isso a um tempo atrás disse que hoje o PC é a melhor máquina para jogar. Eu nunca gostei de Pc por inúmeros motivos, más hoje a jogos que quero jogar e nem sai sequer na Consola, por exemplo os novos jogos da empresa Hoyoverse, onde vão lançar o Honkai Star Rail e o ZZZ são jogos que gostaria de experimentar, más as plataformas são PC e Mobile, sim hoje até Mobile tem mais relevância do que as Consolas, e aquilo que as Consolas tinha de Chamariz face ao PC está indo para o PC! Onde além de ir para PC também se joga lá os jogos da concorrência, eu na geração passada dei um voto de confiança para a Microsoft que cheguei ao ponto onde além de comprar um Xone normal, comprei um Xonex, além da consola ser mal aproveitada, o único jogo que realmente gosto deles é só o Forza e nesta geração já nem ligo mais para Xbox, a Playstation infelizmente também encaminha para isso.
Ps: antes que me esqueça, também tem emuladores de Nintendo.
Pelo caminho que a Sony parece seguir, o ps5 vai servir exclusivamente para assinar a Psn premium. De resto, não se justifica. Mas espero estar errado.
Diz-me… Tu compras jogos passado dois anos?
Porque podes fazê-lo, e poupar dinheiro.
Mas a pergunta é: Fazes isso?
Porque se não fazes eu questiono. Vais jogar os jogos dois anos depois no PC porquê? Para poupares na consola? Tens noção do preço de um PC capaz de igualar uma consola?
Onde está a poupança.
Isto dito de alguém que adora PCs e tem um PC sempre capaz…
Quando reclamo, falo por mim. Para a maioria o PC pode até não fazer sentido pelo preço, apesar que hoje você já monta algo semelhante ao PS5 por 5,5k. O custo já não é tão diferente. Mas no meu caso já tenho o PC. Daí a pergunta, vale manter um ps5 para jogar os games no lançamento? Sendo que a maioria já não jogo quando lança por falta de tempo ou por excesso de bugs. O que pretendo fazer é esperar. Hoje você tem razão. Mas nos últimos 2 anos a Sony mudou muito, não sei como será o amanhã.
Adaptação aos tempos. A concorrência está a fazer, e a competição conta. A Sony faz, mas mais ponderado.
Seja como for, reitero que, apesar de diferente, o que levou à populariedade das consolas se mantém inalterado, e mais ainda na Sony.
Estás a colocar o panorama atual na equação e a excluir erradamente o futuro.
Daqui a a 2 anos ou menos qualquer pczeco iguala e supera as consolas.
Se os custos dos PCs baixarem, os das consolas também podem baixar, e daqui a 2 anos as consolas não custará o que custa agora.
O PC é certamente a máquina mais versátil e mais capaz …
Mas a questão é: Com mais ou menos suporte… Sempre foi.
Repara que quando falamos dos jogos Playstation ainda estamos a falar de exclusividade por um período que até ao momento não foi menor que dois anos.
Na Xbox não, mas na prática isso até representa poucos jogos. E isto porque os Multi, que são o grosso do que é lançado, o PC sempre os teve.
Daí que se algo afastou as pessoas do PC para as consolas nunca foi o facto de o PC não ter jogos ou de o PC não ter suporte, ou de não ser a máquina mais capaz…
O que afastou foi o problema do anti vírus que estraga uma instalação de um jogo. A incompatibilidade do jogo com uma driver residente que ninguém sabe qual é, a performance deturpada porque houve uma troca de uma driver que não era a melhor, o facto de poder haver um popup de algum software durante o jogo (ou o minimizar da janela devido a isso), o facto de haverem cheaters e mais cheaters nos servidores, etc, etc.
E isso… Não mudou.
Não sei se concordo. PC tem muito jogo, mas quantos ao nível dos AAA da Sony? A verdade é que se você gosta de jogos single player de qualidade ou tem um PS ou não tem nada. Multi single de qualidade é a exceção da exceção.
Isso explica a apresentação do Jim Ryan, onde ele mostrou que esperava aumentar o faturamento no PC de 80 milhões em FY21 para 300 milhões em FY22.
Dentre os first-party, Spiderman foi o maior sucesso comercial do PS4, alcançou 9 milhões de cópias vendidas apenas 4 meses após o lançamento (https://www.playstationlifestyle.net/2019/01/07/playstation-4-sales-exceed-91-million-spider-man-at-over-9-million-sold/#/slide/1). A expectativa é que no PC alcançará resultados muito mais expressivos do que God of War.
GOW não tinha DRM no PC. Os níveis de pirataria devem ter sido altos .
Logo esse limite de tempo de 2 anos para sair no PC irá diminuir e será o The Last Part 1 a fazer isso.
Sobre os Gaas um colega de trabalho me chamou a atenção, que o Factions 2, que será standalone, poderá ser um deles.
Não joguei o Factions do The Last 1, mas ele jogou e disse que o Factions 2 tem tudo para ser Gaas
Jogos MP funcionam muito bem pra esses modelos MMO ou GaaS. Lamentavelmente eu também apostaria que é um dos GaaS. e do pior tipo, vendido a preço cheiro e com temporadas, quem sabe até um pay 2 win, depois de um tempo vira um f2p com level up limitado e temporadas a venda.
Mas só engana quem se deixa enganar, eu passo longe e já deixo aqui a minha promessa de não gastar dinheiro em nenhum tipo de jogo sem campanha offline ou ao menos narrativa e extensa, logo, estarei longe desse game aí. Infelizmente deve vender bem ainda assim, pois carrega DNA e estirpe, vide as vendas do Remake do TLoUs estarem a se esgotar mesmo um jogo relançado por duas vezes e a preço cheio…
TLOU é do tempo da PS3. O remake não altera isso.
O que acontece se Returnal sair no decorrer deste ano ainda para PC.
Menos que 2 anos certo ?
Se sair este ano sim, é menos de dois anos… Mas que eu saiba ele ainda não foi anunciado, pelo que qualquer coisa nesse sentido ainda é especulação.
Nos temos imagens do Geforce Now aparentemente mostrando a tela de configurações gráficas deste jogo num vazamento.
Você viu isso ?
Não. Mas da lista inicial de vazamentos do GeForce Now ainda há jogos por lançar… Uma imagem não me dá uma data.
Eu vi
Dele e do Sack Boy
Ainda sim, não rolou anúncio e já estamos em junho
De certo devem ser lançados em 2023 já que Uncharted deve seguir Spiderman esse ano ainda
Sim, menos
Mas ele precisa sair nos próximos 6 meses
E vide que Uncharted que já foi anunciado ao fim do ano passado e até agora não lançou
Difícil lançar, e lançando ano que vem já serão 2 anos
É óbvio que esses dois anos vão diminuir, basta ver o caminho trilhado até ao momento
Claro que é óbvio… Se tu o dizes.
Eu não sei qual será o futuro… Tenho 32 dentes e não apenas dois. Pode ser esse, pode ser 6 meses, pode ser day One. Ou até pode ser retirar os jogos do PC por prejudicarem as vendas na plataforma.
O que eu não faço é esse tipo de afirmações baseadas no que uma outra empresa, que só tem a ganhar com o PC faz. E vocês tem de parar com elas.
Vendi meu Xbox Series X e iria comprar neste ano um PS5. Mas com mais esse dois jogos ditos pela Insomniac que nunca iriam para o PC, mas quem manda é a Sony… Pra quê ter um console? Vou voltar ao PC e ficar nele mesmo, além de já está gostando de jogar por streaming. Apesar do streaming de jogos precisar melhorar, mas tem sido uma outra opção e vai evoluir. Não vejo a Sony não diminuir o tempo de lançamento desses jogos “exclusivos”, pra mim fica claro o que está por vir e não tem volta. Microsoft se não fosse tão amadora e não nega no documentário que fizeram, mas como dizia o falecido Steve Jobs, se você ficar achando que eles não vão dominar seu mercado, quando perceber, você estará com as portas fechadas, Sony só está se precavendo. Estamos precisando de concorrência grande aí, pois Nintendo está no seu nicho, Microsoft disparando para tudo que é lado e Sony com essa de lançar seus exclusivos no PC, não vejo motivo para eu ter um console. Mas os consoles devem ainda ficar devido ao preço mais em conta que investir em PC. Mas quem pode investir no PC, melhor ficar nele mesmo. Agora é esperar pra vê o que vai dá isso aí. Mas infelizmente Sony não tem muito o que fazer, é uma empresa e precisa se adequar para não ser atropelada.
Neste caso do Spider Man nem a Sony manda nele. Quem dá as cartas nesta IP é a Disney.
Muita gente esquece. Se quiserem tirar das mãos da Imsoniac tiram, se quiserem tornar multiplataforma tornam. Se quiserem liberar até para o Switch liberam….
Quem? Como? Quando?
Segundo sei, os direitos de cinema da personagem Spider Man são da Sony, não da Disney. A cedência desses direitos para o MCU, numa participação dividida entre a Sony e a Marvel accaretaram os direitos para os videojogos Spiderman para a Sony.
Que dados tens que te levam a dizer isso? Links por favor.
Os direitos no cinema são da Sony. Sim, completamente certo.
Nos jogos são todos da Disney. Ela que manda nesta outra praia.
Então ela faz o que bem entender ali, pode mudar se for da vontade dela.
Links por favor… Deixa de fazer afirmações que não podes provar.
A questão aqui é que eu não consigo provar que a Sony tem os direitos sobre a personagem, mas tu também não consegues provar que não os tem.
Segundo o que se lê, a personagem, nos videojogos, é da Marvel, e ela pode aparecer nos jogos que a Marvel bem entender. Mas sempre com a aprovação da Sony, e no caso dos jogos da Sony, os jogos são dela e tem licença para o uso, sendo que é a Sony que decide o que fazer com os mesmos.
Lê até ao fim e vê os Tweets.
https://www.pcmanias.com/spider-man-sera-exclusivo-playstation-no-jogo-avengers/
Agora se responderes responde com algo vindo de alguém igualmente credivel.
Como assim a Microsoft está atirando pra todos os lados?! Isso é ruim?! A Microsoft é a empresa que mais inova no mercado de games! Quando ela começou a lançar seus jogos no PC todo mundo criticou, e agora a Sony faz isso também! Ela criou o Game Pass que agora a Sony teve que aprimorar a Plus pra competir! O Xcloud tem sido a atual melhor opção de streaming de games no mercado! Não acho que uma plataforma afete a outra! PC, consoles e Cloud são públicos completamente diferentes! Ela quer abranger todos os públicos! Em especial o Cloud que é o futuro da indústria! Querendo ou não consoles e PCs gamer são um nicho de mercado! Imagina só você conseguir oferecer jogos AAA para as pessoas sem fazer elas precisarem comprar um aparelho de 500 dólares! Existem 2 bilhões de pessoas no mundo que jogam vídeo game de alguma forma, a esmagadora maioria nos joguinho lá de celular! Agora imagina só conseguir alcançar esse público com jogos AAA só com uma assinatura, isso levaria a indústria dos games a outro patamar!
Abranger todos os públicos é disparar para todos os lados.
Os mercados estão divididos não porque alguém escolheu, mas porque o próprio mercado assim decidiu.
O cliente de PC e de consolas não é forçosamente convergente. O de smartphones muito menos.
Querer abranger tudo é não só um tiro no escuro como é disparar a ver o que vem à rede.
Apostar numa consola e depois vender um produto que não requer a consola não é disparar para todos os lados?
Apostar numa consola de 500 euros e depois vender um dongle de baixo custo, ou oferecer um mero software para TVs (como acontecerá nas TVs Samsung) não é disparar para todos os lados?
Tu teres vendas físicas e lançar um produto de subscrição com jogos day One não é disparar para todos os lados?
Como é que tu lanças um produto e depois lanças outros produtos que vão competir com o teu próprio produto sem se considerar que estás a apalpar todos os terrenos para ver onde te vais agarrar?
Isto é claramente atirar para todos os lados a ver o que pega, mantendo a mão nas margens para recuar em caso de falhanço.
A grande questão aqui é: quem pediu isto? O mercado estava mal? Estava insatisfeito? Dava prejuízo ou estava a decrescer?
Não… Estava satisfeito e em crescimento.
A Microsoft com isto não está a responder a nada que os clientes tivessem pedido, está a tentar impor algo que lhe é conveniente.
Ah, mas os clientes gostam e querem isso… Gostam? Quantos assinantes estão então no Gamepass? Todos os possuidores de consolas Xbox estão a assiná-lo?
A resposta a isto deve dar um indicio.
Mas claro com retóricas não provadas que o Gamepass está a roubar clientes à Sony, quando nem todos os clientes Xbox aderiram, quem acredita nisso, acredita em tudo.
Sempre pensei como “bagunça” na MS.
Mas é pior e eu não tinha pensado dessa forma, a MS lança produtos que competem entre si.
Este limite de tempo só fará diminuir.
E será interessante o pessoal do PC rodando isso com uma variedade enorme de hardware e sem o ssd “especial” no qual tanto ouvimos falar por aí.
Acho que verei muitos HD Sata 3 e SSDs Sata 3 na jogada.
Acho que nem vão beliscar a necessidade de um M2, os SSDs Sata 3 vão segurar.
Será o começo de uma desconstrução de narrativas. Ainda dá tempo de voltar alguns anos atrás e alguns sites apagar algumas matérias e seus usuários alguns comentários.
5 estrelas, bom trabalho Jim.
HD Sata 3 tu exagerou.
Se o relatório da Trendfocus estiver certo, até o Windows 11 vai exigir ao menos um SSD Sata https://www.tecmundo.com.br/software/240037-windows-11-microsoft-quer-sistema-rodando-ssds-em-2023.htm , logo os jogos hardcore deverão acompanhar esta tendência.
Isso não quer dizer o fim dos HDs, é o melhor custo vs benefício para armazenamento, e já substituiu as tradicionais fitas para backup na maior parte do meio corporativo. Mas para rodar apps que exigem performance, já está caminhando a passos largos para virar passado.
Os HD Sata 3 mais modernos fazem 200MB/s talvez bastem. Talvez. Não para todo jogo. Mas para maioria.
Mas os SSD Sata 3 fazem 550 MB/s, não é pouco. Acredito que sejam totalmente suficientes. Para qualquer jogo.
Aquela demo da UE5 consumiu 600MB/s de largura de banda, salvo engano, no seu pico. 1% low.
Deve ter ficado a maior parte do tempo dentro da parte ótima dos SSDs Sata 3.
O problema dos HDDs não é apenas a velocidade de transferência, mas o Seek time.
A demo do UE5 requer um GPU de topo e não incluiu a parte cinemática.
O UE5 ainda não está totalmente optimizado para pc, e muito menos essa demo.
Dizer que o ue5 atualmente puxa muito pelo pc é a mesma coisa que dizer que os jogos ps1 e ps2 atualmente exigem muito do hardware da ps5, só que não, em ambos os casos o problema é falta de optimização.
O UE5 não está optimizada para PC?
O UE5 é um motor PC, criado para PC, concebido para PC e no PC. O seu maior mercado é o PC, foi no PC que se tornou famoso e conhecido, e tu dizes-me que não está optimizado PC.
OK, vamos ignorar que o hardware das consolas tem alterações, que foram criadas a ouvir a EPIC, que se revelam mais adequadas ao que o Nanite faz, e vamos todos acreditar que o motor PC mais usado no mundo não está optimizada PC.
Isto faz-me lembrar uma história de umas ferramentas de uma consola. Que também ainda não estavam optimizadas.
Houve alguém que questionou se, devido à demo, o UE5 estava optimizado PC. A resposta de um programador foi a seguinte:
Basicamente a resposta resume-se a que nada separa o PC dos outros sistemas. Apenas a optimização.
E quanto a isso eis o que a Coalition refere ter optimizado para a série X.
Basicamente eles optimizaram o código para as especificidades do Hardware que sabiam encontrar. Algo que no PC nunca podes ter pois as combinações possíveis são aos milhões.
E isto não é falta de optimização no PC… É optimização específica e única das consolas.
2x erro
É, tem que apagar mesmo.
Nvidia, AMD, Apple, MS, Sony, todo mundo falando e fazendo coisa para SSD, mas é fake
Pq é fake?
Pq o Xbox hypou 12tf, Full RDNA2, clock sustentável e vc passou vergonha com isso.
E como vc reage? “SSD fake também”
Como eu já falei aqui, enquanto tiver “fã de xbox” igual a vc, o playstation sempre vai fazer mais sucesso….
Imagine só o feedback que a MS recebe na internet de gente como vc.
tem problema 2022 inteiro sem jogos? não, nossos fãs estão preocupados em falar de SSD do PS5 é fake no topico do jogo que vendeu 33M de copias, mais que assinantes do GP.
E eu sou automoderado em todo e qualquer comentário que eu faço aqui.
Não sei como o Mário aprova isso, ou não te desce para a automoderacão.
Você definitivamente merece esse filtro.
O que se passou Cherokee. Eu admito que a moderação possa ter falhas pois na administração não vejo o contexto das respostas.
Pior ainda, no smartphone nem sequer tenho info de a quem se está a responder.
Explicita por favor. Se houve algo gostava de perceber para poder atuar. Obrigada.
Ele lhe ofendeu ou apenas falou de alguns fatos?
Essa choradeira com qualquer resposta que fala de fatos muito bem conhecidos não é normal, é vitimismo. Eu sou moderado a pedido de outro user, o que acho errado, pois cada um escreve do jeito que quer e se não ofender ninguém não deveria receber qualquer censura e sim arcar com o que fala aqui, levando respostas de outros users. Aqui não é a gamevicio, se acostume.
O Deto é um vitimista. Aquela história com que ele terminas todas as mensagens já me enjoa.
Mas a questão é que ele também diz pelo meio algumas coisas válidas. E a modos que ou o expulso, ou deixo passar algumas coisas (e tenho-lhe cortado muita, muita coisa).
Mas o que não me parece correto é que ele não insultando ou mentindo lhe corte o pio completamente.
Para mim, o que pode ser pessimo nesta situação não é o jogo sair no PC, é limitar o desenvolvimento na consola por causa do PC. Não vou deixar de investir na consola porque o jogo sai no pc. Agora deixar de criar, espremendo tudo o que se pode no hardware dedicado, por causa de outras plataformas, isso sim pode ser uma situação ao qual prejudica o cliente que investiu naquele hardware. Não vamos ser hipócritas, quem investe num hardware superior seja ele PC ou consola é porque obviamente quer tirar proveito desse hardware.
Se a ideia fosse essa a Sony não tinha a Nixxes. Basicamente os estúdios criavam com o PC em mente também, como acontece com a Microsoft.
Mas a Nixxes existe para pegar e converter para PC, o que indicia que nada se alterou na forma de produzir.
Para além do mais, ainda é prematuro dizer-me que os jogos no PC são um bom negócio. Isso só veremos quando se perceber se tal está a ter impacto nas vendas da consola, o que só saberemos quando acabarem as restrições à venda de hardware.
Agora repara nisto:
A Sony anunciou que o Horizon Zeron Dawn vendeu 10 milhões na consola. No entanto mais recentemente soube-se que vendeu 20 milhões na consola e no PC.
Sabe-se que no PC as vendas foram de 2,398,000 unidades (número que pode ter subido entretanto), isso quer dizer que entre o comunicado dos 10 milhões e a data do novo anúncio vendeu perto de 8 milhões adicionais na PS.
Mas entre o Horizon Forbiden West e o God of War qual achas que tem mais populariedade?
O último anúncio da Sony dizia 19.5 milhões de cópias vêndidas na PS. Quase o dobro do Horizon.
Ao contrário do Horizon não há dados mais recentes, para atualizar. Mas sabemos que o jogo vendeu 971k unidades no PC.
E isto parece ser incongruente. Parece-me que, pela popularidade na PS, seria de esperar mais. Bastante mais.
Ora à 4 meses atrás, a DSO Gaming anunciava que o SteamSpy reportava 2 milhões de jogadores do jogo, estimando assim que o jogo tivesse vendido entre 2 a 5 milhões de cópias no PC.
https://www.dsogaming.com/news/god-of-war-has-reportedly-surpassed-2-million-sales-on-pc/amp/
Mas sabemos agora, por anúncio oficial, que foram 971 mil.
O que concluo daqui? Bem, não quero concluir muito, mas quer-me parecer que a pirataria esteve muito, muito ativa no jogo.
2 milhões de jogadores ativos e 971k de cópias vendidas… Se alguém tiver uma explicação melhor, estou a ouvir.
Perante isto, questiono seriamente o futuro dos jogos no PC… Há que se averiguar o potencial dano à consola para se perceber se isto realmente vale a pena, quando a maior parte das pessoas estão a obter o jogo de borla.
Se esse é o motivo eu também não sei, mas eu também pensei nisso quando saiu esse número baixo das vendas de gow no Pc.
Vamos acompanhar os números de Spiderman e last of us remake, que também são IPs pesadas.
Se mantiverem esses volumes baixos eu vou considerar uma derrota para essa estratégia da Sony, pois a meu ver não compensa a perda em termos de imagem.
Como eu disse, não se consegue saber isso sem acabar as restrições de hardware.
Nesta fase qualquer venda é uma venda. Quando a PS5 vender sem restrições é que se pode ver que potenciais quebras estará a ter.
E se elas existirem, a estratégia do PC poderá ser repensada.
Meu Deus que empresa demorada! Quando ela vai começar a lançar seus jogos Day One?! Ela devia ter colocado seus jogos Day One no PC a muito tempo! “Ah mas vai prejudicar as vendas do console”! Não vai nada! São públicos completamente diferentes! A Microsoft foi pioneira no seu modelo de negócio que foi expandir o conceito de plataforma de video-game! Não é mais apenas um console, mas sim qualquer lugar onde possa ser instalada a Xbox Live! É todo um ecossistema! Isso é muito benéfico para indústria pois expande muito o público que tem acesso aos jogos! E a Sony está correndo atrás pra conseguir algo parecido mas fica difícil quando vc demora 2 anos pra lançar um jogo no PC! Logo os consoles tradicionais vão acabar e se a Sony manter essa mentalidade terá sérias dificuldades!
Não vai prejudicar as vendas dos consoles? Ah, sim, vimos o Xbox one vendendo pouco mais da metade do 360 e menos da metade do ps4 a toa. Pfff
E não, a Sony não está correndo atrás pra seus jogos rodarem até em micro-ondas, ela valoriza seu console e sabe que o HW físico dedicado sempre vai ser superior ao streaming. Público pra comprar o HW e jogar da melhor maneira possível tem de sobra.
Depois de tanta explicação, isso já é ignorância.
O que dá o maior lucro à Sony não são os seus jogos que vende. São as royalties de tudo o que se vende na plataforma PlayStation.
Vender jogos no PC é uma forma de aumentar a receita, mas NUNCA se isso puder por em causa a plataforma. Porque isso seria perder biliões por meros milhões.
A Microsoft é diferente em vários aspectos.
O primeiro é que pôs os jogos no PC porque a sua consola estava a vender mal e era preciso recuperar o investimento.
O segundo é que o PC (Windows) é a plataforma em que trabalha. É a plataforma para que desenvolve produtos, é a plataforma em que ganha a maioria dos seus lucros.
Daí que apostar naquilo que é seu, para combater algo que está menos bom é coerente. Ter o Windows como a plataforma de excelência é algo que só lhe traz vantagens.
Para a Sony, é apenas uma fonte extra de receita, e isto beneficiando a plataforma da concorrência.
Enfim Paulo, eu gostava de acreditar que estou a falar com adultos. Com pessoas responsáveis e que pensam antes de falar. Daí que estar a explicar que a água molha é um bocado caricato.
Sony e Microsoft encaram o PC de forma diferente. Para uma é uma alternativa viável, para a outra é apenas uma fonte de receitas extra (e até pequenissima em comparação), que só compensa se não fizer peligrar o resto.
Quanto às consolas acabarem, as vendas atuais das mesmas deveriam ser claras no sentido de se perceber que não é isso que o mercado quer, pelo menos tão cedo.
Mas o que queres que te diga… E se não atirasses os dados para o ar sem os justificares, se calhar quando o fosses fazer tinhas chegado lá…
Eu sei que não é algo a curto prazo os consoles acabarem! Eu acredito que a próxima geração será a última! As vendas de consoles hoje estão no seu auge e a tecnologia que vai o substituir ainda é muito precária! Eu só quis dizer que a Sony tem que mudar um pouco sua perspectiva de negócios! Devia buscar outras alternativas paralelas ao console! Mas isso é só minha opinião! Mas eu entendo você ter me chamado de ignorante, eu acho que me exalto demais no meus comentários! É algo que vou mudar! Vou ser mais moderado!
Paulo… Não te chamei ignorante…
Porque nunca faço isso.
Referi que era ignorância. E uma ignorância não significa nada mais do que mal informado.
Nunca pretendo atingir a pessoa apenas o comentário.
Mas mais uma vez quanto às consolas, discordo de ti.
No outro dia cheguei a casa… Liguei a TV e nada… Apercebi-me que também não tinha internet.
Liguei para o ISP. Eram 7 da noite e não era possível deslocar uma equipa. Só no dia seguinte… E dado o avanço da hora, só de tarde.
Não tinha TV, não tinha telefone fixo, não tinha internet. Não tinha Netflix, Disney+, não podia jogar online, não podia arrancar jogos que fazem autenticação nos servidores.
Basicamente parecia que estava na idade da pedra.
Felizmente recebi um SMS pouco tempo depois a cancelar a vinda do técnico pois o problema tinha sido detetados como na zona e seria resolvido em pouco tempo.
Mas o pouco que foi deu-me a perceber o quanto estou dependente de um serviço. Um serviço que se falha me altera a vida.
Colocar todos os ovos no mesmo cesto eu não vou fazer.
Porque apesar das limitações ainda podia jogar. E lembrei-me que se estivesse dependente de streaming, então é que estaria a chupar no dedo.
aqui no BR se chamar de ignorante, o pessoal se ofende, é xingamento… e não ser um sujeito que “ignora”
eu digo “não sabe de nada e tem opinião sobre tudo”, que é basicamente a mesma coisa.
Ignorante é, em qualquer terra,.uma ofensa… Dizer que isso é ignorância não é a mesma coisa que chamar de ignorante.
Eu não sou ignorante e ignoro muitas coisas sobre muitos assuntos. Todos o fazemos. Daí que se opinar sobre algo que domino menos e me disserem que o que refiro é ignorância não me estão a chamar de ignorante. Estão apenas a constatar que eu não domino o que refiro.
Será ignorante aquele que entende que foi chamado de ignorante quando se referiu apenas que o que estava a ser dito era ignorância.
Como já disseram em outros comentários, lançar exclusivos do PS5 no PC (contando que os requisitos mínimos não peçam uma configuração de topo) deixa a dúvida se realmente serão feitos jogos para extrair todo o poder da PS5. Pois caso contrário o sistema fechado perde um pouco o sentido, deixando de ter um dos seus atrativos, ao menos perante o público mais hardcore.
Isso é o que teremos de aguardar para ver… E somente perto do final da geração poderemos concluir.
Existe o antes e depois de Phill Spencer e Jim Rayan kkk
Quem será o CEO que levará a Nintendo pro PC?
A Nintendo nunca foi para o PC, mas já foi para os smartphones.
Aliás o conceito da Nintendo à muitos anos que passa pelas portáteis, algo que o PC não é.